Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos Vinhos Portugueses

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    citação:Originalmente colocada por hpventura


    citação:Já que falas em decantar.
    O [u]Loios </u>decantado bebe-se muito bem.... bebido logo após a abertura da garrafa é algo estranho
    Loios tb nunca provei... mas é da adega de João Portugal Ramos, de onde vem o vinho com este mesmo nome e o Marquês de Borba... atrevo-me a dizer que desta adega só saem coisas boas !

    João Ramos tem excelentes vinhos[8D]

    Penso que o Loios é o único a estagiar somente em inox e garrafa....
    Quando o abri não gostei muito, pois, havia um aroma intenso que não consegui decifrar e o qual não me agradava muito.
    Após respirar uns 15m a 30m revelou-se bastante diferente e, a garrafa desapareceu num instante:D

    Quanto ao EVEL que não conheces, é um vinho bastante porreiro para o preço pedido(3,5 Euros).
    Não é nenhum supra sumo mas também não desilude.
    Como disse anteriormente, poderá até surpreender alguns.
    Actualmente bebo bastante o Dão, Meia Enconsta.
    Se forem até um shopping experimentem comprar uma garrafa deste vinho.
    Entretanto comprei um Quinta de Cabriz(Dão) (recomendado por pessoal do forum) para comparar com o Meia Encosta, pois, ambos têm preços semelhantes.

    Comentário


      O que vale é que cá em casa, o meu pai e o meu tio é que tratam das escolhas dos vinhos. Quanto muito, aproveito as suas sugestões e de vez em quando chego-me à frente e lá trago umas garrafitas para casa.

      Mas conhecer o mundo dos vinhos, é algo de mágico. Porque há factores que advém da natureza humana, um pouco de alquimia... ;)

      Vamos lá a um desafio. Quinta do Vale Meão 50e vs qualquer outra coisa a qualquer preço. Digam lá da vossa justiça.

      Vinhos a ter em conta: Alentejo - Monte do Pintor; Alentejo - Encosta do Enxoé

      Comentário


        Como dizes e bem Carlos, é de facto mágico !

        E o paladar do vinho depende tb do q se come a acompanhá-lo ! Já senti um vinho transformar-se de bom em fantástico, pelo simples facto de o estar a beber acompanhado de uma boa tábua de queijos (essencialmente ovelha amanteigado, cabra e ilha)... Salvo erro era um Marquês de Borba corrente.

        Uma dica que me deram para apreciar melhor o vinho é cheirá-lo ao mesmo tempo que ele vai entrando na boca. Dizem q pelo facto de estarmos a estimular dois sentidos (paladar e olfacto) em vez de um só, que desperta mais facilmente as melhores características do vinho em questão... ou é psicológico, ou de facto é verdade, pois parece q resulta mesmo !!

        Não sei se dentro do orçamento dos 6 €, mas lembrei-me agora de 2 bons vinhos do Esporão:

        - Vinha da Defesa - Vinho macio
        - Quatro Castas - Este acho q foi edição limitada, não sei se ainda está à venda ou não !

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por 3com

          citação:Originalmente colocada por carrilhoni

          eu pessoalmente gosto bastante dos vinhos da região de palmela e setubal(terras do sado)e não é por estarem aqui na vizinhança.:D
          gosto especialmente dos k são produzidos exclusivamente com a chamada uva periquita (castelão françês),k têm um sabor unico e inconfundivel.

          mas já agora 3com,como já vi k aprecias vinhos da região do douro,tenho k te perguntar,já provaste o "cabeça de burro" do peso da regua??[:0]

          se ainda não,é um autentico crime...como diria o esteves,"é k granda pomada carago".[}][}]

          Cabeça de Burro é bom mas o seu preço ronda uns 10 Euros, se não estou em erro.




          citação:Duas Quintas - Ramos Pinto
          [B)][B)][B)]
          Mas o preço passa claramente os 5 Euros.





          PS: Tentam centrar-se numa gama média/alta até 5 Euros.
          Mas atenção, por enquanto só estão vinhos tintos do Douro em jogo
          é verdade 3,é um bocado carote[xx(],mas tanbem não é vinho pra se beber todos os dias,é daqueles k pede uma ocasião especial.;)

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            citação:Originalmente colocada por 3com

            Cabeça de Burro é bom mas o seu preço ronda uns 10 Euros, se não estou em erro.

            O mais baratinho...

            O VQPRD dispara para os 20 €... Já os paguei a 40 € a garrafa num restaurante... :D :D :D Mas a empresa reembolsou as duas garrafas... Ufa...
            mas k maravilha de empresa.;):D:D

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por hpventura



              Uma dica que me deram para apreciar melhor o vinho é cheirá-lo ao mesmo tempo que ele vai entrando na boca. Dizem q pelo facto de estarmos a estimular dois sentidos (paladar e olfacto) em vez de um só, que desperta mais facilmente as melhores características do vinho em questão... ou é psicológico, ou de facto é verdade, pois parece q resulta mesmo !!

              Tens toda a razão,

              Um bom vinho deverá ter atributos de flavor bem definidos e consistentes, e deve estar isento de “off-flavors” (flavores formados como resultado do processo de fabricação e enchimento deficiente) e “taints” (flavores derivados de contaminação externa aos processos de fabricação e enchimento). Alguns exemplos de taints comuns são o alcalino, o metálico ou o mofo.

              Existem cinco gostos básicos, salgado, doce, ácido, amargo e Umami (gosto de certos aminoácidos tal como glutamato, aspartato e compostos relacionados), os quais são influenciados pelas percepções de cada um dos nossos sentidos. Por exemplo, a cor influencia o gosto, tal como a formação de bolhas, a espuma, a transparência ou a sensação na boca. Ora se existem apenas cinco gostos básicos, de onde vem a nossa habilidade para detectar flavores elaborados?

              Essa habilidade provém essencialmente do uso do órgão olfactivo, ou seja, da capacidade de detectarmos milhares de aromas diferentes. Daí o cheirar o vinho enquanto se prova!!

              A forma como nos recordamos de aromas é determinante na análise sensorial. A nossa sensação de “dor” também é importante, possível através do nervo trigémeo, e que permite analisar a sensação na boca (por exemplo a adstringência ou a viscosidade) ou a carbonatação (caso exista) do vinho. Portanto o flavor de um vinho é o resultado da combinação de três sentidos: Gosto, Aroma e Dor.



              [img]uploaded/Rasec/200652419612_untitled.JPG[/img]
              Topografia da língua, topografia do gosto e nervos principais


              NOTA - Eu não sou provador de vinhos, mas sou provador certificado de cerveja, e o processo é exactamente igual.

              Download Attachment: [img]images/icon_paperclip.gif[/img] untitled.JPG
              35,88KB

              Comentário


                citação:Originalmente colocada por Rasec

                citação:Originalmente colocada por hpventura

                NOTA - Eu não sou provador de vinhos, mas sou provador certificado de cerveja, e o processo é exactamente igual.

                também sou provador ... mas onde tiras-te o certificado? na unicer ou na central de cervejas? ;)

                Comentário


                  Não sou perito em vinhos mas gosto de apreciar um bom tinto.

                  As minhas preferencias são:

                  Todos os da Casa Ferreirinha (Douro), desde o Esteva, que aconselho vivamente (+- 4 euros), passando pelo Callabriga, vinha Grande até ao Barca Velha.

                  Os vinhos da Fundação Eugenio de Almeida (Alentejo(tambem recomendo todos desde o FEA a Cartuxa.

                  Do Francisco Nunes Garcia (Alentejo) recomendo o Convento da Tomina (excelente) +- 8 euros e os da gama acima.

                  Dom Martinho (+- 6 euros)
                  Lello (+- 4 euros)
                  Duas Quintas (+- 8 euros)

                  Estes são algumas das minhas escolhas para o dia-a-dia.
                  Depois há sempre aqueles para ocasiões especiais.

                  Gosto muito tambem dos vinhos da casta Merlot.

                  Em breve ponho aqui a minha selecção de vinhos estrangeiros.

                  Comentário


                    Por exemplo, o Esteva é um vinho que não troco pelo EVEL(Douro) ou pelo Meia Enconsta (Dão).

                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por 3com

                      Por exemplo, o Esteva é um vinho que não troco pelo EVEL(Douro) ou pelo Meia Enconsta (Dão).
                      O Esteva é mais suave. O Meia Encosta ja foi melhor.
                      O EVEL confesso que ainda não provei.

                      Comentário


                        Sinceramente até não achei o Esteva mais suave.
                        Mas posso ter apanhado umas garrafas manhosas das promoções Continente!

                        Comentário


                          Como deves ter visto, gosto muito dos tintos alentejanos.
                          São mais encorpados mas um pouco mais fortes.

                          A Maria diz que o Esteva não lhe faz dor de cabeça quando abusa do vinho :D:D:D

                          Comentário


                            Os Alentejanos só gosto quando são mesmo bons....
                            É que se o vinho for encorpado e não for grande coisa, deixa-me mal disposto :D
                            Por isso quando vou para os lados do Alentejo, acabo sempre por gastar mais uns trocos.... mas pelo menos é garantido que bebo a garrafa toda :D


                            PS: Já provaste o novo Meia Encosta 2002 ?

                            Comentário


                              Ainda não. Recomendas?

                              Comentário


                                Sim;) E custa uns 3 Euros

                                Pelo preço está muito bom, experimenta.
                                Se não estou erro um enólogo conhecido disse que era uma das pechinchas deste ano.

                                Comentário


                                  Amanhã vou ja ver se encontro.
                                  Depois digo-te o veredicto.;)

                                  Comentário


                                    Comprei uma caixa por cerca de 2,50 Euros a garrafa, daí ter considerado um excelente vinho tendo em conta o preço.
                                    Sei que em venda individual ronda os 3 Euros.

                                    Aqui fica uma foto da ultima garrafa ao pé de um Quinta de Cabriz recomendado por um membro daqui
                                    (só conhecia o Quinta de Cabriz Reserva que é optimo)





                                    Ainda não experimentei o Quinta de Cabriz, acho que o vou abrir amanhã[:X]

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                      O que vale é que cá em casa, o meu pai e o meu tio é que tratam das escolhas dos vinhos.

                                      - Encosta do Enxoé
                                      Pois eu tenho dois primos enólogos.
                                      Pertecem a grupos internacionais e talves o melhor vinho que bebi foi um Franciu, um Haut Medoc[B)][B)][B)].
                                      Gosto muito de vinhos italianos, mesmo os correntes[8D].
                                      Chilenos, californianos, sulafricanos tb são optimos mas... são sempre de topo.

                                      Mas continuo a preferir os tugas.
                                      Os alentejanos já foram excelentes.
                                      Agora só os de topo.
                                      Agora tb ando lá para os Douros e Dão.
                                      A encosta do Enxoé varia muito conforme o ano, vão de excelentes a medianos baixos.

                                      Gosto muito de "tapada de Chaves" de Portalegre.

                                      E só gosto de Tintos:D:D.
                                      Normalmente bebo com um copo de água ao lado para alternar.

                                      E qd estamos entre amigos.... deito no copo... olho e cheiro... pouso o copo...olho e cheiro... um bocadinho na boca que nem dá para engolir.... olho e cheiro....e depois... bem depois lá vou bebendo.

                                      Este ritual todo não o faço em público pq é um bocado... EXAGERADO[}][}].


                                      Já se falou aqui no Algarve, comprei umas caixas do melhor vinho do Algarve da adega de Lagoa, claro. Premiado e etc e tal. Nada de especial;).

                                      Comentário


                                        J.R. o melhor vinho do Algarve não é da Adega de Lagoa.;)

                                        O melhor vinho dessa região é: Tapada da Torre Reserva 2001, Quinta do Morgado da Torre ( Portimão )

                                        Depois tens o Vida Nova do Sir Cliff Richard....
                                        Os primeiros eram estranhos mas já me disseram que o ultimo lançamento está bem melhor mas como ainda não bebi, não posso confirmar.



                                        PS: Lagoa e Porches, são porreiros para serem bebidos no dia-a-dia, tanto ao jantar como ao almoço!
                                        Mas tal como dizes, não são nada de especial, apesar de merecerem pelo menos uma prova.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por 3com

                                          J.R. o melhor vinho do Algarve não é da Adega de Lagoa.;)

                                          O melhor vinho dessa região é: Tapada da Torre Reserva 2001, Quinta do Morgado da Torre ( Portimão )

                                          Depois tens o Vida Nova do Sir Cliff Richard....
                                          Na altura esse de Lagoa ganhou um prémio qq... mas nada de especial.
                                          Tb foi barato. Já foi há uns 10 anos.
                                          Mas vou procurar, pelo menos, esse de Portimão.
                                          Tou curioso[8D].

                                          Comentário


                                            O Esteva é um tinto bastante aceitável para o dia a dia... e é um vinho q por acaso melhora bastante decantado !

                                            Experimentem o Esteva acompanhado de um bom queijo da serra, transforma-se bastante.

                                            Tapada do Chaves tem um branco muito bom (não conheço o tinto por acaso), assim como a Fundação Eugénio de Almeida !
                                            Mas o meu branco preferido é o Herdade Grande, da Vidigueira !

                                            Vinho algarvio nunca bebi !

                                            Vinhos internacionais, só conheço 2 italianos correntes, cujos nomes não me lembro, mas q eram bem agradáveis.

                                            Bebi há pouco tempo um Argentino monocasta Malbec (casta sul-americana que, pelo q dizem só se encontra na Argentina e no Chile) e um Malbec com Syrah. Muito bons, mas muito encorpados !

                                            Comentário


                                              Gosto tambem muito dos vinhos italianos. Sempre que lá vou venho deliciado com aqueles vinhos. Ainda por cima costumo visitar uma zona fortemente vinicola (Piemonte) e conheco alguns produtoes e adegas.
                                              Devido ao facto da Maria ter vivido muitos anos em Madrid e irmos lá frequentemente, tambem tenho conhecido e apreciado bons vinhos espanhois.
                                              Como ja foi referido, a casta Syrah é muito boa pinga.
                                              Mas gosto particularmente do Merlot.

                                              Comentário


                                                Temos alguns vinhos com castas Syrah ;)

                                                O Vida Nova da região do Algarve tem uma percentagem de Syrah assim como muitos vinhos Alentejanos.

                                                citação:
                                                O Vida Nova Reserva Tinto 2004 é composto de 85% de Syrah e 15% de Aragonês. A maturação foi feita em cascos de carvalho novo francês e americano durante 8 meses e continuou a sua maturação em garrafa por mais 9 meses antes de ser posto à venda em Março de 2006. A produção rondou os 4000 litros.
                                                Este vinho esta apenas disponível para compra na nossa loja #8211; Adega e através da Internet. Se está interessado em adquiri-lo, contacte-nos.

                                                Especificações Técnicas:
                                                Região: Lagoa, Algarve
                                                Classificação: Vinho Regional Algarvio
                                                Estilo: Tinto
                                                Castas: 85% Syrah. 15% Aragonês.
                                                Vindima: 2004
                                                Estágio e engarrafamento: 8 meses em carvalho novo. 9 meses em garrafa.Engarrafado Maio 2005.
                                                Área da Vinha: 8Ha

                                                Controlo Analitico:
                                                Alc: 14.5 %v/v
                                                Acidez vol: 0.55g/l
                                                Acidez tota: 6.3g/l
                                                pH: 3.77
                                                So2 total: 60mg/l

                                                Caracteristicas Organolepticas:
                                                Visual: Profundo, cor vermelha/ roxa densa e escura.
                                                Olfactivo: Aroma a ameixas frescas e secas com complexas notas
                                                de especiarias de canela, baunilha e carvalho
                                                Gustativo: O paladar mostra elegância, boa profundidade de fruta madura, extensos e finos taninos dando ao vinho uma excelente estrutura.
                                                Temperatura: 18ºC
                                                Acompanhamento: Carnes vermelhas, estufados, guizados e queijos.
                                                Quantidade produzida: 5500 garrafas.
                                                Preço da Adega: 17.50 Euros cada garrafa, 105.00 Euros a caixa de 6.




                                                O Vida Nova Tinto 2004, é uma mistura das seguintes castas Aragonês, Shiraz, Trincadeira e Alicante Bouchet que foi efectuada nos finais de Fevereiro e engarrafado em Maio.
                                                Este vinho recebeu recentemente uma medalha de bronze no International Wine Challenge em Londres, sendo que é o primeiro vinho oriundo do Algarve a ganhar uma medalha, nesta prestigiada competição.

                                                Especificações Técnicas:
                                                Região: Lagoa, Algarve
                                                Classificação: Vinho Regional Algarvio
                                                Estilo: Tinto
                                                Castas: 70% Syrah. 15% Aragonês. 5% Trincadeira. 5% Mourvedre. 5% Alicante Bouschet
                                                Estágio e engarrafamento: 6 meses em carvalho novo.
                                                Engarrafado em Maio 2005.
                                                Área da Vinha: 18Ha

                                                Controlo Analitico:
                                                Alc: 14.0 %v/v
                                                Acidez vol: 0.48g/l
                                                Acidez total: 6.3g/l
                                                pH: 3.62
                                                So2 total: 55mg/l

                                                Caracteristicas Organolepticas:
                                                Visual: Profundo, cor vermelha/ roxa densa e escura.
                                                Olfactivo:Aroma a ameixas frescas e secas com complexas notas de especiarias de canela, baunilha e carvalho
                                                Gustativo: O paladar mostra elegância, boa profundidade de fruta madura, extensos e finos taninos dando ao vinho uma excelente estrutura.
                                                Temperatura: 16ºC
                                                Acompanhamento: Carnes brancas e vermelhas, queijos
                                                Quantidade produzida: 75333 garrafas
                                                Preço da Adega: 8.50 Euros cada garrafa, 50.00 euros a caixa de 6.


                                                Dizem que a Adega do Cantor é um luxo....
                                                Em breve lá irei fazer umas provas[8D] A visita guiada e provas custa 7,50 Euros

                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                                  Dizem que a Adega do Cantor é um luxo....
                                                  Em breve lá irei fazer umas provas[8D] A visita guiada e provas custa 7,50 Euros

                                                  Isso da visita guiada é interessante.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                                    citação:Originalmente colocada por 3com

                                                    Dizem que a Adega do Cantor é um luxo....
                                                    Em breve lá irei fazer umas provas[8D] A visita guiada e provas custa 7,50 Euros

                                                    Isso da visita guiada é interessante.
                                                    Alpiger, vou tentar ir lá este fim de semana;)
                                                    Se conseguir tiro fotos e faço um review do vinhos[8D]
                                                    (acho que vou sair de lá todo torto)[}]




                                                    Entretanto já abri a garrafita de Quinta de Cabriz 2004.
                                                    Pelos 3 Euros que costou é defacto muito porreiro mas revela um pouco de acidez(nada de preocupante).
                                                    É obvio que não se pode esperar milagres de um vinho de 3 Euros mas repito, pelo preço é uma optima escolha.(thanks pela dica)
                                                    Em vez de ter comparado com o Meia Encosta, vinho também do Dão e mesma faixa de preços, comparei com o Loios 2005 que tinha decantado.
                                                    O Loios (um vinho de João Portugal Ramos) revelou ser mais aveludado mas também não será justo comparar excessivamente com algo que é ~40% mais barato.

                                                    Ps: Amanhã vou decantar o restante que tenho de Quinta de Cabriz 2004, talvez se revele uma surpresa ainda maior[8D]

                                                    Comentário


                                                      E agora q chega o tempo quente, q tal um branquinho fresquinho ?!?!

                                                      Bebi este ontem ao almoço. Já conhecia de nome, mas nunca tinha provado ! Leve de sabor com um toque "adocicado".

                                                      Planalto Douro 2004 !

                                                      http://www.continente.pt/ProductDeta...e=&PageIndex=1

                                                      Comentário


                                                        Já que falam em tempo quente, não gostam de Rosé ?

                                                        Um Rosé fresquinho com um bom prato de marisco ou peixe é uma delicia.



                                                        PS: O Planalto bebe-se bastante bem. Ainda há dias bebi uma garrafa dessas com o meu sogro, fez um optimo dueto com uns camarões fritos.

                                                        PS: Evel Branco e Granjó não gosto muito... Já alguém experimentou estes dois ?

                                                        Comentário


                                                          O Planalto costuma ser o meu branco por defeito.

                                                          Como alternativa gosto tambem de Fundação Eugenio d'Almeida ou em casos especiais, Pera Manca branco.

                                                          Provei o Quinta de Cabriz e gostei. Bom para o preço.
                                                          Comprei para exprimentar um vinho da Argentina, Antonio Roca, um Merlot muito acessivel e de boa qualidade. +- 6 euros.

                                                          Comentário


                                                            Fui ao Lidl buscar água Penacova e aproveitei para comprar uma de tinto australiana e outra californiana ;)
                                                            Vamos lá ver se são bons!

                                                            Comentário


                                                              Já que este é o tópico sobre vinho, o que acharam da noticia sobre a possivel redução da vinha portuguesa em 10% e exportação de vinho ?
                                                              Parece que bruxelas quer entalar os portugueses[v]

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X