Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Corrida / Jogging - Diário de bordo dos corredores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por anar Ver Post
    Boa noite!

    Decidi que estava na altura de deixar esta atitude de preguiçosa e espero na próxima semana dar início à minha jornada.
    No começo tenciono apostar na caminha rápida, pois a minha resistência física é miserável para começar logo a correr, isto apesar dos 21 anos e dos 53Kg.
    De há uns bons tempos para cá tenho sentido que me canso com facilidade, daí a razão por ter dado este primeiro passo.

    Para começar, decidi apostar nuns ténis ASICS gel stratus 2 (custaram 30€)
    Aqui vai a foto em anexo, visto não saber colocar visível.
    Fazes muito bem, começa por caminhar e vai com calma, sempre aumentando o tempo ou distância aos poucos!

    Comentário


      Originalmente Colocado por anar Ver Post
      Boa noite!

      Decidi que estava na altura de deixar esta atitude de preguiçosa e espero na próxima semana dar início à minha jornada.
      No começo tenciono apostar na caminha rápida, pois a minha resistência física é miserável para começar logo a correr, isto apesar dos 21 anos e dos 53Kg.
      De há uns bons tempos para cá tenho sentido que me canso com facilidade, daí a razão por ter dado este primeiro passo.

      Para começar, decidi apostar nuns ténis ASICS gel stratus 2 (custaram 30€)
      Aqui vai a foto em anexo, visto não saber colocar visível.

      Ou então começares a correr a um ritmo lento, e dares uma volta tipo de aquecimento, depois no outro dia corres mais um pco e vais aumentando gradualmente.

      Eu quando comecei a correr, comecei com ritmos elevados o que foi asneira, depois comecei lentamente e já consegui fazer o percurso que tinha em mente no 1º dia e depois é ires aumentando gradualmente.

      Se fizeres isso durante uma semana nem que seja dia sim dia não. Na outra semana já notas diferenças.



      Neste momento como tive parado, comecei a correr tipo uns 2.5km´s depois fiz lá uma circuito de manutenção, barras, abdominais, flexos e voltei a fazer os 2.5km´s até casa. Amanhã penso alargar a volta e fazer mais um pco

      Comentário


        Li o tópico na diagonal, porque decidi que é este ano que vou apostar nas novas tecnologias para me ajudar a correr na rua. Também já espreitei outros fóruns, mas como não tenciono andar a comparar IMC's e % de massa gorda com ninguém nem me registei.

        A ideia não é nova, mas como me dou muito mal com o calor, optei por só avançar agora com a chegada do Outono e dos finais de tarde/noites fresquinhas.

        Actualmente corro com umas nike impax running, mas as centenas de km's que já lhes meti em cima começam a fazer-se notar.

        O que é que aconselham sem olhar a preços (1ª hipótese) e melhor relação com a qualidade (2º hipótese) ?

        Só as vou usar em estrada / passeio / pista com umas idas ao tapete do ginásio. Tenho também um desgaste da sola bastante homogéneo. Não me importo que sejam verdes, amarelas, laranjas ou rosa choque, pois o objectivo é correr e não ir para o café e coloca-las em cima da mesa.

        Já agora também podem deixar umas dicas para melhorar o meu treino ?

        No ginásio faço passadeira - 30min a 10km/h, começando com 1% de inclinação e acabando com 15% (subo 1% a cada 2 minutos), 2 minutos a andar a 6km/h para recuperar e depois continuo mais 20m também a 10km/h, mas mantenho a inclinação a 2% constantes. A primeira parte termino com 180bpm a fugir para 190 e a segunda ando estável pelos 150.

        Na rua corro numa avenida que tem 3% de inclinação (fiz a regra de 3 usando as cotas do google earth, logo poderá não ser bem assim) e +/- 3km, 4 vezes (12km). O objectivo é fazer isto em +/- 1hora, porque se me meto armado em Carlos Lopes (entre 50 a 55m ) noto que o esforço extra tem repercussões nos restantes treinos durante essa semana. Não sei as bpm, mas fico ligeiramente menos cansaço que no ginásio.

        Tento correr 2 a 3x por semana e intercalo com musculação 3x por semana.

        Desde já obrigado por qualquer ajuda que possam prestar.

        PS - escusam de dizer para correr a mais km's/h no ginásio, porque no ginásio onde ando as passadeiras estão literalmente encostadas umas às outras e facilmente a transpiração dos braços voa em direcção à máquina do vizinho. Como tal, por uma questão de "saber estar", não posso aumentar .

        Comentário


          Originalmente Colocado por anar Ver Post
          Boa noite!

          Decidi que estava na altura de deixar esta atitude de preguiçosa e espero na próxima semana dar início à minha jornada.
          No começo tenciono apostar na caminha rápida, pois a minha resistência física é miserável para começar logo a correr, isto apesar dos 21 anos e dos 53Kg.
          De há uns bons tempos para cá tenho sentido que me canso com facilidade, daí a razão por ter dado este primeiro passo.

          Para começar, decidi apostar nuns ténis ASICS gel stratus 2 (custaram 30€)
          Aqui vai a foto em anexo, visto não saber colocar visível.
          Esses ténis para iniciação são óptimos... se forem os indicados para os teus pés, dá uma vista de olhos neste site que ficas a perceber do que falo: Calcadodesportivo.com-Calçado ("tenis") para Correr/Corrida

          Quanto ao treino e corrida propriamente dita, caminhar é bom mas visto não teres excesso de peso podes queimar esse passo e começar a correr devagar, 15m, 20m, o que aguentares ao início. Se correres num dia 20m no outro dia faz 15m ou se te sentires bem faz 25m, é importante nunca haver repetição no tempo de corrida em dias seguidos visto o corpo memorizar o tempo de esforço e não a distância percorrida. Podes correr dia sim, dia não pelo menos 3 vezes por semana para conseguires resultados relativamente rápidos, ao principio custa mas depois quando começamos a ver os resultados ganha-se outro ânimo.

          Algumas coisas a ter em atenção e que muita gente não liga:
          -o bom treino não é aquele em que acabamos esgotados, o bom treino é aquele em que acabamos com capacidade para correr ainda mais alguns minutos, acabar esgotado só vai trazer fadiga para o próximo treino, tornando-o massacrante e desanimador;
          -fazer o treino com pessoas com um nível parecido ao nosso, correr com alguém melhor ou pior preparado que nós é um erro, desmotiva e pode levar a excessos, se não tivermos companhia um mp3 é o ideal;
          -cuidado com o correr sempre no mesmo piso, o ideal é variar os tipos de piso para não haver tanta repetição do esforço numa mesma zona do corpo;
          -Por último e mais importante, hidratação e alimentação, beber água durante o dia é muito importante e ir de barriga vazia ou cheia para um treino dá sempre mau resultado, uma banana, uma torrada, meia dúzia de bolachas sem recheio, etc, meia hora antes da corrida chega. Excessos na alimentação também não ajudam, cortar nos doces e nos fritos não é má ideia.

          Boas corridas!
          Editado pela última vez por After; 03 September 2010, 00:29.

          Comentário


            Obrigada pelas dicas que já deram.

            Vou tentar não desanimar com o exercício (que não é o meu forte, mas é necessário)!
            Depois vou contando como está a correr...

            Comentário


              E hoje, às 19 horas, mais uma corridinha na Foz!

              Comentário


                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                Actualmente corro com umas nike impax running, mas as centenas de km's que já lhes meti em cima começam a fazer-se notar.

                O que é que aconselham sem olhar a preços (1ª hipótese) e melhor relação com a qualidade (2º hipótese) ?

                Só as vou usar em estrada / passeio / pista com umas idas ao tapete do ginásio. Tenho também um desgaste da sola bastante homogéneo. Não me importo que sejam verdes, amarelas, laranjas ou rosa choque, pois o objectivo é correr e não ir para o café e coloca-las em cima da mesa.

                Já agora também podem deixar umas dicas para melhorar o meu treino ?
                Para ajudar a escolher as sapatilhas tens este site: Running Shoe Reviews: RunnersWorld.com

                eles testam e fazem reviews com boa qualidade e já têm os testes para este Outono, aconselho a ver as reviews deste Outono:
                Fall 2010 Running Shoe Guide at Runner's World
                deste Verão:
                Summer 2010 Running Shoe Guide at Runner's World

                Aqui uma pesquisa para as marcas Nike, Adidas e Asics:
                Running Shoe Finder: Runner's World

                Como parece que terás um passada neutra, o idela será umas sapatilhas neutral/cushioned: por exemplo aconselho as Asics Gt 2150, que têm um pouco de estabilidade, ou as Nimbus 12 muito boas também. Da Nike basta veres aí nos links as que têm destaque: Nike Air Pegasus +27. Depois é uma questão de experimentar e ver o que sente melhor.

                Comentário


                  Entretanto já me inscrevi para a 11ª Meia Maratona do Centenário, dia 26 na Ponte Vasco da Gama, vamos lá ver como corre!

                  Alguém daqui vai?

                  O meu principal objectivo é terminar, mas principalmente terminar com um tempo de 2h ou menos, pelo menos foi esse o tempo que coloquei na inscrição, !

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                    Entretanto já me inscrevi para a 11ª Meia Maratona do Centenário, dia 26 na Ponte Vasco da Gama, vamos lá ver como corre!

                    Alguém daqui vai?

                    O meu principal objectivo é terminar, mas principalmente terminar com um tempo de 2h ou menos, pelo menos foi esse o tempo que coloquei na inscrição, !
                    Eu inscrevi-me na Corrida do Homem e da Mulher, daqui por uma semana, em Matosinhos.

                    7 kms. Se terminar, já é excelente. Se terminar em menos de uma hora, fico super satisfeito.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                      Eu inscrevi-me na Corrida do Homem e da Mulher, daqui por uma semana, em Matosinhos.

                      7 kms. Se terminar, já é excelente. Se terminar em menos de uma hora, fico super satisfeito.
                      Já é uma boa corrida e já é uma distância respeitavel!!! Força nisso!!!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                        Já é uma boa corrida e já é uma distância respeitavel!!! Força nisso!!!
                        Estou mesmo a ver o pessoal todo a arrancar e eu a ficar para trás. LOLOL

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                          Estou mesmo a ver o pessoal todo a arrancar e eu a ficar para trás. LOLOL
                          Olha que a tua média não está assim tão má como julgas! Estás claramente no bom caminho!

                          Eu hoje fiz 6 km em 29 minutos. Está dentro da média que tenho que ter para conseguir cumprir o objectivo final. A grande diferença é que tenho que manter o ritmo por mais 10 km!

                          Comentário


                            Exato o ritmo do MiguelMC é bastante bom, é só manter o ritmo a que está habituado e não se deixar entusiasmar em demasia, há sempre a tendência de tentar chegar ao tipo que está à nossa frente e consegues!!

                            Isso já é um bom tempo, agora é preciso é ganhar resistência para aguentar esse ritmo por mais tempo, aí é que começa a ser dificil, mas seguindo o plano concerteza que consegues! Depois começa é uma especie de luta entre a mente e o corpo, entre parar e continuar, que tem a sua piada (OK piada, piada talvez não seja a palavra certa)!!

                            Comentário


                              A minha luta é com a mulher que diz o tempo e o ritmo no Nike +. O meu plano passa, no futuro, por alternar melhorias na velocidade com aumentos na resistência.

                              Tipo manter x ritmo por mais 500 mts, e depois baixar o tempo na mesma distância, alternado o esquema.

                              É uma coisa muito própria, vamos ver se resulta.

                              Daqui a pouco, lá vou eu.

                              Comentário


                                Bem hoje lá fiz mais uma corrida para voltar ao activo e queimar os excessos das férias.

                                Corri 23 minutos na outra volta de 4ª feira, hj fiz uma volta um pouco maior a terminar com uma subida e fiz em 22.35 minutos o que foi muito bom, apenas na 2ª ronda já consegui evoluir um pouco

                                Hoje tive fui de poupar no resto no circuito de manutenção, pois os abdominais ainda se estavam a ressentir de 4ª



                                anar então já começaste a correr?

                                Comentário


                                  Cheguei.

                                  Ontem tinha feito 5K com o ritmo de 6'39"/km. Com um ritmo mais lento no início e uma aceleração no último km.

                                  Hoje tirei 11" ao ritmo. 5K com o ritmo de 6'28"/km. Com um ritmo mais constante do que ontem.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                                    Bem hoje lá fiz mais uma corrida para voltar ao activo e queimar os excessos das férias.

                                    Corri 23 minutos na outra volta de 4ª feira, hj fiz uma volta um pouco maior a terminar com uma subida e fiz em 22.35 minutos o que foi muito bom, apenas na 2ª ronda já consegui evoluir um pouco

                                    Hoje tive fui de poupar no resto no circuito de manutenção, pois os abdominais ainda se estavam a ressentir de 4ª



                                    anar então já começaste a correr?

                                    Começo na 2ªf.
                                    Já avisei o meu companheiro de corrida principal que vou caminhar e não correr como uma desalmada. É que ele vai desde Alcântara até Algés a correr e pensa que eu sou campeã, lol.
                                    Ele lá aceitou a ideia de apenas me acompanhar na caminhada.

                                    Comentário


                                      Pode ser que tenha sorte, é que estavam a dar chuva, mas pelo que vi no instituto de meteorologia, não chega a Lisboa

                                      Comentário


                                        Afinal não foi nem na 2ªf nem na 3ªf. Foi hoje...
                                        Hoje comecei aquilo que espero vir a tornar-se em algo que farei com regularidade.
                                        Lá fui eu equipada, e pela primeira vez com os meus ASICS, correr de Alcântara (zona dos bares) até à Torre de Belém.
                                        A ida foi feita a correr (lentamente) em 3 séries de 10 minutos. Entre cada série, parei uns 2 ou 3 minutos para alongar e tal, lol. A volta foi feita em em passo de caminhada.
                                        Para meu espanto, desta vez a maldita dor de burro fez-se sentir na caminhada. Eu não sei o que fazer para controlar esta dor maldita.
                                        No final, fiquei contente por ter conseguido correr logo. Não deve ser nada de extraordinário, mas para quem nunca faz exercício há alguns anos, já é um começo...

                                        P.S. - ainda bem que não choveu. Ahhh... E aquela zona é óptima: para além da vista, ainda sentimos o fresquinho de estar à beira do rio.

                                        P.S. - vê-se montes de gente, de todas as idades, a fazer exercício

                                        Comentário


                                          Bem já fui levantar o dorsal para a meia maratona de domingo, agora é descansar bem e comer muita massa, lol, para ter combustível que chegue

                                          Já agora, do pessoal que já participou em corridas do género, alguma dica? Uma dúvida já vão equipados ou há sítio lá para isso? E depois no final?


                                          Há mais alguém daqui que vá, tanto para a meia como para a mini?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                                            Bem já fui levantar o dorsal para a meia maratona de domingo, agora é descansar bem e comer muita massa, lol, para ter combustível que chegue

                                            Já agora, do pessoal que já participou em corridas do género, alguma dica? Uma dúvida já vão equipados ou há sítio lá para isso? E depois no final?


                                            Há mais alguém daqui que vá, tanto para a meia como para a mini?
                                            Presente.
                                            Também lá vou estar para a meia-maratona.
                                            O que me está a assustar um bocado, porque este ano tenho tido muita carga laboral, o que não deixou muito tempo para me manter em forma.
                                            Os últimos treinos pouco têm passado dos 11km, o que deixa um bocado a desejar para os 21 da meia maratona.
                                            Nem que vá de gatas, mas hei-de fazer a totalidade da coisa.

                                            Vocês por aqui são muito hi-tec.
                                            Já corro aos anos, e só no final do ano passado é que comprei um simples relogio de 10€ com cronómetro
                                            Os meus ténis já estão a precisar de reforma, já danificados na sua parte superior, com uns buracos a permitir uma muito melhor dissipação de calor

                                            Já fiz várias mini-maratonas e este ano comcei com as meia-maratonas.
                                            Mais vale ir equipado de casa, porque é o caos. E esta na Vasco da Gama não tem tanta gente como a da ponte 25 de Abril.
                                            Convém ir cedo. Chegar lá um pouco antes das 9 é aconselhado.
                                            São milhares de pessoas na estação do Oriente para apanhar os autocarros para a ponte.

                                            Convém planeares o teu regresso. A corrida termina no Parque das Nações, e por isso tem-se metro à porta.
                                            Levar o carro também pode-se revelar complicado, já que para estacionar com milhares de pessoas a querer chegar ao mesmo sitio pode ser dificil.

                                            Enquanto se espera para começar a corrida, acho que os que participam na meia-maratona, têm direito a área própria (na 25 de abril é assim), o que permite fugir ao caos da multidaõ da mini. Costuma dar para fazer aquecimentos.

                                            Questões fisiológicas... eles colocam bastantes sanitários portateis na partida e alguns nas zonas de abastecimento. Mas também acredita que é tudo um pouco caotico. Por isso, mede bem a questão de ingestão de liquidos e sólidos antes da prova, não te vá dar vontade de enviar um fax a 5 min da partida.

                                            De resto. Os primeiros 2, 3 km passam num instante. Nem te consegues focar na distância porque passas maior parte do tempo a tentar ganhar espaço num mar de gente para esticares as pernas.

                                            Costuma haver 2 ou 3 zonas de abastecimento, onde têm água e Powerade.

                                            E depois, é aguenta e não chora durante 2 dezenas de quilometros. Ahh... é verdade.
                                            A corrida bifurca depois da passagem pela ponte. Toma lá cuidado para não ires atrás do pessoal da mini-maratona

                                            E boa sorte para ti e para todos os outros que vão participar na dita!

                                            Comentário


                                              Hehe boa descrição de uma corrida deste tipo

                                              Pois para mim será mesmo a primeira vez que faço isto, em relação ao carro já tinha pensado nisso, deixo o carro longe na casa de um amigo e vou de metro e depois no regresso já será mais fácil também.

                                              Os primeiros 2 km também serão para ir com calma e ir entrando no ritmo de corrida, depois logo se vê é aguentar até ao fim, nem que seja empurrado pelo pessoal
                                              Obrigado por me lembrares para ir pelo trajeto da meia, se bem que depois lá é capaz de dar vontade de acabar logo por ali

                                              Bem obrigado pelas dicas e boa sorte para ti e força nas canetas e todos os que forem!!!
                                              Depois contamos como correu!

                                              Comentário


                                                Audax,

                                                foi hoje o grande dia não foi?

                                                Que tal foi a experiência?

                                                Comentário


                                                  Estou com vontade de voltar aos treinos

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                                                    Audax,

                                                    foi hoje o grande dia não foi?

                                                    Que tal foi a experiência?
                                                    Sim foi hoje, a minha primeira meia-maratona!

                                                    Levantar cedito para ir para Lisboa, deixar o carro bem longe da confusão, lol, e chegado à Gare do Oriente deparo-me com grandes filas para os autocarros, inclusivé uma fila sem fim, sim a fila dava uma volta e voltava a unir-se, lol, lá apareceu um tipo da organização a indicar que havia mais autocarros à frente e rapidamente as pessoas começaram a entrar.

                                                    Pelo menos com esta confusão não estive muito tempo na ponte à espera, pois até estava um ventinho nada agradável, uns 5 min. de espera, aquecimento feito, micoach ligado (não levo leitor mp3) e partida...

                                                    Bem os primeiros metros quase sem dar para andar quanto mais correr, lol, mas rapidamente começa a haver espaço e entro no meu ritmo.

                                                    Ora eu como tinha o objectivo de acabar com um tempo de 2h00m programei o micoach com 8 min zona azul, (pouco mais de um quilómetro) para aquecer melhor e não entrar em "loucuras", depois cerca de 88 min 30 seg zona verde e por fim 22 min 30 seg zona amarela para os ultimos 4 km, mais ou menos.

                                                    Em termos de velocidades ajustei as zonas para (em min/km):
                                                    vermelho: 04:21-03:33
                                                    amarelo: 05:15-04:21
                                                    verde: 06:07-05:15
                                                    azul: 07:20-06:07

                                                    ritmo um pouquito mais puxado do que habitualmente faço.

                                                    Bem voltando à corrida, nestas primeiras centenas de metros, vejo montes de pessoal a ultrapassar, tudo bem, mas mesmo já após 1 km, 2km, 3km, continuo a ser ultrapassado a uma velocidade inpressionante... que raio, ou esta gente vai cair já para o lado a meio da corrida ou então são grandes atletas...
                                                    Não te preocupes Audax, segue o teu plano que vais bem, pensei eu!
                                                    Lá mais para a frente começo a ver o pessoal a virar à esquerda e vejo a placa do desvio da mini-maratona para a meia-maratona, e cerca de 80% pessoal a virar aí... aí é que me lembrei dos que iam fazer a mini e por isso aquelas "velocidades loucas" , fico mais descansado!!

                                                    Aqui já vinha há muito na zona verde, um bom ritmo e a aguentar bem, o micoach quase não dizia nada.

                                                    Agora começo eu a ultrapassar algumas pessoas, o que sempre dá uma certa dose de motivação, no entanto também sou ultrapassado por vários, alguns dos quais mais à frente acabo por passar por eles

                                                    Os abastecimentos, apenas falhei o primeiro, 3km, não foi grave, os outros consegui sempre o que queria, apenas falhei uma ou duas vezes o powerade, mas depois apanheio, lol!

                                                    Por volta dos 48 min passam no sentido contrário os atletas de elite, é sempre diferente vê-los a correr ao vivo que na televisão, têm uma passada não muito diferente em termos de passos/minuto, mas é muitíssimomais eficiente

                                                    Por volta dos 10km vou com um tempo de 55min e tal 56min, dentro do que pretendia, sentia-me bem com energia, os músculos reclamavam um pouco, mas ignorava-os!

                                                    Agora já as pessoas estavam muito mais espaçadas, na volta para trás, cerca do km 12,7) o vento começou a sentir-se de frente, faz alguma diferença... ao km 15/16 há abastecimento com laranjas e bananas, opto por não comer nada, sinto-me bem (também tive cuidado com alimentação nos últimos dias, muitas massas, etc, encher os "depósitos com hidratos de carbono") chegado por volta do km 17 passo então para a zona amarela, vamos lá ver se me aguento à bronca, "só" faltam 4 km mas é a um ritmo puxadito e já começo a ficar um pouco cansado.

                                                    A este novo ritmo começo a passar ainda mais pessoal, sinto-me bem mas começa a custar e bem manter esta passada, começo a fazer a contagem decrescente dos km para motivar, faltam apenas mais 3, mais 2, nesta fase final já estamos a chegar ao Centro Vasco da Gama e o pessoal a apoiar sempre ajuda...

                                                    Quilómetro 20, não estou muito mal, consegui, mais ou menos, aguentar o ritmo, vejo que vou com um tempo de 1h50m qq coisa, vou acabar abaixo das 2h planeadas... começo a ver a meta e vamos lá ao sprint final, qual final de um Campeonato Europeu, do Mundo ou mesmo Jogos Olímpicos e acabei... tempode cerca de 1h56 e uns trocos, não vi bem.

                                                    Depois um geladinho (soube mesmo bem), entregar o chip, mais uma sacola com águas/powerade etc e uma experiência positiva.

                                                    Conclusão: gostei, é engraçado correr com tanta, mas tanta gente à nossa volta (então eu que normalmente corro completamente só, lol) e é desafiante tentar ultrapassar os nosso limites. Nota positiva para o planeamento que fiz da corrida, não estava à espera de correr tão bem, lol!
                                                    Nota positiva para a organização, tirando alguma confusão nos autocarros, bem organizado, bastantes postos de abastecimento, etc.

                                                    Já agora aqui fica os g´rafica da corridae de hoje:
                                                    http://www.adidas.com/com/micoach/Wo...8-83742e035938

                                                    P.S.: se calhar alonguei-me um pouco demais no texto, lol!!

                                                    Amigo crash como correu?
                                                    Editado pela última vez por Audax; 26 September 2010, 19:40.

                                                    Comentário


                                                      Parabéns

                                                      Comentário


                                                        Audax,

                                                        Muitos parabéns!

                                                        Conseguiste fazer um planeamento correcto da corrida e acabaste por conseguir cumpri-lo e até superar.

                                                        Deves estar todo partido não?

                                                        Nunca tinha visto um gráfico do micoach com tantos tracinhos para cima e para baixo lool.

                                                        Média de 05:44s impõe respeito. Espero um dia conseguir fazer essa média com 21 km de corrida.

                                                        Em que lugar ficaste na geral?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                          Parabéns
                                                          Originalmente Colocado por camisola25 Ver Post
                                                          Audax,

                                                          Muitos parabéns!

                                                          Conseguiste fazer um planeamento correcto da corrida e acabaste por conseguir cumpri-lo e até superar.

                                                          Deves estar todo partido não?

                                                          Nunca tinha visto um gráfico do micoach com tantos tracinhos para cima e para baixo lool.

                                                          Média de 05:44s impõe respeito. Espero um dia conseguir fazer essa média com 21 km de corrida.

                                                          Em que lugar ficaste na geral?
                                                          Obrigado!

                                                          Estou um ouco dorido nas pernas, mas principalmente os joelhos, o ritmo foi maior e o asfalto não perdoa, para além de algumas subidas e respectivas descidas que provocam um pouco mais de impacto, do que tenho visto das minhas corridas longas de 2h amanhã ainda irei resentir de hoje, mas terça já espero estar praticamente a 100%

                                                          Hehe, os tracinhos até dá, mais ou menos, para ver quando fazia os abastecimentos.

                                                          Foi nesta corrida que também fiz o quilometro mais rápido no micoach, 5'05/km.

                                                          Na meia maratona participaram cerca de 2300 fiquei em 1300 e poucos, há muito pessoal a fazer menos de 2h

                                                          Sinceramente quando em Abril comecei a pensar em recomeçar a praticar desporto/correr e em Maio efectivamente começar, não estava à espera de ir fazer uma meia maratona hoje, lol!!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Audax Ver Post
                                                            Sim foi hoje, a minha primeira meia-maratona!

                                                            Levantar cedito para ir para Lisboa, deixar o carro bem longe da confusão, lol, e chegado à Gare do Oriente deparo-me com grandes filas para os autocarros, inclusivé uma fila sem fim, sim a fila dava uma volta e voltava a unir-se, lol, lá apareceu um tipo da organização a indicar que havia mais autocarros à frente e rapidamente as pessoas começaram a entrar.


                                                            Pelo menos com esta confusão não estive muito tempo na ponte à espera, pois até estava um ventinho nada agradável, uns 5 min. de espera, aquecimento feito, micoach ligado (não levo leitor mp3) e partida...


                                                            Bem os primeiros metros quase sem dar para andar quanto mais correr, lol, mas rapidamente começa a haver espaço e entro no meu ritmo.


                                                            Ora eu como tinha o objectivo de acabar com um tempo de 2h00m programei o micoach com 8 min zona azul, (pouco mais de um quilómetro) para aquecer melhor e não entrar em "loucuras", depois cerca de 88 min 30 seg zona verde e por fim 22 min 30 seg zona amarela para os ultimos 4 km, mais ou menos.


                                                            Em termos de velocidades ajustei as zonas para (em min/km):

                                                            vermelho: 04:21-03:33
                                                            amarelo: 05:15-04:21
                                                            verde: 06:07-05:15
                                                            azul: 07:20-06:07

                                                            ritmo um pouquito mais puxado do que habitualmente faço.


                                                            Bem voltando à corrida, nestas primeiras centenas de metros, vejo montes de pessoal a ultrapassar, tudo bem, mas mesmo já após 1 km, 2km, 3km, continuo a ser ultrapassado a uma velocidade inpressionante... que raio, ou esta gente vai cair já para o lado a meio da corrida ou então são grandes atletas...

                                                            Não te preocupes Audax, segue o teu plano que vais bem, pensei eu!
                                                            Lá mais para a frente começo a ver o pessoal a virar à esquerda e vejo a placa do desvio da mini-maratona para a meia-maratona, e cerca de 80% pessoal a virar aí... aí é que me lembrei dos que iam fazer a mini e por isso aquelas "velocidades loucas" , fico mais descansado!!

                                                            Aqui já vinha há muito na zona verde, um bom ritmo e a aguentar bem, o micoach quase não dizia nada.


                                                            Agora começo eu a ultrapassar algumas pessoas, o que sempre dá uma certa dose de motivação, no entanto também sou ultrapassado por vários, alguns dos quais mais à frente acabo por passar por eles


                                                            Os abastecimentos, apenas falhei o primeiro, 3km, não foi grave, os outros consegui sempre o que queria, apenas falhei uma ou duas vezes o powerade, mas depois apanheio, lol!


                                                            Por volta dos 48 min passam no sentido contrário os atletas de elite, é sempre diferente vê-los a correr ao vivo que na televisão, têm uma passada não muito diferente em termos de passos/minuto, mas é muitíssimomais eficiente


                                                            Por volta dos 10km vou com um tempo de 55min e tal 56min, dentro do que pretendia, sentia-me bem com energia, os músculos reclamavam um pouco, mas ignorava-os!


                                                            Agora já as pessoas estavam muito mais espaçadas, na volta para trás, cerca do km 12,7) o vento começou a sentir-se de frente, faz alguma diferença... ao km 15/16 há abastecimento com laranjas e bananas, opto por não comer nada, sinto-me bem (também tive cuidado com alimentação nos últimos dias, muitas massas, etc, encher os "depósitos com hidratos de carbono") chegado por volta do km 17 passo então para a zona amarela, vamos lá ver se me aguento à bronca, "só" faltam 4 km mas é a um ritmo puxadito e já começo a ficar um pouco cansado.


                                                            A este novo ritmo começo a passar ainda mais pessoal, sinto-me bem mas começa a custar e bem manter esta passada, começo a fazer a contagem decrescente dos km para motivar, faltam apenas mais 3, mais 2, nesta fase final já estamos a chegar ao Centro Vasco da Gama e o pessoal a apoiar sempre ajuda...


                                                            Quilómetro 20, não estou muito mal, consegui, mais ou menos, aguentar o ritmo, vejo que vou com um tempo de 1h50m qq coisa, vou acabar abaixo das 2h planeadas... começo a ver a meta e vamos lá ao sprint final, qual final de um Campeonato Europeu, do Mundo ou mesmo Jogos Olímpicos

                                                            e acabei... tempode cerca de 1h56 e uns trocos, não vi bem.
                                                            Depois um geladinho (soube mesmo bem), entregar o chip, mais uma sacola com águas/powerade etc e uma experiência positiva.

                                                            Conclusão: gostei, é engraçado correr com tanta, mas tanta gente à nossa volta (então eu que normalmente corro completamente só, lol) e é desafiante tentar ultrapassar os nosso limites. Nota positiva para o planeamento que fiz da corrida, não estava à espera de correr tão bem, lol!

                                                            Nota positiva para a organização, tirando alguma confusão nos autocarros, bem organizado, bastantes postos de abastecimento, etc.

                                                            Já agora aqui fica os g´rafica da corridae de hoje:

                                                            adidas miCoach


                                                            P.S.: se calhar alonguei-me um pouco demais no texto, lol!!


                                                            Amigo crash como correu?
                                                            Pois, eu disse que aquilo ia ser um caos. Transportar o que deviam ser 20 000 pessoas para a ponte, origina uma confusão logistica enorme.

                                                            Foi na gare do Oriente, depois de sair do metro, que acho que cometi um dos erros fatais que me perseguiram durante toda a corrida...
                                                            bebi um café para abrir a pestana

                                                            De vez em quando passo por este tópico, e gosto de ver o pessoal a evoluir. São um pouco hi-tec para aquilo que estou habituado, mas os resultados estão a aperecer, o que é sempre bom.
                                                            Mas ainda não vi ninguém referir um problema da corrida que por vezes acontece, e que até mencionei no meu post anterior, que tem a ver com certas "necessidades" do nosso corpo.

                                                            E o cafe deve ter entrado em conflito com o meu sistema digestivo.
                                                            Foi a corrida mais desconfortável que tive até hoje
                                                            21km a tentar soltar gas, é dose
                                                            Nunca mais bebo café da Segafredo Zanneti
                                                            Os da Nicola não costumam ter este efeito, PORRA!

                                                            Mas focando na corrida, mesmo me sentido desconfortável maior parte do tempo, não impediu que 2/3 da corrida tivessem corrido de forma exemplar.

                                                            Sabia que não estava totalmente preparado para esta distância.
                                                            O cansaço acumulado desde basicamente o inicio do ano e a falta de tempo para treinar convenientemente, demonstrava-se na irregularidade dos treinos. Houve alturas que a mente não tinha pachorra ou o corpo apenas pedia descanso, e tanto poderia fazer num dia apenas 20 minutos de corrida, como dois dias depois 50. Mas durante a preparação nunca consegui ir além dos 10, 11km e sempre menos de uma hora de corrida.

                                                            Tendo isto em conta, obviamente que optei por uma abordagem mais conservadora, e exceptuando o 1ºkm que é um enorme engarrafamento, estava a fazer 5 min por km (o meu ritmo costuma ser uns 15, 20seg abaixo dos 5 min), sem me estar a cansar muito.

                                                            Ainda fiquei esperançado de conseguir aguentar assim toda a corrida, pois ao fim de 10km sentia-me perfeitamente bem, aparte o desconforto intestinal.

                                                            No primeiro controlo, quando se invertia o sentido, entre os 12 e 13km estava com um bom tempo de 1h 04' 24'' (segundo os tempos oficiais).
                                                            Mas antes de chegar aos 14km, percebi que a coisa já não ia correr tão bem como tinha vindo a correr

                                                            Comecei a ter os mesmos sintomas que tinha durante os treinos, em que parecia que os musculos das pernas perdiam toda a sua flexibilidade, e as pernas mais pareciam 2 tarolos.

                                                            Dores e tal...abrandei e comecei a andar. Mas depois de uma pequena discussão entre me, myself and I, decidi voltar à carga, mas a um ritmo inferior para ver se poderia aguentar até ao final da corrida.

                                                            Aguentei até pouco depois dos 17km, quando a dor ficou concentrada na parte inferior da "nalga" esquerda. Toca a ir novamente a andar.
                                                            Mas o corpo começa a arrefecer e a dor intensifica-se. Então entre ter uma dor chata, mas ainda tolerável e ir devagar, devagarinho a coxear, que se dane, aguenta e não chora.

                                                            Provavelmente nessa altura passaste por mim.
                                                            Se passaste por um tipo andar agarrado à nalga, bem, já sabes quem era

                                                            No último km de corrida, um tipo pensa, bem, é só + 5minutinhos. Até acabei por acelarar passo. Mas os danos foram grandes. Apesar do moido geral, tenho realmente uma dor que é mais que apenas moido na nalga, além de um músculo inflamado no ombro direito (consequências de ter "abandonado" temporariamente outra actividade fisica que pratico)

                                                            Acabei com um tempo oficial de 1h 57' 46", mas o tempo de chip foi de 1h 56'40'', o que não é nada mau.

                                                            Gostei de ler que a tua prova correu bem.
                                                            Sendo a primeira e tendo conseguido fazê-la non-stop é mesmo um muito bom resultado.
                                                            Não terminaste muito antes de mim, provavelmente separados por 100m
                                                            Agora prepara-te para a de Março na ponte 25 de abril, que acrescenta o dobro de participantes na meia-maratona.

                                                            Não parem de treinar.
                                                            A ver se na de Março, os participantes deste tópico fazem uma equipa do Fórum AHO

                                                            Comentário


                                                              Pois as questões fisiológicas por vezes são esquecidas, eu apenas tive que aguentar, praticamente desde o início da corrida com vontade de mudar as águas, mas aguentei e depois lá passou, claro que a tua situação foi bem mais desconfortável, agora já sabes só Nicola

                                                              Em relação ao micoach, para mim que treino sosinho é mais fácil de ter seguir um plano e de criar um plano para seguir, está lá tudo, assim como gosto depois de analisar os gráficos e seguir a evolução, positiva ou negativa, assim como sempre vou monitorizando o coração!

                                                              Mas estavas a fazer uma boa prova até teres problemas, num dos treinos longos de 2h também chegou uma altura, a uns 30 min do fim, que as pernas também se foram, como dizes, parecem dois tarolos, tive que acabar muito devagar, estava com receio que ao puxar um pouco mais na corrida isso pudesse acontecer, mas felizmente não aconteceu.

                                                              E ver as indicações de 19km e depois 20km para mim foram mágicas aí quase esqueci o cansaço e tentei dar o que ainda tinhae é sempre agradável ouvir o pesoal que está na meta a aplaudir, incentivar

                                                              No controlo eu ia com 1h10'47" e o tempo oficial foi 1h 56' 16"

                                                              Por acaso lembro-me de passar por alguém a um ritmo mais lento e agarrado à coxa/nalga mais ou menos por essa distância, provavelmente eras tu, tinhas calções azuis escuros e camisola escura(penso eu) também?

                                                              Agora trata desses músculos, hoje sinto mais o dorido dos músculos, principalmente o vasto lateral, ontem sentia também cansaço nos músculos abdominais, nãos os abdominais em si mas no "core", tenho de melhorar isso também, faz muita diferença!

                                                              Tendo em conta como correu a prova e os problemas que tiveste foi um bom tempo, aqui contou muito a resistência mental e o resultado da "luta" mente/corpo a pender para a mente

                                                              Agora, em principio, vou mudar de tipo de treino e melhorar um pouco a velocidade (estou um pouco cansado de corridas longas) e depois se calhar volto à meia maratona, desta vez com outro objectivo para alcançar!

                                                              É isso toca a treinar pessoal, em 3/4 meses estão prontos a fazer uma meia em 2h é treinar!!
                                                              Editado pela última vez por Audax; 27 September 2010, 10:48.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X