Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O tópico do linux

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ando a presisar de um linux...

    O ideial, porque sou perguisoso era um linux bastante completo, que tenha logo para escolher pacotes de tudo e mais alguma coisa, p.e. o de java. Se tivesse logo um pacote com o eplice era o auge, mas não se pode pedir tudo.

    Estou a pensar no Suse...

    Outra hipotese seria esperar pelo fedora 6, que segundo consta sai dia 11 de Outubro, mas não me dava jeito esperar tanto.

    A ideia é instalar num portatil, neste momento tenho o uburuntu e não gosto, não trás nada, nao tem acesso root ( ou melhor, tem parecido mas é esquesito ).

    Depois se conseguisse por o Kanguru e respectiva placa PCMCIA a funcionar seria o auge.

    sugestões? [:X]

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por Killerace

      Aqui estão alguns links úteis para os interessados.

      http://www.oreilly.com/catalog/linag2/book/
      https://www.cs.elte.hu/local/Linux-bible/
      http://linux-ip.net/
      http://www.kernel.org/



      Ps:Livrem-se da caixa trágica.[)]
      Concordo.
      Eu utilizo o UBUNTU que é engraçadito.
      E no trabalho tenho 2 máquinas com o Redhat Linux Fedora 5. Um é servidor de email.

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por MrAnderson

        Ando a presisar de um linux...

        O ideial, porque sou perguisoso era um linux bastante completo, que tenha logo para escolher pacotes de tudo e mais alguma coisa, p.e. o de java. Se tivesse logo um pacote com o eplice era o auge, mas não se pode pedir tudo.

        Estou a pensar no Suse...

        Outra hipotese seria esperar pelo fedora 6, que segundo consta sai dia 11 de Outubro, mas não me dava jeito esperar tanto.

        A ideia é instalar num portatil, neste momento tenho o uburuntu e não gosto, não trás nada, nao tem acesso root ( ou melhor, tem parecido mas é esquesito ).

        Depois se conseguisse por o Kanguru e respectiva placa PCMCIA a funcionar seria o auge.

        sugestões? [:X]
        O suse é uma excelente opção (já usei fedora core do 1 ao 5, debian do 2.2 ao 3.0, slackware, mandrake, suse, etc... )... tenho instalado o 10.0 a nova versão deve estar bastante melhor, mas o java (jvm da sun) muito dificilmente vais conseguir instalar com um click por causa da licença da sun. Mas podes fazer download de um .rpm do site da sun.

        e para instalar o eclipse (era isso não era?) já o fiz milhentas vezes, e tendo o java correctamente instalado (rpm -Uvh ... basta) e as variáveis de ambiente da tua home bem definidas (JAVAHOME e CLASSPATH)... basta decomprimir e correr o executavel.

        O eclipse nativo que vem no fedora core 4 e 5 quando o tentei usar tinha alguns problemas. E a nível de performance era pior do que correndo com a JVM da sun. Mas eles estão a melhorar... agora não sei em que estado está.

        De resto... kanguru... num sei

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por Torque

          Ontem instalei o Opera 9, mas não gostei muito. Pode ser preconceito, mas continuo fiel ao Firefox!

          O meu problema é outro.
          Já fiz várias actualizações ao Ubuntu, dentro delas, a actualização do kernel. Pelo que me tenho apercebido, quando se actualiza o kernel, o anterior não desaparece, pelo menos pelos acrescentos ao menu do grub. Já tenho 2.6.15-23, 2.6.15-25,... Na prática estou a encher o meu computador de palha!

          Pergunto:

          É mesmo assim?
          Posso apagar as versões mais antigas do kernel?
          Como retiro dos menus do grub as versões mais antigas?
          Boas a todos [8D]

          É assim, eu tambem tinha a versão 5.10 instalada mas fiz uma actualização do kernel...acontece que agora nao consigo fazer login porque aparece uma mensagem de erro a dizer que tenho o disco cheio

          Como é que eu faço para apagar o antigo pela consola?

          Comentário


            Entao pessoal? Necessito de ajuda..urgente

            Comentário


              a mha duvida é mais facil...

              Como passar o o Ubuntu para Portugues, e o corrector ortografico(que me dá muito jeito... mas não em ingles..) ??

              E outra coisa, quando cliko no "delete" as coisas desaparecem, nem pergunta a confirmar, vao logo à vida, onde é que estão?

              Abraços

              e btw, nao gosto... mas pronto, quando tiver tempo meto um linux a sério tipo fedora

              Comentário


                pois é... tinha curiosidade em usar linux, e fizeram o favor de me instalar o Ubunto 2.6.15 (acho que é isto)

                eu sou um nabo em informatica, mas para o que eu uso o pc pensava que me safava bem (Office, e net essencialmente)
                mas tenho alguns problemas:
                - se aceder atraves de linux ao que tinha no Windows, não consigo modificar nada
                - quando ligo o cabo da net, ele detecta rede mas não consigo ir à net
                - e o wireless (nunca experimentei em nenhum sitio que apanhe rede, mas suponho que não dê nada, pq quando o ligo aqui em casa nem me aparece sinal que o wireless ta ligado)

                isto altera-se bem, ou é melhor dedicar-me à pesca?

                Comentário


                  Quem daqui tem experiência em correr o AutoCAD em Linux?

                  Eeu sei que dá com o Wine mas os guias que me aparecem são complicados e dizem respeito a versões antigas do AutoCAD.

                  Se alguém o usa ou sabe como correr em linux AutoCADs recentes, agradeço a ajuda.

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                    Quem daqui tem experiência em correr o AutoCAD em Linux?

                    Eeu sei que dá com o Wine mas os guias que me aparecem são complicados e dizem respeito a versões antigas do AutoCAD.

                    Se alguém o usa ou sabe como correr em linux AutoCADs recentes, agradeço a ajuda.
                    E porque não usar o AutoCAD em windows? [}]

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por rc

                      pois é... tinha curiosidade em usar linux, e fizeram o favor de me instalar o Ubunto 2.6.15 (acho que é isto)

                      eu sou um nabo em informatica, mas para o que eu uso o pc pensava que me safava bem (Office, e net essencialmente)
                      mas tenho alguns problemas:
                      - se aceder atraves de linux ao que tinha no Windows, não consigo modificar nada
                      - quando ligo o cabo da net, ele detecta rede mas não consigo ir à net
                      - e o wireless (nunca experimentei em nenhum sitio que apanhe rede, mas suponho que não dê nada, pq quando o ligo aqui em casa nem me aparece sinal que o wireless ta ligado)

                      isto altera-se bem, ou é melhor dedicar-me à pesca?

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                        citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                        Quem daqui tem experiência em correr o AutoCAD em Linux?

                        Eeu sei que dá com o Wine mas os guias que me aparecem são complicados e dizem respeito a versões antigas do AutoCAD.

                        Se alguém o usa ou sabe como correr em linux AutoCADs recentes, agradeço a ajuda.
                        E porque não usar o AutoCAD em windows? [}]
                        Simples, na minha empresa temos windows aos pontapés e eu estou farto de sujar a biqueira com ele.

                        Para passar tudo para linux só me falta resolver o problema do AutoCAD.

                        Comentário


                          Qcad
                          http://qcad.org/

                          QCad Community Edition

                          The community edition contains the source code of QCad, released under the terms of the GNU General Public License (GPL). This package contains dxflib, fparser, qcadlib, qcadcmd, qcadactions, qcadguiqt and QCad, all in one tar ball. A script to build everything from scratch on any Linux / Unix system is also included. Note that the community edition does not contain the scripting module or polyline support. Sources are usually released a few months after the professional editions. Requirements: Qt developer edition 3.3.4, C++ compiler, GNU tools. Please understand that RibbonSoft cannot offer free support for compiling or using these sources.


                          A versão GPL só lê dxf e não lê dwg. É a chatice.

                          Alguém conhece algum conversor dwg -> dxf GPL?

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                            citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                            citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                            Quem daqui tem experiência em correr o AutoCAD em Linux?

                            Eeu sei que dá com o Wine mas os guias que me aparecem são complicados e dizem respeito a versões antigas do AutoCAD.

                            Se alguém o usa ou sabe como correr em linux AutoCADs recentes, agradeço a ajuda.
                            E porque não usar o AutoCAD em windows? [}]
                            Simples, na minha empresa temos windows aos pontapés e eu estou farto de sujar a biqueira com ele.

                            Para passar tudo para linux só me falta resolver o problema do AutoCAD.

                            És um rebelde! [}]

                            Se as coisas estão feitas para Windows convém usar-se Windows. Mas há quem goste de complicar...

                            Comentário


                              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                              citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                              citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                              citação:Originalmente colocada por Hugo Pereira

                              Quem daqui tem experiência em correr o AutoCAD em Linux?

                              Eeu sei que dá com o Wine mas os guias que me aparecem são complicados e dizem respeito a versões antigas do AutoCAD.

                              Se alguém o usa ou sabe como correr em linux AutoCADs recentes, agradeço a ajuda.
                              E porque não usar o AutoCAD em windows? [}]
                              Simples, na minha empresa temos windows aos pontapés e eu estou farto de sujar a biqueira com ele.

                              Para passar tudo para linux só me falta resolver o problema do AutoCAD.

                              És um rebelde! [}]

                              Se as coisas estão feitas para Windows convém usar-se Windows. Mas há quem goste de complicar...
                              Rebelde o tanas, sou é o administrador desta rede e qd algo corre mal é a mim que me chateiam.

                              E como esta tropa toda não percebe nada, mal deixam de ver o rato toca a perguntar onde ele está.

                              Enfim...

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por rc

                                citação:Originalmente colocada por rc

                                pois é... tinha curiosidade em usar linux, e fizeram o favor de me instalar o Ubunto 2.6.15 (acho que é isto)

                                eu sou um nabo em informatica, mas para o que eu uso o pc pensava que me safava bem (Office, e net essencialmente)
                                mas tenho alguns problemas:
                                - se aceder atraves de linux ao que tinha no Windows, não consigo modificar nada
                                - quando ligo o cabo da net, ele detecta rede mas não consigo ir à net
                                - e o wireless (nunca experimentei em nenhum sitio que apanhe rede, mas suponho que não dê nada, pq quando o ligo aqui em casa nem me aparece sinal que o wireless ta ligado)

                                isto altera-se bem, ou é melhor dedicar-me à pesca?
                                1) suponho que tens o windows em ntfs, o suporte para ntfs em linux ainda nao esta (penso eu) estavel, como tal so tens acesso de escrita em ntfs se estiveres disposto a perder os dados por causa de bugs ainda existentes.

                                2) cabo da net: ligacao directa ao modem? via router? tens alguma proxy configurada no windows que tambem seja necessario configurar no linux?



                                Comentário


                                  sim, provavelmente tenho o windows em ntfs. tmb não me dava jeito perder dados
                                  sendo assim, tenho que começar a gravar as coisas noutro sitio. o que não me faz muita diferença, pois só agora vai começar outro ano de aulas e tenho sempre que fazer coisas novas


                                  o cabo vai directo do modem à placa de rede do portatil
                                  já tive a ver as definições de ethernet e acho que está tudo certo


                                  quanto ao wireless, já fiz na linah de comandos "lspci" (acho que era isto) mas não consegui descobrir o nome/modelo da placa wireless

                                  Comentário


                                    citação:Depois se conseguisse por o Kanguru e respectiva placa PCMCIA a funcionar seria o auge.
                                    No site abaixo, ensina a configurar o kanguru no Ubuntu.

                                    http://fpm.dynu.com/index.php?option...d=105&Itemid=1

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por rc


                                      o cabo vai directo do modem à placa de rede do portatil
                                      já tive a ver as definições de ethernet e acho que está tudo certo
                                      executa ifconfig numa shell e mete aqui os resultados.

                                      Comentário


                                        Há uns dois anos experimentei o Red Hat mas dava sempre problema a partilhar o disco com o Windows e acabei por desinstalá-lo. Agora tenho um disco só para o Linux, que aconselham? A ideia é com o tempo aproximar-me o mais possivel do Unix mas como tenho pouca experiência, para começar terá que ser uma distribuição relativamente fácil de usar.
                                        Que acham do Ark Linux?

                                        Comentário


                                          Eu nunca ouvi falar no Ark Linux até agora.
                                          Já fui espreitar ao site: http://www.arklinux.org/

                                          Como é que encontraste esta distro e porquê interesse nesta e não noutra?

                                          Eu utilizo neste momento o Ubuntu 6.06 LTS. Já experimentei o Fedora 5, o Mandriva 2006 e o Suse 10.1. Fiquei com o Ubuntu, porque gostei mais. É subjectivo, mas o que se há de fazer.
                                          Entre o Gnome e o KDE, prefiro o Gnome, mas mais uma vez é subjectivo.

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Torque

                                            Eu nunca ouvi falar no Ark Linux até agora.
                                            Já fui espreitar ao site: http://www.arklinux.org/

                                            Como é que encontraste esta distro e porquê interesse nesta e não noutra?

                                            Eu utilizo neste momento o Ubuntu 6.06 LTS. Já experimentei o Fedora 5, o Mandriva 2006 e o Suse 10.1. Fiquei com o Ubuntu, porque gostei mais. É subjectivo, mas o que se há de fazer.
                                            Entre o Gnome e o KDE, prefiro o Gnome, mas mais uma vez é subjectivo.
                                            Foi num site sobre distribuições. É mais curiosidade que interesse. Perguntei para saber se vale a pena.
                                            No chooser cujo link o Mundano aqui pôs deu-me o Kubuntu, o Mandriva e o Ubunto. Bem, não sei... tenho que ver melhor...

                                            Comentário


                                              Hoje em dia todas as distros, ou pelo menos quase todas têm "Live CD", por isso experimenta antes de instalar.
                                              Espero que seja um "Bem vindo ao mundo LINUX".

                                              Comentário


                                                Saiu hoje o Mandriva 2007. Há uma grande expectativa da comunidade em relação a esta versão.
                                                http://www.mandriva.com/en/community...ux_2007_is_out
                                                http://www.mandriva.com/en/linux/2007

                                                Zell:

                                                Arch Linux is an i686-optimized linux distribution. It is lightweight and contains the latest stable versions of software. Packages are in .tar.gz format and are tracked by a package manager that is designed to allow easy package upgrades. Arch is quite streamlined compared to some other distributions. Things that are relatively unused are not kept (info-pages, for example). A default Arch install leaves you with a solid base; from there, you can add packages to create the custom installation you're looking for. Arch has a package build system that allows you to easily create your own packages, which makes it very easy to rebuild a package with your own custom configuration. Arch also aims to use the newer features available to linux users, such as ReiserFS/ext3 and udev.

                                                http://www.linux-magazine.com/issue/...nux_Review.pdf
                                                http://www.osnews.com/story.php?news_id=15075
                                                http://os.newsforge.com/article.pl?sid=06/05/05/2138228
                                                http://www.cutlets.info/?q=node/260
                                                http://www.osnews.com/story.php?news_id=10047
                                                http://os.newsforge.com/article.pl?sid=05/02/14/1722211

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Zell

                                                  Há uns dois anos experimentei o Red Hat mas dava sempre problema a partilhar o disco com o Windows e acabei por desinstalá-lo. Agora tenho um disco só para o Linux, que aconselham? A ideia é com o tempo aproximar-me o mais possivel do Unix mas como tenho pouca experiência, para começar terá que ser uma distribuição relativamente fácil de usar.
                                                  Que acham do Ark Linux?
                                                  Acrescentando uma linha no ficheiro fstab que está na directoria /etc/ tinhas resolvido isso e poupavas a desinstalação. Neste momento a maioria das distribuições detecta automaticamennte as partições windows, mas se for precio acrescentá-las à "pata", é simples e não faz mal a ninguém experimentar mexer nas coisas sem ter medo de estragar tudo ... [:X]

                                                  já agora, distribuições há muitas, mas neste momento adoro o Ubuntu / Kubuntu . Para quem quer ter uma parecida com o Windows, recomendo a seguinte (que é baseada também em Ubuntu):

                                                  http://www.mepis.org

                                                  Para quem já tem alguma experiência no Linux e queira experimentar umas coisas novas nos "kerneis" actuais e tenha uma placa gráfica decente com os drivers para linux dos fabricantes, ATI ou NVIDIA, instalados, sugiro que pesquisem por esta combinação fatal de software Open Source, que "simula" o aspecto gráfico do Mac OSX:

                                                  XGL + Compiz => http://www.compiz.org e http://help.ubuntu.com/community/CompositeManager, este último é para ajudar a instalar em Ubuntu
                                                  +
                                                  Conky => http://conky.sourceforge.net
                                                  +
                                                  KXDocker => http://www.xiaprojects.com/www/prodo...ocker/main.php

                                                  O resultado é parecido com isto: http://xs102.xs.to/xs102/06253/snapshot2.png

                                                  O XGL e o Compiz ainda estão em fase experimental, o Conky serve para monitorizar qualquer sistema Linux (com alguma configuração manual à mistura) e o KXDocker, apesar de ter uma versão +/- estável, também é algo experimental.

                                                  Divirtam-se [^]

                                                  Comentário


                                                    Bem, parece que o Compiz mudou a sua nomenclatura e agora o que se usa é o Beryl ("re-style" do Compiz :D )

                                                    Beryl => http://forum.beryl-project.org/index.html (em Ubuntu os pacostes a instalar são o beryl e o emerald-themes ;)

                                                    Posso dizer-vos que ontem fiz uma instalação limpa do Ubuntu 6.06.1 e pus isto a bombar. Está cada vez melhor! Tem quase a suavidade de um OSX praticamente, mas ainda tem muito para melhorar!

                                                    Comentário


                                                      Instalei o Ubuntu Edgy 6.10 Beta.
                                                      Depois de tentar fazer um upgrade. Pum. "Crash"
                                                      O Ubuntu não é bom a fazer upgrades.

                                                      Já estourei do 5.10 para o 6.06 e agora do 6.06 para o 6.10.

                                                      Mas pelo menos já tenho o ZAPP à velocidade máxima.

                                                      Ah e é sempre bom ter o /home numa partição à parte, pois não se perdem os dados e as definições (mail por ex.º)

                                                      Comentário


                                                        citação:Para passar tudo para linux só me falta resolver o problema do AutoCAD.
                                                        Experimenta o AutoCAD do Windows no Linux com o "WINE"

                                                        http://www.winehq.com/site/download-deb

                                                        http://www.winehq.com/

                                                        Eu nunca experimentei o AutoCAD, mas experimentei outros programas e funcionam perfeitamente.

                                                        Comentário


                                                          citação:The Ubuntu team is proud to announce the Release Candidate for version 6.10 of Ubuntu, Kubuntu and Edubuntu - codenamed "Edgy Eft". The Release Candidate includes installable live Desktop CDs, server images, alternate text-mode installation CDs and an upgrade wizard for users of the current stable release.

                                                          We consider this release candidate to be complete, stable and suitable for testing by any user.

                                                          The final release of version 6.10 is scheduled for 26 October 2006 and will be supported for 18 months on both desktops and servers. Note that the current stable release (6.06 LTS) is a long-term support release, and so users requiring a longer support lifetime may choose to continue using that version rather than upgrade to 6.10.

                                                          http://www.ubuntu.com/news/EdgyReleaseCandidate

                                                          Comentário


                                                            Ubunto 6.10 Beta here!

                                                            Comentário


                                                              MAs ontem foi lançado o Release Candidate. Que segundo os developers está estável o suficiente para ser usada por todos, muito pouco mudará até à versão final.

                                                              De qualquer forma, a versão beta actualiza e provavelmente o que tens agora já é a Release Candidate.. ;)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X