Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TomTom: Tive azar ou isto é mesmo terrível?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Audigy Ver Post
    Também tenho a mesma opinião

    Apesar dos updates da ultima versão 1.2 do TomTom, que melhoraram em muito a qualidade e precisão da aplicação, o Navigon sempre esteve um passo á frente... agora uso o Navigon 1.4 com o mapa de Portugal e 5*, nada a apontar, perdendo unicamente nos POIs para o NDrive.

    Desses que referes, também experimentei o Sygic e o iGO que também são bonzitos, com vantagem para o iGO.

    Abraço
    Mantenho o NDrive exactamente pelo que referiste, os POI são bastante interessantes. O IGo não tive uma experiência muito positiva, mas também não o experimentei em muitos trajectos.

    Agora o Navigon... a interface e as rotas são os seus pontos fortes.

    Comentário


      #32
      Tenho um igual , que me actualiza no mapshare gratuitamente , ate ha data so caiu uma vez da ventosa , e estava mal preso ...


      A bateria realmente e que não se devia chamar bateria , mas de resto não tenho queixas dele .

      Comentário


        #33
        Tenho 2 TomToms de hardware 8UM 700 ANTIGO E UM 730 MODERNO) e 1 de Software (iPod, mais o suporte especial do iPod).

        Tudo 5*, mas convém saber a história.

        Primeiro, quando se compra o TomTom (hardware)´há a possibilidade de actualizá-lo gratuitamente!... Se não a usaste...v~e se ainda é possível (duvido, mas atira o barro à parede, pode ser que pegue).

        Segundo, os mapas eram uma m... mas agora, tanto no 700 COMO NO 730, NÃO HÁ RAZÃO DE QUEIXA.

        Notas com algum interesse:

        - O sistema de actalização por PC da Tomtom é uma bosta (problemas c/pirataria fazem aquilo detestável).

        - Importante para o teu caso:

        Nos automóveis modernos, todos com vidros atérmicos, é essencial e fundamental comprar o acessório "ANTENA EXTERNA". Sem isso, não há GPS no automóvel para ninguém...
        A antena põe-se dentro do carro, naquela zona às pintas pretas ao lado do retrovisor (tem que ficar instalada como a Via Verde, para não ser bloqueada pelo vidro atérmico (fora do carro também dá, mas é muito complicado).


        Penso que tens 3 problemas:

        1) Usar dentro do carro sem antena externa (não capta, perde o sinal, etc.)

        2) Não queres actualizar anualmente os mapas (eles têm uma assintura para isso, o custo da actualização desce bastante).

        3) Não estás a usar correctamente as opções de navegação!... Ele permite evitar Ferries, comboios, estradas de terra e portagens, entre outras coisas!... Vê lá bem nas opções de navegação...


        E é tudo o que sei sobre Tomtoms (falta apenas dizer que o interno no iPhone, mesmo com o tal acessório, sofre um bocado com os vidros e fica cheio de lag).

        Abraços
        Editado pela última vez por WiseMax; 04 February 2010, 02:34.

        Comentário


          #34
          E uma nota triste sobre o nDrive: nem com actualizações à borla ele vai lá. Por exemplo, há ano e meio que existe a minha rua em Lisboa (com o novo nome, já havia antes) e o nDrive nã nã nã senhor, sei lá que rua é essa!...

          Comprei e chorei logo a seguir!

          Já está "arquivado" (era para o iphone).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por TVRfanboy Ver Post
            A ventosa também cai constantemente e o meu ganha ao teu porque de vez em quando liga-se sozinho!
            Olha, agora que mencionaste isso, lembrei-me que um dia destes comecei a ouvir a "Catarina" a falar de dentro do apoio de braços do carro, e pensei "de facto as mulheres não conseguem estar caladas!".
            Ainda tentei entender como é que um aparelho que tem a tecla on/off recuada e que é necessário premir durante algum tempo se ligou acidentalmente, mas desisti de tentar compreender.

            Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
            Eu por acaso nunca tive da TomTom.
            Uso da NDrive e estou bastante satisfeito. Mas também não é infalível a erros, às vezes quando são duas estradas paralelas próximas, ele facilmente confunde a estrada onde vamos dando localizações erradas.
            Isso é um problema relacionado com a captação do sinal, que não é muito precisa...
            Essa da estrada de terra deve ter sido uma aventura
            Nâo foi a primeira vez que isto me aconteceu.
            Esta terá sido eventualmente a pior, até pelo facto de não dar para voltar para trás. Foi do estilo "agora tens de ir para a frente e se houver azar, logo se resolve".

            Comentário


              #36
              Quero agradecer a todos as opiniões, que já me permitiram ter uma noção mais abrangente desta questão.

              Se me parece que eu possa ter tido algum azar em ter a combinação de diversos problemas ao mesmo tempo, vejo que muitas pessoas têm queixas de alguns dos problemas que eu tenho, como a ventosa, a bateria, o ligar-se sozinho, o demorar a arrancar e ter sinal, e até mesmo nos mapas.

              Se aceito que o erro dos mapas seja alheio à TomTom, o resto não é.

              O universo de respostas aqui é naturalmente reduzido em números absolutos, pelo que nunca daria para fazer uma estatística de satisfação, mas parece-me claramente que eu estou menos isolado nos problemas do que pensava.

              Já enviei um mail à TomTom a colocar diversas questões, e quero ver qual é a resposta, para saber se eles têm uma solução aceitável ou se me "mandam passear", e a partir daí decido o que fazer.


              Obrigado a todos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Quero agradecer a todos as opiniões, que já me permitiram ter uma noção mais abrangente desta questão.

                Se me parece que eu possa ter tido algum azar em ter a combinação de diversos problemas ao mesmo tempo, vejo que muitas pessoas têm queixas de alguns dos problemas que eu tenho, como a ventosa, a bateria, o ligar-se sozinho, o demorar a arrancar e ter sinal, e até mesmo nos mapas.

                Se aceito que o erro dos mapas seja alheio à TomTom, o resto não é.

                O universo de respostas aqui é naturalmente reduzido em números absolutos, pelo que nunca daria para fazer uma estatística de satisfação, mas parece-me claramente que eu estou menos isolado nos problemas do que pensava.

                Já enviei um mail à TomTom a colocar diversas questões, e quero ver qual é a resposta, para saber se eles têm uma solução aceitável ou se me "mandam passear", e a partir daí decido o que fazer.


                Obrigado a todos.
                Isto deixou de ser verdade desde que a TomTom comprou a TeleAtlas. E antes também não era verdade, porque há fornecedores alternativos.

                Comentário


                  #38
                  Também já me aconteceu o jójó mandar-me fazer uma estrada de terra batida como se de alcatrão se tratasse! E ainda foram uns 20km...

                  Tenho um 510 e o ano passado desligou-se e nunca mais o consegui ligar, nunca percebi o que se passou.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                    Também já me aconteceu o jójó mandar-me fazer uma estrada de terra batida como se de alcatrão se tratasse! E ainda foram uns 20km...

                    Tenho um 510 e o ano passado desligou-se e nunca mais o consegui ligar, nunca percebi o que se passou.
                    Já carregaste no Reset? Tiraste o cartão e voltaste a meter, experimentando ligá-lo de seguida?

                    O meu teve esse problema e resolvia-se de uma dessas formas, e desde q actualizei o firmware para o mais recente passou a funcionar novamente bem.

                    Comentário


                      #40
                      ó colega então o TomTom proporcionate umas estradas (caminho de bois) para fazeres rally e ainda te queixas??!!

                      há que configurar melhor a opção "fora do asfalto" tenta ir pela neve na proxima vez


                      Quando comprei o meu, comportou-se muito bem durante 1030 kms de tilização que teve na viagem de férias a espanha... por la ficou acho eu a não ser que o caramelo que me assaltou o carro viesse para portugal também

                      conselho que deixo... limpem as marcas que as ventosas deixam nos vidros.. foi por causa disso que "adivinharam" que havia um no porta luvas do carro.... e não os deixem no carro como eu o deixei..

                      Comentário


                        #41
                        Já aqui disse várias vezes, que, no Geral, os GPS stand alone são mauzinhos!

                        Melhores só mesmo os built-in (e mesmo assim só alguns de algumas marcas), mas que se pagam a preços astronómicos...

                        Tenho más experiências com quase todas as marcas e todas deixam algo a desejar!

                        Comentário


                          #42
                          Tenho um TomTom One 3d edition Europa ha pouco mais de um ano.


                          Quanto á bateria é o costume, aliás, nunca percebi porque raio aquilo derrete a bateria quando está desligado...


                          Uma vez comecei a ouvir falar dentro do carro e ia dando em maluco, até que percebi que de onde vinha...


                          O problema da ventosa é que é feita para o tipico macho tuga: antes de a colocar é preciso ajeitar a tomatada e escarrar na dita cuja para mostrar quem é que manda!!

                          Nunca mais cai!!!


                          Sim, já me aconteceu ir parar ao meio do mato, mas tinha saida!!


                          Quanto ás actualizações não tenho problema, faz todas, as dos mapas já se sabe que são a pagar...



                          Não consigo é colocar o map overlay a funcionar...

                          Faço tudo como eles dizem, nada...

                          Após pesquisa na NET descobri que tinha de se alterar os ficheiros que lá se colocam, e também nada...

                          Descobri até um site que em conjunto com o google maps nos faz logo os ficheiros para colocar lá dentro, mas também não funciona...

                          Nem no modo normal, nem no browse map...





                          Fazer uma viagem com a Catarina é sempre uma aventura!!!

                          " Na rotunda vire á esquerda. "
                          " Não viro nada, viro á direita que eu é que sei!! "


                          A maria até já goza comigo, "compráste um GPS e depois fazes tudo ao contrário do que ela manda!!! "



                          É porreiro para ir dar uma volta até "não sei bem onde", e depois é só clicar na residência e já está, nunca me perco no caminho de volta!


                          A maior parte das vezes uso-o mesmo só para ter uma noção do tempo que vou demorar até tal sitio...

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                            Já carregaste no Reset? Tiraste o cartão e voltaste a meter, experimentando ligá-lo de seguida?

                            O meu teve esse problema e resolvia-se de uma dessas formas, e desde q actualizei o firmware para o mais recente passou a funcionar novamente bem.
                            Tirar o cartão e voltar a por experimentei agora botão de reset é que não encontrei.

                            É aquele buraco da parte da frente? Esse penso que é o micro?

                            Já não lhe pego à bastante tempo mas dava-me muito jeito. Agora tenho um jójó no PDA mas tb não é grande coisa e está desactualizado.

                            Abraço

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por fmsantos Ver Post
                              Por isso é que nunca escolho o caminho mais curto para não ter surpresas dessas. Utilizador de TomTom à 3 anos e sem problemas. O que eu costumo fazer é analisar o caminho que ele me sugere antes de me fazer à estrada para evitar estas situações.

                              ou seja no fundo tas a dizer que não confias no teu gps, se tens de analisar o caminho é porque ja te correu mal alguma vez

                              Comentário


                                #45



                                ...Tom Tom?


                                Sim, conheço....

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TVRfanboy Ver Post
                                  A ventosa também cai constantemente
                                  Sim, isso acontece com frequência. E no verão, quando o vidro aquece ainda é pior
                                  Neste aspecto o material da Garmin é muito superior.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por AndreEmiliano Ver Post
                                    Quando comprei o meu, comportou-se muito bem durante 1030 kms de tilização que teve na viagem de férias a espanha... por la ficou acho eu a não ser que o caramelo que me assaltou o carro viesse para portugal também

                                    conselho que deixo... limpem as marcas que as ventosas deixam nos vidros.. foi por causa disso que "adivinharam" que havia um no porta luvas do carro.... e não os deixem no carro como eu o deixei..
                                    Não é preciso ir a Espanha para isso acontecer. Por exemplo, na zona de Lisboa acontece. Já aconteceu a dois amigos meus .
                                    Hoje em dia, seja qual for a zona, há que ter cuidados redobrados.

                                    Comentário


                                      #48
                                      O maior problema da TomTom é, neste momento, a fornecedora de mapas ser a Teleatlas! Quando comprei o meu One, vinha com uns mapas da Navteq... mais tarde passaram a ser da Teleatlas e, pelo menos para Portugal, pioraram IMENSO!!!

                                      De resto tem alguns defeitos, como o comer a bateria mesmo desligado, o sistema de ventosa não ser grande coisa (embora esse também já nem seja o sistema que eles usam agora).
                                      Embora já tenha o meu há uns anos, nunca o vi ligar-se sózinho, nem de resto tive outros problemas. Mas imagino que sejam todos muito parecidos... uns melhores numas coisas, outros piores noutras...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                        Tirar o cartão e voltar a por experimentei agora botão de reset é que não encontrei.

                                        É aquele buraco da parte da frente? Esse penso que é o micro?

                                        Já não lhe pego à bastante tempo mas dava-me muito jeito. Agora tenho um jójó no PDA mas tb não é grande coisa e está desactualizado.

                                        Abraço
                                        Não sei como é o 510, mas deverá ter um buraquinho, provavelmente por baixo, q diz reset. Metes algo estreito e deixa ficar a carregar 3 ou 4 seguntos.

                                        Experimenta também ligá-lo quando ele está a carregar, o meu ligava também dessa forma, tanto no carregador de isqueiro como ligado ao pc.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Malta, não há nada como o belo do:





                                          Parece muito mal dizer que nunca usei um GPS?

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                            Malta, não há nada como o belo do:





                                            Parece muito mal dizer que nunca usei um GPS?
                                            presente

                                            por acaso tenho que ir comprar um actualizado. o de 2004 já está a ficar com o sindrome da idade

                                            Comentário


                                              #52
                                              Hoje liguei para a TomTom e falei com um senhor Brasileiro que me esclareceu algumas questões (ou tentou).

                                              Quanto ao ter andado a fazer todo-o-terreno involuntariamente, responderam-me com a minha falta de actualização de mapas, ao que eu respondi que aquele caminho já lá está há muito mais tempo do que o mapa que eu tenho, pelo que o erro já existia.
                                              Depois expliquei-lhe as contas da actualização de mapas vs comprar um equipamento novo, e contra factos não há argumentos.

                                              No que diz respeito ao GPS não detectar que está na rua errada, ele disse-me que tinha o registo de que a última actualização de software no meu TomTom tinha sido feita (por mim) em Janeiro de 2009, e que precisava de fazer com regularidade devido à alteração de posicionamento dos satélites, algo que em alguns equipamentos mais recentes não era necessário.
                                              Admitindo que falte alguma actualização de software, o facto é que eu há um mês (mais coisa menos coisa) reformatei o pc, reinstalei o software tomtom (do site, segundo me lembro), procurei por actualizações e não vi nenhuma.
                                              E exemplifiquei que em muito software gratuito (o CCleaner, por exemplo), sou informado imediatamente quando sai uma nova versão, e pelos vistos no TomTom o cliente tem de andar à procura, pois eu não sou assim tão nabo (acho) ao ponto de ligar o GPS ao pc para ver se havia actualizações, e não dar com elas.

                                              Quanto à ventosa, explicaram-me que muitas vezes as pessoas deixam as ventosas no vidro e ao apanharem calor/frio a borracha perde elasticidade.
                                              Como eu nunca faço isso, foi-me sugerido que estando no porta-luvas existiam os mesmos ciclos de aquecimento/arrefecimento...
                                              ...eu por acaso guardo na consola central, mas ok.
                                              Num ponto (o único) positivo nisto tudo, vão-me enviar uma ventosa nova sem custos.
                                              Claro que eu perguntei se tinha sido detectado e corrigido algum problema nas ventosas anteriores, o que não me foi respondido, ou seja, posso ter uma ventosa nova que daqui a pouco tempo está na mesma...
                                              ...logo se vê!

                                              Só logo é que vou poder fazer o update sugerido, segundo as instruções que me enviaram por email, mas não sei se a história bate certo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Malta, não há nada como o belo do:





                                                Parece muito mal dizer que nunca usei um GPS?
                                                Sem dúvida. Apesar das tecnologias todas, um exemplar desses nunca abandona o meu carro.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Caro RCA 33 penso que não tiveste sorte . Possuo há quase dois anos ,um tom tom go 720 ,com mapas da europa e só tenho a dizer bem tanto do GPS como da assistencia técnica . Em Dezembro passado detectei que a bateria não aguentava as 2 horas mencionadas ,liguei para a assistencia e em dez dias tinha uma bateria nova, sem custos e sem sair do meu local de trabalho .
                                                  Nas minhas férias atravessei Espanha , estive em Barcelona , França e novamente Espanha e nunca falhou , por isso é o que te digo não tiveste sorte .
                                                  Quanto á questão da ventosa não sei , porque como não gosto de ver no vidro o GPS , comprei um suporte de ventilador na loja do gps ( 16€ ) , não me tapa a visão e não preciso de andar a tirar a ventosa para ninguem saber que tenho GPS .
                                                  Quanto á questão dos vidros atérmicos ,não deixarem passar o sinal nunca tive qualquer problema . Boa sorte para o teu caso

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Hoje liguei para a TomTom e falei com um senhor Brasileiro que me esclareceu algumas questões (ou tentou).

                                                    Quanto ao ter andado a fazer todo-o-terreno involuntariamente, responderam-me com a minha falta de actualização de mapas, ao que eu respondi que aquele caminho já lá está há muito mais tempo do que o mapa que eu tenho, pelo que o erro já existia.
                                                    Depois expliquei-lhe as contas da actualização de mapas vs comprar um equipamento novo, e contra factos não há argumentos.

                                                    No que diz respeito ao GPS não detectar que está na rua errada, ele disse-me que tinha o registo de que a última actualização de software no meu TomTom tinha sido feita (por mim) em Janeiro de 2009, e que precisava de fazer com regularidade devido à alteração de posicionamento dos satélites, algo que em alguns equipamentos mais recentes não era necessário.
                                                    Admitindo que falte alguma actualização de software, o facto é que eu há um mês (mais coisa menos coisa) reformatei o pc, reinstalei o software tomtom (do site, segundo me lembro), procurei por actualizações e não vi nenhuma.
                                                    E exemplifiquei que em muito software gratuito (o CCleaner, por exemplo), sou informado imediatamente quando sai uma nova versão, e pelos vistos no TomTom o cliente tem de andar à procura, pois eu não sou assim tão nabo (acho) ao ponto de ligar o GPS ao pc para ver se havia actualizações, e não dar com elas.

                                                    Quanto à ventosa, explicaram-me que muitas vezes as pessoas deixam as ventosas no vidro e ao apanharem calor/frio a borracha perde elasticidade.
                                                    Como eu nunca faço isso, foi-me sugerido que estando no porta-luvas existiam os mesmos ciclos de aquecimento/arrefecimento...
                                                    ...eu por acaso guardo na consola central, mas ok.
                                                    Num ponto (o único) positivo nisto tudo, vão-me enviar uma ventosa nova sem custos.
                                                    Claro que eu perguntei se tinha sido detectado e corrigido algum problema nas ventosas anteriores, o que não me foi respondido, ou seja, posso ter uma ventosa nova que daqui a pouco tempo está na mesma...
                                                    ...logo se vê!

                                                    Só logo é que vou poder fazer o update sugerido, segundo as instruções que me enviaram por email, mas não sei se a história bate certo.
                                                    A parte a bold cheira a enorme tanga. Tenho um Garmin V deluxe, já muito antigo, e nunca tive problemas com os satélites mudar de sitio. Alias ele estão sempre a mudar de sitio, ou então nos mudamos de sitio, ou os dois, estou baralhado....

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Caros amigos.

                                                      Desculpem a confiança, mas vou dizer isto como se fossemos todos os melhores amigos.

                                                      "NEM CONSIGO CONCEBER QUE NÃO SE COMPRE NDRIVE"

                                                      Ok, agora que chamei a atenção cá vai o porquê. É que ofereci um ao meu pai no natal e francamente gosto daquilo. A razão porque acho "obrigatório" a compra dos ditos é porque é uma empresa Portuguesa. Se prestasse um mau serviço não a poderia defender mas acho que presta um bom. A estamos a precisar muito de defender e impulsionar o que é nosso.

                                                      Ok, dizem que o tom tom é o melhor interface e tal. Para mim é como o mito dos nokia terem também os melhores menus. Enfim..., nada que umas horas de uso não resolva.

                                                      Comprem o que é nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                      cUMMprimentos.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                        A parte a bold cheira a enorme tanga. Tenho um Garmin V deluxe, já muito antigo, e nunca tive problemas com os satélites mudar de sitio. Alias ele estão sempre a mudar de sitio, ou então nos mudamos de sitio, ou os dois, estou baralhado....
                                                        Claro que e', que granda alarvidade!!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                                          Caros amigos.

                                                          Desculpem a confiança, mas vou dizer isto como se fossemos todos os melhores amigos.

                                                          "NEM CONSIGO CONCEBER QUE NÃO SE COMPRE NDRIVE"

                                                          Ok, agora que chamei a atenção cá vai o porquê. É que ofereci um ao meu pai no natal e francamente gosto daquilo. A razão porque acho "obrigatório" a compra dos ditos é porque é uma empresa Portuguesa. Se prestasse um mau serviço não a poderia defender mas acho que presta um bom. A estamos a precisar muito de defender e impulsionar o que é nosso.

                                                          Ok, dizem que o tom tom é o melhor interface e tal. Para mim é como o mito dos nokia terem também os melhores menus. Enfim..., nada que umas horas de uso não resolva.

                                                          Comprem o que é nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                                                          cUMMprimentos.
                                                          Nesta parte, devo dizer que concordo com comprar o que é nosso, embora para tal tenha de existir uma equivalência de qualidade (no mínimo), que acredito que possa existir mas talvez não seja ainda reconhecida.

                                                          Por outras palavras, eu comprei o TomTom porque é um nome conhecido, e um colega meu tem um (outro modelo mais antigo) e está satisfeito.
                                                          Claro que com isso esqueci-me de um amigo meu que comprou 1 TomTom novo na Fnac (500 euros na altura), chegou a casa e avariou, voltou à fnac e trocou por outro, para avariar logo a seguir - altura em que mudou de marca.

                                                          Ou seja, num problema transversal a quase todos os produtos (incluindo automóveis), criam-se ideias e percepções sobre produtos, e a TomTom surge bem posicionada na hierarquia de marcas, pelo menos de quem não é minimamente entendido em GPS, como é o meu caso.
                                                          O nome surge primeiro, mas também é preciso não esquecer que a qualidade do produto influencia a compra seguinte, e neste caso específico, ou tenho alguma surpresa ou a TomTom passou para o último lugar na minha lista de marcas GPS a comprar.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            o da minha namorada, se ligar dentro do carro com ele em movimento, nao apanha os satelites suficientes
                                                            é normal? so sei que foi emprestado a um familiar que ia para espanha, espero que consiga regressar

                                                            eu ca prefiro estudar o caminho pelo google maps antes de sair de casa, nao confio
                                                            Editado pela última vez por RMOS; 04 February 2010, 15:45.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              No meu PDA tenho instalado:
                                                              TomTom
                                                              Garmin
                                                              I-Go
                                                              Navigon
                                                              Ndrive

                                                              Os que mais gosto são o Navigon(Navteq) e o I-Go(Navteq), os que menos gosto são o TomTom(Teleatlas) e o Ndrive.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X