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Air France: avião com 228 pessoas despenha-se. Maio 2011: 2.ª caixa negra localizada
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Originalmente Colocado por bond Ver PostNew information provided by sources within Air France suggests, that the ACARS messages of system failures started to arrive at 02:10Z indicating, that the autopilot had disengaged and the fly by wire system had changed to alternate law. Between 02:11Z and 02:13Z a flurry of messages regarding ADIRU and ISIS faults arrived, at 02:13Z PRIM 1 and SEC 1 faults were indicated, at 02:14Z the last message received was an advisory regarding cabin vertical speed. That sequence of messages could not be independently verified.
Um aviso sobre a velocidade vertical da cabine de vôo !!??
Hummm assim há primeira vista, significa que a aeronave caiu uns bons pés para o sistema emitir o aviso.
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Alguém sabe o que é que isto significa?
"New information provided by sources within Air France suggests, that the ACARS messages of system failures started to arrive at 02:10Z indicating, that the autopilot had disengaged and the fly by wire system had changed to alternate law. Between 02:11Z and 02:13Z a flurry of messages regarding ADIRU and ISIS faults arrived, at 02:13Z PRIM 1 and SEC 1 faults were indicated, at 02:14Z the last message received was an advisory regarding cabin vertical speed. That sequence of messages could not be independently verified."
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Pelos vistos, o avião emitiu, durante cerca de 15 minutos, várias mensagens (de forma automática) para as operações da AF, entre as quais reportava o piloto automático desligado, uma hipotética descompressão, a indicação do mau funcionamento de alguns sistemas bem como a indicação de que estava a voar em "Alternate Law" (modo usado quando o avião está a voar com problemas).
Portanto parece que tecnicamente algo estava a correr mal no A330 da AF. Após esse envio consecutivo de informação, o avião desapareceu dos radares. Portanto já se começa a perceber que ele se encontrava a voar com alguns problemas sérios. Agora vai ter de se descobrir o que desencadeou esta cadeia de eventos e o papel que cada um teve perante os restantes.
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Originalmente Colocado por PRAP Ver PostAlguém sabe o que é que isto significa?
"New information provided by sources within Air France suggests, that the ACARS messages of system failures started to arrive at 02:10Z indicating, that the autopilot had disengaged and the fly by wire system had changed to alternate law. Between 02:11Z and 02:13Z a flurry of messages regarding ADIRU and ISIS faults arrived, at 02:13Z PRIM 1 and SEC 1 faults were indicated, at 02:14Z the last message received was an advisory regarding cabin vertical speed. That sequence of messages could not be independently verified."
ISIS GE - Integrated Standby Instrument System (ISIS)
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Originalmente Colocado por PRAP Ver PostAlguém sabe o que é que isto significa?
"New information provided by sources within Air France suggests, that the ACARS messages of system failures started to arrive at 02:10Z indicating, that the autopilot had disengaged and the fly by wire system had changed to alternate law. Between 02:11Z and 02:13Z a flurry of messages regarding ADIRU and ISIS faults arrived, at 02:13Z PRIM 1 and SEC 1 faults were indicated, at 02:14Z the last message received was an advisory regarding cabin vertical speed. That sequence of messages could not be independently verified."
ADIRU é um componente fundamental da Air Data Inertial Reference System , que envia informações sobre a velocidade, altitude assim como a localização do avião para o EFIS ("computador do piloto").
ISIS- GE - Integrated Standby Instrument System (ISIS), Dá para perceber o que é.
O bond foi mais rápido, apesar das fontes serem as mesmas.
Cumps
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Aqui fica um documento da Air France, com a "explicação" do que querem dizer as abreviaturas usadas na operação dos aviões Airbus que fazem parte da sua frota.
http://docaero.interplanete.com/_Doc.../AIB%20ABB.pdf
(conforme postado no Airliners.net)
E para os que têm curiosidade em aspectos mais técnicos das operações de bordo, aqui fica a descrição genérica (documento da Airbus - "Flight Crew Operating Manual") do sistema eléctrico do A330.
http://www.smartcockpit.com/pdf/plan.../systems/0007/Editado pela última vez por Flyingsauce; 02 June 2009, 16:54.
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Originalmente Colocado por LinoMarques Ver PostSim, a célebre "gaiola de Faraday", que até nos nossos carros temos, obviamente protege eficazmente os aviões.
Está mais que visto que eles sabem muito mais do que pensamos, como foi dito atras...
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Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver PostPelos vistos, o avião emitiu, durante cerca de 15 minutos, várias mensagens (de forma automática) para as operações da AF, entre as quais reportava o piloto automático desligado, uma hipotética descompressão, a indicação do mau funcionamento de alguns sistemas bem como a indicação de que estava a voar em "Alternate Law" (modo usado quando o avião está a voar com problemas).
Portanto parece que tecnicamente algo estava a correr mal no A330 da AF. Após esse envio consecutivo de informação, o avião desapareceu dos radares. Portanto já se começa a perceber que ele se encontrava a voar com alguns problemas sérios. Agora vai ter de se descobrir o que desencadeou esta cadeia de eventos e o papel que cada um teve perante os restantes.
O desaparecer dos radares, presumo que queiras dizer quando se deixou de ter qualquer contacto do avião pois o mesmo já tinha, naturalmente, desaparecido do radar Cindacta III, tendo a poucas milhas de TASIL, onde devia ter feito o contacto habitual, enviado as mensagens automáticas para a centro da AF.
Segundo parece não houve sequer qualquer contacto dentre ATC e Piloto a comunicar problemas mas somente as mensagens automáticas do avião para o centro AF.
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Originalmente Colocado por ragazzito Ver PostO desaparecer dos radares, presumo que queiras dizer quando se deixou de ter qualquer contacto do avião pois o mesmo já tinha, naturalmente, desaparecido do radar Cindacta III, tendo a poucas milhas de TASIL, onde devia ter feito o contacto habitual, enviado as mensagens automáticas para a centro da AF.
Segundo parece não houve sequer qualquer contacto dentre ATC e Piloto a comunicar problemas mas somente as mensagens automáticas do avião para o centro AF.
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Originalmente Colocado por sfcorreia Ver PostComo é obvio a Airfrance está a ocultar alguns factos, não é possivel um avião desaparecer de um momento para o outro, só se houver uma explosão devastadora.
Eu não percebo nada de aviões, mas parece-me que aquilo tem varios sistemas electricos independentes...se não têm deveriam ter...
Se as caixas negras emitem um sinal, porque é que ainda não foram detectadas? Por causa da profundidade a que possam estar?
Eu sai que já foi aqui discutido, mas tanta tecnologia e os aviões ainda não têm um sistema de GPS....até as frotas de camiões já têm e consegue-se dar informação na hora onde estão, a que velocidade rolam, não tarda até dizer o numero que o motorista calça...
Vamos aguardar pelas noticias para ver o que realmente aconteceu...
O que é um facto é que 228 pessoas onde também está um bebé tiveram um final muito triste....
Condolencias às familias....
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Originalmente Colocado por freefall2900 Ver PostVais-me desculpar, mas considero essa ideia completamente absurda.
Mas gostava de saber porque é uma ideia absurda. Achas impossível que um metorito possa acertar num avião, num carro ou numa casa?
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Originalmente Colocado por LuisNeves Ver PostAs últimas notícias sugerem não uma desintegração súbita em voo mas sim uma sequência de problemas tecnicos, pelo que a hipótese (remota) que coloquei pode ser descartada.
Mas gostava de saber porque é uma ideia absurda. Achas impossível que um metorito possa acertar num avião, num carro ou numa casa?
Então a minha dúvida toma ainda mais força, com tantos problemas o comandante não pediu ajuda? Nem tampouco reportou avarias ou falhas?
Pelo menos até ao momento só são conhecidas as tais mensagens automaticas.
Já agora e um dúvida para quem percebe... Quando se sai do modo piloto autom. não se deve comunicar a terra? Tinha ideia que sim mas desconheço totalmente.
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Originalmente Colocado por LuisNeves Ver PostAí atrás o Flyingsauce colocou uma notícia que diz que o avião emitiu mensagens automáticas durante 15 minutos, isso descarta a hipótese de uma desintegração súbita (se se confirmar).
Isto porque as avarias podem ter afectado a capacidade de voo do avião. Se as avarias eram de tal forma graves e a tripulação estava a voar em "manual", pode-se ter chegado a um extremo em que o sistema de voo do A330 nem sequer conseguiu interagir com os inputs manuais, de modo a manter o avião dentro do seu envelope de voo. E se tal se passou, não sabemos se, sem sistemas, a voar às cegas e no meio de uma tempestade poderosa, os pilotos, inadvertidamente, pilotaram o avião para lá desse mesmo envelope de voo, pois não teriam forma (técnica) de saber tal coisa. E aí pode-se fazer alguma manobra que pode levar à destruição súbita do avião.
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Originalmente Colocado por LuisNeves Ver PostAí atrás o Flyingsauce colocou uma notícia que diz que o avião emitiu mensagens automáticas durante 15 minutos, isso descarta a hipótese de uma desintegração súbita (se se confirmar).
O facto do ELT não transmitir levanta essas suspeitas.
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Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostOnde leste isso?
Então a minha dúvida toma ainda mais força, com tantos problemas o comandante não pediu ajuda? Nem tampouco reportou avarias ou falhas?
Pelo menos até ao momento só são conhecidas as tais mensagens automaticas.
Já agora e um dúvida para quem percebe... Quando se sai do modo piloto autom. não se deve comunicar a terra? Tinha ideia que sim mas desconheço totalmente.
Quer se queira quer não, está-me cá a parecer que este acidente se está a candidatar para ser um dos mais misteriosos em muitos anos.
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Originalmente Colocado por LuisNeves Ver PostOk, mas no contexto que eu referi (evento súbito e catastrófico sem pré-aviso), tipo explosão, descarta.
Este acidente parece ter uma enorme cadeia de eventos (metereológicos, técnicos e humanos) que quando forem correctamente descobertos e alinhados, darão a explicação final.
Neste momento já se percebeu que a metereologia não seria fácil e que o avião estava, tecnicamente, com problemas potencialmente graves. A partir daí só temos especulação, tanto ao nível do local da queda e do tipo de queda. Se foi gradual até ao impacto final ou se, devido à conjunção dos factores acima indicados, foi repentina e motivada por algum dano estrutural fatal. E aqui muitos factores podem levar a esses danos. Ou algo nunca ouvido de cariz metereologico (em termos de violência, potência e capacidade destrutiva) ou algo mecânico motivado pela cadeia de eventos técnicos (e suas falhas), que terão levado o avião a causar danos com a sua forma de voar (aquilo que eu referi num post anterior e que se reporta à possibilidade de, por problemas técnicos, o avião estar a voar fora do seu envelope de voo).
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depois de ler atentamente a maior parte dos post's, por muita informação especulativa que seja avançada pelos entusiastas, independentemente de lá ir o povo dos pneus, realeza ou não, a realidade é que há responsabilidades a apurar.
Quanto menos informação VÁLIDA passar para o exterior mais dificil se torna apurar causas e atribuir responsabilidades, ficando o caso entregue a causas indeterminadas ou fenomenos naturais, desfecho aproximado da ponte de entre os Rios.
Cada vida que se perdeu custará MUIIIITA nota a quem for efectivamente reponsabilizado e principalmente ás seguradoras.
Há muito dinheiro em jogo, pelo que quanto menos informação e mais desinformação houver, melhor para muitos.Editado pela última vez por amorimarc; 02 June 2009, 18:16.
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Originalmente Colocado por LuisNeves Ver PostAs últimas notícias sugerem não uma desintegração súbita em voo mas sim uma sequência de problemas tecnicos, pelo que a hipótese (remota) que coloquei pode ser descartada.
Mas gostava de saber porque é uma ideia absurda. Achas impossível que um metorito possa acertar num avião, num carro ou numa casa?
Em pleno andamento (850 km/h) considero-o absurdo. Já objectos parados o cenário é diferente (e mesmo assim é bastante raro).
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Fonte: www.rtp.pt
Prováveis destroços do Airbus da Air France devem ser recolhidos por navios mercantes
publicado 18:14 02 Junho '09
Brasília, 02 Jun (Lusa) - Os materiais avistados hoje pela Força Aérea Brasileira (FAB), que podem ser os destroços do Airbus da Air France, devem ser recolhidos por navios mercantes que estão a trabalhar com a Marinha do Brasil, disse à Lusa fonte militar.
A fonte da Marinha disse que os três navios mercantes que se encontram na área ainda não avistaram nenhum vestígio dos destroços do avião, mas já estão a dirigir-se para o local exacto onde foram vistos materiais metálicos e não metálicos no mar.
Especialistas já começam a estudar as correntes marítimas que actuam na área provável da tragédia para estabelecer um rumo estimado dos destroços.
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Pensando em soluções para evitar quedas desta escala e salvar vidas:
Seria possivel equipar os aviões com pára-quedas ou balões de hélio/ar quente suficientemente grandes para amparar o golpe?
Ou pára-quedas individuais para cada passageiro que pudessem ser utilizados com o avião a média/baixa altitude?
Seria esta minha ideia demasiado aburda?
Engenheiros do Forúm, convoco-os.
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