Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chamada entre INEM e Bombeiros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Muito já foi escrito e após tudo o que vi, ouvi e li, deixo apenas duas notas:

    - Todo este episódio é a verdadeira definição duma tragico-comédia. Um homem morre mas é quase impossível não rir com aquilo... Contra mim falo, é absolutamente hilariante de tão rídiculo. Nem os Gato Fedorento se lembrariam de fazer um sketch daqueles.

    - Admiro a enorme paciência da senhora que telefonou para os bombeiros. Se fosse eu, de certeza que se ouviriam uns bons palavrões no melhor vernáculo português!

    Espero que este episódio sirva de mote para uma real transformação das estruturas de formação dos bombeiros e outros intervenientes nos cuidados de saúde.

    Comentário


      Estava MESMO morto...


      Quem ler as minhas opiniões até pode julgar que estou aqui a defender o governo a todo o custo...

      Esclareço já que não estou..
      Nem sequer sou militante ou simpatizante do PS, alias não sou militante de NENHUM partido..

      Tenho que concordar com a politica do governo relativamente á questão da rede de urgências a ser criada e optimizada....

      Evidentemente que preferia de longe mais serviços de urgência criados por este pais fora, todos equipados humanamente e tecnicamente para as eventuais necessidades... mas na falta destes recursos, em vez de "disfarçar" a situação com letreiros a dizer urgências que não o são na realidade, prefiro ver criada a rede de urgências...

      os cuidados primários são OUTRA questão, e nesse aspecto preferia ver os sap's abertos 24h a prestar esses cuidados ( consultas, curativos etc..), mas como não há meios, colocam esses poucos a funcionar durante o dia, optimizando a situação..

      O ideal seria evidentemente mais saps, mais urgências, mais ambulâncias e um corpo de bombeiros profissional, mas tudo isso custa dinheiro...

      Comentário


        Originalmente Colocado por trtl Ver Post
        Realmente o Sócrates e o Ministro da Saúde só deviam era estar de plantão 24h por dia para prestar 1ºs socorros a 10 milhões de portugueses.

        Isto porque claramente estão à frente de um povo IRRESPONSÁVEL e que não tem a mínima noção do seu dever perante a sociedade.

        Haja paciência para aturar comentários como os teus.

        Será muito difícil perceber que NEM QUE HOUVESSE 500 SAPs ABERTOS EM CASTEDO A VÍTIMA PRECISAVA SEMPRE DO APOIO DE UMA VIATURA DE SUPORTE BASICO DE VIDA?
        x2

        Comentário


          É a queda da máscara do sistema de saúde/emergência que temos no nosso pais.

          Este é o nosso pais real e não aquele de que os politicos falam.

          Uma simples palavra ilustra este e outros casos semelhantes: VERGONHA!!!

          Comentário


            [quote=Pé Leve;2013034]Uma vergonha...

            Tenho visto defender de uma forma inqualificável o fecho de urgências, quando esse tipo de serviço, como mais uma vez se viu, é absolutamente imprescindível. Neste caso, parece-me, há várias e graves falhas, mas, estou confiante, a PGR saberá o que fazer no competente processo crime instaurado à situação, afinal morreu um ser humano enquanto se falava ao telefone a ver quem ajudava!...[/quote]


            Olha que andas desatento....
            A vítima, nas palavras do irmão JÁ ESTAVA MORTO quando ligaram para o 112.

            Acima de tudo...a verdade!

            Comentário


              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              A questão não é "arranjar culpados", mas que haverão responsabilidades parece-me que as haverão...

              De todo o modo um processo crime destina-se, precisamente, a isso, apurar a verdade material dos factos!
              Queres culpados?!

              Pois bem, o único culpado, neste caso, é o Alcoól !!!!!

              Infelizmente a vítima, mais uma vez, estava alcoolizada...caíu nas escadas ás 3 da madrugada e.....

              O resto já sabemos...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                Fiquei sem saber, de tão atabalhoada que foi a conversa... Mas percebi (admito ter percebido mal) que a situação reportava um eventual episódio de paragem cárdio-respiratória!...
                Olha que és Administrador do Forum....

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                  Estava MESMO morto...


                  Quem ler as minhas opiniões até pode julgar que estou aqui a defender o governo a todo o custo...

                  Esclareço já que não estou..
                  Nem sequer sou militante ou simpatizante do PS, alias não sou militante de NENHUM partido..

                  Tenho que concordar com a politica do governo relativamente á questão da rede de urgências a ser criada e optimizada....

                  Evidentemente que preferia de longe mais serviços de urgência criados por este pais fora, todos equipados humanamente e tecnicamente para as eventuais necessidades... mas na falta destes recursos, em vez de "disfarçar" a situação com letreiros a dizer urgências que não o são na realidade, prefiro ver criada a rede de urgências...

                  os cuidados primários são OUTRA questão, e nesse aspecto preferia ver os sap's abertos 24h a prestar esses cuidados ( consultas, curativos etc..), mas como não há meios, colocam esses poucos a funcionar durante o dia, optimizando a situação..

                  O ideal seria evidentemente mais saps, mais urgências, mais ambulâncias e um corpo de bombeiros profissional, mas tudo isso custa dinheiro...
                  Continuo a estar de acordo....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Iceman1 Ver Post
                    É a queda da máscara do sistema de saúde/emergência que temos no nosso pais.

                    Este é o nosso pais real e não aquele de que os politicos falam.

                    Uma simples palavra ilustra este e outros casos semelhantes: VERGONHA!!!

                    Logo que possas lê o tópico todo.
                    Chegaste tarde e não viste o mais mportante....

                    Comentário


                      O fecho das urgências e dos Centros de Saúde foi meramente por questões economicistas. Afinal sempre há Portugueses de 1 º, 2 º,3 º categorias.

                      As urgências funcionavam mal? Tinham de ser melhoradas!

                      Agora as populações estão melhor servidas? Na miha opinião a resposta é não!

                      Conheço muito bem o interior do pais e sei como as distâncias são muito grandes.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Iceman1 Ver Post
                        O fecho das urgências e dos Centros de Saúde foi meramente por questões economicistas. Afinal sempre há Portugueses de 1 º, 2 º,3 º categorias.

                        As urgências funcionavam mal? Tinham de ser melhoradas!

                        Agora as populações estão melhor servidas? Na miha opinião a resposta é não!

                        Conheço muito bem o interior do pais e sei como as distâncias são muito grandes.
                        Deixa-me dizer-te uma coisa, porque me mereces respeito:
                        Podes conhecer muito bem o interior do país, mas de Saúde....

                        Comentário


                          És médico ou enfermeiro???

                          Comentário


                            Apenas te digo que as populações do interior estão muito mal servidas de cuidados de saúde.

                            Há localidades que estão a cerca de uma hora dos cuidados de saúde.

                            Imagina que uma pessoa se sente mal de noite e se encontra a 1 hora dos cuidados médicos. A pessoa é idosa e nem sequer tem meio de transporte.

                            Rebuscado? É apenas uma situação real.

                            Já sei, liga o 112 e espera. Se entretanto morrer, foi apenas um caso que não justifica os gastos de ter um posto de atendimento mais perto e é menos uma reforma a pagar.

                            Pois, é verdade que nãopercebo muito de saúde, mas felizmente que quem está frente dos destinos da nossa saúde percebe, e muito...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Iceman1 Ver Post
                              És médico ou enfermeiro???
                              Achas importante?

                              Comentário


                                parece q estou em 1492...e a avistar a costa das americas lol!!!!
                                tanta gente surpresa por aqui lol....esta tudo supreendido, incredulo, admirados

                                pensavam voces q viviam na Suecia...finlandia!




                                o q partiu a loiça toda foi...

                                O: quanto tempo demora a chegar ao local?
                                BV: entao....é so pegar na carrinha...e arrancar!!!

                                Comentário


                                  Em Portugal existem assimetrias na distribuição de Serviços, é certo, mas também há que olhar para a realidade e perceber que os custos na Saúde são um assunto essencial nos dias de hoje, e, como tal, há que analisar com extremo cuidado as relações custo-beneficio.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Iceman1 Ver Post
                                    O fecho das urgências e dos Centros de Saúde foi meramente por questões economicistas. Afinal sempre há Portugueses de 1 º, 2 º,3 º categorias.

                                    As urgências funcionavam mal? Tinham de ser melhoradas!

                                    Agora as populações estão melhor servidas? Na miha opinião a resposta é não!

                                    Conheço muito bem o interior do pais e sei como as distâncias são muito grandes.
                                    Por falar em questoes economissistas o orçamento destinado a saude ate aumentou e nao foi pouco. Quanto as urgencias, ja foi mencionado varias vezes que nao foi nenhuma fechada, o que fechou foram centros de atendimento permanente que em caso de urgencia metem-te um selo e te enviam para a urgencia mais proxima.

                                    Comentário


                                      Isto é um País que está em sobressalto e que aproveita qualquer situação para insultar quem quer que seja.

                                      Leio por aqui comentários que são autênticas pérolas da nossa realidade de cidadãos. Em vez de pararmos para pensarmos um pouco, vocifera-se contra tudo e contra todos, ao ponto de uma pessoa ilustre como o Pé Leve ameaçar levar o caso à PGR. Iria demorar muito mais tempo do que uma ambulância do INEM, garanto.
                                      E afinal o homem morreu de causas naturais, até prova em contrário.

                                      É curioso que alguns do costume, que costumam rasgar as vestes em situações similares, não meditem no problema das acessibilidades.

                                      Na aldeia dos pais do meu pai, nem sequer há telefone. Mesmo com tlm, não há rede. É preciso andar uns kms, para se fazer um telefonema, no meio de nenhures.

                                      E olhem que o PGR sabe desta situação.

                                      Mas destas dificuldades ninguém fala. Porque não convém. São reais e pungentes.

                                      Comentário


                                        Há medidas que têm que ser tomadas num futuro breve..

                                        Criar uma nova classe na emergência - os paramédicos..aproveitando os licenciados na area da saude que não trabalham na area..

                                        Formar as pessoas, começando nas escolas, sobre noções basicas, SBV e socorrismo...

                                        CApacitar melhor os bombeiros, com recursos materiais e humanos..profissionalizar a classe e formar todos aqueles que possam um dia estar na pele daqueles doispobres coitados de Alijo e Favaios..

                                        E principalmente,esclarecer a opinião publica sobre este tema..

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          Isto é um País que está em sobressalto e que aproveita qualquer situação para insultar quem quer que seja.

                                          Leio por aqui comentários que são autênticas pérolas da nossa realidade de cidadãos. Em vez de pararmos para pensarmos um pouco, vocifera-se contra tudo e contra todos, ao ponto de uma pessoa ilustre como o Pé Leve ameaçar levar o caso à PGR. Iria demorar muito mais tempo do que uma ambulância do INEM, garanto.
                                          E afinal o homem morreu de causas naturais, até prova em contrário.

                                          É curioso que alguns do costume, que costumam rasgar as vestes em situações similares, não meditem no problema das acessibilidades.

                                          Na aldeia dos pais do meu pai, nem sequer há telefone. Mesmo com tlm, não há rede. É preciso andar uns kms, para se fazer um telefonema, no meio de nenhures.

                                          E olhem que o PGR sabe desta situação.

                                          Mas destas dificuldades ninguém fala. Porque não convém. São reais e pungentes.
                                          Lá estás tu a deturpar o que foi dito!

                                          O caso é suficientemente visível para que as entidades com tutela sobre estes e outros assuntos saibam o que fazer.

                                          De resto, e repetindo o que eu disse "Fiquei sem saber, de tão atabalhoada que foi a conversa... Mas percebi (admito ter percebido mal) que a situação reportava um eventual episódio de paragem cárdio-respiratória!..." significa isso mesmo, que, percebi (e posso, sublinho, ter percebido mal, pois também sou humano) que se tratava de uma eventual paragem cárdio-respiratória, o que me leva a crer que essa eventualidade teria de ser confirmada ou infirmada, pois não vi na notícia qual a necessidade dos bombeiros comparecerem no local senão para tentar ajudar! Se assim não fosse teriam ligado para as autoridades policiais e para o Delegado de Saúde, este último para confirmar o óbito, certo?...

                                          Comentário


                                            Este país está podre,já faltou mais para ficarmos ao nivel de países do terceiro mundo! (em certos casos já estamos)
                                            Editado pela última vez por RICTD; 25 January 2008, 23:18.

                                            Comentário


                                              Não entendo, então fecham hospitais, urgências e centros de saude e isso não é relevante, há quem diga até que não se respeita quem morre por causa disso e quando se fala, esta-se a fazer aproveitamento politico .

                                              E agora que a realidade cai de dentro de uma televisão para o nosso colo, sentados no nosso sofá a pensar que o resto do país é igual em tudo como andar de carro em Lisboa (creio que até falaram em GPS's para descobrir caminhos em caminhos de pedras) já quase todo o meus país se levanta?

                                              Há terras sem luz e sem telefone neste nosso cantinho, há estradas que de estradas só o nome, não há meios, não há formação para bombeiros voluntários, etc, etc.

                                              Fechar os olhos ao resto pq está longe ou pq não se tem noção de como é a realidade ou pior, porque convêm e exaltar-se com isto demonstra letargia, incapacidade para preparar outro menu sem ser aquele que nos servem todos os dias e seguir o rebanho.

                                              Comentário


                                                Parti-me a rir de manhã quando vi a conversa e parti-me a rir agora quando vi a entrevista à corporação de bombeiros

                                                Para já tenho uma sugestão que poderá resolver muitos erros....um programa intensivo de PORTUGUÊS. Sinceramente ao fim dum episódio daqueles e na pele da telefonista do 112 pedia licença sem vencimento. Se aquele tipo de comunicação (tentativa) acontece frequentemente aquela senhora devia ser canonizada, como ela mesmo refere "Meu Deus...".

                                                Em relação às urgências deixo aqui o seu significado; do Lat. urgentia

                                                s. f.,
                                                qualidade do que é urgente;
                                                pressa;
                                                necessidade premente, imediata;
                                                sector de um hospital onde se atendem doentes que necessitam de cuidados médicos imediatos.

                                                Em relação aos SAP também deixo aqui o seu significado; serviço de atendimento permanente.

                                                Agora dou uma pista...não são sinónimos

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                                  Não entendo, então fecham hospitais, urgências e centros de saude e isso não é relevante, há quem diga até que não se respeita quem morre por causa disso e quando se fala, esta-se a fazer aproveitamento politico .

                                                  E agora que a realidade cai de dentro de uma televisão para o nosso colo, sentados no nosso sofá a pensar que o resto do país é igual em tudo como andar de carro em Lisboa (creio que até falaram em GPS's para descobrir caminhos em caminhos de pedras) já quase todo o meus país se levanta?

                                                  Há terras sem luz e sem telefone neste nosso cantinho, há estradas que de estradas só o nome, não há meios, não há formação para bombeiros voluntários, etc, etc.

                                                  Fechar os olhos ao resto pq está longe ou pq não se tem noção de como é a realidade ou pior, porque convêm e exaltar-se com isto demonstra letargia, incapacidade para preparar outro menu sem ser aquele que nos servem todos os dias e seguir o rebanho.


                                                  Muito bem...

                                                  Só queria acrescentar que o verdadeiro poder em Portugal está nos media.
                                                  Todas estas situações são emploadas e manipuladas pelos meios de comunicação social. Se eles quiserem uma manifestão no Porto para a semana contra a falta de casas de banho publicas na Ribeira, conseguem.


                                                  E o português é muito banana e come tudo até ao fim.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    Porque sei bem o que é a realidade no Portugal profundo, assino por baixo, Nthor.

                                                    Acrescento só um pequenino detalhe: a desertificação do interior não é inevitável -como alguns sustentam - nem acontece por acaso. A existência de serviços de saúde, ou a sua ausência, podem ser determinantes na escolha do local para viver.
                                                    A qualidade de vida no litoral e nos grandes centros está o que sabemos. Passam metade do dia enlatados.
                                                    O interior está ao abandono. As assimetrias crescem. Enfim, uma história velha que não me parece encaminhada para um final feliz. Com factos como os que constatamos...

                                                    Fiquem bem. De preferência sem necessitarem dos serviços de saúde.
                                                    Editado pela última vez por Manoel; 25 January 2008, 23:38.

                                                    Comentário


                                                      Estranho...:
                                                      O: – O senhor disse que ele morreu.

                                                      I: – É. Está morto. Deitou muito sangue pela boca.

                                                      O: – Mas diga-me uma coisa: isso mesmo agora?

                                                      I: – Foi. A minha mãe estava a dormir e deu conta.

                                                      O: – Ele não respira?

                                                      I: – Não.

                                                      O: – Confirme-me a morada.

                                                      I: – [imperceptível], Alijó.

                                                      O: – Como?

                                                      I: – Castedo, Alijó.

                                                      O: – O senhor está a dizer que o seu irmão faleceu e está tão calmo. O senhor não está a brincar com o 122, pois não?

                                                      I: – Não. Não estamos a brincar. Ouve lá.

                                                      O: – Neste momento o seu irmão não se mexe e não respira?

                                                      I: – Não, não, não.

                                                      O: – Olhe, vai desligar que eu daqui a um bocadinho volto a ligar. Pretendem ambulância e autoridade. É isso?

                                                      I: – Sim, sim.

                                                      O: – Para que querem a autoridade?

                                                      I: – Quer dizer que não se vai tocar nele nem nada. Não é?

                                                      O: – O quê?
                                                      Há aqui qualquer coisa que não está bem...

                                                      Comentário


                                                        Não há um tipo em Lisboa, que se diz Ministro de Saúde, que anda a fechar Urgências e SAPs a torto e a direito, com o argumento que os meios de transporte são eficazes e que ninguém fica a mais de 45 minutos de uma Urgência?

                                                        Comentário


                                                          Sem saber muito sobre este caso, uma coisa é certa: os Bombeiros não são os culpados!
                                                          Eles não tem qualquer responsabilidade neste caso e eles é que estão a "pagar as favas"!
                                                          Quem é responsavél pela emergencia medica é o INEM e se eles precisam que os BV's façam o trabalho por deles tem que lhe dar meios e formação, não é, quando já não há mais ninguém, telefonar para os BV's à ultima da hora e esperar que eles estejam preparados para os serviços do INEM!

                                                          Eu sou socorrista da CVP e nós só fazemos serviço de socorro até às 24.00h e, não fazemos parte da rede do INEM (somos posto de reserva), senão, o INEM teria que nós equipar com meios e formação, tal coisa não aconteceu com estas corporações de Bombeiros!
                                                          Mesmo assim, o INEM só nos pede ajuda quando já não há mais recursos disponiveis e nós ajudamos na medida do possivel, mas, não fazemos milagres; afinal de contas é ao INEM que cabe a responsabilidade na cobertura nacional de meios de emergencia!
                                                          O proprio INEM não sabe que corporações de BV's existem na zona?!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                            Queres culpados?!

                                                            Pois bem, o único culpado, neste caso, é o Alcoól !!!!!

                                                            Infelizmente a vítima, mais uma vez, estava alcoolizada...caíu nas escadas ás 3 da madrugada e.....

                                                            O resto já sabemos...
                                                            Só a vitima? Olha que aquele Bombeiro de Favaios se não estava com os copos parecia.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                                                              Não há um tipo em Lisboa, que se diz Ministro de Saúde, que anda a fechar Urgências e SAPs a torto e a direito, com o argumento que os meios de transporte são eficazes e que ninguém fica a mais de 45 minutos de uma Urgência?
                                                              Sim porque um SAP com um clinico geral e sem meios de diagnostico basicos, serve para quê?
                                                              Deve achar que os medicos têem mãos milagrosas e que conseguem resolver tudo sozinhos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X