Anúncio

Collapse
No announcement yet.

abuso de autoridade?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
    Oh pessoal voces ainda ligam a esta gente que tanto critica,sou novo neste forum e uma coisa ja percebi aqui tudo critica segurancas policias tudo mas quando tao com a pei** entalada sao os primeiros a chamar..deixem nos falar e por isso que o nosso pais cada vez ta melhor..para os bandidos claro.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
      Ui o que eu fui encontrar





      Seguranças privados vão poder usar arma
      ...

      Seguranças privados vão poder usar arma - dn - DN

      Não percebi a alegria...

      De resto penso que esses profissionais deverão ter de, primeiro, ver verificado o seu registo criminal, que deve estar limpo. Depois, devem realizar provas públicas de aptidão, que deverão incluir testes psicotécnicos de avaliação e despistagem de patologias. Em seguida, os aprovados, deverão frequentar formação adequada, com avaliação de carácter eliminatório.

      No final duvido que, com requisitos daquele tipo, sejam passadas licenças a uma percentagem de significado...

      Comentário


        #63
        Não podem, nem devem sob risco de perderem o famoso cartão de vigilante...

        aliás, e desmintam se necessário, nem as imagens das câmaras podem ser admitidas como prova, devido a não estar presente um agente da autoridade (ex: santuário de Fátima este ano, vigilância por video, controlada pela GNR)...

        perante uma suspeita, o vigilante tem o direito de reter a pessoa(as), chamando de imediato a devida autoridade! não tem o direito de fazer mais nada...

        Comentário


          #64
          Critico os seguranças que pensam que são policias, assim como critico os policias que só fazem de "seguranças"... (como me disse um PSP há uns tempos no meu trabalho: comigo têm o policia que pagam, ou seja, visto a farda!)

          Se o segurança fosse (for) educado e solicitar que me dirija a tal sitio por haver suspeitas de tal delito... vou, para o provar errado e não ocupar recursos "oficiais"...

          Se o vigilante for policia-wanna-be, aí chamo a autoridade, deixo reclamação no livro e ainda leva uma queixa no MAI...

          Comentário


            #65
            Há muita falta de profissionalismo em todas as profissões...e como somos um povo brando, aceitamos tudo sem pôr nada em causa.

            Já ouvi o caso de um segurança na Zara do NorteShopping ter envergonhado e arrancado das mão de uma cliente a sua saca das compras. Após uma revista, atirou-lhe a saca e nem um pedido de desculpas! A fazer as coisas tem de ser com calma, com educação e respeito e atendendo ao facto que nem todos nós somos delinquentes.

            Comentário


              #66
              Cof, cof...

              http://forum.autohoje.com/off-topic/...seguranca.html

              19-02-07, 23:00:26


              Apesar dos pesares, já se tinha falado nesse tópico desta questão (embora centrado noutro tema) e confirma-se o ponto elementar, temos um estado que se desmarca das suas obrigações, cada vez mais.

              Ao deixarmos isto acontecer a segurança dos cidadão deixa de ser prioritário e converte-se numa segurança ao serviço de interesses privados.

              Não é só o comportamento de uns tipos que só fizeram seis meses de tropa que esta em causa, é muito mais.





              .
              Editado pela última vez por Nthor; 19 May 2009, 02:13.

              Comentário


                #67
                Alemão tem calma que são armas apenas não letais e, se com a PSP e outras forças tens os problemas que tens por eventual uso abusivo imagina com segurança privada.

                O uso de uma arma, seja ela qual for, não deve ser feito de ânimo leve, tenho algum receio sobre as capacidades de certas forças de segurança em usá-las, quanto mais seguranças privados (no entanto com certeza não será aberto a todos os SP, espero).

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por CitroenC5II Ver Post
                  É de lamentar, mas temos neste tópico o exemplo do que se passa de mais grave neste país: o desrespeito pela lei, pela autoridade e por aqueles que a defendem. Acham mal que um segurança de um qualquer supermercado vos interpele para tirar duvidas sobre um hipotético acto ilicito? Achavam melhor se não fizessem nada e permitissem o roubo fácil? Mete-me nojo esta atitude de completo repudio a tudo o que é lei e autoridade neste país. Por isso é que vemos todos os dias nos noticiários assaltos constantes, violência desmedida e atentados à segurança do comum cidadão. Mas é assim que o povo gosta, vamos todos bater palmas ao Zé que não aceitou cooperar com a revista no supermercado, vamos bater palmas ao grupo de vândalos que insulta a policia na Bela Vista porque mataram o coitadinho do menino que não fazia mal a ninguém e que só roubava porque não arranjava trabalho e não o deixavam jogar à bola, vamos bater palmas ao Manel GT que ri na cara da brigada de trânsito quando é parado numa operação STOP e que passa os semáforos a rasgar já em cima do vermelho. É disto que o povo gosta. Nojo, mete-me nojo.
                  Fazer a comparação que estás a fazer entre o supermercado e a Bela Vista e todo o resto do teu post é no mínimo infeliz...

                  O que aqui que se escreveu, por mim inclusive, é que os Seguranças Privados não tem legitimidade para proceder à revista - está na lei e como tal, eles ao tentarem fazê.lo é que desrespeitam a lei e não quem se opoem.
                  Não se disse que não podiam abordar as pessoas (desde que convenientemente e com respeito que eu enquanto pessoa e cidadão mereço).
                  Sempre que vou ao Estádio de Alvalade sou revistado por Seguranças Privados e não me oponho.
                  No Supermercado não o permito e se for abordado de forma incorrecta, podes ter a certeza que apresentarei reclamação...
                  Já não é a primeira vez que vejo a olharem para o lado para não se chatearem com grupos mais complicados, mas depois estão de peito cheio a abordar qualquer pessoa.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                    Ui o que eu fui encontrar





                    Seguranças privados vão poder usar arma
                    E o que é que encontraste?

                    Alguma coisa interessante ou só mais uma noticia sobre a defesa pessoal dos seguranças?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                      E se te assaltarem a casa vais chamar os vilantes?
                      ou a policia?
                      Nesse caso chamo a policia vilantes ainda nao me diz nada
                      Vais num centro comercial por algum motivo metes te numa confusao quem vai aparecer para te safar o sr seguranca mas pelo aqui escrevem eles deviam e ficar quietinhos pois nao podem tocar em ninguem nem fazer nada mas ai ja nao se queixam.
                      Eu ainda nao vi onde voces viram que eles foram mal educados o user autor do topico diz que eles PEDIRAM para acompanha los e PEDIRAM para ver o recibo.Vergonha??quem nao deve nao teme.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                        Não percebi a alegria...

                        De resto penso que esses profissionais deverão ter de, primeiro, ver verificado o seu registo criminal, que deve estar limpo. Depois, devem realizar provas públicas de aptidão, que deverão incluir testes psicotécnicos de avaliação e despistagem de patologias. Em seguida, os aprovados, deverão frequentar formação adequada, com avaliação de carácter eliminatório.

                        No final duvido que, com requisitos daquele tipo, sejam passadas licenças a uma percentagem de significado...
                        se não me engano em regra quem entra para a segurança tem de ter o registo limpo..as armas tou a favor, a que zelar pela segurança dos recintos, andar com "gás pimenta" de pouco serve!

                        Comentário


                          #72
                          Um disparate desse, se acontecesse comigo, dava disparate na certa . Era o que faltava ter um palerma qualquer a revistar-me ou a revistar a minha mulher.

                          Especialmente no caso da minha mulher, se lhe quiserem espreitar para a mala, a confusão está garantida. Pois se até nos aeroportos, museus, etc... ela reage mal quando lhe pedem para ver a mala! Só que nesses sítios ela não se pude opor, agora num supermercado, com ela havia de ser giro! Gostava de ver.

                          Comentário


                            #73
                            Já tive um episódio numa Fnac.

                            Entro com um saco de outra loja. O Segurança, muito arrogante dirige-se a mim e diz num tom autoritário: "Mostre-me o saco". (Juro que se fosse uma pessoa com outra descontracção que baixava as calças e lhe exibia o escroto ).

                            Lá me recusei. Ele responde-me: "Não entra enquanto não me mostrar o saco".

                            Disse-lhe: "Impeça-me". E lá entrei.

                            Hoje estou arrependido de não ter feito uma reclamação.

                            Mas isto tudo é para dizer que um segurança ou vigilante, não tem autoridade seja para o que for. Se me solicitarem, educadamente, para eu lhes exibir os conteúdos de algo que eu leve comigo, não terei problemas em mostrar.

                            No caso concreto, bastaria o dito ter sido educado e eu teria exibido o conteúdo do saco que levava. Como decidiu ser uma besta, não o fiz.

                            Portanto, se forem profissionais na abordagem, tudo bem, caso contrário têm azar.

                            Comentário


                              #74
                              Nesta área como em todas as outras, existem maus e bons profissionais, concluo que só vos têm aparecido maus .

                              Para desempenhar funções de vigilante ("segurança privado"), tem de ter obrigatoriamente o cadastro limpo e nem importa se é marado da tola, mas nisso até nas forças policiais existem, ou até médicos ou até engenheiros , hã de tudo em todo o lado.

                              Jamais invalida a má conduta de um vigilante sobre um cliente do seu cliente, má educação, arrogância e mais não sei o quê, isso não pode existir.

                              Os vigilantes não têm controlo nem autoridade para revistar ninguém, nem mesmo á saída, neste caso um supermercado, o que podem fazer e com extrema educação, porque nunca se sabe com quem se fala (até pode ser um juiz ou polícia), é pedir e somente tendo 100% de certeza, que mostre os bolsos ou mesmoo o saco, se o cliente não cooperar, tem todo o direito em sair e jamais o vigilante poderá ter contacto físico com o cliente, seja agarrar um braço ou bloquear a saída colocando-se á frente. O que pode sim, é chamar as autoridades e em último caso com ordens do dono do estabelecimento será impedindo a entrada deste cliente que não aceitou cooperar e quem sobre ele recaí fortes suspeitas de roubo, mesmo que o estabelecimento seja público, mas isso já será da responsabilidade do dono.

                              Para finalizar e espero não me esquecer de nada, ainda hã coisa de não mais de 1 mês, foi interpelado á saída da caixa um senhor engravatado com o seu A4 novinho cá fora, sendo que o senhor é contabilista, com 1 Toubelerone no bolso , o mesmo até queria pagar a triplicar e a multa, mas regeu-se pela lei e chamou-se a polícia, descobrindo que o mesmo já estava referenciado pelo mesmo , portanto não é só os Lelos a furtar e estes é que dão dores de cabeça, é todos os santos dias .

                              Ah e os vigilantes (alguns e dependendo da sua função e do seu cliente) têm licença e porte de arma de fogo, seja o pessoal dos transportes de valores (dentro da carrinha), seja o pessoal no centro de segurança da central da empresa, sejam os supervisores/inspectores/vigilantes chefes (dentro do carro) e um ou outro a que o cliente exija, mas muito raro...
                              Editado pela última vez por Wolfman; 19 May 2009, 11:22.

                              Comentário


                                #75
                                Isto nem de perto nem de longe é abuso de autoridade, eles não tem autoridade alguma para poderem abusar dela.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                  ..... em último caso com ordens do dono do estabelecimento será impedindo a entrada deste cliente que não aceitou cooperar e quem sobre ele recaí fortes suspeitas de roubo, mesmo que o estabelecimento seja público, mas isso já será da responsabilidade do dono........
                                  Isto não me parece que seja assim tão linear.....


                                  Sei de um caso em que um produto foi roubado, depois 2 e 3....
                                  A pessoa foi identificada pelas cameras mais tarde, mas o estabelicimento nada pode fazer, e o individuo continua a entrar e a saír quando quer.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                    Isto não me parece que seja assim tão linear.....


                                    Sei de um caso em que um produto foi roubado, depois 2 e 3....
                                    A pessoa foi identificada pelas cameras mais tarde, mas o estabelicimento nada pode fazer, e o individuo continua a entrar e a saír quando quer.
                                    Tal como disse, será da responsabilidade do dono, se ele o entender, essa pessoa está proibida de lá entrar, sendo neste caso um hiper, mesmo tomando quaisquer inconvenientes por parte da lei (já aconteceu)...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                      Tal como disse, será da responsabilidade do dono, se ele o entender, essa pessoa está proibida de lá entrar, sendo neste caso um hiper, mesmo tomando quaisquer inconvenientes por parte da lei (já aconteceu)...
                                      Ok, pode impedir, mas não sei se o mesmo é legal....

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                        Ok, pode impedir, mas não sei se o mesmo é legal....
                                        Certamente que não, mas ninguém quer receber em sua casa, um gajo que lhe roubou.

                                        O dono prefere estes passos, do que ver os seus clientes bons, serem incomodados/"contagiados" e a pessoa que roubou vai fazer o quê? Chamar a polícia , porque não o deixam entrar? Era preciso ter uma grande falta de vergonha aliada a muita lata, vai nisto e se entrasse, o vigilante "punha-se em cima dele" que nem o deixava respirar, só para se sentir incomodado e deixa-se de lá entrar...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Wolfman pessoalmente falei em comportamentos errados, mas reconheço que na maior parte dos casos não há nada a apontar.
                                          Ainda este fim-de-semana ao entrar num Hiper com o saco do Expresso, abordei o segurança pois logo ao lado dele, estava lá igualmente à venda o mesmo produto.
                                          boa tarde, obrigado e pronto.

                                          Fez o que lhe compete, com profissionalismo - a meu ver é o mais importante.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Aqui está um bom exemplo em como se deve abordar um cliente suspeito, min 2:08

                                            Reportagem SIC

                                            Vigilantes De Segurança Privada: Furtos em lojas(Segurança Privada)

                                            Se foi isto que aconteceu com os familiares do user MegaMaster, nada apontar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                              Aqui está um bom exemplo em como se deve abordar um cliente suspeito, min 2:08

                                              Reportagem SIC

                                              Vigilantes De Segurança Privada: Furtos em lojas(Segurança Privada)

                                              Se foi isto que aconteceu com os familiares do user MegaMaster, nada apontar.

                                              Exacto....

                                              Mas repara que nesse caso agiram porque tinham a certeza do roubo, porque antes de interpelarem a pessoas foram procurar pela caixa das pilhas "violada".

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ArnieMarta Ver Post
                                                Exacto....

                                                Mas repara que nesse caso agiram porque tinham a certeza do roubo, porque antes de interpelarem a pessoas foram procurar pela caixa das pilhas "violada".
                                                Talvez seja um povo com mentalidades diferentes os Franceses, deixo a pergunta no ar...
                                                E quantos Policias tambem nao deixam muito a desejar nestas situações?
                                                Mas as mentalidades nao sao desculpa para se tratar abusivamente uma pessoa, por vezes a falta de motivaçao das pessoas é força maior, digo eu.
                                                Editado pela última vez por Alemao; 19 May 2009, 20:52.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
                                                  Nesse caso chamo a policia vilantes ainda nao me diz nada
                                                  Vais num centro comercial por algum motivo metes te numa confusao quem vai aparecer para te safar o sr seguranca mas pelo aqui escrevem eles deviam e ficar quietinhos pois nao podem tocar em ninguem nem fazer nada mas ai ja nao se queixam.
                                                  Eu ainda nao vi onde voces viram que eles foram mal educados o user autor do topico diz que eles PEDIRAM para acompanha los e PEDIRAM para ver o recibo.Vergonha??quem nao deve nao teme.
                                                  Se calhar a calinada surtiu algum efeito!(ficas te a pensar toda a noite nisso).


                                                  meu caro elementar amigo seguranças(vigilantes termo adequedo).
                                                  Alguma vez se metiam ??(na confusão alheia)?
                                                  Chamam a policia!! E separam os anormais!!!
                                                  Agora a frente de muitas pessoas pedirem para os acompanhar????
                                                  Tu gostavas que te fizessem o mesmo???
                                                  Imagina nessa hora tar a tua vizinha linguareira???(se calhar a rua ficava toda a saber que tu gamavas sem teres gamado)
                                                  Chega ou queres mais exemplos???

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Relacionado com o que se tem discutido, nomeadamente as armas:

                                                    Trezentos seguranças privados vão ter 'shotguns'

                                                    por VALENTINA MARCELINOHoje

                                                    Contra a opinião das polícias - PJ, GNR e PSP -, o Governo incluiu na nova Lei das Armas a autorização para os seguranças privados usarem armas de fogo na actividade profissional.


                                                    A nova Lei das Armas, que entra em vigor no próximo dia 6 de Junho, permite uma revolução na segurança portuguesa: as empresas de segurança privada vão poder distribuir armas de fogo aos seus elementos. Uma primeira estimativa aponta para que cerca de 300 seguranças passem a estar armados com shotguns.
                                                    Esta abertura por parte do Governo mereceu a oposição de todas as polícias representadas no Conselho de Segurança Privada (CSP). Polícia Judiciária, GNR e PSP argumentaram contra esta possibilidade, alegando que potenciava a violência e o risco de perdas de vidas humanas. "Não é oportuno face ao actual contexto da criminalidade no nosso país", foi dito.
                                                    Mas as razões das organizações de segurança privada falaram mais alto. Em apenas quatro linhas, introduzidas com discrição q.b. na nova legislação, é eliminada a exclusividade histórica do uso e porte de arma pelas polícias e militares.
                                                    Oficialmente nenhuma das forças de segurança que se pronunciou sobre o assunto no CSP quis comentar, mas um enorme mal-estar está instalado. "Foi tudo feito com o maior subtileza", contou ao DN um alto quadro de segurança pública, "nunca usando o termo segurança privada para não chamar a atenção, mas apenas um vago 'actividades profissionais que exijam o uso e posse de arma', o legislador deixou na lei uma porta para essa pretensão da segurança privada. Mas pode ter aberto uma 'Caixa de Pandora'."
                                                    O presidente da Associação de Empresas de Segurança Privada (AESP), Angelo Correia, está satisfeito com a conquista e está convicto de que "os profissionais de seguranças privada e os valores ficarão muito melhor protegidos". O ex-ministro da Administração Interna avançou ao DN que as armas escolhidas são as shotgun, um equipamento apenas usado em circunstâncias muitos especiais pelas unidades de elite das policias, como o Grupo de Operações Especiais da PSP.
                                                    Numa primeira fase, explica Angelo Correia, "os seguranças armados vão ser os das carrinhas de transportes de valores", mais especificamente, "o terceiro elemento que, de acordo com uma portaria recente, vai reforçar as equipas deste transporte". Será este terceiro elemento, ainda de acordo com o presidente da AESP, que "sai da viatura, armado, de shotgun para ir fazer a recolha ou o depósito do dinheiro" nas caixas multibanco. Angelo Correia estima que se enquadram neste perfil "entre 200 a 300 profissionais".
                                                    A lei remete um despacho do director nacional da Polícia de Segurança Pública - entidade que tem o exclusivo da fiscalização quer da segurança privada, quer das armas -, a regulamentação do uso das armas pelos seguranças privados. Oliveira Pereira, que não respondeu ao pedido de comentário do DN, está a concluir esse documento. Formação específica será exigida.



                                                    In: DN



                                                    Resposta do MAI

                                                    "Não há qualquer alteração" sobre o uso de armas de fogo

                                                    Hoje

                                                    O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna esclareceu hoje que "não há qualquer alteração" sobre o uso de armas de fogo por elementos da segurança privada e avançou que foi reforçado o controlo da sua utilização.

                                                    "Não há qualquer alteração ou inovação no quadro legal aplicável ao uso de armas por elementos da segurança privada", disse aos jornalistas José Magalhães à margem da cerimónia que assinalou o Dia da Unidade de Intervenção da GNR.
                                                    Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, a nova Lei das Armas, que entra em vigor a 06 de Junho, vai permitir a utilização de armas de fogo por seguranças privados, garantindo que cerca de 300 seguranças passarão a estar armados com shotguns.
                                                    José Magalhães esclareceu que o uso de armas por parte dos elementos da segurança privada está estabelecido na Lei de Segurança Privada, de 2004, que sofreu alterações em 2008, não estando prevista "qualquer alteração".
                                                    O secretário de Estado salientou que "nunca esteve previsto" o uso de shotguns por seguranças, como também não podem utilizar armas de calibre reservado às forças de seguranças e Forças Armadas.
                                                    A Lei de Segurança Privada estabelece que os seguranças podem utilizar armas não letais, aerossóis e outras de classe E, adiantou, especificando que o uso destas armas é definido pelas empresas, que têm de pedir autorização à PSP, com um departamento específico para a segurança privada.
                                                    "As armas usadas pelos seguranças devem ser notificadas à PSP para que esta saiba quem, onde e em que circunstâncias estão a ser utilizadas", disse.
                                                    José Magalhães afirmou ainda que se está a "reforçar o controlo da utilização de armas por parte de elementos da segurança privada".


                                                    In: DN



                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Depois não digam que não foram avisados...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                        Depois não digam que não foram avisados...
                                                        Então Peleve?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          Depois não digam que não foram avisados...
                                                          Pois, na edição em papel vinham mais uns dados e tinha lá um número de um artigo que efectivamente falava de uma autorização para quem quisesse acesso a arma de fogo (não restringia aos SP).

                                                          Alias um dirigente qualquer da Associação de SP ou algo do género vinha dizer que estando armados, o risco de os assaltos se tornarem mais violentos e com vítimas mortais iria aumentar de forma significativa.

                                                          O pessoal esquece-se que violência gera violência. Com certeza que nenhum bandido irá pensar em fazer um assalto com uma naifa, sabendo do outro lado está uma caçadeira, ou leva igual ou maior...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Então Peleve?
                                                            Então o quê? A resposta está dada acima pelo Valium!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                              (Alguns e dependendo da sua função e do seu cliente) têm licença e porte de arma de fogo, seja o pessoal dos transportes de valores (dentro da carrinha), seja o pessoal no centro de segurança da central da empresa, sejam os supervisores/inspectores/vigilantes chefes (dentro do carro) e um ou outro a que o cliente exija, mas muito raro...
                                                              Lá estão voçês a dramatizar a situação, nada vai alterar o que tem vindo a ser cumprido.

                                                              E mais e para além dos que mencionei, mais ninguém vai ter direito, porque as suas funções não exigem/permitem...
                                                              Editado pela última vez por Wolfman; 20 May 2009, 21:19.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X