Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das arvores e arbustos de fruta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Dizem que sim, eu é que nao sei se ainda tenho estomogo para uma coisa dessas mas posso experimentar.

    tb se pode fazer é doce de figo...é que isto pode acontecer amadurecerem todos de uma vez, ha uns anos o familiar meu numa semana teve mais de 300kilos de figos de algumas figueiras desta expecie em que 3-4 figos é o suficiente para ficar cerca de um quilo.

    Fazes em aguardente «brandinha»....

    Ora bota aí uma foto desses «figões»...devem parecer meloas....

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
      Fazes em aguardente «brandinha»....

      Ora bota aí uma foto desses «figões»...devem parecer meloas....
      fotos dos figos fora as que viste nao tenho(ou melhor tenho mas tao pequenos ainda), pois estão ainda não estão maduros nem do tamanho que se pretendem, precisam de mais um tempo talvez neste fds dê para apanhar meia duzia deles, mas a "explosao" de figos deve ser em agosto até inicios de setembro.

      perigo é se vir alguma mosca na altura do amadurecimento e os estrague

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        fotos dos figos fora as que viste nao tenho(ou melhor tenho mas tao pequenos ainda), pois estão ainda não estão maduros nem do tamanho que se pretendem, precisam de mais um tempo talvez neste fds dê para apanhar meia duzia deles, mas a "explosao" de figos deve ser em agosto até inicios de setembro.

        perigo é se vir alguma mosca na altura do amadurecimento e os estrague
        Que tipo de figo é?

        Se não tiveres, e se tiveres espaço, arranja uma figueira de figo moscatel ou pingo de mel como tb é conhecido, vais ver que não te arrependes .

        Comentário


          #94
          Para quem tem um pequeno quintal porque não plantar morangueiros em barricas de plastico, fica barato, tem morangos com fartura e sabe o que come. Eu tenho um pequeno quintal junto da minha casa e no principio do ano plantei em 4 barricas de plastico de 150 lt, que me ocupam cerca de 1,5m2, 200 morangueiros que me dão 2 kg de morangos de dois em dois dias. Os morangos que produzo para consumo próprio são completamente biologiocos, pois não levam nem adubos nem pesticidas. Para quem quiser experimentar este metodo aqui vai a dica.
          No primeiro ano pode-se só plantar numa barrica, e nos anos seguintes aumentar a produção, pois na barrica inicial vão nascendo novos morangueiros que no segundo ano se podem plantar noutra barrica.
          1º - Arranjar uma barrica de plastico a partir de 120 lt.
          2º - Furar a barrica com um ferro em brasa, com buracos com cerca de 3 ou 4 cm (tem de ter espaço suficiente para depois plantar os morangueiros)de diametro, a uma distancia de +-20 cm. No fundo da barrica fazer um buraco para escuar a agua quando forem regados os morangueiros.
          3º - Arranjar 3 tijolos ou pedras, para pôr no chão, por baixo da barrica, para que o buraco no fundo da barrica não fique em contacto com o chão.
          3º - Encher a barrica com terra que não seja muito densa e estrume.
          4º - Regar bem a terra e deixar 8 dias a abater (não se devem plantar imediatamente os morangueiros, pois a terra vai abater.
          5 º - No fim dos 8 dias plantar os morangueiros, nos respectivos buracos, na parte de cima das barricas, pode tambem plantar 5 ou 6 com os mesmos 12 cm de distancia.
          6º - A rega é feita gota a gota. Uma mangueira ligada á torneira, que passa por cima da barrica, ponho-le um bico de gota a gota, e espeto um pau no meio da barrica para agarrar a mangueira.
          7º - Rego cerca de 2 vezes por semana, toda a noite, abro só um pouco da torneira, de forma a sair no bico da gota a gota, um pingo de agua. De manhã estão completamente regados e gasto pouca agua.
          Vantangens deste tipo de plantação e relação a produzir no chão:
          - Menos espaço para produzir muitos mais morangos - Não nascem ervas daninhas - Gasto menos agua - Apodrecem menos, pois não ficam um contacto com o chão e a agua - No inverno penso arranjar uma estufa e produzir e acelarar a epoca de produção.
          Editado pela última vez por caramba; 23 July 2009, 22:34.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
            Que tipo de figo é?

            Se não tiveres, e se tiveres espaço, arranja uma figueira de figo moscatel ou pingo de mel como tb é conhecido, vais ver que não te arrependes .
            olha nao sei, deram-me aquilo e ficou plantado á cerca de 6anos era um pau...mas tem crescido a olhos vistos, de inverno caem as folhas e depois nascem e caega de figos, o tipo de figos é grande e verde mas bons, na praça quem os vende tem um bom valor no mercado.

            tb ha figueiras de figos pequeno e mto bom e de figos roxos, mas estes nao sao desses.
            Hei-de perguntar a quem de deu a figueira que tem varias iguais desta especie se isto tem algum nome.
            Editado pela última vez por Nephilim; 23 July 2009, 16:07.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por caramba Ver Post
              Para quem tem um pequeno quintal porque não plantar morangueiros em barricas de plastico, fica barato, tem morangos com fartura e sabe o que come. Eu tenho um pequeno quintal junto da minha casa e no principio do ano plantei em 4 barricas de plastico de 150 lt, que me ocupam cerca de 1,5m2, 200 morangueiros que me dão 2 kg de morangos de dois em dois dias. Os morangos que produzo para consumo próprio são completamente biologiocos, pois não levam nem adubos nem pesticidas. Para quem quiser experimentar este metodo aqui vai a dica.
              No primeiro ano pode-se só plantar numa barrica, e nos anos seguintes aumentar a produção, pois na barrica inicial vão nascendo novos morangueiros que no segundo ano se podem plantar noutra barrica.
              1º - Arranjar uma barrica de plastico a partir de 120 lt.
              2º - Furar a barrica com um ferro em brasa, com buracos com cerca de 3 ou 4 cm (tem de ter espaço suficiente para depois plantar os morangueiros)de diametro, a uma distancia de +-12 cm. No fundo da barrica fazer um buraco para escuar a agua quando forem regados os morangueiros.
              3º - Arranjar 3 tijolos ou pedras, para pôr no chão, por baixo da barrica, para que o buraco no fundo da barrica não fique em contacto com o chão.
              3º - Encher a barrica com terra que não seja muito densa e estrume.
              4º - Regar bem a terra e deixar 8 dias a abater (não se devem plantar imediatamente os morangueiros, pois a terra vai abater.
              5 º - No fim dos 8 dias plantar os morangueiros, nos respectivos buracos, na parte de cima das barricas, pode tambem plantar 5 ou 6 com os mesmos 12 cm de distancia.
              6º - A rega é feita gota a gota. Uma mangueira ligada á torneira, que passa por cima da barrica, ponho-le um bico de gota a gota, e espeto um pau no meio da barrica para agarrar a mangueira.
              7º - Rego cerca de 2 vezes por semana, toda a noite, abro só um pouco da torneira, de forma a sair no bico da gota a gota, um pingo de agua. De manhã estão completamente regados e gasto pouca agua.
              Vantangens deste tipo de plantação e relação a produzir no chão:
              - Menos espaço para produzir muitos mais morangos - Não nascem ervas daninhas - Gasto menos agua - Apodrecem menos, pois não ficam um contacto com o chão e a agua - No inverno penso arranjar uma estufa e produzir e acelarar a epoca de produção.

              Bom post

              mas nao percebi o que é uma barrica...será um vaso? consegues colocar foto de uma barrica para vermos ao que te referes? e onde se vende ou arranja isso.


              Em principio em breve vai haver obras onde tenho as arvores...por isso nao tou mto dado a mexer nelas até lá, depois sim organizarei o jardim as arvores devo colocar mais algumas (umas 4 pos o espaço tb nao dá para mto mais) e arbustros e talvez morangos, framboezas, kiwis mas tem que ser tudo pensado e estudado depois das obras.

              Comentário


                #97
                mas nao percebi o que é uma barrica...será um vaso? consegues colocar foto de uma barrica para vermos ao que te referes? e onde se vende ou arranja isso.
                Aqui estão as fotografias, em anexo.

                No Post acima tinha dito que a distancia era de 12 cm, mas já corregi para o minimo 20 cm.
                Ficheiros anexados
                Editado pela última vez por caramba; 24 July 2009, 12:03.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                  Já aqui tenho as fotografias, só que não sei como as pôr aqui no forum. Instruções.
                  (...)
                  Olha aqui:

                  http://forum.autohoje.com/regras-pen...ovo-forum.html

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                    Aqui estão as fotografias, em anexo.

                    No Post acima tinha dito que a distancia era de 12 cm, mas já corregi para o minimo 20 cm.
                    Aqui vai o resto das fotografias. Um colega meu que trabalha numa fabrica de curtumes deu-me as barricas (que levaram gorduras). Tambem são encontradas novas em lojas que vendam plasticos. As minha barricas são 3 de 120 litros e uma de 200 litros. As melhores são as de 200 litros pois levam mais morangueiros.
                    Ficheiros anexados
                    Editado pela última vez por caramba; 24 July 2009, 12:13.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                      Aqui vai o resto das fotografias. Um colega meu que trabalha numa fabrica de curtumes deu-me as barricas (que levaram gorduras). Tambem são encontradas novas em lojas que vendam plasticos. As minha barricas são 3 de 120 litros e uma de 200 litros. As melhores são as de 200 litros pois levam mais morangueiros.



                      Agora é que eu percebi, entao usas estes bidons plasticos e fazes furos para plantares moragueiros, ou seja tem a fantagem de ocupar pouco espaço e ser facil a rega. Realmente o sitema parece interessante e nao conhecia, a rega é feita só por cima?

                      Comentário


                        Sim a rega é feita por cima com um bico de gota a gota, (a fotografia 002 mostra isso). No principio regava com uma mangueira, mas a agua em jacto levava a terra toda e optei pela gota a gota com sucesso. Deixo correr o minimo e fica toda a noite a regar.
                        Editado pela última vez por caramba; 24 July 2009, 15:17.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                          Sim a rega é feita por cima com um bico de gota a gota, (está aí uma fotografia que mostra isso). No principio regava com uma mangueira, mas a agua em jacto levava a terra toda e optei pela gota a gota com sucesso. Deixo correr o minimo e fica toda a noite a regar.

                          Que terra usas para os morangueiros? parece que eles querem terra com mto estrume

                          Comentário


                            Estes moragueiros como os arranjaste ? foi de sementes ?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Que terra usas para os morangueiros? parece que eles querem terra com mto estrume
                              Na plantação utilizo terra não muito densa (para a agua depois repassar bem) com estrume. À alguns anos pensei que se a terra fosse muito densa seria melhor e utilizei terra muito forte, mas depois tive problemas na rega, pois a agua chegava com dificuldade aos morangueiros das filas de baixo e muito acabaram por secar. Penso que terra com mistura de areia será a ideal. Na zona de Almeirim há muitas plantações de morangos e os terrenos de lá são assim, por causa das cheias do Tejo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Estes moragueiros como os arranjaste ? foi de sementes ?
                                Os primeiros foi um vizinho que mos deu. Os outros aproveitei-os da minha plantação. No final da produção, cada morangueiro dá umas guias, que descem até ao chão e aí nasce um novo morangueiro, que depois planto no local definitivo. Já agora a plantação deve ser feita em outubro em locais onde não caia muita geada, eu aqui planto-os só no inicio de janeiro.
                                Os morangueiros são vendidos em viveiros de plantas ou casas que comercializam produtos para agricultura. Aqui na zona os morangueiros tambem são vendidos e feiras. O preço não faço ideia, mas penso que não andará muito longe de 0,50 cada.
                                Editado pela última vez por caramba; 24 July 2009, 15:38.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post

                                  Agora é que eu percebi, entao usas estes bidons plasticos e fazes furos para plantares moragueiros, ou seja tem a fantagem de ocupar pouco espaço e ser facil a rega. Realmente o sitema parece interessante e nao conhecia, a rega é feita só por cima?
                                  Tem tambem a vantagem de não ganharam ervas daninhas e no inverno, posso fazer uma especie de estufa o que faz antecipar a produção (em vez de começarem a dar fruto em maio, dão em março. Além disso quando chove o morango tapado não apodrece.

                                  Comentário


                                    Essa ideia dos morangos está mto fixe, e qdo tiver as coisas prontas hei-de experimentar ter morangos assim, aqui tb se vendem mtos em sementes que sao semeadas em estufas e depois os pes sao plantados no local, dao morangos com fartura, mas tenho visto é no chao mas essa ideia ta fixe.
                                    E o sol que apanham? ou preferem sobra? é que se aquilo é redondo uns apanham sol á tarde outros de manha certo?


                                    Sobre a estufa sim eu sei e assim até é mais facil de se fazer uma estufa.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      E o sol que apanham? ou preferem sobra? é que se aquilo é redondo uns apanham sol á tarde outros de manha certo?
                                      Penso que se estiverem todo o dia com sol não seja mau, pois no campo estão nessas condições. Os meus só tem sol a partir das 11 h, pois tem a minha casa do lado nascente que faz sombra até essa hora.

                                      Uma coisa que acho importante é quando se enche a barrica com terra, regar bem e deixar 8 dias a abater, antes de plantar os morangos. Eu na primeira vez que os plantei pus a terra na barrica, reguei e no proprio dia plantei. Depois a terra abateu uns 20 cm, e os morangueiros acompanharam o movimento da terra foram todos para baixo.

                                      O pessoal que não tem quintal, por exemplo dos apartamentos tambem pode cultivar morangueiros nas varandas, mas tem de ser em barricas mais pequenas, (pela dificuldade de levar a terra para o apartamento).
                                      Há umas barricas de 70 litros, que já levam um numero razoavel de morangueiros, ou até em baldes de 20 litros.
                                      Um sistema de rega gota a gota simples para estes recepientes mais pequenos pode ser o seguinte:
                                      1º - Espetar um pau no meio da barrica, de alto a baixo.
                                      2º - Num garrafão plastico, de 5 litros ou no caso de baldes de 20 litros uma garrafa de litro, fazer um pequeno furo na tampa, onde vai sair a agua gota a gota.
                                      3º - Na parte do fundo do garrafão fazer um buraco mais largo (local onde vai atestar de agua)
                                      4º - Ata o garrafão (com a boca para baixo) á estaca, e atesta com agua o buraco maior.
                                      A rega gota a gota é muito melhor, pois gasta menos agua, ao mesmo tempo que vai regando lentamente os morangueiros.
                                      Devo acrescentar que uma vez plantados os morangueiros se aguentam com uma boa produção durante 3 ou 4 anos, depois começam a ficar mais velhos e a produção cai, devendo mudar-se a terra e plantar morangueiros novos.
                                      Editado pela última vez por caramba; 25 July 2009, 09:18.

                                      Comentário


                                        Tou rendido! vou-me dedicar aos morangos

                                        tenho ainda é de ver como começar se em semente se em comprar logo os pés, ja ouvi dizer que as 2 soluções sao boas.
                                        E tenho de ver é qual a melhor altura para os semear e ou plantar.

                                        Comentário


                                          Se quiseres semear tem de ser agora, para em janeiro estarem em condiçoes de os plantares. Nas casas que vendem sementes há carteirinhas para esse efeito. Penso que devem ser semeados com uma mistura de terra e areia, só com uma camada de fina de terra por cima da semente, e devem ser regados frequentemente com um regador.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                                            Se quiseres semear tem de ser agora, para em janeiro estarem em condiçoes de os plantares. Nas casas que vendem sementes há carteirinhas para esse efeito. Penso que devem ser semeados com uma mistura de terra e areia, só com uma camada de fina de terra por cima da semente, e devem ser regados frequentemente com um regador.

                                            sim, sao semeados em setembro/outubro salvo erro, mas devo ir este fds a uma casa que vende as sementes compro e vejo qual data de as semear.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              sim, sao semeados em setembro/outubro salvo erro, mas devo ir este fds a uma casa que vende as sementes compro e vejo qual data de as semear.
                                              Reparei agora que vive em Almada, aí não cai geada, pois está junto ao mar. Penso que poderiam ser plantados no local definitivo já em outubro. Tenho um amigo que tem um terreno no Porto Alto e ele plantava-os em outubro, pois assim na primavera seguinte a produção éra maior. Quem os planta só em janeiro, tem uma boa produção já em maio, mas a maior produção é no segundo ano.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                                                Reparei agora que vive em Almada, aí não cai geada, pois está junto ao mar. Penso que poderiam ser plantados no local definitivo já em outubro. Tenho um amigo que tem um terreno no Porto Alto e ele plantava-os em outubro, pois assim na primavera seguinte a produção éra maior. Quem os planta só em janeiro, tem uma boa produção já em maio, mas a maior produção é no segundo ano.
                                                Isso foi onde nasci e vivi mtos anos, mas vivo actualmente perto no entanto ja é seixal e é lá que tenho o terreno com as arvores e irei por os morangos.

                                                O solo nesta zona é arenoso, parece pobre mas tem mta agua por baixo, o solo que tenho é identico ao da zona de sesimbra,de palmela etc,,,arenoso mas rico em agua onde tudo se dá incluindo a vinha, tem de levar é extrume para ser bastante fertil
                                                O clima é bastante calor no verao, e invernos pouco rigorosos, frio mesmo só dezembro , janeiro e fevereiro e geada cai mto poucas vezes por ano e só neste meses. e meu terreno (onde espero um dia viver) ta a 9klm do mar e o meu apartamento a 5klm do mar como tal ambos estão de facto no litoral.

                                                Comentário


                                                  Tens de arranjar uma cerejeira deste tipo Neph:

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                    Que tipo de figo é?

                                                    Se não tiveres, e se tiveres espaço, arranja uma figueira de figo moscatel ou pingo de mel como tb é conhecido, vais ver que não te arrependes .
                                                    Hoje perguntei a origem da minha figueira a quem a plantou, segundo ele foi um vizinho frances que trouxe uma figueira de frança para o terreno da moradia que tinha cá e deu-lhe uma pernada para ele plantar, aquilo pegou e deu a uma serie de gente inclusive a mim.

                                                    Ele diz que é pingo de mel , mas diferente do que tamos habituados é uma variedade de figo verde bastante grande e a arvore dá mtos.

                                                    A minha deu ainda nao mto grandes mas a arvore dele(a mae da minha) chega a dar figos de mais de 300g.

                                                    tenho umas fotos na maquina a ver se depois mostro.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                      Tens de arranjar uma cerejeira deste tipo Neph:


                                                      Que variedade de cerejas sao essas? cerejeiras nesta zona há quem tenha mas dão poucas, outras nem se dão, seja como for cerejas é uma arvores que se dá melhor no norte do país , aqui é preferivel ter outras arvores mais adaptadas a esta zona e que deem mta quantidade, do que uma cerejeira para dar(se der) 1/2quilo de cerejas por ano.
                                                      É preferivel comprar as cerejas do Fundão.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                        Fazes em aguardente «brandinha»....

                                                        Ora bota aí uma foto desses «figões»...devem parecer meloas....
                                                        Hoje apanhei figos e para tirar as duvidas na balança verifiquei que uns tem cerca de 100g e outros na ordem das 150g maximo




                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Que variedade de cerejas sao essas?
                                                          Para te ser sincero, não sei, na Califórnia havia algumas, por cá nunca tinha visto, tirando estas que a minha sogra me mandou agora.

                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Cerejeiras nesta zona há quem tenha mas dão poucas, outras nem se dão, seja como for cerejas é uma arvores que se dá melhor no norte do país , aqui é preferivel ter outras arvores mais adaptadas a esta zona e que deem mta quantidade, do que uma cerejeira para dar(se der) 1/2quilo de cerejas por ano.
                                                          É preferivel comprar as cerejas do Fundão.
                                                          Sim é verdade, o meu tio tinha uma cerejeira num terreno ali no Penteado e aquilo nunca deu nada.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Hoje apanhei figos e para tirar as duvidas na balança verifiquei que uns tem cerca de 100g e outros na ordem das 150g maximo




                                                            Amigo isso não é figo pingo de mel, são figos vermelhos.

                                                            São bastante bons, mas não se comparam ao figo pingo de mel, que são cor de mel por dentro e quando estão maduros largam mesmo uma gota de agua açucarada.

                                                            Olha aqui:



                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                              Amigo isso não é figo pingo de mel, são figos vermelhos.

                                                              São bastante bons, mas não se comparam ao figo pingo de mel, que são cor de mel por dentro e quando estão maduros largam mesmo uma gota de agua açucarada.


                                                              Quem me disse que era pingo de mel foi quem me deu a arvore, mas na verdade tens razao nao é, porque agora que falaste , esse pingo de mel tinham um tios meus que acho que ja nem tem a figueira, e era pequenos e por dentro pareciam mel , mas sao mais pequenos

                                                              Mas tenção que estes tambem sao super doces e as vezes até formam o pingo de mel mas mais para final de agosto setembro , estes ainda sao a primeira remessa. Mas é figo vermelho.

                                                              o pingo de mel , nao ha mais no algarve e alentejo?
                                                              Editado pela última vez por Nephilim; 02 August 2009, 22:10.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X