Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Vivo numa casa de classe média alta, mas sou mais pobre do que a porteira.»

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [QUOTE=Ruibadboy;1065620997]
    É perfeitamente possível 1 casal poupar 1000€, quando ganha 3000€.[/QUOTE]

    Um casal sem filhos sim! Com 2 por exemplo, acho difícil. Imagina por exemplo um na faculdade ?

    Mas a questão nem era essa de poupar ou não os 1000€! Esses rendimentos, que são mt bons para os dias que correm, não são rendimentos para entrar numa Bmw, Mercedes ou Audi e bater a nota! A não ser alguém maluco que viva obcecado por comprar um carro desses. Mas se for, vai passar muitas privações,e pior ainda... sacrificar o conforto da família

    Comentário


      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Oh Bruno, não concordas no teu caso pessoal, que enalteço, mas sabes muito bem que há por ai muita gente que tira uma Licenciatura á espera de trabalho garantido por ter o "Dr." e que depois, não o encontrando, se anda a chorar pelos cantos sem fazer a ponta d'um corno para o conseguir.
      Sim, sei...mas isso é um problema de educação, e uma tremenda imaturidade dessas pessoas!

      Comentário


        A questão do ganhar e poupar ou sobrar é muito relativa.

        Em 1º lugar o consumo é o maior inimigo do cidadão. Vou considerar uma família marido e mulher com 2 filhos menores, suponhamos, com 3 anos de diferença de idade, um com 4 anos, outro com 1.

        Vou pegar na figura que supõem acima, 3000€ mensais limpos. Suponhamos que o casal comprou um T3 para receber esta família e eventualmente uma visita de um familiar, e paga uma prestação de 600€ (que pelo menos em Lisboa nem é muito), mais condomínio, seguro e impostos.

        Além disso, supondo que só precisam de 1 carro e o trocam de 10 em 10 anos, têm que passar 5 deles a pagar um empréstimo.

        Resumidamente, nem estamos a falar de um exemplo de exagero ou de consumismo sem controlo. É o mais normal sinceramente, claro que haverá casas mais baratas e carros mais baratos.

        Resumindo:

        650€ mensais de despesa com a casa
        250€ de prestação com o carro
        Andando os putos num infantário ou pré-primária, são sempre mais 700 a 1000€ mensais (isto em pagamentos de mensalidades)
        Depois há que fazer compras, pagar contas etc...

        Somando e subtraíndo, diria que é provável que haja sobras, mas serão poucas.

        Provavelmente num sítio onde as habitações sejam mais baratas e os infantários e escolas também, 3000€ pode ser um valor excelente que permite ter uma vida que obriga a fazer algumas contas mas é desafogada. Mas em alguns locais mais caros como Lisboa não é nada do outro mundo (infelizmente).

        A principal conclusão é que cada um tem que se ajustar à sua realidade em termos de consumo e compra de bens e serviços. Havendo filhos é concentrar as atenções e o melhor possível para eles. Conheço miúdos com tudo até demais irrequietos mal habituados e conheço miúdos criados em ambientes com pouco e são felizes à mesma, e um brinquedo novo é a loucura para eles (é curioso ficam tão contentes com tão pouco e valorizam tão bem as coisas e os gestos).

        Agora também há aí grandes tachos que nos tiram do sério e todos trabalhadores pagam para que isso aconteça... a sociedade tem que mudar...

        Comentário


          Outro ponto, face ao acumulado que deu este tópico:

          Actualmente vivo em Lisboa, sou consultor informático e casado com uma pessoa que faz o mesmo que eu.

          Ao longo da minha vida (vou com 26) trabalhei na construção, restauração, super mercados, depois começei na Universidade, até ao mercado de trabalho com curso superior.

          Tudo foram boas experiÊncias, conheço boa gente, gente genuína, hoje em dia entro no emprego dou os bons dias À empregada de limpeza, ao sr que abatece o café, e vejo muita gente que só se queixa não agradece nada, não dá os bons dias, falta de princípio portanto.

          É importante o PortuguÊs tirar o chapeu e interpretar que não há níveis (só no rendimento), e perder a mania do Sr Eng e do Sr Dr. A mim faço questão que me tratem sempre pelo 1º nome porque é o que está no BI. Mas há gentinha mal habituada que acha que o título lhe confere algum estatuto social. É também por isso que se vê ai muita besta no nosso dia-a-dia... acredito que esta crise também ensine algumas lições a algumas pessoas que andam na lua...

          Comentário


            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
            Outro ponto, face ao acumulado que deu este tópico:

            Tudo foram boas experiÊncias, conheço boa gente, gente genuína, hoje em dia entro no emprego dou os bons dias À empregada de limpeza, ao sr que abatece o café, e vejo muita gente que só se queixa não agradece nada, não dá os bons dias, falta de princípio portanto.

            É importante o PortuguÊs tirar o chapeu e interpretar que não há níveis (só no rendimento), e perder a mania do Sr Eng e do Sr Dr. A mim faço questão que me tratem sempre pelo 1º nome porque é o que está no BI. Mas há gentinha mal habituada que acha que o título lhe confere algum estatuto social. É também por isso que se vê ai muita besta no nosso dia-a-dia... acredito que esta crise também ensine algumas lições a algumas pessoas que andam na lua...
            Tudo se resume a educação e saber estar! Esses valores perderam-se ...

            Comentário


              Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
              A questão do ganhar e poupar ou sobrar é muito relativa.

              Em 1º lugar o consumo é o maior inimigo do cidadão. Vou considerar uma família marido e mulher com 2 filhos menores, suponhamos, com 3 anos de diferença de idade, um com 4 anos, outro com 1.

              Vou pegar na figura que supõem acima, 3000€ mensais limpos. Suponhamos que o casal comprou um T3 para receber esta família e eventualmente uma visita de um familiar, e paga uma prestação de 600€ (que pelo menos em Lisboa nem é muito), mais condomínio, seguro e impostos.

              Além disso, supondo que só precisam de 1 carro e o trocam de 10 em 10 anos, têm que passar 5 deles a pagar um empréstimo.

              Resumidamente, nem estamos a falar de um exemplo de exagero ou de consumismo sem controlo. É o mais normal sinceramente, claro que haverá casas mais baratas e carros mais baratos.

              Resumindo:

              650€ mensais de despesa com a casa
              250€ de prestação com o carro
              Andando os putos num infantário ou pré-primária, são sempre mais 700 a 1000€ mensais (isto em pagamentos de mensalidades)
              Depois há que fazer compras, pagar contas etc...

              Somando e subtraíndo, diria que é provável que haja sobras, mas serão poucas.

              Provavelmente num sítio onde as habitações sejam mais baratas e os infantários e escolas também, 3000€ pode ser um valor excelente que permite ter uma vida que obriga a fazer algumas contas mas é desafogada. Mas em alguns locais mais caros como Lisboa não é nada do outro mundo (infelizmente).
              Hã esse exemplo e será o espelho de muitas famílias, mas vamos por partes.

              O carro de 10 anos, já está pago, não é necessário pagar 250€ de prestação.

              A despesa com a casa ainda concordo, se bem que conheço quem comprou uma casa (vivenda humilde) e pague 700€/mês ao banco, com 500€, já se arranja no Porto (onde moro), bons apartamentos, não precisa de ser chique.

              700€ por mês para o infantário de 2 crianças, só quem tem dinheiro (e bastante), por aqui o máximo que encontrei foram 240€ por mês por criança com tudo incluído (ir buscar e levar a casa), piscina, não era necessário levar nada e o horário é bom, das 07h ás 19h, mas arranja-se por 150€ por criança noutros lados.

              Certas despesas é uma "afronta" á classe "média" (a dos "900€ brutos"), portanto podemos concordar que despesas como essas são só para classe alta, ahahahahahahahahah.

              Comentário


                Rui, dei esses exemplos considerando Lisboa, claro que por exemplo no Porto (felizmente) os valores são mais baixos (a ver se consigo mudar para aí, ganha-se menos uns trocos e gasta-se menos umas centenas de €€)

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                  Hã esse exemplo e será o espelho de muitas famílias, mas vamos por partes.

                  O carro de 10 anos, já está pago, não é necessário pagar 250€ de prestação.

                  A despesa com a casa ainda concordo, se bem que conheço quem comprou uma casa (vivenda humilde) e pague 700€/mês ao banco, com 500€, já se arranja no Porto (onde moro), bons apartamentos, não precisa de ser chique.

                  700€ por mês para o infantário de 2 crianças, só quem tem dinheiro (e bastante), por aqui o máximo que encontrei foram 240€ por mês por criança com tudo incluído (ir buscar e levar a casa), piscina, não era necessário levar nada e o horário é bom, das 07h ás 19h, mas arranja-se por 150€ por criança noutros lados.

                  Certas despesas é uma "afronta" á classe "média" (a dos "900€ brutos"), portanto podemos concordar que despesas como essas são só para classe alta, ahahahahahahahahah.
                  Esses preços dos infantários não é em Lisboa de certeza!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
                    Esses preços dos infantários não é em Lisboa de certeza!
                    Ele menciona que mora no Porto

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post


                      É importante o PortuguÊs tirar o chapeu e interpretar que não há níveis (só no rendimento), e perder a mania do Sr Eng e do Sr Dr. A mim faço questão que me tratem sempre pelo 1º nome porque é o que está no BI. Mas há gentinha mal habituada que acha que o título lhe confere algum estatuto social.
                      Eu detestava títulos com 26 anos. Hoje em dia lido bem com eles.
                      Faz parte da adaptação ao mercado de trabalho e à vida.
                      Não penso que esse seja o problema do nosso país. É apenas uma questão cultural que muitas vezes é benéfica para todos...

                      Se continuares com essa teoria ( que é muito correcta e digna) em Portugal vais rapidamente perceber que te estás a prejudicar.

                      O mercado de trabalho é um campo de batalha. Cada campo de batalha tem as suas características próprias. Se vens lutar em Portugal usando as mesmas armas que se usam em Silicon Valey ou em UK: perdes a batalha.

                      Eu sei que custa digerir essas coisas numa época de globalização. Contudo, a "titulogia" está extremamente enraizada e está para ficar. Talvez leves ainda um uns anitos a aceitar isso...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                        Ele menciona que mora no Porto
                        Eu sei, mas expressei-me mal... esses preços de certeza que não encontra em Lisboa!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Certíssimo, mas o problema é depois ver os piores a quererem ter as mesmas oportunidades apenas porque tiraram a Licenciatura!
                          Só espero que p/ ti os melhores não são os que tiram as melhores notas,pq o que não falta por ai são exemplos de licenciados com grandes notas que na práctica são 0.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Lom Ver Post
                            Só espero que p/ ti os melhores não são os que tiram as melhores notas,pq o que não falta por ai são exemplos de licenciados com grandes notas que na práctica são 0.
                            Para mim os melhores são aqueles profissionais que são competentes naquilo que fazem, independentemente de ostentarem titulo ou não!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Eu detestava títulos com 26 anos. Hoje em dia lido bem com eles.
                              Faz parte da adaptação ao mercado de trabalho e à vida.
                              Não penso que esse seja o problema do nosso país. É apenas uma questão cultural que muitas vezes é benéfica para todos...

                              Se continuares com essa teoria ( que é muito correcta e digna) em Portugal vais rapidamente perceber que te estás a prejudicar.

                              O mercado de trabalho é um campo de batalha. Cada campo de batalha tem as suas características próprias. Se vens lutar em Portugal usando as mesmas armas que se usam em Silicon Valey ou em UK: perdes a batalha.

                              Eu sei que custa digerir essas coisas numa época de globalização. Contudo, a "titulogia" está extremamente enraizada e está para ficar. Talvez leves ainda um uns anitos a aceitar isso...
                              Essa questão não me choca e vivo bem com isso sinceramente, tenho a minha forma de ver as coisas e encaixa no que referi acima, logo daí tenho enraizados alguns (bons) principios. Claro que é lamentavelmente Portuguesa, mas existe!

                              No que diz respeito ao mercado de trabalho há que saber trabalhar mais a parte da relação/conflito do que propriamente o trabalho que se executa em si (de alguma forma é o que acabaste de mencionar, por outros termos). Por exemplo, na minha área (informática) o computador é a menor das preocupações (representa cerca de 10% das mesmas...ou menos)

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                Eu já nem quero chegar a esses valores, mas como deves saber, também não é fácil encontrar esses trabalhos e 1000€ nos dias que correm, em trabalho "indiferenciado", não é qualquer um que arranja, mesmo aqueles que querem mesmo trabalhar.
                                Eu arranjei e bem.. É uma quinta de Casamentos/Baptisados/empresas, etc.. Uma quinta Prestige.. As vezes vemo-nos à rasca para ter pessoal para trabalhar.. é que trabalhar 12h, mesmo sendo só sabado e domingo, a ganhar 7€ à hora, ninguem quer... dizem que dá muito "trabalho"..

                                e não vejo muitos sitios a pagar 7€/h a alguem sem qualificações no ramo..mesmo assim, preferem shoppings, porque se faz menos e ganha-se metade..

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                  Eu já nem quero chegar a esses valores, mas como deves saber, também não é fácil encontrar esses trabalhos e 1000€ nos dias que correm, em trabalho "indiferenciado", não é qualquer um que arranja, mesmo aqueles que querem mesmo trabalhar.



                                  Muita gente vive com menos de 2000€/mês, olha eu vivo, que remédio e tenho família para sustentar, carro/moto e todas as despesas da casa, etc, etc.

                                  Logo é possível juntar 1000€/mês, numa casa que "receba" 3000€/mês.

                                  Tu próprio dizes que ganhas uns 1200€, para chegar á tal média de ser difícil de se juntar, a tua mulher terá de ganhar 1800€ ou mais, visto que são 6 em casa, MAS nem todas as famílias têm 6 em casa (só 2 a ganhar), ou outros gastos grandes acossiados a casas e carros.

                                  É perfeitamente possível 1 casal poupar 1000€, quando ganha 3000€.

                                  Se é possivel? Talvez. Mas muito pouco provavel. Não é facil como parece, pelos teus posts. E talvez por uma certa sensação de facilitismo é que se vê tanta familia dita "classe media" enrrascada com dividas e o nó nas gargantas. Nao me choca que quem ganha esses ordenados nao possa ter um BMW por esse preço, choca-me é a inversão de prioridades nas necessidades que uma familia apresenta.

                                  E nem é preciso fazer mtas contas:

                                  Em primeiro lugar, e como disse antes, é preciso uma serie de condições favoraveis estar reunidas (nao teres q pagar um segundo carro, nao teres preferencialmente mais q 1 filho, nao trabalhares mto longe de casa...)

                                  Vejamos:
                                  Para 3000 euros limpos (eu até estava a fazer a conta a brutos) isso significa que cada um dos elementos do casal ganha cerca de 2000 euros, o que já é bem acima da realidade portuguesa. Digamos que já são uns beneficiados!

                                  Infantarios por 250 euros e com transporte, com prolongamento de horario e piscina incluida, no Porto? É um achado! E acredita que procurei Porto, Gaia e Matosinhos...só se estiveres a falar mt na periferia ou entao "armazens" de miudos...e já nem falo de alguns como o LusoFrances no Porto ou o Colegio da Bonança em Gaia, pq aí nao te chegam 400 euros, só para estadia e alimentação, sem actividades e transportes.
                                  Ou entao, o que tb é comum, esse preço consegue-se á custa de um apoio social extra q o infantario vai buscar pela familia...mas para isso nao podes declarar os ditos 4000 euros por casal senão tens direito a 0 de comparticipação.
                                  Portanto, ou são trabalhadores liberais que nao declaram a totalidade ou o infantario tem subterfugios (que os há) para te poderem fazer esse preço...

                                  Logo: 250 euros

                                  Casa no Porto: por 500 euros um T2 no Porto só dependendo mto dos anos e localização, digo-te. Mas nao será grande "pastilha"... Uma prestação de 500 euros nos dias que correm dará para algo na ordem dos cento e pouco mil euros...Até em Matosinhos e Gaia são mais caros...excepto se nos esticarmos para zonas mais baratas como Maia, Valongo, Nogueira, Lavra...
                                  Logo: 500 euros

                                  Deslocação: ou vives na cidade e tens sempre algum transito ou, sendo da periferia, tens q fazer uma boa duzia de kms por dia p chegar ao Porto. Eu, q faço cerca de 25 kms diarios mas sempre a passar VCI e em hora de ponta, nao me chegam 200 euros por mes em gasolina. E já nem assumo q o outro elemento do casal faz deslocações ou precisa de transporte, e mto menos que tem carro proprio.

                                  logo: 200 euros

                                  Agua, electricidade e gás, que sejam mais 100 euros (a nao te esticares mto, pq se fizeres mtos assados ou ligares mto o aquecimento, esse valor é apenas para um serviço!)

                                  Mas que seja, ja a espremer: 100 euros

                                  Alimentação: se tiveres sorte e tiveres uma cantina para ti e a tua mulher serão 3,5 euros X2X20 dias= 140 euros. se pagares 5 euros na tasca é mais.
                                  Supondo que ainda tens o jantar e alimentação da casa +140 euros.
                                  Uma criança exige, pelo menos o mesmo valor só para ela, por ter necessidades proprias e já nem vou meter fraldas, supondo que já passou essa fase! logo + 140 euros.
                                  Logo: 420 euros


                                  Falta a televisao, eventualmente a net, comunicações, que sejam mais 50 euros.

                                  já vamos em 1570 euros com despesas q nao podes dar a volta. Se meteres mais 1000 euros para o BMW, sobram-te 430 euros para o resto do mês. Tens despesas nao fixas como consultas medicas e medicamentos, tens vestuario, calçado já para nao falar em contribuições autarquicas, seguros de casa e carro, entre outras despesas anuais. E ja nem falo em cinema, um brinquedo para o puto, e outras benesses. Portanto, mais uma vez digo...ou se reunem umas condições excepcionais, ou entao dar 1000 euros de mensalidade por um carro qd te sobra esse dinheiro...é um risco e nao uma facilidade!
                                  Editado pela última vez por manucas; 13 December 2010, 08:57.

                                  Comentário


                                    É por isso que as contas em Portugal me fazem sempre confusão... há sempre 2 meses de ordenados que desaparecem e vão para o galheiro...


                                    Se é possível um casal ganhando 3000€ limpos mês, com uma criança, poupar 1000€ mês? Claro que é! Agora cada caso é um caso, e as contas de cada um são como as suas impressões digitais, não há família com contas iguais, por muito próximas que sejam as suas situações.

                                    Comentário


                                      Vi alguns posts a falar sobre isto.. porque raio é que a gasolina entra sempre para a equação?

                                      Precisa-se do carro para trabalhar? Ok.. agora, o carro é apenas para nos levar de casa até ao trabalho? Transportes, não?

                                      Eu pago 17,50€ de passe da CP de oeiras/Belem. Isso gasta o meu carro em 2 dias de casa a Fac, e de fac a Casa. Fazendo as contas, é um dinheirão que se poupa..

                                      Não consigo entender porque é que o carro é algo obrigatório de se usar só para ir até ao trabalho, apanhando transito, e gastando 3x mais no fim do mês..

                                      Antes tinha de sair de casa as 7h para não apanhar transito, e conseguir estar as 8h em Belem..

                                      Agora saio as 7h30 (mais meia hora de sono que sabe mesmo bem)

                                      22 Dias de viagem ficam a 17,50€. De carro gastaria uns belos 100€.

                                      Não me irrito com transito e para-arrancas..


                                      Experimentem 1 mes de comboio e vejam o que poupam..

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                        Vi alguns posts a falar sobre isto.. porque raio é que a gasolina entra sempre para a equação?

                                        Precisa-se do carro para trabalhar? Ok.. agora, o carro é apenas para nos levar de casa até ao trabalho? Transportes, não?

                                        Eu pago 17,50€ de passe da CP de oeiras/Belem. Isso gasta o meu carro em 2 dias de casa a Fac, e de fac a Casa. Fazendo as contas, é um dinheirão que se poupa..

                                        Não consigo entender porque é que o carro é algo obrigatório de se usar só para ir até ao trabalho, apanhando transito, e gastando 3x mais no fim do mês..

                                        Antes tinha de sair de casa as 7h para não apanhar transito, e conseguir estar as 8h em Belem..

                                        Agora saio as 7h30 (mais meia hora de sono que sabe mesmo bem)

                                        22 Dias de viagem ficam a 17,50€. De carro gastaria uns belos 100€.

                                        Não me irrito com transito e para-arrancas..


                                        Experimentem 1 mes de comboio e vejam o que poupam..
                                        Pimenta no c* dos outros é sempre refresco...
                                        Cada situação é diferente. Na zona onde vivo, apesar de distar cerca de 15 kms do local trabalho, a viagem de carro demora 20 minutos, o que significa que tenho que sair de casa ás 7.30 horas para entrar às 8. Se usasse transporte publico, precisava de apanhar autocarro, depois metro, depois mudar ainda para outra linha de metro e ainda fazer uma deslocação a pé de cerca de 15 minutos. Ou seja, tinha que sair de casa por volta das 06 horas. achas isso compativel? ou apenas conta o dinheiro?
                                        E se tiveres q fazer um desvio antes para deixar miudos na escola ou no infantario? Apanhas 4 transportes publicos, sujeitas-te a estar com eles na paragem a apanhar chuva e frio, acordas os miudos ás 05.30, vivendo a uma duzia de kms dos locais, para poupar 100 euros?

                                        Comentário


                                          Um dia gostava de viver perto dos pais/sogros! Só a ajuda que nos dão com as crianças.... Além deles ficarem todos contentes por fazerem parte da sua vida/crescimento/educação, o dinheiro que se poupa e a sensação de conforto de não ter os nossos filhos com "estranhos"....

                                          Como foi dito, cada casal é um casal e as despesas podem variar muito! Mas é preciso ter prioridades, nunca meteria uma casa e/ou carro à frente da educação e bem estar dos meus filhos!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                            Pimenta no c* dos outros é sempre refresco...
                                            Cada situação é diferente. Na zona onde vivo, apesar de distar cerca de 15 kms do local trabalho, a viagem de carro demora 20 minutos, o que significa que tenho que sair de casa ás 7.30 horas para entrar às 8. Se usasse transporte publico, precisava de apanhar autocarro, depois metro, depois mudar ainda para outra linha de metro e ainda fazer uma deslocação a pé de cerca de 15 minutos. Ou seja, tinha que sair de casa por volta das 06 horas. achas isso compativel? ou apenas conta o dinheiro?
                                            E se tiveres q fazer um desvio antes para deixar miudos na escola ou no infantario? Apanhas 4 transportes publicos, sujeitas-te a estar com eles na paragem a apanhar chuva e frio, acordas os miudos ás 05.30, vivendo a uma duzia de kms dos locais, para poupar 100 euros?

                                            Não estou a dizer que é sempre assim. E claro que ir deixar os miudos a escola etc e tal, não se aplica.

                                            Não sei de onde es, mas em LX por ex, grande parte dos carros que apanho no transito, quando tenho de levar o meu tambem, são pessoas que levam o carro, por levar..

                                            Exemplo para lx, que é a realidade que conheço:

                                            Eu para chegar a belem, vindo de carcavelos, demoro 45mins em AE, hora de ponta. Se for até ao Marques de Pombal, 1h ou mais.

                                            Se for de transportes, de oeiras até Cais do Sodré, são 20 mins, mais uns 5 ou 6 até ao marques, de metro.

                                            Para-se o carro na estação, apanha-se o comboio. Deste sai-se directamente para a estação do metro e fez-se em 30 mins, por 30 ou 40€ mensais algo que demora mais de 1h e que ao fiz do mes, fica por 200€ no minimo, se falarmos em carros a gasolina.


                                            Agora, tu a 15kms e demorares 20 mins, não apanhas transito.. porque eu moro a 16kms da minha faculdade, e pela marginal, de carro, demoro 50mins.. coisa que faço em 15 mins de comboio mais 5 a pé.

                                            Este exemplo aplica-se a quem usa o carro e apanha engarrafamentos todos os dias..

                                            Porque se fores a Lx a meio do dia, compensa o carro. Mas se fores em horas de ponta, por mais vezes que tenhas de trocar de transportes, demora sempre menos tempo do que o carro.. Isto porque enquanto demoras 1h para andar 7 ou 8kms em pleno centro, os Bus tem a sua faixa, ou o metro que não tem "transito".

                                            Eu, no meu caso, poupo 100€. Gastava 120€ por mes a ir e vir todos os dias, agora são 20€ de passe.
                                            Conheço que trabalhe no Rossio que poupa mais de 200€.. E prefiro, sozinho, ter um pouco mais de desconforto a ir e vir, e no fim do mes saber-me bem o dinheiro que poupei, do que ir sempre de "popo", e andar a chorar que o bicho gasta muito..

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                              Agora, tu a 15kms e demorares 20 mins, não apanhas transito.. porque eu moro a 16kms da minha faculdade, e pela marginal, de carro, demoro 50mins.. coisa que faço em 15 mins de comboio mais 5 a pé.

                                              Este exemplo aplica-se a quem usa o carro e apanha engarrafamentos todos os dias..

                                              Porque se fores a Lx a meio do dia, compensa o carro. Mas se fores em horas de ponta, por mais vezes que tenhas de trocar de transportes, demora sempre menos tempo do que o carro.. Isto porque enquanto demoras 1h para andar 7 ou 8kms em pleno centro, os Bus tem a sua faixa, ou o metro que não tem "transito".

                                              Eu, no meu caso, poupo 100€. Gastava 120€ por mes a ir e vir todos os dias, agora são 20€ de passe.
                                              Eu de bom grado usava transportes publicos, se fossem uma opcao minimamente utilizavel. E vivo na regiao metropolitana do Porto, imagina se fosse mais afastado...no grande Porto poucas vias Bus tens e se sair da cidade, tirando avenida AEP, nao ha nada. Faço diariamente a VCI q é a via mais congestionada do Porto. Os 20 min de viagem são se sair impreterivelmente às 7.30 pq se me puser na sorna e sair 15 min mais tarde, a viagem de 20 min transforma-se em 40 min. E o para-arranca reflete-se bem no depósito de combustível.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                Eu de bom grado usava transportes publicos, se fossem uma opcao minimamente utilizavel. E vivo na regiao metropolitana do Porto, imagina se fosse mais afastado...no grande Porto poucas vias Bus tens e se sair da cidade, tirando avenida AEP, nao ha nada. Faço diariamente a VCI q é a via mais congestionada do Porto. Os 20 min de viagem são se sair impreterivelmente às 7.30 pq se me puser na sorna e sair 15 min mais tarde, a viagem de 20 min transforma-se em 40 min. E o para-arranca reflete-se bem no depósito de combustível.

                                                Nunca fui ao Porto, com pena minha, logo não sei como isso é ai..

                                                Mas por exemplo, aqui em baixo, chega a dar para rir... já apanhei varias vezes, marido e mulher, os 2 no transito, em carros diferentes, e trabalham a 3 kms um do outro..

                                                Utilizando a marginal, a partir das 7h10 é para esquecer, e na AE mais cedo ainda.. Lisboa nisso é priveligiada.. Há faixas Bus em todo o lado, e transportes não faltam.. Temos o Bus, metro e electrico. Perdeu-se o metro? há bus.. se este não veio há electrico. Cá em baixo, o excesso de transito é apenas por pouca vontade dos condutores.. Claro que temos de pensar no nosso conforto.. E eu era assim, até fazer as contas.. comecei a vez quanto me custava cada km, e com o dinheiro que gasto no passe, dava-me para 2 dias de ida e volta a Lisboa. Visto isto, e caso seja em Lisboa, transporte publico é 100% mais eficaz, rapido e barato que o transporte próprio..

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Van00 Ver Post

                                                  Experimentem 1 mes de comboio e vejam o que poupam..
                                                  Eu já experimentei. Gastava 4... horas por dia.

                                                  Agora gasto 40 minutos.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                    Eu já experimentei. Gastava 4... horas por dia.

                                                    Agora gasto 40 minutos.

                                                    De onde para onde?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                                      De onde para onde?
                                                      De casa para o trabalho.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                        De casa para o trabalho.


                                                        Sim, mas de que zona até que zona..

                                                        De Cascais até Belem é diferente do que Alges até ao Saldanha.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Van00 Ver Post


                                                          Sim, mas de que zona até que zona..

                                                          De Cascais até Belem é diferente do que Alges até ao Saldanha.
                                                          Mas isso é relevante?


                                                          Demorava cerca de 4 horas por dia em transportes. E sou adepto dos transportes públicos. Deixo muitas vezes o carro em casa, quando não estou a trabalhar, e continuo a usar um passe (até ter desconto).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                                            ...

                                                            Visto isto, e caso seja em Lisboa, transporte publico é 100% mais eficaz, rapido e barato que o transporte próprio..
                                                            Mais barato será porque os 30€ do passe, compensam sempre face ao combustível gasto e será razoavelmente rápido (eu demoro 30mts, só utilizando o Bus).
                                                            Mas se tivesse garagem em casa e garagem no trabalho, demorava 15mts por ex., agora tirar o carro para depois ter que andar à procura de lugar, mais parquimetro, mais ter que andar à procura de lugar ao pé de casa, prefiro os 15 minutos que demoro a mais de TP e ainda poder vir a pé para casa.

                                                            Agora em muitos outros locais, torna-se impossível fazer isto, então saíndo das cidades, ainda mais.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                              Mas isso é relevante?


                                                              Demorava cerca de 4 horas por dia em transportes. E sou adepto dos transportes públicos. Deixo muitas vezes o carro em casa, quando não estou a trabalhar, e continuo a usar um passe (até ter desconto).

                                                              Eu acho que é.. Porque se viveres es Lisboa, e fores trabalhar para loures, as 4h versus 40mins são diferentes se forem num percurso tipo Almada-Lisboa, ou Dentro da Grande Lisboa.

                                                              Eu trabalho a 40mins de carro, se for por "dentro", a 20 mins se for por AE e a 2h de transportes publicos.. Visto assim, não há qualquer tipo de informação que possa usar, pegando no exemplo que dei à pouco, que é referente a Zona da Grande Lisboa.

                                                              Com estes Numeros, 2h é muito em transportes.. mas se disser que moro em Carcavelos e trabalho em Mafra, passa a ser um valor "normal".

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X