Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Vivo numa casa de classe média alta, mas sou mais pobre do que a porteira.»

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    não vejo esta revolta contra, por exemplo os fabricantes de champoô.

    afinal nem toda a gente que usa loreal fica com um cabelo xpto como no anuncio

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Sim, mas ele não deixa de ter alguma razão. E quem teve que pedir crédito bancário depois de se ter instalado esta histeria da crise sabe que eles facilitavam demais na maioria das situações, e de repente passaram a dificultar as coisas a um extremo quase absurdo. Ou seja, passaram do 8 ao 80 bem depressa, sinal de que antes também havia algo que não estava a ser feito de forma muito correcta.
      Precisamente... era relativamente fácil concederem crédito para venderem os SONHOS (gostei do termo, Rasec )... agora sujeitam-se ao preço da factura!

      Comentário


        Originalmente Colocado por Israel Ver Post
        Nunca fui enganado, mas é chato de manhã telefonarem dizer que não, e á tarde voltarem a chatear, num més bateram á porta 'n' vezes

        Devia ser proibido, porque mesmo que eu diga que não várias vezes, eles continuam a insistir

        yup, confirmo, isso não é publicidade, isso é (péssima) venda!

        Não confundir "vendas" com "publicidade"!

        Comentário


          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Isso não é publicidade... é sarna!
          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          yup, confirmo, isso não é publicidade, isso é (péssima) venda!

          Não confundir "vendas" com "publicidade"!
          Então as vendas deviam ser proibidas

          Comentário


            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
            Nem mais!

            Toda a publicidade acaba por, em alguma medida, vender sonhos e criar necessidades. O problema é o encargo financeiro que daí advém (que no caso dos bancos é elevado) e a falta de cabecinha de muito boa gente.
            Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
            Precisamente... era relativamente fácil concederem crédito para venderem os SONHOS (gostei do termo, Rasec )... agora sujeitam-se ao preço da factura!

            Nem sempre as situações são de venda de sonhos e nem são assim tao lineares. Havia e há mtos bancos que apresentam taxas de juro mais baixas no credito à habitação á custa da obrigatoriedade de subscrição de n produtos. E se o cartão de crédito até podes guardar no fundo da gaveta e nao utilizares, já outros como seguros ou subscrição de fundos acaba por ser concorrência desleal. Por exemplo, para teres um melhor spread, tens q obrigatoriamente fazer os teus seguros na empresa seguradora afecta à instituição bancária. Isso nao me parece algo de mto claro e nem tao pouco algo que possa ser contraargumentado pelo cliente. A opção está em não recorrer ao crédito a esse banco, apenas e só.

            De qualquer forma, ainda que a maioria dos clientes saiba quanto pode vir a pagar no caso das taxas de juros aumentarem 1 ou 2% (até pq é obrigatorio a entidade bancaria facultar essa informação) duvido que mto cliente tenha a real noção que pode ter que vir a pagar esses valores. Convenhamos: os combustiveis fosseis vao acabar em 50 anos e a tendencia dos preços da gasolina e gasoleo continuarem a subir em flecha. Quantos de vós já acautelaram a situação e têm bidões de 500 litros em casa?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
              Então as vendas deviam ser proibidas
              Não, as vendas são essenciais!!


              Sem um bom sistema de vendas em vigor perdes todas as tuas hipóteses de propagar a mensagem da tua empresa. Tens um produto óptimo à espera de ser comprado por alguém, mas tens de garantir que esse alguém descobre esse produto maravilhoso! Para isso tens uma cadeia de vendas!

              Por outro lado, sem publicidade nunca perceberias que um óptimo produto que nunca te fez falta nenhuma, afinal te faz uma falta tramada e não podes viver sem ele!


              Isto é o lado bom... depois há os lados negros da coisa

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                Não, as vendas são essenciais!!


                Sem um bom sistema de vendas em vigor perdes todas as tuas hipóteses de propagar a mensagem da tua empresa. Tens um produto óptimo à espera de ser comprado por alguém, mas tens de garantir que esse alguém descobre esse produto maravilhoso! Para isso tens uma cadeia de vendas!

                Por outro lado, sem publicidade nunca perceberias que um óptimo produto que nunca te fez falta nenhuma, afinal te faz uma falta tramada e não podes viver sem ele!


                Isto é o lado bom... depois há os lados negros da coisa
                Nunca comprei nada por vendas.
                Quando quero um serviço, eu vejo todas as possibilidades, e escolho a mais vantajosa para mim, daí não perceber o sentido de me andarem a ligar para casa a dizer que vendem isto e aquilo.
                A publicidade na televisão, ajuda a ir á net mais rapidamente procurar naquela empresa, e só depois nas outras.


                A publicidade em televisão, e na net, ou onde for, ainda admito, agora vendas não consigo tolerar.
                Para a empresa talvez faça jeito, agora para mim não
                E agora para não dar conversas, quando tentam vender, digo logo que nem que fosse de borla estaria interessado, ficam sem argumentos

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                  Bem, eu já vivo sózinho há ...mm...7 anos!

                  portanto, ao dizeres isso, eu poderia dizer que das duas uma, ou não és tu que te chegas á frente para pagares as contas da comida, ou então não comes!


                  Lê bem o que te vou escrever!


                  360€ : 30 dias = 12€ por dia para alimentação!

                  3€ almoço
                  3€ jantar
                  2€ pequeno almoço
                  2€ lanche
                  2€ café e um snack


                  achas isto muito??? vives em que planeta???


                  ah espera...deixa-me só brincar mais um bocado com isto



                  "3 pessoas, 150€-200€"


                  deixa cá ver

                  (vou fazer as contas por cima para não ser muito mau)

                  200€ : 3 = 66€ por mês por pessoa


                  66€ : 30 dias = 2,2€ por dia por pessoa para alimentação!


                  diz-me onde é que costumas comer que é para eu começar a lá ir....




                  agora posso afirmar mesmo! NÃO ÉS TU QUE PAGAS A COMIDA EM CASA


                  na boa rapaz!mas é só para teres noção de que por vezes é mesmo melhor um gajo não disparatar
                  a minha filha, que não é tolerante à lactose, e bebe um litro de leite por dia, e que custa 1,48 euros, e dá no final do mês só no leite 44 euros, e nem digo quanto gasto em comida por mês.............. mas felizmente, tanto eu como a minha mulher não precisamos de almoçar ou jantar fora (expecto por gozo)

                  p.s - quandpo comprei casa, o banca emprestava rios de dinheiro e eu podia facilmente ter comprado uma casa de "classe alta" numa urbanização nova.......... comprei usada com 10 anos, gastei 5000 euros em obras e até tive pessoas a perguntar se a casa era nova........ pago 15% de renda do meu rendimento mensal...........

                  isto porque sou contratado e a qualquer momento....rua e depois?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Colocar a responsabilidade do nosso comportamento nos outros é muito bonito. Se os bancos facilitavam, a responsabilidade de saber se conseguiam fazer face às despesas em caso de aumento de taxas é quem contrai o empréstimo. Mas é mais fácil só pensar no imediato, não precaver o futuro.
                    É certo que, mais que tudo, cabe a cada um saber calcular e assumir o seu próprio risco ao "meter-se" em algo de tão complexo como um crédito à habitação. No entanto, a função do banco enquanto aconselhador por excelência de um produto financeiro também tem as suas responsabilidades nesse processo, e não são tão poucas assim. Não se pode simplesmente desresponsabilizar totalmente um banco em matéria de aconselhamento - também é essa a sua função - embora, repito, a maior responsabilidade é sempre de quem vai contrair o empréstimo. Não discuto isso. O que ponho em causa é que os bancos estão a agir como um pai que era demasiado liberal para um filho e quando viu que esse filho estava a começar a andar por maus caminhos, tornou-se hiper-restritivo. Ou seja, não houve aqui uma situação de ponderação e bom senso, como se exigia a ambas as partes.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      É por isso que as contas em Portugal me fazem sempre confusão... há sempre 2 meses de ordenados que desaparecem e vão para o galheiro...


                      Se é possível um casal ganhando 3000€ limpos mês, com uma criança, poupar 1000€ mês? Claro que é! Agora cada caso é um caso, e as contas de cada um são como as suas impressões digitais, não há família com contas iguais, por muito próximas que sejam as suas situações.
                      Só agora vi o teu post, desculpa. Está-se a misturar "alhos com bugalhos". O que se discutia antes é que era perfeitamente possivel uma familia com rendimentos de 3000 euros mensais, pagar 1000 euros por mês durante 3 anos por um BM. O que eu referi é que, ao ter essa prestação, dificilmente sobrará para poupar o que quer q seja durante esse periodo (dependendo de familia para familia e das suas despesas mensais, claro).
                      Nunca se equacionou a incapacidade para poupar 1/3 do rendimento.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        E se fizessem falta esses 150€ para comer? Tinhas dois putos em casa a passar fome, e tinha esse gasto, o que fazias?
                        A questão será mais ou menos essa.
                        Pastis eu e quem paga-me os estudos,pq tb tenho a minha fonte de receita ;). Se tivesse dois putos,com toda a certeza que não teria esse gasto,creio que nem carro teria,so p/ dar todas as condições aos miudos.

                        Comentário


                          Artigo bastante interessante sobre o fenómeno que aqui descrevemos.

                          Cáritas ensina novos pobres a abandonarem os luxos


                          uitos dos chamados novos pobres que recorrem à Cáritas para ajuda alimentar têm recebido apoio para aprenderem a lidar com a sua nova situação económica. É que, como explica José Manuel Barbeito, muitas vezes não têm dinheiro para fazer face às necessidades básicas, mas mantêm bons carros, um elevado número de canais de televisão e fazem gastos excessivos e disparatados com a água, luz e telemóvel. Na maior parte dos casos, são famílias em que um ou mais elementos perderam o emprego, mas que mantêm o estilo de vida anterior. Custa-lhes prescindir de algumas coisas em virtude da pressão social e tentam, a todo o custo, manter as aparências.
                          José Manuel Barbeito diz que se vive muito sobre a pressão da questão social do ter e não do ser. A maior parte dessas pessoas, refere, são vítimas do marketing e da publicidade e de uma imagem que temem abandonar por vergonha.
                          São pessoas que não passavam por dificuldades e que agora vivem uma pobreza envergonhada. Tentam manter pelo menos a aparência da vida e posição social anterior.
                          Esta pressão faz com que muitos não consigam realmente ter dinheiro disponível para aquilo que é essencial, como é o caso da alimentação.
                          É com estes que as equipas da Cáritas trabalham no sentido de uma reorganização da economia familiar, que deve ser reajustada às novas realidades. "Não é vergonha nenhuma fazer opções, prescindir disto ou daquilo para mais tarde recuperar".
                          José Manuel Barbeito diz mesmo que um dos efeitos benéficos da crise será o de obrigar as pessoas a fazerem novamente uma gestão caseira em vez de gastarem acima das suas possibilidades.
                          O acompanhamento que a Cáritas faz destas famílias na sua reeducação para a economia familiar é também uma forma de ajuda. Até porque aquela organização tem como filosofia de acção um controlo apertado das ajudas para garantir que os que recebem ajudas são mesmo "os mais pobres dos pobres". Ou seja, aqueles a quem os apoios do Estado não chegam para fazer frente às necessidades. E tudo isto tem de ser provado por documentos, como o IRS, as despesas, a renda da casa.
                          Aos que realmente provem ter necessidade, é então estabelecido um programa de ajuda, que passa, muitas vezes, pela atribuição de um cabaz SOS, durante dois, três meses ou mais.
                          Paralelamente, muitas destas pessoas são encaminhadas para outros organismo, conforme o tipo de ajuda que necessitem. A Cáritas chega mesmo a prestar apoio psicológico.
                          A ideia não é manter as ajudas indefinidamente, mas sim ajudar as famílias a saírem da situação em que se encontram.
                          José Manuel Barbeito não nega que os pedidos de ajuda têm vindo a aumentar, mas diz estar ciente de que para o ano é que as situações de pobreza e de necessidade vão agudizar-se. Por enquanto, ainda são muitos os que beneficiam de alguns apoios sociais. Quando estes terminarem é que vão surgir os verdadeiros problemas sociais.
                          À espera de denúncias
                          José Manuel Barbeito sabe das críticas que muitos fazem de que os cabazes SOS são, por vezes, levantados na sede da Cáritas por pessoas que se fazem deslocar em bons automóveis. Este facto explica-se não só por um novo tipo de pobreza (à qual se faz referência no texto principal), mas também porque muita gente pede ajuda a terceiros, dado não ter meios para se deslocar.
                          Contudo, o responsável pela Cáritas refere que a instituição que dirige está sempre aberta a denúncias de situações menos correctas. Até porque esta é uma das preocupações daquele organismo, que faz um levantamento exaustivo de todas as situações antes de estipular qualquer plano de ajuda. Reconhece, no entanto, que há casos em que o controlo não é assim tão simples.
                          In Cáritas ensina novos pobres a abandonarem os luxos | DNOTICIAS.PT

                          Comentário


                            Pequeno almoço:
                            1 copo de leite: 0,20€
                            1 peça de fruta: 0,20€
                            1 pão com recheio (manteiga/fiambre/queijo...) 0,20
                            Total: 0,60€

                            Lanche da manhã:
                            1 sumo: 0,50€
                            1 peça de fruta: 0,20€
                            1 pão com recheio (manteiga/fiambre/queijo...) 0,20
                            Total: 0,90€

                            Almoço.
                            Arroz/massa: 0,10€ (1kg custa cerca de 0,70€)
                            Carne/peixe/outro: 0,75€ (preço médio de 5€/kg, ainda é possível baixar o preço médio sem afectar a alimentação)
                            Salada/legumes/fruta: 0,30€
                            Total: 1,15€

                            Lanche da tarde:
                            1 sumo: 0,50€
                            1 peça de fruta: 0,20€
                            1 pão com recheio (manteiga/fiambre/queijo...) 0,20
                            Total: 0,90€

                            Jantar:
                            Arroz/massa: 0,10€ (1kg custa cerca de 0,70€)
                            Carne/peixe/outro: 0,75€ (preço médio de 5€/kg, ainda é possível baixar o preço médio sem afectar a alimentação)
                            Salada/legumes/fruta: 0,30€
                            Total: 1,15€

                            1€ para algum gasto adicional como 1 café


                            Total do dia 5,70€

                            Total mensal (31 dias): 176,7€

                            Isto são gastos com alimentação sem grandes gastos mas também sem poupar no limite. Considero que é possível gastar pouco mais de metade desse valor sem passar fome.
                            O que como se vê fica muito longe dos valores do PauloFVF. Quem passa dificuldades tem de saber fazer estas contas e de quais são as necessidades de alimentação. Agora, passar dificuldades e comer fora...!!!!

                            Comentário


                              Tou a ver que moras em Braga, vai para Lisboa comer pão com fiambre e queijo a 20 cêntimos que eles coçam-te

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por tbone Ver Post
                                Tou a ver que moras em Braga, vai para Lisboa comer pão com fiambre e queijo a 20 cêntimos que eles coçam-te
                                A conta foi feita preparando tudo em casa, penso eu.

                                176€ é um valor perfeitamente possível de alimentação para uma pessoa durante um mês! Sem passar fome ou alimentar-se mal.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  A conta foi feita preparando tudo em casa, penso eu.

                                  176€ é um valor perfeitamente possível de alimentação para uma pessoa durante um mês! Sem passar fome ou alimentar-se mal.
                                  Exacto. Mas quem trabalha fora de casa nem sempre poderá preparar o "farnel" de forma a não gastar dinheiro a mais, quer pela disponibilidade de tempo em preparar a refeição seguinte quer pelos alimentos...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                    Exacto. Mas quem trabalha fora de casa nem sempre poderá preparar o "farnel" de forma a não gastar dinheiro a mais, quer pela disponibilidade de tempo em preparar a refeição seguinte quer pelos alimentos...
                                    Desde há 2 anos que faço isso. Ao jantar faço um pouco a mais para o almoço. Não é confortável eu sei, mas quem precisa.... E eu até nem tenho necessidade, é mesmo por achar um desperdício almoçar todos os dias fora.

                                    Temos de aprender a viver com o que temos, não podemos ter tudo e muito menos querer ter tudo o que os que ganham mais do que nós têm!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                      Exacto. Mas quem trabalha fora de casa nem sempre poderá preparar o "farnel" de forma a não gastar dinheiro a mais, quer pela disponibilidade de tempo em preparar a refeição seguinte quer pelos alimentos...
                                      São poucos os casos em que o tempo é realmente um problema.
                                      Quem ocupa muito tempo em mais do que um emprego não deverá ter problemas económicos.
                                      Quem só tem um, falta de tempo não é desculpa pois sobra muito.

                                      Uma das principais causas é a vergonha de levar marmita para o trabalho, a outra é a falta de organização familiar e gestão do tempo.
                                      Não há tempo para preparar a refeição mas há para ficar assolapado no sofá a olhar para a televisão!!! É uma questão de rotinas, pode ver tv enquanto prepara o dia seguinte e ainda para mais podem os filhos ajudar nas tarefas pelo que a desculpa de tempo para a família também não se põe.

                                      Uma pessoa que gaste 4 horas por dia em transportes mais 8 horas de trabalho mais 1,5h de intervalo para almoço do dia ainda lhe sobra 10,5h. Como vês uma situação bem explorada até mesmo com gastos de tempo mais do que o normal chega bem. Se ainda para mais tivermos em conta que a maior parte das pessoas não dorme as 8 horas que deve mais tempo fica.

                                      Reconheço que ter estas rotinas não é muito cómodo mas quem precisa tem é de tentar melhorar a situação, não a conseguindo melhorar ao menos leva uma vida que permite gerir sem pedir.


                                      Eu gasto ainda menos do que os 176€ mensais e para além de tudo o que para a alimentação ainda tenho outras coisas como, chocolate para o leite, cevada, gelatina, mousse, chocolate para o pão, uns sumos ou cerveja de vez enquando...
                                      O hábito que muita gente tem é de no prato colocar muita carne/(...) e poucos legumes, a ideia que tem é que um bom prato é com muita carne, quando é perfeitamente desnecessário e é ainda uma alimentação mais desiquilibrada. Ora quando na refeição principal isso é o que mais custa claro que a conta dispara. Se o lanche for num café, só nesse lanche já cobre uma meia dúzia de lanches caseiros que ainda são mais saudáveis.


                                      O meu orçamento nem sempre é assim tão rigoroso, mas também não gasto os trezentos e tal€ nem lá perto, mas não tenho os apertos que muita gente tem e quem os tem tem de os fazer... e é possível.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por tbone Ver Post
                                        Tou a ver que moras em Braga, vai para Lisboa comer pão com fiambre e queijo a 20 cêntimos que eles coçam-te
                                        Não come em Braga nem em cidade nenhuma.
                                        Mas come em casa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                          Pequeno almoço:
                                          1 copo de leite: 0,20€
                                          1 peça de fruta: 0,20€
                                          1 pão com recheio (manteiga/fiambre/queijo...) 0,20
                                          Total: 0,60€

                                          Lanche da manhã:
                                          1 sumo: 0,50€
                                          1 peça de fruta: 0,20€
                                          1 pão com recheio (manteiga/fiambre/queijo...) 0,20
                                          Total: 0,90€

                                          Almoço.
                                          Arroz/massa: 0,10€ (1kg custa cerca de 0,70€)
                                          Carne/peixe/outro: 0,75€ (preço médio de 5€/kg, ainda é possível baixar o preço médio sem afectar a alimentação)
                                          Salada/legumes/fruta: 0,30€
                                          Total: 1,15€

                                          Lanche da tarde:
                                          1 sumo: 0,50€
                                          1 peça de fruta: 0,20€
                                          1 pão com recheio (manteiga/fiambre/queijo...) 0,20
                                          Total: 0,90€

                                          Jantar:
                                          Arroz/massa: 0,10€ (1kg custa cerca de 0,70€)
                                          Carne/peixe/outro: 0,75€ (preço médio de 5€/kg, ainda é possível baixar o preço médio sem afectar a alimentação)
                                          Salada/legumes/fruta: 0,30€
                                          Total: 1,15€

                                          1€ para algum gasto adicional como 1 café


                                          Total do dia 5,70€

                                          Total mensal (31 dias): 176,7€

                                          Isto são gastos com alimentação sem grandes gastos mas também sem poupar no limite. Considero que é possível gastar pouco mais de metade desse valor sem passar fome.
                                          O que como se vê fica muito longe dos valores do PauloFVF. Quem passa dificuldades tem de saber fazer estas contas e de quais são as necessidades de alimentação. Agora, passar dificuldades e comer fora...!!!!
                                          Falta considerar o custo da energia para preparar as refeições e limpeza dos pratos/talheres etc.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                            Não come em Braga nem em cidade nenhuma.
                                            Mas come em casa.
                                            Ora nem mais.


                                            Estas contas que coloco aqui muitas pessoas que já leram fazem este tipo de gestão mas nem se pronunciam porque não querem ser vistas como pobretanas ou como agarradas ao dinheiro, há quem o faça por ser uma gestão racional sem entrar em luxos tendo tudo o que precisa.

                                            Infelizmente aos olhos dos "ricos" (de aparência) quem faz estas contas é que não sabe nada, passam fome e são uns coitadinhos que nem gozam a vida.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                              Ora nem mais.


                                              Estas contas que coloco aqui muitas pessoas que já leram fazem este tipo de gestão mas nem se pronunciam porque não querem ser vistas como pobretanas ou como agarradas ao dinheiro, há quem o faça por ser uma gestão racional sem entrar em luxos tendo tudo o que precisa.

                                              Infelizmente aos olhos dos "ricos" (de aparência) quem faz estas contas é que não sabe nada, passam fome e são uns coitadinhos que nem gozam a vida.
                                              Não tenho problema que me chamem agarrado ou pensem que sou um miserável. No fim do ano o que se poupa nos almoços fora dá para umas boas férias!

                                              Prefiro ser um mão-de-vaca por fora mas ter dinheiro para andar à vontade e o gastar quando me apetecer.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                Mas os bancos obrigam alguém a contrair créditos?
                                                Os bancos praticam coacção?
                                                Os bancos apontam armas à cabeça das pessoas?
                                                Os bancos obrigam as pessoas a dar atenção à sua publicidade?
                                                Os bancos proibem as pessoas de ler os contratos antes de estes serem assinados?

                                                Publicidade agressiva há em todo o lado e em relação a um sem número de artigos e serviços. Cabe a cada um de nós o bom senso de saber escolher.
                                                Mas as mentes mais influenciáveis vão atrás dessa publicidade.
                                                Uns vão ao desespero de roubar para comer, outros endividam-se.

                                                Depois há aqueles que fazem crédito para televisões, férias, sem saber se consegue pagar, o que interessa é que consiga ostentar os seus luxos.

                                                Eu já fiz crédito para pagar uma televisão, mas sabia que conseguia pagar quando bem entendesse, podia paga-la na hora, mas lá está, preferi deixar o dinheiro a render e aproveitar as mensalidades sem juros. Isso não contesto, as pessoas tem que saber se vale ou não a pena, se há outras prioridades, se conseguem pagar ou não, se a sua vida é estável ou não, tudo isso pesa nas decisões a tomar.

                                                Comentário


                                                  Eu quando trabalhava de dia raramente comia fora, levava sempre de casa, isto quando estava "longe", mas quase sempre tive a sorte de trabalhar perto de casa, ai ia sempre almoçar a casa e ia sempre a pé. Agora como trabalho de noite, não tenho esses problemas.

                                                  A partir de Janeiro vou começar a entrar às 3 e sair as 11:30, será que vale a pena almoçar em casa? Acho que no meu caso posso muito bem esperar uma meia horita no trabalho a jogar matrecos com o pessoal e almoçar por lá, acaba por me sair mais barato e não ter o trabalho de fazer comida. Ok, o almoço lá são uns míseros 1,10€ e posso repetir as vezes que quiser

                                                  Compreendo que os que moram longe, almoçem todos os dias fora, mas será que se levarem de casa, não acabam por poupar mais? Dá é mais trabalho.

                                                  Comentário


                                                    Já que se fala em refeições confesso que este ano andei muito preguiçoso na cozinha. Por isso entreguei a "alma" aos "pré-feitos, fura a tampa e mete no micro" em todos os almoços e nalguns jantares. Estas "refeições" que compro andam entre o £1,5 e £2. Fazendo as minhas contas a diferença no final do ano é desprezível, agora a qualidade da comida sofre como é óbvio.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                                      São poucos os casos em que o tempo é realmente um problema.
                                                      Quem ocupa muito tempo em mais do que um emprego não deverá ter problemas económicos.
                                                      Quem só tem um, falta de tempo não é desculpa pois sobra muito.
                                                      Sao pressupostos que parece fazer sentido mas nem sempre reais.

                                                      Eu, por exemplo, trabalho em 2 locais diferentes, com 2 salarios, digamos, porque somos um agregado de 6 pessoas e, para algum nivel de conforto e qualidade de vida, a remuneração de uma profissão não chega (não nos estamos a esquecer disso?). Até parece quase que podemos levar a vida com amor e uma cabana. E nao, actualmente nao é possivel criar uma familia numerosa com um minimo de condições de saude, educação, lazer, alimentação, conforto,com um salário reduzido, digam o que disserem. E nao estou a falar de consolas ou joginhos electrónicos. estou a falar do preço dos serviços e bens essenciais, desde alimentação, passando por electricidade, aquecimento e demais.
                                                      E podem vir com as historias das vossas avozinhas que criaram 12 filhos com 1 sardinha e numa gruta, que não me convencem...

                                                      Depois, por exemplo, quem faça turnos rotativos ou de mais de 12 horas seguidas, implica que no dia anterior faça 2 refeições para o dia seguinte, eventualmente para mais que 1 elemento e que as transporte, para além do lanche e demais alimentação diária. Muito pouco exequivel, diga-se. Já para não falar que há instituições que as cantinas fornecem a alimentação e nem há um microondas na copa ou refeitório. logo, já sei que me vão dizer que até se pode comer comida fria mas, convenhamos...isso nao é exactamente a minha noção de conforto minimo e nem estou a sugerir que uma referição quente deva ser um luxo. É um direito e necessidade básica. Uma sandes ou salada vai bem a uma refeição. A 2 ou em um dia inteiro, não é a minha noção de alimentação equilibrada e agradavel...mas posso ser eu a ser demasiado exigente...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                        Falta considerar o custo da energia para preparar as refeições e limpeza dos pratos/talheres etc.
                                                        Sim, sim!! Conta-me histórias...

                                                        Será que vou ter de fazer contas para te mostrar que esses gastos não chegam sequer a 0,50€ dia?
                                                        Confesso que não me apetece nada!!!

                                                        Comentário


                                                          que gaste uma botija de gás por mês mais 20 euros de água. E já é mta fruta. Água para lavar e cozinhar é quase nada. 20 euros já é para tudo na boa.

                                                          Comentário


                                                            Em Braga encontrei 1 take-away com meia dose que dá para 3 pessoas e as vezes ainda sobra a 5€ (uma dose é 8!), por exemplo, meia dose de panados dá 6 panados mais um monte de acompanhamento (geralmente arroz e batatas).

                                                            Isso e um mini-restaurante (Tipo tasco) que tem sopa+pão+bebida+comida a 3,5€

                                                            Comentário


                                                              comida de restaurante mto barata e com fartura...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X