Eu nem consigo confirmar isto, e a maneira como cheguei a esta resposta foi muuuito estúpida.
Lá porque é um Citroen não quer dizer que seja alguma coisa relevante! Por favor, tenham bom senso e coloquem aviões relevantes, e não protótipos do Cazaquistão, OK?
Psi-20, isto é suposto ser um jogo divertido, não frustrante. Por favor, não postes mais exemplos destes, OK?
Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 10 November 2007, 16:57.
Em meados dos anos 60, os estudos sobre o motor a pistões rotativos são essencialmente dirigidos para uma utilização num veículo automóvel, no entanto a Citroën estudou outra aplicação para o mesmo.
A Citroën estuda um autogiro equipado com um motor Lycoming e pensa substitui-lo por um motor a pistões rotativos. Mas o projecto evolui para o estudo de um helicóptero ligeiro. O projecto é sério e irá longe…
Estudos, maquetas, ensaios e documentos de análise sucedem-se e desde o final dos anos 60 a definição da fuselagem parece próxima. Paralelamente o projecto de motores aeronáuticos, avião e helicóptero avança também. A particularidade do motor a pistões rotativos estudado para o helicóptero é de ser a eixo vertical.
São realizados vários contactos com os meios aeronáuticos, sobretudo com a Nord Aviation. Em 1971 este construtor, que fazia então parte do S.N.I.A.S (Société Nationale Industrielle Aérospatiale), pede á Citroën que forneça motores a pistão rotativo destinado a um pequeno helicóptero que ele tem também em estudo. A sociedade Comotor fabricaria e forneceria este motor a pistões rotativos de 180 cv.
Durante os anos seguintes, numerosos contactos entre o S.N.I.A.S. e a Citroën têm lugar e o preço de venda do motor é fixado. É então que intervêm os acontecimentos do Kippour e, apesar da comercialização do GS Birotor, a fabricação de motores a pistões rotativos entra numa fase de incerteza.
Até meados dos anos 70, o estudo do helicóptero Citroën progrediu e os ensaios de voo sucederam-se aos testes no solo, oferecendo o motor inteira satisfação. Mais de 200 voos são efectuados e altitude de 10 000 atingida com uma velocidade de mais de 200 km/h.
A Citroën procedeu a diversos contactos com a Saab para definir um objectivo comum, pois o construtor sueco trabalhava num projecto semelhante e um acordo para a junção dos projectos foi mesmo durante algum tempo equacionado, mas o motor a pistões rotativos envelheceu e o projecto foi definitivamente abandonado em 1977, fazendo assim apenas parte da história da Citroën, assim como permitiu registar diversas patentes.
Fica aqui para quem não sabe a história deste avião: foi dos primeiros bombardeiros britânicos, mas muito fraquinho. O seu mérito foi a asa, muito bem desenhada, mas os motores eram fracos. Reaproveitando o desenho da asa, aumentando paa 4 motores Merlin, a Avro desenvolveu o Lancaster, o bombardeiro britânico por excelência que desvastou o III Reich durante a noite (os americanos bombardeavam de dia, segundo a estratégia "round the clock bombing").
Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 10 November 2007, 19:27.
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