Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos incêndios florestais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estou a ver na RTP Informação e a coisa não parece fácil.

    Como disse noutro tópico parece impossível não haver sequer um heli na Madeira.

    O C-130 leva homens e material, não faz combate a fogos...

    Comentário


      Infelizmente o tempo quente não vai passar na Madeira e está-se a formar uma fenomeno curioso com o vento e o fogo "A firestorm is a conflagration which attains such intensity that it creates and sustains its own wind system."

      Está previsto vento fraco para estes dias, na Madeira.

      Edit: Em tempos quiseram equipar os C-130 com equipamente contra incêndios.
      Editado pela última vez por CharGerGTi; 18 July 2012, 23:40.

      Comentário


        Parece que a A1 também esteve cortada em Alhandra por causa dum incêndio

        [EDIT] e em Tomar também...
        Editado pela última vez por Cavin; 18 July 2012, 23:48.

        Comentário


          Alguém sabe de alguma coisa no Alentejo / Zona de Évora??

          Quando saí de casa pelas 22h estava uma espécie de fumo a pairar pela cidade (parecia que estava a iniciar-se uma noite de nevoeiro cerrado) e um cheiro a queimado, mas que rapidamente passou.

          Comentário


            Tem aqui mais umas quantas imagens.

            Fogo de grandes proporções no Funchal destruiu várias casas - SIC Notícias

            São assustadoras as imagens do Funchal em chamas.

            Comentário


              Aqui está a lista de incêndios activos.

              Incêndios Florestais

              Curiosamente não aparece o da Madeira.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                sou só eu que acho que os bombeiros não fazem o seu trabalho durante o inverno e depois andam aos "baldes" de água no verão? mais, andam ali com mangueiras no meio do mato como se isso apagasse alguma coisa
                Mas que grande bacorada.

                O verdadeiro e típico bitaite.
                Dedica-te antes à pesca.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                  Mas que grande bacorada.

                  O verdadeiro e típico bitaite.
                  Dedica-te antes à pesca.

                  Então... o homem queria ver os bombeiros a limpar as matas dos privados... eu que até sou proprietário de terrenos florestais até acho boa ideia!
                  Toda a gente sabe que os bombeiros só apagam fogos no Verão, de Inverno emigram para a Sibéria e hibernam com os ursos

                  Agora mais a sério:

                  Aqui a questão é que o grande proprietário das florestas em Portugal, que por acaso é o Estado, tem a maioria das suas florestas ao abandono, mas se há um incêndio maior em terrenos privados vem dizer que os malandros dos privados é que não limpam os terrenos.

                  O pessoal deve pensar que o pinheiro e o eucalipto são tipo petróleo, o que se ganha com os corte de 30 em 30 anos nos pinheiro e de 12 em 12 nos eucaliptos não chega para limpar os terrenos. Depois querem obrigar a limpar os terrenos sob pena de lhes serem confiscados os mesmos...

                  Em 2003 tinha os meus terrenos rigorosamente limpos, quando aquilo ardeu no fim nem se sabia o que antes tava limpo e não tava, ardeu tudo por igual. Portanto pela minha experiência ou se limpam os terrenos todos ou não vale a pena uns terem tudo muito limpo para depois à volta ser uma autêntica selva...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                    Então... o homem queria ver os bombeiros a limpar as matas dos privados... eu que até sou proprietário de terrenos florestais até acho boa ideia!
                    Toda a gente sabe que os bombeiros só apagam fogos no Verão, de Inverno emigram para a Sibéria e hibernam com os ursos

                    Agora mais a sério:

                    Aqui a questão é que o grande proprietário das florestas em Portugal, que por acaso é o Estado, tem a maioria das suas florestas ao abandono, mas se há um incêndio maior em terrenos privados vem dizer que os malandros dos privados é que não limpam os terrenos.

                    O pessoal deve pensar que o pinheiro e o eucalipto são tipo petróleo, o que se ganha com os corte de 30 em 30 anos nos pinheiro e de 12 em 12 nos eucaliptos não chega para limpar os terrenos. Depois querem obrigar a limpar os terrenos sob pena de lhes serem confiscados os mesmos...

                    Em 2003 tinha os meus terrenos rigorosamente limpos, quando aquilo ardeu no fim nem se sabia o que antes tava limpo e não tava, ardeu tudo por igual. Portanto pela minha experiência ou se limpam os terrenos todos ou não vale a pena uns terem tudo muito limpo para depois à volta ser uma autêntica selva...
                    em terrenos nem discuto apesar de ter a minha opinião, mas ao redor das casas acho estranho que as pessoas não tomem conta do que é seu. Estou a falar no geral não estou a fazer referência a este incêndio da madeira porque nem conheço a zona.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                      Aqui está a lista de incêndios activos.

                      Incêndios Florestais

                      Curiosamente não aparece o da Madeira.
                      A Madeira não se encontra integrada na ANPC.

                      As regiões autónomas possuem serviços regionais próprios.

                      Comentário


                        Mais uma vez só se olha para os incêndios e não para a floresta.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          em terrenos nem discuto apesar de ter a minha opinião, mas ao redor das casas acho estranho que as pessoas não tomem conta do que é seu. Estou a falar no geral não estou a fazer referência a este incêndio da madeira porque nem conheço a zona.
                          E posso saber qual é a tua opinião?

                          À volta de casa é óbvio que devia ser do senso comum ter tudo limpo e os caminhos desimpedidos. Eu faço questão de ter uns bons 100metros de terrenos limpos à volta de casa e depois ainda tenho largos metros em que são horta ou terrenos com pés de oliveira bem espaçados.

                          Também generalizei, não sei como é o caso da Madeira, se são terrenos públicos ou privados. Não me posso pronunciar

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                            Mais uma vez só se olha para os incêndios e não para a floresta.
                            Ora nem mais, meu caro. Agora é que disseste tudo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Tomei a liberdade de corrigir o teu post .

                              Infelizmente as televisões quebraram o acordo que havia entre elas de não irem fazer reportagens na frente de fogo, mas pronto a malta gosta é de sangue
                              São os proprietários que têm de limpar os terrenos, até aí tudo bem, mas há situações em que isso é quase impossível - em casos de heranças e os herdeiros não se entendem, quando os seus proprietários são emigrantes, etc.... . Como se fazia a limpeza em casos destes?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                São os proprietários que têm de limpar os terrenos, até aí tudo bem, mas há situações em que isso é quase impossível - em casos de heranças e os herdeiros não se entendem, quando os seus proprietários são emigrantes, etc.... . Como se fazia a limpeza em casos destes?
                                Desde que haja vontade, há sempre forma de o fazer.

                                Se não estão cá pagam a quem o faça. Se é uma herança ou se juntam todos e limpam ou pagam a quem o faça e dividem a despesa. Mas como o pessoal se está a borrifar, o mato que se limpe por alta recreação.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                  São os proprietários que têm de limpar os terrenos, até aí tudo bem, mas há situações em que isso é quase impossível - em casos de heranças e os herdeiros não se entendem, quando os seus proprietários são emigrantes, etc.... . Como se fazia a limpeza em casos destes?
                                  Quase impossivel? Só tem é de limpar e mais nada. Isso são só desculpas da treta.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                    São os proprietários que têm de limpar os terrenos, até aí tudo bem, mas há situações em que isso é quase impossível - em casos de heranças e os herdeiros não se entendem, quando os seus proprietários são emigrantes, etc.... . Como se fazia a limpeza em casos destes?
                                    Isso não é desculpa para nada.
                                    Alguém tem que ser responsável. Se são emigrantes contratem quem faça cá o trabalho, pagam, e resolve-se o problema.
                                    Se não o querem fazer, então que vendam as propriedades. Mas assim da forma como tudo se passa em todo o país é que não, e o resultado é o que vemos todos os anos ...
                                    O mais grave disto tudo é que o Estado é quem tem também os piores exemplos em termos de limpeza e conservação

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                      São os proprietários que têm de limpar os terrenos, até aí tudo bem, mas há situações em que isso é quase impossível - em casos de heranças e os herdeiros não se entendem, quando os seus proprietários são emigrantes, etc.... . Como se fazia a limpeza em casos destes?
                                      Os herdeiros entendam-se, eu como dono de um terreno adjacente a esse não tenho culpa. O estado pode sempre tomar posse administrativa do terreno e vendê-lo em hasta pública

                                      Quanto aos emigrantes, se não têm disponibilidade contratem. Isto é válido para todos os que não têm disponibilidade...

                                      É sempre possível fazer trocas, vendo os pinheiros e em troca limpam-me o terreno

                                      Comentário


                                        Desculpem-me a franqueza mas vocês não sabem do que falam.

                                        Sabem qual é o custo de limpeza da mata por hectare? Sabem qual é o rendimento desse mesmo hectare por ano? Sabem que na maior parte dos casos os terrenos foram herdados duma época em que a família tinha 15/20 membros a trabalhar as terras e, portanto, as matas iam sendo limpas e que agora esses terrenos estão na mão de 2 ou 3 pessoas que vivem na cidade, têm vida cá e não têm meios de zelar devidamente pelos terrenos?

                                        Dizer que os proprietários florestais são obrigados a limpar as matas é a mesma coisa que obrigar os proprietários de automóveis a fazer as revisões de 10 em 10mil km na marca e a ter a manutenção preconizada pela marca rigorosamente feita. Era bom, pois era, mas não é viável para 99% das pessoas.

                                        E eu falo em causa própria que tenho a maioria dos meus terrenos limpos e tenho um círculo de contenção à volta de minha casa de 100m ou mais...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Os herdeiros entendam-se, eu como dono de um terreno adjacente a esse não tenho culpa. O estado pode sempre tomar posse administrativa do terreno e vendê-lo em hasta pública
                                          Esta situação é completamente diferente, aqui já estamos a entrar quase no respeito pelo próximo. Aqui o Estado devia e bem, intimar os proprietários a limpar os terrenos pegados a habitação, isso até está legislado. Mas como já disse, as piores matas são as do Estado...

                                          Eu estou a falar de terrenos florestais no meio da serra, pedir para se limpar todos esses terrenos é absurdo, simplesmente não é viável.

                                          É sempre possível fazer trocas, vendo os pinheiros e em troca limpam-me o terreno
                                          Isso é onde ainda há pinheiros, onde já ardeu, ao fim de 5/6anos os terrenos ainda estão piores que antes e aí já não há nada para a "troca"

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                                            Desculpem-me a franqueza mas vocês não sabem do que falam.

                                            Sabem qual é o custo de limpeza da mata por hectare? Sabem qual é o rendimento desse mesmo hectare por ano? Sabem que na maior parte dos casos os terrenos foram herdados duma época em que a família tinha 15/20 membros a trabalhar as terras e, portanto, as matas iam sendo limpas e que agora esses terrenos estão na mão de 2 ou 3 pessoas que vivem na cidade, têm vida cá e não têm meios de zelar devidamente pelos terrenos?
                                            Sei disso tudo perfeitamente, com conhecimento de causa. Por isso é que eu digo, se não têm condições para ter os terrenos e manter, então que os vendam.
                                            As pessoas vivem na cidade, não têm meios para zelar pelos terrenos, mas de 10 em 10 anos já têm meios para irem aos próprios terrenos para vender os eucaliptos e receber algum €€€€, não é? mas alguns lixam-se que passa lá o fogo no ano antes e limpa-lhe os €€€€

                                            Comentário


                                              Era preciso irem bombeiros do continente? Onde estão os beneficiados com o RSI da Madeira?

                                              Comentário


                                                Ninguem está a dizer que se deve limpar toda a floresta, eu pelo menos queixo-me daquela malta que depois aparece na TV, a chorar, queixando-se que isto é uma vergonha, ninguem limpa aquilo, quando era responsabilidade deles o fazer, pelo menos ao pé da casa deles.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                  Acho que és só tu...

                                                  Que culpa têm os bombeiros das práticas estúpidas, de quem não limpa o mato, de quem lança a beatinha, de quem faz a queimada até na chamada fase charlie?...
                                                  a questão é que mesmo com essas prácticas estúpidas, se houvessem caminhos e os bombeiros pudessem fazer corta-fogos onde quisessem, só ardia um bocado de mato e parava por aí

                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Tomei a liberdade de corrigir o teu post .

                                                  Infelizmente as televisões quebraram o acordo que havia entre elas de não irem fazer reportagens na frente de fogo, mas pronto a malta gosta é de sangue
                                                  e que tal dar autoridade aos bombeiros para fazerem caminhos pelo mato adentro?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                    Ninguem está a dizer que se deve limpar toda a floresta, eu pelo menos queixo-me daquela malta que depois aparece na TV, a chorar, queixando-se que isto é uma vergonha, ninguem limpa aquilo, quando era responsabilidade deles o fazer, pelo menos ao pé da casa deles.
                                                    O ser ao pé da casa deles não significa que seja da responsabilidade deles. É sim, da responsabilidade do dono do terreno, que pode, ou não, ser deles.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                      O estado pode sempre tomar posse administrativa do terreno e vendê-lo em hasta pública
                                                      Uma pequena correção, posse administrativa apenas permite administrar, não vender.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Era preciso irem bombeiros do continente? Onde estão os beneficiados com o RSI da Madeira?
                                                        Sim, que isto de combater incêndios é como varrer o chão da cozinha... Qualquer um faz.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          O ser ao pé da casa deles não significa que seja da responsabilidade deles. É sim, da responsabilidade do dono do terreno, que pode, ou não, ser deles.
                                                          Exacto.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                            Sei disso tudo perfeitamente, com conhecimento de causa. Por isso é que eu digo, se não têm condições para ter os terrenos e manter, então que os vendam.
                                                            As pessoas vivem na cidade, não têm meios para zelar pelos terrenos, mas de 10 em 10 anos já têm meios para irem aos próprios terrenos para vender os eucaliptos e receber algum €€€€, não é? mas alguns lixam-se que passa lá o fogo no ano antes e limpa-lhe os €€€€
                                                            Isso cada um sabe de si. Também quem não zela o eucaliptal é capaz de não tirar grandes proveitos, eu zelo o meu e não tiro grande coisa

                                                            Acredita que das pessoas que conheço, maior parte delas vendia os terrenos na hora, mas quem é que vai comprar terrenos de mato nesta altura? Só algum maluco!

                                                            Volto a repetir, estou perfeitamente à vontade para falar do assunto porque nos meus terrenos pouco à a apontar, mas também te digo que não é com o dinheiro de um corte de eucaliptos de 10 em 10 anos que se faz a manutenção dos terrenos. Da área toda só ai uns 10% é que são de eucalipto e ai 80% de pinheiro... e o pinheiro demora 30/40 a crescer. Existe muito trabalho próprio que é preciso fazer, depois depende da vontade de quem herda, há pessoal que nem sabe onde são os terrenos.

                                                            O nosso modelo florestal é propício a criar este tipo de situações, são maioritariamente terrenos numerosos mas com pequenas áreas e dispersos, o que não só não dá grande rentabilidade como torna muito complicada a manutenção dos terrenos.

                                                            O Estado bem quer meter a mão mas sabe que não pode, porque se for limpar as dele em condições tinha muitos muitos milhões que gastar, mais vale fechar os olhos e rezar para que não dê raia

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                              O ser ao pé da casa deles não significa que seja da responsabilidade deles. É sim, da responsabilidade do dono do terreno, que pode, ou não, ser deles.
                                                              Não disse o contrário, mas eu felizmente falo por conhecimento próprio e sei que na maioria dos casos os terrenos adjacentes são dos proprietários das casas. A não ser que na Madeira haja uma excepção enorme.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X