Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Professores - Mais um incompetente no poleiro... - E este ainda é mentiroso...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Não haverá inexistência de cunhas. Nem nos ministérios isso existe! Pelo contrário! Não existe em lado nenhum e é um disparate colocarmos esse problema em cima de todos os outros.

    A cunha é uma consequência e não um motivo de políticas de desresponsabilização tão comuns no nosso país. Mas pode-se limitar.... com responsabilização e fiscalização.

    As escolas têm de ser avaliadas... se estas tiverem boas avaliaçãoes o que interessa para os seus (bons) alunos se o professor A ou B entrou porque é irmão do director? É injusto? Talvez? é prejudicial para os alunos? NÃO! E caso não saibam, este "problema" existe na Finlândia e é um dos principais argumentos dos (poucos) Finlandeses que estão contra o seu sistema de ensino... a diferença é que a Finlândia, onde existe de facto a potencialidade de facilitar a cunha para um professor, os alunos são os melhores do Mundo... Já nós, que andamos obcecados com o perigo da cunha (não querem que exista na escola pois não? Ok ela passa a existir no Ministério onde NINGUÉM dá a cara) temos os piores alunos da Europa!

    Metam uma coisa na cabeça! A Cunha semrpe existirá. Se não for o irmão do director da escola vai ser o tacho no ministério da educação... não tenham dúvidas! A grande diferença é que na escola existe uma cara a responsabilizar-se pelo que por lá se passa...
    Já no ministério, quanto muito dá a ministra ... e essa muda quase todos os anos....
    tirem o poder ao ministério e dêem a quem dá a cara! A escola!
    Jacaré com todo o respeito, todos nós portugueses somos importantes, e neste caso o poder local correctamente exercido, era realmente uma coisa fundamental, no entanto todos nós sabemos, que é actualmente o local onde existe mais corrupção. Porque é que se tem que passar carta branca a quem se tem portado tão mal.O que é que garante que os profissionais contratados, são os mais adequados?
    Já acontece agora, quando são metidas lá pessoas, independentemente do que a Câmara necessita, e depois fazem os concursos, para legitimar esses mesmo trabalhadores, que entram pela porta do Cavalo. Era intitucionalizar a cunha a todos os níveis. Sei do que falo, é um ambiente que me está muito perto, não interessa estar aqui a dizer as razões.

    O facto de sabermos que há cunhas, não é o mesmo que concordar com elas e não lutar contra elas. Eu acho que os concursos têm que ser públicos, e transparentes, deve ficar sim quem provar que é se adequa mais ao perfil. Definindo isso entra por ordem, nesse perfil definido.

    A mim interessa-me sim se é contratado o primo ou amigo, acima de tudo justiça e ética. Se o primo nas regras definidas for o que apresente mais de acordo com o perfil definido, muito bem, senão meu amigo, outro que o apresente deverá ser o escolhido. O benefício de uns portugueses, não é feito à custa de outros portugueses. Não quero tudo perfeito, mas há valores dos quais não se prescinde,...se começamos, não sabemos onde parar, porque tudo é possível de justificar,...

    O exemplo que encontra a Filândia, são pessoas que têm um perfil completamente diferente do nosso. É completamente errado adoptar, sistemas, nada apropriados ao perfil e características dos portugueses. Temos sim, porventura que encontrar o nosso sistema, que funcione para nós, podendo tirar um ou outro aspecto que poderemos adaptar.
    A Filândia é um país, com um índice de corrupção muito baixo ao contrário do nosso.

    Para os Professores, seria então excelente, eu tenho uma colega de curso com dupla nacionalidade. Sabe qual é o horário dela na Filândia, 6 horas lectivas, a razão é que tem 3 filhos e o governa incentiva e estimula os pais a darem mais assistência aos seus filhos, para serem crianças mais equilibradas, seguras e felizes, foi verificado que essas crianças têm mais disponibilidade para aprender e não se tornam tão problemáticas. Poderiamos então começar por aqui, darmos às nossas crianças, melhores condições de vida. Aqui pelo contrário os pais não podem, pois têm que trabalhar excessivamente. As crianças têm que ser deixadas na escola e vão na maior parte das vezes já muito tarde, já sem paciência, para estarem com elas, pois têm que todas ir dormir, para tudo acontecer de novo no dia seguinte. A Filândia tem um nível de vida, que não é comparável com o nosso.
    Editado pela última vez por MariaHelena; 10 November 2008, 14:01. Razão: erros

    Comentário


      Além demais a minha maior preocupação é a educação académica do aluno!

      E essa dá-se na escola e não num gabinete qualquer do Min. da Educação.

      Mais uma vez: É essencial dar-se autonomia e responsabilização à escola! É fundamental para a educação académica do Aluno que a escola tenha flexibilidade na tomada de decisões importantíssimas para o correcto sucesso escolar! Mesmo que essa flexibilidade potencie alguma injustiça! A maior justiça que podemos dar, é termos uma geração mais nova a ser bem preparada para um mercado global e competitivo (cada vez mais) e não a luta contra moinhos de ventos que não nos está a levar a lado nenhum! Deixem lá a "cunha". Ela sempre existiu.... e para existir, ao menos que tenha uma cara!

      Comentário


        Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
        A Filândia tem um nível de vida, que não é comparável com o nosso.
        Eu não defendo que o sistema tem de ser igual. Porque de facto e como muito bem afirmas não o pode ser por motivos sociológicos e culturais!

        Mas já era tempo de perceber que os concursos públicos de professores trazem mais problemas do que benefícios. E que defender mais autonomia e responsabilização para a escola não é o mesmo que defender um sistema igual ao Finlandês.

        EDIT: Já agora, um dos problemas da corrupção do poder local tem precisamente a ver com a falta de responsabilização por quem exerce o poder! O problema não está na autonomia, mas na maneira como o estado responsabiliza. (neste caso, não responsabiliza)
        E para isso basta ver como se têm safado os muitos Presidentes de Câmara acusados em inúmeros processos. Porque não é por haver um estado central grande e pesado que deixará de haver corrupção e cunha! O próprio estado central está carregado do mesmo problema.
        Editado pela última vez por Jacare; 10 November 2008, 13:23.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
          Além demais a minha maior preocupação é a educação académica do aluno! !
          Não só para si, para muitos é uma preocupação e essa preocupação não é oposta à justiça e correcção, ou o sucesso académico, do aluno só pode existir com a cunha e afins, com comportamento aberrantes de seres que devem aprender a viver em comunidade?
          Mas que aprendizagem e que género de mundo é esse que dá instrução e não educação e formação?

          Mas que competência é que coloca em primeiro lugar?!! a formação de um aluno de forma integral, ou uma máquina de conhecimentos somente científico?

          Não é justificável o que alega, um bom sistema, pode não só pode coexistir como deve com justiça, ética e equidade. Mas que valores está a pretender defender?


          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
          E essa dá-se na escola e não num gabinete qualquer do Min. da Educação.!
          Também se dá, no gabinete, não só mas também,... numa política feita para todos os Portugueses. O projecto pedagógico é exactamente um conjunto de decisões, que começa nas políticas e acaba nos objectivos operacionais de cada aula.

          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
          Mais uma vez: É essencial dar-se autonomia e responsabilização à escola! É fundamental para a educação académica do Aluno que a escola tenha flexibilidade na tomada de decisões importantíssimas para o correcto sucesso escolar! Mesmo que essa flexibilidade potencie alguma injustiça! A maior justiça que podemos dar, é termos uma geração mais nova a ser bem preparada para um mercado global e competitivo (cada vez mais) e não a luta contra moinhos de ventos que não nos está a levar a lado nenhum! Deixem lá a "cunha". Ela sempre existiu.... e para existir, ao menos que tenha uma cara!
          E condições,... também
          A escola só por si, não transforma nada,..nem a sociedade só por si transforma nada, a escola e a sociedade, partilham e andam conjuntamente num círculo renovador, só isso.
          A questão aqui é que o perfil de aluno a sair do sistema é diferente conforme o projecto pedagógico de cada um, uns pretendem a formação sómente de seres humanos para o mercado de trabalho, outros pretendem não só isso, mas também um cidadão de corpo inteiro, que tenha a consciência de cidadania, e outros outra coisa qualquer. Isso é uma decisão que deve ser tomada por todos os Portugueses,...

          Quer entrar num mercado competitivo, aceitando a cunha,... bom afinal nem se pode sequer competir, ou então à que aprender a ser mais sacana que o colega do lado,...
          Editado pela última vez por MariaHelena; 10 November 2008, 13:58.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
            Mas já era tempo de perceber que os concursos públicos de professores trazem mais problemas do que benefícios. E que defender mais autonomia e responsabilização para a escola não é o mesmo que defender um sistema igual ao Finlandês.

            Jacaré, explique-me porque é que o facto de ser público, impede alguma coisa,...pode ser local e haver normas, o que é que o facto de ser do conhecimento de todos e obedecer a normas, que permitam escolher o perfil mais correcto e adequado, prejudica?

            Eu entendo que o que diz da responsabilização da escola, agora o que não comprendo é cada um poder fazer o que entender, a seu belo prazer , sem princípios a cumprir, sem algum controle,...
            Mas isso seria a república das bananas,...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Maria Helena Ver Post
              Jacaré, explique-me porque é que o facto de ser público, impede alguma coisa,...pode ser local e haver normas, o que é que o facto de ser do conhecimento de todos e obedecer a normas, que permitam escolher o perfil mais correcto e adequado, prejudica?

              Eu entendo que o que diz da responsabilização da escola, agora o que não comprendo é cada um poder fazer o que entender, a seu belo prazer , sem princípios a cumprir, sem algum controle,...
              Mas isso seria a república das bananas,...

              Não se faz tudo a seu belo prazer, sem princípios a cumprir e sem algum controle! Por isso mesmo eu coloca a bold as palavras responsabilização e fiscalização! E isso é essencial e o garante para que as regras sejam cumpridas da forma mais eficaz.

              Em relação a concurso públicos.... se assim preferes... não me choca que sejam concursos "locais" com regras próprias de modo a evitar eventuais abusos... mas que façam os possíveis para que a escola seja eficiente em termos de tempo a escolher os professores e principalmente que tenham autonomia de despedir ou dispensar os que são menos adequados! E isso é válido para todo o pessoal, quer sejam professores ou simples contínuos.

              Comentário


                então a ministra foi vaiada e levou com ovos por parte dos alunos numa escola de Fafe. Gostei particularmente do contra ataque dizendo que eram os professores por trás daquilo tudo, como todos sabem o que os alunos gostam mais de fazer, é acatar com os pedidos dos professores

                Gostava é que houvessem mais pessoas como o Manuel Alegre que não se deixa comprar por "ninguém" e diz o que acha.

                Comentário


                  epa não desenterres o tópico senão eu sou banido outra vez cada vez que a Sra Professora me chamar nomes e eu responder.

                  (nem posso criticar os erros ortográficos Gostei especialmente do "ezactamente" editado, razão: erros )

                  Porque depois tunga... eu é que sou banido... deixem estar o post quietinho sff

                  Comentário


                    A propósito do que vi hoje no telejornal naquela escola(zeca).....

                    Cambada de mitras..... Hoje foi dia de festa lá no bairro da zona, já estou mesmo a ver:

                    "Ei mano já sabes quem bem aí hoje? Pá bem aí a menistra da educaçom bora lá atirar uns obos, roubamos os telemoveis ao xavalos amanhã."

                    Que tristeza de gente.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                      A propósito do que vi hoje no telejornal naquela escola(zeca).....

                      Cambada de mitras..... Hoje foi dia de festa lá no bairro da zona, já estou mesmo a ver:

                      "Ei mano já sabes quem bem aí hoje? Pá bem aí a menistra da educaçom bora lá atirar uns obos, roubamos os telemoveis ao xavalos amanhã."

                      Que tristeza de gente.
                      Estou a ver que foi escolhida segundo a categoria da Ministra.

                      ...que tristeza de ministra!

                      Comentário


                        Lol É inacreditável como os professores ficam contentes com estas cenas deprimentes de gente sem educação, sem perceberem que isso só joga contra eles... No fundo no fundo, isto é só uma ajudinha à popularidade da ministra, quer queiram quer não, quer gostem ou não...

                        Comentário


                          Mas a senhora ministra ainda consegue ter uma mentalidade inferior aos alunos e ja provou isso.
                          Cumps.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Lol É inacreditável como os professores ficam contentes com estas cenas deprimentes de gente sem educação, sem perceberem que isso só joga contra eles... No fundo no fundo, isto é só uma ajudinha à popularidade da ministra, quer queiram quer não, quer gostem ou não...
                            Não fico feliz por cenas deprimentes. Fico feliz por a ministra não ser bem-vinda na "casa" dos professores. Aliás, o que mais gostava de ver era numa visita, um dos professores negar-lhe a entrada na sala da aula, obrigando-a a esperar pelo intervalo. Porque gente incompetente só vem prejudicar.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              Lol É inacreditável como os professores ficam contentes com estas cenas deprimentes de gente sem educação, sem perceberem que isso só joga contra eles... No fundo no fundo, isto é só uma ajudinha à popularidade da ministra, quer queiram quer não, quer gostem ou não...

                              Custa-me perceber esta maneira de pensar... há uma manifestação popular... e isso favorece a popularidade da ministra?!

                              Já te fiz a pergunta, explica em ponto por ponto da avaliação, qual a parte positiva desta?

                              Ainda não tive tempo para continuar a discussão com aqueles que ainda não perceberam as consequências desta avaliação...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                epa não desenterres o tópico senão eu sou banido outra vez cada vez que a Sra Professora me chamar nomes e eu responder.

                                (nem posso criticar os erros ortográficos Gostei especialmente do "ezactamente" editado, razão: erros )

                                Porque depois tunga... eu é que sou banido... deixem estar o post quietinho sff
                                Tens que respirar fundo antes de responder

                                A Sra. Professora é um bocadinho perspineta mas deve ser uma pessoa fantástica. Eu pelo menos tenho-a em óptima conta, mesmo tendo tido também umas pequenas divergências com ela

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                  Custa-me perceber esta maneira de pensar... há uma manifestação popular... e isso favorece a popularidade da ministra?!

                                  Já te fiz a pergunta, explica em ponto por ponto da avaliação, qual a parte positiva desta?

                                  Ainda não tive tempo para continuar a discussão com aqueles que ainda não perceberam as consequências desta avaliação...
                                  E eu já te tinha dito que "amigos à mesma" mas neste (no outro) tópico não tinha mais nada para te dizer.

                                  Quanto à primeira pergunta é simples a resposta... Eu não concordo e tenho pena que assim seja, mas este governo claramente tem os meios de comunicação social com ele e aliado à lábia do Socas conseguem sempre transformar estas cenas a seu favor, quer tenham razão ou não.

                                  Enquanto tiverem o apoio de quem manda na opinião pública do país será sempre assim. Não esquecer que como já foi dito, houve governos demitidos e decapitados pelos jornais e TV's por bem menos do que algumas coisas que este PM tem feito.............

                                  Comentário


                                    Então mas o protesto dos alunos nada teve a ver com o dos professores.

                                    O "célebre" estatuto do aluno também tem muito que se lhe diga, especialmente no que às faltas diz respeito (e já para não falar nas aulas de substituição).

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      E eu já te tinha dito que "amigos à mesma" mas neste (no outro) tópico não tinha mais nada para te dizer.

                                      Quanto à primeira pergunta é simples a resposta... Eu não concordo e tenho pena que assim seja, mas este governo claramente tem os meios de comunicação social com ele e aliado à lábia do Socas conseguem sempre transformar estas cenas a seu favor, quer tenham razão ou não.

                                      Enquanto tiverem o apoio de quem manda na opinião pública do país será sempre assim. Não esquecer que como já foi dito, houve governos demitidos e decapitados pelos jornais e TV's por bem menos do que algumas coisas que este PM tem feito.............

                                      Uma coisa te garanto, independentemente, das nossas discussões, nunca passarão disso... não estou aqui no fórum para me chatear com o pessoal ...

                                      Apenas fico triste, enquanto professor, enquanto cidadão português, continuar a assistir a esta destruição (sem exageros) da educação...

                                      E haver pessoas, que me parece ser o teu e muitos casos que não querem ver o que é evidente, que esta ministra não basta ser inflexível para ser considerada como uma boa ministra.

                                      É que o pensamento tuga é mesmo esse, "ela não cede, grande mulher..." pena que essa não cedência vá custar caro.

                                      É que concordo com vocês... há muita gente no ensino que não devia lá estar... e que deve haver avaliações com consequências... que resultem na melhoria do sistema e na diferenciação de desempenho.

                                      Contudo, e posso explicar, com calma, o porquê de esta avaliação não resultar em melhorias... pelo contrario só piorará e infelizmente já é visível!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post


                                        Contudo, e posso explicar, com calma, o porquê de esta avaliação não resultar em melhorias... pelo contrario só piorará e infelizmente já é visível!
                                        Para quem está de fora e não conhecendo em pormenor a problemática da avaliação, que serão 80% ou mais dos portugueses:

                                        É a forma como esta avaliação que não vai dar melhorias na Educação, ou será a recusa, contestação e "luta", que estará a bloquear o sistema?

                                        Atenção que apenas falo em concreto na Avaliação dos Professores, pois às vezes em paralelo discute-se o Estatudo dos alunos e outras medidas na Educação.

                                        Já tenho colocado algumas questões, que podem não fazer sentido para quem sente na pele, mas para mim, gostava de perceber...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          A propósito do que vi hoje no telejornal naquela escola(zeca).....

                                          Cambada de mitras..... Hoje foi dia de festa lá no bairro da zona, já estou mesmo a ver:

                                          "Ei mano já sabes quem bem aí hoje? Pá bem aí a menistra da educaçom bora lá atirar uns obos, roubamos os telemoveis ao xavalos amanhã."

                                          Que tristeza de gente.

                                          Não concordo com este tipo de atitudes, como também não concordo com o discurso, com tiques de autoritarismo, como disse M. Alegre, da ministra... que não tem a humildade de reconhecer que nem tudo o que pensa está certo.

                                          Muito que a gostava de ver a dar uma aula... no ensino básico.

                                          Mas, gostava de te perguntar se sabes o motivo do protesto dos alunos?

                                          Comentário


                                            Este é um assunto sobre o qual me tenho tentado informar, e pretendo saber em breve atraves de amigas professoras o q realmente muda no dia a da, é q até agora, mais n vi do q procedimentos mais habituais em empresas, e q n me chocam nada q sejam usados nas escolas públicas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                              Não concordo com este tipo de atitudes, como também não concordo com o discurso, com tiques de autoritarismo, como disse M. Alegre, da ministra... que não tem a humildade de reconhecer que nem tudo o que pensa está certo.

                                              Muito que a gostava de ver a dar uma aula... no ensino básico.

                                              Mas, gostava de te perguntar se sabes o motivo do protesto dos alunos?
                                              Não. Só ouvi meia dúzia de gunas a dizerem coisas do género: "Esta ministra não sabe o que faz." "As aulas de substituição não têm jeito nenhum" "Esta ministra não respeita o estatuto dos alunos" Para esta última frase e olhando bem para a miúda que a proferiu até gostava de saber se ela realmente sabia porque estava ali.

                                              Para além disso, quando andava no secundário já se faziam estas "greves" e nunca faltei a uma aula por causa disso, só se dizia "Hoje é dia de greve bora faltar". Enervava-me ver que a maior parte nem sabia porque estava a protestar, tudo servia para faltar às aulas. Numa delas acabei por faltar mas para ir jogar futebol, já que a turma toda faltou. Eu nunca soube o que é isso do estatuto do aluno, e não me fez falta nenhuma, mas pelo que percebi só serve para incentivar os "coitadinhos vitimas da sociedade" a faltarem ainda mais e fazerem ainda mais asneiras.

                                              Valha-nos deus... Hoje em dia começo a perceber porque o meu pai dizia muitas vezes que há muita gente que deveria ter provado um pouco do "Estado Novo".

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Para quem está de fora e não conhecendo em pormenor a problemática da avaliação, que serão 80% ou mais dos portugueses:

                                                É a forma como esta avaliação que não vai dar melhorias na Educação, ou será a recusa, contestação e "luta", que estará a bloquear o sistema?

                                                Atenção que apenas falo em concreto na Avaliação dos Professores, pois às vezes em paralelo discute-se o Estatudo dos alunos e outras medidas na Educação.

                                                Já tenho colocado algumas questões, que podem não fazer sentido para quem sente na pele, mas para mim, gostava de perceber...

                                                Olá Valium,

                                                ainda não me esqueci que tenho para te responder uns posts atrás ...

                                                E percebo mais ou menos esta reacção das pessoas externas a este processo:

                                                1.º-todos, bem ou mal, passaram pelas escolas e ficam sempre com boas e más experiências, mas como infelizmente a escola não é valorizada como devia, as más experiências acabam por se sobrepor ao positivo.
                                                Daí que muita gente tenha uma ideia negativa da esola, dos professores, de tudo...

                                                2.º- os portugueses gostam de falar de tudo, mesmo daquilo que não conhcem.

                                                3.º- o português tem uma inveja aguda que não lhe permite compreender que o vizinho pode ser melhor que ele.

                                                Nestes pressupostos, é muito fácil ao governo com maioria fazer o que lhe apetece e dar a ideia que o está a fazer bem... mesmo quando não o está.

                                                Basta uma boa propaganda e dá a volta ao povo.

                                                Dito isto, e já estou farto da avaliação em si, da discussão da avaliação, vou continuar e peço-te compreensão pela demora nas respostas, a tentar explicar o ponto de vista dos professores... e o porquê de esta avalaiação não ser nada daquilo que vocês pensam que é.

                                                A meno que queiram que uma ava,liação piore o que enevntualmente já não esteja bem...


                                                Vou repetir uma pergunta que já aqui fiz,

                                                - suponham que trabalham numa empresa que tem fábricas em dois locais... e que numa das fábricas, os empregados produzem muito mais, são melhores que os da outra empresa.
                                                Acham que havendo quotas para os excelentes, estas devem ser iguais nas duas empresas?




                                                Só uma nota, porque não tenho eu um horário normal... estou neste momento a fazer uma pausa na correcção de testes!
                                                Estou farto de ouvir as criticas, os professores não fazem nada, quando eu desde o inicio do ano, poucos dias estive tranquilo em casa, sem nada em que pensar da escola... e quase todos os dias entro às 8h30 e saio às 17h...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                  Não. Só ouvi meia dúzia de gunas a dizerem coisas do género: "Esta ministra não sabe o que faz." "As aulas de substituição não têm jeito nenhum" "Esta ministra não respeita o estatuto dos alunos" Para esta última frase e olhando bem para a miúda que a proferiu até gostava de saber se ela realmente sabia porque estava ali.

                                                  Para além disso, quando andava no secundário já se faziam estas "greves" e nunca faltei a uma aula por causa disso, só se dizia "Hoje é dia de greve bora faltar". Enervava-me ver que a maior parte nem sabia porque estava a protestar, tudo servia para faltar às aulas. Numa delas acabei por faltar mas para ir jogar futebol, já que a turma toda faltou. Eu nunca soube o que é isso do estatuto do aluno, e não me fez falta nenhuma, mas pelo que percebi só serve para incentivar os "coitadinhos vitimas da sociedade" a faltarem ainda mais e fazerem ainda mais asneiras.

                                                  Valha-nos deus... Hoje em dia começo a perceber porque o meu pai dizia muitas vezes que há muita gente que deveria ter provado um pouco do "Estado Novo".

                                                  Eu explico-te...

                                                  Primeiro o que viste ou ouviste é infelizmente o dia-a dia nas escolas e certamente em casa de "todos" vós...

                                                  A falta de respeito reina!

                                                  Nestes últimos tempos, e podes falar em coincidência, eu acho que é consequência directa do discurso da ministra contra os professores/escola pública, que o alunos se respeitam cada vez menos entre si, assim como professores, auxiliares, todos... sentem que podem dizer fazer tudo, que nada lhes acontece (politica do facilitismo deste governo).

                                                  Eu com os meus alunos, também estou a ter muito problemas e a ajuda dos pais é pouca... basta ver os recados que já escrevi e que em nada mudaram o comportamento dos alunos.

                                                  Para te dar a conhecer melhor a situação, só vires ver directamente na escola.

                                                  Portanto, a preocupação do ME não é dar educação aos alunos, é sim cortar no orçamento dos professores e fazer com que os professores dêem positivas aos alunos, mesmo quando estes não o mereçam... ou seja, para as estatísticas.

                                                  Portanto, neste contexto não é difícil aos alunos, faltarem ao respeito a toda a gente.

                                                  Daí que até me admira estares chocado com esta situação.

                                                  Por outro lado compreendo a revolta dos alunos.
                                                  Achas justo um aluno cumpridor ser tratado como um não-cumpridor?

                                                  Isto porque com esta alteração,

                                                  um bom aluno ou, pior, um aluno mediano/fraco, que falte justificadamente, por atestado(não tem que ser seguido), o que seja... tem de fazer uma prova de recuperação que pode ter influência na sua progressão ou não,

                                                  enquanto um aluno que falte por apetite, tem essa mesma prova e se por acaso, ou outro motivo, conseguir ter positiva, pode passar de ano, mesmo faltando a maior parte do tempo às aulas...

                                                  Será isto justo?




                                                  Dito isto, fiquei sem tempo para continuar a postar...

                                                  Comentário


                                                    MJM: Já não é a 1º vez que tocas nos pontos 1º, 2º e 3º e respondo directamente: não tenho nada contra os professores, nem tenho qq inveja do seu trabalho, remuneração ou regalias (ou não).
                                                    Creio a esta distância do secundário - enquanto lá andamos somos mais distraidos e gostamos dos prof. às vezes pelas razões erradas - conseguir reconhecer o mério a muitos e vice-versa.
                                                    Nós estamos num forum e efectivamente fala-se de tudo, alguns com opiniões mais elaboradas ou não, creio nunca ter afastado ninguem por estar numa área que domine melhor, mas sim tentei esclarecer.

                                                    Posto isto, não sou muito a favor de quotas, ou seja, a pessoa deve ser avaliada segundo critério objectivos e, atingindo, ter a respectiva compensação.
                                                    Em duas empresas se uma produz mais, teremos sempre que saber se as duas tem as mesmas ferramentas para atingir o objectivo proposto.

                                                    Eu tb entro as 9 e não tenho saído antes das 19H, quando devia sair as 17.....
                                                    Editado pela última vez por Valium; 11 November 2008, 20:51.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Este é um assunto sobre o qual me tenho tentado informar, e pretendo saber em breve atraves de amigas professoras o q realmente muda no dia a da, é q até agora, mais n vi do q procedimentos mais habituais em empresas, e q n me chocam nada q sejam usados nas escolas públicas.

                                                      Acho que fazes bem em saberes mais do assunto e depois opinares...

                                                      Umas perguntas,

                                                      - uma escola, lidar com alunos, é o mesmo que uma empresa, lidar com máquinas ou outras...?

                                                      -E para que serve as avaliações nas empresas?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por mjm Ver Post

                                                        -E para que serve as avaliações nas empresas?


                                                        Depende das empresas:

                                                        a) para nada
                                                        b) para castigar
                                                        c) para premiar

                                                        d) apenas nas boas empresas, diria menos de 20% do tecido empresarial mundial, serve para perceber onde cada um pode melhorar o seu contributo individual (seja ele um outstanding performer ou underperformer), dando feedback relevante sobre a sua performance passada com exemplos claros do que pode ser melhorado, mais do que uma avaliação é uma revisão do passado e uma antevisão do futuro, um assumir de um compromisso entre o colaborador e a empresa, um cometimento em ultrapassar o que já foi feito e atingir níveis ainda mais altos...


                                                        claro que isto é algo que os professores não estão preparados para assumir...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                          Acho que fazes bem em saberes mais do assunto e depois opinares...

                                                          Umas perguntas,

                                                          - uma escola, lidar com alunos, é o mesmo que uma empresa, lidar com máquinas ou outras...?

                                                          -E para que serve as avaliações nas empresas?
                                                          Tb já te disse que há empresas que trabalham apenas com pessoas, as únicas maqunias são os pc e telefone, de resto é o contacto/lidar com o cliente...

                                                          Por norma as avaliações servem para ver se foram cumpridos os objectivos definidos pela entidade patronal, permitindo verificar onde existem desvios, para melhorar serviços e, eventualmente, recompensar os melhores (de acordo com os objectivos definidos pela entidade patronal e não, pelos próprios empregados).

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por mjm Ver Post

                                                            - uma escola, lidar com alunos, é o mesmo que uma empresa, lidar com máquinas ou outras...?



                                                            Uma empresa não lida com máquinas, e pobres das empresas que pensem sequer que lidam com máquinas... está aqui a prova do quanto os professores percebem do mercado de trabalho.


                                                            Empresas lidam com pessoas, que, tal como as escolas, têm clientes... os clientes das escolas são os alunos e os pais dos alunos... As escolas, ou os professores por inerência têm de uma vez por todas, de perceber que o seu sucesso, tal como uma qualquer empresa, passa por deixar os clientes satisfeitos com os serviços prestados!! Porque em ambos os casos, os clientes estão a pagar um serviço!


                                                            Basta pensar nas escolas privadas, ou são boas e têm resultados e os clientes estão satisfeitos, ou para o ano não têm alunos e eventualmente fecham...simples e imediato!


                                                            A escola pública enquanto não perceber isto terá sérias dificuldades em evoluir...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                              Não. Só ouvi meia dúzia de gunas a dizerem coisas do género: "Esta ministra não sabe o que faz." "As aulas de substituição não têm jeito nenhum" "Esta ministra não respeita o estatuto dos alunos" Para esta última frase e olhando bem para a miúda que a proferiu até gostava de saber se ela realmente sabia porque estava ali.

                                                              Para além disso, quando andava no secundário já se faziam estas "greves" e nunca faltei a uma aula por causa disso, só se dizia "Hoje é dia de greve bora faltar". Enervava-me ver que a maior parte nem sabia porque estava a protestar, tudo servia para faltar às aulas. Numa delas acabei por faltar mas para ir jogar futebol, já que a turma toda faltou. Eu nunca soube o que é isso do estatuto do aluno, e não me fez falta nenhuma, mas pelo que percebi só serve para incentivar os "coitadinhos vitimas da sociedade" a faltarem ainda mais e fazerem ainda mais asneiras.

                                                              Valha-nos deus... Hoje em dia começo a perceber porque o meu pai dizia muitas vezes que há muita gente que deveria ter provado um pouco do "Estado Novo".
                                                              então mas o PM tem está a tentar fazer isso, espero é que os Portugueses percebam que nao se tem que sujeitar a isto.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X