Anúncio

Collapse
No announcement yet.

abuso de autoridade?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
    Felizmente nunca precisei de roubar nada, foi mais pela situação em si. Que autoridade tem um segurança para me dizer que eu roubei alguma coisa e exigir revistar as minhas coisas? Não faltava mais nada.

    Por outro lado compreendo o trabalho deles, e acredito que naquelas camaras minúsculas alguns gestos sejam suspeitos, mas naquela altura não me apeteceu minimamente ceder ao que me pareceu ser um claro abuso.
    Eu qd era puto tb passei por isso. Pq os nabos que tavam comigo gamaram uns preservativos. Coisas de putos. E foram apanhados.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
      Em teoria e na prática, perante o caso concreto! Costuma dizer-se até que "qualquer cidadão pode e todo o polícia deve", relativamente à detenção...
      Se for um gajo com 2 metros e um braço do meu tamanho, na prática não dá, pelo menos eu que sou pequenino

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
        Alteração á lei acima supracitada

        Lei n.º 38/2008, de 08 de Agosto de 2008


        (...) o pessoal de
        vigilância devidamente qualificado para o exercício de
        funções de controlo de acesso a instalações aeroportuárias
        e portuárias, bem como a outros locais de acesso
        vedado ou condicionado ao público que justifiquem
        protecção reforçada, podem efectuar revistas pessoais
        e buscas de prevenção e segurança, utilizando meios
        técnicos adequados, designadamente raquetes de detecção
        de metais e de explosivos, bem como equipamentos
        de inspecção não intrusiva de bagagem, com o estrito
        objectivo de detectar e impedir a entrada de pessoas ou
        objectos proibidos e substâncias proibidas ou susceptíveis
        de gerar ou possibilitar actos que ponham em causa
        a segurança de pessoas e bens.






        De facto nao falam em hipers, mas um hiper nao deixa de ser um acesso vedado, mas agora estou curioso.
        Isso surgiu na sequência da situação do very light, quando morreu um adepto do Sporting, em que surgiu uma Lei que criou um mecanismo exclusivo de revista de segurança para esse tipo de recinto, casas de espectáculo e outras afins, Lei que evoluiu, entretanto. No entanto é, como referi, apenas para controlo de acessos!

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
          Isso surgiu na sequência da situação do very light, quando morreu um adepto do Sporting, em que surgiu uma Lei que criou um mecanismo exclusivo de revista de segurança para esse tipo de recinto, casas de espectáculo e outras afins, Lei que evoluiu, entretanto. No entanto é, como referi, apenas para controlo de acessos!
          Deixa-me corrigir-te Pé Leve, quando a lei diz: "bem como a outros locais de acesso vedado ou condicionado" nao se refere apenas a recintos desportivos mas sim a todas as instalações onde estejam a laborar, quer seja empresas, tribunais ou qualquer instituição publica.





          REGIME JURÍDICO DA ACTIVIDADE DE SEGURANÇA PRIVADA
          A actividade de segurança privada tem vindo a assumir uma inegável
          importância em Portugal, quer na protecção de pessoas e bens quer na
          prevenção e dissuasão da prática de actos ilícitos.
          A experiência adquirida e consolidada nos últimos anos, a recente
          jurisprudência do Tribunal Constitucional e a necessidade de adaptação da
          legislação ao direito comunitário foram determinantes para a aprovação do
          actual diploma.
          No presente normativo mantêm-se sem alteração os princípios definidores do
          exercício desta actividade, concretamente a prossecução do interesse público
          e a complementaridade e a subsidiariedade face às competências
          desempenhadas pelas forças e serviços de segurança.
          No entanto, verifica-se uma clara evolução do regime ora aprovado face ao
          Decreto-Lei n.º 231/98, de 22 de Julho.
          Clarifica-se o objecto da actividade de segurança privada, distinguindo-se a
          prestação de serviços a terceiros e a organização interna de serviços de
          segurança privada. Do mesmo passo, estabelecem-se condições distintas para
          a obtenção da respectiva autorização.
          Concretizam-se as funções a desempenhar pelo pessoal de vigilância,
          consagrando-se, pela primeira vez, a faculdade de os vigilantes de segurança
          privada poderem efectuar revistas de prevenção e segurança no controlo de
          acessos a determinados locais.
          Esta nova modalidade de revista tem como estrito objectivo impedir a
          introdução de artigos proibidos ou potencialmente perigosos em locais de
          acesso condicionado ao público, pelo que não se confunde nem visa os
          objectivos de obtenção de prova da prática de ilícito criminal previstos na
          legislação processual penal.
          Ainda neste âmbito, importa realçar que os vigilantes de segurança privada não
          têm poderes para efectuar apreensão de quaisquer objectos ou efectuar
          detenções.
          Noutra vertente, e com o objectivo de aumentar a eficácia da actuação das
          empresas e o nível de preparação e treino do pessoal de vigilância, introduz-se
          a possibilidade de as entidades que exercem a actividade de segurança
          privada poderem ser obrigadas a dispor de um director de segurança, nos
          termos e condições a fixar em regulamentação própria.
          Por outro lado, o director de segurança bem como os formadores de segurança
          privada vão dispor de formação específica especialmente dirigida à obtenção
          dos conhecimentos teóricos e práticos necessários para que o pessoal de
          vigilância desempenhe cabalmente as suas funções.
          Paralelamente, redefinem-se os requisitos gerais e específicos dos
          intervenientes na actividade de segurança privada, garantindo-se a clara
          separação entre fiscalizador e fiscalizado e impedindo-se o exercício de
          determinadas funções a quem tiver sido condenado por um determinado
          número de infracções muito graves no exercício da actividade ou a quem tiver
          sido sancionado com pena de separação de serviço ou pena de natureza
          expulsiva das Forças Armadas, dos serviços que integram o Sistema de
          Informações da República ou das forças e serviços de segurança.

          quer na
          prevenção e dissuasão da prática de actos ilícitos.
          Da legislação posso retirar isto; e dou todo o meu aval aos seguranças que interpelaram os familiares deste user, julgando os mesmos estarem perante um eventual acto ílicito ( neste caso um saco de compras).

          Comentário


            #35
            Bem , aquilo que eu sei, è que qualquer segurança só pode intervir depois
            do suposto cliente passar a caixa de pagamento.(até la não pode pertubar o cliente,por que este pode sempre alegar que ia pagar o produto)
            quanto a revistar o cliente NÂO PODE ,NÂO TEM AUTORIDADE PARA ISSO!!!!
            Se eu fosse ao familiar do nosso amigo ,tinha pedido "o livro"....
            E depois chamava as autoridades competentes ou formalizava uma queixa contra os ditos cujos(seguranças).

            Comentário


              #36
              A mim aconteceu-me algo que ja tinha ouvido acontecer a outros.


              Resumidamente:

              Estava na caixa de um hiper, com o carro de compras, esvazio o carro, passo para a parte de fora, e o alarme da caixa dispara. Retirei o carro de compras, voltei a passar e de novo o alarme dispara.

              Vindo de um extremo do hiper, um segurança BERRA dirigindo-se a mim, e com modos extremamente brutos, ordena-me que me afaste e que o acompanhe para me revistar.

              Vendo tamanha arrogância por parte do segurança, e como não tinha nada a temer, EXIGI a comparência imediata da policia e NÃO iria obedecer a NENHUMA instrução vinda de quem quer que fosse para alem da autoridade competente.

              A minha posição implicou o fecho da caixa.
              Quando a policia chegou ( foi rápido pois estavam a policiar o centro comercial) identifiquei-me expliquei a situação, passei de novo pela caixa desta feita sem o carro. o alarme continuava a disparar.

              O que tinha acontecido: Uma das etiquetas autocolantes com código de barras estava caída no chão do hiper, ficou presa na minha sola, e ao sair para pagar na caixa, disparou o alarme.

              EXIGI um pedido de desculpas publico via sistema de som do hiper, um pedido de desculpas pessoal do representante do hiper, preenchi o livro de reclamações do hiper, e reclamei perante a empresa do segurança.


              Os seguranças de hiper não passam de vigilantes, e não tem AUTORIDADE para fazer o que quer que seja. Não vos podem tocar, não vos podem revistar, não vos podem deter.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                Deixa-me corrigir-te Pé Leve, quando a lei diz: "bem como a outros locais de acesso vedado ou condicionado" nao se refere apenas a recintos desportivos mas sim a todas as instalações onde estejam a laborar, quer seja empresas, tribunais ou qualquer instituição publica.


                REGIME JURÍDICO DA ACTIVIDADE DE SEGURANÇA PRIVADA
                A actividade de segurança privada tem vindo a assumir uma inegável
                importância em Portugal, quer na protecção de pessoas e bens quer na
                prevenção e dissuasão da prática de actos ilícitos.
                ...
                Concretizam-se as funções a desempenhar pelo pessoal de vigilância,
                consagrando-se, pela primeira vez, a faculdade de os vigilantes de segurança
                privada poderem efectuar revistas de prevenção e segurança no controlo de
                acessos a determinados locais.
                Esta nova modalidade de revista tem como estrito objectivo impedir a
                introdução de artigos proibidos ou potencialmente perigosos em locais de
                acesso condicionado ao público, pelo que não se confunde nem visa os
                objectivos de obtenção de prova da prática de ilícito criminal previstos na
                legislação processual penal.
                Ainda neste âmbito, importa realçar que os vigilantes de segurança privada não
                têm poderes para efectuar apreensão de quaisquer objectos ou efectuar
                detenções.

                ...

                Da legislação posso retirar isto; e dou todo o meu aval aos seguranças que interpelaram os familiares deste user, julgando os mesmos estarem perante um eventual acto ílicito ( neste caso um saco de compras).
                A minha interpretação não vai absolutamente nesse sentido.
                Aliás a resposta já a dei na página anterior:

                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Isso aplica-se apenas nos acessos, por exemplo, aos recintos desportivos, o que, manifestamente, não era o caso!
                A menção aos recintos desportivos foi apenas como exemplo, como, aliás, referi, e que reporta à "resenha histórica" que esteve na origem da célebre Lei do Very Light!

                Essa Lei é apenas de controlo de acessos. Nada mais.

                Edit: vê o que sublinhei a vermelho!

                Comentário


                  #38
                  Não podem. Só podem abordar a pessoa entre a caixa e a porta da rua. E não podem fazer nada que a pessoa não queira excepto se houver flagrante delito.

                  Já tive uma oficiosa dessas.

                  Comentário


                    #39
                    Essa Lei é apenas de controlo de acessos. Nada mais.
                    Nao encontro mais nada no google...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                      Nao encontro mais nada no google...
                      Não há mais nada que te direccione para outra interpretação!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por ExpertBoy Ver Post
                        Já me aconteceu uma situação semelhante. Um segurança do Pingo Doce pediu-nos (a mim e ao meu colega) que os acompanhassemos a uma sala e nós recusamos e perguntamos porque motivo e sob que autoridade. Após muita insistência lá os acompanhamos (mais numa de ver o que dava). Após 10 minutos de conversa e a nos recusarmos a mostrar seja o que fosse exigimos que fosse chamada a polícia. Quando a polícia lá chegou ficou um bocado a falar com eles e depois disse que nos podíamos ir embora.

                        Posteriormente, em conversa com um dos polícias que lá foi, fiquei a saber que nem sequer era obrigado a os acompanhar à tal sala porque eles não tem autoridade para tal nem tão pouco para revistarem as pessoas. Fica o aviso.
                        No PD que costumo ir desde à alguns meses para cá têm 1 policia a full time dentro da loja!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                          A mim aconteceu-me algo que ja tinha ouvido acontecer a outros.


                          Resumidamente:

                          Estava na caixa de um hiper, com o carro de compras, esvazio o carro, passo para a parte de fora, e o alarme da caixa dispara. Retirei o carro de compras, voltei a passar e de novo o alarme dispara.

                          Vindo de um extremo do hiper, um segurança BERRA dirigindo-se a mim, e com modos extremamente brutos, ordena-me que me afaste e que o acompanhe para me revistar.

                          Vendo tamanha arrogância por parte do segurança, e como não tinha nada a temer, EXIGI a comparência imediata da policia e NÃO iria obedecer a NENHUMA instrução vinda de quem quer que fosse para alem da autoridade competente.

                          A minha posição implicou o fecho da caixa.
                          Quando a policia chegou ( foi rápido pois estavam a policiar o centro comercial) identifiquei-me expliquei a situação, passei de novo pela caixa desta feita sem o carro. o alarme continuava a disparar.

                          O que tinha acontecido: Uma das etiquetas autocolantes com código de barras estava caída no chão do hiper, ficou presa na minha sola, e ao sair para pagar na caixa, disparou o alarme.

                          EXIGI um pedido de desculpas publico via sistema de som do hiper, um pedido de desculpas pessoal do representante do hiper, preenchi o livro de reclamações do hiper, e reclamei perante a empresa do segurança.


                          Os seguranças de hiper não passam de vigilantes, e não tem AUTORIDADE para fazer o que quer que seja. Não vos podem tocar, não vos podem revistar, não vos podem deter.


                          MUITO BEM

                          SÂO so VIGILANTESMAIS NADA!!!!

                          Comentário


                            #43
                            É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                              É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.

                              MEU caro amigo, o que se discute aqui neste momento é que um vigilante não tem autoridade para nos revistar, para isso temos a policia ,judiciaria,g.n.r,policia municipal.
                              Se não o (Zé da esquina SÒ PORQUE TEM CARTÃO DE VIGILANTE nos pode interpelar e fazer o quer)!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                MUITO BEM

                                SÂO so VIGILANTESMAIS NADA!!!!
                                Nao me digas que és daqueles que que repudiam os srs vigilantes quando estão no acto das suas funçoes (muitas vezes ingratas), mas quando há probelmas para o teu lado e vês la uns 2 ou 3 parados és o 1º a chamá-los.
                                Concordo com o Citroen_c5 no aspecto de alguns de nós temos a tendencia de contornar a lei e furar o sistema, é o desrespeito total pelas pessoas neste país.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                                  É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.
                                  De facto são situações idênticas, o ir fazer compras descansado e ser interpelado por seguranças e o atirar pedras e insultar a polícia, os meus parabéns por tamanho brilhantismo nessa associação.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                                    É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.
                                    Uii...

                                    Desculpa mas o que disseste não tem nexo nenhum, nem tampouco faz sentido.

                                    O que está em causa, é que se já é mau quando vamos a sair com sacas de uma loja e aquilo apita parece o fim do mundo porque a funcionaria se esqueceu de tirar o alarme (e toda a gente olha e tenta ver o que levamos), muito pior quando os seguranças nos pedem para ir para "a salinha" passar revista.

                                    E é lógico que quem não deve não teme, e como não se pode nem deve acusar ninguém sem provas, é dever deles escolher bem os "alvos".

                                    Por outro lado, se já na policia é discutível o abuso ou não de autoridade, se estes seguranças pudessem revistar quem quer que fosse, havia de ser bonito.. Não ia com a minha cara, revista! Se têm a certeza ou quase que alguém roubou algo, pedem educadamente para a pessoa em questão aguardar ao mesmo tempo que informar que a policia vem a caminho, assim se resolvem as coisas.

                                    Agora se tu não te importas de ser indirectamente acusado de roubo, isso é contigo...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                                      É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.
                                      Com todo o respeito o que é explicado nada tem a ver com repúdio com o que estipula a Lei nem para com aqueles que legitimamente a representam, usam e fazem aplicar. Antes pelo contrário!

                                      Um simples segurança é, para este efeito, apenas um cidadão como outro qualquer e nenhum relevo tem no sistema de aplicação da Lei para além do que tem qualquer um de nós, como singelos cidadãos que somos!

                                      Desse modo, e para além daquilo que pode e deve fazer no estrito cumprimento dos seus deveres, que não deve, não pode e não lhe é legítimo extravasar - não tem competências nem formação para - não deve senão cumprir com os seus deveres profissionais, que deve compreender e saber aplicar, e, se for o caso de presenciar a prática de um crime, agir, detendo civilmente, que é, aliás, a única excepção de que dispõe, em igualdade de circunstâncias com outro cidadão qualquer!

                                      Tudo o que fizer para além disso é extrapolar... Simples!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Bem, se querem todos os direitos num caso minúsculo como este, não podem pedir força total à polícia que actua nos bairros que dão problemas.

                                        Não se pode ser sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.

                                        Eu pessoalmente se um segurança me quisesse revistar ou ver algo que fosse, desde que com educação, eu não teria nenhum problema em mostrar o que teria na altura. Como alguém já disse, quem não deve...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                                          .... Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? .....
                                          Antes pelo contrario. Acho MUITO bem que haja vigilância, e que actuem de acordo, mas cumprindo com a lei. A mim também me metem nojo as situações que descreves no teu post. Sou um apologista da segurança publica e da penalização efectiva dos prevaricadores.

                                          Um vigilante deve ser discreto na abordagem, educado, dar o beneficio da duvida, e chamar as autoridades competentes caso não haja cooperação voluntária por parte da pessoa interpelada.

                                          No caso que descrevi a cima, cooperaria na totalidade com o segurança SE ele tivesse sido discreto, educado, respeitoso, e não o ALARVE que foi, tentado humilhar me em publico, insinuando a minha culpa perante todos os clientes á minha volta. nestes modos ninguém tem a minha cooperação.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                            Antes pelo contrario. Acho MUITO bem que haja vigilância, e que actuem de acordo, mas cumprindo com a lei. A mim também me metem nojo as situações que descreves no teu post. Sou um apologista da segurança publica e da penalização efectiva dos prevaricadores.

                                            Um vigilante deve ser discreto na abordagem, educado, dar o beneficio da duvida, e chamar as autoridades competentes caso não haja cooperação voluntária por parte da pessoa interpelada.

                                            No caso que descrevi a cima, cooperaria na totalidade com o segurança SE ele tivesse sido discreto, educado, respeitoso, e não o ALARVE que foi, tentado humilhar me em publico, insinuando a minha culpa perante todos os clientes á minha volta. nestes modos ninguém tem a minha cooperação.
                                            Exactamente. Claro como água!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                              Alteração á lei acima supracitada

                                              Lei n.º 38/2008, de 08 de Agosto de 2008


                                              (...) o pessoal de
                                              vigilância devidamente qualificado para o exercício de
                                              funções de controlo de acesso a instalações aeroportuárias
                                              e portuárias, bem como a outros locais de acesso
                                              vedado ou condicionado ao público que justifiquem
                                              protecção reforçada, podem efectuar revistas pessoais
                                              e buscas de prevenção e segurança, utilizando meios
                                              técnicos adequados, designadamente raquetes de detecção
                                              de metais e de explosivos, bem como equipamentos
                                              de inspecção não intrusiva de bagagem, com o estrito
                                              objectivo de detectar e impedir a entrada de pessoas ou
                                              objectos proibidos e substâncias proibidas ou susceptíveis
                                              de gerar ou possibilitar actos que ponham em causa
                                              a segurança de pessoas e bens.






                                              De facto nao falam em hipers, mas um hiper nao deixa de ser um acesso vedado, mas agora estou curioso.
                                              Se lesses tudo ficarias mais elucidado.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Oh pessoal voces ainda ligam a esta gente que tanto critica,sou novo neste forum e uma coisa ja percebi aqui tudo critica segurancas policias tudo mas quando tao com a pei** entalada sao os primeiros a chamar..deixem nos falar e por isso que o nosso pais cada vez ta melhor..para os bandidos claro.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                                  Nao me digas que és daqueles que que repudiam os srs vigilantes quando estão no acto das suas funçoes (muitas vezes ingratas), mas quando há probelmas para o teu lado e vês la uns 2 ou 3 parados és o 1º a chamá-los.
                                                  Concordo com o Citroen_c5 no aspecto de alguns de nós temos a tendencia de contornar a lei e furar o sistema, é o desrespeito total pelas pessoas neste país.
                                                  Não ,na verdade respeito e muito,mas acho que muitos se excedem(como no caso acima referido)!!!
                                                  De resto e uma profissão com a qual todos os dias contacto , e tenho familiares que a executam

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                                                    É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.
                                                    É um verdadeiro "must"...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                                                      É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.
                                                      Se vires um vigilante dirigir-se a ti e levar-te para uma sala tipo (csi), com as pessoas do hiper todas a olharem para ti e a julgarem-te, e sem teres feito nada de ilegal... Deves achar piada...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                                        Oh pessoal voces ainda ligam a esta gente que tanto critica,sou novo neste forum e uma coisa ja percebi aqui tudo critica segurancas policias tudo mas quando tao com a pei** entalada sao os primeiros a chamar..deixem nos falar e por isso que o nosso pais cada vez ta melhor..para os bandidos claro.
                                                        E se te assaltarem a casa vais chamar os vilantes?
                                                        ou a policia?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Sinceramente nem sei por onde começar, se pelo tópico se por algumas coisas disparatadas ditas aqui.
                                                          Mas pronto, bora lá....


                                                          Vou tomar este tópico como verdadeiro, e dessa forma acho completamente disparatado e estúpido o que o segurança fez.
                                                          Se não tem a certeza de que possa ter havido um roubo está quieto e acabou, não pode nem deve interpelar a pessoa, o facto de o ter feito e ter-se verificado ter sido incorrecto é bastante grave.



                                                          Pelo que percebo de algumas pessoas que postaram, para eles TODOS deveriam ser revistados ao entrar no Hipermercado, na farmácia, na retrete pública e o mesmo ser feito á saída.

                                                          Talvez quando forem eles, ou então a mãe, a ser humilhados INJUSTAMENTE por um qualquer segurança para um sala privada mudem de opinião.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            A prepotência e a má educação não são justificáveis.


                                                            É só isso que pretendo dizer acerca deste tópico.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ui o que eu fui encontrar





                                                              Seguranças privados vão poder usar arma

                                                              por
                                                              LICÍNIO LIMA



                                                              Cedendo a velhas aspirações das empresas de segurança, o ministro da Administração Interna (MAI), Rui Pereira, anunciou ontem que os seguranças privados vão poder usar meios de defesa não letais, tais como armas eléctricas, aerossóis e coletes de protecção balística.Ângelo Correia, presidente da Associação de Empresas de Segurança (AES), e antigo ministro, aplaude a iniciativa, mas defende que os seguranças de transportes de valores deveriam usar arma de fogo.
                                                              O anúncio de Rui Pereira é uma das 15 medidas da "Estratégia de Segurança para 2008" apresentada ontem no Centro Cultural de Belém, no rescaldo da morte de um segurança privado, na terça-feira, no Centro Colombo, em Lisboa.
                                                              Além de se abrir a possibilidade de os seguranças trabalharem com mais meios de protecção pessoal, foi também anunciada a perseguição criminal a quem exercer aquelas funções de forma ilegal. Para Rui Pereira, trata-se de uma actividade que põe em causa bens como a vida, a integridade física e a liberdade. Por isso avisou que o exercício ilícito da profissão será equiparado ao crime de usurpação de funções, com pena até dois anos de prisão, devendo também ser responsabilizadas as empresas.
                                                              Esta medida visa, sobretudo, combater a proliferação de seguranças ilegais às portas de discotecas e bares, sabendo-se que a maioria não está habilitada com a licença do Ministério da Administração Interna (MAI) para exercer a actividade. Muitos dos crimes da noite, nomeadamente a vaga de mortes no Porto em 2007, acontecem neste circuito. "A existência de pórtico para fiscalização de armas passa a ser exigida nos estabelecimentos com lotação superior a 100 pessoas", anunciou ainda o ministro. Quem não cumprir sujeita-se a ter o estabelecimento encerrado.
                                                              As associações do sector aplaudiram a iniciativa do MAI. Há cerca de três anos, recorde-se, a AES não só propôs a possibilidade de os funcionários usarem armas não letais, como solicitou que fosse facilitada a concessão da licença para porte de arma de fogo. "Enquanto cidadãos com emprego de risco podem pedir a licença para uso de porte de armas e usá-las em serviço", explicou uma fonte ligada a uma empresa de segurança.
                                                              Rui Pereira anunciou também que na área específica de transportes de valores, passa a ser exigível três elementos. Ângelo Correia recorda que, no seguimento de várias reuniões com o secretário de Estado da Administração Interna, José Magalhães, foi proposto que um desses elementos fosse autorizado a usar armas letais. Mas tal pretensão não foi, ora, atendida.
                                                              O uso de armas não letais, eléctricas ou aerossóis (classe E), está previsto na nova lei das armas. Qualquer cidadão as pode adquirir desde que possua licença passada pela PSP. As eléctricas, que exigem o contacto físico, têm um limite máxima de 200 mil volts. As usadas pela forças de segurança podem imobilizar à distância, lançando dois grampos. Os aerossóis têm uma base de gás pimenta de 5% . Os usados pelos forças de segurança podem ter uma base de 10%.
                                                              O sector da segurança privada emprega cerca de 37 mil pessoas, embora polícia acredite que, juntando os ilegais, o número seja maior.

                                                              Seguranças privados vão poder usar arma - dn - DN

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X