Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ISEL - O Tópico da Mais antiga escola de Engenharia de Lisboa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por 500c Ver Post
    Mas tem também a oportunidade de poder fazer as ultimas 3 em época especial, o que pode ajudar.
    Sem dúvida que inscrever-se normalmente só lhe traz vantagens mas o dinheiro e o cérebro é dele...

    Comentário


      Ainda vou fazer um exame agora em Setembro na época especial. Se passar ficam-me a faltar 4 cadeiras.

      Acho que devo conseguir safar-me no próximo semestre.

      Comentário


        Conselho à borla:
        - ler os regulamentos do tempo parcial e das unidades isoladas q está na pagina dos serviços académicos;
        - duvidas: ir pessoalmente ao serviço ou contactar via email ( será bom q exponhas o q queres com clareza para depois nao dizeres q a resposta foi alhos e tu querias saber sobre bugalhos! Acredita q há peritos em nao saberem perguntar o q querem) e perceber o q te é mais favorável
        - existe calendário de candidatura e tb está na pagina

        ;)

        Comentário


          Força de vontade e boa sorte.
          Eu fiz, antes de Bolonha, 11 cadeiras num semestre e nunca abaixo de 14, caí para o lado no fim, mas consegui.

          Comentário


            Não sei se é o tópico correcto mas como é sobre o ISEL cá vai: o mestrado em eng electrotecnica na vertente energia tem boas saídas hoje em dia?

            Comentário


              Eu não estou nessa área mas penso que Eng. Electrotécnica seja das que continua com muito boas saídas e que haja bastante procura.

              Penso que, seja qual for a vertente que se opte seguir, terá boas perspectivas de futuro.

              Mas esperemos que venha alguém da área com melhores informações. Deve haver colegas de Fortes aqui no fórum.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Sandokan83 Ver Post
                Não sei se é o tópico correcto mas como é sobre o ISEL cá vai: o mestrado em eng electrotecnica na vertente energia tem boas saídas hoje em dia?
                Podes sempre perguntar ao Presidente do Isel!!! :D

                Acho q os dados sobre a empregabilidade dos ex alunos estão no site.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Força de vontade e boa sorte.
                  Eu fiz, antes de Bolonha, 11 cadeiras num semestre e nunca abaixo de 14, caí para o lado no fim, mas consegui.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    Força de vontade e boa sorte.
                    Eu fiz, antes de Bolonha, 11 cadeiras num semestre e nunca abaixo de 14, caí para o lado no fim, mas consegui.
                    Tambem consegui fazer isso, mas sem a media de 14.
                    Recebi uma carta do isel para pagar propinas em atraso referentes ao ano lectivo de 2002/2003! Eu sinceramente tenho ideia de nunca ter ficado a dever nada, mas como é obvio nao guardei papelada com 11 anos, quando regressar a Portugal vou lá armar um pé de vento, mesmo que tivesse ficado a dever, 11 anos depois é que vêm reclamar 170€!? Ainda por cima com ameaças de penhora. De qualquer modo isto já deve ter prescrito,nao?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                      Tambem consegui fazer isso, mas sem a media de 14.
                      Recebi uma carta do isel para pagar propinas em atraso referentes ao ano lectivo de 2002/2003! Eu sinceramente tenho ideia de nunca ter ficado a dever nada, mas como é obvio nao guardei papelada com 11 anos, quando regressar a Portugal vou lá armar um pé de vento, mesmo que tivesse ficado a dever, 11 anos depois é que vêm reclamar 170€!? Ainda por cima com ameaças de penhora. De qualquer modo isto já deve ter prescrito,nao?
                      Desculpa lá, mas recebeste a carta quando? Fucking funny!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                        Desculpa lá, mas recebeste a carta quando? Fucking funny!
                        Não é funny coisa nenhuma.

                        Eu também recebi uma carta a solicitar o pagamento das 2 prestações que faltavam de 2008/2009.

                        Já tive que me deslocar ao ISEL, aquilo está apilhado de gente para a tesouraria. Uns para pagarem, outros para reclamarem porque a cobrança é indevida.

                        Havia lá pessias com cartas a solicitar cobrança do ano 2000/2001.

                        E não é caso único, parece que desde há uns 2 anos que várias universidades e IP's andam a mandar cartinhas.

                        No meu caso foi a croma da funcionaria que em 2009 me disse que eu não tinha que pagar as 2 prestações restantes apesar de anular matricula em janeiro desse ano.

                        Fui mal informado e agora arrotei com mais de 500 euros, vou é segundo ela ter que expor a situação superiormente, por escrito, para ver se me ilibam dos 260 euros de juros de mora por causa da informação errada que me deram.

                        É uma vergonha, 2 pessoas que se matam a trabalhar para atender centenas de alunos que estão em fila na tesouraria porque a porcaria das cartas nem o NIB traz para poderem fazer transferencia cá fora.

                        E há gente que já não mora em portugal.....e caso não se pague até determinado dia ( no meu caso foi 31 de agosto ) as cobranças fazem penhora.

                        Ah, e a carta só chega 1 mês depois de ter sido assinada pelo Presidente Substituto do ISEL.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Não é funny coisa nenhuma.

                          Eu também recebi uma carta a solicitar o pagamento das 2 prestações que faltavam de 2008/2009.

                          Já tive que me deslocar ao ISEL, aquilo está apilhado de gente para a tesouraria. Uns para pagarem, outros para reclamarem porque a cobrança é indevida.

                          Havia lá pessias com cartas a solicitar cobrança do ano 2000/2001.

                          E não é caso único, parece que desde há uns 2 anos que várias universidades e IP's andam a mandar cartinhas.

                          No meu caso foi a croma da funcionaria que em 2009 me disse que eu não tinha que pagar as 2 prestações restantes apesar de anular matricula em janeiro desse ano.

                          Fui mal informado e agora arrotei com mais de 500 euros, vou é segundo ela ter que expor a situação superiormente, por escrito, para ver se me ilibam dos 260 euros de juros de mora por causa da informação errada que me deram.

                          É uma vergonha, 2 pessoas que se matam a trabalhar para atender centenas de alunos que estão em fila na tesouraria porque a porcaria das cartas nem o NIB traz para poderem fazer transferencia cá fora.

                          E há gente que já não mora em portugal.....e caso não se pague até determinado dia ( no meu caso foi 31 de agosto ) as cobranças fazem penhora.

                          Ah, e a carta só chega 1 mês depois de ter sido assinada pelo Presidente Substituto do ISEL.
                          Eu nao estou em Portugal e a minha carta tambem dizia que era até 31 de Agosto, por isso só posso tentar resolver quando for a Portugal a meio de Setembro, mas eu nao estou a fazer conta de pagar nada porque tenho a certeza que nao fiquei a dever nada, para além disso disseram-me que estes casos prescrevem ao fim de 5 anos e no meu caso sao 11, mas isto ainda tenho que confirmar melhor. É uma vergonha.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                            Eu nao estou em Portugal e a minha carta tambem dizia que era até 31 de Agosto, por isso só posso tentar resolver quando for a Portugal a meio de Setembro, mas eu nao estou a fazer conta de pagar nada porque tenho a certeza que nao fiquei a dever nada, para além disso disseram-me que estes casos prescrevem ao fim de 5 anos e no meu caso sao 11, mas isto ainda tenho que confirmar melhor. É uma vergonha.
                            Não faças nada para já. Envia e-mail para tesouraria@isel.pt

                            Eles mais tarde ou mais cedo vão-te responder. Eles explicaram lá isso na tesouraria.

                            É que se não estás tramado, porque vai entrar o periodo de matriculas e depois é horas a fio.

                            E sim é uma vergonha completa e uma falta de cabimento total, não só porque enviam cartas para quem não deve nada, como enviam para quem realmente deve mas sem NIB, como há anos atrás informaram mal as pessoas.

                            Pelo que percebo da lei só prescreve ao fim de 8 anos, mas já ouvi lá tanta coisa que não sei.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                              Antes de Bolonha muitos dos semestre de mecÂnica tinham 7 cadeiras, ora 7 cadeiras do último semestre do 1º ciclo + 4 em atraso.
                              Só é possível se tiveres bons colegas e apontamentos para que consigas acabar todos os trabalhos práticos com boa qualidade.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por LeonHeart Ver Post
                                Ainda vou fazer um exame agora em Setembro na época especial. Se passar ficam-me a faltar 4 cadeiras.

                                Acho que devo conseguir safar-me no próximo semestre.
                                tens estatuto especial, então?

                                Comentário


                                  Nos últimos anos tenho estado inscrito a 8 cadeiras por semestre(máximo permitido) e o máximo que consegui fazer foram 7 cadeiras num semestre.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ElGamal Ver Post
                                    tens estatuto especial, então?
                                    Sim. Trabalhador-estudante.

                                    Comentário


                                      Escape, mas estás com pena das 2 pessoas que se matam a trabalhar?! Estão lá sem receber? Pudera o ISEL dar emprego a mais pessoas... Estou cá com uma pena dessas 2 pessoas que nem imaginas.

                                      Eu fico com pena sim é de quem tem de se dirigir ao ISEL para ter de pagar isso.

                                      E acho bizarro e ao mesmo tempo engraçado (sou portadora de um humor muito rebelde) essas situações ocorrerem porque estas faculdades parecem ABUTRES, só se lembrar de ir caçar quando já está podre. É tudo ridículo: informam mal as pessoas, inventam alegadamente dívidas e vão buscar dívidas há mais de 10 anos. Andam mesmo à rasca de dinheiro e mostra mesmo que essas faculdades têm uma gestão fraquinha

                                      As dívidas devem ser regularizadas de imediato, não é só quando nem têm dinheiro para pagar a água que sai dos autoclismos. A possibilidade de alguns milhares de euros poderem prescrever porque não há ninguém a mexer cordelinhos antecipadamente para saber se está tudo regularizado é parvo. Nas finanças isso não acontece...

                                      Comentário


                                        E nao contei a história toda, este inverno decidi tirar a licenciatura no ISEL, concorri fui aceite e num semestre fiz as 6 cadeiras que era necessário para ter a equivalência da licenciatura, paguei as propinas certinhas e nunca ninguém se referiu que eu tinha uma divida por pagar! Que grande organização! 6 meses depois recebo uma carta a dizer que tenho uma divida de 11 anos, sem especificar se tem juros ou nao e com, e isto é que me irrita, com uma ameaça de penhora, pelo que vi na net há quem diga que prescreve ao fim de 5 anos mas pelos vistos ao fim de 8 é de certeza, no meu caso refere-se a 2002/2003 ou seja há 11 anos atras e eu tenho a certeza que nao fiquei a dever nada, mas como provo isso? Nao guardo recibos por mais de 5 anos...eu acabei o curso parai aí em 98 mas enquanto as propinas eram baratas mantive-me inscrito na licenciatura apesar de nao conseguir assistir a aulas e só fiz uma cadeira, mas quando passaram a ser caras deixei-me de inscrever, mas tenho a certeza que paguei tudo certinho, até porque dava-me jeito para por no IRS.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                          Escape, mas estás com pena das 2 pessoas que se matam a trabalhar?! Estão lá sem receber? Pudera o ISEL dar emprego a mais pessoas... Estou cá com uma pena dessas 2 pessoas que nem imaginas.

                                          Eu fico com pena sim é de quem tem de se dirigir ao ISEL para ter de pagar isso.

                                          E acho bizarro e ao mesmo tempo engraçado (sou portadora de um humor muito rebelde) essas situações ocorrerem porque estas faculdades parecem ABUTRES, só se lembrar de ir caçar quando já está podre. É tudo ridículo: informam mal as pessoas, inventam alegadamente dívidas e vão buscar dívidas há mais de 10 anos. Andam mesmo à rasca de dinheiro e mostra mesmo que essas faculdades têm uma gestão fraquinha

                                          As dívidas devem ser regularizadas de imediato, não é só quando nem têm dinheiro para pagar a água que sai dos autoclismos. A possibilidade de alguns milhares de euros poderem prescrever porque não há ninguém a mexer cordelinhos antecipadamente para saber se está tudo regularizado é parvo. Nas finanças isso não acontece...
                                          Exactamente.

                                          E por acaso até me arrepiei quando entrei no ISEL a semana passada.....está igualzinho aquilo que era há 6 anos atrás , altura em que me inscrevi....os edificios iguais, tudo igual, aparentemente sem nenhum pingo de renovação...e agora com os cortes no orçamento para o ensino superior, toca de ir tentar sacar dinheiro.

                                          Quanto aos funcionários não é ter pena mas sim compreender que eles estão a fazer muitas horas extra por causa desta palhaçada, e terem de aturar pessoas que embora tendo razão, estão a reclamar com aqueles 2 que nenhuma culpa têm.

                                          Quem manda, não está a aturar as pessoas furiosas. O que é pena.

                                          Comentário


                                            Os edifícios no ISEL e circundantes são sombrios, acho que nem com obras aquilo fica bonito. Chamo ao ISEL, carinhosamente, de Chernobyl.

                                            PS: Eu também faço horas extras e não me posso queixar. Já é muito bom ter emprego, as pessoas não estão mesmo habituadas a trabalhar. Na tesouraria, em certas alturas do semestre, não está lá ninguém para ser atendido. O mesmo acontece na secretaria...

                                            Eu sei que é mais fácil estar sentadinho a fazer nestum com mel.
                                            Editado pela última vez por NaoInteressa; 01 September 2013, 19:31.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                              Os edifícios no ISEL e circundantes são sombrios, acho que nem com obras aquilo fica bonito. Chamo ao ISEL, carinhosamente, de Chernobyl.

                                              PS: Eu também faço horas extras e não me posso queixar. Já é muito bom ter emprego, as pessoas não estão mesmo habituadas a trabalhar. Na tesouraria, em certas alturas do semestre, não está lá ninguém para ser atendido. O mesmo acontece na secretaria...

                                              Eu sei que é mais fácil estar sentadinho a fazer nestum com mel.
                                              Eu tambem já fiz muitas horas extras sem ser pago, no outro emprego.

                                              Mas sou completamente contra isso pois acho que se se faz horas extras, tem de se pagar. É como na bomba da gasolina, quanto mais gasolina metes, mais pagas.

                                              Agora claro que não estou a referir aos que 1 vês por mês há um dia em que fazem mais 20 min, ou até mais, mas em contrapartida quando precisam de faltar têm total abertura.

                                              E sim aquilo é sombrio de facto Especialmente nos invernos de manhã, aulas às 8h00....e muito pouco movimento...um aluno aqui ou ali.....e encostados à parede à espera que chegue o Eng para dar aulas....parece que está tudo num velório, mas às 7 e 40 da manhã

                                              Como eu era de fortes e tinha aulas no pavilhao de mecânica/Quimica, por vezes lá passava uma miuda gira de química e fazia tipo efeito girassol para os que quase estavam a dormir, antes das 8 da madrugada

                                              O problema foi depois no 2º semestre a ter aulas do 1º semestre às quais chumbei, e a sala era nesse pavilhao mas cá em baixo no piso -1 , que tem uma portinhola que dá para a estrada que está à nossa direita logo quando se entra pela entrada principal.

                                              Parecia uma catacumba
                                              Editado pela última vez por EscapeLivre; 01 September 2013, 20:03.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                E nao contei a história toda, este inverno decidi tirar a licenciatura no ISEL, concorri fui aceite e num semestre fiz as 6 cadeiras que era necessário para ter a equivalência da licenciatura, paguei as propinas certinhas e nunca ninguém se referiu que eu tinha uma divida por pagar! Que grande organização! 6 meses depois recebo uma carta a dizer que tenho uma divida de 11 anos, sem especificar se tem juros ou nao e com, e isto é que me irrita, com uma ameaça de penhora, pelo que vi na net há quem diga que prescreve ao fim de 5 anos mas pelos vistos ao fim de 8 é de certeza, no meu caso refere-se a 2002/2003 ou seja há 11 anos atras e eu tenho a certeza que nao fiquei a dever nada, mas como provo isso? Nao guardo recibos por mais de 5 anos...eu acabei o curso parai aí em 98 mas enquanto as propinas eram baratas mantive-me inscrito na licenciatura apesar de nao conseguir assistir a aulas e só fiz uma cadeira, mas quando passaram a ser caras deixei-me de inscrever, mas tenho a certeza que paguei tudo certinho, até porque dava-me jeito para por no IRS.
                                                E enviar email para o endereço q estava na carta? Já fizeste?
                                                Ou é mais fácil expor o assunto aqui?

                                                Muito gosta o pessoal de reclamar nos sítios errados!!!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Eu tambem já fiz muitas horas extras sem ser pago, no outro emprego.

                                                  Mas sou completamente contra isso pois acho que se se faz horas extras, tem de se pagar. É como na bomba da gasolina, quanto mais gasolina metes, mais pagas.

                                                  Agora claro que não estou a referir aos que 1 vês por mês há um dia em que fazem mais 20 min, ou até mais, mas em contrapartida quando precisam de faltar têm total abertura.

                                                  E sim aquilo é sombrio de facto Especialmente nos invernos de manhã, aulas às 8h00....e muito pouco movimento...um aluno aqui ou ali.....e encostados à parede à espera que chegue o Eng para dar aulas....parece que está tudo num velório, mas às 7 e 40 da manhã

                                                  Como eu era de fortes e tinha aulas no pavilhao de mecânica/Quimica, por vezes lá passava uma miuda gira de química e fazia tipo efeito girassol para os que quase estavam a dormir, antes das 8 da madrugada

                                                  O problema foi depois no 2º semestre a ter aulas do 1º semestre às quais chumbei, e a sala era nesse pavilhao mas cá em baixo no piso -1 , que tem uma portinhola que dá para a estrada que está à nossa direita logo quando se entra pela entrada principal.

                                                  Parecia uma catacumba
                                                  Eu passo sempre por essa sala, prefiro sempre subir essas escadas do que a escadaria da entrada principal. Quando passo lá está sempre tudo a dormir ou com um ar que estão a apanhar altas secas. E de facto a sala é muito feia. Fico feliz por saber que o meu curso não costuma ter lá aulas.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                    E enviar email para o endereço q estava na carta? Já fizeste?
                                                    Ou é mais fácil expor o assunto aqui?

                                                    Muito gosta o pessoal de reclamar nos sítios errados!!!
                                                    Elá... Lápis azul, a esta hora, neste fórum?!

                                                    Sendo mais fácil ou não, a mim parece-me óbvio que ele tem de reclamar no devido sítio, até porque entretanto amanhã já entra o primeiro dia útil de Setembro e o "ISEL" vai penhorar-lhe a casa porque tem uma dívida de 170 euros do tempo do Sebastião para pagar (a sério, depois não querem que ache isto funny?!).

                                                    Sinceramente eu gosto de saber estas coisas, ainda bem que há pessoas que acham que é mais fácil expor estas situações aqui. Vou passar a confiar nas senhoras da secretaria como confio no meu cão quando ele me promete que não vai comer a comida dos gatos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                      E enviar email para o endereço q estava na carta? Já fizeste?
                                                      Ou é mais fácil expor o assunto aqui?

                                                      Muito gosta o pessoal de reclamar nos sítios errados!!!
                                                      Minha amiga, estou fora de Portugal e fui aconselhado por quem percebe de leis a nao enviar nada de forma "oficial", por isso daqui a 15 dias quando for a Portugal vou tratar deste assunto e graças a Deus nao preciso de ninguém que me ensine a reclamar, eu até estou á espera que demorem outros onze anos a fazerem a penhora...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                        Elá... Lápis azul, a esta hora, neste fórum?!

                                                        Sendo mais fácil ou não, a mim parece-me óbvio que ele tem de reclamar no devido sítio, até porque entretanto amanhã já entra o primeiro dia útil de Setembro e o "ISEL" vai penhorar-lhe a casa porque tem uma dívida de 170 euros do tempo do Sebastião para pagar (a sério, depois não querem que ache isto funny?!).

                                                        Sinceramente eu gosto de saber estas coisas, ainda bem que há pessoas que acham que é mais fácil expor estas situações aqui. Vou passar a confiar nas senhoras da secretaria como confio no meu cão quando ele me promete que não vai comer a comida dos gatos.
                                                        Se nao se passa-se comigo até acharia uma certa piada ao ridículo desta situação e só para que se note, eu nao tenho nenhuma divida com o ISEL, disso tenho eu 99,9% de certeza, pois nunca deixei nada por pagar, provar isso é que deve ser mais difícil porque nao guardo papeis por mais de 5 anos, mas secalhar tenho que mudar isso.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                          E enviar email para o endereço q estava na carta? Já fizeste?
                                                          Ou é mais fácil expor o assunto aqui?

                                                          Muito gosta o pessoal de reclamar nos sítios errados!!!
                                                          E que tal a tesouraria responder ?

                                                          Eu compreendo que eles tenham pouco pessoal, mas as pessoas têm um aviso de penhora ! Ah, e não atendem os telefones...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                            Elá... Lápis azul, a esta hora, neste fórum?!

                                                            Sendo mais fácil ou não, a mim parece-me óbvio que ele tem de reclamar no devido sítio, até porque entretanto amanhã já entra o primeiro dia útil de Setembro e o "ISEL" vai penhorar-lhe a casa porque tem uma dívida de 170 euros do tempo do Sebastião para pagar (a sério, depois não querem que ache isto funny?!).

                                                            Sinceramente eu gosto de saber estas coisas, ainda bem que há pessoas que acham que é mais fácil expor estas situações aqui. Vou passar a confiar nas senhoras da secretaria como confio no meu cão quando ele me promete que não vai comer a comida dos gatos.
                                                            E para ter mais uma ideia do ridículo da situação : estava lá um aluno, já mobília do ISEL, que está actualmente inscrito e a frequentar aulas, que recebeu também uma carta, para pagar 17 euros !!!!!

                                                            E veja-se...ele está lá inscrito.....a sério isto só mesmo para rir

                                                            Outra anedota completa é o facto de retirarem a tolerância de 3 senhas.....basta um descuido e pronto vai para o fim da fila.

                                                            Ah e acho que alargaram o prazo até dia 6.

                                                            Foi-me aconselhado pelos próprios serviços, que caso uma informação fornecida pelos mesmos seja algo de duvidar, que se traga uma folha com a assinatura do funcionário com essa mesma informação.
                                                            Editado pela última vez por EscapeLivre; 02 September 2013, 22:08.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              E para ter mais uma ideia do ridículo da situação : estava lá um aluno, já mobília do ISEL, que está actualmente inscrito e a frequentar aulas, que recebeu também uma carta, para pagar 17 euros !!!!!

                                                              E veja-se...ele está lá inscrito.....a sério isto só mesmo para rir

                                                              Outra anedota completa é o facto de retirarem a tolerância de 3 senhas.....basta um descuido e pronto vai para o fim da fila.

                                                              Ah e acho que alargaram o prazo até dia 6.

                                                              Foi-me aconselhado pelos próprios serviços, que caso uma informação fornecida pelos mesmos seja algo de duvidar, que se traga uma folha com a assinatura do funcionário com essa mesma informação.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X