Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos incêndios florestais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Metade dos incêndios, ou metade dos incêndios em que se conseguiu apurar a causa?
    Esses titulus sensacionalistas normalmente são sempre enganadores porque não têm os detalhes, e o diabo está sempre nos detalhes.
    No quadro seguinte, na última linha, tem a média entre 2009-2018, e as queimadas representam 28% (12 + 16) das causas apuradas, mas há cerca de 30% em que as causas não foram apuradas, portanto na realidade só se pode afirmar com certeza que as queimadas originaram cerca de 18% dos incêndios rurais. Já agora o incendiarismo tem um valor semelhante.

    4d9f15463e4a202291c72f6e93628ddb37800879.png&W=847&H=415&delay_optim=1&tv=2&webp=1.webp

    Fonte: https://poligrafo.sapo.pt/sociedade/...is-em-portugal

    Comentário


      Portanto, a mim parece-me que temos um problema grave, tanto com as queimadas, como com os incendiários.
      Mas acho que há outra causa mais grave que se fala pouco, e foi isso que tentei introduzir lá atrás, que foi aparentemente a causa da tragédia no Havai, e também nas dezenas de mortes que tivemos em 2017. E essa causa são as linhas elétricas aliadas ao vento forte. E quando isto acontece, as consequiências são muito mais graves apenas num episódio do que em centenas ou milhares de outros acumulados.
      Portanto, acho que deveria ser dada muito mais atenção a esse problema das linhas elétricas.

      Comentário


        As queimadas não são proibidas no verão?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
          As queimadas não são proibidas no verão?
          São entre junho e outubro pelo menos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

            São entre junho e outubro pelo menos.
            Portanto se há incêndios derivados de queimadas entre Junho e Outubro, podemos dizer que são de origem criminosa? Se é proibido, a mim parece-me um ato criminoso!

            É como ir a 200 kmh bêbado na AE e ter um acidente... é proibido e é criminoso!

            Comentário


              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

              Portanto se há incêndios derivados de queimadas entre Junho e Outubro, podemos dizer que são de origem criminosa? Se é proibido, a mim parece-me um ato criminoso!

              É como ir a 200 kmh bêbado na AE e ter um acidente... é proibido e é criminoso!
              Há muita gente que não respeita, não tem noção do perigo outros nem fazem ideia que não se pode, pensam que estão longe do eprigo e em minutos arde um campo ou monte.
              É crime no fim acaba por ser negligência, deve dar praí uma multa.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                Portanto se há incêndios derivados de queimadas entre Junho e Outubro, podemos dizer que são de origem criminosa? Se é proibido, a mim parece-me um ato criminoso!

                É como ir a 200 kmh bêbado na AE e ter um acidente... é proibido e é criminoso!
                A realização de queimas e queimadas sem autorização do município (e portanto sem o cumprimento das regras obrigatórias) é ilegal, mas não é crime. É uma contra-ordenação. O uso de fogo intencional, para ser crime, tem que haver suspeita de dolo. Na maioria dos casos é gente que, ou ignora a lei, ou não ignora mas não está para se chatear arrisca fazer uma queima de resíduos e depois corre mal.

                Comentário


                  Eu estou a alegar, que se é uma das principais fontes de incêndios, se calhar, está na altura de mudar o panorama legal.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                    A realização de queimas e queimadas sem autorização do município (e portanto sem o cumprimento das regras obrigatórias) é ilegal, mas não é crime. É uma contra-ordenação. O uso de fogo intencional, para ser crime, tem que haver suspeita de dolo. Na maioria dos casos é gente que, ou ignora a lei, ou não ignora mas não está para se chatear arrisca fazer uma queima de resíduos e depois corre mal.
                    Não é bem disso que ele falava penso eu. Neste momento é mesmo proibido, nem sequer há hipótese de pedir autorização. Uma coisa é não ter autorização durante o período em que é possível, outra é em momentos em que estão completamente proibidas e mesmo assim as fazem.
                    Não conheço a lei nestes casos, mas facilmente se pode transformar em crime, basta destruir propriedade alheia.

                    Comentário


                      Alguém me sabe explicar porque os nossos Kamov não estavam certificados e os 5 que estão a operar neste momento em Portugal estão!?
                      Um deles até tem a pintura com as cores russas mas aparentemente a empresa é ucraniana.

                      A pergunta é retórica, é só mesmo para pôr o dedo na ferida.

                      Comentário


                        ​Como somos dos menos afetados, não há problema...

                        Comentário


                          Este ano foi o primeiro sem vítimas mortais em incêndios

                          Comentário


                            https://www.cmjornal.pt/sociedade/de...Principais&n=1

                            Comentário


                              Tanta preocupação com a poluição causada pelos incêndios de verão, quando agora temos nas cidades as famosas lareiras a ***** o ambiente dia após dia...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ISO Ver Post
                                Tanta preocupação com a poluição causada pelos incêndios de verão, quando agora temos nas cidades as famosas lareiras a ***** o ambiente dia após dia...
                                Já pareces o outro a comparar a emissão de radiação das antenas das operadoras de rede movel com o microondas que temos em casa.

                                Compara lá a ordem de grandeza...

                                Um incêndio florestal queima pulmão verde e para regenerar é algo muito demorado.

                                A lareira queima ocasionalmente e por períodos curtos...e muitas vezes material extraído de sobras.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post

                                  Já pareces o outro a comparar a emissão de radiação das antenas das operadoras de rede movel com o microondas que temos em casa.

                                  Compara lá a ordem de grandeza...

                                  Um incêndio florestal queima pulmão verde e para regenerar é algo muito demorado.

                                  A lareira queima ocasionalmente e por períodos curtos...e muitas vezes material extraído de sobras.
                                  Queima, dizes bem!
                                  É um crime ambiental vergonhoso que as pessoas estão a fazer diariamente, sobretudo nas cidades médias e nas periferias das cidades grandes. São fogos "florestais" diários e contínuos (quais periodos curtos) - um crime ambiental!
                                  Andou-se a fechar as centrais a carvão (Sines e Pego) e a fuel (Setúbal e Barreiro) (que todas tinham precipitadores electroestáticos e outros filtros e como tal pouco saía para a atmosfera), para agora termos estas fogueiras gigantes a ceu aberto, sem qualquer tipo de necessidade e de lógica, que não seja a petulância dos idiotas da classe mérdia.

                                  Comentário


                                    Preferes que as pessoas passem frio ou que usem aquecimento a gasóleo ou eléctrico? É que devem ser bem mais ecologicamente puros...

                                    Comentário


                                      É verdade que nesta altura do ano as lareiras são uma enorme fonte de poluição do ar, principalmente em meio urbano. Aliás, a qualidade do ar em algumas zonas da Europa está má, por causa da queima de lenha e carvão nas lareiras e caldeiras.



                                      Mais cedo ou mais tarde, a queima de lenha vai ser proibida, mas para já é socialmente impossível proibir as lareiras.

                                      Entre a redução da poluição e as pessoas passarem frio, acho que a prioridade é evidente.

                                      Comentário


                                        Espero que quem acha mal as lareiras que faça viagens de 5 KM a pé em vez de ir de carro.

                                        Pois é, uma hipocrisia do crl esta sociedade pseudo verde.

                                        Comentário


                                          O Rúben Amorim não é para aqui chamado!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Espero que quem acha mal as lareiras que faça viagens de 5 KM a pé em vez de ir de carro.

                                            Pois é, uma hipocrisia do crl esta sociedade pseudo verde.
                                            5 km a pé ???!!!!!! nem para ir ao café a 100 metros de casa vão...

                                            Sexta feira passada tive de ir Cascais em trabalho, depois de ter estado em Lisboa, e depois ao fim da tarde fui a Negrais comprar um leitão...
                                            Fiquei impressionado com a quantidade de carros em Cascais ( é muito raro ir para essa bandas ), sendo que havia uma quantidade de carros estúpida a circular em tudo quanto era lado ( o combustível deve estar barato )

                                            Não era muito mais fácil comprarem as coisas mais perto de casa, ou então comprarem as coisas no centro comercial na vez anterior que lá estiveram ?

                                            Dá impressão que vão comprar as meias para oferecer na loja do chinês numa ponta da cidade, depois vão comprar o bolo rei na outra ponta, porque lá é que é bom, depois vão comprar a camisola foleira para oferecer, em outra ponta porque lá está em promoção, e por fim vão comprar as filhoses noutro local, porque na loja do bolo rei já não havia...

                                            Muitos nem devem conhecer as lojas ao pé de casa pois nem passam lá a pé, é sempre de carro...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por António13PT Ver Post

                                              5 km a pé ???!!!!!! nem para ir ao café a 100 metros de casa vão...

                                              Sexta feira passada tive de ir Cascais em trabalho, depois de ter estado em Lisboa, e depois ao fim da tarde fui a Negrais comprar um leitão...
                                              Fiquei impressionado com a quantidade de carros em Cascais ( é muito raro ir para essa bandas ), sendo que havia uma quantidade de carros estúpida a circular em tudo quanto era lado ( o combustível deve estar barato )

                                              Não era muito mais fácil comprarem as coisas mais perto de casa, ou então comprarem as coisas no centro comercial na vez anterior que lá estiveram ?

                                              Dá impressão que vão comprar as meias para oferecer na loja do chinês numa ponta da cidade, depois vão comprar o bolo rei na outra ponta, porque lá é que é bom, depois vão comprar a camisola foleira para oferecer, em outra ponta porque lá está em promoção, e por fim vão comprar as filhoses noutro local, porque na loja do bolo rei já não havia...

                                              Muitos nem devem conhecer as lojas ao pé de casa pois nem passam lá a pé, é sempre de carro...
                                              Os gajos que mandas comprar as coisas mais perto de casa perguntam-te de pé de orelha, porque é que foste a negrais comprar leitão se podias ir ao pingo doce ao pé de tua casa?
                                              No centro comercial esmaga os pequenos comerciantes e o comércio local.

                                              E tu costumas comprar o pão para o mês inteiro (tipo comprar congelar e ir descongelando à medida que precisas?)?

                                              No inverno com frio do caraças e chuva deve ser um must andar a pé para todo o lado. Não...de bicicleta é que deve ser um espetaculo!

                                              Mas agora os carros elétricos não é mesmo para isso, para ir a todo o lado sem chatices?

                                              Ou as motas...

                                              Mudar os hábitos da malta é complicado, criticar os outros e fazer quase o mesmo é...peculiar.

                                              Comentário


                                                Por acaso vou comprar o pão a pé, e congelo-o e dá para a semana toda.
                                                Também cozo o pão, da última vez foram salvo erro 11 pães que foram para o congelador e depois vou retirando.
                                                Não compro pão do supermercado, no dia a seguir já não se consegue comer

                                                É muito raro ir ao pingo doce por isso nem vás por ai, e vou muitas vezes às compras a pé, aliás foi o que fiz na pastelaria nesse mesmo dia.
                                                Fui deixar o carro a casa e depois fui a pé para não deixar o carro a estorvar à frente desta, como fazem a maioria dos artistas ( é normal lá estar um com os 4 piscas ligados )

                                                Também ando muito de bicicleta, ando mesmo quando não chove.
                                                E cá em Portugal a maioria dos dias não chove, mesmo de inverno.

                                                Por isso não faço quase o mesmo, por acaso até faço muita coisa diferente.
                                                E eu não disse em lado nenhum que era o exemplo das virtudes, e sim posso criticar, alias toda a gente pode, até tu vens criticar-me e tens esse direito.
                                                Agora perdeste uma rica oportunidade para estar calado, neste caso para evitar escrever...

                                                Aproveita para experimentar andar a pé. Dia 1 de Janeiro próximo é um bom dia
                                                Eu à uns 2 ou 3 anos fui a pé com a patroa, do Senhor Roubado até à Praça do Comercio, e voltei ,e foi uma experiência muito boa, vê-se a cidade de uma maneira diferente. Recomendo
                                                Editado pela última vez por António13PT; 28 December 2023, 09:48.

                                                Comentário


                                                  Cada um faz a sua vida como quer, e sim é legitimo pegar no carro para fazer 500m ou chamar uber para viagem de 300m como um motorista já me relatou, haha.

                                                  Agora, o que não é legitimo, a meu ver, é a moralidade com que algumas pessoas criticam as outras ou por ir 2 KM de carro ou por ter diesel em vez de hibrido ou por andar a 160 em vez de 120 ou enfim, voces sabem.

                                                  Por muito amigo do ambiente que alguém seja, eu acho que nunca tem moralidade porque terá sempre telhados de vidro.

                                                  Claro que há coisas absurdas como num dia ameno ter o carro ao ralenti 10 ou 15 min, não ter manutenção, deitar lixo para o chão etc.

                                                  Um pouco off topic mas tinha vindo na sequência das queimadas e lareiras, tão criticáveis mas por tantos telhados de vidro.

                                                  Comentário


                                                    Pois, eu também tive que ir reler o título do tópico para ter a certeza que tinha aberto a página certa... Voltem lá ao assunto do tópico, por favor!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Preferes que as pessoas passem frio ou que usem aquecimento a gasóleo ou eléctrico? É que devem ser bem mais ecologicamente puros...
                                                      Prefiro que as pessoas usem o menos possível aquecimento e se o tiverem que fazer, que usem eléctrico porque é cada vez mais oriundo de produção de fontes renováveis.
                                                      Eu não tenho qualquer aquecedor em casa e não passo frio.

                                                      Comentário


                                                        Há quem tenha um bom isolamento térmico em casa, vidros duplos e tal...e em muitos casos ar condicionado sempre a bombar para o quente e para o frio.

                                                        quanto a maior parte da eletricidade ser de fontes renovaveis...é ir ver os graficos da edp dessa distribuição pelo continente e ilhas. Em Portugal petroleo e derivados contribui para uma percentagem produção total de energia...queima diga-se, por isso entre lareira e a chaminé da central elétrica...é uma questão de escolha. Obvio que a hidrica tem crescido, mas a queima de gás também se mantém.

                                                        Claro depois há os gajos do endredon e do pijama e do robe e do camisolão e gorro...

                                                        Depois o gajo que mete uns toros na lareira ou na salamandra é que é criticado...

                                                        A minha querida avô tinha um belo fogão a lenha em casa...e digo-vos a comida demorava um pouco mais...mas era um espetaculo, e era o dois em um fazia comida e aquecia a cozinha à maneira.
                                                        Editado pela última vez por midnightblack; 28 December 2023, 12:33.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                          Espero que quem acha mal as lareiras que faça viagens de 5 KM a pé em vez de ir de carro.

                                                          Pois é, uma hipocrisia do crl esta sociedade pseudo verde.
                                                          Se não pesares em termos ambientais todos os teus actos, é efectivamente uma hipocrisia.
                                                          Mas se por outro lado identificares todos os aspectos ambientais de todas as tuas práticas e criares condições para os eliminar ou no mínimo os reduzires de forma contínua e sistemática (ISO 14001), estás no bom caminho e és um tipo "verde" e não hipócrita.

                                                          Obviamente que estarás num nível completamente à parte do gebozito que nem o garrafão de plástico mete no ecoponto..., ou que liga luz do prédio porque "não é ele que a paga" ou que está 30 minutos a tomar banho no ginásio porque não é ele que paga a água e o combustível para a aquecer...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                            por isso entre lareira e a chaminé da central elétrica...é uma questão de escolha.
                                                            A​s lareiras são muito piores que usar eletricidade (mesmo com origem em gás natural) porque são muito menos eficientes e produzem muito mais partículas.

                                                            As lareiras são mesmo muito más para a qualidade do ar, e não tenho dúvidas que a médio prazo serão proibidas em muitos países. Se tiverem interesse, leiam: https://www.theguardian.com/environm...s-than-traffic

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                              Há quem tenha um bom isolamento térmico em casa, vidros duplos e tal...e em muitos casos ar condicionado sempre a bombar para o quente e para o frio.

                                                              quanto a maior parte da eletricidade ser de fontes renovaveis...é ir ver os graficos da edp dessa distribuição pelo continente e ilhas. Em Portugal petroleo e derivados contribui para cerca de 41% da produção total de energia...queima diga-se, por isso entre lareira e a chaminé da central elétrica...é uma questão de escolha.
                                                              Isso não é verdade, na produção de electricidade em Portugal não tem nenhuma que venha de derivados do petróleo. Há a das centrais de ciclo combinado que vem de gás natural e com os dispositivos que têm de protecção ambiental, por exemplo particulas ficam todas nos electrofiltros, coisa que por exemplo nas queimadas ou lareiras não acontece.
                                                              Fecharam-se as que mais poluiam Fuel (Setúbal) e Carvão (Sines e Pêgo), sendo que a tendência é para que a produção de fontes renováveis seja cada vez maior, mesmo considerando que o consumo está a aumentar quase sempre.

                                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                              Claro depois há os gajos do endredon e do pijama e do robe e do camisolão e gorro...
                                                              Se o fizerem por questões ambientais, são efectivamente os que se preocupam com o ambiente!!!

                                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                              Depois o gajo que mete uns toros na lareira ou na salamandra é que é criticado...
                                                              Esse é o verdadeiro bronco ambiental, o gajo que se está cagando para todos os outros e só pensa nele próprio.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X