Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crédito "malparado" continua a aumentar, sem parar...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
    Isso é muitas contas dá muito trabalho ser organizado , ou não convém
    se queres construir convem seres metodico e organizado, senão és roubado de toda a forma e feitio...

    pode parecer um pouco arrogante isto que disse mas é a realidade de como as coisas são.

    é mto importante , se ter um Caderno de encargos bem feito, tudo definido, tudo medido e escolhido, e tudo depois orçamentado. Prazos e formas de pagamento tambem sao mto IMPORTANTES.

    se assim não for é a morte do "artista" arriscas-te a ficar sem dinheiro e sem casa

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
      se queres construir convem seres metodico e organizado, senão és roubado de toda a forma e feitio...

      pode parecer um pouco arrogante isto que disse mas é a realidade de como as coisas são.

      é mto importante , se ter um Caderno de encargos bem feito, tudo definido, tudo medido e escolhido, e tudo depois orçamentado. Prazos e formas de pagamento tambem sao mto IMPORTANTES.

      se assim não for é a morte do "artista" arriscas-te a ficar sem dinheiro e sem casa

      Claro que sim, convém ja saber tudo o que se vai fazer e que materiais de vai aplicar e quanto custam, mais a mão de obra, para não correr o risco de haver enormes derrapagens...
      Mas estava-me a referir aos construtores

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
        Claro que sim, convém ja saber tudo o que se vai fazer e que materiais de vai aplicar e quanto custam, mais a mão de obra, para não correr o risco de haver enormes derrapagens...
        Mas estava-me a referir aos construtores
        Os construtores muito trabalho que tem é sub-empreitadas para outros construtores e aí não se podem estender muito...porque o que eles sabem sabem os outros e tem medidores-orçamentistas a trabalharem para eles.

        Agora quando apanham um particular que vejam que está fora do assunto é a vingança... é pena ser assim mas é a realidade.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          se queres construir convem seres metodico e organizado, senão és roubado de toda a forma e feitio...

          ....
          se assim não for é a morte do "artista" arriscas-te a ficar sem dinheiro e sem casa
          Eu confirmo que é assim mesmo.

          Vou construir casa e estou na fase do projecto. Cometi o erro de contratar um Eng Civil para fazer o projecto de forma verbal. Resultado: passaram-se mais de cinco meses e nem sequer o projecto de arquitectura foi entregue na câmara.

          O tipo saiu-me um aldrabão e um mentiroso. A partir de agora, até uma empreitada para apertar um parafuso vai ser feita com contrato escrito, com prazos.

          Este País está cheio de aldrabões, vigaristas, mentirosos e incompetentes

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            Este País está cheio de aldrabões, vigaristas, mentirosos e incompetentes
            Falta só aí o "ladrões" para espelhar a realidade

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Eu confirmo que é assim mesmo.

              Vou construir casa e estou na fase do projecto. Cometi o erro de contratar um Eng Civil para fazer o projecto de forma verbal. Resultado: passaram-se mais de cinco meses e nem sequer o projecto de arquitectura foi entregue na câmara.

              O tipo saiu-me um aldrabão e um mentiroso. A partir de agora, até uma empreitada para apertar um parafuso vai ser feita com contrato escrito, com prazos.

              Este País está cheio de aldrabões, vigaristas, mentirosos e incompetentes
              Foste inexperiente...mas ainda vais a tempo de aprender, eu tive de contratar um para se responsabilizar pela segurança em obra de uma moradia... (aqui há tudo menos alguem com essa competencia) mas ficou tudo defenido e só paguei no final (de inicio tive a adjudicação normal) e ficou tudo escrito que todas as fichas e documentos burocraticos que a Camara municipal exigisse após a obra estavam incluídos no preço

              não fosse ele exigir X e depois por uma assinatura de um documento pedisse 2X...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Eu confirmo que é assim mesmo.

                Vou construir casa e estou na fase do projecto. Cometi o erro de contratar um Eng Civil para fazer o projecto de forma verbal. Resultado: passaram-se mais de cinco meses e nem sequer o projecto de arquitectura foi entregue na câmara.

                O tipo saiu-me um aldrabão e um mentiroso. A partir de agora, até uma empreitada para apertar um parafuso vai ser feita com contrato escrito, com prazos.

                Este País está cheio de aldrabões, vigaristas, mentirosos e incompetentes
                Não que tal situação não pudesse acontecer com um arquitecto.

                Mas se querias uma moradia com projecto de arquitectura porque é que foste contratar um eng civil?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Não que tal situação não pudesse acontecer com um arquitecto.

                  Mas se querias uma moradia com projecto de arquitectura porque é que foste contratar um eng civil?
                  se calhar ele já sabia o que queria a nivel de arquitectura e então só precisou de um eng para lhe assinar a arquitectura e fazer as restantes especialidades....

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    se calhar ele já sabia o que queria a nivel de arquitectura e então só precisou de um eng para lhe assinar a arquitectura e fazer as restantes especialidades....
                    Foi isso mesmo

                    O facto de ser Eng. Civil é irrelevante. Se fosse um arquitecto podia acontecer o mesmo...

                    Comentário


                      deleted

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                        eu nao consigo é perceber como é que a gentye que se endivida tanto por uma casa.
                        e não percebo como vao na conversa que a casa é o maior activo da familia, quando na realidade é um dos piores passivos .....
                        eu tambem pago casa ao banco mas a taxa de esforço é de apenas 15% e ja acho um disparate

                        fiquei a pensar nesta frase e depois de algumas contas chego aos 35% de taxa de esforço que a minha casa+seguros implica no meu rendimento!

                        basicamente tenho que ver onde aumentar os rendimentos em mais uns 25%

                        Comentário


                          Um casal em que ambos recebam o ordenado mínimo e que paguem por um aluguer de um T1 (250 euros mínimo), chega perfeitamente aos 50% da taxa de esforço (DE AMBOS), isto não é fácil para muita gente, daí a casas ainda virem a baixar mais...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Não que tal situação não pudesse acontecer com um arquitecto.

                            Mas se querias uma moradia com projecto de arquitectura porque é que foste contratar um eng civil?
                            Por acaso tb tenho alguma dificuldade em perceber como se contrata um Engº para fazer projectos de arquitectura...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                              Por acaso tb tenho alguma dificuldade em perceber como se contrata um Engº para fazer projectos de arquitectura...

                              Simples. Não contrata.

                              Muitas pessoas já sabem o que querem em termos de arquitectura, ou não têm dinheiro para pagar esse serviço extra.

                              Vai daí, dão uns esquiços a um desenhador e o engenheiro faz o estudo das estruturas. Siga para a câmara.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                Por acaso tb tenho alguma dificuldade em perceber como se contrata um Engº para fazer projectos de arquitectura...
                                O eng não faz arquitectura , simplesmente a assina e faz os restantes projectos.
                                Quando um cliente já tem a arquitectura definida não precisa de um arquitecto para fazer o que ele já tem definido.

                                Comentário


                                  Não posso deixar de discordar com aqueles que dizem que o preço das casas não vai baixar. Tomo como exemplo o Porto. Vejo muitas casas a serem construídas, vejo muitas outras a serem reconstruídas, dentro e fora da cidade.
                                  O que ainda não percebi é como vão arranjar compradores para aquilo tudo sabendo que:
                                  - não é qualquer um que dá 150k ou mais € por uma casa.
                                  - a grande fatia das pessoas que realmente podem fazer esse tipo de crédito já comprou casa.
                                  - as taxas de juro estão a subir e assim sobe a taxa de esforço. Por outro lado, os bancos estão a ficar mais exigentes com o crédito por causa do mal parado...

                                  Há empresas de construção a falir, ainda ontem soube de um tipo que teimava em não descer o preço de uns apartamentos. Resultado: o banco ficou-lhe com aquilo e os apartamentos estão a ser vendidos a bom preço (não digo onde são porque é mesmo bom preço e pode ser q me enterre ).

                                  Outro exemplo absurdo, contado por amigos meus interessados numa casa. Essa casa estava quase vendida a um casal à espera da aprovação do crédito. Ele ganhava 650€ e ela 600€, no entanto iam comprar uma casa de 200k€. Segundo eles, comeriam em casa dos pais ao almoço e ao jantar, pq com a prestação+seguros+condominio+agua, etc sobrava-lhes qq coisa como 200€/mes!!! Eu não me acredito q esta malta se endivide assim, se os juros aumentarem vai ser o ai jesus!!! E depois fica o banco com a casa...mas desta gente eu não tenho pena, é ter mais olhos que barriga.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                    Não posso deixar de discordar com aqueles que dizem que o preço das casas não vai baixar. Tomo como exemplo o Porto. Vejo muitas casas a serem construídas, vejo muitas outras a serem reconstruídas, dentro e fora da cidade.
                                    O que ainda não percebi é como vão arranjar compradores para aquilo tudo sabendo que:
                                    - não é qualquer um que dá 150k ou mais € por uma casa.
                                    - a grande fatia das pessoas que realmente podem fazer esse tipo de crédito já comprou casa.
                                    - as taxas de juro estão a subir e assim sobe a taxa de esforço. Por outro lado, os bancos estão a ficar mais exigentes com o crédito por causa do mal parado...

                                    Há empresas de construção a falir, ainda ontem soube de um tipo que teimava em não descer o preço de uns apartamentos. Resultado: o banco ficou-lhe com aquilo e os apartamentos estão a ser vendidos a bom preço (não digo onde são porque é mesmo bom preço e pode ser q me enterre ).

                                    Outro exemplo absurdo, contado por amigos meus interessados numa casa. Essa casa estava quase vendida a um casal à espera da aprovação do crédito. Ele ganhava 650€ e ela 600€, no entanto iam comprar uma casa de 200k€. Segundo eles, comeriam em casa dos pais ao almoço e ao jantar, pq com a prestação+seguros+condominio+agua, etc sobrava-lhes qq coisa como 200€/mes!!! Eu não me acredito q esta malta se endivide assim, se os juros aumentarem vai ser o ai jesus!!! E depois fica o banco com a casa...mas desta gente eu não tenho pena, é ter mais olhos que barriga.
                                    Há pessoal que... É à pala desses que na volta até se meteram a comprar uma casa sobrevalorizada, que os contrutores fazem os preços que fazem.

                                    É verdade que os vencimentos andam por baixo, mas tb é verdade que há por aí muito esticanço. É bem feito que o bancos lhes fiquem com os prédios e os vendam ao desbaratos, ou quase.

                                    Tb ando a "cheirar" uns assim... Pode ser que ainda baixem para valores que consiga suportar, e valores mais justos entenda-se.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                      Outro exemplo absurdo, contado por amigos meus interessados numa casa. Essa casa estava quase vendida a um casal à espera da aprovação do crédito. Ele ganhava 650€ e ela 600€, no entanto iam comprar uma casa de 200k€. Segundo eles, comeriam em casa dos pais ao almoço e ao jantar, pq com a prestação+seguros+condominio+agua, etc sobrava-lhes qq coisa como 200€/mes!!! Eu não me acredito q esta malta se endivide assim, se os juros aumentarem vai ser o ai jesus!!! E depois fica o banco com a casa...mas desta gente eu não tenho pena, é ter mais olhos que barriga.
                                      Honestamente, não consigo perceber estas coisas, como é possível pensar dessa forma, que irresponsabilidade e mais, que irresponsabilidade da pessoa que aprovou esse crédito ! Mas um banco aprova uma coisa destas ? Desculpa mas custa-me a acreditar, atenção, não estou a dizer que estás a mentir !

                                      Comentário


                                        deleted

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por michaelvasconcelos Ver Post
                                          Honestamente, não consigo perceber estas coisas, como é possível pensar dessa forma, que irresponsabilidade e mais, que irresponsabilidade da pessoa que aprovou esse crédito ! Mas um banco aprova uma coisa destas ? Desculpa mas custa-me a acreditar, atenção, não estou a dizer que estás a mentir !

                                          Podem ter outros rendimentos não declarados, podem pedir menos de 80% do valor total do imovel, podem ter (nome na banca), nestas circunstâncias o crédito é aprovado, e muitas vezes nem é preciso fiador.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JCSPOWER Ver Post
                                            Eu ando a sondar o mercado, neste caso para construir a minha propria casa.

                                            Já possuo o terreno, e queria construir uma casa nele.

                                            Ora, uma vivenda de 200m2 (100m2 por piso) dificilmente me sai a menos
                                            de 150.000 €, mandando construir de empreitada.

                                            Se precisar de pedir ao banco 100.000€ a 30 anos fico com uma renda
                                            mensal de 600 € e picos, o que já de sí é um exagero.

                                            Como não quero viver na base de andar a contar os tostoes ao fim do mês,
                                            até porque um dia destes posso precisar de um carro novo, ter um filho etc,
                                            prefiro optar por uma solução mais económica, do género de construir
                                            a casa por fases e não toda de uma vez só, para minimizar a quantia que
                                            peço ao banco, porque É ISSO que interessa.

                                            São 30 anos a pagar, é quase 50% de todo o tempo da nossa vida !!

                                            É obvio que tb preferia ter a casa toda prontinha de vez, mas sei que não
                                            sou rico e tenho de me cuidar, porque os bancos nao vão querer saber de mim
                                            se precisar.

                                            Há muita gente que vive o dia e pronto, contraem créditos na hora porque
                                            é mais comodo e são aliciados a isso.

                                            Depois, quando passa a onda do entusiasmo, observam o ninho de ratos
                                            onde estão metidos ...

                                            É preciso muito cuidadinho ... E a tendencia não é melhorar, pelo menos a
                                            médio prazo...
                                            podes sempre começar a vida ao contrario, construido primeiro um portofolio de activos que te finaciem na totalidade ou em parte os passivos

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                              Por acaso tb tenho alguma dificuldade em perceber como se contrata um Engº para fazer projectos de arquitectura...
                                              Penso que já deixei bem claro que já sabia exactamente o que queria, desde a divisão de espaços até aos materiais a usar.

                                              Basicamente o Eng. passou os desenhos para AutoCad e preparou o processo. Para fazer isto, seria um desperdício contratar um arquitecto, não achas?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                O eng não faz arquitectura , simplesmente a assina e faz os restantes projectos.
                                                Quando um cliente já tem a arquitectura definida não precisa de um arquitecto para fazer o que ele já tem definido.
                                                Pois eu quando estou doente tb sei o que tomar e vou ali ao farmaceutico para me desenrascar... Espera lá isso é o problema do português, pensa que sabe de tudo e afinal não sabe de nada.

                                                Tu que trabalhas na área sabes bem que uma pessoa pode ter uma ideia até bastante final do que quer numa casa. Mas dai até ir ao Eng que só entrega na camara há uma grande diferença... Quem vê se cumpre o regeu? E o PDM? Quem dá opiniões sobre os vãos abertos a poente? Quem faz a base para o RCCTE?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Pois eu quando estou doente tb sei o que tomar e vou ali ao farmaceutico para me desenrascar... Espera lá isso é o problema do português, pensa que sabe de tudo e afinal não sabe de nada.

                                                  Tu que trabalhas na área sabes bem que uma pessoa pode ter uma ideia até bastante final do que quer numa casa. Mas dai até ir ao Eng que só entrega na camara há uma grande diferença... Quem vê se cumpre o regeu? E o PDM? Quem dá opiniões sobre os vãos abertos a poente? Quem faz a base para o RCCTE?
                                                  eu falei um facto nem é a minha opinião sobre isso.

                                                  É logico que um arquitecto sabe arquitectura e pronto devia ser ele a assinar a arquitectura...mas na realidade e tu sabes isso quem define o que quer de uma casa é o arquitecto ou o cliente?? eu digo que é quem tem o dinheiro para pagar que decide e todos fazem o que ele quer.

                                                  Depois há pessoas que embora não sendo arquitectas percebem de arquitectura porque leem e tem nocão estectica e por vezes tem ideias fixas daquilo que querem e o arquitecto limita-se a fazer o que elas mandam.

                                                  Depois há aqueles que tem gostos pirosos mas sao teimosos e querem que a casa fique ao seu gosto.
                                                  Até digo é dificil um cliente dar luz verde a um arquitecto para fazer a casa como ele quiser.

                                                  Comentário


                                                    Euribor a seis meses atingiu os 4,922 por cento
                                                    Crédito volta a ficar mais caro com Euribor ao nível mais alto desde 2000
                                                    27.05.2008 - 09h04 Rosa Soares
                                                    As taxas Euribor, a que estão indexados a quase totalidade dos empréstimos à habitação das famílias portuguesas, continuaram ontem em ritmo de subida, estando em máximos de há oito anos, mais concretamente a níveis de Dezembro de 2000.

                                                    As pressões inflacionistas na zona euro, em grande parte geradas pelo aumento do preço do petróleo e dos bens alimentares, não deixam margem para um corte de taxas de referência por parte do Banco Central Europeu (BCE), o que acaba por contribuir para um agravamento do custo do dinheiro no mercado interbancário.

                                                    A Euribor a seis meses, o prazo mais utilizado nos empréstimos imobiliários em Portugal, atingiu ontem os 4,922 por cento, ligeiramente mais que na última sexta-feira. Ainda faltam quatro sessões para apurar a média mensal, mas a tendência é claramente de subida. Os valores apurados ontem dão uma média de 4,89 por cento, o que representa um agravamento de cerca de 0,10 pontos percentuais face à média de Abril.

                                                    A Euribor a 12 meses, que na semana passada quebrou a barreira dos cinco por cento, fixou-se ontem nos 5,045 por cento. A média das cotações diárias está nos 4,98 por cento, mais cerca de 0,16 pontos percentuais que a média apurada no mês de Abril. E a Euribor a três meses, que começa a ser muito utilizado pelos bancos, não registou ontem variação, estando nos 4,857 por cento. Este prazo é o que apresenta menor variação face ao mês anterior.

                                                    Crédito mais caro em Junho

                                                    O aumento das médias mensais que se perspectivam vai implicar subidas nos encargos com juros nos empréstimos com revisão periódica a ocorrer em Junho e todos os novos empréstimos a realizar no próximo mês.

                                                    As subidas dos últimos dias ultrapassam os máximos fixados em Dezembro de 2007, altura em que face à crise financeira internacional as taxas de juro registaram elevadas subidas. No entanto, e depois da acção concertada dos principais bancos centrais mundiais através de várias cedências de liquidez ao mercado, as taxas voltaram a cair. Mas essa travagem só foi conseguida até Fevereiro, altura em que o custo do dinheiro voltou a disparar.

                                                    Os níveis actuais das taxas Euribor, que traduzem a média dos empréstimos entre 57 bancos de países da União Europeia e de países terceiros, traduzem a desconfiança das instituições financeiras sobre a conjuntura económica, com a inflação da zona euro a não deixar margem de manobra ao BCE para um corte nas suas taxas directoras, actualmente nos 4,0 por cento.

                                                    Ainda ontem, em entrevista a um jornal grego, Lucas Papademos, vice-presidente do BCE, admitiu que a taxa de inflação se vai manter claramente acima dos dois por cento nos próximo meses, depois de ter atingido os 3,3 por cento em Abril. Papademos referiu, no entanto, que a pressão sobre os preços vai começar a atenuar-se ainda este ano.

                                                    O vice-presidente da instituição monetária admitiu ainda que a alta do preço do petróleo está a afectar o ritmo de crescimento económico da zona euro, que poderá crescer apenas 1,7 por cento este ano. Também revelador da incerteza que se vive actualmente, Nout Wellink, membro do conselho de governadores do BCE, afirmou ontem que ainda não é possível determinar qual o impacto na economia da turbulência dos mercados financeiros, gerada pela crise do mercado hipotecário de alto risco nos Estados Unidos da América.

                                                    Segundo a Intrum Justitia, taxa de casos de incobráveis subiu este ano
                                                    Portugal lidera risco de incumprimento de pagamentos
                                                    21.05.2008 - 17h49 Lusa
                                                    Portugal é um dos países europeus onde o risco de pagamento é maior e onde a taxa de casos incobráveis aumentou já este ano, devido à crise financeira e à subida do preço do petróleo, segundo um estudo hoje divulgado pela Intrum Justitia.

                                                    "A Grécia, Chipre e Portugal são os países europeus onde o risco de pagamento é o maior e em que os pagamentos assumidos pelas empresas como incobráveis subiu de 2,5 para 2,7 por cento, em resultado da crise financeira internacional e da subida do preço do petróleo", disse aos jornalistas, em Lisboa, o director-geral para Portugal e Espanha do grupo líder no sector de gestão de cobranças na Europa.

                                                    Os países nórdicos são aqueles em que o risco de pagamento é menor, enquanto nos países do Leste europeu "não é boa", segundo Luís Salvaterra.

                                                    O índice de risco é um indicador desenvolvido pela Intrum Justitia, líder europeu de serviços de gestão de crédito, que entre Janeiro e Março, recolheu informação junto de seis mil empresas, de 26 países da Europa.

                                                    O gestor referiu ainda que o risco de pagamento aumentou este ano em Portugal, comparativamente ao ano anterior, embora traduza "uma situação estrutural que se tem agravado", e que se verifica desde o ano 2000, altura em que a pan-europeia Intrum Justitia iniciou este estudo anual.

                                                    Embora o trabalho reconheça que em Portugal o prazo médio de pagamentos diminuiu ligeiramente, com 49,6 por cento dos pagamentos a serem efectuados a 60 dias, o valor dos incobráveis aumentou de 2,5 para 2,7 por cento em relação ao montante das vendas.

                                                    O gestor considera crucial que os empresários em Portugal tenham "uma visão mais ampla" ao pôr em prática uma gestão correcta do crédito.

                                                    "Não se trata de contactar o cliente que paga mais tarde, é necessário analisar os possíveis riscos, verificar a situação financeira dos consumidores e definir políticas de crédito correctas", adiantou.

                                                    Já no caso dos particulares, o atraso no pagamento caiu de 55,1 dias em 2006, para 53,3 dias em 2008, enquanto que a duração dos pagamentos ao nível deste segmento diminuiu de 21,6 para 19,3 dias, respectivamente.

                                                    Já em relação ao Estado português, este tarda em média a pagar aproximadamente o dobro de dias dos seus congéneres europeus, uma situação comum aos países do Sul da Europa.

                                                    "Esta situação tem efeitos dramáticos no desenvolvimento da economia, nomeadamente pondo em risco a sobrevivência das pequenas e médias empresas", salientou Luís Salvaterra.

                                                    O pagamento de facturas na Europa é em média de 55,5 dias, contra 58,6 dias em 2007, mas os países do Sul da Europa são os mais faltosos.

                                                    Na Europa, as facturas dadas como incobráveis atingiram o nível mais elevado este ano, com uma taxa de crescimento 2 por cento do volume de vendas, em comparação com 1,9 por cento em 2007.

                                                    O Estado, na Europa, continua a ser "o piors pagador", ao levar em média 65 dias para saldar as suas dívidas, enquanto os empresários levam 55 dias e os consumidores 40 dias.

                                                    Luís Salvaterra manifestou ainda a sua preocupação pelo facto de as empresas estarem a esquecer-se da importância da gestão ligada aos pagamentos, uma vez que a conjuntura mudou, e os bancos estão a limitar o crédito concedido, o que trará problemas de liquidez ou de expansão.

                                                    O estudo refere também que 55 por cento das empresas inquiridas a nível europeu acreditam que os riscos de pagamentos vão permanecer inalterados, contra 30 por cento que responderam que será difícil receber os pagamentos em atraso.

                                                    As empresas na Hungria, Irlanda, Espanha e em Portugal são as mais pessimistas, adianta o estudo.
                                                    Banco de Portugal aponta para valores de 2481 milhões de euros
                                                    Crédito malparado aumentou 14,7 por cento até Março
                                                    23.05.2008 - 14h33 Lusa
                                                    O crédito de cobrança duvidosa concedido pelas instituições financeiras a particulares elevava-se a 2481 milhões de euros no final de Março, uma subida de 14,7 por cento em termos homólogos, indica o Boletim Estatístico divulgado hoje pelo Banco de Portugal.

                                                    Este valor do crédito malparado não é considerado preocupante pelos bancos, já que representa apenas 1,12 por cento do total, que continua a crescer ao ritmo dos dois dígitos,

                                                    O total do crédito concedido pelas instituições financeiras a particulares atingiu em Março os 129,85 mil milhões de euros, mais 10,2 por cento do que um ano atrás e mais 0,72 por cento em relação a Fevereiro.

                                                    Em termos mensais, ou seja face a Fevereiro, o aumento do crédito de cobrança duvidosa foi de 3,84 por cento.

                                                    No total, o saldo total dos créditos de cobrança duvidosa era, no final de Março de 2008, de 2482 mil milhões de euros, contra 2390 milhões em Fevereiro, refere o mesmo boletim estatístico.

                                                    Mais de metade do valor - 1360 milhões de euros - dos créditos de cobrança duvidosa diz respeito a empréstimos no sector da habitação.

                                                    Em Fevereiro último, esse valor era de 1315 milhões e em Março de 2007 era de 1198 milhões, ou seja, observou-se um aumento de 12 por cento em termos homólogos.

                                                    Banco de Portugal

                                                    Elevado nível de endividamento dos particulares constitui risco para a economia

                                                    O elevado nível de endividamento das famílias portuguesas limita a sua capacidade de ajustamento a choques, constituíndo um elemento de risco para a actividade económica nacional, refere o Banco de Portugal.

                                                    O elevado nível de endividamento das famílias portuguesas limita a sua capacidade de ajustamento a choques, constituíndo um elemento de risco para a actividade económica nacional, refere o Banco de Portugal.

                                                    "O elevado nível de endividamento dos particulares pode limitar a sua capacidade de ajustamento a choques, em particular num contexto de manutenção das taxas de juro em níveis superiores aos observados em anos anteriores", diz o Banco de Portugal no Relatório de Estabilidade Financeira 2007 divulgado hoje.

                                                    Em 2007, o endividamento das famílias portuguesas voltou a aumentar para 129% do rendimento disponível. Ou seja, as dívidas das famílias superam em 29% os rendimento auferidos. Este é o valor mais elevado de sempre.
                                                    O Banco de Portugal refere que "é importante notar que o elevado nível de endividamento dos particulares e os correspondentes encargos com o serviço da dívida poderão estar a constituir uma restrição activa para a evolução do consumo privado e do investimento residencial".
                                                    Adicionalmente, um aumento da restritividade na concessão de crédito como consequência das dificuldades de financiamento enfrentadas pelos bancos pode vir a afectar de forma substancial a evolução do consumo privado e da procura no mercado imobiliário.
                                                    O Banco de Portugal diz que, ao contrário do observado noutros países, a evidência disponível aponta para que não exista uma sobrevalorização dos preços de habitação em Portugal, que têm registado taxas de crescimento muito moderadas ao longo dos últimos anos (negativas em termos reais).
                                                    Outro elemento de risco prende-se com a possibilidade de as empresas não financeiras enfrentarem dificuldades no acesso a financiamen to, o que pode contribuir para limitar a evolução do investimento empresarial mitigando a recuperação da actividade económica em Portugal.
                                                    ---------------------

                                                    Comentário


                                                      Euribor a 6 meses acima dos 5% em máximos de 2000


                                                      As taxas euribor reagiram em forte alta ao discurso de ontem de Jean Claude Trichet, que abriu a possibilidade do BCE efectuar um aumento dos juros na Zona Euro já no próximo mês.

                                                      A Euribor a 3 meses registou a maior subida desde 2001 e a Euribor a 6 meses está já acima dos 5%.


                                                      A Euribor a seis meses, o indexante mais utilizado nos créditos à habitação em Portugal, subiu hoje 3,54% para 5,113%, o nível mais alto desde Dezembro de 2000.

                                                      A Euribor a 12 meses disparou 5,72% para 5,418%, atingindo também os níveis mais altos desde 2000.


                                                      A Euribor a três meses registou a maior subida desde 2001 (2,08%) para 4,967%, o máximo desde Dezembro do ano passado.

                                                      A subida das Euribor vai afectar muitas famílias portuguesas uma vez que estas taxas são os indexantes mais utilizados nos créditos à habitação.

                                                      Com o discurso de ontem, ajudou a subir mais um pouco...

                                                      Se já havia muita gente com a corda ao pescoço, com mais estas subidas... mais casas ficarão à venda.

                                                      Só para terem uma ideia, no caso de um empréstimo de 100 000€ a 40 anos, um aumento de 0,1% na taxa, corresponde a uma subida de cerca de mais de 6€...

                                                      Com o petróleo a subir também, não estou a ver a inflação a parar...
                                                      O resultado será a estagflação, ou seja, uma recessão com os preços a subir.

                                                      Comentário


                                                        Euribor volta a subir para novos máximos

                                                        As taxas Euribor voltaram a subir na sessão de hoje e a renovar máximos. No caso da taxa a 12 meses o recorde é mesmo histórico. Os dados económicos e as declarações de responsáveis do Banco Central Europeu (BCE) apontam para subidas de juros na Zona Euro, o que está a impulsionar as Euribor.

                                                        A Euribor a seis meses, o indexante mais recorrente no crédito à habitação em Portugal, subiu esta manhã para os 5,124%, o que representa o valor mais elevado desde Dezembro de 2000.

                                                        Já a Euribor a 12 meses atingiu hoje os 5,432%, o nível mais elevado de sempre (1998).

                                                        A contrariar esta tendência esteve a Euribor a três meses, que apesar de se manter próxima dos níveis de 2000, desceu para os 4,960%.
                                                        As expectativas apontam para que o BCE decida aumentar mesmo o preço do dinheiro na Zona Euro, o que faz subir as taxas Euribor.

                                                        O problema é que estas taxas são, além de indexantes nos empréstimos, taxa interbancárias, ou seja, são os juros cobrados entre os bancos para se financiarem. Num contexto de falta de liquidez por parte dos bancos estas taxas sobem, pois as instituições com dinheiro para emprestar acabam por cobrar juros mais elevados aos outros bancos.

                                                        E este comportamento reflecte-se nos consumidores, que vêem os juros dos seus empréstimos subirem. Ainda ontem, a Morgan Stanley emitiu uma nota de análise onde revela que os países mais expostos a subidas de juros são Portugal, Espanha e Grécia, isto porque estes países estão mais expostos a taxas de curto-prazo.

                                                        A maioria dos empréstimos à habitação contraídos em Portugal têm como indexante a Euribor a seis ou a três meses. E com estas taxas a subirem, os encargos com os créditos aumentam, o que torna mais difícil a vida das famílias, que acabam por ficar com orçamentos mais reduzidos.

                                                        2008/06/10 - 10:32 Fonte: Canal de Negócios
                                                        ......

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                          podes sempre começar a vida ao contrario, construido primeiro um portofolio de activos que te finaciem na totalidade ou em parte os passivos

                                                          Este homem é cá dos meus

                                                          Eu também estou assim Metas definidas, investimentos pensados!

                                                          A médio prazo, consigo me auto-financiar e até mesmo lucrar com mais valias

                                                          Comentário


                                                            Não há duvidas que o aumento das taxas de juros, dos combustiveis e dos alimentos vem 1 nova crise.

                                                            É complicado mas é a realidade

                                                            Comentário


                                                              Crédito malparado ultrapassa 2.500 milhões e bate recorde

                                                              Concessão de empréstimos continua a subir apesar de maior restritividade e spreads mais altos

                                                              O crédito malparado cresceu mais de 16% em Abril deste ano, face ao homólogo, qualquer coisa como 356 milhões de euros, e atingiu um novo recorde nos 2.523 milhões de euros. De acordo com os dados revelados pelo Banco de Portugal no Boletim Estatístico, num mês, o crédito de cobrança duvidosa subiu 41 milhões de euros, ou 1,65%.

                                                              No mês de Abril, e apesar de já se falar numa maior restritividade do crédito e num apertar dos critérios de concessão por parte dos bancos, o crédito total concedido a particulares ascendeu 130.833 milhões de euros, também um novo recorde, mais 978 milhões que em Março e mais 12.137 milhões que no homólogo.

                                                              A maior fatia do bolo continua a pertencer ao crédito à habitação, onde o total de empréstimos concedidos ascendeu a 103.563 milhões de euros em Abril (uma subida mensal de 803 milhões e outra homóloga de 8.733 milhões).
                                                              Aqui, o malparado subiu 17 milhões num mês e 161 milhões no último ano, para 1.377 milhões de euros.

                                                              No crédito ao consumo, as concessões ascenderam a 14.776 milhões (mais 122 milhões que em Março e mais 2.964 milhões que em Abril do ano passado), sendo que o malparado até caiu face ao mês precedente (menos 18 milhões), apesar de ter subido 8 milhões de euros face ao homólogo.
                                                              Quanto às outras finalidades, o crédito concedido foi de 12.494 milhões (mais 53 milhões num mês e mais 440 milhões num ano), com o malparado a crescer 41 milhões em termos mensais, para 573 milhões de euros. Face ao homólogo, deu-se uma queda de 14 milhões.
                                                              Editado pela última vez por Superfast; 24 June 2008, 12:44.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X