Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Desemprego ao nível mais alto dos últimos 21 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Isto é lixado:
    Uns dizem "Da-se, vou mas é começar a fazer m**da para ver se me mandam embora e passo uma temporadazinha à custa do fundo de desemprego. Se não resultar vou arranjar aqui uma unha encravada para ficar de baixa"
    Outros: "Pago uma fortuna a este cães que não conhecem dono (nota: cerca de 400 aerios) ainda por cima não querem ficar depois da hora para acabar a encomenda, além de se fartarem de estragar o material. Vai mas é já tudo para o olho da rua!"

    Conclusão: Muito sinceramente não sei de quem é a culpa. Ou melhor até sei: é da porcaria de educação que temos, e sem dar uma volta a isso, não há milagres nem governos xpto, nem nada. Só nos vamos enterrar cada vez mais com obras faraónicas.

    Comentário


      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
      depende! das perspectivas de futuro que me ofereceres!


      se eu ganhar 500€ no fundo de desemprego sem fazer nada, e se me ofereceres 600€ para trabalhar, o meu pensamento racional de ser humano que não se contenta a sobreviver , vai ser o seguinte:

      ir para fora do país!


      mas se algo me prendesse cá, continuaria com o subsidio, e arranjava um trabalho nem que seja algo ilegal! nem que seja nas obras, para subir a fasquia para os 800 ou 900€!
      Que inocência. Falo por quem conheço, a maioria dos calões que está no desemprego está lá muito bem. Trabalhar lá para fora? Lol, se cá dentro já custa... enquanto der para umas bejecas e para o tabaco os subsídios vão servindo e nada vai mudando. Se fosse como dizes as vagas de emigração não teimavam em não aparecer e os períodos de trabalho não se limitavam ao mínimo exigido por lei para manter os subsídios que recebem.

      E recusar um emprego que pague acima do subsídio de desemprego por não oferecer estabilidade financeira nem perspectiva de carreira a longo prazo é (salvo raras excepções) ridículo. Desde quando um currículo é enriquecido por não fazer nada? À falta de melhor começa-se por baixo.

      Comentário


        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
        isto tem algum cabimento em portugal? alguém aqui nesta terra pensa mais além do que o seu próprio umbigo?
        Então quem fica a preguiçar na cama e se levanta meia hora depois do desejável deve ser recompensado com um lugar à porta?

        Este é o sistema de incentivo mais básico e natural que há... Qualquer dia aparece quem recuse extras que ganhou em comissões a favor do trabalhador mais preguiçoso e incompetente da empresa com vista à sua iminente condição como desempregado.

        Geez

        Comentário


          Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
          E recusar um emprego que pague acima do subsídio de desemprego por não oferecer estabilidade financeira nem perspectiva de carreira a longo prazo é (salvo raras excepções) ridículo. Desde quando um currículo é enriquecido por não fazer nada? À falta de melhor começa-se por baixo.
          É isso que me tem deixado espantado com algumas respostas. Então o pessoal só quer saber do dinheiro e não liga à experiência ganha no emprego? Será que estão à espera que caia tudo no colo?

          Comentário


            vao trabalhar malandros..

            este ano para as vindimas pedimos 30 pessoas no centro de emrpego apresentou-se uma !!!!


            vergar a mola ta quieto

            Comentário


              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
              É isso que me tem deixado espantado com algumas respostas. Então o pessoal só quer saber do dinheiro e não liga à experiência ganha no emprego? Será que estão à espera que caia tudo no colo?
              não estão a espera que OS LEVEM ao colo

              Comentário


                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                é subjectivo!


                para um sem abrigo, um tecto é um luxo!

                para um pobre, um carro é um luxo

                para um classe média/baixa um apartamento recente em lisboa e um carro novo é um luxo

                para um classe média um apartamento de luxo é um luxo! e um carro desportivo de grande cilindrada novo ou um iate de 15 metros é um luxo

                para um classe média/alta, um ferrari e um iate de 30 metros são um luxo

                para um classe alta uma semana no Burj Al-Arab é um luxo!


                como vês o que é um luxo varia de acordo com a tua posição financeira!(termos genéricos)




                eu considerei um carro, telemovel etc, luxos tendo em conta o ranking de rendimentos em que essas pessoas se inserem
                Eu tenho uma visão diferente, não acho que o luxo seja subjectivo (salvo raras excepções):
                Para mim luxo acaba por ser um pouco temporal, o que poderia ser considerado luxo há uns tempos atrás neste momento já não o é (acaba por ser um bem necessário); tens o exemplo da internet, pc/portáteis, automóveis, etc... o que não falta são exemplos.
                Depois luxo acaba por ter uma conotação monetária/original em relação à data em que se insere.
                Talvez o melhor exemplo que possa dar seja este: penso que seja em 2008/2009 que um empresário português irá ser o primeiro turista espacial português, neste momento é uma opção de luxo, mas e daqui a uns anitos? será luxo quando fôr comum e de acesso à maior parte das pessoas? preços bastante mais baixos, maior oferta... etc...

                Comentário


                  O melhor é formar uma comissão dos defensores dos calões e Murcões, ninguém quer é trabalhar, porque um trabalho oferece muito mais do que do que a remuneração, oferece experiência, actividade profissional, ligações, conexões e muitas vezesexposição profissional.

                  Numa região acusada de desertificação de falta de emprego, de pouca formação etc, precisei de 2 meses para encontrar um simples operador, oferecia 600€ liquidos + formação, e ao final de 6 meses se cumprisse com os requesitos estva no quadro, só pedia o 9º ano, auto estima, brio e aprsentação, o resto punha eu, formação e etc.

                  O horário são as 40 horas, e todos os anos existem aumentos, sempre superiores á inflacção no minimo, e no caso de o valor aportado justificar superiores, se a empresa respirar saude todos terão a sua quota...Mas isto é muito dificil de entender...as pessoas pensam que o Mundo gira á sua volta...é por isto que a visão dos empresa´rios choca sempre em grande escala com o restante...e isso vê-se por aqui.

                  Acham que tive muitos candidatos interessados? apareciam-me muitos caramelos que depois de comunicado a remuneração diziam que não estavam interessados.

                  Em 18 anos nunca se despediu ninguém, e os que sairam foi por acordo e convite de outras empresas do ramo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                    Que inocência. Falo por quem conheço, a maioria dos calões que está no desemprego está lá muito bem. Trabalhar lá para fora? Lol, se cá dentro já custa... enquanto der para umas bejecas e para o tabaco os subsídios vão servindo e nada vai mudando. Se fosse como dizes as vagas de emigração não teimavam em não aparecer e os períodos de trabalho não se limitavam ao mínimo exigido por lei para manter os subsídios que recebem.

                    E recusar um emprego que pague acima do subsídio de desemprego por não oferecer estabilidade financeira nem perspectiva de carreira a longo prazo é (salvo raras excepções) ridículo. Desde quando um currículo é enriquecido por não fazer nada? À falta de melhor começa-se por baixo.
                    inocência não, é o que acontece! podem querer ou não ver isso


                    a maior parte desses empregos que falas, não pedem curriculos, ou melhor, teres ou não teres não te vai mudar nada, são desqualificados....., desde que apareças todos os dias e sejas minimamente responsavel, tás na boa! aliás, muitos desses empregos os empregadores até preferem alguém com baixas qualificações para pagar o minimo possivel!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                      vao trabalhar malandros..

                      este ano para as vindimas pedimos 30 pessoas no centro de emrpego apresentou-se uma !!!!


                      vergar a mola ta quieto

                      dizer apenas isso não é nada!

                      mete ai os pormenores!


                      voçês têm que perceber que as coisas não acontecem do além........., tudo tem a sua razão! podem é querer perceber que razão é essa , e arranjar soluções, ou apenas dizer....que o pessoal é malandro!


                      malandros somos todos nós, o trabalho tem um preço, e um custo! ninguém trabalha abaixo do ponto minimo .....a não ser os emigras

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                        O melhor é formar uma comissão dos defensores dos calões e Murcões, ninguém quer é trabalhar, porque um trabalho oferece muito mais do que do que a remuneração, oferece experiência, actividade profissional, ligações, conexões e muitas vezesexposição profissional.

                        Numa região acusada de desertificação de falta de emprego, de pouca formação etc, precisei de 2 meses para encontrar um simples operador, oferecia 600€ liquidos + formação, e ao final de 6 meses se cumprisse com os requesitos estva no quadro, só pedia o 9º ano, auto estima, brio e aprsentação, o resto punha eu, formação e etc.

                        O horário são as 40 horas, e todos os anos existem aumentos, sempre superiores á inflacção no minimo, e no caso de o valor aportado justificar superiores, se a empresa respirar saude todos terão a sua quota...Mas isto é muito dificil de entender...as pessoas pensam que o Mundo gira á sua volta...é por isto que a visão dos empresa´rios choca sempre em grande escala com o restante...e isso vê-se por aqui.

                        Acham que tive muitos candidatos interessados? apareciam-me muitos caramelos que depois de comunicado a remuneração diziam que não estavam interessados.

                        Em 18 anos nunca se despediu ninguém, e os que sairam foi por acordo e convite de outras empresas do ramo.
                        voçes não estão a falar de certeza dos empregos que estamos aqui a discutir! um trabalho de 500€ .......para este tipo de empregos, qualquer pessoa é substituivel, o currivel conta uns 15% do recrutamento


                        eu gostava que voçês que tanto falam estivessem na posição dessas pessoas, mas sem qualificação, e não a receber 500€ num estágio! para captarem os problemas que se expôem! porque para voçÊs é tudo bonito....e o pessoal é que é todo malandro

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                          voçes não estão a falar de certeza dos empregos que estamos aqui a discutir! um trabalho de 500€ .......para este tipo de empregos, qualquer pessoa é substituivel, o currivel conta uns 15% do recrutamento


                          eu gostava que voçês que tanto falam estivessem na posição dessas pessoas, mas sem qualificação, e não a receber 500€ num estágio! para captarem os problemas que se expôem! porque para voçÊs é tudo bonito....e o pessoal é que é todo malandro
                          O melhor é ficar em casa então a aprender a fazer coisa nenhuma por mais básica que seja...

                          Eu estou nos dois lados da barricada, tenho rendimentos das duas categorias, e digo-te sou muito novo, e no ultimo ano de faculdade tive 6 meses a estagiar full time á borla sem receber cheta, o que recebia era o conhecimento pratico que de lá levava...aceitei o estágio que os outros todos recusaram por não se ganhar cheta, mesmo que nesses meses o papa continuasse a sustentar os meninos uma vez que era paenas um desvio curto de trajecto e o esforço e motivação é que tinham de ser grandes...sabes qual foi a diferença? na aula de apresentação de trabalho de final de curso findos os 6 meses de estágio eu era o unico marmejo em 30 que já tinha trabalho na aarea que queria e a a ganhar .....

                          Ahh e não precisava de metade de este esforço, podia muito bem ir-me enfiar logo nas empresas do pai que nada dava metade do trabalho e ia logo mandar numa data de caramelos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                            a maior parte desses empregos que falas, não pedem curriculos, ou melhor, teres ou não teres não te vai mudar nada, são desqualificados....., desde que apareças todos os dias e sejas minimamente responsavel, tás na boa! aliás, muitos desses empregos os empregadores até preferem alguém com baixas qualificações para pagar o minimo possivel!
                            Qual é o mal de trabalhar como repositor de stock? Ou no balcão de atendimento duma loja? Ou num call-center? Ou (...) ? A julgar pelos anúncios nos jornais e folhas A4 nos McDonalds & Cia com "Empregado, precisa-se" o que mais não falta são ofertas destas.

                            E deve ser encarado como algo temporário mas necessário. E necessário porque viver à custa de subsídios não forma carácter nem é considerado por ninguém como uma mais valia numa entrevista de emprego... "tenho experiência em coçá-los e a receber subsídios"...

                            E não te enganes porque por cada um que de facto se esforça mas o trabalho que lhe propõem realmente sai mais caro do que simplesmente não fazer nada e torna-se como tal incomportável aceitá-lo, há 5 ou 6 que não trabalham pela única razão de serem malandros. Eu infelizmente conheço uns quantos, até na minha própria família.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                              Qual é o mal de trabalhar como repositor de stock? Ou no balcão de atendimento duma loja? Ou num call-center? Ou (...) ? A julgar pelos anúncios nos jornais e folhas A4 nos McDonalds & Cia com "Empregado, precisa-se" o que mais não falta são ofertas destas.

                              E deve ser encarado como algo temporário mas necessário. E necessário porque viver à custa de subsídios não forma carácter nem é considerado por ninguém como uma mais valia numa entrevista de emprego... "tenho experiência em coçá-los e a receber subsídios"...

                              E não te enganes porque por cada um que de facto se esforça mas o trabalho que lhe propõem realmente sai mais caro do que simplesmente não fazer nada e torna-se como tal incomportável aceitá-lo, há 5 ou 6 que não trabalham pela única razão de serem malandros. Eu infelizmente conheço uns quantos, até na minha própria família.
                              não é o mal, ou o bem! é simplesmente o facto de que não permite que tenhas uma vida razoavel sequer, a não ser que sejas emigrante, ou que vivas em casa dos pais , ou que tenhas algum tipo de facilidade que te permita não gastar € em coisas comuns como casa ou comida!


                              faz as contas tu e tenta perceber, eu já as fiz atrás, dá para perceber

                              quanto ao temporário, ui que enganado que estás, isso é o que te vendem psicologicamente!!!!!!!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                não é o mal, ou o bem! é simplesmente o facto de que não permite que tenhas uma vida razoavel sequer, a não ser que sejas emigrante, ou que vivas em casa dos pais , ou que tenhas algum tipo de facilidade que te permita não gastar € em coisas comuns como casa ou comida!


                                faz as contas tu e tenta perceber, eu já as fiz atrás, dá para perceber

                                O mal das tuas contas na minha opinião, é que são feitas com um um horizonte temporal reduzido, são planificações de vida a curto prazo. Tu queres logo aquilo que no contexto actual leva Anos a adquirir.

                                Se pensares mais longe, e vires o trabalho de agora como a escola de amanhã que no futuro te poderá abrir outras portas aí já poderas pensar levar a vida que descreves...Competitividade é a palavra de ordem e neste momento a vida que todos queremos já não aparece quando todos queremos.

                                Queres começar pelo MEIO, tens que começar pelo principio.

                                Comentário


                                  Eu sei que para teres bons funcionários tens que remunerá-los acima da média e é o que fazemos.

                                  Aqui na empresa temos um hiato estupidamente baixo entre vencimentos de direcção e os vencimentos dos operacionais.

                                  Vou dar um exemplo: A tabela salarial do sector aponta para uma dada função um ordenado de 750€. Nós para essa função pagamos salários entre os 1.000€ e os 1.300€ limpos. Mais viatura, telemóvel, e refeições.

                                  Pagamos, sem excepção, todas as horas extra trabalhadas, desde que justificadas.

                                  Dias para assistência à familia damo-los sem sequer descontar o subs. de refeição.

                                  25 dias úteis de férias para todos.

                                  Damos uma média de 24 horas de formação por funcionário anualmente.

                                  Sempre que há uma alteração de procedimentos operacionais, todos sem excepção são consultados para contribuirem com inputs que melhorem esses mesmos procedimentos.

                                  Os que têm bom desempenho ainda têm um bónus anual.

                                  Só que a concorrência é uma m***a. Há sempre alguém que aparece com a porra do argumento que é barato. E consegue ganhar-nos em concursos.

                                  Levámos anos a tentar introduzir o conceito de valor acrescentado nos nossos clientes. E conseguimos (nalguns). Alguns já aceitam trabalhar connosco pagando um pouco mais, mas sabem que há diferenciação no serviço.

                                  Só que até conseguir fazer chegar isso ao mercado levámos pancada da grossa ! Mas sempre achámos que esse era o caminho.

                                  Ao fim de uma porrada de anos estamos a começar a colher os frutos disso. Mas levou muito tempo ! Houve uma clara estratégia de longo prazo que deu frutos. Mas foi resultado de um risco muito grande !

                                  A pressão concorrencial era tão grande que, em certo ponto, pensámos em mudar tudo. Baixos preços para toda a gente. Concorrer de igual para igual. Mas seríamos só mais um !

                                  Hoje somos reconhecidos por uma fatia do mercado por ser uma empresa de um nível superior dentro do nosso sector. E a nossa política salarial e de RH foi determinante nisso.

                                  Mas este testamento foi todo para dizer que compreendo perfeitamente o dilema de muitos empresários e a "necessidade" de por vezes pagar salários mais baixos !

                                  É que muito se fala de valor, mas criar valor REAL não é nada, mas mesmo nada fácil ! Exige um esforço enorme e permanente das organizações!

                                  Falar em valor, produtividade e competitividade é, contudo, facílimo ! É ainda mais fácil culpar todos e mais alguns pelo desemprego ou pelos baixos salários !
                                  Editado pela última vez por hpventura; 03 October 2007, 10:46.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                    O mal das tuas contas na minha opinião, é que são feitas com um um horizonte temporal reduzido, são planificações de vida a curto prazo. Tu queres logo aquilo que no contexto actual leva Anos a adquirir.

                                    Se pensares mais longe, e vires o trabalho de agora como a escola de amanhã que no futuro te poderá abrir outras portas aí já poderas pensar levar a vida que descreves...Competitividade é a palavra de ordem e neste momento a vida que todos queremos já não aparece quando todos queremos.

                                    Queres começar pelo MEIO, tens que começar pelo principio.
                                    Exactamente.

                                    É isto que essa gente não entente. Se estão à espera que lhes ofereçam um salário com mais de 3 dígitos enquanto ficam em casa a lamentar-se... então estão à espera duma valente desilusão... As coisas não aparecem de imediato, e mais importante, não aparecem sem esforço.

                                    E uma coisa digo com toda a certeza, a inércia não é valorizada por nenhum contratador.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      ...

                                      Mas este testamento foi todo para dizer que compreendo perfeitamente o dilema de muitos empresários e a "necessidade" de por vezes pagar salários mais baixos !

                                      É que muito se fala de valor, mas criar valor REAL não é nada, mas mesmo nada fácil ! Exige um esforço enorme e permanente das organizações!

                                      Falar em valor, produtividade e competitividade é, contudo, facílimo ! É ainda mais fácil culpar todos e mais alguns pelo desemprego ou pelos baixos salários !
                                      Excelente exposição.

                                      Se mesmo assim, ainda há pessoas que não queiram ver a realidade, o melhor é considerar que o nosso País é um caso perdido.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                        Exactamente.

                                        É isto que essa gente não entente. Se estão à espera que lhes ofereçam um salário com mais de 3 dígitos enquanto ficam em casa a lamentar-se... então estão à espera duma valente desilusão... As coisas não aparecem de imediato, e mais importante, não aparecem sem esforço.

                                        E uma coisa digo com toda a certeza, a inércia não é valorizada por nenhum contratador.
                                        Tens tido umas intervenções neste tópico, excelentes.

                                        Fico sem espaço de manobra para acrescentar algo de novo, no que ao valor do trabalho diz respeito.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                          O mal das tuas contas na minha opinião, é que são feitas com um um horizonte temporal reduzido, são planificações de vida a curto prazo. Tu queres logo aquilo que no contexto actual leva Anos a adquirir.

                                          Se pensares mais longe, e vires o trabalho de agora como a escola de amanhã que no futuro te poderá abrir outras portas aí já poderas pensar levar a vida que descreves...Competitividade é a palavra de ordem e neste momento a vida que todos queremos já não aparece quando todos queremos.

                                          Queres começar pelo MEIO, tens que começar pelo principio.

                                          horizonte temporal reduzido? lol....., queres dizer o quê, que nesta mobilidade reduzida que existe para quem não tem qualificações , ou mesmo para alguns que as têm, que é aceitavel ficar 5 anos a trabalhar com contratos de 6 meses e a receber 500€?


                                          só se for em portugal!


                                          nada aceitavel! porque não permite que tenhas vida independente! eu acho mal que o pessoal fique cá a receber o subsidio de desemprego, mas compreendo as circunstâncias pelas quais isso acontece!

                                          isto é uma perspectiva imparcial, se eu quiser posso apenas dar o meu contributo económico para a cena em causa, ou apenas o social, mas a verdade é uma, e existe tanto economica como socialmente!



                                          voçÊs falam de carreiras a futuro prazo, e grandes planos de possibilidade de contratos etc, mas acho que estão um pouco desfazados em relação aquilo que estamos a falar!

                                          eu não estou a falar de recém licenciados, nem que gente com formação superior, esses ficam a ganhar 500€ apenas alguns meses, máximo poucos anos, se se mexerem é claro, mas estou a falar da maioria das pessoas, sem formação, sem qualificações especificas, sem nada que lhes dê um cargo especifico no mercado! gente que está á mercê de uma economia sem escrúpulos!


                                          esses, hoje em dia não têm lugar no mercado de emprego, a industria está no fim da mão de obra humana, o sector dos serviços é qualificado............, esses são os que estão na situação que ando a falar!
                                          Editado pela última vez por PauloFVF; 03 October 2007, 15:13.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post

                                            eu não estou a falar de recém licenciados, nem que gente com formação superior, esses ficam a ganhar 500€ apenas alguns meses, máximo poucos anos, se se mexerem é claro, mas estou a falar da maioria das pessoas, sem formação, sem qualificações especificas, sem nada que lhes dê um cargo especifico no mercado! gente que está á mercê de uma economia sem escrúpulos!


                                            esses, hoje em dia não têm lugar no mercado de emprego, a industria está no fim da mão de obra humana, o sector dos serviços é qualificado............, esses são os que estão na situação que ando a falar!
                                            Inclusivé para esses, lê o meu 1º Post e do HP ventura dois exemplos concretos do que relatas.

                                            O que desgraça muita gente é falta de vontade e dinamismo pessoal, não digo que não haja excepções, mas regra geral essa desculpa de que o mercado não tem escrupulos, e que o estado e governo não lhes dão as condições e que são uns coitadinhos, bla bla bla cai que nem uma luva.

                                            Certo que o sector industrial está a cair, mas cum raio queres exemplos, tenta fazer uma obra na construção como eu fiz, foi o pedreiro que me marcou os dias porque era os que tinha livres e era amigo porque os outros só daqui a 2 meses, electricistas ao preço do Ouro, estofadores idem, canliazadores não consegui tive que improvisar a rapaziada lá da empresa, o gajo dos aluminios para me fazer meia duzia de estruras de pequna dimensão mais de um Mês, o dos vidros não chegou a tanto mas diss-me logo para não ter pressa? Fonix não há ou não se quer?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                              Inclusivé para esses, lê o meu 1º Post e do HP ventura dois exemplos concretos do que relatas.

                                              O que desgraça muita gente é falta de vontade e dinamismo pessoal, não digo que não haja excepções, mas regra geral essa desculpa de que o mercado não tem escrupulos, e que o estado e governo não lhes dão as condições e que são uns coitadinhos, bla bla bla cai que nem uma luva.

                                              Certo que o sector industrial está a cair, mas cum raio queres exemplos, tenta fazer uma obra na construção como eu fiz, foi o pedreiro que me marcou os dias porque era os que tinha livres e era amigo porque os outros só daqui a 2 meses, electricistas ao preço do Ouro, estofadores idem, canliazadores não consegui tive que improvisar a rapaziada lá da empresa, o gajo dos aluminios para me fazer meia duzia de estruras de pequna dimensão mais de um Mês, o dos vidros não chegou a tanto mas diss-me logo para não ter pressa? Fonix não há ou não se quer?


                                              1º deves ter ido buscar um gajo que tem demasiado trabalho!provalvelmente ou não quer aumentar a sua equipa para não ter de pagar mais ordenados, ou porque não consegue manter os trabalhadores na sua "empresa"......tipico

                                              2º pá consideras um pedreiro é considerado qualificado ou desqualificado? consideras desqualificado, mas é qualificado! não é qualquer um que é um bom pedreiro, bom pintor, ou bom carpinteiro, bom estofador ou bom canalizador!A qualificação não pode ser apenas entendida como uma base escolar, um bom pedreiro deve ter passado anos a aprender, treinar e aperfeiçoar a sua técnica.


                                              o que há aos montes são os trolhas!!! depois não te esqueças que esse pessoal todo trabalha por conta própria e trabalha muitas vezes sem recibos ......., e aqui começa, muitos dos que estão incluidos na tx de desemprego, trabalham! só que não descontam........exactamente porque muitos deles estão no sector da construção, que é algo que todos sabemos como funciona!


                                              dinamismo e vontade são importantes, mas os tempos mudaram, antigamente os filhos que não queriam estudar seguiam a profissão dos pais, hoje em dia os pais estão quase todos no sector dos serviços, e os filhos já não podem seguir o que os pais fazem caso não queiram estudar, logo ficam vulneráveis......., já não é só força de vontade, e o dinamismo nasce contigo, podes desenvolvê-lo, mas se és um gajo que nunca aprendeu nada, dificilmente te tornas dinamico o suficiente para perceberes que tens que arranjar qualificações!



                                              voçês vivem muito no vosso mundo, da economia, da lei dos mercados, das teorias da gestão! vêm pouco o mundo real....., fazia-vos bem irem a um bairro desfavorecido, e perceberem que não é só calões e preguiçosos!!!! há gente que trabalha 10 ou 12 h por dia 7 dias por semana, para ter o minimo de comida na mesa para os filhos e pagar um crédito ao banco da casa!


                                              sinceramente, acho é que as escolas de gestão deviam ter uma componente social mais forte, essa coisa do lider gestionário deixa uma lacuna demasiado grande!



                                              Por outro lado sou o primeiro a dizer também que as pessoas enquanto consumidores são o principal causador de toda esta crise, como eu já referi atrás, todos só se preocupam em comprar o mais barato de tudo , e depois quando é para receber os 500€ de ordenado não compreendem porquê!


                                              epá.....isto é mais complicado, muito mais complicado do que simplesmente dizer que os portugueses são uma cambada de vadios!!!!

                                              Comentário


                                                Paulo por acaso na minha opinião é muito simples, seja para ser Gestor, pedreiro electrecista ou Pastor é preciso vontade e esforço para aprender. E estar disposto a tal.

                                                Há poucos pedreiros, ora aí está uma oportunidade de ser seu aprendiz, aprender e lançar-se sozinho. Se o Pedreiro quando ganha umas massas em vez de aumentar a sua capacidade de produção e comprar uma betoneira nova compra um Mercedes, aí já não se pode queixar.

                                                Para tudo é preciso aprender, até para ser preguiçoso.


                                                E não me venhas cá com o nunca passaste por isso, pois muitos dias ponho as mãos em lixivia para limpar o pó preto que se entala nas unhas, monto pneus, mudo oleo, Manobro empilhadores(pequena dimensão), inventario paletes, confiro camiões....e tenho tal como tu e uns milhares, Formação Superior que me permite não só estar lá no alto do escritorio mas conhecer tão bem, como os restantes colaboradores que os desenpenham, os processos que me estão afectos desde o 0, isto porque os fiz e os quis aprender, começei por lá.

                                                Comentário


                                                  Paulo,

                                                  A minha mulher é formadora freelancer.

                                                  Por vezes dá algumas formações para um centro de formação do IEFP a desempregados.

                                                  Acredita que 6 em cada 10 formandos estão lá porque doutra forma perdiam o subsidio. Nada fazem para tentar aproveitar a formação.

                                                  Vais-me dizer, e com razão, que não é por ter mais umas 100 horas de formação que uma pessoa de repente fica qualificada. É um facto !

                                                  Mas porque não aproveitar para aprender? Porque não enriquecer verdadeiramente o curriculo? Até que ponto com uma "simples" formação não surgem oportunidades?

                                                  Por outro lado, estamos também a falar de empregos indiferenciados. E porque é que são indiferenciados?

                                                  Porque é que uma pessoa há-de ser para sempre indiferenciada? Porque não tenta rumos alternativos? Porque não aproveita estas formações para aprender algo de novo? Que goste? Que lhe possa ser verdadeiramente útil? Ou seja, porque se resignam com um estatuto?

                                                  Um estatuto é algo efémero, muita gente é que parece querer torná-lo eterno !

                                                  Tu proprio deste o teu exemplo. Licenciaste-te em Sociologia mas chegaste à conclusão que não chegarias onde tu querias com esse curso ! Meteste-te noutro ! Boa !

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post


                                                    voçês vivem muito no vosso mundo, da economia, da lei dos mercados, das teorias da gestão! vêm pouco o mundo real....., fazia-vos bem irem a um bairro desfavorecido, e perceberem que não é só calões e preguiçosos!!!! há gente que trabalha 10 ou 12 h por dia 7 dias por semana, para ter o minimo de comida na mesa para os filhos e pagar um crédito ao banco da casa!


                                                    sinceramente, acho é que as escolas de gestão deviam ter uma componente social mais forte, essa coisa do lider gestionário deixa uma lacuna demasiado grande!
                                                    Qualquer bom curso de gestão diz no primeiro dia que, acima de tudo, somos gestores de pessoas !

                                                    E sim, um bom gestor olha para a perspectiva social de uma empresa. Aliás, a própria teoria do lucro tem como objecivo o bem-estar social !

                                                    O que acontece, e que se vê de quem está "deste lado" é que há muita gente que não tem o dinamismo nem a vontade necessárias de ter uma carreira !

                                                    Sim, também há os patrões malvados. Pois há, muitos e maus, infelizmente.

                                                    Mas acredita que vamos andar aqui na história da pescadinha do rabo na boca...ou do ovo e da galinha, como preferires !

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                      Paulo por acaso na minha opinião é muito simples, seja para ser Gestor, pedreiro electrecista ou Pastor é preciso vontade e esforço para aprender. E estar disposto a tal.

                                                      Há poucos pedreiros, ora aí está uma oportunidade de ser seu aprendiz, aprender e lançar-se sozinho. Se o Pedreiro quando ganha umas massas em vez de aumentar a sua capacidade de produção e comprar uma betoneira nova compra um Mercedes, aí já não se pode queixar.

                                                      Para tudo é preciso aprender, até para ser preguiçoso.


                                                      E não me venhas cá com o nunca passaste por isso, pois muitos dias ponho as mãos em lixivia para limpar o pó preto que se entala nas unhas, monto pneus, mudo oleo, Manobro empilhadores(pequena dimensão), inventario paletes, confiro camiões....e tenho tal como tu e uns milhares, Formação Superior que me permite não só estar lá no alto do escritorio mas conhecer tão bem, como os restantes colaboradores que os desenpenham, os processos que me estão afectos desde o 0, isto porque os fiz e os quis aprender, começei por lá.

                                                      claro! mas 1º. no nosso mercado competitivo só se safam os mesmo bons, logo se fores um gestor ou pedreiro mediocre, nunca serás chamado ......e andarás sempre atrás de alguém!e ás vezes não se trata de força de vontade, há pessoas que simplesmente não têm aptidões para tal.....

                                                      e não conseguem descobrir para que têm! e depois andam ai de trabalho em trabalho, a experimentar, etc!


                                                      quanto á tua ultima parte, estou plenamente de acordo, uma pessoa quando quer mexe-se! eu limpo a minha casa, faço a minha comida, lavo e engomo a minha roupa, arranjo no carro o que sei, estou a estudar, arranjo uns trabalhitos, compro as minhas coisas e não ando ai a pedinchar aos meus pais! e não vivo com eles!


                                                      mas nem toda a gente tem estas oportunidades! que podem parecer sacrificios apenas, mas são oportunidades!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                        Paulo,

                                                        A minha mulher é formadora freelancer.

                                                        Por vezes dá algumas formações para um centro de formação do IEFP a desempregados.

                                                        Acredita que 6 em cada 10 formandos estão lá porque doutra forma perdiam o subsidio. Nada fazem para tentar aproveitar a formação.

                                                        Vais-me dizer, e com razão, que não é por ter mais umas 100 horas de formação que uma pessoa de repente fica qualificada. É um facto !

                                                        Mas porque não aproveitar para aprender? Porque não enriquecer verdadeiramente o curriculo? Até que ponto com uma "simples" formação não surgem oportunidades?

                                                        Por outro lado, estamos também a falar de empregos indiferenciados. E porque é que são indiferenciados?

                                                        Porque é que uma pessoa há-de ser para sempre indiferenciada? Porque não tenta rumos alternativos? Porque não aproveita estas formações para aprender algo de novo? Que goste? Que lhe possa ser verdadeiramente útil? Ou seja, porque se resignam com um estatuto?

                                                        Um estatuto é algo efémero, muita gente é que parece querer torná-lo eterno !

                                                        Tu proprio deste o teu exemplo. Licenciaste-te em Sociologia mas chegaste à conclusão que não chegarias onde tu querias com esse curso ! Meteste-te noutro ! Boa !


                                                        mas será que essa formação está adequada? será que essas capacidades que lhes estão a ser trasmitidas estão mesmo a ser necessárias no mercado? será que são transferiveis? ......, eu concordo e sei que mais de metade de quem está inscrito num Centro de desemprego está lá pelo subsidio, mas e porquê? pergunta á tua mulher, 90% dos trabalhos que lá se arranjam que tipos de trabalhos são?


                                                        as pessoas perdem-se facilmente, uma pessoa de 40 ou 50 anos, que é despedida, ou que nunca trabalhou mas de repente necessita de trabalhar, não tem lugar no nosso mercado de trabalho! mesmo uma pessoa de 20 e tais ou 30, sem qualificações, tem que ir para um emprego tipo empregado de bar, ou de balcão, e as coisas já não são como eram há 20 anos, que um empregado de mesa podia chegar a director, hoje em dia bloqueam logo á partida a mobilidade vertical dos trabalhadores desqualificados, porque logo acima deles a ganhar pouco mais já estão os qualificados!



                                                        e agora, diz a uma pessoa de 40 ou 50 anos para aprender a mexer num pc, algumas excepções existem, mas a maioria nem sabe ligar um pc, e o investimento para as ensinar não compensa!!! é mais fácil contratar um puto a titulo precário e a pagar uma miséria.........!

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                          Qualquer bom curso de gestão diz no primeiro dia que, acima de tudo, somos gestores de pessoas !

                                                          E sim, um bom gestor olha para a perspectiva social de uma empresa. Aliás, a própria teoria do lucro tem como objecivo o bem-estar social !

                                                          O que acontece, e que se vê de quem está "deste lado" é que há muita gente que não tem o dinamismo nem a vontade necessárias de ter uma carreira !

                                                          Sim, também há os patrões malvados. Pois há, muitos e maus, infelizmente.

                                                          Mas acredita que vamos andar aqui na história da pescadinha do rabo na boca...ou do ovo e da galinha, como preferires !


                                                          sim....eu acredito que exista uma pequena componente social, mas eu olho muito para livros de gestão, aliás tenho alguns em casa, e tenho imensos amigos que tiraram e estão a tirar gestão e economia, e debato com eles diversos assuntos, e chego á conclusão que eles são ensinados para saber retirar o máximo de lucro apenas com o minimo de custo!

                                                          as preocupações sociais dos gestores prendem-se quase sempre com baixar o turnover, e arranjar mais clientes através do marketing social! e quanto ás relações internas, essas são todas para melhorar o desempenho dos trabalhadores!

                                                          eu estou de acordo com isto, o problema é que na prática, a competitividade é tão grande, que criam-se falsas relações....e com elas vem estes caos que vemos!



                                                          já agora, podem me chamar o que quiserem, mas eu nunca na minha vida hei de conseguir ver em pessoas, apenas numeros!talvez por isso possa nunca ser um bom gestor de recursos humanos, já que estaria sempre subjugado a uma administração que não se importa com os pormenores e quer é os números! ...mas espero que na minha vida, nunca tenha que me obrigar a ser constantemente um gajo frio, despreocupado e que em vez de procurar soluções, apenas se rende ás evidências !

                                                          dizer.....ah são as pessoas que são preguiçosas, em vez de perguntar porque é que elas são preguiçosas...
                                                          Editado pela última vez por PauloFVF; 03 October 2007, 16:34.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            sim....eu acredito que exista uma pequena componente social, mas eu olho muito para livros de gestão, aliás tenho alguns em casa, e tenho imensos amigos que tiraram e estão a tirar gestão e economia, e debato com eles diversos assuntos, e chego á conclusão que eles são ensinados para saber retirar o máximo de lucro apenas com o minimo de custo!

                                                            as preocupações sociais dos gestores prendem-se quase sempre com baixar o turnover, e arranjar mais clientes através do marketing social! e quanto ás relações internas, essas são todas para melhorar o desempenho dos trabalhadores!

                                                            eu estou de acordo com isto, o problema é que na prática, a competitividade é tão grande, que criam-se falsas relações....e com elas vem estes caos que vemos!



                                                            já agora, podem me chamar o que quiserem, mas eu nunca na minha vida hei de conseguir ver em pessoas, apenas numeros!talvez por isso possa nunca ser um bom gestor de recursos humanos, já que estaria sempre subjugado a uma administração que não se importa com os pormenores e quer é os números! ...mas espero que na minha vida, nunca tenha que me obrigar a ser constantemente um gajo frio, despreocupado e que em vez de procurar soluções, apenas se rende ás evidências !

                                                            dizer.....ah são as pessoas que são preguiçosas, em vez de perguntar porque é que elas são preguiçosas...
                                                            Paulo, é sem duvida um post bonito romantico, e "sociologicamente correcto" e escrito por um sociologo (!!!)
                                                            mas deixa-me dizer-te uma coisa: das faculdades trazes "conceitos" e "ferramentas" que o mercado de trabalho, a idade, a experiencia adquirida, vão adaptando, modificando, polindo essas ferramentas e conceitos.
                                                            agora valores?
                                                            esses ou os tens antes da faculdade ou nao é a faculdade que tos dá, e tambem (se forem bem solidos) não é o Administrador, ou a Empresa que tos retira/modifica.
                                                            e por fim, acredita que as preocupaçoes sociais, dos gestores, são muito mais que baixar turnover, ou absentismo (!!!)
                                                            Editado pela última vez por 330i; 03 October 2007, 17:00.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                              Paulo, é sem duvida um post bonito romantico, e "sociologicamente correcto" e escrito por um sociologo (!!!)
                                                              mas deixa-me dizer-te uma coisa: das faculdades trazes "conceitos" e "ferramentas" que o mercado de trabalho, a idade, a experiencia adquirida, vão adaptando, modificando, polindo essas ferramentas e conceitos.
                                                              agora valores?
                                                              esses ou os tens antes da faculdade ou nao é a faculdade que tos dá, e tambem (se forem bem solidos) não é o Administrador, ou a Empresa que tos retira/modifica.
                                                              e por fim, acredita que as preocupaçoes sociais, dos gestores, são muito mais que baixar turnover, ou absentismo (!!!)

                                                              até pode ser ....., eu ainda não entrei no mercado de trabalho, ainda não aprendi que ás vezes é preciso seguir o dinheiro e esquecer as pessoas!

                                                              pode ser que sim que um dia, deixe de ser um gajo que vês as coisas da perspectiva correcta, e passe a ver as coisas da forma que um gestor nunca poderia ver, caso não quisesse afundar a empresa!

                                                              pode ser que sim.........., mas eu espero que não!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X