Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um belíssimo exemplo da saúde que temos por cá...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Os médicos são pessoas como quaisquer outra, e não divindades infalíveis e milagreiras.

    Os médicos não são adivinhos, necessitam de meios adicionais, e quando não os tem, trabalham com o que podem.

    os médicos, apesar da excelência do ensino em Portugal, podem ser bons e maus profissionais.

    Independentemente da sua qualidade intrínseca como profissionais , os médicos podem estar num dia bom ou mau, pode estar stressados ou cansados, podem estar bem ou mal dispostos....

    A única obrigação dos médicos é serem o mais profissionais possível, e minimizarem na medida do possível e com o que esteja ao seu alcance, as hipóteses de falhas.


    Agora substituam em cima, a palavra médico por qualquer outra profissão que se lembrem!

    Há diferenças? NÃO!!!

    Um Engenheiro se se enganar no calculo de uma estrutura de um prédio, este pode cair e matar centenas de pessoas que se encontrem no seu interior.

    Um motorista de pesados de passageiros, ao se enganar, pode matar dezenas de pessoas que se encontrem no interior do veiculo...


    Uma grande parte de nós, no exercício da nossa profissão, pode por acção directa vir a matar alguém!

    Isso implicam que tenhamos a obrigação de ser divindades???
    NÃO!
    Apenas temos a obrigação de sermos o mais profissionais possível dadas determinadas circunstancias.

    Há 2 tipos de profissionais ( independentemente da profissão): Aqueles que já se enganaram, e aqueles que ainda se vão enganar.
    É inevitável e só não se engana quem não trabalha.

    A responsabilização pelas falhas tem que evidentemente existir, resta saber qual a extensão dessas responçabilidade, da penalização, e da possibilidade de vir a melhorar o desempenho.

    Concretizando na medicina:
    Dou o exemplo mais do que conhecido do que se está a passar nos estados unidos actualmente. são situações VERÍDICAS...

    É comum em viagens de avião , sobretudo nas de longa duração, e em aviões de grande capacidade, que haja problemas médicos com algum dos passageiros: sejam partos, AVC's, ataques cardíacos, ataques de pânico, desidratações, intoxicações alimentares/alcoólicas, overdoses, etc... um pouco de tudo...

    A celebre pergunta " há algum médico a bordo?" era, sempre que existia um a bordo, prontamente respondida, de boa vontade, com o espírito de ajuda.
    Mas muitas vezes só o médico não chega, são precisos, equipamentos e fármacos, que dificilmente ou raramente se encontram a bordo, fazendo no entanto o médico os possíveis para avaliar a situação e decidir o melhor para o passageiro, levando em grande parte dos casos a aterragens não programadas em destinos alternativos, devido a emergência médica...

    Sabem com o que é que estes médicos foram brindados pela sua actuação voluntariosa, gratuita, abnegada? Com PROCESSOS judiciais por má pratica ( quando os médicos não tem meios ao seu dispor para fazer melhor)!!!

    A recomendação OFICIAL do órgão equivalente á ordem dos médicos norte americana, foi a de os médicos não se identificarem como tal abordo, e fazendo de conta que não ouviram o pedido, passando assim a totalidade da responsabilidade dos actos para a tripulação de bordo e para a companhia aérea que tem seguros que cobrem estas situações, ao contrario dos médicos quando se encontram fora dos seus locais de trabalho!

    uma situação semelhante, VERÍDICA ocorreu quando um transeunte teve um colapso na via publica, um medico viu interveio dentro das suas possibilidades, a pessoa morreu e a família "amavelmente" processou o médico!

    Isto leva a que os médicos e outros profissionais em situações equivalentes não dem o máximo de si, mas sim que cumpram escrupulosamente os procedimentos e nada mais, protegendo-se de eventuais oportunistas...
    Editado pela última vez por Foliv; 27 September 2008, 20:22.

    Comentário


      #92
      Felizmente que, por cada reclamação, com ou sem fundamento, do SNS ou de serviços de saúde particulares, existem MILHARES de casos de vidas salvas, tratamento eficazes, curas, realizados pelos mesmos serviços e pessoas que são muitas vezes alvo de criticas e acusações...

      Quanto ao facto de sermos um pouco médicos de nós próprios isso é uma verdade!!
      Independentemente da nossa formação social ou académica FELIZMENTE que o nosso organismo tem mecanismos de alerta de que algo está mau, e chamam-se SINTOMAS.

      Se não tivéssemos sintomas ai sim teríamos razão para andar a entupir as urgências pois, sem sintomas nunca saberíamos se estávamos bem ou não...

      Mas como temos SINTOMAS, são estes que nos fazem avaliar bem ou mal a situação, e recorrer aos serviços de saúde.

      Uma pessoa sem sintomas nenhuns não deveria ir ao hospital, e se vai isso é sintoma de estupidez ou de algo mais grave a nível neurológico.

      -As urgências NÃO são para ter consultas médicas grátis!

      -As urgências não são para passar á frente nas listas de espera das consultas externas...

      -As urgências NÃO são para ir relatar sintomas com dias ou semanas de existência sem agravamento!!

      As verdadeiras urgências, mesmo no meio de todas estas falsas urgências, felizmente e comprovadamente ainda são atendidas em tempo útil e com qualidade.

      A quem se queixa que esteve nas urgências 4 ou mais horas para ser "atendido" ( pois seguramente que já foi triado e levou "verde"), acho muito bem feito, deveriam esperar ainda mais e estes sim deveriam pagar NA INTEGRA os custos REAIS da sua passagem pelos serviços de urgência...

      SE o serviço de urgencias fosse PAGO na TOTALIDADE para aqueles que são falsas urgencias assim classificados após triagem, e que pretendessem continuar nas instalações para ser atendidos, garanto que tinhamos o serviço muito mais disponivel e eficaz...(e o serviço seria gratis para as verdadeiras urgencias/emergencias)...

      Isto sim seriam verdadeiras taxas moderadoras...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
        SE o serviço de urgencias fosse PAGO na TOTALIDADE para aqueles que são falsas urgencias assim classificados após triagem, e que pretendessem continuar nas instalações para ser atendidos, garanto que tinhamos o serviço muito mais disponivel e eficaz...(e o serviço seria gratis para as verdadeiras urgencias/emergencias)...

        Isto sim seriam verdadeiras taxas moderadoras...
        Ora aqui está uma excelente ideia !

        Comentário


          #94
          Já agora multados também todos os utentes que não soubessem distinguir um sintoma digno de urgência de um de outro tipo de necessidade, não?... Sinceramente...

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
            Já agora multados também todos os utentes que não soubessem distinguir um sintoma digno de urgência de um de outro tipo de necessidade, não?... Sinceramente...
            Eu cá por mim propunha um sistema de recompensas para lidar com este problema

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Já agora multados também todos os utentes que não soubessem distinguir um sintoma digno de urgência de um de outro tipo de necessidade, não?... Sinceramente...
              Lê lá bem o que eu escrevi!!!
              Mas eu explico de novo, de forma mais clara...

              Quem avaliaria a gravidade dos sintomas e a necessidade de intervenção da urgência, seriam evidentemente os serviços de urgencia, e só seria cobrado o serviço, se após avaliação do serviço, se concluísse não ser caso para lá ser tratado,e o paciente insistisse em lá ser tratado.


              Vais ás urgências com ou sem sintomas, independentemente de te sentires bem ou não------>grátis

              Esperas pelo resultado da triagem médica----->grátis

              -A triagem diz que não é assunto de urgência: se fores embora----> grátis
              Se preferires continuar para seres atendido de novo para levares uma receita, esperas pela tua vez e pagas a totalidade dos custos...

              A triagem diz que não é assim tão grave mas para ficares por lá para seres atendido-----> grátis

              A triagem nem é feita pois estás mesmo grave e entras directo----> grátis.


              Resumindo: Quem decide de acordo com os sintomas (ou ausência deles) do paciente, se é caso de urgência ou não, é quem fizer a triagem.

              A triagem é como uma consulta, se nela decidirem que aquilo não é motivo para ser tratado nas urgências dão a escolher ao utente entre ir embora sem pagar nada , ou ficar nos serviços a aguardar vez para nova consulta e neste caso seria cobrado o serviço visto ser falsa urgência...

              Em qualquer dos casos nunca seria por determinação do paciente, como é evidente, seria sempre quem fizesse a triagem que decidira se era caso de lá ficar ou não!

              Vês como e facil???

              Comentário


                #97
                Por se encaixar no tópico, aqui vai uma beleza do nosso atendimento neste caso no privado...
                Hoje tinha consulta marcada no Hospital Particular de Viana do Castelo, para uma consulta de dermatologia... à hora marcada lá estava.
                O paciente anterior a mim saiu e pôs-me atento, pois iria ser chamado logo a seguir... passados uns 5 minutos, lá sai um médico do gabinete, pensei, deveria ser ele (não o conhecia, era a 1ª consulta que tinha) que iria à casa de banho, era perto das 12Horas.
                Esperei mais 1/2 hora e chegam os pacientes com consulta depois de mim e nada do médico....
                Lá vou à recepcionista, e lá me disse, "ah é uma pequena cirurgia"....
                Voltei à sala de espera e digo que o médico foi fazer uma pequena cirurgia, e o paciente a seguir a mim diz, "Outra vez, é sempre a mesma coisa, perto da hora do almoço, esta é a minha 3ª consulta e da ultima vez esperei 3 horas, por essa pequena cirurgia" ainda esperamos mais 1/2hora...
                Lá fomos todos embora, com a recepctionista a mandarmos esperar.... sentados.....
                Claro que agora irei marcar umas consultas para o mesmo, mas não vou temos que ser uns para os outros
                Chego à conclusão que isto de SNS ou Privados é tudo o mesmo, ganham bem...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                  Lê lá bem o que eu escrevi!!!
                  Mas eu explico de novo, de forma mais clara...

                  Quem avaliaria a gravidade dos sintomas e a necessidade de intervenção da urgência, seriam evidentemente os serviços de urgencia, e só seria cobrado o serviço, se após avaliação do serviço, se concluísse não ser caso para lá ser tratado,e o paciente insistisse em lá ser tratado.


                  Vais ás urgências com ou sem sintomas, independentemente de te sentires bem ou não------>grátis

                  Esperas pelo resultado da triagem médica----->grátis

                  -A triagem diz que não é assunto de urgência: se fores embora----> grátis
                  Se preferires continuar para seres atendido de novo para levares uma receita, esperas pela tua vez e pagas a totalidade dos custos...

                  A triagem diz que não é assim tão grave mas para ficares por lá para seres atendido-----> grátis

                  A triagem nem é feita pois estás mesmo grave e entras directo----> grátis.


                  Resumindo: Quem decide de acordo com os sintomas (ou ausência deles) do paciente, se é caso de urgência ou não, é quem fizer a triagem.

                  A triagem é como uma consulta, se nela decidirem que aquilo não é motivo para ser tratado nas urgências dão a escolher ao utente entre ir embora sem pagar nada , ou ficar nos serviços a aguardar vez para nova consulta e neste caso seria cobrado o serviço visto ser falsa urgência...

                  Em qualquer dos casos nunca seria por determinação do paciente, como é evidente, seria sempre quem fizesse a triagem que decidira se era caso de lá ficar ou não!

                  Vês como e facil???
                  A beleza deste tipo de discussões assenta, mesmo na divergência, na capacidade de os diversos interlocutores manterem o diálogo em níveis excelentes de respeito mútuo.

                  Obrigado por isso também.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                    Mas eu explico de novo, de forma mais clara...
                    A primeira explicação não foi clara?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                      Já agora multados também todos os utentes que não soubessem distinguir um sintoma digno de urgência de um de outro tipo de necessidade, não?... Sinceramente...

                      Claro q nem sempre o utente sabe se o q sente ou apresenta é grave ou não...e por isso a extrema importancia de uma triagem telefonica antes...e depois é livre de fazer o q o aconselham ou o q vai no seu intimo fazer...

                      Mas agora q apresentas essa ideia, era mto bem pensado um sistema de penalização forte e dissuasor de quem recorre por "dá cá aquela palha" a um SU como quem liga p o Inem, pq está c gripe ou c febre, e espera uma ambulancia gratuita ou então q pelo menos não tenha q pagar a chamada...

                      E só se compreende a dimensão do problema qd se está 5 minutos a explicar á pessoa q o q tem ou refere não exige uma ambulancia em casa ou uma equipa do Inem, apenas algum bom senso e chá de limão e mel... entretanto existem chamadas em espera talvez de alguem q está realmente a precisar de assistencia urgente ( e depois as queixas na Fatima Lopes q estiveram a ligar durante 5 minutos sem os atenderem...deviam estar a fazer uma "rave" no CODU)...portanto, multas em cima!

                      E já agora, tb se podiam processar os utentes q teem acidentes de viação e depois estão mais preocupados c o não cortar as portas do carro q em tirar as pessoas q estão lá dentro, ou mais preocupados em discutir quem tem culpa q em colocar o triangulo...processos expresso em tribunal p q tenham aulas de educação civica ou então transportes publicos durante um ano...! (Países nórdicos é q sabem...!)

                      De cima de mais de uma década de profissão desculpem se não tenho uma visão abnegada, benemérita ou madreteresacalcuteana da prestação dos cuidados aos utentes...a realidade faz-me ter uma visão realista e fria, de tentar fazer o melhor q sei pelos outros, desenvolver o melhor possivel as tecnicas e conhecimentos q utilizo mas não esperar gratidão, um sorriso ou agradecimento em troca q sejam...se surgirem?...melhor, nunca estou a contar c eles...deve ser o q chamam a ser "empático q.b"
                      Editado pela última vez por manucas; 28 September 2008, 08:26.

                      Comentário


                        Que nunca funcionará...

                        Vejamos na practica uma questão importantíssima:

                        Quem faz a triagem manchester? Os enfermeiros.
                        A traigem manchester por muito boa que seja não é 100% sensível ou específica para determinar a urgência pa situação.

                        Não é um processo estanque... como em todos os processos de decisão diagnóstica/terapêutica, sempre que há um agravamento/alteração do estado, pode haver uma alteração de classificação.

                        E de quem é a rsponsabilidade legal se um paciente mal triado fosse mandado embora? do enfermeiro? este nunca a aceitaria. E o paciente aceitava ser enviado embora por um enfermeiro? Não.
                        E a instituição? Poderia enviar embora o paciente com base numa avaliação realizadapor um enfermeiro? Ou seja, colocar um enfermeiro a tomar uma decisão médica? nunca, à partida logo isso é ilegal, por isso a alta clínica é semrpe dada por um clínico, sendo vedada aos enfermeiros.

                        E é possível colocar um médico a fazer triagem?
                        Não, está provado que a triagem deve ser realizada com alguém sem capacidade/competência em diagnóstico, senão enviesa o resultado... ou seja, fabrica o resultado. Os melhores enfermeiros a fazerem triagem são exactamente aqueles com menor experiencia profissional...

                        Logo, esse sistema implicava um medico a avaliar os doentes com menor gravidade.... o que espante-se... já existe... o problema e que realmente são tantos....

                        Bem, meus caros, ninguem se chateie se na urgencia esperar 5 horas com uma pulseira azul.... é mesmo esse o tempo de espera preconizado...

                        Já agora, aproveito para divulgar a linha saúde 24... essa sim é uma ferramente excelente para direccionar os paciente para os locais masi adequados...

                        quote=eu;2544472]Ora aqui está uma excelente ideia ! [/quote]

                        Comentário


                          Nos hospitais particulares e nos hospitais publicos, cadaum tem a sua politica... os privados não sei, mas cada hospital publico tem um gabinete do utente, com o objectivo de receber queixas e sugestões no sentido de melhorar os cuidados prestados...

                          Se isto acontecesse num hospital publico, era dever do utente chamar atenção para a forma de como o serviço estava a funcionar...

                          Por vezes a única forma é queixar....

                          Os serviços têm poucos recursos... e é normal um médico estar a trabalhar em dois locais ao mesmo tempo... por exemplo, durante uma manhã ter bloco e consulta, isto por falta de recursos

                          A queixa junto da instituição obrga a mesma a aumentar os recursoso em pessoal, todos agradecem, especialmente os utentes...

                          Se os utentes nunca se queicarem... cada um tem o serviço que merece...


                          Originalmente Colocado por filipe cunha Ver Post
                          Por se encaixar no tópico, aqui vai uma beleza do nosso atendimento neste caso no privado...
                          Hoje tinha consulta marcada no Hospital Particular de Viana do Castelo, para uma consulta de dermatologia... à hora marcada lá estava.
                          O paciente anterior a mim saiu e pôs-me atento, pois iria ser chamado logo a seguir... passados uns 5 minutos, lá sai um médico do gabinete, pensei, deveria ser ele (não o conhecia, era a 1ª consulta que tinha) que iria à casa de banho, era perto das 12Horas.
                          Esperei mais 1/2 hora e chegam os pacientes com consulta depois de mim e nada do médico....
                          Lá vou à recepcionista, e lá me disse, "ah é uma pequena cirurgia"....
                          Voltei à sala de espera e digo que o médico foi fazer uma pequena cirurgia, e o paciente a seguir a mim diz, "Outra vez, é sempre a mesma coisa, perto da hora do almoço, esta é a minha 3ª consulta e da ultima vez esperei 3 horas, por essa pequena cirurgia" ainda esperamos mais 1/2hora...
                          Lá fomos todos embora, com a recepctionista a mandarmos esperar.... sentados.....
                          Claro que agora irei marcar umas consultas para o mesmo, mas não vou temos que ser uns para os outros
                          Chego à conclusão que isto de SNS ou Privados é tudo o mesmo, ganham bem...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                            Para não melindrar ninguém, afinal tem sido recorrente as pessoas sentirem-se "ofendidas" quando, apenas, se debatem temas no geral e em abstracto, não vou identificar nem pessoas nem estabelecimentos de serviços médicos.

                            Há uns meses a esta parte uma amiga nossa começou a sentir umas picadas num seio. Foi à sua médica que, como lhe competia, remeteu a pessoa para o hospital mais próximo. No hospital a senhora foi consultada por uma médica que, desde logo, a descansou dizendo, "Não se preocupe, pois não tem o mamilo para dentro, logo não é nada de grave".

                            (...)

                            Não vou tecer mais comentários, os factos são estes e mais um exemplo do muito que funciona mal na nossa Saúde...


                            Vou mencionar um caso que ocorreu há dois três meses.

                            Um individuo foi atropleado, bateu com a cabeça no chão, mas aparentemente não teve nada.

                            Os meios de socorro compareceram no local, e como aparentemente o sr falava coerentemente e dizia não lhe doer nada, foi somente ao centro de saúde onde foi observado e depois reencaminhado para casa.

                            3~4 dais após, tonturas, vómitos, mal estar.

                            Hospital da região e posteriormente reencaminhado com urgência para S. José-Lisboa para neurologia.

                            Esteve por lá cerca de 1 semana, melhorou dado que a avaliação não mostrava risco para o doente, e como cama ocupada é problemático foi-lhe dada alta.

                            Uma semana após estar em casa, quedas, perda de memória, perda de conhecimento, tonturas, má disposição.

                            Resultado, foi-lhe declarada incapacidade para trabalhar, conduzir, e até a realização de tarefas que dantes eram simples podem hoje em dia estar comprometidas.

                            A pessoa em causa tem cerca de 55~60 anos, deixa de poder autonomamente deslocar-se nos terrenos e propriedades que administrava.

                            Comentário


                              Hoje os meus amigos foram ao hospital, saber em que pé estava a situação. Quando mostraram o resultado da biópsia à enfermeira ela entrou em pânico e foi chamar a médica. Esta última desdobrou-se em pedidos de desculpa, afinal o seu diagnóstico era de que não se tratava de nada de grave e recomendava acompanhamento... anual.

                              Mas, agora, é tarde e os procedimentos, apesar dos muitos pedidos de desculpas vão avançar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                Hoje os meus amigos foram ao hospital, saber em que pé estava a situação. Quando mostraram o resultado da biópsia à enfermeira ela entrou em pânico e foi chamar a médica. Esta última desdobrou-se em pedidos de desculpa, afinal o seu diagnóstico era de que não se tratava de nada de grave e recomendava acompanhamento... anual.

                                Mas, agora, é tarde e os procedimentos, apesar dos muitos pedidos de desculpas vão avançar.
                                e é assim que tem que ser....

                                Há que por o sistema a funcionar.

                                há mecanismos de defesa do paciente, e mecanismos de acusação de más praticas médicas...

                                felizmente que também há mecanismos de defesa das decisões médicas, caso se venham a verificar que as acusações são infundadas, que é felizmente a maioria das situações.

                                NOTA: não estou a dizer que é o caso, pois aparentemente as acusações são tudo menos infundadas...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                  Mas, agora, é tarde e os procedimentos, apesar dos muitos pedidos de desculpas vão avançar.
                                  É assim mesmo !

                                  Só assim, nós cidadãos podemos contribuir para melhorar o comportamento dos maus profissionais (que felizmente são uma minoria).

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Lipuro Ver Post
                                    Que nunca funcionará...

                                    Vejamos na practica uma questão importantíssima:

                                    Quem faz a triagem manchester? Os enfermeiros.
                                    A traigem manchester por muito boa que seja não é 100% sensível ou específica para determinar a urgência pa situação.

                                    Não é um processo estanque... como em todos os processos de decisão diagnóstica/terapêutica, sempre que há um agravamento/alteração do estado, pode haver uma alteração de classificação.

                                    E de quem é a rsponsabilidade legal se um paciente mal triado fosse mandado embora? do enfermeiro? este nunca a aceitaria. E o paciente aceitava ser enviado embora por um enfermeiro? Não.
                                    E a instituição? Poderia enviar embora o paciente com base numa avaliação realizadapor um enfermeiro? Ou seja, colocar um enfermeiro a tomar uma decisão médica? nunca, à partida logo isso é ilegal, por isso a alta clínica é semrpe dada por um clínico, sendo vedada aos enfermeiros.

                                    E é possível colocar um médico a fazer triagem?
                                    Não, está provado que a triagem deve ser realizada com alguém sem capacidade/competência em diagnóstico, senão enviesa o resultado... ou seja, fabrica o resultado. Os melhores enfermeiros a fazerem triagem são exactamente aqueles com menor experiencia profissional...

                                    Logo, esse sistema implicava um medico a avaliar os doentes com menor gravidade.... o que espante-se... já existe... o problema e que realmente são tantos....

                                    Bem, meus caros, ninguem se chateie se na urgencia esperar 5 horas com uma pulseira azul.... é mesmo esse o tempo de espera preconizado...

                                    Já agora, aproveito para divulgar a linha saúde 24... essa sim é uma ferramente excelente para direccionar os paciente para os locais masi adequados...

                                    quote=eu;2544472]Ora aqui está uma excelente ideia !
                                    [/quote]


                                    pelos vistos não entendeste...lê lá novamente, foi sempre dessa triagem q estive a falar e não da triagem efectuada à entrada do SU, seja de Manchester, de Liverpool......em relação ao q dizes, concordo na generalidade pq hão-de sempre existir falsas urgencias encaminhadas como se de emergencias se tratassem e outras verdadeiras emergencias a esperar calmamente numa cadeira, só pq a "dor no peito" não é mto forte e só doi o braço um bocadito...mas isso tb tem a ver c a forma com q cada utente lida c os sintomas/sinais e da dicotomia de como os consegue descrever e o profissional identificar...e dai a crescente padronização em algoritmos q "avaliam e encaminham" para q cada vez menos se deixe a triagem ao criterio ou "olho" de quem a faz...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post


                                      Vou mencionar um caso que ocorreu há dois três meses.

                                      Um individuo foi atropleado, bateu com a cabeça no chão, mas aparentemente não teve nada.

                                      Os meios de socorro compareceram no local, e como aparentemente o sr falava coerentemente e dizia não lhe doer nada, foi somente ao centro de saúde onde foi observado e depois reencaminhado para casa.

                                      3~4 dais após, tonturas, vómitos, mal estar.

                                      Hospital da região e posteriormente reencaminhado com urgência para S. José-Lisboa para neurologia.

                                      Esteve por lá cerca de 1 semana, melhorou dado que a avaliação não mostrava risco para o doente, e como cama ocupada é problemático foi-lhe dada alta.

                                      Uma semana após estar em casa, quedas, perda de memória, perda de conhecimento, tonturas, má disposição.

                                      Resultado, foi-lhe declarada incapacidade para trabalhar, conduzir, e até a realização de tarefas que dantes eram simples podem hoje em dia estar comprometidas.

                                      A pessoa em causa tem cerca de 55~60 anos, deixa de poder autonomamente deslocar-se nos terrenos e propriedades que administrava.

                                      Está a estabelecer umas relações que podem andar muito longe da realidade.


                                      Podem ester relacionadas, podem não estar. Não sei, e provavelmente o Excalibur também não.



                                      Para lhe dar um exemplo, a minha avó acredita verdadeiramente que "cortar a barba" depois de uma refeição dá "tromboses" e fica verdadeiramente nervosa sempre que alguém está prestes a realizar tal proeza. Provavelmente, em tempos, fez uma má associação.


                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                        Está a estabelecer umas relações que podem andar muito longe da realidade.


                                        Podem ester relacionadas, podem não estar. Não sei, e provavelmente o Excalibur também não.



                                        Para lhe dar um exemplo, a minha avó acredita verdadeiramente que "cortar a barba" depois de uma refeição dá "tromboses" e fica verdadeiramente nervosa sempre que alguém está prestes a realizar tal proeza. Provavelmente, em tempos, fez uma má associação.


                                        Cumprimentos
                                        Vamos por partes:

                                        Excalibur, esse exemplo q dás, e como mtos outros q pululam por cá, carece de elementos mais objectivos: mto facilmente o q parece sensato ou obvio se pode tornar inadmissivel ou lamentavel, em função da forma como se conta e é apresentado...não digo q seja este o caso mas repara, sabes q em cerca de 90% das situações de traumatismo craneoencefalico nas 1ªas 24 horas não se observa rigorosamente nada num Tac cerebral? isto tem a ver c edema cerebral, q pode demorar a desenvolver-se e só qd a PIC (pressão intracraneana) aumenta é q dá sinais/sintomas e dai mtas vezes as pessoas serem mandadas p casa, c indicações expressas: "se vomitar..., se tiver visão a dobrar ou visão turva..., se deixar de sentir um membro, sentir formigueiros ou a voz arrastada...e por aí fora...

                                        Claro q depois na voz do povo o q transparece é mais ou menos isto "carniceiros! bati c a cabeça e nem um raio de um TOCO ao cerebro me fizeram!!"

                                        Portanto, há q ver mto bem as especificidades das situações...e quem é q quer ficar em vigilancia num hospital qd se sente bem e está sem sintomas??? Não conheço mta gente q o deseje..."ah, e tal, nada como a minha cama..." o problema é qd as situações são mais graves do q se possa julgar...


                                        Em 2º lugar: há, de facto, mtas ideias enrraizadas na sabedoria popular q nem sempre ajudam a q as pessoas se dirijam ou procurem cuidados médicos...eu ainda sou do tempo em q a papeira era tratada c uma juga de bois quente em cima do pescoço, imagina!! Ou q o herpes era tratado c cinza esfregada nos lábios...Portugal profundo!

                                        Mas, por vezes a sabedoria popular até se baseia em crenças c alguma base cientifica: as ervas medicinais, as folhas q ajudavam a cicatrizar, as uvas espremidas e o vinagre p as picadas de vespa...o não tomar banho em agua fria depois de uma refeição...e essa da barba, caso não saibas tem um fundamento, q os idosos desconheciam: ao desfazeres a barba na zona do pescoço q é onde tens alguns vasos q irrigam directamente o cérebro e tens o seio carotídeo, podes ao passar repetidamente a lamina fazeres inadvertidamente uma massagem do seio carotídeo q provoca uma resposta do nervo vago, provocando uma bradicardia e eventualmente tonturas, sensação de desfalecimento e mesmo desmaio...como v~es nem tudo o q atua avò diz está errado...
                                        Editado pela última vez por manucas; 29 September 2008, 22:46. Razão: dirijam e não dirigam...

                                        Comentário


                                          estive no canadá 2 semanas agora...
                                          e lá que têm um bom sistema de saúde, houve uma noticia a semana passada de uma pessoa que morreu na urgência de um hospital após ter ficado 34 horas à espera de ser atendido...

                                          acontece em todo o lado

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                            estive no canadá 2 semanas agora...
                                            e lá que têm um bom sistema de saúde, houve uma noticia a semana passada de uma pessoa que morreu na urgência de um hospital após ter ficado 34 horas à espera de ser atendido...

                                            acontece em todo o lado
                                            Pegando nesta deixa, eu acho giro é quando os emigrantes portugueses dizem que na Europa é que o sistema é bom, mas não deixa de ser curioso o grande aumento de afluência nos centros de saúde e afins deste país na época de férias...querem adivinhar quem são os clientes!?!

                                            Comentário


                                              Por isso cada SU tem um protocolo para TCE....

                                              vigilância... em casa.. ou cno ospital, segundo o protocolo, mas sempre vigilância...

                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                              Vamos por partes:

                                              Excalibur, esse exemplo q dás, e como mtos outros q pululam por cá, carece de elementos mais objectivos: mto facilmente o q parece sensato ou obvio se pode tornar inadmissivel ou lamentavel, em função da forma como se conta e é apresentado...não digo q seja este o caso mas repara, sabes q em cerca de 90% das situações de traumatismo craneoencefalico nas 1ªas 24 horas não se observa rigorosamente nada num Tac cerebral? isto tem a ver c edema cerebral, q pode demorar a desenvolver-se e só qd a PIC (pressão intracraneana) aumenta é q dá sinais/sintomas e dai mtas vezes as pessoas serem mandadas p casa, c indicações expressas: "se vomitar..., se tiver visão a dobrar ou visão turva..., se deixar de sentir um membro, sentir formigueiros ou a voz arrastada...e por aí fora...

                                              Claro q depois na voz do povo o q transparece é mais ou menos isto "carniceiros! bati c a cabeça e nem um raio de um TOCO ao cerebro me fizeram!!"

                                              Portanto, há q ver mto bem as especificidades das situações...e quem é q quer ficar em vigilancia num hospital qd se sente bem e está sem sintomas??? Não conheço mta gente q o deseje..."ah, e tal, nada como a minha cama..." o problema é qd as situações são mais graves do q se possa julgar...


                                              Em 2º lugar: há, de facto, mtas ideias enrraizadas na sabedoria popular q nem sempre ajudam a q as pessoas se dirijam ou procurem cuidados médicos...eu ainda sou do tempo em q a papeira era tratada c uma juga de bois quente em cima do pescoço, imagina!! Ou q o herpes era tratado c cinza esfregada nos lábios...Portugal profundo!

                                              Mas, por vezes a sabedoria popular até se baseia em crenças c alguma base cientifica: as ervas medicinais, as folhas q ajudavam a cicatrizar, as uvas espremidas e o vinagre p as picadas de vespa...o não tomar banho em agua fria depois de uma refeição...e essa da barba, caso não saibas tem um fundamento, q os idosos desconheciam: ao desfazeres a barba na zona do pescoço q é onde tens alguns vasos q irrigam directamente o cérebro e tens o seio carotídeo, podes ao passar repetidamente a lamina fazeres inadvertidamente uma massagem do seio carotídeo q provoca uma resposta do nervo vago, provocando uma bradicardia e eventualmente tonturas, sensação de desfalecimento e mesmo desmaio...como v~es nem tudo o q atua avò diz está errado...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X