Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das arvores e arbustos de fruta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Ainda nao carregou como gostaria mas já tens algumas...

    Comentário


      #62
      Neph, isso é capaz de precisar de uma ligeira poda "selectiva" , para obrigar a "puxar para cima" e a não gastar nuns galhos que não estão ali a fazer nada.
      E talvez de sargaço...é vê-las trepar, e dar frutos muito mais doces, pelos menos é a minha experiência nos citrinos (neste caso iria dar limões menos ácidos e a saber mais a limão, provavelmente).

      Edit: estava a falar do limoeiro.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Ainda nao carregou como gostaria mas já tens algumas...

        Isto sim, é uma fotografia...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          O limoeiro agora está assim.



          ainda é jovem, ja levou adubo, e o terreno é fertil em agua. apesar de parecer areia tenho um poço de 5.5m e a 3metros tenho agua com fartura.

          A agora nao salobra mas sim doce normal, até ao mar ou ao ria ainda sao uns bons quilometros

          Estive a reparar que o teu limoeiro nao tem rebentos novos, deve-se a uma falta organica durante o Outono. Podes pensar em compar um decompostor e com o produto final fazer uma espécie de adubação do limoeiro, nao é necessário adubos artificiais e sai mais barato e dá para toda a tua horta!!
          De inverno deita-lhe sulfato (calda bordalesa) que vai deixar as folhas e troncos azuis e o protege do frio e dos fungos. Ainda podes aplicar agora, embora seja tarde...
          Eu não percebia muito deste assunto até ter iniciado a minha horta/jardim á cerca de 3 anos. Estou com problemas numa cerejeira que pelo 2º ano não dá cerejas e as folhas ficam completamente cheias de pintas vermelhas e acabam por cair precocemente. Se alguem me puder ajudar....

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
            Estive a reparar que o teu limoeiro nao tem rebentos novos, deve-se a uma falta organica durante o Outono. Podes pensar em compar um decompostor e com o produto final fazer uma espécie de adubação do limoeiro, nao é necessário adubos artificiais e sai mais barato e dá para toda a tua horta!!
            De inverno deita-lhe sulfato (calda bordalesa) que vai deixar as folhas e troncos azuis e o protege do frio e dos fungos. Ainda podes aplicar agora, embora seja tarde...
            Eu não percebia muito deste assunto até ter iniciado a minha horta/jardim á cerca de 3 anos. Estou com problemas numa cerejeira que pelo 2º ano não dá cerejas e as folhas ficam completamente cheias de pintas vermelhas e acabam por cair precocemente. Se alguem me puder ajudar....
            Obrigado pela explicação, eu tou-me a iniciar nestas andanças das arvores

            Sobre cerejeira a onde a tens? pergunto isto porque parece que é uma arvore que gosta de frio e humidade, aqui na minha zona já houve malta que tentou colocar cerejeiras e morrem logo , é para esquecer.

            Eu arvores agora talvez laranjeiras e gostava de ter 1 ou 2 amendoeiras.

            Comentário


              #66
              Este é um arbusto que além de ter estas maravilhosas flores, produz depois um dos mais deliciosos frutos que conheço.

              Sabem qual é ?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                Obrigado pela explicação, eu tou-me a iniciar nestas andanças das arvores

                Sobre cerejeira a onde a tens? pergunto isto porque parece que é uma arvore que gosta de frio e humidade, aqui na minha zona já houve malta que tentou colocar cerejeiras e morrem logo , é para esquecer.

                Eu arvores agora talvez laranjeiras e gostava de ter 1 ou 2 amendoeiras.

                Tenho uma cerejeira aqui na margem sul e o único problema que tenho é que os melros chegam sempre primeiro do que eu, daí a colheita ser sempre escassa

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                  Tenho uma cerejeira aqui na margem sul e o único problema que tenho é que os melros chegam sempre primeiro do que eu, daí a colheita ser sempre escassa
                  e da-se bem a cerejeira na margem sul? ou seja crece bem e dá mtas cerejas?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                    Este é um arbusto que além de ter estas maravilhosas flores, produz depois um dos mais deliciosos frutos que conheço.

                    Sabem qual é ?
                    Nao faço ideia... arbustros gostava de ter era um que é trepadeira que é o arbusto do Kiwi

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                      Obrigado pela explicação, eu tou-me a iniciar nestas andanças das arvores

                      Sobre cerejeira a onde a tens? pergunto isto porque parece que é uma arvore que gosta de frio e humidade, aqui na minha zona já houve malta que tentou colocar cerejeiras e morrem logo , é para esquecer.

                      Eu arvores agora talvez laranjeiras e gostava de ter 1 ou 2 amendoeiras.
                      A calda Bordalesa que indiquei serve para todos os citrinos e deve ser aplicada no em Outubro, Dezembro e Fevereiro.
                      A minha cerejeira está mesmo no centro do jardim, apanha muito Sol mas deito água suficiente.
                      Ainda não descobri qual o problema dela, se serão bichos (não vejo nenhum) que picam a folha e fica assim, ou se será alguma doença. Isto porque os rebentos nascem saudáveis e só dias depois ficam com as folhas quase todas pintadas (parece varicela) de vermelho.... Já deitei vários produtos, da ultima vez parece que melhorou mas pouco depois voltou ao mesmo, hoje repeti a dose com um insecticida e fungicida... A ver vamos...
                      Aqui fica um site útil da Bayer, basta escolherem a cultura e tentarem fazer o diagnóstico da doença!

                      Bayer CropScience Portugal

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Nao faço ideia... arbustros gostava de ter era um que é trepadeira que é o arbusto do Kiwi
                        Kiwi só exige uma «ramada» e a poda respectiva.
                        Não há doença que lhe pegue...e normalmente dá frutos em quantidade...

                        Também tenho...

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                          Este é um arbusto que além de ter estas maravilhosas flores, produz depois um dos mais deliciosos frutos que conheço.

                          Sabem qual é ?

                          Nome vulgar : Feijoa
                          http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoa
                          Fiquem
                          Editado pela última vez por Mercury; 19 May 2009, 11:34.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Mercury Ver Post
                            Nome vulgar : Feijoa
                            Fiquem

                            Na mouche

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              e da-se bem a cerejeira na margem sul? ou seja crece bem e dá mtas cerejas?
                              Não tenho termo de comparação, não conheço mais ninguém que tenha cerejeiras. Pode-se dizer que produz para aí cerca de 10 Kgs/ano, dos quais com sorte, como para aí um, malvados melros

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                Não tenho termo de comparação, não conheço mais ninguém que tenha cerejeiras. Pode-se dizer que produz para aí cerca de 10 Kgs/ano, dos quais com sorte, como para aí um, malvados melros
                                Tens que arranjar daquelas redes para por à volta das árvores.
                                Se a rede for bem colocada é remédio santo
                                Cumps

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Mercury Ver Post
                                  Nome vulgar : Feijoa
                                  Feijoa - Wikipédia, a enciclopédia livre
                                  Fiquem
                                  E as goiabas que isso dá sao boas?

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    E as goiabas que isso dá sao boas?

                                    Cá para mim de goiabas não têm nada, nem na aparência nem no gosto.

                                    Os frutos que as minhas dão são verde acinzentados, parecidos na forma e no tamanho com o Kiwi e sabem a uma mistura de ananás e maçã. Isto de definir sabores é subjectivo, mas pessoalmente parece-me a melhor comparação. E sim são frutos óptimos.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por JoaoC89 Ver Post
                                      Tens que arranjar daquelas redes para por à volta das árvores.
                                      Se a rede for bem colocada é remédio santo
                                      Cumps
                                      Coitados dos bichos, é que a altura delas amadurecerem coincide com a saída dos júniores do ninho e eles precisam de comer, eu como adoro cerejas lá tenho de ir ao supermercado

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                        Cá para mim de goiabas não têm nada, nem na aparência nem no gosto.

                                        Os frutos que as minhas dão são verde acinzentados, parecidos na forma e no tamanho com o Kiwi e sabem a uma mistura de ananás e maçã. Isto de definir sabores é subjectivo, mas pessoalmente parece-me a melhor comparação. E sim são frutos óptimos.
                                        Segundo a wikipedia diz isto:


                                        Feijoa (=Acca) é um gênero da família Myrtaceae que inclui uma única espécie, a Feijoa sellowiana, conhecida vulgarmente por goiaba-serrana ou goiaba-ananás. É um arbusto vivaz ou árvore de pequenas dimensões, atingindo de 1 a 7 metros de altura, originário das terras altas do sul do Brasil, Uruguai e norte da Argentina.

                                        Reino:Plantae
                                        Divisão:Magnoliophyta
                                        Classe:Magnoliopsida
                                        Ordem:Myrtales
                                        Família:Myrtaceae
                                        Género:Feijoa
                                        Espécie:F. sellowiana




                                        realmente goiaba ananás é o nome que chamam no Brasil , mas nao sei que nome real este fruto terá.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Veloce Ver Post
                                          Coitados dos bichos, é que a altura delas amadurecerem coincide com a saída dos júniores do ninho e eles precisam de comer, eu como adoro cerejas lá tenho de ir ao supermercado
                                          Oh mas é claro que se deixam sempre algumas de fora para os juniores. Também precisam.
                                          Mas ainda este fim de semana andei a ajudar o meu pai a fazer isto a 3 cerejeiras lá no quintal.
                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #81
                                            O meu limoeiro está a ficar verdinho, parece que era falta de agua e de ferro, está a ser mais regado pois ainda é novo e as raizes estão pouco profundas. tb está a crescer novos rebentos e folhas novas.

                                            Agora o que tá mto bom é uma figueira que apesar de nova ja está grandinha e está mesmo carregada de figos, a qualidade destes figos é dos grandes chegam a pesar mais de 300g cada um espero que a chuva que chuveu nao venha a dar cabo deles.

                                            Comentário


                                              #82
                                              As cerejeiras são árvores muito "esquisitas" eu tenho algumas na terrinha.
                                              Lá dáo-se bem mas numa aldeia a 3 Km já não se dão, tem muito a ver com o clima. Têm de ser curadas senão ganham bicho por dentro e os pássaros dão-lhe a volta.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Bem sobre o limoeiro já está verde , depois do adubo em ferro de se aumentar as regas.

                                                Agora o que está quase a dar com fartura é figos, tenho uma figueira jovem mas carregada com muitos e muitos quilos de figos que dentro de dias devem estar maduros.



                                                Já colhi 2 ou 3 mas ainda nao estão totalmente maduros , a qualidade é grande cada figo pesa umas 300g depois de maduro e sao mto bons.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Segundo a wikipedia diz isto:


                                                  Feijoa (=Acca) é um gênero da família Myrtaceae que inclui uma única espécie, a Feijoa sellowiana, conhecida vulgarmente por goiaba-serrana ou goiaba-ananás. É um arbusto vivaz ou árvore de pequenas dimensões, atingindo de 1 a 7 metros de altura, originário das terras altas do sul do Brasil, Uruguai e norte da Argentina.

                                                  Reino:Plantae
                                                  Divisão:Magnoliophyta
                                                  Classe:Magnoliopsida
                                                  Ordem:Myrtales
                                                  Família:Myrtaceae
                                                  Género:Feijoa
                                                  Espécie:F. sellowiana




                                                  realmente goiaba ananás é o nome que chamam no Brasil , mas nao sei que nome real este fruto terá.
                                                  Não conhecia esta.

                                                  E por mais incrível que pareça acabei de saber que é da mesma família dos ........


                                                  ....... eucaliptos

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Bem sobre o limoeiro já está verde , depois do adubo em ferro de se aumentar as regas.

                                                    Agora o que está quase a dar com fartura é figos, tenho uma figueira jovem mas carregada com muitos e muitos quilos de figos que dentro de dias devem estar maduros.



                                                    Já colhi 2 ou 3 mas ainda nao estão totalmente maduros , a qualidade é grande cada figo pesa umas 300g depois de maduro e sao mto bons.

                                                    Deixa secar alguns e mete-os na aguardente.....
                                                    Faz um belo «digestivo»...
                                                    Editado pela última vez por Sansoni7; 23 July 2009, 09:10.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                                      Tambem tenho em casa ... mas as minhas são mais amarelas ...
                                                      Aqui também. Sao boas e dizem que faz bem ao colesterol... Deixam é a boca grossa

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                        Deixa secar alguns e mete-os na agaurdente.....
                                                        Faz um belo «digestivo»...
                                                        Dizem que sim, eu é que nao sei se ainda tenho estomogo para uma coisa dessas mas posso experimentar.

                                                        tb se pode fazer é doce de figo...é que isto pode acontecer amadurecerem todos de uma vez, ha uns anos o familiar meu numa semana teve mais de 300kilos de figos de algumas figueiras desta expecie em que 3-4 figos é o suficiente para ficar cerca de um quilo.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por kanito05 Ver Post
                                                          Aqui também. Sao boas e dizem que faz bem ao colesterol... Deixam é a boca grossa
                                                          é porque ainda nao tao suficientes maduros

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Olá. Tb sou um pseudo-agricultor de fim de semana. Tenhos umas árvores de futo, ainda todas novas. Umas dão muito, outras pouco e outras quase nada!
                                                            Sou um bocado desleixado mas da minha experiência (pouca) direi q o mal desse limoeiro é falta de nutrientes. Tenho o mesmo problema com uma laranjeira q está num local do terreno que levou entulho da construção da cada e não cresce!

                                                            Na minha zona (Mealhada) o problema é a bicharada que ataca forte e eu ponho pouco produto e muitas vezes aquilo é uma desgraça. Sendo que os citrinossão os que costumam resistir mais.

                                                            Para quem tem espaço (e gosta) opte por plantar uma lima (há quem chame caipira) é uma árvore fenomenal, dá todo o ano (estranho) se bem que agora para meados de agosto é quando dá mais. Para além das famosas caipinhas, é excelente para temperar os alimentos e dá muito mais sabor às bebidas, p. exemplo na coca-cola. A árvore é tendencialmente baixinha e bastante frondosa.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                              é porque ainda nao tao suficientes maduros
                                                              Ah...
                                                              Sempre a aprender

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X