Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Repartição de Finanças de Sacavém Assaltada - post 170 - Crime Violento - O tópico -

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Já foi o tempo que os seguranças destes transportes tinha licença de uso e porte de arma.

    Agora, têm indicações expressas para não resistir... como aliás os bancários.

    Isto de se armar em Herói na maioria dos casos dá chatice...!!!

    Até a própria policia actua dentro de certos procedimentos. Um Policia dar um tiro dá direito a preenchimento de "muita papelada".

    Mais vale um homem vivo ao final do dia a chegar a casa. Do que um herói morto...!!!

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por capitão iglo Ver Post
      Se albarroasse e mandasse um assaltante, ups, um jovem carenciado e socialmente marginalizado, para debaixo da terra, era condenado por homicídio e ainda tinha que pagar indemnização à família.

      Não deve ser muito fácil também, andar a fazer manobras rápidas com um bicho de 4.5 toneladas.

      Isto cheira-me a eta.
      Pensei nisso ou máfias de leste, com conhecimentos e "pessoal" referenciado com treino militar.

      Comentário


        #63
        Concordo que eles não ganham para andarem a fazer de heróis.

        O porquê da carrinha blindada... Primeiro porque já dificulta qualquer coisa (não é qualquer bandido que domina explosivos) e depois porque protege os ocupantes.

        Alguém sabe se estes valores estão segurados?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
          Li e ouvi os relatos noticiosos deste assalto e, cilindradas à parte, há uma coisa que eu verdadeiramente não percebo: presumindo que a carrinha da Prosegur era blindada (o que significa que levava mais de 10.000 euros) não compreendo porquê é que o condutor da Prosegur simplesmente não abalroa os tais carros de alta cilindrada.
          É que sinceramente, se é verdade o que ouvi de que a carrinha foi imobilizada com simples tiros nos pneus() e com o cerco de 3 viaturas ligeiras acho um desperdício de dinheiro investir nestas viaturas, se não tiram partido das suas características blindadas.
          Uma carrinha destas deverá resistir a tiros (protegendo os seus ocupantes) e deverá estar preparada para albaroar viaturas...
          Tudo depende, claro, do sangue frio dos seguranças e pelo que parece, estavam os dois escondidos numa moita borradinhos de medo, o que até se compreende atenta a violência do assalto.
          É o que tenho vindo a dizer,mas a maioria diz que uma carrinha destas blindada não se safa contra carros, porque isto e porque aquilo, e que os condutores podia magoar-se!
          Opah, se não se safa acabem com elas.
          Mas eu continuo a achar que eu for a guiar 4,5T de ferro bruto e embater num carro ligeiro, pouca diferença fará na carrinha.
          Alias, elas têm um desenho que demonstra estarem aptas a albarroar, aquele nariz em cunha é evidente!
          Mais, acho muito mais perigoso, e os factos demonstram isso, estar a parar e deixar-se a sorte! Os de hoje têm ferimentos ligeiros, os outros ficaram inconscientes!Isto porque estão muito mais expostos.
          Ah, outra questão... durante o assalto nenhum carro passou!?As camaras da brisa nada registaram?!!!

          Comentário


            #65
            Essas carrinhas da prosegur são frageis nada podem fazer nem armas nem licenças tem,,,Os valores tem de ser transportados assim:

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Essas carrinhas da prosegur são frageis nada podem fazer nem armas nem licenças tem,,,Os valores tem de ser transportados assim:


              Tem os pneus muito expostos!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por RuiS Ver Post
                Já foi o tempo que os seguranças destes transportes tinha licença de uso e porte de arma.

                Agora, têm indicações expressas para não resistir... como aliás os bancários.

                Isto de se armar em Herói na maioria dos casos dá chatice...!!!

                Até a própria policia actua dentro de certos procedimentos. Um Policia dar um tiro dá direito a preenchimento de "muita papelada".

                Mais vale um homem vivo ao final do dia a chegar a casa. Do que um herói morto...!!!

                Não é fazer-se de herói.
                Digo-te sinceramente, eu tinha mais medo parar a carrinha e ficar ali a espera de tudo, do que tentar escapar.
                Imagina que as bombas eram de tal ordem potentes que explodiam a carrinha por completo....lá se iam os pais de familia!
                Os outros foi até ficarem inconscientes. Não foi por pararem a carrinha que se safaram!!!

                Comentário


                  #68
                  As vossas explicações são válidas, mas, bolas, continua a fazer-me impressão.
                  Eu não digo que isto deva virar um farwest (não virou já?) do género: seguranças armados e aos tiros, mas transportar dinheiro exige uma qualificação especial.
                  Eu percebo que tudo se resolve com o mundo das seguradoras, daí que há instruções para não reagir, mas sendo assim, estas carrinhas, mesmo blindadas, são um alvo fácil, pelos vistos.
                  Mas ok, já percebi, a blindagem destas carrinhas e as instruções dos seguranças servem apenas para proteger o dinheiro de larápios amadores...

                  Possivelmente, terão que rever este conceito...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                    Tem os pneus muito expostos!
                    mas nao se rebentam facilmente

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                      Tem os pneus muito expostos!
                      Sim .... e !?

                      Pensas que não suportam projecteis de calibre .50 ?

                      Comentário


                        #71
                        Concordo com o Alfa e o Zico...

                        Se não fazem uso das mesmas, usem chassis-cabine normais, com caixa tapada. Pronto... assim não há heróis, abalrroamentos, etc, mas também não gastam uma pipa de massa nas carrinhas em questão (imagino os custos de transformação... deve ser para cima dos 10.000€ na boa!)


                        Sou-vos muito sincero, do que eu me conheço a mim mesmo, simplesmente só pararia a viatura quando ela não respondesse mais. Mais, quem guia essas carrinhas devia ter formação de fuga e evasão de situações deste género, condução "agressiva" em caso de tentivas deste género, rotas alternativas, licença e porte de arma, seguro de vida (lol), etc, etc.

                        Ah e nunca deviam deixar uma coisa destas circular a estas horas da manhã sozinha... sempre com 2 viaturas ligeiras (blindadas, porque não?) a proteger as mesmas, por ex, ou mesmo protecção policial (temos assim tão poucos recursos? Ou estão mal aproveitados?)

                        Ou se fazem as coisas como deve ser, ou então é tudo para a fantochada e para apresentar despesas ao estado! Comprem Opel Corsa 1.3 cdti 75cv van e tá a andar. Se aparecer alguém é só dizer: "Faça favor, a traseira da viatura já se encontra destrancada"

                        Tenho dito...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                          É o que tenho vindo a dizer,mas a maioria diz que uma carrinha destas blindada não se safa contra carros, porque isto e porque aquilo, e que os condutores podia magoar-se!
                          Opah, se não se safa acabem com elas.
                          Mas eu continuo a achar que eu for a guiar 4,5T de ferro bruto e embater num carro ligeiro, pouca diferença fará na carrinha.
                          Alias, elas têm um desenho que demonstra estarem aptas a albarroar, aquele nariz em cunha é evidente!
                          Mais, acho muito mais perigoso, e os factos demonstram isso, estar a parar e deixar-se a sorte! Os de hoje têm ferimentos ligeiros, os outros ficaram inconscientes!Isto porque estão muito mais expostos.
                          Ah, outra questão... durante o assalto nenhum carro passou!?As camaras da brisa nada registaram?!!!
                          Concordo e acrescento o seguinte: numa situação destas, tal como na do sequestro do BES de Campolide, podem, legitimamente, lesar-se outros bens jurídicos, o que inclui o abalroamento e eventual disparo de arma.
                          São figuras jurídicas que, à semelhança da legítima defesa, afastam a ilicitude do facto ou a culpa (o abalroamento e eventual ferimento ou morte dos assaltantes) e chama-se direito de necessidade e estado de necessidade desculpante.

                          in Código Penal

                          Artigo 34.º
                          Direito de necessidade
                          Não é ilícito o facto praticado como meio adequado para afastar um perigo actual que ameace interesses juridicamente protegidos do agente ou de terceiro, quando se verificarem os seguintes requisitos:
                          a) Não ter sido voluntariamente criada pelo agente a situação de perigo, salvo tratando-se de proteger o interesse de terceiro;
                          b) Haver sensível superioridade do interesse a salvaguardar relativamente ao interesse sacrificado; e
                          c) Ser razoável impor ao lesado o sacrifício do seu interesse em atenção à natureza ou ao valor do interesse ameaçado.




                          Artigo 35.º
                          Estado de necessidade desculpante
                          1 - Age sem culpa quem praticar um facto ilícito adequado a afastar um perigo actual, e não removível de outro modo, que ameace a vida, a integridade física, a honra ou a liberdade do agente ou de terceiro, quando não for razoável exigir-lhe, segundo as circunstâncias do caso, comportamento diferente.
                          2 - Se o perigo ameaçar interesses jurídicos diferentes dos referidos no número anterior, e se verificarem os restantes pressupostos ali mencionados, pode a pena ser especialmente atenuada ou, excepcionalmente, o agente ser dispensado de pena.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
                            Concordo com o Alfa e o Zico...
                            Ziiiiiiiiiiiiiiiizzzzzzzzzzo

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                              Ziiiiiiiiiiiiiiiizzzzzzzzzzo
                              Sorry... fui perguiçoso de ir atrás confirmar o nick!

                              Comentário


                                #75
                                Aquela hora na AE e naquela zona devem-se passar longos minutos ate passar um carro..

                                E quem nao garante que nao houve manobra de diversão mais atrás para empatar o transito? ?

                                Ou acham que estas coisas é so nos filmes?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                  Aquela hora na AE e naquela zona devem-se passar longos minutos ate passar um carro..

                                  E quem nao garante que nao houve manobra de diversão mais atrás para empatar o transito? ?

                                  Ou acham que estas coisas é so nos filmes?
                                  A haver alguma registo de acidente uns km's atrás até podia ser de suspeitar, se não não estou a ver outra forma de "suspender" o trânsito...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Mesmo com um carro bem preparado o abalrroamento pode sempre correr mal nao se esqueçam, nao é uma ciencia exacta e existe muita coisa que pode correr mal...mas alem se se notar que esta tudo muito bem elaborado, lá isso esta. E penso que vamos assistir cada vez mais a assaltos bem pensados e bem excutados e nao temos policias preparados para isto.
                                    Mesmo correndo o risco de alguem me entrepretar mal... acho "interessante" este tipo assaltos em que as coisas sao feitas ao promenor... por vezes dou por mim a "torcer" pelo ladrao... como é agora o caso .

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nemo Ver Post
                                      A haver alguma registo de acidente uns km's atrás até podia ser de suspeitar, se não não estou a ver outra forma de "suspender" o trânsito...
                                      Nao sei em que local exacto isso se deu, mas como digo e se bem me lembro entre as duas saidas sao uns 30 kms... conseguir empatar transito uns 5 minutos ou mais a uns 10 kms atrás nao é dificil, duas furgonetas lado a lado fazem isso na boa a 80 à hora..

                                      É que ali sao so duas faixas

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por RuiS Ver Post
                                        Já foi o tempo que os seguranças destes transportes tinha licença de uso e porte de arma.

                                        Agora, têm indicações expressas para não resistir... como aliás os bancários.

                                        Isto de se armar em Herói na maioria dos casos dá chatice...!!!

                                        Até a própria policia actua dentro de certos procedimentos. Um Policia dar um tiro dá direito a preenchimento de "muita papelada".

                                        Mais vale um homem vivo ao final do dia a chegar a casa. Do que um herói morto...!!!
                                        Como isto está os heróis acabam no cemitério, na prisão ou no desemprego.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                          Como isto está os heróis acabam no cemitério, na prisão ou no desemprego.
                                          Não se trata de haver herois..eu no caso do segurança fazia o mesmo.

                                          No entanto este tipo de assaltantes armados inteligentes no universo do crime neste caso roubo com armas e explosivos e bastante tacticos só se pode combater com uma força especial igualmente bem preparada e bem armada e é para atirar a matar porque eles estão armados.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Não se trata de haver herois..eu no caso do segurança fazia o mesmo.

                                            No entanto este tipo de assaltantes armados inteligentes no universo do crime neste caso roubo com armas e explosivos e bastante tacticos só se pode combater com uma força especial igualmente bem preparada e bem armada e é para atirar a matar porque eles estão armados.

                                            Depois levas com as notícias da TVI (notícias e TVI na mesma frase deve ser erro ) com a família a chorar porque, pô, era um minino bem comportado, que sempre respeitô todo o mundo... Vocês aí resolvem tudo cô tiro, gente. Não é assim que se faiz não!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Imaginem ...

                                              Que o condutor da viatura blindada não para, abalroa as viaturas, perde o controlo e capota.

                                              Embate nas viaturas e rebenta a direcção.

                                              Como iriam ficar os ocupantes da viatura blindada e como reagiriam os assaltantes ?

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                ...só se pode combater com uma força especial igualmente bem preparada e bem armada e é para atirar a matar porque eles estão armados.
                                                Até estou admirado contigo, nephilim.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Iuri Ver Post
                                                  Concordo e acrescento o seguinte: numa situação destas, tal como na do sequestro do BES de Campolide, podem, legitimamente, lesar-se outros bens jurídicos, o que inclui o abalroamento e eventual disparo de arma.
                                                  São figuras jurídicas que, à semelhança da legítima defesa, afastam a ilicitude do facto ou a culpa (o abalroamento e eventual ferimento ou morte dos assaltantes) e chama-se direito de necessidade e estado de necessidade desculpante.

                                                  in Código Penal

                                                  Artigo 34.º
                                                  Direito de necessidade
                                                  Não é ilícito o facto praticado como meio adequado para afastar um perigo actual que ameace interesses juridicamente protegidos do agente ou de terceiro, quando se verificarem os seguintes requisitos:
                                                  a) Não ter sido voluntariamente criada pelo agente a situação de perigo, salvo tratando-se de proteger o interesse de terceiro;
                                                  b) Haver sensível superioridade do interesse a salvaguardar relativamente ao interesse sacrificado; e
                                                  c) Ser razoável impor ao lesado o sacrifício do seu interesse em atenção à natureza ou ao valor do interesse ameaçado.


                                                  Artigo 35.º
                                                  Estado de necessidade desculpante
                                                  1 - Age sem culpa quem praticar um facto ilícito adequado a afastar um perigo actual, e não removível de outro modo, que ameace a vida, a integridade física, a honra ou a liberdade do agente ou de terceiro, quando não for razoável exigir-lhe, segundo as circunstâncias do caso, comportamento diferente.
                                                  2 - Se o perigo ameaçar interesses jurídicos diferentes dos referidos no número anterior, e se verificarem os restantes pressupostos ali mencionados, pode a pena ser especialmente atenuada ou, excepcionalmente, o agente ser dispensado de pena.
                                                  Depois tens o problema do valor do interesse juridico, e não há superior que a vida. (tendo em conta assalto Vs vida dos assaltantes, com refens já é diferente que o bem é o mesmo).

                                                  O uso de carros blindados, destes ou das carrinhas "normais" mas blindados ou mais protegidos, é no sentido de evitar a pequena marginalidade e o pequenos furtos, ou seja, qq badameco tentasse o assalto. No final de contas metem respeito e não é um tiro que a pára.

                                                  Geralmente os seguranças não usam armas e não devem reagir ou resistir, devem sim, tentar reter o máximo de elementos que permitam a identificação e captura (segundo informação de um que já fez este serviço e outros)

                                                  Passar por cima dos carros poderia conduzir sim, a ferimentos graves nos próprios seguranças e, acho eu, que ninguem sabe como foram obrigados a parar...

                                                  Mas pronto, tal como com os GOE, já aí estão especialistas na matéria

                                                  Era bom termos seguranças (com a grande formação que têm) armados em Cowboys, com armas... eu até acrescento que se devia dar armas aos porteiros das discotecas

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    No entanto este tipo de assaltantes armados inteligentes no universo do crime neste caso roubo com armas e explosivos e bastante tacticos só se pode combater com uma força especial igualmente bem preparada e bem armada e é para atirar a matar porque eles estão armados.
                                                    Mas isso não são os seguranças...
                                                    De resto de acordo.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Vi agora a reportagem e os assaltantes prepararam o assalto ao milimetro:

                                                      - no local do assalto não há câmaras
                                                      - no local existe uma cancela que dá acesso a uma estrada externa, por onde os assaltantes fugiram... (fantástico, pois dava acesso a uma estrada local...)
                                                      - a hora tardia havia pouco movimento...
                                                      -o uso de explosivos para rebentar com a porta

                                                      É óbvio que não pactuo com estas situações, mas há que dar mérito aos assaltantes pelo planeamento e demérito à prosegur por transportar o dinheiro aquela hora da noite e à Brisa pela existência de um acesso à AE sem qualquer tipo de vigia...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Está na altura de termos um CPP ainda mais "flexível" do que o que resultou da última alteração...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                          Está na altura de termos um CPP ainda mais "flexível" do que o que resultou da última alteração...
                                                          Para? Primeiro tens que apanhar estes individuos, depois então, é que a lei pode actuar...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            em todas as Ae existem acessos a estradas locais.

                                                            servem para desviar o transito em casos de emmergencia e, principalmente para as viaturas de socorro podem sair da AE.



                                                            o que me causa estranheza, é os tipos saberem que aquela precisa hora a carrinha passava.e que e mesma tinha valores.


                                                            so assim era possivel planear algo com este pormenor.


                                                            cumprimentos

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                              Para? Primeiro tens que apanhar estes individuos, depois então, é que a lei pode actuar...
                                                              Sim, mas as "ferramentas" "para" são principalmente as do CPP, onde contas prazos, inversão do segredo de justiça, formalismos de recolha de prova técnica, condicionantes para a prisão preventiva, formalismos das escutas, admissibilidade das buscas domiciliárias, etc....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X