Vamos só analisar o que foi prometido ao camionistas na Reunião de 4ª Feira.
Vamos ver como os Politicos jogaram com uma posição desfavorável para eles na opinião publica, e como UMA associação aceitou a mesma.
As medidas eram estas:
Sobre isto:
- Portagens reduzidas entre as 22h00 e as 7h00 -
A verdade é esta:
Vamos ver como os Politicos jogaram com uma posição desfavorável para eles na opinião publica, e como UMA associação aceitou a mesma.
As medidas eram estas:
As medidas do acordo entre o Governo e a ANTRAM
- Congelamento da subida de ISP em 2009
Seguindo a política deste Orçamento do Estado, o Governo volta a prescindir de aumentar o ISP em 2009. Este imposto deveria ser aumentado pela inflação e pelo que está previsto no Pacto de Estabilidade e Crescimento, o que não vai acontecer. Esta medida vai beneficiar não só camionistas, mas todos os consumidores.
- Portagens reduzidas entre as 22h00 e as 7h00
Os camionistas vão poder usufruir de uma redução de 30% a 50% nas portagens, durante a noite. Uma medida que existiu até ao ano passado e que o Governo prevê retomar. Mas este benefício ainda vai ter de ser acordado com as concessionárias e os custos deverão ser partilhados entre Governo e estas empresas – Brisa, Lusoponte e AE Norte.
- Majoração das despesas de combustíveis no IRC
As transportadoras vão beneficiar de uma majoração das despesas com combustíveis em sede de IRC, no mínimo em 20%. Isto é, as despesas de combustível declaradas pelas empresas são aumentadas em 20%. Desta forma, a taxa de IRC incide sobre um valor menor pelo que o Governo deverá, assim, perder receita fiscal.
- Indexação do frete ao aumento do Gasóleo e prazo de 30 dias
Os custos dos serviços feitos pelas transportadoras serão indexados à subida de preços dos combustíveis. Isto é, se o gasóleo subir mais do que determinada percentagem – ainda a fixar –, o valor do frete também sobe. Outra medida prevê que os clientes paguem as facturas a 30 dias, sob pena de, caso excedam o prazo, ficarem sujeitos a coimas.
- Imposto Único de Circulação de camiões congelado por três anos
O antigo imposto de camionagem – actual imposto único de circulação para camiões – não vai aumentar até 2011. Isto significa que o preço do antigo selo do camião não vai encarecer nos próximos três anos, pelo que os camionistas terão uma ligeira redução de custos por esta via.
- Adopção de uma forma especial de pagamento do IVA
Actualmente, as empresas podem pagar o IVA ao Estado mensalmente ou trimestralmente, consoante a sua facturação. O Governo de Sócrates comprometeu-se agora a desenhar uma forma especial de pagamento deste imposto para as transportadoras. Ainda não foram adiantados pormenores da solução encontrada.
- Apoios ao abate e renovação de frotas e à formação profissional
O Governo vai apoiar o abate de camiões, de forma a incentivar a renovação das frotas. Estes incentivos já existem para os ligeiros: por exemplo, se entregar para abate um carro com mais de 10 anos beneficiará de um desconto na compra de um novo carro. Será ainda dada formação profissional aos camionistas.
- Congelamento da subida de ISP em 2009
Seguindo a política deste Orçamento do Estado, o Governo volta a prescindir de aumentar o ISP em 2009. Este imposto deveria ser aumentado pela inflação e pelo que está previsto no Pacto de Estabilidade e Crescimento, o que não vai acontecer. Esta medida vai beneficiar não só camionistas, mas todos os consumidores.
- Portagens reduzidas entre as 22h00 e as 7h00
Os camionistas vão poder usufruir de uma redução de 30% a 50% nas portagens, durante a noite. Uma medida que existiu até ao ano passado e que o Governo prevê retomar. Mas este benefício ainda vai ter de ser acordado com as concessionárias e os custos deverão ser partilhados entre Governo e estas empresas – Brisa, Lusoponte e AE Norte.
- Majoração das despesas de combustíveis no IRC
As transportadoras vão beneficiar de uma majoração das despesas com combustíveis em sede de IRC, no mínimo em 20%. Isto é, as despesas de combustível declaradas pelas empresas são aumentadas em 20%. Desta forma, a taxa de IRC incide sobre um valor menor pelo que o Governo deverá, assim, perder receita fiscal.
- Indexação do frete ao aumento do Gasóleo e prazo de 30 dias
Os custos dos serviços feitos pelas transportadoras serão indexados à subida de preços dos combustíveis. Isto é, se o gasóleo subir mais do que determinada percentagem – ainda a fixar –, o valor do frete também sobe. Outra medida prevê que os clientes paguem as facturas a 30 dias, sob pena de, caso excedam o prazo, ficarem sujeitos a coimas.
- Imposto Único de Circulação de camiões congelado por três anos
O antigo imposto de camionagem – actual imposto único de circulação para camiões – não vai aumentar até 2011. Isto significa que o preço do antigo selo do camião não vai encarecer nos próximos três anos, pelo que os camionistas terão uma ligeira redução de custos por esta via.
- Adopção de uma forma especial de pagamento do IVA
Actualmente, as empresas podem pagar o IVA ao Estado mensalmente ou trimestralmente, consoante a sua facturação. O Governo de Sócrates comprometeu-se agora a desenhar uma forma especial de pagamento deste imposto para as transportadoras. Ainda não foram adiantados pormenores da solução encontrada.
- Apoios ao abate e renovação de frotas e à formação profissional
O Governo vai apoiar o abate de camiões, de forma a incentivar a renovação das frotas. Estes incentivos já existem para os ligeiros: por exemplo, se entregar para abate um carro com mais de 10 anos beneficiará de um desconto na compra de um novo carro. Será ainda dada formação profissional aos camionistas.
- Portagens reduzidas entre as 22h00 e as 7h00 -
A verdade é esta:
Camionistas: Brisa limita descontos nas portagens
A Brisa vai suportar um valor máximo de 2,5 milhões de euros relativo à redução das portagens para os transportadores de mercadorias, acordada por um período de seis meses.
«Este contributo será limitado a um valor máximo de 2,5 milhões de euros e a um período máximo de 6 meses, cujo início está previsto para dia 1 de Julho de 2008», adiantou em comunicado a concessionária de auto-estradas.
Citada pela Lusa, a Brisa refere que foi para «garantir a normalidade do tráfego» que «aceitou contribuir para um desconto a veículos das classes 3 e 4, no período nocturno, entre as 22h00 e as 7h00».
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, anunciou que a redução das portagens (50%, no horário nocturno) vai vigorar por seis meses e «voltar a ser discutida no final desse prazo».
O acordo foi alcançado ontem, após dois dias de paralisação dos camionistas, que interrompeu o abastecimento de vários produtos, com efeitos mais visíveis nos postos de combustíveis e nos supermercados.
JC, ontem às 19:07
A Brisa vai suportar um valor máximo de 2,5 milhões de euros relativo à redução das portagens para os transportadores de mercadorias, acordada por um período de seis meses.
«Este contributo será limitado a um valor máximo de 2,5 milhões de euros e a um período máximo de 6 meses, cujo início está previsto para dia 1 de Julho de 2008», adiantou em comunicado a concessionária de auto-estradas.
Citada pela Lusa, a Brisa refere que foi para «garantir a normalidade do tráfego» que «aceitou contribuir para um desconto a veículos das classes 3 e 4, no período nocturno, entre as 22h00 e as 7h00».
O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, anunciou que a redução das portagens (50%, no horário nocturno) vai vigorar por seis meses e «voltar a ser discutida no final desse prazo».
O acordo foi alcançado ontem, após dois dias de paralisação dos camionistas, que interrompeu o abastecimento de vários produtos, com efeitos mais visíveis nos postos de combustíveis e nos supermercados.
JC, ontem às 19:07
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