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    Originalmente Colocado por Noé Ver Post
    Geralmente é das primeiras cadeiras... Foi feita ao fim de várias tentativas, e à rasquinha, não ?

    A única maneira que a probabilidade de ter um acidente diminuir é se:
    - fecharem
    - operarem os mesmos voos menos o que os que este avião fazia (assim já nao estamos num avião prestes a cair)
    - outros casos engraçados


    MAS

    São acontecimentos independentes, e em condições normais a probabilidade de ter o acidente seria rigorosamente a mesma.

    se lançares uma moeda 3 vezes ao ar e se der sempre caras (e a moeda nao for viciada), a probabilidade de sair caras na vez seguinte é 1/2 ( e não 1/16 como a tua lógica de raciocionio te levaria).

    Exacto, até porque comparar uma empresa com uma moeda tem tudo a haver.

    Diz cá uma coisa, acreditas que a Spainair vai continuar a operar de modo igual a anterior ao acidente?

    Comentário


      Eu sendo engenheiro e perguntando ao piloto captainpato com a sua experiência se é plausivel o próximo cenário:

      Um avião a descolar (perto do solo) se 1 motor explodir (não falo de 1 incêndio...fumo...é mesmo explosão brutal) e o avião ficar descompensado, é possivel que:

      o aviao ao compensar falhe e toca com a asa, com o motor bom, no chão levando a 1 catástrofe total?

      Ou seja o avião perde 1 motor e oscila na horizontal e o aviao ao tentar compensar ainda piora a situação na situação de descolar?

      Comentário


        Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
        Exacto, até porque comparar uma empresa com uma moeda tem tudo a haver.

        Diz cá uma coisa, acreditas que a Spainair vai continuar a operar de modo igual a anterior ao acidente?
        Meus caros, os eventos de atirar uma moeda ao ar são independentes... isto apenas no caso de o sistema de atirar a moeda não estar viciado.

        Dizerem que o caso do avião cair é independente de outras variáveis não faz qualquer sentido. É mais do que dependente.

        A probabilidade de um avião cair é directamente dependente da correcção e rigor com que é feito a manutenção de esse avião.

        Se uma companhia tiver sempre a fazer cair aviões, é mais provavel que o proximo avião a cair seja dessa companhia do que doutra que tem uma frota do mesmo tamanho onde nunca caiu um avião.


        O TizedasCoives tem razão numa coisa, pelo facto daqui para a frente a Spainair poder vir a ser mais atenta/rigorosa com as manutenções, pode reduzir a probabilidade de um avião seu cair. Por estas e por outras, estes eventos não são independentes. O ocorrer de um resultado, afecta o resultado seguinte, ao contrário do atirar ao ar de uma moeda!

        Ai, essas cadeiras de estatistica da faculdade (no meu tempo isto aprendia-se no 10º ano do secundário)...

        Comentário


          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Eu sendo engenheiro e perguntando ao piloto captainpato com a sua experiência se é plausivel o próximo cenário:

          Um avião a descolar (perto do solo) se 1 motor explodir (não falo de 1 incêndio...fumo...é mesmo explosão brutal) e o avião ficar descompensado, é possivel que:

          o aviao ao compensar falhe e toca com a asa, com o motor bom, no chão levando a 1 catástrofe total?

          Ou seja o avião perde 1 motor e oscila na horizontal e o aviao ao tentar compensar ainda piora a situação na situação de descolar?
          Não sendo eu especialista (longe disso), no caso do MD-8x o "descompensar" ao falhar um motor (mesmo com a dita explosão) seria muito menos "violento" do que numa outra aeronave que tenha os motores montados nas asas: no MD-8x os motores estão montados junto à fuselagem, o que faz com que a assimetria de thrust seja relativamente pequena.
          Assim, sendo a assimetria de thrust pequena, nunca haveria um "descompensar" violento com a falha de um motor: talvez um pouco de yaw -"torção" lateral da aeronave- mas nada que os pilotos não tivessem treinado vezes sem conta no simulador.

          Já agora, há a informação de que o motor NÃO explodiu/incendiou no ar ... e para confundir ainda mais a malta, um dos motores estava com o reverse activo (os destroços mostram claramente as clamshells deployed... Falta saber se foi já no chão ou se terá sido no momento da descolagem (lembro o acidente com o Fokker da TAM há uns anos atrás, causado por um reverse que foi deployed no momento da descolagem, com consequências também trágicas...).

          Mais ainda, há marcas do trem de aterragem FORA da pista, o que leva a crer que se a aeronave chegou a levantar voo foi por poucos metros, dado que depois de voltar ao chão o trem de aterragem não colapsou ...

          Há muitas dúvidas que só serão respondidas com o relatório oficial ...

          "V"

          Comentário


            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
            Eu sendo engenheiro e perguntando ao piloto captainpato com a sua experiência se é plausivel o próximo cenário:

            Um avião a descolar (perto do solo) se 1 motor explodir (não falo de 1 incêndio...fumo...é mesmo explosão brutal) e o avião ficar descompensado, é possivel que:

            o aviao ao compensar falhe e toca com a asa, com o motor bom, no chão levando a 1 catástrofe total?

            Ou seja o avião perde 1 motor e oscila na horizontal e o aviao ao tentar compensar ainda piora a situação na situação de descolar?
            Na minha modesta opinião, sim é possível! O problema de analisar um acidente de avião é que é possível que um milhão de conjugações aconteçam o que torna sempre a conclusão da análise de todos dados numa autêntica dor de cabeça para quem analisa os mesmos.
            Acreditem que deste acidente muitos e muitos dados novos irão surgir com decorrer do tempo e provavelmente a verdadeira causa até nada pode ter a haver com aquilo que hoje se fala! São coisas muito complexas com muitos pormenores e muito historial pra ser visto e revisto, quer da parte da máquina quer da parte dos pilotos. Infelizmente cerca de 90% dos acidentes são causados por erros nossos, o que com tanto investimento que é feito por parte das companhias em treino e formação não deixa de ser revoltante.
            Resta aguardar que surjam dados concretos, o que na minha opinião ainda vai levar algum tempo.

            Comentário


              Originalmente Colocado por TiZeDasCoives Ver Post
              Exacto, até porque comparar uma empresa com uma moeda tem tudo a haver.

              Diz cá uma coisa, acreditas que a Spainair vai continuar a operar de modo igual a anterior ao acidente?
              Falei em termos gerais, em que obviamente pode haver um acréscimo de segurança.

              Mas em termos puramente estatisticos (a probabilidade de haver um acidente dado que aconteceu outro é SEMPRE menor) o post estava errado, apenas quiz corrigir este facto )

              Se um aviao da Spanair for abaixo, o aviao que vai descolar imediatamente a seguir (penso que nao vao atrasar todos os voos) tem exactamente a mesma probabilidade de ter um acidente do que tinha antes de acontecer o acidente ao outro avião.

              Comentário


                Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                Meus caros, os eventos de atirar uma moeda ao ar são independentes... isto apenas no caso de o sistema de atirar a moeda não estar viciado.

                Dizerem que o caso do avião cair é independente de outras variáveis não faz qualquer sentido. É mais do que dependente.

                A probabilidade de um avião cair é directamente dependente da correcção e rigor com que é feito a manutenção de esse avião.

                Se uma companhia tiver sempre a fazer cair aviões, é mais provavel que o proximo avião a cair seja dessa companhia do que doutra que tem uma frota do mesmo tamanho onde nunca caiu um avião.


                O TizedasCoives tem razão numa coisa, pelo facto daqui para a frente a Spainair poder vir a ser mais atenta/rigorosa com as manutenções, pode reduzir a probabilidade de um avião seu cair. Por estas e por outras, estes eventos não são independentes. O ocorrer de um resultado, afecta o resultado seguinte, ao contrário do atirar ao ar de uma moeda!

                Ai, essas cadeiras de estatistica da faculdade (no meu tempo isto aprendia-se no 10º ano do secundário)...
                Retoma o caso do meu post anterior:

                Descola um aviao de Madrid, outro de Barcelona 1min mais tarde.

                O aviao que descola de Madrid depenha-se na descolagem.

                O aviao que descola de Barcelona não sabe de nada, e descola na mesma. A probabilidade de ter um acidente alterou-se devido ao despenho do avião que descolou de Madrid ?

                Não, não se altera, nesse ponto são independentes, e era apenas aí que queria fazer uma correcção (pois o post inicial que comentei parecia fazer esse tipo de abordagem).

                Claro que depois deixa de haver independencia desde que sejam tomadas medidas preventivas ou deixar de se voar em certas situações por exemplo.

                Comentário


                  Os meus pais voaram ontem para Palma nessa companhia , o meu pai já não queria entrar no avião, então depois da noticia da aterragem de emergencia, já deve estar a pensar em vir de barco

                  Comentário


                    Ó meus amigos, então agora querem fazer estatística com a queda de aviões? Como é lógico, não se pode aplicar aqui estatística porque os eventos não são independentes. O evento (queda do avião) está directamente relacionado com montes de variáveis, algumas que podem ter sido negligenciadas, tais como uma manutenção deficiente, e outras que até podem ser inevitáveis (tais como condições climatéricas, pássaros, bombas, etc). Dizer que por um avião ter caído, a probabilidade de cair outro logo a seguir é menor, é ridículo. Aliás, se tivesse que fazer alguma observação, diria que a probabilidade (não matemática) aumentava, tendo em conta que já se conhece uma possível deficiência nos aviões da empresa X.

                    Comentário


                      Outro avião despista-se em Quirguistão. O_o

                      http://www.elmundo.es/elmundo/2008/0...219595036.html

                      Que série de tragédias levamos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                        Os meus pais voaram ontem para Palma nessa companhia , o meu pai já não queria entrar no avião, então depois da noticia da aterragem de emergencia, já deve estar a pensar em vir de barco

                        Não querendo assustar digo-te que no lugar do teu pai não entrava no avião

                        Pode ser burrice minha, mas na dúvida preferia não arriscar ;)

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Neutravo Ver Post
                          Outro avião despista-se em Quirguistão. O_o

                          http://www.elmundo.es/elmundo/2008/0...219595036.html

                          Que série de tragédias levamos.



                          Quirguistão? Isso fica onde, perto de Beja?
                          Agora a sério, como é no Quirguistão no máximo vamos ter uma nota de rodapé nos jornais de amanhã.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por fcp2008 Ver Post
                            Quirguistão? Isso fica onde, perto de Beja?
                            Não está bem escrito? Eu pensava que era assim.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Neutravo Ver Post
                              Não está bem escrito? Eu pensava que era assim.

                              Bem escrito deve estar, só não se ouve falar muito nesse sítio

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                "Let's not jump the gun".

                                Até agora as circunstâncias em que se deu o acidente são desconhecidas.
                                Acho que imputar as culpas ao facto da Spanair ser (ou não) uma low cost ou ao facto de a aeronave ser um MadDog é perfeitamente extemporâneo: ninguém ainda tem sequer uma suspeita do que terá causado o acidente. Period.

                                P.S. - Os motores não tem o hábito de "explodir em bolas de fogo".
                                P.S.2 - Desde quando é que uma aeronave "ter a cauda em T" é um "problema" !?
                                P.S.3 - A aeronave em causa era um MD-82 "MadDog", matrícula EC-HFP (pintura da Star Alliance), com o MSN 53148, baptizado "SunBreeze" e que fez o seu primeiro voo em Novembro de 1993 (teria 15 anos). Não era "novo" mas também não é exactamente uma pilha de sucata voadora.


                                "V"

                                Em primeiro lugar, de lamentar a perda de vidas envolvidas neste acidente

                                À pouco mais de 3 semanas viajei num aparelho em tudo semelhante a este. Existe alguma possibilidade, através do número/data de voo saber se o avião em que viajei corresponde ao aparelho que se despenhou objecto deste tópico!?

                                Cump

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por GT_25 Ver Post
                                  Em primeiro lugar, de lamentar a perda de vidas envolvidas neste acidente

                                  À pouco mais de 3 semanas viajei num aparelho em tudo semelhante a este. Existe alguma possibilidade, através do número/data de voo saber se o avião em que viajei corresponde ao aparelho que se despenhou objecto deste tópico!?

                                  Cump
                                  No bilhete diz qual é o modelo.

                                  Pensava que tinha voado num MD-82 igual a esse mas este fim-de-semana esbarrei com o bilhete e afinal vim num Boeing717. (ainda estava a dormir, tenho desculpa)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                    No bilhete diz qual é o modelo.

                                    Pensava que tinha voado num MD-82 igual a esse mas este fim-de-semana esbarrei com o bilhete e afinal vim num Boeing717. (ainda estava a dormir, tenho desculpa)
                                    as vezes o modelo é mudado a ultima da hora

                                    os 717 creio que tem pintura da aebal, que é tipo uma subsidiaria penso eu

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                      as vezes o modelo é mudado a ultima da hora

                                      os 717 creio que tem pintura da aebal, que é tipo uma subsidiaria penso eu
                                      Então já não tenho a certeza de nada, sei que tinha motores atrás e tinha a pintura da spanair, essa é a única coisa que posso jurar a pés juntos. O resto estava com demasiado sono para afirmar.

                                      Comentário


                                        Já lá vai quase uma semana, mas já agora uma curiosidade... eu que este Verão andei pela primeira vez de avião e que tenho receio de voar (ver um tópico que criei recentemente), fui logo estar em Madrid no preciso momento deste acidente!

                                        Mas se não fossem as chamadas das pessoas preocupadas nunca me teria apercebido.

                                        Nesse mesmo dia vim embora, mas pela estradinha que se vai muito bem...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                          Nesse mesmo dia vim embora, mas pela estradinha que se vai muito bem...
                                          Por dia, em todo o mundo morrem milhares de pessoas em acidentes de viação. A probabilidade de morreres na estrada é incomparavelmente superior à de morreres num acidente de avião.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Por dia, em todo o mundo morrem milhares de pessoas em acidentes de viação. A probabilidade de morreres na estrada é incomparavelmente superior à de morreres num acidente de avião.
                                            News at 11 E isso é um pouco estatistica da meia-galinha - porque infelizmente o que não faltam são "outliers" a inflacionar os números da sinistralidade e uma condução prudente pode baixar muito a probabibilidade de um acidente grave.

                                            Além disso o que me preocupa mais é a sensação de impotência e a elevada probabilidade de morrer normalente associada a desastres aereos (probabilidade condicionada A|B).

                                            Ponham uns pára-quedas debaixo dos assentos e eu ao menos sinto que posso fazer alguma coisa (se bem que neste caso, nem isso os safava...)

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Por dia, em todo o mundo morrem milhares de pessoas em acidentes de viação. A probabilidade de morreres na estrada é incomparavelmente superior à de morreres num acidente de avião.
                                              Isso tem muito a ver com o facto da maior parte das pessoas andar muito mais vezes de carro do que de avião!

                                              Tem uma maior probabilidade de ter um acidente de carro, quando anda 1.200 vezes por ano de carro do que de avião, quando a mesma pessoa faz 6 viagens de avião por ano.

                                              Faz lembrar aquelas estatistica que dizem que a maior parte dos acidentes acontecem no caminho casa trabalho. E depois vem os jornalistas arranjarem vinte razões para isso: "Porque vão a dormir", "Porque têm confiança e relaxam a condução", "Porque estão atrasadas para o trabalho", "Porque têm pressa para chegar a casa", etc... Quando a unica razão para isso é o facto do caminho casa-trabalho corresponder a quase de metade de todas as viagens que são feitas...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por OneLife Ver Post
                                                Isso tem muito a ver com o facto da maior parte das pessoas andar muito mais vezes de carro do que de avião!
                                                Surpreendentemente não é só por isso. Se como medida padrão usares a probabilidade de um acidente por cada Km percorrido, o avião é muito mais seguro que o automóvel.

                                                Por exemplo: é muito mais provável teres um acidente de automóvel na viagem Madrid-Lisboa que um acidente de avião. E isto é fácil de perceber:

                                                Na última década, quantas pessoas viajaram de carro entre Lisboa e Madrid? Quantos acidentes ocorreram?

                                                E de avião? Recordas-te de algum acidente nesta rota?

                                                O problema é que quando existe um acidente de avião, os media amplificam-o de tal maneira que a nossa percepção do risco é inevitavelmente enganada.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                  Surpreendentemente não é só por isso. Se como medida padrão usares a probabilidade de um acidente por cada Km percorrido, o avião é muito mais seguro que o automóvel.

                                                  Por exemplo: é muito mais provável teres um acidente de automóvel na viagem Madrid-Lisboa que um acidente de avião. E isto é fácil de perceber:

                                                  Na última década, quantas pessoas viajaram de carro entre Lisboa e Madrid? Quantos acidentes ocorreram?

                                                  E de avião? Recordas-te de algum acidente nesta rota?

                                                  O problema é que quando existe um acidente de avião, os media amplificam-o de tal maneira que a nossa percepção do risco é inevitavelmente enganada.
                                                  E ainda te digo mais....

                                                  Não é só por isso.

                                                  De facto, por kilometro, um carro é mais perigoso do que um avião.
                                                  É muito mais perigoso fazer 5.000 kms de carro do que de avião, pelo simples facto que o ponto alto de perigo no avião é na descolagem (seguido pela descolagem).

                                                  Ou seja, uma viagem de avião de 300 kms, tem um perigo muito muito maior, POR KILOMETRO, que uma viagem de 1.500kms.

                                                  EDIT: Não podes comparar rotas.... Podes é comparar viagens equiparaveis. A meu ver uma hora de avião com uma hora de carro é a melhor comparação. E como já referi, o "perigo" de uma avião (por minuto) aumenta quanto mais curta é a viagem.
                                                  Editado pela última vez por OneLife; 25 August 2008, 16:34.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Então já não tenho a certeza de nada, sei que tinha motores atrás e tinha a pintura da spanair, essa é a única coisa que posso jurar a pés juntos. O resto estava com demasiado sono para afirmar.
                                                    afinal alguns 717 tem pintura da spanair

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                      No bilhete diz qual é o modelo.

                                                      Pensava que tinha voado num MD-82 igual a esse mas este fim-de-semana esbarrei com o bilhete e afinal vim num Boeing717. (ainda estava a dormir, tenho desculpa)
                                                      Já viajei vezes sem conta de avião, mas sempre que estou a entrar na respectiva aeronave, olho para o seu exterior atentamente / com receio, e intuitivamente retenho sempre na memória algumas características. Neste caso, tenho a certeza que o avião que voei foi 1 MD-82 da spainair(no folheto atrás de todos os bancos tinha essa informação), com a denominação "star Aliance" pintada na fuselagem. Tenho inclusivamente a ideia de ter lido "sunbreeze" na parte lateral dianteira.

                                                      Na parte do bilhete que nos é devolvida, apenas tenho a informação do número de voo, o lugar, a hora, identificação do aeroporto e pouco mais...

                                                      Aquilo que gostava de saber, era se através desta informação que ainda tenho, seria possível chegar á identificação do aparelho e respectiva matrícula que operou!??????

                                                      Cump

                                                      O avião era em tudo semelhante ao que se despenhou

                                                      Editado pela última vez por GT25; 25 August 2008, 18:43.

                                                      Comentário


                                                        eles tem um md83 e um md87 com a pintura da star aliance, agora não sei se só tinham 1 md82 ou tinham mais pintados com a pintura

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por GT_25 Ver Post
                                                          Já viajei vezes sem conta de avião, mas sempre que estou a entrar na respectiva aeronave, olho para o seu exterior atentamente / com receio, e intuitivamente retenho sempre na memória algumas características. Neste caso, tenho a certeza que o avião que voei foi 1 MD-82 da spainair(no folheto atrás de todos os bancos tinha essa informação), com a denominação "star Aliance" pintada na fuselagem. Tenho inclusivamente a ideia de ter lido "sunbreeze" na parte lateral dianteira.

                                                          Na parte do bilhete que nos é devolvida, apenas tenho a informação do número de voo, o lugar, a hora, identificação do aeroporto e pouco mais...

                                                          Aquilo que gostava de saber, era se através desta informação que ainda tenho, seria possível chegar á identificação do aparelho e respectiva matrícula que operou!??????

                                                          Cump

                                                          O avião era em tudo semelhante ao que se despenhou

                                                          http://www.airliners.net/photo/Star-...-82/1385072/M/

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                                                            Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                                            afinal alguns 717 tem pintura da spanair
                                                            Onde disse spanair queria dizer startaliance. Isso ainda me lembro. quanto ao resto não sei, e sinceramente nem quero pensar muito nisso...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                              Onde disse spanair queria dizer startaliance. Isso ainda me lembro. quanto ao resto não sei, e sinceramente nem quero pensar muito nisso...
                                                              717 com pintura star aliance é que ja acho que não mas tenta consultar aqui

                                                              www.airliners.net
                                                              www.airfleets.net ou . com

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