Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O 13° mês não é um direito extra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Que fantochada de justificacao. Um mes tem em media 4.(3) semanas, e nao 4 semanas.

    Comentário


      #32
      acho que o tipo do blog fez as contas em fevereiro...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
        Que fantochada de justificacao. Um mes tem em media 4.(3) semanas, e nao 4 semanas.
        Exactamente.

        Mas como já aqui disseram, o 13º não é um privilégio do trabalhador, é apenas uma maneira de permitir à entidade empregadora uma maior suavização do pagamento dos salários ao longo do ano.

        Os rendimentos são anuais, na prática não interessa em quantas prestações são pagos, sejam 12, 14 ou 52 o que interessa é que no fim do ano recebas aquilo que foi acordado.
        Editado pela última vez por pacxito; 13 October 2010, 09:28.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
          Ou seja, em vez de serem os portugueses a fazer a sua própria gestão do dinheiro e poupanças tem que ser o patrão a fazê-lo por eles. Porque coitadinhos... se lhes dão o dinheiro todo de uma vez não se sabem gerir.
          Eu não digo que sou a favor do 13º mês, nem tenho a culpa que as pessoas saibam ou não gerir o seu dinheiro.

          O que digo é, se o 13º mes acabar, vai ser mais para muita gente, porque o dinheiro não vai ser distribuido pelos meses, vai acabar e é menos 500€ ou 1000 ou o que for.

          Num casal que ganhe 1.000, cada um, são menos 2.000€.(Se não acabarem com o de férias).

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por air Ver Post
            É começar a discutir salários brutos anuais!




            Ao tempo que eu ando a dizer isso!

            Sempre que me perguntam em Pt "quanto ganhas ao mês?" eu juro que não sei responder...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post



              Ao tempo que eu ando a dizer isso!

              Sempre que me perguntam em Pt "quanto ganhas ao mês?" eu juro que não sei responder...

              Recebes uma vez por ano é ?

              Mas também é fácil responder, basta dizer:

              - Recebo x à semana
              ou
              - Recebo Y ao trimestre
              ou
              - Recebo Z ao ano

              Ou então não dizes nada - que é o normal - e guardas para ti a informação !



              Editado pela última vez por PAZ; 13 October 2010, 10:37.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                Pois não.

                O 13° é trabalho efectivamente feito.

                Há uns dias li esta explicação num blog (não me lembro qual) e, caso as contas estejam erradas, o 13° mês faz parte do trabalho.

                Imaginem um salário mensal de 1000€

                1000x13=13000

                Um salário mensal de 1000€ corresponde a um salário semanal de 250€.

                Um ano tem 52 semanas. 52x250=13000

                Se quiserem tirar o 13° mês é pura roubalheira de um direito normal. O 13° mês não é nenhum extra.
                Mas que contas magníficas. Então o mês tem 4 semanas certas?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                  Recebes uma vez por ano é ?

                  Mas também é fácil responder, basta dizer:

                  - Recebo x à semana
                  ou
                  - Recebo Y ao trimestre
                  ou
                  - Recebo Z ao ano

                  Ou então não dizes nada - que é o normal - e guardas para ti a informação !




                  Tenta ir pedir um empréstimo ao banco e guardar essa informação para ti...

                  Em Pt, no formulário, está algo como "salário mensal", nos formulários anglo saxónicos aparece "salário anual". Capisce?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                    e isso e mau?
                    ate recebem o dinheiro "extra" atecipadamente !!!!!
                    nao percebo essas cabeçadas
                    É mau para quem adopta a máxima chapa ganha chapa gasta.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
                      Estas a esquecer que nestas economias nao existe 13 mes, mas existem bonus, normalmente pagos em Dezembro ou April (fim do ano fiscal).
                      Desculpa, mas não, não me estou a esquecer de nada. Há de facto empresas que pagam bónus, mas tal é opcional e se o fazem é por ser política da empresa, não por imposição legal. E além do mais, se falares com alguém que os receba nesses países, o mais provável é que os considerem um privilégio, ao invés dos Portugueses, que consideram tudo um direito.

                      Eu não recebo 13 nem 14 mês. Mas recebo o triplo do máximo que já recebi em Portugal.
                      Editado pela última vez por NunoMF; 13 October 2010, 11:14.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                        Recebes uma vez por ano é ?

                        Mas também é fácil responder, basta dizer:

                        - Recebo x à semana
                        ou
                        - Recebo Y ao trimestre
                        ou
                        - Recebo Z ao ano

                        Ou então não dizes nada - que é o normal - e guardas para ti a informação !



                        Eu tanto posso ganhar x numa semana como 5x na outra. Eu tanto posso estar um mês sem ganhar nada, como ganhar y ou z.

                        Aqui as contas normalmente fazem-se pelo que recebes anualmente. Aliás basta ver os anúncios de oferta de trabalho.

                        Comentário


                          #42
                          Não é que eu não goste de o receber, mas é um absurdo alguém pagar 2 ordenados a outro no mês em que esteve de férias e nada produziu.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            Eu tanto posso ganhar x numa semana como 5x na outra. Eu tanto posso estar um mês sem ganhar nada, como ganhar y ou z.

                            Aqui as contas normalmente fazem-se pelo que recebes anualmente. Aliás basta ver os anúncios de oferta de trabalho.
                            Posso estar enganado, mas isso aí sai um pouco da "lógica" de Salário que aqui se discute.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                              Não generalizem, por favor.
                              Presentemente, como as coisas estão, cerca de 40% dos Portugueses, só vão poder comer bacalhau em Dezembro, e graças ao 13º mês. Existe por aqui um desconhecimento enorme, da forma como actualmente vivem milhares de famílias em Portugal
                              NÃÃOOOOOOOOOOOO. Agora só tens de dizer isso ao teu primeiro ministro. É que parece que ele ainda não sabe isso.

                              Comentário


                                #45
                                A maneira de fazer contas é indiferente, desde que, no final não haja diminuição do vencimento.

                                Mas como muitas vezes se aproveita é para diminuir a folha salarial... já não sei.

                                Comentário


                                  #46
                                  Por aqui deve ser tudo rico só pode..
                                  Eu uso o 13ª mês para pagar o seguro do carro e tirar algum de parte que só assim consigo tirar € de parte e mesmo assim é pouco.

                                  E não tenho muitas despesas, onde gasto mais é mesmo em comida e combustível para ir trabalhar.
                                  Se tirarem isto para mim é uma corda ao pescoço e nem sei como vou fazer.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                    Por aqui deve ser tudo rico só pode..
                                    Eu uso o 13ª mês para pagar o seguro do carro e tirar algum de parte que só assim consigo tirar € de parte e mesmo assim é pouco.

                                    E não tenho muitas despesas, onde gasto mais é mesmo em comida e combustível para ir trabalhar.
                                    Se tirarem isto para mim é uma corda ao pescoço e nem sei como vou fazer.
                                    É falta de gestão. Se tens essas despesas extra, em vez de receberes 1000€ de uma vez, receberes faseadamente, qual a dificuldade em colocares mensalmente um x de parte? Se em vez de receberes 1000€ por mês (e com esse valor fazes a tua vida normal) passares a receber p. ex. 85€ a mais por mês, é uma questão de o colocares de parte.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                      Por aqui deve ser tudo rico só pode..
                                      Sim, é certo que existem muitos que são "ricos" ou abastados, ou vivem desafogadamente.

                                      Mas cada um é livre de ganhar o "que quiser", basta ir para um trabalho que te paguem mais e assim sucessivamente.

                                      Depois também hã o verso da moeda, hã muitos que nunca tiveram de contar tostões, logo não podem sequer imaginar o que um 13º mês fará falta, porque não lhes falta, muitos falam de barriga cheia.

                                      O ideal era o valor anual dividido por 12 meses e ponto final, mas depois muitas empresas faziam "peixeirada", é que assim o ordenado subia de 475€, para 554€ e muitas já não podiam pagar (dizem elas).

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        É falta de gestão. Se tens essas despesas extra, em vez de receberes 1000€ de uma vez, receberes faseadamente, qual a dificuldade em colocares mensalmente um x de parte? Se em vez de receberes 1000€ por mês (e com esse valor fazes a tua vida normal) passares a receber p. ex. 85€ a mais por mês, é uma questão de o colocares de parte.
                                        Nunca ouviste a expressão "pataca ganha, pataca gasta"?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                          Depois também hã o verso da moeda, hã muitos que nunca tiveram de contar tostões, logo não podem sequer imaginar o que um 13º mês fará falta, porque não lhes falta, muitos falam de barriga cheia.

                                          É a mentalidade tuga no seu melhor. Se eu estou bem, os outros que se lixem. Quem diz que é ridículo um trabalhador receber o 13.º mês, que seja HOMEM e que também diga que os salários dos Portugueses devem aumentar. Se estivesse na Alemanha não me importava nada de receber só doze meses, porque sei que em todos os outros sou pago DIGNAMENTE! Neste País, se um licenciado ganhar 1000eur, já se pode considerar um felizardo! É que a maioria não tem trabalho, alguns nunca tiveram.

                                          Os Portugueses, mesmo com o 13.º mês, continuam a ter dos salários mais miseráveis da Europa e ainda querem que lhes tirem isso? Mas vocês andam a gozar com quem? O facto de existir muita gente rica ou a viver bem neste Fórum, não vale como amostra da população portuguesa, ao contrário do que alguns querem fazer parecer. Pelos vistos só vão ficar contentes quando a maioria dos Portugueses viverem na miséria absoluta.
                                          Editado pela última vez por apocalypto; 13 October 2010, 12:14.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                            Posso estar enganado, mas isso aí sai um pouco da "lógica" de Salário que aqui se discute.

                                            Não sou salariado, mas os salariados funcionam na mesma lógica por aqui. Se vão para um novo emprego as contas e as comparações fazem ao ano e/ou à £/hora.

                                            Comentário


                                              #52
                                              O Subsidio de Natal e o Subsidio de Ferias não fazem nenhum sentido existir e só complica e muito a gestão de tesouraria de qualquer empresa.
                                              São a coisa mais absurda que alguém se lembrou de criar.

                                              O lógico é receber 12 vencimentos mensais, que já incorporem o valor desses dois subsídios.
                                              Mas em Portugal gostamos sempre de inventar mas nunca sai nada de jeito

                                              Comentário


                                                #53
                                                O Ano tem 12 meses, 52 semanas, 365 dias!
                                                Logo devemos ser pagos ao mês, à semana ou ao dia.
                                                Receber o ordenado em 14 prestações foi uma invenção para facilitar a vida aos patrões/empresas, pois eu todos os meses empresto sem querer dois quatorze avos do meu ordenado ao patrão/empresa, durante 6 meses, sem querer.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Exactamente!

                                                  O facto de receber 14 vezes é apenas para facilitar o pagamento ao patrão aumentanto mais 3 prestações
                                                  Eu não estou a aumentar nada.

                                                  Estou a possibilitar-lhe pagar-me o que deve no ano em 14 meses em vez de 12 meses. É simples.

                                                  Quando vais a Worten e tens promoção 3 vezes sem juros se te oferecerem a hipótese de pagares em 5 vezes estão-te a beneficiar.

                                                  Não é preciso ser muito inteligente para ver isso.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                    Não generalizem, por favor.
                                                    Presentemente, como as coisas estão, cerca de 40% dos Portugueses, só vão poder comer bacalhau em Dezembro, e graças ao 13º mês. Existe por aqui um desconhecimento enorme, da forma como actualmente vivem milhares de famílias em Portugal
                                                    Agradeçamos ao PS e PSD, pelo desgoverno de há 35 anos para cá!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                      Eu não digo que sou a favor do 13º mês, nem tenho a culpa que as pessoas saibam ou não gerir o seu dinheiro.

                                                      O que digo é, se o 13º mes acabar, vai ser mais para muita gente, porque o dinheiro não vai ser distribuido pelos meses, vai acabar e é menos 500€ ou 1000 ou o que for.

                                                      Num casal que ganhe 1.000, cada um, são menos 2.000€.(Se não acabarem com o de férias).
                                                      Isso é verdade, mas ainda é mais verdade que o Estado não é Pai de ninguém por isso não tem que andar a fazer as coisas de modo a proteger pessoas que não sabem gerir o dinheiro delas.

                                                      12 meses de trabalho = 12 meses de ordenado sendo o valor anual igual ao que é agora com os 14 meses

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        O Subsidio de Natal e o Subsidio de Ferias não fazem nenhum sentido existir e só complica e muito a gestão de tesouraria de qualquer empresa.
                                                        São a coisa mais absurda que alguém se lembrou de criar.

                                                        O lógico é receber 12 vencimentos mensais, que já incorporem o valor desses dois subsídios.
                                                        Mas em Portugal gostamos sempre de inventar mas nunca sai nada de jeito
                                                        O subsídio de férias não tem que ser pago de uma vez só.

                                                        Aliás, se não estou em erro a lei até diz que deve ser pago quando as respectivas são usufruídas, podendo, e havendo acordo entre as partes, ser pago numa prestação única. Eu pelo menos tive que assinar um papel a dizer que aceitava receber numa prestação única.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                                                          Agradeçamos ao PS e PSD, pelo desgoverno de há 35 anos para cá!
                                                          E também a quem rebentou com a maioria de indústria portuguesa. (Lisnave, Setenave, Mague, ETC.)

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            Isso é verdade, mas ainda é mais verdade que o Estado não é Pai de ninguém por isso não tem que andar a fazer as coisas de modo a proteger pessoas que não sabem gerir o dinheiro delas.

                                                            12 meses de trabalho = 12 meses de ordenado sendo o valor anual igual ao que é agora com os 14 meses
                                                            Sim é verdade, por mim tanto faz receber agora, ou depois, receber tudo junto ou não.

                                                            Tenho tudo planeado e organizado para que não falhe, claro que há imprevistos.

                                                            Mas se quiserem dar-me o sub de natal aos poucos durante o ano tudo bem.

                                                            Desde que o ganhe..

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Apagar...
                                                              Editado pela última vez por JoelM; 13 October 2010, 16:42.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X