Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chamada entre INEM e Bombeiros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Repost.................

    http://forum.autohoje.com/off-topic/...ia-medica.html

    Comentário


      Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post

      As minhas desculpas

      Comentário


        Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
        Eu por acaso desconhecia, mas é uma vergonha não haja duvida.

        Já usei os serviços do INEM por 4X e só posso dizer bem, alias o meu parto foi feito pelos enfermeiros do INEM e foram do mais profissional que há, tal como os medicos que chegaram depois na viatura da VMER. Aqui o que há é certamente uma enorme falta de meios por parte das corporações de bombeiros
        enfermeiros do INEM em um parto em uma ambulância 112isso foi em que zona
        não me leves a mal a pergunta,mas como sou do meio agora fiquei um bocado confuso..
        quase que aposto que foram TAS mas as pessoas pensam que são enfermeiros e médicos

        quanto ao assunto da chamada do INEM tenho pena algumas vezes acontecer isso,mas mais pena tenho em saber que isto devia ter dado prisão a quem meteu a gravação cá fora.

        o INEM tem feito barbaridades que só visto, e nunca se meteu gravações cá fora do que eles tem feito.
        ou melhor aquilo e uma casa de intocaveis (matam,cometem erros,e nunca são julgados em tribunal) mas isto sou eu que não lido com eles e não os vejo a fazer essas coisas

        continuando no que toca aos bombeiros, as pessoas tem de compreender que são voluntários, tal como o nome indica voluntário quer dizer que vai la quando pode.

        o estado não paga nada ao voluntário, as pessoas vão gratuitamente trabalhar,arriscar a vida,e ainda são mal vistos e mal tratados.
        sem contar que onde isso se passou,não estamos a falar em uma cidade mas sim na aldeia. os meios humanos não são os mesmos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
          Eu por acaso desconhecia, mas é uma vergonha não haja duvida.

          Já usei os serviços do INEM por 4X e só posso dizer bem, alias o meu parto foi feito pelos enfermeiros do INEM e foram do mais profissional que há, tal como os medicos que chegaram depois na viatura da VMER. Aqui o que há é certamente uma enorme falta de meios por parte das corporações de bombeiros
          A tua zona está servida por uma Ambulancia SIV do INEM, tal como em Valença. Tripulada por um Tecnico de Ambulancia de Emergencia(TAE) e por um Emfermeiro. Tenho um amigo meu que é TAE ai em Melgaço no INEM, e sem duvida que na nossa zona nao temos queixas do INEM, estão sempre a dar 200%, mas tambem é a primeira vez que recebemos Ambulancias Tripuladas totalmente pelo INEM antigamente era pelos Bombeiros, que é o caso desse video, ao nao estar disponivel uma Ambulancia INEM mandam a Reserva dos Bombeiros, que cabe ao Quartel assegurar o seu funcionamento pois o INEM paga por isso.

          E a irresponsabilidade aqui ao contrario do que muita gente disse na altura é dos Bombeiros e nao do CODU do INEM.

          Comentário


            Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
            A tua zona está servida por uma Ambulancia SIV do INEM, tal como em Valença. Tripulada por um Tecnico de Ambulancia de Emergencia(TAE) e por um Emfermeiro. Tenho um amigo meu que é TAE ai em Melgaço no INEM, e sem duvida que na nossa zona nao temos queixas do INEM, estão sempre a dar 200%, mas tambem é a primeira vez que recebemos Ambulancias Tripuladas totalmente pelo INEM antigamente era pelos Bombeiros, que é o caso desse video, ao nao estar disponivel uma Ambulancia INEM mandam a Reserva dos Bombeiros, que cabe ao Quartel assegurar o seu funcionamento pois o INEM paga por isso.

            E a irresponsabilidade aqui ao contrario do que muita gente disse na altura é dos Bombeiros e nao do CODU do INEM.
            não paga o salário a ninguem, o que ele paga é um valor x por ser feito por uma ambulância deles com a assinatura de um TA.
            continuo sem ver que culpa os voluntários tem nisso

            vou voltar a repetir voluntários (graça,borla,zero,ect,ect)
            Editado pela última vez por IIdEvIlFiReII; 06 April 2010, 11:14.

            Comentário


              Rosinha, não me leve a mal, mas é caso para perguntar se se encontrava em Portugal há 2 anos atrás. É que foi mesmo muito falado, durante vários dias, para além de terem sido feitas várias rábulas humorísticas.

              Comentário


                Originalmente Colocado por TSpeed Ver Post
                Rosinha, não me leve a mal, mas é caso para perguntar se se encontrava em Portugal há 2 anos atrás. É que foi mesmo muito falado, durante vários dias, para além de terem sido feitas várias rábulas humorísticas.

                Lol não levo a mal, e sim estava em PT embora a trabalhar em Espanha, e o tempo era escasso, pouco tempo havia para jornais ou TV

                Comentário


                  Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                  A tua zona está servida por uma Ambulancia SIV do INEM, tal como em Valença. Tripulada por um Tecnico de Ambulancia de Emergencia(TAE) e por um Emfermeiro. Tenho um amigo meu que é TAE ai em Melgaço no INEM, e sem duvida que na nossa zona nao temos queixas do INEM, estão sempre a dar 200%, mas tambem é a primeira vez que recebemos Ambulancias Tripuladas totalmente pelo INEM antigamente era pelos Bombeiros, que é o caso desse video, ao nao estar disponivel uma Ambulancia INEM mandam a Reserva dos Bombeiros, que cabe ao Quartel assegurar o seu funcionamento pois o INEM paga por isso.

                  E a irresponsabilidade aqui ao contrario do que muita gente disse na altura é dos Bombeiros e nao do CODU do INEM.
                  heheh ve la se não foi o teu amigo que me fez o parto

                  Comentário


                    Perdi agora alguns momentos do meu tempo e estive a ler todo o topico, e recordo-me de uma situação que se passou comigo ha uns 4 anos. Um Sr com cerca de 70 anos foi espancado com um ferro junto a casa dos meus sogros, eu agarrei no telefone e liguei para os bombeiros, expliquei o que se passava e a 1ª pergunta que a operadora me fez foi: « Quem é que vai pagar a deslocação ?? ». Acham normal?? Um idoso a esvair-se em sangue e a preocupação era o pagamento de 5 ou 6€ de deslocação até ao SAP ( que por acaso também fechou agora ).

                    Comentário


                      Lembro-me bem desta situação e li o tópico todo.

                      Só tenho a dizer 3 coisas:

                      1- Há malta que manda umas postas e não percebe/sabe minimamente do que está a falar. É mesmo só posta de pescada.

                      2- Há malta a defender uma camisola amarela.

                      3- Há malta a defender uma camisola vermelha.

                      Conclusão: Tenho pena que a imparcialidade (por muito pouca que seja) fique na gaveta e se defenda o indefensável.

                      E, acreditem que isto acontece todos os dias. Não se fala, mas acontece.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                        Lembro-me bem desta situação e li o tópico todo.

                        Só tenho a dizer 3 coisas:

                        1- Há malta que manda umas postas e não percebe/sabe minimamente do que está a falar. É mesmo só posta de pescada.

                        2- Há malta a defender uma camisola amarela.

                        3- Há malta a defender uma camisola vermelha.

                        Conclusão: Tenho pena que a imparcialidade (por muito pouca que seja) fique na gaveta e se defenda o indefensável.

                        E, acreditem que isto acontece todos os dias. Não se fala, mas acontece.
                        Concretiza lá isso, que isto é um tema interessante.

                        Comentário


                          isto é um dos temas que é bastante complicado ser explicado

                          vamos falar no supor

                          um serviço de emergência só pode ser efectivamente bem feito quando for na sua totalidade profissional.

                          ou seja acabar de uma vez por todas com o sistema feito ate agora.
                          vou tentar dar uma explicação como bombeiro que sou e socorrista (entre outras formações)

                          eu sou contra o serviço de emergência (ser feito pela minha classe) por uma ração simples, que é o facto de não se dedicar em exclusivo a esta área.
                          eu para ser bom em uma coisa tenho de trabalhar só nisto,treinar,comer,dormir,ect,ect. só nesta área

                          eu não posso ser bom a apagar fogos,em acidentes,e em emergência medica.

                          agora vamos falar na versão INEM.
                          quem trabalha na emergência pré hospitalar não pode ser bom neste tema,quando não trabalha em exclusivo nesta área

                          um medico por muito bom que seja se não tiver formação em pré hospitalar é uma verdadeira nódoa na altura do pânico.
                          ali no momento não tens os meios todos na tua mão,não tens os restantes colegas,os enfermeiros,ect,ect.

                          ali na altura tem de estar a trabalhar em um teatro onde implica risco para a sua vida,onde tem de se sujar,onde tem de estar no meio da chapa,ect,ect.(isto é muito vasto como é óbvio depende da situação)

                          um medico ou enfermeiro não foi treinado para tal,nem é obrigado a saber trabalhar nesta situação.

                          isto tem de ser de uma vez por todas haver carreiras distintas nestas áreas, um medico de emergência medica só pode fazer isso e mais nada,como um enfermeiro a mesma coisa.
                          na faculdade depois de formado tinha de tirar essa vertente.

                          voltemos ao bombeiro

                          um bombeiro cá em Portugal na sua maior parte são voluntários, ou seja temos 482 associações de bombeiros nestas 482 tens municipais e sapadores e uma privada do porto de Leixões.

                          como podem ver isto não pode haver milagres, as pessoas que vão para bombeiro voluntário são pessoas com o mais variado tipo de escolaridade e de profissões.
                          desde o pedreiro ao engenheiro, mas como podem ver cada um tem a sua vida laboral e privada antes de serem bombeiros.

                          não se tem apostado em ser tudo profissional (custa muito dinheiro ao estado)
                          então preferem andar a brincar assim, as associações ainda vão conseguindo a muito custo pagar meia dúzia de patacas para terem uns quantos voluntários (neste caso são assalariados) para garantirem o serviço durante o dia ,senão nem isso havia,pois como é óbvio durante o dia as pessoas estão nos seus trabalhos....

                          isto em zonas como Lisboa e Porto não se nota a falta,pois temos muitas corporações perto umas das outras ,então lá se vai salvado a coisa.
                          agora para o interior de Portugal essa falta de meios já se sente bastante...

                          os acordos que fazem com o INEM de porem uma viatura toda bonita a dizer INEM e formarem dois ou três gajo da corporação é muito bonito,mas na realidade isto é feito sem o menor planeamento, uma coisa é em cidade onde tens muitas corporações,e aquele não tem ninguém arranca a ambulância da terra ao lado (2km ao lado)

                          agora no interior esses acordos já não funcionam assim,pois são meia dúzia de bombeiros em quartéis sem fundo de maneio, e com outro problema,a corporaçao mais próxima esta a 20km e com o mesmo problema (falta de pessoal e de dinheiro)

                          por isso não esperem milagres, se há coisa que me custa a ouvir é falarem mal dos bombeiros voluntários.
                          custa por uma razão ,pois sou voluntário,perco faz muitos anos dias e noites de graça a ajudar os outros a arriscar a minha vida,por varias vezes estive as portas da morte,tenho marcas físicas(sem contar as psicológicas) isto tudo de GRAÇA ,BORLA

                          agora se me falarem que os bombeiros municipais ou os sapadores são isto ou aquilo ,então meus amigos estão há vontade pois esses ganham um senhor de um ordenado e são mais que obrigados a serem mais que bons, pois são profissionais tem mais que obrigação de serem bons.

                          agora não queiram milagres de quem de graça vós vai ajudar.
                          pensem nisso a próxima vez que falarem mal desta classe que gratuitamente faz coisas e apanha coisas que muita mas muito boa gente ia logo parar a um psicólogo para tratamento depois de verem e apanharem o que nós apanhamos.....
                          fico por aqui

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                            enfermeiros do INEM em um partoisso foi em que zona
                            não me leves a mal a pergunta,mas como sou do meio agora fiquei um bocado confuso..
                            em uma ambulância 112
                            quase que aposto que foram TAS mas as pessoas pensam que são enfermeiros e médicos

                            quanto ao assunto da chamada do INEM tenho pena algumas vezes acontecer isso,mas mais pena tenho em saber que isto devia ter dado prisão a quem meteu a gravação cá fora.

                            o INEM tem feito barbaridades que só visto, e nunca se meteu gravações cá fora do que eles tem feito.
                            ou melhor aquilo e uma casa de intocaveis (matam,cometem erros,e nunca são julgados em tribunal) mas isto sou eu que não lido com eles e não os vejo a fazer essas coisas

                            continuando no que toca aos bombeiros, as pessoas tem de compreender que são voluntários, tal como o nome indica voluntário quer dizer que vai la quando pode.

                            o estado não paga nada ao voluntário, as pessoas vão gratuitamente trabalhar,arriscar a vida,e ainda são mal vistos e mal tratados.
                            sem contar que onde isso se passou,não estamos a falar em uma cidade mas sim na aldeia. os meios humanos não são os mesmos.

                            É uma SIV, logo com uma tripulação composta por um TAE e um Enfermeiro. Sendo que a ambulancia foi também acompanhada por uma viatura da VMER. É na zona de Valença, aquela onde fecharam os SAP. E eles tinham que fazer o parto, não me íam empurrar a cachopa para dentro não é.

                            Comentário


                              Só alguma informação adicional, retirada da imprensa. Apesar de nao ter bem haver com a discussão, acho que dá uma ideia da qualidade que se pretende para um Serviço de Emergencia nacional.



                              "Ou os enfermeiros se mantém 24 horas por dia nos CODU ou, a partir de quarta-feira, deixará de haver enfermeiros", declarou José Carlos Martins, coordenador nacional do Sindicato dos Enfermeiros, que acrescentou que "o Ministério da Saúde só assume soluções mediante pressão". "Os enfermeiros só aceitam continuar no CODU se de facto se mantiverem durante 24 horas. Porque não é possível estará a aconselhar e a triar informações no terreno, pessoas acidentadas ou com doença súbita, apenas durante doze horas. Porque nas outras doze também é necessária a presença de enfermeiros no sentido de melhorar a qualidade e segurança dos cuidados que são prestados no confronto entre a vida e a morte", sublinhou.
                              Os enfermeiros não descartam a possibilidade de adoptar "formas de luta mais radicais", para reporem o "funcionamento normal" nos quatro CODU em funcionamento (Porto, Coimbra, Lisboa e Faro) que dependem do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
                              No entanto, o coordenador nacional do Sindicato dos Enfermeiros não especificou quais as formas de luta que poderão ser adoptadas pelos enfermeiros, não afastando a possibilidade de recurso à greve.
                              Sindicato acusa INEM de incompetência
                              O sindicalista recordou que em Dezembro de 2009, "numa reunião no Ministério da Saúde, o Conselho Directivo do INEM e o sindicato, a própria ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu não estar no horizonte a possibilidade de os enfermeiros serem substituídos por outros técnicos".
                              No entanto, a 26 de Março de 2010, o Conselho Directivo do INEM "informou os directores regionais que a partir de 1 de Abril deixariam de exercer funções em todos os CODU".
                              Cinco dias depois, a 31 de Março, no seguimento de uma reunião, com o secretário de Estado da Saúde, o Conselho Directivo do INEM, em novo comunicado "informou que os enfermeiros se manteriam em funções nos CODU, apenas entre as 08h00 e as 20h00, e só até final de Abril".
                              "Ninguém compreende a deriva do Conselho Directivo do INEM: primeiro os enfermeiros são precisos, depois não fazem falta, depois já são precisos entre as 08h00 e as 20h00", acusou José Carlos Martins, que acusou o Instituto Nacional de Emergência Médica de "incompetência" e apelou à "demissão do Conselho Directivo".
                              "São mais os problemas que os responsáveis do INEM estão a causar do que aqueles que resolvem", sublinhou.
                              Enfermeiros nos CODU são necessários 24 horas por dia
                              Segundo José Carlos Martins, a concretizar-se o afastamento dos enfermeiros que trabalham nos CODU, grande parte das chamadas serão avaliadas por Técnicos de Operações de Telecomunicações de Emergência, que "não têm competência para fazer o juízo relativos aos dados transmitidos pelos doentes".
                              Para o sindicalista "além dos médicos, não há outros profissionais habilitados, do ponto de vista clínico, a avaliar as chamadas telefónicas com pedidos de ajuda".
                              "Mas o médico não consegue tomar decisão clínica sobre todo o volume de chamadas que requer activação dos meios do INEM. É necessária a presença dos enfermeiros no CODU durante as 24 horas", rematou.








                              Comentário


                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                Só alguma informação adicional, retirada da imprensa. Apesar de nao ter bem haver com a discussão, acho que dá uma ideia da qualidade que se pretende para um Serviço de Emergencia nacional.



                                "Ou os enfermeiros se mantém 24 horas por dia nos CODU ou, a partir de quarta-feira, deixará de haver enfermeiros", declarou José Carlos Martins, coordenador nacional do Sindicato dos Enfermeiros, que acrescentou que "o Ministério da Saúde só assume soluções mediante pressão". "Os enfermeiros só aceitam continuar no CODU se de facto se mantiverem durante 24 horas. Porque não é possível estará a aconselhar e a triar informações no terreno, pessoas acidentadas ou com doença súbita, apenas durante doze horas. Porque nas outras doze também é necessária a presença de enfermeiros no sentido de melhorar a qualidade e segurança dos cuidados que são prestados no confronto entre a vida e a morte", sublinhou.
                                Os enfermeiros não descartam a possibilidade de adoptar "formas de luta mais radicais", para reporem o "funcionamento normal" nos quatro CODU em funcionamento (Porto, Coimbra, Lisboa e Faro) que dependem do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
                                No entanto, o coordenador nacional do Sindicato dos Enfermeiros não especificou quais as formas de luta que poderão ser adoptadas pelos enfermeiros, não afastando a possibilidade de recurso à greve.
                                Sindicato acusa INEM de incompetência
                                O sindicalista recordou que em Dezembro de 2009, "numa reunião no Ministério da Saúde, o Conselho Directivo do INEM e o sindicato, a própria ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu não estar no horizonte a possibilidade de os enfermeiros serem substituídos por outros técnicos".
                                No entanto, a 26 de Março de 2010, o Conselho Directivo do INEM "informou os directores regionais que a partir de 1 de Abril deixariam de exercer funções em todos os CODU".
                                Cinco dias depois, a 31 de Março, no seguimento de uma reunião, com o secretário de Estado da Saúde, o Conselho Directivo do INEM, em novo comunicado "informou que os enfermeiros se manteriam em funções nos CODU, apenas entre as 08h00 e as 20h00, e só até final de Abril".
                                "Ninguém compreende a deriva do Conselho Directivo do INEM: primeiro os enfermeiros são precisos, depois não fazem falta, depois já são precisos entre as 08h00 e as 20h00", acusou José Carlos Martins, que acusou o Instituto Nacional de Emergência Médica de "incompetência" e apelou à "demissão do Conselho Directivo".
                                "São mais os problemas que os responsáveis do INEM estão a causar do que aqueles que resolvem", sublinhou.
                                Enfermeiros nos CODU são necessários 24 horas por dia
                                Segundo José Carlos Martins, a concretizar-se o afastamento dos enfermeiros que trabalham nos CODU, grande parte das chamadas serão avaliadas por Técnicos de Operações de Telecomunicações de Emergência, que "não têm competência para fazer o juízo relativos aos dados transmitidos pelos doentes".
                                Para o sindicalista "além dos médicos, não há outros profissionais habilitados, do ponto de vista clínico, a avaliar as chamadas telefónicas com pedidos de ajuda".
                                "Mas o médico não consegue tomar decisão clínica sobre todo o volume de chamadas que requer activação dos meios do INEM. É necessária a presença dos enfermeiros no CODU durante as 24 horas", rematou.







                                enfermeiros no CODU da vontade de rir , para atenderem telefones mais vale ficarem quietos.
                                antes dos enfermeiros ou melhor a maior parte e pessoal que alguns são bombeiros ,ect,ect, a recibos verdes..
                                não faz sentido estarem ao telefone, devem sim estar nos hospitais ou em serviço de emergência (ambulâncias)
                                agora ao telefone perante o sistema que esta montado estarem lá ou não não morre ninguém nem o serviço fica pior ou melhor

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                  enfermeiros no CODU da vontade de rir , para atenderem telefones mais vale ficarem quietos.
                                  antes dos enfermeiros ou melhor a maior parte e pessoal que alguns são bombeiros ,ect,ect, a recibos verdes..
                                  não faz sentido estarem ao telefone, devem sim estar nos hospitais ou em serviço de emergência (ambulâncias)
                                  agora ao telefone perante o sistema que esta montado estarem lá ou não não morre ninguém nem o serviço fica pior ou melhor
                                  Bem, para teres essa opinião ou não percebes absolutamente nada do que lá (Codu) se faz ou então dizes isso apenas e só pq tens algum mal estar para com o Inem, como bombeiro e pretendes desinformar.
                                  E já agora tb não são precisos enfermeiros na Saúde24. E para que são precisos nas Urgências dos hospitais? Pq, todos eles fazem triagem, deves saber o que isso é...recolhem dados, interpretam e identificam situações potencialmente graves, que depois são validadas pelo médico. Se fosse, como dizes, meramente atender, então colocavam-se telefonistas das operadoras ou técnicos com 1 mês de formação e já estava...era mais barato, pelo menos. Já que este Ministério parece que pretende controlar o orçamento de Estado à custa da classe de enfermagem. :-)

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                    Bem, para teres essa opinião ou não percebes absolutamente nada do que lá (Codu) se faz ou então dizes isso apenas e só pq tens algum mal estar para com o Inem, como bombeiro e pretendes desinformar.
                                    E já agora tb não são precisos enfermeiros na Saúde24. E para que são precisos nas Urgências dos hospitais? Pq, todos eles fazem triagem, deves saber o que isso é...recolhem dados, interpretam e identificam situações potencialmente graves, que depois são validadas pelo médico. Se fosse, como dizes, meramente atender, então colocavam-se telefonistas das operadoras ou técnicos com 1 mês de formação e já estava...era mais barato, pelo menos. Já que este Ministério parece que pretende controlar o orçamento de Estado à custa da classe de enfermagem. :-)
                                    companheiro nem te vou dar resposta pois nem a mereces, pela tua maneira de falar deu para ver que tens algum problema,com bombeiros
                                    já trabalhei mesmo na central CODU por isso não me vais ensinar nada muito menos me parece que andes no meio há muito tempo.
                                    já não trabalho lá faz uns anos mas o sistema não mudou em muito por isso fica na tua que eu fico na minha.
                                    por mim dialogar contigo acaba aqui....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                      companheiro nem te vou dar resposta pois nem a mereces, pela tua maneira de falar deu para ver que tens algum problema,com bombeiros
                                      já trabalhei mesmo na central CODU por isso não me vais ensinar nada muito menos me parece que andes no meio há muito tempo.
                                      já não trabalho lá faz uns anos mas o sistema não mudou em muito por isso fica na tua que eu fico na minha.
                                      por mim dialogar contigo acaba aqui....
                                      ~

                                      Enfim...
                                      Fica lá com o teu suposto (questionável) conhecimento sobre o CODU/INEM. Duvido que conheças efectivamente o que tão pomposamente apregoas, mas tudo bem. Não me vou pôr aqui a puxar galões e, se te apetecer dar uns olhos a paginas anteriores, verás que já esclareci/elucidei bombeiros em paginas anteriores tb com algumas ideias enviusadas, portanto não serei eu que nao "sabe do que fala"...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                        ~

                                        Enfim...
                                        Fica lá com o teu suposto (questionável e pouco fiavel) conhecimento sobre o CODU. Duvido que conheças efectivamente o que tão pomposamente apregoas, mas tudo bem. Não me vou pôr aqui a puxar galões e, se te apetecer dar uns olhos a paginas anteriores, verás que já esclareci/elucidei bombeiros em paginas anteriores tb com algumas ideias enviusadas, portanto não serei eu que nao "sabe do que fala"...
                                        companheiro menos provocação pois tudo tem limites.
                                        nem tu nem projecto nenhum mete em causa o meu bom nome e a minha palavra.
                                        tenta seguir o real e óbvio que neste caso e o governo não mudar estas tretas e não andares aqui a pregar uma coisa que se estas no meio sabes muito bem que a culpa nem é dos bombeiros nem dos médicos,enfermeiros,ect
                                        é sim das *****s de politicas que temos tido ate hoje neste assunto.
                                        por isso mais respeito com os outros e abre os olhos que caso não repares lutamos no dia a dia ao teu lado,neste caso a maior parte de borla ao contrario de os restantes.

                                        Comentário


                                          Bem, já que ouvimos duas versões, se calhar posso dar a minha opinião..pois sou enfermeiro e já fiz emergência pré-hospitalar numa Corporação de Bombeiros com voluntário..

                                          Em primeiro lugar( eu sei que o não precisa de advogado de defesa,mas..) o Manucas nunca se referiu aos bombeiros de modo menos respeituoso ou de menosprezo..referia-se ao facto de considerar a presença de profissionais com conhecimentos de saúde importantes no CODU..

                                          Quanto aos bombeiros, é como tudo, há os bons, os muito bons ,os maus e os assim-assim..mas não há volta a dar da forma que isto está, pois as corporações estão dependentes dos Voluntários que se oferecerem para pertencer aos Bombeiros..

                                          Como é possível estar sempre a bater nos homens se eles fazem o que a grande maioria da população se negaria a fazer por dinheiro de uma forma gratuita..

                                          O que falta é formação para os Bombeiros..Na minha altura eu e uns colegas fartamo-nos de dar formações na nossa corporação..Havia alguns muito interessados, mas também havia muitos que pensam que já sabiam tudo e não precisavam que lhe ensinassem nada..e depois é o que se vê..

                                          Outra desvantagem da classe é que é muita heterogénea na sua constituição.As vezes quando tinhamos saídas de noite o Bombeiro que queria conduzir era o que tinha bebido mais Mini's no Bar e depois corre-se o risco de fazer figuras menos adequadas tanto no terreno como na Urgência..

                                          Mas já diz o ditado.."a cavalo dado.."

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                            companheiro menos provocação pois tudo tem limites.
                                            nem tu nem projecto nenhum mete em causa o meu bom nome e a minha palavra.
                                            tenta seguir o real e óbvio que neste caso e o governo não mudar estas tretas e não andares aqui a pregar uma coisa que se estas no meio sabes muito bem que a culpa nem é dos bombeiros nem dos médicos,enfermeiros,ect
                                            é sim das *****s de politicas que temos tido ate hoje neste assunto.
                                            por isso mais respeito com os outros e abre os olhos que caso não repares lutamos no dia a dia ao teu lado,neste caso a maior parte de borla ao contrario de os restantes.

                                            Ò diaboemchamas, se estamos a falar em politica para a Emergencia Medica então estamos de acordo, tem sido asneira atrás de asneira, com muitos lobbys à mistura.
                                            E tb sabemos que desde á muito a direcção do SNB tenta meter a sua influência lá dentro.
                                            Agora nao me venhas é dizer que nao são precisos enfermeiros para nada no Inem/Codu. Aquele serviço tem funcionado nos ultimos anos à custa fundamentalmente dos enfermeiros que fazem triagem (e qd são tecnicos a fazer triagem, só dá m*rda... pq será?), q fazem formação, que participam no estabelecimento de procedimentos e algoritmos de actuação...enfim. E agora vem sra ministra (e tu) dizer q nao são precisos para nada. Ou pelo menos a partir das 20 horas. É preciso ter lata. E durante a noite é ainda mais dificil avaliar/triar, por varios factores, que nao interessa estar aqui a explanar. Qd "the shit hits the fan" e começar a haver mais situações de desnorte (dos que as que já existem por vezes) eu quero ver, perdão, ainda bem que nao estou lá para ver como vai ser.
                                            E se houve mto enfermeiro que só passou para o Inem para ter mais projecção e melhorar o seu salario, mtos outros houveram, como eu, que foram requisitados dos seus serviços de origem com vontade de fazer essa instituição crescer e melhorar e agora, alguns ao fim de uma decada de dedicação, terminado o contrato, nem sabem sequer para onde vao ser deslocados.
                                            Infelizmente investe-se em recursos humanos e materiais nem sempre de forma pensada e estruturada.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por sgarcsa Ver Post
                                              Bem, já que ouvimos duas versões, se calhar posso dar a minha opinião..pois sou enfermeiro e já fiz emergência pré-hospitalar numa Corporação de Bombeiros com voluntário..

                                              Em primeiro lugar( eu sei que o não precisa de advogado de defesa,mas..) o Manucas nunca se referiu aos bombeiros de modo menos respeituoso ou de menosprezo..referia-se ao facto de considerar a presença de profissionais com conhecimentos de saúde importantes no CODU..

                                              Quanto aos bombeiros, é como tudo, há os bons, os muito bons ,os maus e os assim-assim..mas não há volta a dar da forma que isto está, pois as corporações estão dependentes dos Voluntários que se oferecerem para pertencer aos Bombeiros..

                                              Como é possível estar sempre a bater nos homens se eles fazem o que a grande maioria da população se negaria a fazer por dinheiro de uma forma gratuita..

                                              O que falta é formação para os Bombeiros..Na minha altura eu e uns colegas fartamo-nos de dar formações na nossa corporação..Havia alguns muito interessados, mas também havia muitos que pensam que já sabiam tudo e não precisavam que lhe ensinassem nada..e depois é o que se vê..

                                              Outra desvantagem da classe é que é muita heterogénea na sua constituição.As vezes quando tinhamos saídas de noite o Bombeiro que queria conduzir era o que tinha bebido mais Mini's no Bar e depois corre-se o risco de fazer figuras menos adequadas tanto no terreno como na Urgência..

                                              Mas já diz o ditado.."a cavalo dado.."
                                              nao se tratando de estar aqui a estabelecer guerrinhas de classes, concordo contigo. Aliás, já em 2008, escrevi aqui que...

                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                              Lá por serem voluntários quer dizer q estão demitidos de toda e qualquer responsabilidade, é isso? Não se pode pedir nada q, coitados, são voluntarios...ou só estão presentes p ver a Sportv, beber café mais barato, jogar bilhar e bater no bombo nas festas de Santo Epididimo?? Ninguem discute q tenham limitações mas, se efectivamente não funcionam, q fechem os quartéis! Curioso q, quando há acidentes na A4, se não se chamam os bombeiros e vem a viatura médica aparecem logo na televisão "aki del'rei q estamos tão perto e ninguem articula conosco!!"

                                              Fazes-me lembrar uma corporação no Verão quente de há 3 anos no Algarve, q se meteram todos em cima do autotanque e ameacaram irem-se embora, revoltados pq eram voluntarios e a Cãmara só lhes tinha enviado sandes, fruta e sumo p almoço!! Q descaramento! É preciso serem profissionais p serem éticos?
                                              Já os enfermeiros e os GNR's andavam a entrar pelas casa dos velhotes dentro p os tirar da cama! Pera lá, isso tb não é minha função, raios! Não me pagavam p isso!

                                              Se gostei do discurso da operadora? Não, não gostei...roçou a rudeza mas foi incompetente em quê? em tentar arranjar os meios mais proximos? em ficar admirada por estar um "gaijo" sozinho num quartel? Em se rir pelo caricato da situação? Ás tantas, até eu me ria de nervoso da situação...
                                              Devia ter organizado/decidido rapidamente e não em 15 minutos, isso sim...e não andar a perguntar se o sujeito queria a guarda, qd havia ferido, aí tem q ser responsabilizada mas não me venham dizer q a responsabilidade morre aí...
                                              Portanto, ameniza lá a tua indignação...
                                              Eu tenho grandes amigos que são bombeiros, pessoal competente, interessado e activo. Outros teem limitações evidentes, são desinteressados mas continuam a barafustar que nao lhes dão oportunidades. Mesmo que, quando eu ou outros se disponibilizava para dar formação em quarteis, riam-se e diziam que nao tinham tempo...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                Ò diaboemchamas, se estamos a falar em politica para a Emergencia Medica então estamos de acordo, tem sido asneira atrás de asneira, com muitos lobbys à mistura.
                                                E tb sabemos que desde á muito a direcção do SNB tenta meter a sua influência lá dentro.
                                                Agora nao me venhas é dizer que nao são precisos enfermeiros para nada no Inem/Codu. Aquele serviço tem funcionado nos ultimos anos à custa fundamentalmente dos enfermeiros que fazem triagem (e qd são tecnicos a fazer triagem, só dá m*rda... pq será?), q fazem formação, que participam no estabelecimento de procedimentos e algoritmos de actuação...enfim. E agora vem sra ministra (e tu) dizer q nao são precisos para nada. Ou pelo menos a partir das 20 horas. É preciso ter lata. E durante a noite é ainda mais dificil avaliar/triar, por varios factores, que nao interessa estar aqui a explanar. Qd "the shit hits the fan" e começar a haver mais situações de desnorte (dos que as que já existem por vezes) eu quero ver, perdão, ainda bem que nao estou lá para ver como vai ser.
                                                E se houve mto enfermeiro que só passou para o Inem para ter mais projecção e melhorar o seu salario, mtos outros houveram, como eu, que foram requisitados dos seus serviços de origem com vontade de fazer essa instituição crescer e melhorar e agora, alguns ao fim de uma decada de dedicação, terminado o contrato, nem sabem sequer para onde vao ser deslocados.
                                                Infelizmente investe-se em recursos humanos e materiais nem sempre de forma pensada e estruturada.
                                                sabes muito bem que a triagem pode ser feita por técnicos.
                                                agora se os que lá estiveram era burros ou sem formação a culpa é só de um organismo.
                                                acho muito mais valido haver realmente tripulação composta por enfermeiro+TA do que há na realidade em grande parte deste Portugal.

                                                eu prefiro 500x um técnico (bem formado com uma carreira e um curso como deve ser) do que um enfermeiro posto a atender telefones,pá desculpa mas é isto que penso, para mim é a mesma treta que teres um policia na cozinha em vez de fazer o verdadeiro lugar dele.

                                                ate para um enfermeiro acho que era melhor a todos os níveis (trabalhar na rua na emergência ) do que atender telefones.

                                                como já tinha dito e volto a repetir eu sou contra os bombeiros fazerem serviço de urgência, alem de não ter sido isso para o qual me voluntariei não e de todo o que gosto de fazer,e muito menos posso me considerar um TA a 100% como não consigo ser bombeiro 100%.

                                                sou daqueles que pensa que cada macaco no seu galho.
                                                querem um serviço realmente a funcionar então regulem de uma vez por todas estas profissões,pá criem mais um ou dois cursos na faculdade (já há tantos sem qualquer valor) estes a nível de emergência pré hospitalar sempre tinham saída e isto ficava melhor.

                                                bombeiro tem de ser para apagar fogo,desencarceramento,ect
                                                enfermeiro,medico na área de saúde simples fácil e rápido (melhor que isto impossível)

                                                no que toca ao user a cima pá essa do bombeiro beber umas minis

                                                bem eu sou contra o sistema que há em todos os quartéis,bem sei que o pessoal é voluntário,mas porra no mínimo quem esta como motorista devia ser obrigado a soprar no balao antes de entrar ao serviço.
                                                mas essa luta nem vale a pena pois eu já faz anos que caguei pois não vale a pena rumar contra a maré

                                                como em todas as profissões tens bons e maus profissionais.

                                                neste caso se aquilo fosse do estado eram só profissionais e tinham que seguir algumas normas.
                                                tirando que estou farto ver sapadores bêbados e são do estado ,acho que isto já e mal geral do nosso Portugal.
                                                não sei porque razão mas tens certas profissões que é mato as taxas de alcoolemia , policia então

                                                Comentário


                                                  Rosinha, não me digas que fostes tu que estavas nas noticias na Sexta, a tal parturiente que teve que esperar pela VMER em Valença no SAP.

                                                  Já agora o meu amigo é o Marco.

                                                  Continuo a defender as Camisolas Amarelas, e as Vermelhas tambem, o meu pai foi Bombeiro.

                                                  Mas as Amarelas até podia ter raiva, porque uma Ambulancia deles já bateu em mim e ainda tive que levar com o intelegente do Enfermeiro a refilar quando a culpa tinha sido deles, mas mesmo assim dou graças ao excelente trabalho deles aqui na area, la esta as vezes aparece um enfermeiro mais armado em burro mas normalmente a dedicação e o carinho é a 200%.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por pacheco784 Ver Post
                                                    Rosinha, não me digas que fostes tu que estavas nas noticias na Sexta, a tal parturiente que teve que esperar pela VMER em Valença no SAP.

                                                    Já agora o meu amigo é o Marco.

                                                    Continuo a defender as Camisolas Amarelas, e as Vermelhas tambem, o meu pai foi Bombeiro.

                                                    Mas as Amarelas até podia ter raiva, porque uma Ambulancia deles já bateu em mim e ainda tive que levar com o intelegente do Enfermeiro a refilar quando a culpa tinha sido deles, mas mesmo assim dou graças ao excelente trabalho deles aqui na area, la esta as vezes aparece um enfermeiro mais armado em burro mas normalmente a dedicação e o carinho é a 200%.
                                                    Não, o meu parto já foi em Dezembro, a VMER «encontrou-me» na rotunda de S pedro da Torre.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por IIdEvIlFiReII Ver Post
                                                      sabes muito bem que a triagem pode ser feita por técnicos.
                                                      agora se os que lá estiveram era burros ou sem formação a culpa é só de um organismo.
                                                      acho muito mais valido haver realmente tripulação composta por enfermeiro+TA do que há na realidade em grande parte deste Portugal.

                                                      eu prefiro 500x um técnico (bem formado com uma carreira e um curso como deve ser) do que um enfermeiro posto a atender telefones,pá desculpa mas é isto que penso, para mim é a mesma treta que teres um policia na cozinha em vez de fazer o verdadeiro lugar dele.

                                                      ate para um enfermeiro acho que era melhor a todos os níveis (trabalhar na rua na emergência ) do que atender telefones.

                                                      como já tinha dito e volto a repetir eu sou contra os bombeiros fazerem serviço de urgência, alem de não ter sido isso para o qual me voluntariei não e de todo o que gosto de fazer,e muito menos posso me considerar um TA a 100% como não consigo ser bombeiro 100%.

                                                      sou daqueles que pensa que cada macaco no seu galho.
                                                      querem um serviço realmente a funcionar então regulem de uma vez por todas estas profissões,pá criem mais um ou dois cursos na faculdade (já há tantos sem qualquer valor) estes a nível de emergência pré hospitalar sempre tinham saída e isto ficava melhor.

                                                      bombeiro tem de ser para apagar fogo,desencarceramento,ect
                                                      enfermeiro,medico na área de saúde simples fácil e rápido (melhor que isto impossível)

                                                      no que toca ao user a cima pá essa do bombeiro beber umas minis

                                                      bem eu sou contra o sistema que há em todos os quartéis,bem sei que o pessoal é voluntário,mas porra no mínimo quem esta como motorista devia ser obrigado a soprar no balao antes de entrar ao serviço.
                                                      mas essa luta nem vale a pena pois eu já faz anos que caguei pois não vale a pena rumar contra a maré

                                                      como em todas as profissões tens bons e maus profissionais.

                                                      neste caso se aquilo fosse do estado eram só profissionais e tinham que seguir algumas normas.
                                                      tirando que estou farto ver sapadores bêbados e são do estado ,acho que isto já e mal geral do nosso Portugal.
                                                      não sei porque razão mas tens certas profissões que é mato as taxas de alcoolemia , policia então
                                                      Não, pá, os técnicos que conheco não são burros. Alguns são licenciados de outras áreas, professores, sociólogos, etc. Simplesmente não têm formação base, não tem traquejo profissional, não tem o olho clínico ou ouvido, como queiras, que a formação na área da saúde dá. E é ridículo dizer que com umas formaçõeszitas fazem o mesmo... É como dizer que um enfermeiro, com umas formações faz o mesmo que o médico. Como dizes o mt bem, cada macaco no seu galho.
                                                      Agora já é tempo de haver um curso devidamente estruturado em emergência, que seja mesmo curso superior ou especialidade. E não esses cursos de pós graduação em emergência que se pagam a preço de ouro e enchem os bolsos de escolas e professores, que pouca disponibilidade têm para estruturar aulas. Mais valia estudar em casa...o problema é a sede por currículo que leva mtos colegas teus a correr fazer esses cursos. Aprendem tanto como se dedicassem 1 hora por dia a estudar.

                                                      Comentário


                                                        Isto está interessante. E penso que podemos discutir este assunto de uma forma mais saudável.

                                                        A minha opinião, que vale o que vale é a seguinte:

                                                        Num mundo ideal:

                                                        INEM -> Ambulâncias de emergência

                                                        Bombeiros-> Incêndios, acidentes, cheias, etc, etc, etc.

                                                        Ou seja, basicamente os bombeiros continuavam a fazer tudo, excepto emergência pré hospitalar.

                                                        Mas infelizmente, não é assim. E arrisco a dizer que não será.

                                                        ---

                                                        Mas, como se falou anteriormente no tópico em relação ao papel do INEM, afirmando que o INEM não é responsável pelo emregência médica em Portugal.

                                                        OI?????

                                                        Se calhar há muita gente que está tão habituada a dizer INEM para aqui, INEM para ali, mas nem sabem o que significa INEM.

                                                        Para quem não sabe, INEM = Instituto Nacional de Emergência Médica.
                                                        Ainda há alguma dúvida em relação a isto?
                                                        Venha lá quem vier.
                                                        A entidade máxima neste assunto é o INEM, mas quando corre mal sacodem a água do capote, como em todo o lado.

                                                        Em relação aos Enferemeiros no CODU, que para quem não sabe é o Centro de Orientação de Doentes Urgentes, acho muito bem.
                                                        Acho muuito bem mesmo.
                                                        E tb acho que os Técnicos de Comunicações Emergência devem continuar a fazer o seu trabalho,mas serem mais apoiados por mais enferemeiros no CODU.

                                                        Em relação aos Bombeiros e ambulâncias, passa-se algo que muuita gente não sabe nem imagina.
                                                        Em certos Corpos de Bombeiros está lá uma âmbulância amrelinha e as pessoas ficam todas contentes: "ia pá, o INEM tá aqui na nossa zona para nos ajudar"

                                                        Tá é os cohloes, que está.
                                                        O INEM sabe fazer uma grande campanha de charme em seu favor, ao contrario dos Bombeiros que aparecem sempre como os coitaditos, que nunca têm nada, que precisam de shows na tv para ganhar dinheiro, etc, etc, etc.

                                                        Isto é tudo verdade. Mas tb é tudo ridiculo.

                                                        Passa pela cabeça de alguém, não ser o Estado a disponibilizar Quartéis, vaituras, equipamento, formaçao, ordenados a esta gente toda?
                                                        Mas o Estado tá quieto, claro.
                                                        Mete mais uns €€€ no bolso do Socas e outros que tais e está tudo bem.

                                                        Mas atençao, que para o INEM nao falta dinheiro para nada.
                                                        Carros? A pontapé.
                                                        Ambulâncias? A pontapé.
                                                        Material? Idem.
                                                        etc, etc, etc.

                                                        Voltando ao bombeiros com ambulancias do INEM, o que acontece?
                                                        O INEM manda o carro sair e paga gasoleo, paga material que se gasta, paga possiveis acidentes/avarias, e mais?
                                                        Piças.

                                                        Pois, mas a generalidade das pessoas pensa que é o INEM que anda ali. Mas não. Quem anda são os bombeiros.

                                                        Pois são os bombeiros, que na maior parte das vezes nao percebe um boi daquilo. É verdade pá. Deixem-se de *****s.
                                                        Obviamente que estou a generalizar, mas é impossivel nao o fazer.
                                                        É lógico que há elemnetos muito bons, mas a maioria é muito mediocre.

                                                        O INEM caga de alto para isto, porque quem fica com a má imagem não são eles.
                                                        Vem mais um simulacrozito, mais uns carros e tendas de campanha amarelas e voila, mais uma operação de charme.

                                                        Entretanto andamos todos a brincar com isto da emergencia medica e lá se vao tapando buracos.

                                                        Enquanto o Sistema Integrado de Emergencia Médica a nível NACIONAL não for exclusivamente profissional, isto tá tudo fudido.

                                                        Por exemplo, na cidade de Lisboa, mesmo dentro de Lisboa, Lisboa, o INEM acho que faz um óptimo trabalho, tem as suas ambulâncias e os seus tripulantes (do INEM) em pontos estrategicos e lá andam eles.
                                                        E muito bem, me parece.

                                                        Agora quando se cruza INEM com bombeiros e mais nao sei o que, tá tudo estragado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                          Isto está interessante. E penso que podemos discutir este assunto de uma forma mais saudável.

                                                          A minha opinião, que vale o que vale é a seguinte:

                                                          Num mundo ideal:

                                                          INEM -> Ambulâncias de emergência

                                                          Bombeiros-> Incêndios, acidentes, cheias, etc, etc, etc.

                                                          Ou seja, basicamente os bombeiros continuavam a fazer tudo, excepto emergência pré hospitalar.

                                                          Mas infelizmente, não é assim. E arrisco a dizer que não será.

                                                          ---

                                                          Mas, como se falou anteriormente no tópico em relação ao papel do INEM, afirmando que o INEM não é responsável pelo emregência médica em Portugal.

                                                          OI?????

                                                          Se calhar há muita gente que está tão habituada a dizer INEM para aqui, INEM para ali, mas nem sabem o que significa INEM.

                                                          Para quem não sabe, INEM = Instituto Nacional de Emergência Médica.
                                                          Ainda há alguma dúvida em relação a isto?
                                                          Venha lá quem vier.
                                                          A entidade máxima neste assunto é o INEM, mas quando corre mal sacodem a água do capote, como em todo o lado.

                                                          Em relação aos Enferemeiros no CODU, que para quem não sabe é o Centro de Orientação de Doentes Urgentes, acho muito bem.
                                                          Acho muuito bem mesmo.
                                                          E tb acho que os Técnicos de Comunicações Emergência devem continuar a fazer o seu trabalho,mas serem mais apoiados por mais enferemeiros no CODU.

                                                          Em relação aos Bombeiros e ambulâncias, passa-se algo que muuita gente não sabe nem imagina.
                                                          Em certos Corpos de Bombeiros está lá uma âmbulância amrelinha e as pessoas ficam todas contentes: "ia pá, o INEM tá aqui na nossa zona para nos ajudar"

                                                          Tá é os cohloes, que está.
                                                          O INEM sabe fazer uma grande campanha de charme em seu favor, ao contrario dos Bombeiros que aparecem sempre como os coitaditos, que nunca têm nada, que precisam de shows na tv para ganhar dinheiro, etc, etc, etc.

                                                          Isto é tudo verdade. Mas tb é tudo ridiculo.

                                                          Passa pela cabeça de alguém, não ser o Estado a disponibilizar Quartéis, vaituras, equipamento, formaçao, ordenados a esta gente toda?
                                                          Mas o Estado tá quieto, claro.
                                                          Mete mais uns €€€ no bolso do Socas e outros que tais e está tudo bem.

                                                          Mas atençao, que para o INEM nao falta dinheiro para nada.
                                                          Carros? A pontapé.
                                                          Ambulâncias? A pontapé.
                                                          Material? Idem.
                                                          etc, etc, etc.

                                                          Voltando ao bombeiros com ambulancias do INEM, o que acontece?
                                                          O INEM manda o carro sair e paga gasoleo, paga material que se gasta, paga possiveis acidentes/avarias, e mais?
                                                          Piças.

                                                          Pois, mas a generalidade das pessoas pensa que é o INEM que anda ali. Mas não. Quem anda são os bombeiros.

                                                          Pois são os bombeiros, que na maior parte das vezes nao percebe um boi daquilo. É verdade pá. Deixem-se de *****s.
                                                          Obviamente que estou a generalizar, mas é impossivel nao o fazer.
                                                          É lógico que há elemnetos muito bons, mas a maioria é muito mediocre.

                                                          O INEM caga de alto para isto, porque quem fica com a má imagem não são eles.
                                                          Vem mais um simulacrozito, mais uns carros e tendas de campanha amarelas e voila, mais uma operação de charme.

                                                          Entretanto andamos todos a brincar com isto da emergencia medica e lá se vao tapando buracos.

                                                          Enquanto o Sistema Integrado de Emergencia Médica a nível NACIONAL não for exclusivamente profissional, isto tá tudo fudido.

                                                          Por exemplo, na cidade de Lisboa, mesmo dentro de Lisboa, Lisboa, o INEM acho que faz um óptimo trabalho, tem as suas ambulâncias e os seus tripulantes (do INEM) em pontos estrategicos e lá andam eles.
                                                          E muito bem, me parece.

                                                          Agora quando se cruza INEM com bombeiros e mais nao sei o que, tá tudo estragado.
                                                          concordo contigo
                                                          o problema disto como já disse é a falta de respeito que o estado tem sobre a população.

                                                          isto só vai funcionar quando houver formação (como deve ser) carreiras devidamente criadas, tanto em técnicos,como enfermeiros,médicos,bombeiros.
                                                          senão isto vai continuar esta palhaçada,isto tem de ser defendido com pés e cabeça.
                                                          no caso do INEM eles recebem carradas de dinheiro por ano(que acabam por devolver uma parte por não o gastarem) alem de as pessoas ate nos seguros descontarem um x para o INEM.

                                                          tinham mais que obrigação de funcionarem como deve ser,sem estes filmes e jogadas escondidas que a população desconhece.
                                                          (atenção que estou a falar INEM mas não é quem lá trabalha leiam antes de atacar)

                                                          já viram que tanto enfermeiro desempregado a esta hora tinha trabalho,se isto tivesse realmente a funcionar.

                                                          como eu digo e volto a repetir um bombeiro só pode ser bom profissional quando houver uma categoria bem definida e com o seu trabalho bem delimitado. (bombeiro apaga fogo,acidentes,gato na árvore,ect)
                                                          o bombeiro não tem que andar armado em socorrista

                                                          sou TA não me considero mau mas não sou bom, por uma razão simples eu não gosto de fazer serviço de saúde,não estudei para medico além que nao é uma formaçao de x de horas que me vai fazer um bom socorrista, claro que isto tem que se lhe diga pois conta muito a vontade da pessoa e os anos de expriencia.ect

                                                          eu com os anos que tenho ganhei estaleca em situações que alguns enfermeiros novos no INEM quando trabalham nesse teatro estão as aranhas (mas isto é normal não é de ser bom é de ele ser novo ainda não ter o calo)

                                                          mas como ia a dizer para que serve um socorrista senão pode (pela sua limitação de formação) administrar um injectavel?
                                                          para que serve uma ambulância andar na rua se quem lá esta vai tem de chamar o VMER pois tem de reanimar a pessoa,tem de lhe administrar drogas ,ect,ect (aqui o pessoal de saúde sabe o que estou a dizer)

                                                          pronto tirando agora o automático que agora já podemos dar uso (não comento este )

                                                          como estava a dizer é uma perca de tempo para nada.
                                                          vamos para o local, vitima x com sintomas y lá temos de perder tempo no local e passar dados, depois (aqui me desculpem mas depende do gajo que se apanha) lá diz se arrancamos para o hospital ou se espera pelo VMER,com esta brincadeira la se perdeu mais uns 15 minutos,ect,ect.

                                                          depois as pessoas morrem de maneiras estúpida em algumas situações,a culpa muitas vezes não e do enfermeiro do INEM nem do TA da ambulância , é sim do sistema que esta montado.


                                                          depois temos entidades em Portugal que são intocáveis não sei a razão mas o certo é que casos de juízes,advogados,médicos,políticos nesta terra não vão dentro pelos erros que cometem.

                                                          quantos médicos viram presos por erros graves de profissionalismo
                                                          quantos juízes foram dentro pelos seus erros grosseiros
                                                          quantos políticos

                                                          pá estas classes neste Portugal são intocáveis,mas querem ver que estas classes não tem maus profissionais???
                                                          querem mandar areia aos olhos de quem....

                                                          bem e continuava lol ect,ect,ect.
                                                          tenho de me candidatar lol ando a descobrir o meu lado politico

                                                          Comentário


                                                            Só por curiosidade, neste momento no "Praça da Alegria" estão 3 Enfermeiros-Bombeiros do Porto a explicar a formação de SBV que fazem..

                                                            Comentário


                                                              INEM: EMERGENCIA MEDICA!

                                                              BOMBEIROS: INCENDIOS!

                                                              Assim deveria ser.

                                                              Nos aqui temos as duas situaçoes, temos INEM, mesmo com tripulantes INEM, nas SIV.

                                                              E depois nos Bombeiros temos as PEM do INEM tambem as que eles chama reserva, e os bombeiros, nao tem capacidade para aquilo. Nao deveriam ter a seu cargo ambulancias com tanto equipamento que muitas vezes não/podem aplicar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X