Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um belíssimo exemplo da saúde que temos por cá...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
    E criarem um fórum só de dizer mal do SNS?

    MAs se eu for a uma oficina e gripar o motor quando sair de lá os mecânicos portugueses passam a ser um nojo?

    Se o pão que me vendem parece ser do dia anterior é a indústria de panificação que é desleal?

    Se me cobram 75 euros por um back up de disco rigido são os informáticos Portugueses que são mercantilistas?

    PArece haver por parte de algumas pessoas uma caça Às bruxas. Por mais que se tente fundamentar e esclarecer as dúvidas das pessoas, há sempre alguém que arranja novas (ou não) abordagens a meia dúzia de temas, sempre no mesmo sentido.

    Desisto.
    Concordo. Temos é que ter sorte até na aleatoriedade possível em termos de profissionalismo, competência e seriedade do profissional que nos atende.

    Seja em saúde, seja em engenharia, seja na padaria, seja no café, enfim...

    Há erros em todo o lado, seja no SNS, seja na privada....

    E eu falo com conhecimento de causa, quer como utente (pública e privada), quer como profissional de saúde (pública e privada).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
      e facil fala r assim quando sao os filhos dos outros.a alergia esta na ficha , medica dele tal como esta na minha
      Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
      Ou então quando não se tem a experiência de ser pai ou mãe! Não sabem o que custa ter que sair de casa pelas 2 ou 3 da manhã para levar um filho ao hospital porque está com febres altas e não baixa a temperatura (por exemplo). Eu agora dou imenso valor das coisas que os meus pais passaram comigo de criança!!!

      Compreendo a tua situação

      Mas o que é que foi????
      Não compreenderam o que escrevi????
      Ajudo e ainda "reclamam??
      Estão á espera de quê???
      Se os putos são mesmo alérgicos á penicilina, FACILMENTE conseguem um cartão com essa informação, que andará SEMPRE com vocês e com os putos, e ai sim o médico dará a devida atenção ao caso.
      Agora não esperem é que um "31 de boca" a dizer que é alérgico vos leva a algum lado...

      Irra...
      E sim sei precisamente o que é a altas horas da noite os putos estarem com febre...,
      eu estou preparado e sei o que fazer e a quem recorrer, e como resolver as situações pelo melhor para mim e para os putos sem dramas fáceis....


      EDIT: o cartão não é uma folha a dizer que é alérgico e pronto. Tem que estar assinada e certificada por quem realizou o teste...
      _ em alguns casos, mesmo em casos identificados de alergia ao antibiótico, e na falta ou desaconselhamento de antibióticos alternativos podem administrar a penicilina na mesma....sob vigilancia....cada caso é um caso.
      Editado pela última vez por Foliv; 24 September 2008, 01:30. Razão: acrescentar o edit.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
        Eu percebo essa questão da produtividade imposta à função pública, já a contestei aqui inúmeras vezes obtendo respostas por demais esclarecedoras de que muitos dos "não funcionários públicos" gostam muito de "bitaitar" e de falar do que não sabem, mas, voltando à resposta, qualquer sector que não seja competente para tratar determinado assunto tem o dever de o encaminhar para outro que o seja.
        Parece-me que é esta é mais uma questão chave da nossa saúde, já se falou dos médicos sem vocação, ausentes nos hospitais, dos critérios de produtividade exdrúxulos que se pretende aplicar ao funcionalismo publico e da falta de meios que começa gravemente a afectar o nosso sitema de saúde.

        Muitos apludem sem saber bem pq, talvez tenham visto no circo uma foca a fazer o mesmo e acham que alguém lhes vai dar uma sardinha no fim.

        Triste gente, que não entende como tb eles são lesados pelo elitismo de uns poucos.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
          Mas o que é que foi????
          Não compreenderam o que escrevi????
          Ajudo e ainda "reclamam??
          Estão á espera de quê???
          Se os putos são mesmo alérgicos á penicilina, FACILMENTE conseguem um cartão com essa informação, que andará SEMPRE com vocês e com os putos, e ai sim o médico dará a devida atenção ao caso.
          Agora não esperem é que um "31 de boca" a dizer que é alérgico vos leva a algum lado...
          O que é que queres? Um cartão espécie multibanco onde conste os dados pessoais e onde tenha a informação inscrita "alérgico a pinicilina"?

          A colega já disse que tem um documento e que consta na sua ficha e nas fichas dos seus pequenos a indicação da alergia a penicilina! E preciso andar rotulado na testa?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
            Mas o que é que foi????
            Não compreenderam o que escrevi????
            Ajudo e ainda "reclamam??
            Estão á espera de quê???
            Se os putos são mesmo alérgicos á penicilina, FACILMENTE conseguem um cartão com essa informação, que andará SEMPRE com vocês e com os putos, e ai sim o médico dará a devida atenção ao caso.
            Agora não esperem é que um "31 de boca" a dizer que é alérgico vos leva a algum lado...

            Irra...
            E sim sei precisamente o que é a altas horas da noite os putos estarem com febre...,
            eu estou preparado e sei o que fazer e a quem recorrer, e como resolver as situações pelo melhor para mim e para os putos sem dramas fáceis....


            EDIT: o cartão não é uma folha a dizer que é alérgico e pronto. Tem que estar assinada e certificada por quem realizou o teste...
            _ em alguns casos, mesmo em casos identificados de alergia ao antibiótico, e na falta ou desaconselhamento de antibióticos alternativos podem administrar a penicilina na mesma....sob vigilancia....cada caso é um caso.

            tem calma nao te stresses, sei que estas a ajudar, mas um facto é que ele É alergico, e se eu passo essa informação ao médico ele só tem que aceitar. Eu também sou e não ando com nenhum cartão atras.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
              tem calma nao te stresses, sei que estas a ajudar, mas um facto é que ele É alergico, e se eu passo essa informação ao médico ele só tem que aceitar. Eu também sou e não ando com nenhum cartão atras.
              Se não andas devias!

              Imagina que tens um acidente grave e vais parar ao hospital sem poderes relatar esse facto? A mesma coisa para a criança.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                Se não andas devias!

                Imagina que tens um acidente grave e vais parar ao hospital sem poderes relatar esse facto? A mesma coisa para a criança.
                eu sei. varias vezes a minha mae me disse para andar nem que seja com uma pulseira. O meu irmao anda com uma medalha no fio

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                  Mas o que é que foi????
                  Não compreenderam o que escrevi????
                  Ajudo e ainda "reclamam??
                  Estão á espera de quê???
                  Se os putos são mesmo alérgicos á penicilina, FACILMENTE conseguem um cartão com essa informação, que andará SEMPRE com vocês e com os putos, e ai sim o médico dará a devida atenção ao caso.
                  Agora não esperem é que um "31 de boca" a dizer que é alérgico vos leva a algum lado...

                  Irra...
                  E sim sei precisamente o que é a altas horas da noite os putos estarem com febre...,
                  eu estou preparado e sei o que fazer e a quem recorrer, e como resolver as situações pelo melhor para mim e para os putos sem dramas fáceis....


                  EDIT: o cartão não é uma folha a dizer que é alérgico e pronto. Tem que estar assinada e certificada por quem realizou o teste...
                  _ em alguns casos, mesmo em casos identificados de alergia ao antibiótico, e na falta ou desaconselhamento de antibióticos alternativos podem administrar a penicilina na mesma....sob vigilancia....cada caso é um caso.
                  Concordo que as pessoas que sejam alergicas à penicilina tenham uma identificação que deve ser apresentada nas situações apropriadas. Mas... Um profissional mais previdente deveria aceitar a informação -ainda que oral - que um pai lhe transmite. Ou achas que não? É que se a coisa dá para o torto, podia-se meter em trabalhos...

                  Comentário


                    #39
                    Não estou a ver onde se pretende dizer mal do SNS.

                    O que vejo e tenho visto por cá, é criticar o que se tem feito contra o SNS e contra todos nós, cidadãos pagadores de impostos.

                    Get your act together.

                    Comentário


                      #40

                      Mil Amarras Me Prendem à Vida
                      (Con)Viver com a doença
                      Silvia Bonino

                      Um testemunho corajoso e, ao mesmo tempo, uma reflexão cientificamente rigorosa sobre a doença crónica e as contradições, individuais e sociais, do nosso estilo de vida, sobre os planos que uma pessoa doente consegue, ou não, concretizar nos tempos e da forma desejados. Um olhar sobre as recidivas, o sofrimento, o cansaço, mas também sobre o árduo caminho que a pessoa doente precisa percorrer para aceitar falar de si própria e da sua doença com sinceridade e, ao mesmo tempo, com algum distanciamento. Um livro que procura fundir os conhecimentos teóricos com a experiência pessoal, a ciência com o testemunho, a única forma de analisar verdadeiramente a doença nos seus infinitos aspectos, aqueles que só o doente conhece, e de ir, ao mesmo tempo, muito além da experiência pessoal e irrepetível. Mil amarras que podem ser correntes que limitam o caminho e impedem o desenvolvimento, mas muito mais frequentemente são cordas robustas que nos mantêm ancorados ao mundo e que escalamos para crescer. É neste emaranhado de amarras que nos ligam aos outros, à cultura e à natureza que se desenrola a vida de cada um de nós.



                      Aconselho a leitura deste livro aonde a partir do capitulo "Relação Terapêutica" revela a confiança/empatia que deve existir entre médicos e pacientes, como todo o livro levanta alguns pontos fucrais relativos aos sistemas de saúde embora o tema do livro seja numa perspectiva diferente, possa esclarecer em algumas dúvidas levantadas neste tópico.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                        Parece-me que é esta é mais uma questão chave da nossa saúde, já se falou dos médicos sem vocação, ausentes nos hospitais, dos critérios de produtividade esdrúxulos que se pretende aplicar ao funcionalismo publico e da falta de meios que começa gravemente a afectar o nosso sistema de saúde.

                        Muitos aplaudem sem saber bem pq, talvez tenham visto no circo uma foca a fazer o mesmo e acham que alguém lhes vai dar uma sardinha no fim.

                        Triste gente, que não entende como tb eles são lesados pelo elitismo de uns poucos.
                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                        Não estou a ver onde se pretende dizer mal do SNS.

                        O que vejo e tenho visto por cá, é criticar o que se tem feito contra o SNS e contra todos nós, cidadãos pagadores de impostos.

                        Get your act together.
                        Nem mais, mas parece que continuamos a não perceber que o que se critica nestas exposições não é o SNS, não são os funcionários desse SNS e nem é um sistema que está aquém, ainda, das necessidades, mas, tão somente e de fácil percepção (se não se estiver de má vontade na discussão), a incompetência pontual de alguns que, no limite, pode causar a morte a outros como seria certamente o caso referido...

                        A minha amiga não reclamou? Sim, reclamou em sede própria. "O céu é o limite", e desde a Ordem respectiva aos Tribunais tudo está a ser estudado, a bem da saúde dos que descontam para serem bem servidos e, naturalmente, contra a incompetência devidamente provada em lugar adequado.

                        Mas estranho que aqui se tenha dito tanto mal de outras categorias profissionais e não tenha havido tanto pudor. É frequente "espancar-se" a Função Pública, no seu geral, os Professores, os Tribunais e por aí fora, e não se vê tanto incómodo sobre a crítica pela crítica, a mais das vezes infundada!...

                        Aqui trata-se de uma situação não concretizada, até porque a concretização está a ser tratada em sede própria, mas apenas citada no geral e em abstracto de uma postura que, ao senso comum (e à opinião de outra profissional que criticou, off record, fortemente a colega...), parece no mínimo negligente!

                        A dignidade da classe profissional está, naturalmente, assegurada, como assegurada está a denúncia de toda e qualquer situação em que haja dúvidas sobre a competência, ou a falta dela.

                        Comentário


                          #42
                          As situações relatadas neste tópico são de facto lamentáveis. Casos destes, que misturam incompetência, negligência e falta de meios sempre existiram e sempre irão existir, quer no SNS como nas clínicas privadas.

                          No SNS são mais frequentes porque o número de atendimentos diários é incomparavelmente superior. Em milhares de doentes atendidos diariamente é normal que alguns sejam vítimas de erros médicos. Nestes casos há que reclamar, para que o sistema possa melhorar.

                          O SNS tem melhorado imenso nos últimos anos e precisa ainda de melhorar mais, mas dos pilares fundamentais do Estado, nem é o que está pior. O que dizer... da Justiça?

                          Comentário


                            #43
                            A Medicina não é uma ciência.


                            Não defendo que seja o caso, mas isto serve em muitas situações...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                              Numa percentagem de casos.

                              O resto é contribuir para um clima péssimo, para o denegrir da reputação de várias classes, o insistir em cliches e ideias pré-concebidas e o exercitar do bitaite inconsequente, na maior parte das vezes por pessoas sem a mínima formação/conhecimento de causa para formular os juízos finais que se vêm repetindo tópico após tópico.
                              o que há mais neste fórum é disso, nem percas mais o teu tempo

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                E medicam-se assim as pessoas, sem diagnosticar primeiro o problema?

                                A medicina joga com probabilidades... Um doente com estes sintomas tem X probalidade de presentar aquela doença, e se fizer determinada terapéutica (caso o diagnóstico esteja correcto) tem Z hipoteses de melhorar.


                                Mais uma vez, não digo que seja o caso, mas é válido para a maioria das situações...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  As situações relatadas neste tópico são de facto lamentáveis. Casos destes, que misturam incompetência, negligência e falta de meios sempre existiram e sempre irão existir, quer no SNS como nas clínicas privadas.

                                  No SNS são mais frequentes porque o número de atendimentos diários é incomparavelmente superior. Em milhares de doentes atendidos diariamente é normal que alguns sejam vítimas de erros médicos. Nestes casos há que reclamar, para que o sistema possa melhorar.

                                  O SNS tem melhorado imenso nos últimos anos e precisa ainda de melhorar mais, mas dos pilares fundamentais do Estado, nem é o que está pior. O que dizer... da Justiça?

                                  no caso em concreto que contei, a médica nem tão pouco tocou no meu filho, nao o examinou, nao o mandou despir...nada. Obviamente de após um exame destes, agarrei nele meti-me no carro e fui a Viana. Lá, examinaram-no desde o couro cabeludo até a ponta dos pés, até na « pilinha » andaram a ver se tinha borbulhagem.


                                  Aliás esta mesma médica uma vez virou-se para a avó do meu marido ( que conta com 83 anos ), após esta lhe pedir umas análises e respondeu-lhe: A Sra quer fazer análises para quê, pouco mais vai durar!!!!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                    no caso em concreto que contei, a médica nem tão pouco tocou no meu filho, nao o examinou, nao o mandou despir...nada. Obviamente de após um exame destes, agarrei nele meti-me no carro e fui a Viana. Lá, examinaram-no desde o couro cabeludo até a ponta dos pés, até na « pilinha » andaram a ver se tinha borbulhagem.


                                    Aliás esta mesma médica uma vez virou-se para a avó do meu marido ( que conta com 83 anos ), após esta lhe pedir umas análises e respondeu-lhe: A Sra quer fazer análises para quê, pouco mais vai durar!!!!
                                    Elucidativo quanto baste, para quem queira ver...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
                                      no caso em concreto que contei, a médica nem tão pouco tocou no meu filho, nao o examinou, nao o mandou despir...nada.
                                      Como já disse, este tipo de comportamento é indigno da profissão Médica. Penso que devias ter feito uma reclamação: só assim podemos melhorar o sistema.

                                      Já agora, a minha filha, com sintomas semelhantes, fez imediatamente análises ao sangue e foi acompanhada de perto pela médica. Isto num hospital público.

                                      Aliás esta mesma médica uma vez virou-se para a avó do meu marido ( que conta com 83 anos ), após esta lhe pedir umas análises e respondeu-lhe: A Sra quer fazer análises para quê, pouco mais vai durar!!!!
                                      Mais uma vez: deviam ter reclamado.

                                      De qualquer forma, parece-me que estes casos são a excepção e não a regra. Para podermos discutir estes assuntos de forma séria, temos que possuir dados estatísticos correctos sobre a quantidade de casos destes e a quantidade de casos em que os doentes foram bem atendidos.

                                      Discutir a qualidade de todo o SNS com base em casos particulares, não me parece ser muito sério...

                                      Comentário


                                        #49
                                        eu não reclamei ( apenas falei mais tarde com o meu medico de família, que é o director do centro de saúde, onde esta incluído o SAP ), pois comigo era a 1ª vez que tal acontecia. A situação da avó do meu marido so soube depois.

                                        Na altura nao fiz a reclamação escrita pois a meu ver não é um caso isolado que faz um mau profissional, errar todos erramos, muito embora erros na saúde podem ser fatais.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                          A medicina joga com probabilidades... Um doente com estes sintomas tem X probalidade de presentar aquela doença, e se fizer determinada terapéutica (caso o diagnóstico esteja correcto) tem Z hipoteses de melhorar.


                                          Mais uma vez, não digo que seja o caso, mas é válido para a maioria das situações...
                                          Eu entendo. Mas secalhar a médica também se esqueceu da probabilidade da existência de um cancro mamário numa senhora de 41 anos...

                                          Nesta situação a paciente foi céptica e recorreu, felizmente, a um médico privado, mas acredito que há quem não o faça por várias razões.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Possivelmente, a médica partiu do principio que uma senhora de 41 anos e, provavelmente, de bem e inteligente, já teria acautelado previamente um ou outro exame mamário e também auto-rastreios feitos em casa. Afinal, já não é uma jovem e a informação existente hoje em dia leva a que as mulheres se previnam por si mesmas.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                                              Possivelmente, a médica partiu do principio que uma senhora de 41 anos e, provavelmente, de bem e inteligente, já teria acautelado previamente um ou outro exame mamário e também auto-rastreios feitos em casa. Afinal, já não é uma jovem e a informação existente hoje em dia leva a que as mulheres se previnam por si mesmas.
                                              Esperemos que os médicos não passem a dar consultas possivelmente partindo de princípios, mas que as façam observando os doentes, como é seu dever.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Deixemo-nos de *****s, isto é assim...

                                                1º existem umas coisas que se chamam gold standarts... ou o "padrão do ouro", isto é, o exame com melhor sensibilidade e especificidade para diagnosticar um determanado facto.

                                                A mamografia é o gold standart para o rastreio de Carcinoma da mama

                                                A ecografia é o melhor exame para caracterizar um nódulo mamário

                                                Depois existem Guidelines para o rastreio:

                                                It is recommended that women between the ages of 50 to 69 have a mammogram every one to two years. Mammography may be indicated for women between ages 40 to 49 or who are at increased risk for breast cancer. Risk increases for all women who:
                                                * are smoking,
                                                * have a family or personal history of breast cancer,
                                                * had a previous precancer of the breast,
                                                * do not have children, or had children later in life, or
                                                * are elderly.

                                                que deverá ser sugerido pela medica de familia...

                                                ela tinha 41 anos, tinha alguns dos factores de risco? se tinha, deveria ter feito mamografia aos 40 anos, senão, deveria começar aos 50...

                                                Depois, tenhos a semiologia...

                                                Ela fazia autoexame mensal durante o banho? notou alguma coisa?
                                                Se tem nódulo tem que fazer ecografia e se a imagem for sugestiva, bipsia aspirativa...

                                                Queixa de dor no peito? Despiste de: patologia da mama, patologia cardíaca, patologia pulmonar.

                                                Fazer Rx torax, ECG, prova de esforço.

                                                O mamilo invertido? é um sinal de péssimo prognostico, juntamente com a pele tipo casca de laranja... indicam a invasão do tecido mamário pelo tumor, a presença de reacção inflamatória e de dificil drenagem venosa....

                                                é quase uma certidão de óbto quando encontramos isso...


                                                logo, a médica não agiu segundo o "estado de arte"

                                                logo, não
                                                e erro médico, é negligência...


                                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                Para não melindrar ninguém, afinal tem sido recorrente as pessoas sentirem-se "ofendidas" quando, apenas, se debatem temas no geral e em abstracto, não vou identificar nem pessoas nem estabelecimentos de serviços médicos.

                                                Há uns meses a esta parte uma amiga nossa começou a sentir umas picadas num seio. Foi à sua médica que, como lhe competia, remeteu a pessoa para o hospital mais próximo. No hospital a senhora foi consultada por uma médica que, desde logo, a descansou dizendo, "Não se preocupe, pois não tem o mamilo para dentro, logo não é nada de grave".

                                                Mas, não ficando por ali, a médica referiu, "Mas, olhe, não se preocupe, tome estes medicamentos ... e regresse cá daqui a uns meses". "Mas, não me manda fazer exames?", perguntou a doente, "Depois das férias logo se vê isso, até porque neste hospital não temos meios para outro tipo de exames", respondeu a médica...

                                                Naturalmente, nada satisfeitos com este tipo de "profissionalismo" desta técnica, este casal amigo resolver ir a uma clínica privada. Aí a médica que tomou conta do assunto ficou siderada com a actuação da colega... "Mas, nem lhe mandou fazer exames?", perguntou. "Nada. Foi de férias descansada", respondeu a doente. "Mas eu também vou de férias", disse esta médica, "No entanto nestes casos é, de imediato, de mandar fazer os exames ... para se ver o que se passa e se o hospital não tiver meios deve a médica encaminhar a doente para onde possam ser feitos os exames e acompanhamento necessário".

                                                Exames, cirurgia marcada de urgência, nessa clínica, claro, e, em pouquíssimo tempo, remoção do tumor que foi remetido para análise.

                                                Hoje o resultado da análise chegou: tumor maligno. A médica da clínica foi peremptória, "mais alguns meses, talvez um ano, e já nada haveria a fazer"...

                                                Não vou tecer mais comentários, os factos são estes e mais um exemplo do muito que funciona mal na nossa Saúde...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Corrijo: a Medicina é uma arte e uma ciência....

                                                  esta arte sem ciência não é nada....

                                                  Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                                  A Medicina não é uma ciência.


                                                  Não defendo que seja o caso, mas isto serve em muitas situações...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Se um apaciente te diz que é alérgico a uma coisa, e tu lha adminitsras, e ele tem uma reacção alérggica e morre tu vais preso....

                                                    Ponto final....



                                                    Originalmente Colocado por Keyser_Soze Ver Post
                                                    Concordo que as pessoas que sejam alergicas à penicilina tenham uma identificação que deve ser apresentada nas situações apropriadas. Mas... Um profissional mais previdente deveria aceitar a informação -ainda que oral - que um pai lhe transmite. Ou achas que não? É que se a coisa dá para o torto, podia-se meter em trabalhos...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                                      Corrijo: a Medicina é uma arte e uma ciência....

                                                      esta arte sem ciência não é nada....
                                                      A ciência é um dogma... A medicina por vezes não.

                                                      Foi o que ele quis dar a entender.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Explica-me lá quais são os problemas que as anestesias trazem?

                                                        Por favor

                                                        E já agora, onde entra o anestesista na parte das cirurgias desnecessárias....

                                                        Existe uma coisa que se chama: indicação cirurgica

                                                        como o próprio nome indica: o cirurgião propoe para cirurgia um determinado paciente por caude se uma determinada patologia

                                                        DEpois existe a chamada indicação anestésica

                                                        O cirurgião propoe um paciente para o procedimento anestesico e o anestesista classifica o paciente em risco anestésico.

                                                        Quando há risco para o paciente o anestesista explica esse risco ao paviente e ao cirurgião, e ambos têm que concordar que a razão risco/benefício compensa a cirurgia.


                                                        As decisões não são emocionais, são baseadas em numeros.

                                                        O estado de arte diz "não causarás mal"

                                                        Ou seja, só operas se isso trouxer benefício em termo de sobrevida ou de qualidade de vida ao paciente....

                                                        Por exemplo, tens um cancro em estado terminar: nunca o operas para curar.. operas para poder morrer com mais dignindade.. mas nunca o operas se isso significar que vai morrer masi rapido....





                                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                        É sempre dificil agradar a gregos e troianos.

                                                        Agora o que acontece a quem mal diagnotica? Existe casos provados de negligencia.
                                                        Para aumentar a credibilidade das pessoas, o sistema tem de ser mais transparente.

                                                        Se tu te queixas de algo e o médico diz que é psicologico tem de ficar registado.

                                                        Eu próprio (e ves que neste fórum nunca referi isso) com os conhecimentos que tenho, apanhei uma infecção nos pés aos 10 anos e fui operado 5 (certo 5) vezes porque os médicos sempre classificaram aquilo como o caso mais normal.

                                                        Hoje penso que À 2ª operação ja deviam ter descoberto que nao era tao simples.

                                                        Em analogia, é como as oficinas que mudam sempre o turbo quando a causa é a centralina que parte o turbo.

                                                        Se o sistema obrigasse a pagar-me indeminização pelas 4 operaçoes desnecessárias (não digo 4 pq errar 1 vez.....a primeira solucao nao funcionou) ou melhor 3.

                                                        Nessa indeminizacao fosse contabilizado o sofrimento, os problemas que anestesias trazem, o pos operatorio.

                                                        Algo como 1 milhao de euros devia chegar.

                                                        Agora multiplica as despesas que houve ao fazerem 3 operacoes (anestestista etc) e cobrarem isto ao hospital ou a alguem directamente responsavel.

                                                        Acabava-se logo com os maus diagnosticos. Ou entao terminava o SNS

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          A medicina como toda a ciência também é um dogma

                                                          queres falar daqui a 100 anos?

                                                          para veres como sabemos tao pouco de tudo?



                                                          Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                          A ciência é um dogma... A medicina por vezes não.

                                                          Foi o que ele quis dar a entender.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Se o estado da saúde publica é tão mau e está tão degradado, porque é que essa senhora dirigiu-se primeiro a um hospital publico e não foi antes ao privado? Se a médica tivesse sido outra, se o atendimento tivesse sido diferente, este tópico não existia. Infelizmente, errar é humano, os médicos são humanos, há-de chegar o dia em que deixarão de o ser e passarão a ser máquinas, mas até lá temos que contar com um ou outro incidente de vez em quando, tal como em qualquer outra profissão.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                              Nem mais, mas parece que continuamos a não perceber que o que se critica nestas exposições não é o SNS, não são os funcionários desse SNS e nem é um sistema que está aquém, ainda, das necessidades, mas, tão somente e de fácil percepção (se não se estiver de má vontade na discussão), a incompetência pontual de alguns que, no limite, pode causar a morte a outros como seria certamente o caso referido...

                                                              A minha amiga não reclamou? Sim, reclamou em sede própria. "O céu é o limite", e desde a Ordem respectiva aos Tribunais tudo está a ser estudado, a bem da saúde dos que descontam para serem bem servidos e, naturalmente, contra a incompetência devidamente provada em lugar adequado.

                                                              Mas estranho que aqui se tenha dito tanto mal de outras categorias profissionais e não tenha havido tanto pudor. É frequente "espancar-se" a Função Pública, no seu geral, os Professores, os Tribunais e por aí fora, e não se vê tanto incómodo sobre a crítica pela crítica, a mais das vezes infundada!...

                                                              Aqui trata-se de uma situação não concretizada, até porque a concretização está a ser tratada em sede própria, mas apenas citada no geral e em abstracto de uma postura que, ao senso comum (e à opinião de outra profissional que criticou, off record, fortemente a colega...), parece no mínimo negligente!

                                                              A dignidade da classe profissional está, naturalmente, assegurada, como assegurada está a denúncia de toda e qualquer situação em que haja dúvidas sobre a competência, ou a falta dela.
                                                              Parece que não....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X