Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que a crise está a servir de desculpa para os despedimentos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Depois das conversas do Tóni e Zezé dos últimos tempos, eis que se começa a abordar os assuntos principais.

    Director da OIT em Portugal alerta para despedimentos ilegais

    O director da Organização Mundial do Trabalho (OIT) em Portugal, Paulo Bárcia, em entrevista à TSF, considera que o Governo de José Sócrates está no bom caminho para combater o desemprego e alerta para os perigos dos despedimentos ilegais, numa altura em que vai decorrer em Lisboa o primeiro encontro desta organização desde o agravamento da crise.


    A Organização Mundial do Trabalho (OIT) defende uma melhor coordenação mundial no combate à crise. Até sexta-feira, representantes de mais de 50 países vão estar reunidos em Lisboa naquele que é o primeiro encontro da organização desde o agravamento da crise.


    Uma reunião que vai juntar governos, empresários e trabalhadores na procura de soluções que evitem consequências mais graves do que aquelas que estamos a viver.


    Numa entrevista à TSF, o director da OIT em Portugal afirma que o Governo de José Sócrates está no bom caminho.
    Sem comentar medidas concretas, a OIT sublinha que o caminho para ultrapassar a crise é motivar a criação e a manutenção do emprego.


    Neste contexto, Paulo Bárcia considera que algumas medidas tomadas pelo Governo português são interessantes, como é o caso do «alargamento das estruturas de apoio aos desempregados» ou os incentivos «na procura activa de emprego».


    Em Lisboa, a OIT quer também discutir o alargamento temporário do subsídio de desemprego, uma forma de apoiar os mais desprotegidos e de evitar uma recessão social que a concretizar-se também não vai passar ao lado de Portugal.


    «Se nada for feito neste domínio seguramente que parte dessa crise económica se transformará numa crise social», salienta Paulo Bárcia, referindo que este será um dos temas principais da reunião.
    A OIT alerta para a necessidade de evitar despedimentos ilegais como forma de contornar a crise. Este responsável avisa que isso só é possível com um verdadeiro diálogo social.


    Paulo Bárcia acrescenta que considera errado os empresários aproveitarem-se «da crise para pequenas manobras de expediente para resolver alguns problemas que por outra via não eram resolvidos».

    http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Eco...ent_id=1140057

    Comentário


      Originalmente Colocado por 330i Ver Post
      Durante os meus anos na GD conheci de perto aquele Grupo (tambem so eramos 3 grandes JM/Sonae/Pao de Acucar) e a integridade e consistencia das praticas de gestao de Alexandre Soares dos Santos, já eram respeitados, e admiradas por todos os concorrentes. pelo que aquela estrategia comunicada de responsabilidade Social, e a criação da Fundação nao me surpreende, e pelo menos esta nao vai servir para "vender" arte particular ao Estado (otario!!! ), ou para fugir aos impostos.

      Mas o que é espantoso, é que neste Forum onde se passa a vida a criticar os Empresarios e Empresas deste País, o acto de Soares dos Santos, não mereceu ate tu falares do assunto, um unico comentario!!!
      Mas isto tudo tem muito a ver com a tal ética e do realismo dos modelos que nos inspiram.

      Tu, eu e muitos outros, não temos medo do confronto de ideias por uma questão muito prática. Já provámos a nós próprios que somos capazes e que é possível incrementar e promover essa mesma capacidade.

      E modelos de pessoas que nos podem inspirar, que venham eles.

      No estado em que este país se encontra, precisamos que eles se manifestem e que não se verguem ao sistema.

      Comentário


        deleted

        Comentário


          Estive fora.

          Que é que aconteceu, - ?

          Comentário


            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
            Há muitos modos de encarar os Bancos, mas de um momento para outro passaram de pilar de uma economia de mercado para uns vilões que sugaram o dinheiro às famílias?

            Não creio. Aliás, por incrível que pareça, em termos de efeitos directos (em termos de actividade financeira delituosa) atacaram-se preferencialmente os mais abastados e pouparam os simples.

            Para restaurar o equilibrio do nosso sistema, faz falta uma banca activa e possante.

            O Estado deve previligiar o rápido e normal funcionamento do sistema financeiro. Para o bem de todos.

            Os bancos em Portugal, generalizando, nunca foram isto porque e simplesmente não há organismo activo que faça isso acontecer, o organismo que gere as Leis bancárias é pior do que eles.

            Eu sei daquilo que falo, trabalho com dois bancos, um é excelente, o outro é para deixar de trabalhar com ele, simples.

            Contudo, é a ideia que tenho.

            Comentário


              deleted

              Comentário


                Esse Mestrado é em que Instituição?

                Comentário


                  deleted

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Esse Mestrado é em que Instituição?
                    Exacto, xiba-te

                    Comentário


                      Viva a todos.

                      Também é simples dizer-se que não se despede ninguém, espalhar isso aos 7 ventos, se for possível fazê-lo de forma mais discreta e sem recorrer à figura do despedimento colectivo.

                      Mas isso...

                      Abraços

                      MMC

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Esse Mestrado é em que Instituição?
                        Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                        Exacto, xiba-te
                        Ora nem mais. Não vá algum de nós lá cair por engano!..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                          pm /2 enviado

                          Envia também para mim sff se não for pedir muito.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                            PS- Vou-te mandar um pm nos proximos dias
                            Ok, fico a aguardar. Obrigado.

                            No Porto há umas cenas parecidas. Uma amiga minha também desistiu porque a rebaldaria era total. Mas neste caso em concreto foi mais por causa do prof coordenador, que se envolveu demasiado com a bolsa e ...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                              Os bancos em Portugal, generalizando, nunca foram isto porque e simplesmente não há organismo activo que faça isso acontecer, o organismo que gere as Leis bancárias é pior do que eles.

                              Eu sei daquilo que falo, trabalho com dois bancos, um é excelente, o outro é para deixar de trabalhar com ele, simples.

                              Contudo, é a ideia que tenho.
                              A Banca portuguesa é o que é, mas precisamos uma Banca forte com capacidade de intervenção no mercado.

                              Um dia destes, poderá haver um raid de algum banco internacional, com músculo suficiente para comprar de rajada uns 3 ou 4, juntá-los e embrulhá-los num único pacote.

                              A alternativa, é intervenção do Estado no capital, mas com este Estado, não sei qual o melhor.

                              Comentário


                                deleted

                                Comentário


                                  Infelizmente que não posso acompanhar muito este tópico, mas pelo que já pode reler gostei de ler todas as ideias que por aqui correm...

                                  Já agora alguém sabe aonde se pode desencantar a entrevista completa com o presidente da Jerónimo Martins?
                                  Obrigada

                                  Edit:
                                  encontrei, não tudo o que queria mas serve para encontrar o resto.
                                  Editado pela última vez por CQ; 01 March 2009, 13:47.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X