Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"O cantinho das motos"-

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sim, a 95 é E5 e a 98 é E10

    Li no manual ou noutro lado que mais de 10% pode degradar as borrachas, tubagens e danificar a pintura. Daí a minha dúvida se devo usar a 98.

    Na Forza eu usava e achava que o motor ficava ligeiramente mais suave e o consumo baixava uns pós. Nesta ainda não fiz a experiência.

    Comentário


      Originalmente Colocado por JCF Ver Post
      Sim, a 95 é E5 e a 98 é E10

      Li no manual ou noutro lado que mais de 10% pode degradar as borrachas, tubagens e danificar a pintura. Daí a minha dúvida se devo usar a 98.

      Na Forza eu usava e achava que o motor ficava ligeiramente mais suave e o consumo baixava uns pós. Nesta ainda não fiz a experiência.
      Refiro-me à 95 mesmo.

      Provavelmente não faz sentido utilizares 98.
      A CB500x tem uma taxa de compressão de 10.7:1, por isso provavelmente nem compensa.

      No meu caso, com uma taxa de compressão de 13.5:1 a coisa já podia fazer mais sentido, no entanto estive a ler no manual da mota e só refere "RON 95 Gasolina Super", nem sequer refere 95 como mínimo...por isso acho que não vou inventar e vai continuar a levar 95 normal.
      Economicamente, para compensar a 98 teria de consumir menos 0,5L/100, aproximadamente.

      Comentário


        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

        Refiro-me à 95 mesmo.

        Provavelmente não faz sentido utilizares 98.
        A CB500x tem uma taxa de compressão de 10.7:1, por isso provavelmente nem compensa.

        No meu caso, com uma taxa de compressão de 13.5:1 a coisa já podia fazer mais sentido, no entanto estive a ler no manual da mota e só refere "RON 95 Gasolina Super", nem sequer refere 95 como mínimo...por isso acho que não vou inventar e vai continuar a levar 95 normal.
        Economicamente, para compensar a 98 teria de consumir menos 0,5L/100, aproximadamente.
        Se a moto tiver sensor de detonação, e conseguir avançar a ignição de modo a poder tirar o sumo todo das octanas a mais, consegues notar diferença. Se for de carburador, e conseguires avançar a ignição manualmente, também notas diferença. Caso contrário, é dinheiro desperdiçado...

        Comentário


          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

          As 700 acredito que venham a desvalorizar, agora as 600 e as 650, não sei se vai ser tanto assim.

          E digo isto porque as 700 andam a pedir preços absurdos por elas, muito próximo do que elas custavam novas, sendo que as qualidades delas relativamente às mais antigas (melhores consumos, p.e.) devem ser facilmente batidos por este novo modelo.

          Relativamente às mais antigas, há muita especulação de preços, e eu percebi logo isso mal anunciei a minha à venda.
          Como fiz o "trabalho de casa" na altura, acabei por conseguir vender em cerca de 3 semanas/1 mês, mas a maioria das que estavam anunciadas à meio ano continuam lá. Algumas há que já baixaram mais de 500€ ao preço inicial anunciado, e se não baixam outros 500 divido que se safem se querem mesmo vender.

          Com a crescente procura de motas devido a cada vez mais motociclistas na estrada, associado aos preços mínimos cada vez serem mais elevados, parece-me que não vão baixar assim tanto, e nesse aspecto temos o exemplo das Teneré 660, que havendo as 700 ao pontapé melhor em tudo, continuam a preços exagerados.

          O maior defeito que apontava à 650 eram os consumos, no meu caso quase sempre acima dos 6L. De resto, e tirando a pouca potência para os padrões atuais, achei uma mota porreira que é fácil os donos aprenderem a gostar, e fez-me também perceber que uma Teneré não seria o ideal para mim, por isso fui sempre afastando a ideia.
          Já estou naquela fase que sei o que preciso: uma mota confortável que dê para utilizar em muitos cenários diferentes e que não precisa de ser o ex-líbris para Offroad, que me parece ser o foco da maioria das pessoas que opinam, esquecendo-se de tudo o resto

          Esta nova Transalp tem sido altamente criticada em alguns aspectos (eu incluído), alguns facilmente resolvidos (€).
          Tecnologicamente devia ter vindo mais evoluída (Cruise Control e tubless, pelo menos) importante para o utilizador tipo desse modelo.
          O preço até acho que está interessante para os padrões atuais, mas falta ver ao vivo e a qualidade geral.

          Posto isto, à partida era gajo para fazer como esse teu conhecido e dar o salto de uma 650 para esta 750.
          Já vendeste a tua? Tenho ideia que a tiveste pouco tempo ou estou enganado?!
          Não gostaste ou simplesmente querias melhor?
          Última pergunta. Queres dizer por quanto vendeste? Só mesmo para ter uma ideia de como andam os preços...

          Comentário


            6L de consumo numa 650 é muito, a minha 750 marca 3.6

            eu tive uma Sym 600 que gastava 6 ou 7, vendi-a por causa disso

            Comentário


            • JCF
              JCF commented
              Editing a comment
              Realmente ha carros a gastar bem menos... Para mim não faz muito sentido usar motas assim. Claro que os 6 litros podem ser noutro tipo de percrso e com outro andamento...

            • brunomeleiro
              brunomeleiro commented
              Editing a comment
              Mota antiga, a carburadores, não há milagres...
              Faço uso diário, não ando de faca nos dentes, mas também não ando a olhar a consumos, por isso naturalmente vou ter consumos acima da média para o modelo.

              Agora na nova estou a gastar cerca de 5L.

              JCF por norma o meu carro gasta mais.
              Claro que para o uso que dou os consumos têm algum peso, mas desde que não seja uma coisa escandalosa, não seria por aí que deixava de comprar...

              Aqui que ninguém nos ouve, realisticamente, se a intenção de andar de mota fosse poupar, mais valia andar de carro, ou no máximo uma 125 😉

            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post

            Se a moto tiver sensor de detonação, e conseguir avançar a ignição de modo a poder tirar o sumo todo das octanas a mais, consegues notar diferença. Se for de carburador, e conseguires avançar a ignição manualmente, também notas diferença. Caso contrário, é dinheiro desperdiçado...
            Pois, isso é verdade embora o sensor de detonação esteja lá mais para proteger o motor das ondas de choque da detonação do que para melhorar a performance. Pode acontecer que o avanço máximo seja atingido com gasolina 95 e nesse caso usar o 98 não trará nenhuma vantagem. Apenas diminuirá a possibilidade do sensor atuar reduzindo o avanço e a performance.

            Embora se espere que uma gasolina de índice de octano 95 tenha de facto esse valor como mínimo, a minha experiencia diz-me que por vezes têm menos. Já me aconteceu meter gasolina 95 na Galp e o motor ficar a "grilar" em reprises e depois de meter gasolina 95 da BP, ao sair da bomba o motor deixo imediatamente de apresentar esse comportamento. Portanto a gasolina da BP naquela altura tinha um IO provavelmente maior mesmo que não fosse muito diferente.

            O IO é medido experimentalmente num motor padrão com taxa de compressão variável e o teste dá alguma margem para diferenças...

            Comentário


              Originalmente Colocado por petrus Ver Post

              Já vendeste a tua? Tenho ideia que a tiveste pouco tempo ou estou enganado?!
              Não gostaste ou simplesmente querias melhor?
              Última pergunta. Queres dizer por quanto vendeste? Só mesmo para ter uma ideia de como andam os preços...
              Tive quase 3 anos e meio, ~30k km's.

              Estava na altura de mudar, aliás, quando a comprei no início de 2019 já foi com intenção de em breve trocar para algo mais novo. Parece que foi à pouco tempo, mas na altura ainda não havia a quantidade de opções que há atualmente.
              Mas gostei muito da mota!

              Vendi por cerca de 3400, em julho.
              Tinha 45k km, equipamento só top case e crashbars, bon estado, mas com uns riscos na carenagem.
              Anunciei por 3.750 e depois baixei. Se fosse agora acho que não a conseguia vender por esse preço, na altura a malta estava a esticar-se mais do que agora na época baixa.
              Perdi 200€ na troca, acho, mas na altura que comprei tinha 16k km, andaram a poupar para eu usar

              Comentário


                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                6L de consumo numa 650 é muito, a minha 750 marca 3.6

                eu tive uma Sym 600 que gastava 6 ou 7, vendi-a por causa disso
                Isso (3.6) faz o meu carro 1.8 a octanas...

                Os consumos diferem muito consoante a utilização, seja pelo tipo de percurso, seja pela própria maneira de conduzir. Quando tive a transalp lembro-me que o consumo era muito semelhante ao das Fazer, ou seja a rondar os 5 litros. Claro que havia alturas que faziam quase o dobro...

                Mesmo a hd faz com à vontade abaixo dos 5 litros, com pendura, em ritmos constantes a rondar os 100 kms/h

                Cump.

                Comentário


                  Ainda sobre a Transalp, parece que nas encomendas até amanhã "oferecem" o quickshifter.
                  Tenho que ver se consigo contatar o meu conhecido para ver se ele ainda pode aproveitar...

                  https://clicamotos.pt/honda-xl750-tr...para-portugal/

                  Comentário


                    o mercado de usados anda muito inflacionado

                    por curiosidade fui ver quanto custa a minha mota, Integra 750 DCT de 2016, tem 7 anos e 44.000km

                    e encontrei 2, uma de 2015 ( mais velha ) por 6500

                    e outra de 2017 por 7500

                    a minha deve ficar entre esses valores

                    eu acho caro

                    ---

                    o meu carro Toyota Corolla Hibrido de NOV/2019 também valorizou

                    comprei na Caetano por 26.000, e estão a vender agora a mais de 27.000, modelos do mesmo ano ou com muito poucos meses de diferença

                    é estranho
                    Editado pela última vez por Altar; 09 February 2023, 18:06.

                    Comentário


                      Se um dia as finanças se lembrarem de fazer avaliações ao património com base nos anúncios do olx..........

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                        Se um dia as finanças se lembrarem de fazer avaliações ao património com base nos anúncios do olx..........
                        StandVirtual

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                          Se um dia as finanças se lembrarem de fazer avaliações ao património com base nos anúncios do olx..........
                          Se um dia eu morrer espero que a minha mulher não venda as minhas motas por aquilo que eu disse que elas custaram.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Ainda sobre a Transalp, parece que nas encomendas até amanhã "oferecem" o quickshifter.
                            Tenho que ver se consigo contatar o meu conhecido para ver se ele ainda pode aproveitar...

                            https://clicamotos.pt/honda-xl750-tr...para-portugal/
                            É só até amanhã? Julgo ter lido algures ser campanha de lançamento.....será tipo só 1 ou 2 dias?!

                            Comentário


                              Ora bem. Seguros de moto para recém encartado sem ter de vender um rim?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                Ora bem. Seguros de moto para recém encartado sem ter de vender um rim?
                                Vitorinos

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                  Como evitas o etanol?

                                  Tenho ideia que hoje em dia é tudo 10 ou 11% de biocombustíveis, pelo menos é essa a informação que costuma vir no talão (sim, acima do normal descrito como máximo no DUA dos veículos...).

                                  No caso da 98 o teor de biocombustível ainda será pior que na 95.
                                  ​​​​​
                                  Evitar, ou colocar o mínimo de etanol em % que como já disseram é mesmo agressivo além que nunca se sabe a quantidade de agua presente nos depositos

                                  Coloco sempre E5

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por JCF Ver Post

                                    Pois, isso é verdade embora o sensor de detonação esteja lá mais para proteger o motor das ondas de choque da detonação do que para melhorar a performance. Pode acontecer que o avanço máximo seja atingido com gasolina 95 e nesse caso usar o 98 não trará nenhuma vantagem. Apenas diminuirá a possibilidade do sensor atuar reduzindo o avanço e a performance.

                                    Embora se espere que uma gasolina de índice de octano 95 tenha de facto esse valor como mínimo, a minha experiencia diz-me que por vezes têm menos. Já me aconteceu meter gasolina 95 na Galp e o motor ficar a "grilar" em reprises e depois de meter gasolina 95 da BP, ao sair da bomba o motor deixo imediatamente de apresentar esse comportamento. Portanto a gasolina da BP naquela altura tinha um IO provavelmente maior mesmo que não fosse muito diferente.

                                    O IO é medido experimentalmente num motor padrão com taxa de compressão variável e o teste dá alguma margem para diferenças...
                                    Existem motas com sensor de pre-detonação, embora não sejam muitas. Mas se o fabricante não especificar para levar 98, elas não vão adiantar a ignição ao ponto de tirar partido da 98.

                                    Isso é algo que dentro da UE provavelmente nunca vai funcionar, isso é para países como os states que têm ás vezes 3 e 4 tipos de gasolina diferentes, e então metem-lhe sensores para o pessoal não estragar motores ao meter octanagem mais baixa. Eles lá têm o 87 e 89 que é equivalente a um nosso 91 e 93 octanas.

                                    Pouca gente se apercebe que aqui na Europa o mais baixo é 95, que é quase "premium" noutros paíeses. O nosso standard mais baixo de gasolina já é bastante alto para os padrões de muitos países.

                                    E se há motores que tenho 99,9% de certeza que não beneficiam absolutamente nada com 98 são os 750cc da honda, que produzem pretações francamente mediocres para a cilindrada. Se o cilindro tivesse condições exigentes de combustão e tempo de ignição que precisasse de 98, certamente não fazia uns míseros 750cc, especialmente num design com arvore de cames à cabeça.
                                    cc
                                    Pra termos uma ideia, a minha bicilindrica com 821cc faz 113cv e não precisa de levar 98 (comprovado nos dinamometros segundo os forums entusiastas). Ia ser um tremendo falhanço de engenharia o 500 e 750cc da honda precisar de 98, coisa que não acredito de uma marca da reputação da Honda.

                                    Aliás, aposto que nem o 753cc da nova Hornet/Transalp de 91cv beneficia ou precisa de 98.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                      Ora bem. Seguros de moto para recém encartado sem ter de vender um rim?
                                      Não te consigo ajudar e dou-te má noticia.
                                      na ok, onde tenho todos os seguros auto, agravaram-me apesar de ter carta full A desde 96 porque tive um interregno de quase 15 anos sem seguro moto e para eles sou considerado recem encartado.
                                      Fiquei a pagar algo em torno de 240€ contra todos e com 20% de franquia pela porcaria da acelera.
                                      Vou ter de rectificar a despesa parva.....

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                        Evitar, ou colocar o mínimo de etanol em % que como já disseram é mesmo agressivo além que nunca se sabe a quantidade de agua presente nos depositos

                                        Coloco sempre E5
                                        Numa mota comprada nos últimos 20 anos, não deve haver problema de meter E10... daí pra cima é outra história.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                                          Numa mota comprada nos últimos 20 anos, não deve haver problema de meter E10... daí pra cima é outra história.
                                          Eu como a ultima vez que meti gasolina foi a 3 meses, tenho algum cuidado com o que meto lá

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por sat Ver Post

                                            Evitar, ou colocar o mínimo de etanol em % que como já disseram é mesmo agressivo além que nunca se sabe a quantidade de agua presente nos depositos

                                            Coloco sempre E5
                                            Confundi-me no que disse durante o dia...
                                            por acaso fui abastecer à bocado e reparei, 95 é E5, e 98 E10, lá está, tem mais etanol.

                                            Fui buscar os 11% à percentagem que refere como energia renovável, as minhas desculpas

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post

                                              Confundi-me no que disse durante o dia...
                                              por acaso fui abastecer à bocado e reparei, 95 é E5, e 98 E10, lá está, tem mais etanol.

                                              Fui buscar os 11% à percentagem que refere como energia renovável, as minhas desculpas
                                              Não era preciso tanto😀

                                              Por acaso a primeira gasolina que foi para a minha mota quando a comprei foi a 98 especial da bp...um mimo que a a mota foi com os vapores do stand até à bomba

                                              Depois comecei a ler sobre o etanol e vi os "benefícios".. é mesmo de evitar. Mais vale andar com 95 simples!

                                              Comentário


                                                169,87€ terceiros na seguro directo. Assistência juridica.Assistêcncia em viagem e cobertura condutor 10.000€.

                                                Para primeira simulação não tá pior.

                                                Deixa ver a Vitorinos.

                                                Comentário


                                                  Se as marcas dizem que pode levar até 10% de etanol porque razão não poderia levar? Sempre podemos usar algo assim se existir mesmo um receio real em motas mais antigas

                                                  https://www.millersoils.co.uk/ethano...-system-about/

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                    169,87€ terceiros na seguro directo. Assistência juridica.Assistêcncia em viagem e cobertura condutor 10.000€.

                                                    Para primeira simulação não tá pior.

                                                    Deixa ver a Vitorinos.
                                                    Pessoal stressa sem motivos. Ao tempo que anda aí o E10, e quantos tópicos visto aqui abertos com sistemas de combustível a desfazer-se de carros ou motas? Num carro com 30 ou 40 anos, ainda posso compreender a preocupação (se bem que é fácil resolver o problema) mas as borrachas dos carros e motas dos últimos 20 anos já deve ser praticamente tudo OK, e pensado para aguentar com percentagens baixas de etanol

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                                                      Não te consigo ajudar e dou-te má noticia.
                                                      na ok, onde tenho todos os seguros auto, agravaram-me apesar de ter carta full A desde 96 porque tive um interregno de quase 15 anos sem seguro moto e para eles sou considerado recem encartado.
                                                      Fiquei a pagar algo em torno de 240€ contra todos e com 20% de franquia pela porcaria da acelera.
                                                      Vou ter de rectificar a despesa parva.....
                                                      é muito, mas também depende das coberturas, tu tens contra todos e eu é o normal

                                                      eu pago 100 porque mudei recentemente para assistência TOP, senão pagava 90, por uma 750cc na OK
                                                      Editado pela última vez por Altar; 10 February 2023, 07:58.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                        169,87€ terceiros na seguro directo. Assistência juridica.Assistêcncia em viagem e cobertura condutor 10.000€.

                                                        Para primeira simulação não tá pior.

                                                        Deixa ver a Vitorinos.
                                                        Quando comprei a moto, sendo eu tb recém encartado, e andava tudo perto dos 200€. Na LOGO, ficou-me a menos de 90€, coberturas normais.

                                                        Comentário


                                                          Ontem foi dia de levantar a moto da revisão dos 5000kms. Por excesso de zelo meu pedi para trocar os filtros todos e o óleo. Ficou a 70€. Estiveram a lubrificar o descanso central e lateral, afinaram a corrente, e mais umas coisitas. A luz do motor... instalaram uma atualização do software da ECU, mas segundo o mecanico, não garante que a luz não vá acendendo de vez em quando.

                                                          Entretanto, andei a ver as máquinas em exposição, e a hunter está com muito bom aspeto. Só lhe faltaria um conta-rotações, mas nenhuma das outras tem, também. Já agora, a meteor sem o tripper, fica a faltar.lhe ali qualquer coisa.

                                                          IMG_20230209_185331.jpg

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post

                                                            é muito, mas também depende das coberturas, tu tens contra todos e eu é o normal

                                                            eu pago 100 porque mudei recentemente para assistência TOP, senão pagava 90, por uma 750cc na OK
                                                            para alem do básico tenho assistência ok2, proteção do condutor, choque/colisão/capotamento, furto/roubo e fenómenos da natureza.
                                                            com os tais 20% de franquia exceto nos fenómenos que parece ser 7,5% para um valor venal de 4800€

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X