Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que pronúncia tem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
    Sim, o "r" de muito do pessoal do norte é um pouco como o "r" na língua inglesa, enrolado.
    Esse "r" enrolado sente-se, mas não no Porto. Pelo menos, sou de cá e nunca reparei.

    Onde se sente muito são nas terras mais interiores.

    Então, do pessoal do meu curso, poucos são os que não têm.

    Comentário


      É tão certo como 2 e 2 serem 22 que so fora de lisboa é que existem sotaques, por isso eu não tenho!!!






      A primeira vez que fui ao furadouro ter com o pessoal era tudo a dizer que eu tinha sotaque...

      Foi aí que me apercebi que todos temos sotaque, só depende dos ouvidos que nos ouvem .

      Comentário


        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
        É tão certo como 2 e 2 serem 22 que so fora de lisboa é que existem sotaques, por isso eu não tenho!!!






        A primeira vez que fui ao furadouro ter com o pessoal era tudo a dizer que eu tinha sotaque...

        Foi aí que me apercebi que todos temos sotaque, só depende dos ouvidos que nos ouvem .
        agora tenta explicar isso ao nephelin

        Comentário


          Saloio FTW

          Comentário


            Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
            agora tenta explicar isso ao nephelin
            Isso é nephilim com sotaque?

            Comentário


              Originalmente Colocado por C4 Ver Post
              Ja agora as pessoas do grande Porto sao as pessoas em que se nota menos o sotaque sendo este mais acentuado nas zonas em redor
              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
              Não é assim tão irreal, Raista!

              Eu de facto noto sotaques "do Porto" (propositadamente entre aspas) em pessoas de áreas mais afastadas como Santa Maria da Feira, Castelo de Paiva ou Gondomar do que na cidade propriamente dita.

              É claro que as pessoas do Porto têm tipicamente o sotaque que todos associam à cidade, mas pessoas da periferia, curiosamente, têm-no ainda mais carregado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Não é assim tão irreal, Raista!

                Eu de facto noto sotaques "do Porto" (propositadamente entre aspas) em pessoas de áreas mais afastadas como Santa Maria da Feira, Castelo de Paiva ou Gondomar do que na cidade propriamente dita.

                É claro que as pessoas do Porto têm tipicamente o sotaque que todos associam à cidade, mas pessoas da periferia, curiosamente, têm-no ainda mais carregado.
                Não percebeste. Eu achei piada foi ao facto dele ter dito ao Neph que como este é de Lisboa não se apercebe que as pessoas de Lisboa têm sotaque e depois acabou por dizer que no Porto há menos sotaque do que ao redor, sendo ele precisamente do Porto. Há qualquer coisa de contraditório.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                  Isso é nephilim com sotaque?
                  Ops..... sorry... sutáque lisbuêta!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                    Não percebeste. Eu achei piada foi ao facto dele ter dito ao Neph que como este é de Lisboa não se apercebe que as pessoas de Lisboa têm sotaque e depois acabou por dizer que no Porto há menos sotaque do que ao redor, sendo ele precisamente do Porto. Há qualquer coisa de contraditório.
                    Visto desse ponto de vista, até tem graça!

                    Por acaso o que te disse é uma constatação que faço com alguma curiosidade, já que vivi cerca de metade da minha vida no Porto e entretanto afastei-me, ficando com uma perspectiva "de dentro" e "de fora" em simultâneo.

                    Já agora, eu apanho em poucos dias o sotaque do sítio para onde vou. Se estiver uma semana apenas no estrangeiro quando volto faço figura de emigrante.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                      agora tenta explicar isso ao nephelin
                      lol


                      Explicar o quê?!? É que basta pararmos um bocado para pensar que é mais que óbvio!!!


                      ( digamos que é a teoria da relatividade aplicada ao sotaque!! )

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                        Não percebeste. Eu achei piada foi ao facto dele ter dito ao Neph que como este é de Lisboa não se apercebe que as pessoas de Lisboa têm sotaque e depois acabou por dizer que no Porto há menos sotaque do que ao redor, sendo ele precisamente do Porto. Há qualquer coisa de contraditório.
                        Por acaso nao acho que tenha sotaque mas vendo bem na verdade digo "espalho" "coalho" "vermalho" "abalha" mas acho que é maneira correcta de dizer , alias nenhuma lingua no mundo tem uma fonética exactamente igual ao que se escreve. Alias aqui em Almada há uma freguesia chamada Laranjeiro, mas toda a gente diz "Laranjairo" "tal como "Foguetairo" etc...

                        Viram o video que eu mostrei da catarina furtado e da rita redshoes? , elas a falar dizem varias vezes(as duas) a palavra "vermalho" tal como eu digo, logo se presume que seja mesmo a maneira correcta de se dizer.

                        Comentário


                          Ah, a TV, esse exemplo grandioso e edificante da linguística.

                          Nem percebo porque é que há universidades se já temos TV.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                            Viram o video que eu mostrei da catarina furtado e da rita redshoes? , elas a falar dizem varias vezes(as duas) a palavra "vermalho" tal como eu digo, logo se presume que seja mesmo a maneira correcta de se dizer.
                            Então a Catarina Furtado e a Rita Red Shoes é que são a referência para falar correctamente?

                            Ainda não percebeste, se dizes "vermalho" (tal como eu ou essas duas) tens a pronúncia de Lisboa. Porque se escreve "vermelho" e é assim que se deve ler. É como em "hoje" que dito nalguns sítios do norte é "hoije" ou "a água" que é dito como "aiágua".

                            O "vermalho", "coalho", "iágua", "baca", etc é a prova evidente que nem em Lisboa nem em nenhum sítio do país se fala um Português 100% correcto, se é que isso existe. Acho que o Português acaba por ser a conjugação de todas as diferentes pronúncias do país e não é possível obter um consenso de onde é "melhor" falado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Por acaso nao acho que tenha sotaque mas vendo bem na verdade digo "espalho" "coalho" "vermalho" "abalha" mas acho que é maneira correcta de dizer , alias nenhuma lingua no mundo tem uma fonética exactamente igual ao que se escreve. Alias aqui em Almada há uma freguesia chamada Laranjeiro, mas toda a gente diz "Laranjairo" "tal como "Foguetairo" etc...

                              Viram o video que eu mostrei da catarina furtado e da rita redshoes? , elas a falar dizem varias vezes(as duas) a palavra "vermalho" tal como eu digo, logo se presume que seja mesmo a maneira correcta de se dizer.
                              LOL

                              Quer dizer que quem diz Coâlho ou vermalho não tem pronúncia mas quem diz coelho ou vermelho já tem????? Estás a gozar???

                              E está correcto porque tu o dizes???

                              O Nephilim... assume lá! Acabaste de descobrir que tens pronuncia!
                              Editado pela última vez por Jacare; 08 April 2009, 17:04.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                Então a Catarina Furtado e a Rita Red Shoes é que são a referência para falar correctamente?



                                O "vermalho", "coalho", "iágua", "baca", etc é a prova evidente que nem em Lisboa nem em nenhum sítio do país se fala um Português 100% correcto, se é que isso existe. .
                                Nenhum sitio se fala a 100% como se escreve é um facto , mas ha sitios onde se fala pior que outros.

                                Na tv tal como eu mostrei quase toda a gente diz o tal "vermalho" e é o normal aceite...

                                mas se lembrarem no tempo do big brother(o primeiro) era a malta a dizer "tas a ber, tas a ber" já o pessoal estranhou imenso e é uma linguagem impropria para ser usada na TV... por isso apesar de como disseste e bem nunhum local fala a 100% como escreve ha "pronuncias " que sao natualmente normais(praticamente standerizadas) e bem aceites em televisao e outras nao o sao.

                                Já agora o Socrates e o Cavaco Silva , o Mario Soares e mtos outros tb dizem "vermalho"

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                  LOL

                                  Quer dizer que quem diz Coâlho ou vermalho não tem pronúncia mas quem diz coelho ou vermelho já tem????? Estás a gozar???

                                  E está correcto porque tu o dizes???

                                  O Nephilim... assume lá! Acabaste de descobrir que tens pronuncia!
                                  Sim mas é a pronuncia standart

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Ah, a TV, esse exemplo grandioso e edificante da linguística.

                                    Nem percebo porque é que há universidades se já temos TV.
                                    Até parece que se aprende a falar nas universidades... mais importante é a TV para servir como base na aprendizagem da fala de uma criança ou adolescente que uma universidade para ensinar a falar um adulto

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Até parece que se aprende a falar nas universidades... mais importante é a TV para servir como base na aprendizagem da fala de uma criança ou adolescente que uma universidade para ensinar a falar um adulto
                                      Não, nas Universidades não se aprende a falar.

                                      Nas Universidades, entre outras coisas, _estuda-se_ a língua, do ponto de vista etimológico, gramatical, fonético, linguístico, etc... Tudo coisas perfeitamente desnecessárias porque afinal há a Catarina Furtado.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Sim mas é a pronuncia standart
                                        Vinhas ontem!

                                        Isso deve ser a influencia Moura!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Não, nas Universidades não se aprende a falar.

                                          Nas Universidades, entre outras coisas, _estuda-se_ a língua, do ponto de vista etimológico, gramatical, fonético, linguístico, etc... Tudo coisas perfeitamente desnecessárias porque afinal há a Catarina Furtado.
                                          Esquece. Estás a pregar ao vento.

                                          Já redigi uma moção a entregar ao parlamento para alterar o nome da nossa lingua de Português para Nephilinês. É o mais correcto, é o que o Nephilin fala.

                                          Comentário


                                            Crítica de um setubalense "Charroco" - esta linda pronúncia sadina :

                                            YouTube - Critica de um Setubalense Charroco



                                            Acreditem que em Setúbal há quem fale mesmo assim e não são poucos ...

                                            Comentário


                                              Boas,

                                              Saloio do concelho de Mafra "com muito gosto"...

                                              Comentário


                                                Olha um "vizinho".

                                                Comentário


                                                  Tava agora mesmo a ver o telejornal e dava a dar uma reportagem das festas de S.João do Porto e a jornalista falou de alhos porros e perguntou a uma rapariga o que cheirava e ela disse:

                                                  Cheira a ialho

                                                  Comentário


                                                    Posso perguntar o que é que isso tem de tão transcendente ou engraçado?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                                      Posso perguntar o que é que isso tem de tão transcendente ou engraçado?
                                                      o neph está claramente com os copos

                                                      Comentário


                                                        E como no S. João só lá anda pessoal do Porto, essa era de certeza do Porto... NOT

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                                          o neph está claramente com os copos
                                                          Ontem também foi S. João em Almada

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Tava agora mesmo a ver o telejornal e dava a dar uma reportagem das festas de S.João do Porto e a jornalista falou de alhos porros e perguntou a uma rapariga o que cheirava e ela disse:

                                                            Cheira a ialho

                                                            Quanto muito ela disse "ailho", muita gente no norte pronuncia dessa forma inclusive eu.
                                                            Não vejo onde está a graça é a nossa cultura e as nossas tradições eu pessoalmente tenho bastante orgulho no meu sotaque.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                              Quanto muito ela disse "ailho", muita gente no norte pronuncia dessa forma inclusive eu.
                                                              Não vejo onde está a graça é a nossa cultura e as nossas tradições eu pessoalmente tenho bastante orgulho no meu sotaque.

                                                              Nope, no Norte diz-se " cheira ai iailho " como se diz "a iágua", é normal. Mas isso nem tem nada de "mal" nem de grave, é pior é quando as pronúncias geram erros gramaticais.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X