Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post

    Até vou mais longe, no séc XXI andar de mota devia ser banido.

    Exigimos e obrigamos a industria automóvel a tanta segurança activa e passiva, para depois podermos montar veículos de 2 rodas facilmente a mais de 160? Sou só eu a ver a estupidez da coisa?

    Eu preferia bater em cheio num javali adulto a 100kms/h dentro de um carro com 30 anos, do que pisar um gato com a roda da frente a 60 montado numa mota de 20k€.
    Que exagero...
    mas é essa mesma a tua vontade, não te preocupes que já esteve mais longe de acontecer, e é sobretudo à custa de gajos que abusam da sorte ou não respeitam nada nem ninguém
    Há-de chegar o dia que vai ser proibido, não duvides!

    Mas se o problema é a segurança e o século XXI, andar de carro é coisa muito retrógrada quando podes emergir em todo um mundo virtual...e isto sem sequer sair da cama, não se vá escorregar e partir uma perna...
    ​​​​​

    Comentário


      Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post

      Até vou mais longe, no séc XXI andar de mota devia ser banido.

      Exigimos e obrigamos a industria automóvel a tanta segurança activa e passiva, para depois podermos montar veículos de 2 rodas facilmente a mais de 160? Sou só eu a ver a estupidez da coisa?

      Eu preferia bater em cheio num javali adulto a 100kms/h dentro de um carro com 30 anos, do que pisar um gato com a roda da frente a 60 montado numa mota de 20k€.
      Já pensei nisso muitas vezes. Com a quantidade de panóplias obrigatórias de segurança que os carros carros têm de levar, é quase irónico poderes andar em cima de uma mota, onde quando bateres contra o que quer que seja, é logo com o corpo... 🤣

      Comentário


        Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post

        Até vou mais longe, no séc XXI andar de mota devia ser banido.

        Exigimos e obrigamos a industria automóvel a tanta segurança activa e passiva, para depois podermos montar veículos de 2 rodas facilmente a mais de 160? Sou só eu a ver a estupidez da coisa?

        Eu preferia bater em cheio num javali adulto a 100kms/h dentro de um carro com 30 anos, do que pisar um gato com a roda da frente a 60 montado numa mota de 20k€.
        Os gatos não custam nada, são molezinhos, os cães é que são piores.

        A prazo vamos todos ser proibidos de andar de mota, de bicicleta, de trotinete, etc.. Mesmo pinar vai ser probido porque podes dar um esticão na planta do pé. A continuidade da espécie vai ser assegurada por inseminação artificial.

        O que disseste é uma estupidez completa. Uma mota é mais segura que um automóvel. A segurança de qualquer equipamento começa sempre pelo operador, e para quem não sabe uma mota não se conduz da mesma forma que um carro. Quem não anda de mota tem dificuldade em perceber isto mas é um facto. E de tal forma que em alguns países o seguro automóvel é mais barato se o condutor for também motociclista. Numa mota não há telefones, nem mensagens, não há ar condicionado, não há vidros elétricos, não há bancos reclináveis, não há papeis no banco do pendura, não há cigarros nem esqueiros caídos entre consola e o banco, nada. Há o condutor, e a estrada e só isso é um mundo de diferença.

        Comentário


        • brunomeleiro
          brunomeleiro commented
          Editing a comment
          Acho que vais ter de explicar melhor porque ninguém percebeu...

          Pelo que dizes, e com o qual concordo, o perigo n°1 é o condutor do veículo, seja carro, mota, camião, trator...o que vai fazer com ele, e o que vai a fazer enquanto vai a conduzir.

          Ora, bem sabemos que a esmagadora maioria dos acidentes com motociclos são:
          - abusos do motociclista, e ter no meio das pernas um veículo que acelera muito mais rápido que um carro (de igual valor) pode ser uma Arma. Adrenalina
          - negligência na condução por parte de outros condutores, e nesse aspecto é como dizes, numa mota há muito menos abusos e os condutores tendem a.compreender melhor a estrada.


          Por isso faz sentido em certos países o seguro de automóveis ser mais barato para os motociclistas: melhoram a condução e consequentemente reduzem o perigo para si e para os outros

        Apagar (repetido)

        Comentário


          Originalmente Colocado por Two Ver Post
          O que disseste é uma estupidez completa. Uma mota é mais segura que um automóvel.
          Registado, acabei de ver a luz. Quando eu te passar em cima, montado no meu 4x4, espero que me leves flores ao hospital/cemitério.

          Comentário


            O que devia de ser proibido era muitos, mas mesmo muitos automobilistas deste país de conduzirem até um carrinho de mão. Isso sim, é que devia de ser banido

            Comentário


              Originalmente Colocado por Two Ver Post

              Os gatos não custam nada, são molezinhos, os cães é que são piores.

              A prazo vamos todos ser proibidos de andar de mota, de bicicleta, de trotinete, etc.. Mesmo pinar vai ser probido porque podes dar um esticão na planta do pé. A continuidade da espécie vai ser assegurada por inseminação artificial.

              O que disseste é uma estupidez completa. Uma mota é mais segura que um automóvel. A segurança de qualquer equipamento começa sempre pelo operador, e para quem não sabe uma mota não se conduz da mesma forma que um carro. Quem não anda de mota tem dificuldade em perceber isto mas é um facto. E de tal forma que em alguns países o seguro automóvel é mais barato se o condutor for também motociclista. Numa mota não há telefones, nem mensagens, não há ar condicionado, não há vidros elétricos, não há bancos reclináveis, não há papeis no banco do pendura, não há cigarros nem esqueiros caídos entre consola e o banco, nada. Há o condutor, e a estrada e só isso é um mundo de diferença.
              E estatística diz que em cada 1000km é mais provavel te magoares de mota que de carro.

              O facto de os seguros ficaram mais baratos se tiveres carta de mota, apenas comprova que ter mota é ainda mais perigoso que ter carro, que apesar da estatística dos seguros perceber que os condutores de mota são melhores que os "só de carro", mesmo assim há mais sinistralidade por km de mota que de carro, mesmo com condutores melhores e mais cuidadosos.

              É multiplas vezes mais perigoso de mota por muito bom condutor que sejas

              image.png

              image.png


              image.png

              Comentário


                Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                O que devia de ser proibido era muitos, mas mesmo muitos automobilistas deste país de conduzirem até um carrinho de mão. Isso sim, é que devia de ser banido
                Isso é culpa do sistema de ensino. Além das pessoas não sairem das escolas confiantes e avontade, as proprias escolas ignoram coisas básicas como controlo do veículo em situações de emergencia, ou qualquer tipo de noção de fluxo de transito.

                Ainda há pouco tempo apareceu alguém no reddit portugal a queixar-se que tinha tirado carta há pouco tempo, e que toda a gente na estrada lhe buzina... basicamente a culpar as pessoas que lhe buzinam. Mas ela nem para para pensar que se toda a gente lhe buzina, é porque é ela que se calhar está errada....

                Uma pessoa devia sair da escola de condução e estar 99% integrada para conduzir, mas ainda estamos naquela em que o pai compra o carro velho para o filho porque "é para estragar".... Já se está a assumir que vai andar a bater com o carro depois de tirar carta...

                Comentário


                • Two
                  Two commented
                  Editing a comment
                  As escolas preparam para o exame, não preparam as pessoas para conduzir.

                • corsadti16v
                  corsadti16v commented
                  Editing a comment
                  Então nas motas nem se fala. O brasil está muito à frente nesse aspeto. Eu amigo brasileiro comentou-me que o ensino é feito num armazém fechado, com todo o tipo de situações no interior (subidas, paralelo, inclinações, etc.) e só depois é que tens exame. Aqui é uma anedota.
                  Editado pela última vez por corsadti16v; 24 February 2023, 16:15.

                Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                E estatística diz que em cada 1000km é mais provavel te magoares de mota que de carro.

                ...

                Sim é verdade, só fico é irritado com estes palermas wokistas que querem proibir tudo e mais alguma coisa.

                Nem percebo como é que um tipo que aparentemente nem sequer gosta de motas vem para aqui meter veneno. É como aqueles tipos do futebol que andam sempre nos tópicos dos rivais a implicar.

                De qualquer forma, as taxas de mortalidade dos motociclistas são maiores que dos automobilistas, mas se estratificares por idade a partir dos 24 anos a taxa desce acentuadamente e fica praticamente ao nível dos automobilistas.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                  Querem lá ver que já não posso mais andar de mota de tshirt, calção, chinelo e capacete de 500€....

                  Pagam impostos para que haja cuidados medicos que eu possa usufruir, não é?
                  Existia uma proposta a nível Europeu para o casaco ser obrigatório (como é o capacete). Sinceramente até concordo, mas caiu por terra...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                    mas ainda estamos naquela em que o pai compra o carro velho para o filho porque "é para estragar".... Já se está a assumir que vai andar a bater com o carro depois de tirar carta...
                    Nos anos 90 um dos meus amigos, foi fazer exame de condução carro e mota. Para o centro de exames foi a conduzir o Uno TD da escola, na volta veio de ZZR1100 como prenda dos 18 anos, já eu fiz a escola e o exame montado numa ZX9R

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Two Ver Post

                      Sim é verdade, só fico é irritado com estes palermas wokistas que querem proibir tudo e mais alguma coisa.

                      Nem percebo como é que um tipo que aparentemente nem sequer gosta de motas vem para aqui meter veneno. É como aqueles tipos do futebol que andam sempre nos tópicos dos rivais a implicar.
                      Gosto de motas, tenho respeito por elas e nunca esqueço que na estrada (não considerando o peão e os tipos da licra) sou sempre o elo mais fraco.
                      Não sou fanático, talvez realista/pessimista, nunca disse que era a favor de qualquer proibição.
                      Nunca ando com pendura, e faço tudo para desencorajar as minhas filhas de pegarem em motas, ao mesmo tempo que tento não fazer das motas, o fruto proibido aos olhos delas.
                      Editado pela última vez por gabriel75; 24 February 2023, 15:10.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post

                        Nos anos 90 um dos meus amigos, foi fazer exame de condução carro e mota. Para o centro de exames foi a conduzir o Uno TD da escola, na volta veio de ZZR1100 como prenda dos 18 anos, já eu fiz a escola e o exame montado numa ZX9R
                        não é ou era ilegal conduzir essa cilindrada antes dos 24?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Two Ver Post

                          Sim é verdade, só fico é irritado com estes palermas wokistas que querem proibir tudo e mais alguma coisa.

                          Nem percebo como é que um tipo que aparentemente nem sequer gosta de motas vem para aqui meter veneno. É como aqueles tipos do futebol que andam sempre nos tópicos dos rivais a implicar.

                          De qualquer forma, as taxas de mortalidade dos motociclistas são maiores que dos automobilistas, mas se estratificares por idade a partir dos 24 anos a taxa desce acentuadamente e fica praticamente ao nível dos automobilistas.
                          Infelizmente é essa a tendencia, também detesto isso... Na nova zelandia até já é proibido pessoas a partir de X ano fumar... Não sou fumador, mas deixem as pessoas fumarem onde quiserem desde que não estorvem ninguém nem causem mal a ninguém. Tabaco normal não pôe as pessoas "drogadas" fora de si, por isso... Fumar para mim é como comer batatas fritas e comidas fracas... ambos viciam, ambos fazem mal, mas só um é visto como muito mau.

                          Um gajo que fume muito e coma saudável, dura mais anos que um que não fume e só coma porcarias... e repito, não sou fumador. Mas deixem as pessoas escolher o que querem fazer.

                          Não me admirava que num futuro fosse proibido andar de mota, mas acho que ainda falta muito tempo para algo assim.

                          mas por acaso gostava de perceber como é que se iriam integrar as motas, num futuro com os carros todos movidos autonomamente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Two Ver Post

                            (...)

                            O que disseste é uma estupidez completa. Uma mota é mais segura que um automóvel. A segurança de qualquer equipamento começa sempre pelo operador, e para quem não sabe uma mota não se conduz da mesma forma que um carro. Quem não anda de mota tem dificuldade em perceber isto mas é um facto. E de tal forma que em alguns países o seguro automóvel é mais barato se o condutor for também motociclista. Numa mota não há telefones, nem mensagens, não há ar condicionado, não há vidros elétricos, não há bancos reclináveis, não há papeis no banco do pendura, não há cigarros nem esqueiros caídos entre consola e o banco, nada. Há o condutor, e a estrada e só isso é um mundo de diferença.
                            Têm é cada vez mais botõezinhos em cada um dos punho que um tipo quer dar uma apitadela e acaba a ajustar sei lá o quê.....Não simplificam nada....

                            "uma mota é mais segura que um carro".......é preciso muita confiança para afirmar isto.....e eu já ando de mota há algumas dezenas de anos....

                            a mim a mota ensinou-me a conduzir melhor o carro.....

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                              não é ou era ilegal conduzir essa cilindrada antes dos 24?
                              Acho que nunca foi...e há que contar com as motas que vinham averbadas com 25kw (e não 35 como a carta A2 atual).
                              ​​​​​​

                              Comentário


                                No séc passado, a carta de mota aos 18, dava para tudo que tivesse mais de 50cc, e não havia lombas, nem semáforos de velocidade e rotundas, poucas. E só não havia mais mortos, porque o numero de gente a andar de mota era muito limitado comparado com hoje
                                Editado pela última vez por gabriel75; 24 February 2023, 16:12.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                  Acho que nunca foi...e há que contar com as motas que vinham averbadas com 25kw (e não 35 como a carta A2 atual).
                                  ​​​​​​
                                  afinal é até 35kw e não cilindrada. pelo que li agora aqui na diagonal, precisas de ter 2 anos de carta de A2 (até 35kw) ou mais de 24 anos para poder conduzir motas de alta potencia. Penso que essa ZZR1100 não tinha versão 35kw, e tendo o teu colega 18 anos, seria ilegal, a não ser que na altura fosse diferente, mas quando eu tirei carta (há 14 anos) já havia essa limitação de idade.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post

                                    Até vou mais longe, no séc XXI andar de mota devia ser banido.

                                    Exigimos e obrigamos a industria automóvel a tanta segurança activa e passiva, para depois podermos montar veículos de 2 rodas facilmente a mais de 160? Sou só eu a ver a estupidez da coisa?

                                    Eu preferia bater em cheio num javali adulto a 100kms/h dentro de um carro com 30 anos, do que pisar um gato com a roda da frente a 60 montado numa mota de 20k€.

                                    Como é evidente. Banir porque é perigoso. Lógica inquestionável!

                                    Já agora, apesar de menos, andar de carro é também muito perigoso. Talvez fosse também de englobar na proibição.

                                    E os desportos radicais? E os desportos menos radicais mas com algum perigo associado?

                                    E fumar? E beber? E o sal? E o stress?

                                    Ó pá, ainda vamos chegar à conclusão que a própria condição de viver é perigosa, porque, bom, é o fator principal para potenciar o risco de vida...

                                    Radicalidades nunca levam a nada, só a discussões inúteis que criam stress... e como tal matam! 😂




                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                      afinal é até 35kw e não cilindrada. pelo que li agora aqui na diagonal, precisas de ter 2 anos de carta de A2 (até 35kw) ou mais de 24 anos para poder conduzir motas de alta potencia. Penso que essa ZZR1100 não tinha versão 35kw, e tendo o teu colega 18 anos, seria ilegal, a não ser que na altura fosse diferente, mas quando eu tirei carta (há 14 anos) já havia essa limitação de idade.
                                      Sim, tinha essa limitação de potencia(não sei ao certo quantos kw..) e foi há mais de 20 anos

                                      Penso que ficava habilitado ao fim de 2 anos a conduzir qualquer potencia, mas nunca atualizei a carta

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post


                                        Como é evidente. Banir porque é perigoso. Lógica inquestionável!

                                        Já agora, apesar de menos, andar de carro é também muito perigoso. Talvez fosse também de englobar na proibição.

                                        E os desportos radicais? E os desportos menos radicais mas com algum perigo associado?

                                        E fumar? E beber? E o sal? E o stress?

                                        Ó pá, ainda vamos chegar à conclusão que a própria condição de viver é perigosa, porque, bom, é o fator principal para potenciar o risco de vida...

                                        Radicalidades nunca levam a nada, só a discussões inúteis que criam stress... e como tal matam! 😂



                                        a principal causa da morte é um gajo estar vivo.

                                        mas num mundo com cada vez mais florzinhas e marias amelias, em que uma pessoa normal é cada vez uma pessoa anormal, não me admirava que qualquer dia proibissem coisas porque fazem mal.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                          Isso é culpa do sistema de ensino. Além das pessoas não sairem das escolas confiantes e avontade, as proprias escolas ignoram coisas básicas como controlo do veículo em situações de emergencia, ou qualquer tipo de noção de fluxo de transito.

                                          Ainda há pouco tempo apareceu alguém no reddit portugal a queixar-se que tinha tirado carta há pouco tempo, e que toda a gente na estrada lhe buzina... basicamente a culpar as pessoas que lhe buzinam. Mas ela nem para para pensar que se toda a gente lhe buzina, é porque é ela que se calhar está errada....

                                          Uma pessoa devia sair da escola de condução e estar 99% integrada para conduzir, mas ainda estamos naquela em que o pai compra o carro velho para o filho porque "é para estragar".... Já se está a assumir que vai andar a bater com o carro depois de tirar carta...
                                          Se toda a gente conduzir como aprendeu na escola e o fez no exame esses teus problemas e do reddit não se põe, só que....
                                          queres escolas a ensinar a conduzir em infração??

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                                            Se toda a gente conduzir como aprendeu na escola e o fez no exame esses teus problemas e do reddit não se põe, só que....
                                            queres escolas a ensinar a conduzir em infração??
                                            Não. Apenas quero que as leis sejam adequadas ao meio, e que as escolas ensinem essas leis e vice versa... Claro quando temos múltiplas estradas com dupla via de rodagem e separador de betão central ao meio, e o limite de velocidade é 50kmh, claro que fica complicado as coisas funcionarem, a bota não bate com a perdigota.

                                            As estradas além de estarem em mau estado, tem limites mal dimensionados fora outros problemas.

                                            Como por exemplo, a idiótica nova lei das rotundas que foi obviamente pensada por pessoas que não fazem ideia o que é conduzir ou andar na estrada, e nunca puseram a peida numa rotunda para perceber em 3 segundos que a nova lei é altamente ineficiente, destruindo o principal propósito de usar rotundas em vez de semáforos, que é processar o máximo de carros possível numa interceção.

                                            Basta andar atrás de um carro de instrução para perceber o quão deslocadas da realidade estão as leis.

                                            Resolvendo isso, já se pode ensinar e conduzir ao sabor do vento dos outros condutores.

                                            edit. ortografia
                                            Editado pela última vez por Oliveiraz33; 24 February 2023, 22:29.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                              afinal é até 35kw e não cilindrada. pelo que li agora aqui na diagonal, precisas de ter 2 anos de carta de A2 (até 35kw) ou mais de 24 anos para poder conduzir motas de alta potencia. Penso que essa ZZR1100 não tinha versão 35kw, e tendo o teu colega 18 anos, seria ilegal, a não ser que na altura fosse diferente, mas quando eu tirei carta (há 14 anos) já havia essa limitação de idade.
                                              A malta mais velha talvez consiga confirmar, mas nos anos 90, pelo menos na 1ª metade era o que se quisesse ter aos 18 anos após tirar carta. Não tinha limite de potencia /cilindrada.
                                              Não me recordo ao certo quando começaram depois as restrições...!​

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                                A malta mais velha talvez consiga confirmar, mas nos anos 90, pelo menos na 1ª metade era o que se quisesse ter aos 18 anos após tirar carta. Não tinha limite de potencia /cilindrada.
                                                Não me recordo ao certo quando começaram depois as restrições...!​
                                                Final dos 90 era como já disse.. estava limitada até aos 21 penso.. depois ficava automaticamente sem limites..

                                                Nunca cheguei a alterar a carta porque só recentemente comprei mota e está na categoria da carta

                                                Comentário


                                                  Só aqui para dar uma informação. Aparentemente isto é tudo Malta nova por aqui. Sim na década de 80 a carta de mota dava para conduzir qualquer coisa e era tirada aos 18 anos. Não havia limites. Depois algures nos anos 90 é que começaram com as limitações. Eu ainda sou do tempo em que os veículos comerciais tinham um 80 colado atrás.

                                                  Comentário


                                                    Fui ver o preço da trident 660, 9,3K com oferta de 3 anos de manutenção.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                                      Não. Apenas quero que as leis sejam adequadas ao meio, e que as escolas insinem essas leis e vice versa... Claro quando temos multiplas estradas com dupla via de rodagem e separador de betão central ao meio, e o limite de velocidade é 50kmh, claro que fica complicado as coisas funcionarem, a bota não bate com a perdigota.

                                                      As estradas além de estarem em mau estado, tem limites mal dimensionados fora outros problemas.

                                                      Como por exemplo, a idiótica nova lei das rotundas que foi obviamente pensada por pessoas que não fazem ideia o que é conduzir ou andar na estrada, e nunca puseram a peida numa rotunda para perceber em 3 segundos que a nova lei é altamente ineficiente, destruiundo o principal propósito de usar rotundas em vez de semáforos, que é processar o máximo de carros possível numa interceção.

                                                      Basta andar atrás de um carro de instrução para perceber o quão deslocadas da realidade estão as leis.

                                                      Resolvendo isso, já se pode ensinar e conduzir ao sabor do vento dos outros condutores.
                                                      Pensamento tipico de viver em infração.
                                                      se durante o exame foste capaz de cumprir com todos os requisitos, regras e obrigações porque raio não o xonsegues agora ou achas desadequado?
                                                      sou eu que tenho de conduzir pelos teus principios estradais? Os meus são roda no ar e ignorar sinais ou regras......

                                                      Cada vez dou mais mérito ao meu instrutor que me dizia ser mais dificil indicador de bom condutor andar devagar e a cumprir do que em infração.

                                                      Comentário


                                                      • brunomeleiro
                                                        brunomeleiro commented
                                                        Editing a comment
                                                        Concordo a 100%.

                                                        Temos direito a ter a própria opinião e achar que as regras estão mal, não as cumprirmos e cometermos infrações.
                                                        Agora, não podemos perder o discernimento de saber que essas regras existem, que as devemos cumprir, e assumir as nossas responsabilidades quando fomos nós a cometer as infrações.

                                                        E é isto que mais me preocupa na estrada, nunca se sabe com quem estamos a lidar: se alguém consciente das suas responsabilidades ou se uma "bomba relógio" que vive fechado no seu mundo de regras próprias.

                                                        Também dou muito mérito ao instrutor que apanhei com 18 anos, para muitos não era uma pessoa muito amigável, era rígido e talvez até um pouco agressivo no tom, mas dou-lhe o mérito porque estava a lidar sobretudo com putos que não pensam nas responsabilidade que têm, e que do nada podem destruir a própria vida, a de amigos/familiares ou terceiros.

                                                      Originalmente Colocado por juke Ver Post
                                                      Só aqui para dar uma informação. Aparentemente isto é tudo Malta nova por aqui. Sim na década de 80 a carta de mota dava para conduzir qualquer coisa e era tirada aos 18 anos. Não havia limites. Depois algures nos anos 90 é que começaram com as limitações. Eu ainda sou do tempo em que os veículos comerciais tinham um 80 colado atrás.
                                                      Ainda me recordo desses 80 nos comerciais, mas é sempre bom ouvir que quem tirou carta na década de 90 é malta nova 😀

                                                      Comentário


                                                        Depois de ler está animada conversa ainda não percebi o que é que a segurança dos carros ter vindo a evoluir para morrerem menos pessoas ao volante tem a ver com o andar de Mota….zero relação. Sobre o equipamento….Se algum dia irei andar de Mota sem estar todo equipado? Muito dificilmente, acho que prefiro não andar. Talvez seja o receio de não ter grande prática mas não me vejo mesmo sem equipamento. Vejo muita gente mal equipada? Muita mesmo, mas dado que não é ilegal…não podemos apontar o dedo a ninguém. Mas que me faz impressão faz….

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X