Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Air France: avião com 228 pessoas despenha-se. Maio 2011: 2.ª caixa negra localizada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
    Nao quero contrariar as tuas afirmações tanto mais que eu sou um curioso e não um expert em aviões, mas a RAT na funcionaria no caso de o curto circuito afectar todos os sistemas electricos do avião. Ora um 330 pode ter até 3 circuitos electricos em paralelo. Ora se falha o principal, entra em funcionamento o gerador auxiliar e activa a RAT.

    De forma que tudo me parece muito estranho. Fala-se de uma tempestade fortissima na zona. Ora 30 min antes um B744 da LH passou na zona (linha do Equador) e nada reportou. Nada reportou tb um MD11 tb da LH que passou 2 horas depois a sul da suposta rota.

    Este caso faz me lembrar a queda do B747 da TWA que rebentou em pleno voo, salvo erro por gases acumulados nos tanqes.
    Sim, essa foi a explicação oficial...

    Aliás, o paragrafo intermédio do teu post revela muitos dos meus pensamentos. Não estou a dizer nada e muito menos a querer desviar o tópico, mas quanto maior for o desconhecimento ("ignorância" se quiserem) relativamente a um tema, mais fácil é apresentar a "versão oficial".

    Vamos esperar para tentar perceber mais detalhes, afinal o avião ainda está desaparecido. Tudo o que se possa dizer é incerto.

    Comentário


      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
      Entretanto, deixo aqui uma entrevista publicada no site brasileiro www.terra.com.br


      E quanto ao modelo do avião, um Airbus A330?
      É um avião muito bom. Uma vez, um modelo desse teve de pousar sem combustível num vôo entre o Canadá e a Europa. Ele estava fazendo a travessia, e por uma falha de manutenção, o combustível foi jogado fora durante o vôo. Aí os pilotos se enganaram, iniciaram uma transferência de combustível e jogaram para fora o pouco de combustível que eles ainda tinham em direção à água. Aí eles decidiram pousar numa ilha, onde havia uma base aérea. Eles fizeram o pouso com certo grau de sucesso. Quebrou o avião, trem de pouso, etc, mas o pouso foi feito sem nenhuma vítima e não houve perda total do avião. Mesmo sem combustível, ele voa muito tempo ainda. Ele ainda tem um gerador especial que, se todo o sistema elétrico do avião cair, o gerador cai para fora do avião e alimenta a aeronave com energia elétrica e pneumática. Dificilmente um avião desse tamanho cai, porque ele tem esse dispositivo, que é chamado de Fullbinder (RET). É muito difícil esse avião cair.
      Mando uns links do documentário deste incidente do voo Air Transat 236.

      Recomendo que vejam este documentário, pois fala como funciona o A330, os dramáticos depoimentos dos passageiros que sobreviveram para contar, graças à pericia do comandante e da restante tripulação por terem conseguido voarem com os tanques secos e aterrado na Base Aérea das Lajes.

      YouTube - Flying On Empty - Air Transat 236 - Part 1

      YouTube - Flying On Empty - Air Transat 236 - Part 2

      YouTube - Flying On Empty - Air Transat 236 - Part 3
      Neste link, fala sobre o funcionamento do gerador exterior

      YouTube - Flying On Empty - Air Transat 236 - Part 3

      YouTube - Flying On Empty - Air Transat 236 - Part 5
      Editado pela última vez por JapunaTT; 02 June 2009, 00:18.

      Comentário


        é arrepiante imaginar o sofrimento daquelas pessoas...


        é tão ingrato perder uma vida assim sem se poder fazer nada pra contrariar tou mesmo triste.

        nunca pensei que um avião, nos dias de hoje, ficasse sem se localizar...


        PS: e as aviações vão perder ainda mais clientes... crise + acidente = baixa nas vendas...

        Comentário


          poderá ter sido um acidente... mas nao vejo ninguém levantar a hipotese de um atentado... uma explosão a bordo, total desintegraçao do aviao... desaperece do radar...

          Comentário


            Originalmente Colocado por Vigiminho Ver Post
            poderá ter sido um acidente... mas nao vejo ninguém levantar a hipotese de um atentado... uma explosão a bordo, total desintegraçao do aviao... desaperece do radar...
            Se fosse atendado não haveria tempo para os sistemas reportarem as falhas eléctricas e a despressurização para a central de comando.

            Comentário


              A turbulência nessa rota é normal.. Há normalmente 3 zonas de turbulência nesse percurso..

              O que me deixa preocupado é a mensagem automática do avião acusar despressurização e a falha do sistema eléctrico.. Será que o avião pura e simplesmente morreu? Isso é possível?

              Pq se deu a despressurização? Será que foi assim tão grave que não permitiu mais nenhuma comunicação para terra?

              De qq das formas, o que seja lá que se passou deve ter sido mesmo terrível.. Imagino lá no alto e de repente.... [medo/]

              Comentário


                Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                A turbulência nessa rota é normal.. Há normalmente 3 zonas de turbulência nesse percurso..

                O que me deixa preocupado é a mensagem automática do avião acusar despressurização e a falha do sistema eléctrico.. Será que o avião pura e simplesmente morreu? Isso é possível?

                Pq se deu a despressurização? Será que foi assim tão grave que não permitiu mais nenhuma comunicação para terra?

                De qq das formas, o que seja lá que se passou deve ter sido mesmo terrível.. Imagino lá no alto e de repente.... [medo/]
                A BBC estava a dizer que havia granizo do tamanho de bolas de ténis. Se tivermos uma falha estrutural, já se sabe o que acontece...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por bond Ver Post
                  A BBC estava a dizer que havia granizo do tamanho de bolas de ténis. Se tivermos uma falha estrutural, já se sabe o que acontece...
                  A confirmar-se, está explicado..


                  O que não deixa de ser estranho.. Pq o avião não subiu antes?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                    A confirmar-se, está explicado..


                    O que não deixa de ser estranho.. Pq o avião não subiu antes?
                    Não sei se naquela altura podiam subir mais...
                    A tripulação também podia estar "distraída" com os problemas eléctricos, etc...
                    Claro que nesta fase é tudo especulação...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                      Um raio não destroi um avião, mas pode provocar danos graves na sua estrutura, contudo não me acredito que tenha sido a causa (pelo menos única) para o "desaparecimento"...
                      Na história da aviação, só há relatos confirmados de quedas provocadas por raios antes da obrigatoriedade de haver redundância de determinados circuitos electricos, e na obrigatoriedade dos mesmos estarem protegidos.
                      E os relatos reportam-se à decada de 60~70.

                      O link que coloquei uns posts trás dá conta dos estudos realizados pela NASA, com um avião que foi de encontro a raios de forma intencional durante cerca de 1500 vezes.

                      Num total de mais de 700 vezes o avião foi atingido directamente por raios. Nunca Caiu.

                      Provoca falhas mas não ao ponto de não haver hipotese de comutação para circuitos de emergência ou alternativos.
                      Provoca dificuldades aos pilotos, mas também nada que hoje em dia um piloto de linha não esteja habituado a ter de enfrentar em simulador - lógicamente que a realidade ultrapassa o treino - mas permite possuir mecanismos e procedimentos de reacção.

                      Desde de o inicio da década de 80 (1981) que não há nada que confirme algum acidente provocado por raios em aeronaves protegidas segundo as especificações emanadas.

                      Has a plane that was struck by lightning ever crashed?


                      Several airliner crashes have been caused by lightning.

                      One was a Boeing 797 near Elkton, Maryland, (December 8, 1963).

                      Another was a Lockheed Constellation near, Milan, Italy, (June 26, 1959).



                      According to the National Transportation Safety Board's database one of the last reports of lightning causing any airline to crash was in 1981 and involved a small airliner in Germany. In 2000, a Chinese airliner was hit by lightning and crashed but no details were made available and it was not known if the plane had any lightning protection built in.
                      By studying these crashes scientists can find ways to keep similar problems from happening again. The crash in Maryland was caused by lightning creating a spark that ignited fuel vapor in the plane's tank. Finding this out led to rules that required airplanes to have built-in-systems to keep sparks from reaching and igniting the fuel or fuel vapors.
                      Para mim a falha é estrutural e não eléctrica.

                      O ultimo grande caso conhecido por um A330, foi protagonizado por num vôo da AirTransat, que planou durante milhas sem combustivel com recurso a um pequeno gerador auxiliar, gerador que foi activado em sequencia da falta dos geradores principais que se encontram nos motores.
                      Foi possivel manter circuitos básicos e de controlo da aeronave.
                      A aeoronave planou até aos Açores e aterrou nas Lajes.
                      Este tipo de gerador é uma turbina que funciona por pressão dinamica do ar, um gerador que sai do interior da fuselagem e assegura a produção de uma quantidade de energia.

                      Agora se estivermos a falar de falhas estruturais, a coisa muda de figura, normalmente são tão rapidas que de aeronave passa a tijolo, sem hipotese de reacção.

                      Comentário


                        Já agora uma falha estrutural pode ocorrer por Fadiga de Material, termo que surge precisamente pela mão da aeronáutica.

                        Na decada de 50 (se não estou em erro) um determinado tipo de Jet Liner da BOAC (posteriormente British Airways) teve uma ruptura da estrutura que levou a que toda a frota ficasse parada até apuramento de causas.
                        Cairam 3 ou 4 aviões pelo mesmo motivo.
                        Partes das fuselagens foram recuperadas e descobriu-se que em determinado ponto a mesma rasgou, dando origem a uma enorme falha de estrutura e consequente depenhamento.

                        É por isso que actualmente determinadas peças têm de ser revistas e testadas de y em y horas de vôo.

                        A estrutura de uma aeronave sob elevada pressão dinamica, no meio de uma tempestade pode potenciar este tipo de ruptura.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                          Já agora uma falha estrutural pode ocorrer por Fadiga de Material, termo que surge precisamente pela mão da aeronáutica.

                          Na decada de 50 (se não estou em erro) um determinado tipo de Jet Liner da BOAC (posteriormente British Airways) teve uma ruptura da estrutura que levou a que toda a frota ficasse parada até apuramento de causas.
                          Cairam 3 ou 4 aviões pelo mesmo motivo.
                          Partes das fuselagens foram recuperadas e descobriu-se que em determinado ponto a mesma rasgou, dando origem a uma enorme falha de estrutura e consequente depenhamento.

                          É por isso que actualmente determinadas peças têm de ser revistas e testadas de y em y horas de vôo.

                          A estrutura de uma aeronave sob elevada pressão dinamica, no meio de uma tempestade pode potenciar este tipo de ruptura.
                          Bom post e boa informação

                          Só um aparte, BOAC + BEA= BA

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por aviatorboy Ver Post
                            Fica a voar até ao destino e depois fica as voltas por cima do destinho até finalmente cair... Mas isso é quase impossivel acontecer

                            Já aconteceu com pelo menos um vôo comercial recentemente, e também nos EUA com um jacto privado, que penso, teve de ser abatido porque na aeronave estavam todos mortos, e antes que se despenhasse numa zona densamente habitada.

                            Penso que levava um celebridade qualquer do futebol, basquete ou tv, já não me lembro ao certo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por bond Ver Post
                              RAT - Ram Air Turbine

                              É tipo um gerador eléctrico que fornece energia ao avião.
                              Exemplo:

                              Cá está a turbina que menciono acima.

                              Boa e ilustrativa foto, bond.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
                                Bom post e boa informação

                                Só um aparte, BOAC + BEA= BA

                                OK !

                                Sim só após a fusão das duas companhias surgiu a BA.

                                Um excerto sobre os problemas de Fadiga de Material no Comet.


                                In May 1952, BOAC became the first airline to introduce a passenger jet, the de Havilland Comet.

                                All Comet 1 aircraft were grounded in April 1954 after four Comets crashed, the last two being BOAC aircraft.

                                Investigators discovered serious structural cracks caused by metal fatiguepressurisation and depressurisation of the aircraft as they ascended and descended.

                                While rectifying this problem, de Havilland due to the repeated engineers improved the Comet in many ways and improved its range, creating the Series 4.
                                Link sobre a BOAC

                                Comentário


                                  Estavam a dizer na rádio que estão a aparecer bocados supostamente do avião desaparecido, na costa Senegalesa... Já houveram também pilotos a dizer que viram pontos brilhantes ontem por altura do desaparecimento do avião...
                                  Este avião era novo, tinha 4 anos, é muito estranha esta situação toda.
                                  Só me ocorre que possa ter explodido.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    Já aconteceu com pelo menos um vôo comercial recentemente, e também nos EUA com um jacto privado, que penso, teve de ser abatido porque na aeronave estavam todos mortos, e antes que se despenhasse numa zona densamente habitada.

                                    Penso que levava um celebridade qualquer do futebol, basquete ou tv, já não me lembro ao certo.
                                    Foi um acidente causado por uma despressurização que passou despercebida aos que iam a bordo. Tratava-se do avião particular do golfista Payne Stewart, que ia no mesmo.

                                    Fica aqui um link com uma explicação resumida do que se passou:
                                    Payne Stewart Plane Crash Information

                                    Relativamente ao voo AF447, vamos ver se ainda surgem notícias esta manhã. Segundo a Sic Notícias, parece que as autoridades senegalesas estão a dizer que encontraram o que pode ser destroços do avião. Vamos a ver se é verdade ou se é apenas mais um boato.

                                    Só mais um ponto relativamente ao A330. Apesar de todos os sistemas redundantes, caso estes tivessem sido alvo de uma falha massiva (coisa que até prova em contrário, é de baixíssima probabilidade), este evento poderia condicionar a capacidade de voo no que ao aproveitamento dos instrumentos diz respeito. Logo, deixá-lo-ia praticamente a voar "cego", o que terá sido agravado por ser noite. Caso não tivesse instrumentos de bordo que lhe dessem uma leitura de que se encontrava alguma tempestade "pela frente", isto pode ter levado o avião directamente para o seu centro. E a conjugação de um avião com problemas técnicos (não sabemos a sua extensão), com um aparente problema de despressurização (aqui não sabemos se foi gradual, explosiva, fatal ou não para a estrutura) e ainda uma zona de tempestade, fazem com que sejam demasiados factores de stress e que podem induzir a outro tipo de problemas. E na aviação os acidentes ocorrem sempre por uma sucessão de eventos que mesmo não directamente relacionados se "estruturam" numa pirâmide de eventos que leva ao acidente final.

                                    Só mais um ponto e para reforçar o que já aqui se disse. O A330, como muitos outros aviões modernos, tem na RAT um "gerador de emergência", sendo que no caso de ficar sem motores, esse mesmo dispositivo desce (como se pode ver na foto que o bond postou), de modo a aproveitar a deslocação do avião para criar energia e pressão hidraulica. Deste modo o avião voa como que em "serviços mínimos" mas voa (que é o mais importante). No entanto, caso os sistemas electricos estejam em falência total, o RAT de nada serve pois irá estar a produzir energia electrica para um sistema que está danificado e que não a usa ou conduz. Portanto é uma peça importantíssima mas necessita do circuito (ou melhor, circuitos, pois existem sistemas redundantes) electrico em bom estado.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                      Já agora uma falha estrutural pode ocorrer por Fadiga de Material, termo que surge precisamente pela mão da aeronáutica.

                                      Na decada de 50 (se não estou em erro) um determinado tipo de Jet Liner da BOAC (posteriormente British Airways) teve uma ruptura da estrutura que levou a que toda a frota ficasse parada até apuramento de causas.
                                      Cairam 3 ou 4 aviões pelo mesmo motivo.
                                      Partes das fuselagens foram recuperadas e descobriu-se que em determinado ponto a mesma rasgou, dando origem a uma enorme falha de estrutura e consequente depenhamento.

                                      É por isso que actualmente determinadas peças têm de ser revistas e testadas de y em y horas de vôo.

                                      A estrutura de uma aeronave sob elevada pressão dinamica, no meio de uma tempestade pode potenciar este tipo de ruptura.
                                      Esse modelo de avião era o "Comet 4", de fabrico inglês.

                                      O problema estava nas janelas do avião por serem demasiado grandes e as esquinas das mesmas serem em angulo recto. Devido a pressão exercida a grandes altitudes que o avião voava, o material junto as esquinas das janelas começava a abrir fissuras até que cedia, e então adeus aviãozinho.

                                      Depois desta descuberta os aviões passaram a ter as janelas mais pequenas e com os cantos arredondados, e o problema ficou resolvido.

                                      Comentário


                                        Haverá ainda pessoas vivas??
                                        Espero que sim, se bem que é muito dificil..

                                        Até me arepio

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                                          Haverá ainda pessoas vivas??
                                          Espero que sim, se bem que é muito dificil..

                                          Até me arepio
                                          Se o aviao se desintegrou em pleno voo, nem com um milagre

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                                            Haverá ainda pessoas vivas??
                                            Espero que sim, se bem que é muito dificil..

                                            Até me arepio
                                            Impossível, infelizmente.

                                            Tal como já foi dito por aqui, mesmo que tivesse pousado no mar, o avião partia-se e afundava-se.

                                            Lembrei-me do filme: O Náufrago com Tom Hanks, de tomar nota que o avião onde ele se despenhou é bem pequeno e por sorte teve um barco de ar ao qual se pode salvar.

                                            Neste caso é o equivalente a 3/4 prédios a baterem no mar e os tripulantes sentados nas suas cadeiras com cintos, não hã a mínima hipótese de reacção (imagino).

                                            Comentário


                                              Para aqueles que acham que um raio não seria capaz de danificar ou destruir um avião, lembrei-me de uma história que aconteceu há uns dez anos, num planador que não voava em nenhuma tempestade, mas que acabaou por ser atingido por um raio, que lhe derreteu alguns componentes de aluminio que mantinham a asa direita no seu lugar.

                                              O planador caiu mas os dois ocupantes conseguiram saltar e usar os pára-quedas e salvaram-se ainda que com mazelas.

                                              O link abaixo contem um pdf com a história do que aconteceu, e está bem ilustrado como diversas fotografias que demonstram bem a quantidade de danos que foram infligidos numa aeronave maioritariamente em fibra e com apenas alguns componentes metálicos.

                                              This web page has been set up so that I may share my story with you of the day that the glider that I was flying in was destroyed by lightning. Click on the attachment below to read all about it. ?(The BIG 40 reach for the skies again)?


                                              Além disso é mencionado um tipo de fenómeno atmosférico pouco usual, mas pelos vistos já documentado. Vejam o link abaixo:

                                              Megalightning - Stranger than Fiction


                                              A pergunta é, e continuamos no campo especulativo, que aconteceria a um A330 ou outra aeronave similar, se de repente fosse atingido por uma 'coisa' destas?

                                              Comentário


                                                «Une bombe peut très bien
                                                avoir fait exploser l'appareil»



                                                Tradução: "Uma bomba pode muito bem ter detonado o aparelho"

                                                Le Figaro - France : «Une bombe peut très bien avoir fait exploser l'avion »


                                                A palavra chave de hoje em muitos jornais de referencia (principalmente franceses) é "Mistério" e uma coisa é certa, todos os pilotos, especialistas e engenheiros entrevistados por jornais e cadeias de televisão afirmam que muito mas muito dificilmente um raio poderá danificar fatalmente um avião, aliás, já li em muitos jornais esse hipótese completamente posta de lado.

                                                Os mesmos especialistas afirmar também que até se conseguir desligar completamente os sistemas vitais deste avião... Muitos curto-circuitos teriam de acontecer e mesmo assim era difícil.

                                                Para terminar e continuando na mesma base de opiniões todos garantem também que só um situação climatérica muito grave poderia causar danos estruturais, ora aviões que passaram naquela zona pouco antes não reportaram nada de anormal.

                                                Algo de muito repentino e inesperado aconteceu naquele avião, não sei o quê, mas aconteceu.







                                                Alguns exemplos...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                  Já aconteceu com pelo menos um vôo comercial recentemente, e também nos EUA com um jacto privado, que penso, teve de ser abatido porque na aeronave estavam todos mortos, e antes que se despenhasse numa zona densamente habitada.

                                                  Penso que levava um celebridade qualquer do futebol, basquete ou tv, já não me lembro ao certo.
                                                  Era jogador de golf. Chamava-se Stewart.
                                                  Era um Learjet e não foi abatido, os pilotos dos F-16 que estavam ao lado do Learjet viram que todas as janelas estavam embaciadas e o Learjet caiu quando ficou sem combistível.

                                                  Comentário


                                                    Ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre nenhum detalhe pelo que me parece algo imprudente afirmar que tempestades não precipitam quedas de aparelhos.

                                                    Contudo não esquecer que no avião pelo que tenho lido viajavam pessoas de algum gabarito, executivos da Michelim(3), um autarca italiano, familia de "sangue azul"...

                                                    Comentário


                                                      Então o facto de ter acontecido a despressurização ainda se mantêm?

                                                      Se tal aconteceu, a tripulação não pôde adivinhar? Não pôde evitar?

                                                      É que cenas á LOST só na ficção...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por bocanegra Ver Post
                                                        Haverá ainda pessoas vivas??
                                                        Espero que sim, se bem que é muito dificil..

                                                        Até me arepio
                                                        Se o avião caiu ao largo da costa africana, mesmo que tenham havido sobreviventes, os tubarões não os vão deixar em paz por muito tempo. E com a demora toda que estão a ter em encontrar os destroços, penso que só com um autêntico milagre.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                                          Ainda não se chegou a nenhuma conclusão sobre nenhum detalhe pelo que me parece algo imprudente afirmar que tempestades não precipitam quedas de aparelhos.

                                                          Contudo não esquecer que no avião pelo que tenho lido viajavam pessoas de algum gabarito, executivos da Michelim(3), um autarca italiano, familia de "sangue azul"...
                                                          O que é totalmente irrelevante...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            O que é totalmente irrelevante...
                                                            Para a "Tese" da Bomba nem por isso.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Dias Ver Post

                                                              Contudo não esquecer que no avião pelo que tenho lido viajavam pessoas de algum gabarito, executivos da Michelim(3), um autarca italiano, familia de "sangue azul"...
                                                              Se calhar foi algum gajo chateado por a Michelin não aceitar a reclamação dos pneus do seu carro

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X