Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico do linux

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O kurumin é bem porreiro para começar. Para mais avançados aconselho o Red Hat.
    Para aprender e começar nada melhor do que o Guia Foca Linux - http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por andmiguel

      não sei se ja falaram disso mas como é que:

      vejo partições ntfs em linux
      e passo avi's para dvd
      Em que distro?

      Se for no Ubuntu/Kubuntu.. VE este guia. Tens tudo ai:

      http://breezy.ubuntuguidebrasil.org/

      Comentário


        Alguém tem experiência com o Caixa Mágica?
        Como se faz o "make menuconfif" funcionar?

        Comentário


          tens de ter o código fonte do kernel instalado... senão nada feito.

          Comentário


            E como é que se instala o código fonte?

            Comentário


              Antes de partires para isso, vê lá se esse módulo já não vem pré-compilado...
              vê no dir /lib/modules/2.6.12-12/kernel/drivers/ieee1394/ se não existe lá o ficheiro raw1394.ko.gz
              Atenção a versão do kernel que eu coloquei é só de exemplo, faz um ls a ver a tua.

              Se tiver faz $ modprobe raw1394
              e vê se não dá erro, se não disser nada depois escreve $ dmesg e no final deve dizer alguma coisa acerca da inserção do módulo.
              Isto tudo como root.

              Se não tiver e quiseres compilar o kernel, tens de instalar um pacote similar (a versão deve diferir) a este kernel-source-2.6.16-2.rc3.i586.rpm deve estar nos cd's da caixa mágica.
              Depois isso normalmente fica instalado em /usr/src/linux

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por mundano

                citação:Originalmente colocada por andmiguel

                não sei se ja falaram disso mas como é que:

                vejo partições ntfs em linux
                e passo avi's para dvd
                Em que distro?

                Se for no Ubuntu/Kubuntu.. VE este guia. Tens tudo ai:

                http://breezy.ubuntuguidebrasil.org/
                VEr partições NFS ?
                dependendo da distribuição podes ver ou não cnforme estteja ou n´~ao compilada no kernel.

                Se estiver compilada como modulo basta instalar

                como root :
                # modprobe ntfs

                eu aconselho todos a compilar sempre um kernel a medida, SO com os driver necessarios e sem modulos, e passo a explicar porque.

                1º fica mais pequeno ( menos lixo) e mais rapido.
                2º é mais seguro , das poucas formas de atacar um Linux, uma delas é a travez da instalação de rootkits, a maior parte deles utilizam o autoloder de modulos do kernel para este efeito, ao desactivar os modulos torna-se muito mais dificil a instalaçãpo de rootkits.

                Comentário


                  citação:Antes de partires para isso, vê lá se esse módulo já não vem pré-compilado...
                  vê no dir /lib/modules/2.6.12-12/kernel/drivers/ieee1394/ se não existe lá o ficheiro raw1394.ko.gz
                  Atenção a versão do kernel que eu coloquei é só de exemplo, faz um ls a ver a tua.

                  Se tiver faz $ modprobe raw1394
                  e vê se não dá erro, se não disser nada depois escreve $ dmesg e no final deve dizer alguma coisa acerca da inserção do módulo.
                  Isto tudo como root.

                  Se não tiver e quiseres compilar o kernel, tens de instalar um pacote similar (a versão deve diferir) a este kernel-source-2.6.16-2.rc3.i586.rpm deve estar nos cd's da caixa mágica.
                  Depois isso normalmente fica instalado em /usr/src/linux
                  Vou experimentar e amanhã digo algo. Agora tenho que ir trabalhar.
                  O patrão não deve achar piada a eu andar a navegar o dia todo :D:D:D.

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Torque

                    Sim? E o que faço para saber se o tenho ou se não o tenho no path?

                    Já agora como funciona o Adept Package Manager? Onde posso arranjar o livro de instruções?
                    vi /etc/profile
                    adicionas

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por mundano

                      Claro que podes mudar as configurações de rede.. ;)

                      Pode não ser tão poderoso como o YaST, mas tem lá o controlo de praticamente tudo.
                      Deixem-se de mariquices!
                      Usar Unix é como conduzir um RWD, uma vez aprendido não se quer outra coisa.
                      Portanto aprende a configurar os pacotes editando os respectivos ficheiros de configuração.
                      As configurações ficam mais limpas e a aprendizagem é muito superior;)

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por pmct


                        Deixem-se de mariquices!
                        Usar Unix é como conduzir um RWD, uma vez aprendido não se quer outra coisa.
                        Portanto aprende a configurar os pacotes editando os respectivos ficheiros de configuração.
                        As configurações ficam mais limpas e a aprendizagem é muito superior;)
                        Eh pá... Se o meu medico usar Linux eu prefiro que ele tenha um sistema em que possa desde o inicio ir ver os sites cientificos e de medicina, do que saber que ele em vez de melhorar os seus conhecimentos perde o tempo a configurar e compilar kernels...

                        Voces, os geeks do linux [}] (não resisti), têm que perceber que há quem só queira instalar e usar. Não fazem a minima questão de saber como funciona o sistema ou de saber como se editam os ficheiros e de como se usa a consola...

                        Por isso, ainda bem que hoje em dia há distribuições que têm ferramentas como o YaSt.. Ou que há distribuições como o (K)ubuntu que levam o poder de um sistema Debian a quem não percebe um cu de Linux..

                        Comentário


                          O mundano o conhecimento não ocupa lugar,.
                          Alem disso as ,Linguagens iconograficas são muito limitadas, e a ultima decente morreu no egipto.
                          ;)

                          Comentário


                            Já consegui ligar a minha câmara de video.
                            O Kino funciona bem.
                            Obrigado pela ajuda.

                            Antes de partires para isso, vê lá se esse módulo já não vem pré-compilado...
                            vê no dir /lib/modules/2.6.12-12/kernel/drivers/ieee1394/ se não existe lá o ficheiro raw1394.ko.gz
                            Atenção a versão do kernel que eu coloquei é só de exemplo, faz um ls a ver a tua.


                            Estava lá.

                            Se tiver faz $ modprobe raw1394
                            e vê se não dá erro, se não disser nada depois escreve $ dmesg e no final deve dizer alguma coisa acerca da inserção do módulo.


                            Instalou.

                            O que quer dizer que o "módulo já vem pré-compliado"?

                            Sempre que reinicio o computador tenho que fazer modprobre raw1394 porque ele perde o módulo.
                            Como posso fazer no CM que ele carregue automaticamente o raw1394?

                            Comentário


                              Varia consoante a distro.
                              Assim os modulos carregados at boot time estão: na debian com kernel 2.4 em /etc/modules.conf com kernel 2.6 em /etc/modprobe.conf

                              Comentário


                                Alguém sabe como se faz na CM?

                                Comentário


                                  olha não tenho a certeza porque nunca configurei nenhum device desses mas tenta colocar no /etc/modprobe.conf esta linha:

                                  alias char-major-171-* raw1394

                                  vê lá se dá, senão tenta pesquisar na net acerca do raw1394 e modprobe.com

                                  Se quiseres fazer isto à "trolha", editas o ficheiro /etc/rc.local e adicionas o comando "modprobe raw1394" assim ele vai executar sempre esse comando quando arranca. Esse script é executado em último lugar nos scripts de inicialização.

                                  Comentário


                                    Indicaram-me isto noutro forum:

                                    se o que queres é que esse módulo seja sempre carregado no arranque basta como root editares o ficheiro "/etc/sysconfig/kernel" e alterares a linha que diz:
                                    MODULES_LOADED_ON_BOOT=""
                                    para
                                    MODULES_LOADED_ON_BOOT="raw1394"

                                    e pronto... se quiseres podes até colocar outros módulos separados por espaço tipo:
                                    MODULES_LOADED_ON_BOOT="raw1394 XXX YYY ZZZ"


                                    Funciona.

                                    Comentário


                                      Shipit (Ubuntu)

                                      Podem pedir cds desta distribuição sem qualquer custo (cds, portes, ...)

                                      Os meus demoraram cerca de 2 semanas a chegar.

                                      Vêm 2 cds por caixa, 1 install e 1 live cd.

                                      Comentário


                                        Bem... Deu-me uma loucura e resolvi instalar o Gentoo num PC que já tinha aqui encostado.. Se me sair bem, vou instalar no meu PC.

                                        Os tempos de compilação devem ser enormes visto ser um P3@550 mhz com 128 MB ram.. Mas estou a fazer isto a partir do meu Pc por SSH.. Pelo que pode lá ficar noite e dia a compilar que não me importa muito.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por mundano

                                          Bem... Deu-me uma loucura e resolvi instalar o Gentoo num PC que já tinha aqui encostado.. Se me sair bem, vou instalar no meu PC.

                                          Os tempos de compilação devem ser enormes visto ser um P3@550 mhz com 128 MB ram.. Mas estou a fazer isto a partir do meu Pc por SSH.. Pelo que pode lá ficar noite e dia a compilar que não me importa muito.
                                          Há uma maneira da instalação não demorar tanto tempo assim. Eu por acaso não tive muita sorte com o Gentoo, aquilo lixou-se no fim da instalação.

                                          Comentário


                                            Mas estar a instalar os pacotes já todos compilados acaba por retirar o que de interessante tem o Gentoo..

                                            Comentário


                                              muito sinceramente acho que o compile time do gentoo tira qualquer vantagem de performance (que é pouca) que se obtem ao compilar para o nosso hardware. só dá trabalho... e perde-se tempo.
                                              a unica vantagem que vejo é construir o sistema à nossa medida. mas só se consegue fazer isso quando já se sabe bastante do que precisamos.

                                              Comentário


                                                Boas..

                                                Eu tinha o Mandriva 2005 Deluxe e agora instalei o Mandriva 2006

                                                Há mais pessoas por aqui que o usem?
                                                Eu não percebo quase nada, instalei mesmo para aprender...

                                                Não consigo é entender bem as instalações de software

                                                Comentário


                                                  Eu nem uso este PC onde estou a instalar... É mesmo só para testar...

                                                  Se ficar fixe, sou capaz de deixar este Pc como file server na rede.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por jmpub

                                                    Boas..

                                                    Eu tinha o Mandriva 2005 Deluxe e agora instalei o Mandriva 2006

                                                    Há mais pessoas por aqui que o usem?
                                                    Eu não percebo quase nada, instalei mesmo para aprender...

                                                    Não consigo é entender bem as instalações de software
                                                    Olha.. Sinceramente a Mandriva não recomendo.. Sem duvida a Madrake foi uma das empresas que mais democratizou o uso do linux ao tornar a instalação facil para todos.

                                                    Mas neste momento já foram completamente ultrapassados, e ao comprarem a conectiva acabaram por se endividar e a empresa está a entrar num ciclo muito mau. Basta ver que o grande guro da Mandrake, o homem que fundou a empresa e que praticamente ele sozinho é que fez da Mandrake o que ela é, que sempre liderou o desenvolvimento da distribuição, foi despedido para reduzirem custos.. [8)][8)]

                                                    Sinceramente, tens distros que actualmente estão a evoluir muito mais e que são mais amigaveis e que dão menos problemas.

                                                    Ubuntu/Kubuntu, Suse ou Fedora vão servir-te melhor do que mandriva.

                                                    Quanto à instalação de software, não há nada mais simples de fazer num sistema baseado em Debian como o Ubuntu ou Kubuntu..

                                                    Comentário


                                                      E já agora, quando à minha experiencia com o Gentoo... Lá compilei o meu primeiro Kernel..

                                                      reboot.. O grub estava mal configurado... Voltei a entrar com o CD de instalação, lá voltei a configurar o Grub, voltei a reiniciar, parecia que ia tudo bem.. E aparece-me isto:

                                                      Kernel panic - bla bla bla...

                                                      Enfim... Falhei em alguma coisa, mas não faço ideia onde.

                                                      Comentário


                                                        Fedora 5...Que dizem?

                                                        Comentário


                                                          Se não sabem o que escolher...

                                                          http://www.zegeniestudios.net/ldc/in...firsttime=true

                                                          Comentário


                                                            Depois de ter falhado na criação do kernel resolvi tentar outra vez do zero... Desta vez tudo correu bem.. Tive apenas um problema com a password do root que me esqueci de definir e depois não conseguia entrar. Mas com o live CD apaguei o hash no ficheiro /etc/shadow e lá resolvi o problema...

                                                            Agora que ia começar verdadeiramente a usar o gentoo o meu computador lembrou-se de deixar de funcionar a placa de rede... Fdx mais aos computadores velhos... Já tive a desmonta-lo todo, mudei a placa de rede de slot, voltou a funcionar, mas já não funciona outra vez..

                                                            Enfim... Também não vou gastar dinheiro com este cancro.. Se ele não se auto-reparar por obra e graça do senhor, volta para a prateleira na garagen onde estava..

                                                            Comentário


                                                              Eu continuo com o CM10.
                                                              Depois do video, agora vou apostar em configurar uma rede wireless.
                                                              Alguém conhece uma placa Wireless barata compativel com Linux?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X