Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O 13° mês não é um direito extra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Já agora corrijo o que disse que nem eu estava a perceber bem a minha frase.

    "
    Eu não digo que sou a favor do 13º mês, nem tenho a culpa que as pessoas saibam ou não gerir o seu dinheiro.

    O que digo é, se o 13º mes acabar, vai ser grave(e não "mais" como tinha posto) para muita gente, porque o dinheiro não vai ser distribuido pelos meses, vai acabar e é menos 500€ ou 1000 ou o que for.

    Num casal que ganhe 1.000, cada um, são menos 2.000€.(Se não acabarem com o de férias)."

    Comentário


      #62
      Quando, em politica, se fala em acabar com o 13º mês não se fala obviamente em diluir esse valor nas restantes prestações.

      Fala-se, na prática, num corte salarial de ~7%.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
        Quando, em politica, se fala em acabar com o 13º mês não se fala obviamente em diluir esse valor nas restantes prestações.

        Fala-se, na prática, num corte salarial de ~7%.
        O mal é esse..

        Comentário


          #64
          Para ser justo só se devia ser pago pelos dias em que se trabalha, 20 dias por mês, imaginem que fazem obras na cozinha e vao pagar ao carpinteiro por 7 dias de trabalho mas ele so la aparece 5 dias, é injusto não é?

          o problema é que se ganha tao mal neste país independentemente do modo como fizerem as contas o prejudicado é sempre quem trabalha.

          Vivemos num país em que vemos "Profissionais da bola " a ganharem 200k /mes só para darem pontapés na bola , e depois vemos licenciados a ganhar 500/600 por isso não esperem justiça e igualdade num país como este.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
            Para ser justo só se devia ser pago pelos dias em que se trabalha, 20 dias por mês, imaginem que fazem obras na cozinha e vao pagar ao carpinteiro por 7 dias de trabalho mas ele so la aparece 5 dias, é injusto não é?

            o problema é que se ganha tao mal neste país independentemente do modo como fizerem as contas o prejudicado é sempre quem trabalha.

            Vivemos num país em que vemos "Profissionais da bola " a ganharem 200k /mes só para darem pontapés na bola , e depois vemos licenciados a ganhar 500/600 por isso não esperem justiça e igualdade num país como este.
            E já agora pegando na tua ideia como só pagam 8 horas de trabalho diário podemos todos sair a horas não é?

            è que se somar alguns meses de trabalho tenho a certeza que teriam de me pagar os fins de semana de alguns meses antecipadamente.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
              Para ser justo só se devia ser pago pelos dias em que se trabalha, 20 dias por mês, imaginem que fazem obras na cozinha e vao pagar ao carpinteiro por 7 dias de trabalho mas ele so la aparece 5 dias, é injusto não é?

              .
              Não parece injusto, se ele faz em 5 dias o que os outros fazem em 7 tem merito.

              No entanto o melhor é essas coisas serem pagas á peça independente de de levarem 7 dias ou 5...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Botzilla Ver Post
                Para ser justo só se devia ser pago pelos dias em que se trabalha, 20 dias por mês, imaginem que fazem obras na cozinha e vao pagar ao carpinteiro por 7 dias de trabalho mas ele so la aparece 5 dias, é injusto não é?

                o problema é que se ganha tao mal neste país independentemente do modo como fizerem as contas o prejudicado é sempre quem trabalha.

                Vivemos num país em que vemos "Profissionais da bola " a ganharem 200k /mes só para darem pontapés na bola , e depois vemos licenciados a ganhar 500/600 por isso não esperem justiça e igualdade num país como este.
                Isso é muito radical e a ser aplicado a outras situações, então ficas sem meios para justificar o facto de pagares:
                - o aluguer mensal do contador da água e da luz, mesmo que durante um mês ou dois saias de casa e deixes tudo "desligado".
                - A mensalidade da Tv por cabo, mesmo que durante semanas não ligues qualquer televisor.
                - A prestação do Renting e o Prémio do seguro, mesmo que tenhas o carro parado durante meses...

                Aqui a questão, é que se instituiu pagar ao mês, que corresponde ao respectivos dias úteis efectivos de trabalho, mais os dias de descanso, sejam eles ao fim de semana ou à semana.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                  E também a quem rebentou com a maioria de indústria portuguesa. (Lisnave, Setenave, Mague, ETC.)
                  E porque não agradecer ao "pai do monstro" e voltar-lhe a confiar o voto nas próximas presidenciais?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                    E porque não agradecer ao "pai do monstro" e voltar-lhe a confiar o voto nas próximas presidenciais?
                    Qual é a alternativa? Um traidor á Pátria?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Qual é a alternativa? Um traidor á Pátria?
                      Diria que qualquer um, é alternativa ao "homem que arrebentou" com isto.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                        Pois, mas não se trabalham 52 semanas por ano, pois não?!?

                        Independentemente de achar que o 13º mês é um direito adquirido pela geração dos nossos pais, com muita luta e sacrificio pessoal...
                        Qualquer pessoa sabe que se trabalham 11 meses e se recebem 14 salários.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          Qual é a alternativa? Um traidor á Pátria?
                          Mas quem é verdadeiramente o traidor?
                          Será aquele que pisou a bandeira?
                          Será o que traiu o Humberto Delgado
                          Estão todos muito convencidos das suas ideologia partidárias, e são capazes de sacrificar tudo por elas, ( o País, a familia, etc), ainda que o mundo se esteja a desmoronar à sua volta.
                          O muro de Berlin já caiu há 20 anos, já todo o mundo viu o que eram os paraisos de leste, e ainda há em Portugal quem defenda esses regimes!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Qual é a alternativa? Um traidor á Pátria?
                            Mas há só 2 candidatos?!?

                            Comentário


                              #74
                              O autor desse blog certamente não deverá pagar salários.

                              Sou só eu que acho que as entidades patronais não deveriam suportar esta despesa??

                              Comentário


                                #75
                                14 salários salvo seja, quem trabalha a recibos verdes não recebe nem subsidio de ferias nem de natal

                                Comentário


                                  #76
                                  Para mim o salário é negociado ao ano e dado ao colaborador em 14 tranches. Não me importava de receber só os dias que trabalhasse desde que no fim do ano as coisas batessem certas.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
                                    Estranho é que a maior parte dos países não tenham esse fundamental direito adquirido....
                                    é das coisas que defendo que devia literalmente acabar.. por mim acabava o subsidio de férias e natal, diluía-se tudo nos restantes meses e acabava algo que não faz sentido, principalmente o das férias, não se trabalha, as empresas uma grande maioria quase não factura e tem de pagar a dobrar.. não faz sentido.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Ando há anos a dizer precisamente isso. Um ano destes eles somam os 14, dividem por 12, remodelam os escalões de IRS e, zás, feito...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                        Diria que qualquer um, é alternativa ao "homem que arrebentou" com isto.
                                        Um é o menos mau que os outros... mesmo que lhe chames pai do monstro...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Tirar o 13º mês para diluir pelos restantes 12 meses está fora de questão.

                                          Enquanto os contratos forem feitos ao mês, a justificação do 1º post não faz sentido.

                                          Fundamentalmente na FP, é necessário garantir que não se gasta mais que aquilo que se recebe... e recebem enormes quantidades de dinheiro.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                            Tirar o 13º mês para diluir pelos restantes 12 meses está fora de questão.

                                            Enquanto os contratos forem feitos ao mês, a justificação do 1º post não faz sentido.

                                            Fundamentalmente na FP, é necessário garantir que não se gasta mais que aquilo que se recebe... e recebem enormes quantidades de dinheiro.
                                            não percebo o porquê de estar fora de questão.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              É falta de gestão. Se tens essas despesas extra, em vez de receberes 1000€ de uma vez, receberes faseadamente, qual a dificuldade em colocares mensalmente um x de parte? Se em vez de receberes 1000€ por mês (e com esse valor fazes a tua vida normal) passares a receber p. ex. 85€ a mais por mês, é uma questão de o colocares de parte.
                                              Pois mas o problema aqui é que não ganho 1000€ e com o que ganho não dá para tirar de lado nada porque esta contado e é em coisas que não posso deixar de pagar, que é habitação (quarto),carro (tem 10 anos e foi barato) gasolina e comida, só nisto vai quase tudo...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Para a Industria o Subsidio de Natal é penalizante, já que é um mês que se produz menos devido ás quadras e tem de pagar 2 ordenados, podia e devia ser dividido pelos restantes meses.

                                                No Comercio é bom porque é o mês forte de vendas, e para as pessoas de baixos recursos é a forma de terem um dinheirinho para as prendas.
                                                Pela perspectiva do patrão pior ainda é o mês de Agosto (quando encerram o mês) pagam 3 meses por um de trabalho.


                                                Eu preferia o 13º mês e o sub. de férias distribuídos pelos 12 meses.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por gilaug1974 Ver Post
                                                  não percebo o porquê de estar fora de questão.

                                                  Porque os trabalhadores não querem.
                                                  Porque não traz vantagem para os empregadores.

                                                  É um benefício que ou se extingue (difícil de acontecer mas nesta altura nem digo nada) ou continua como está.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    Eu não estou a aumentar nada.

                                                    Estou a possibilitar-lhe pagar-me o que deve no ano em 14 meses em vez de 12 meses. É simples.

                                                    Quando vais a Worten e tens promoção 3 vezes sem juros se te oferecerem a hipótese de pagares em 5 vezes estão-te a beneficiar.

                                                    Não é preciso ser muito inteligente para ver isso.
                                                    Foi o que ele disse.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Então o 13º mês não é um direito do trabalhador face ao contrato que assina? Será então uma benesse? Essa é boa.

                                                      E já agora, as férias provavelmente também são um docinho que os empregadores oferecem aos funcionários? qualquer dia temos os empregados a serem despedidos por justa causa, porque decidem não comparecer ao trabalho e terem a lata de gozar férias!

                                                      António Saraiva, anda a este fórum que isto é um manancial de ideias, pá!

                                                      E já agora porque não metemos no mesmo saco os suplementos de horas nocturnas e de fins de semana? Afinal, é tudo igual, a diferença é só nao haver sol no céu e uns malucos andarem a alimentar leões em Roma há uns anos atrás, e com a mania do dia do Senhor e descanso e coisa e tal...

                                                      Mas, por outro lado, se o contrato define 35 horas semanais e se eu faço, em alguns meses mais q essas horas pelo numero de dias do mês, perto de 50 horas a mais (e logo têm que ser pagas em horario extraordinario, claro), deixa-me fazer umas contas rápidas...

                                                      50 X 8,5 = 425 euros
                                                      sendo que serão ainda acrescidas de um valor entre 25-100%,
                                                      425 X 0,5 (média assim por alto) = 212,5 euros

                                                      425 euros + 212,5 euros = 637,5 euros

                                                      Logo, cerca de um acréscimo de 44% mensal ao meu salário...

                                                      Onde é que eu assino?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                        Fundamentalmente na FP, é necessário garantir que não se gasta mais que aquilo que se recebe... e recebem enormes quantidades de dinheiro.
                                                        Isso já começa a roçar o fanatismo.

                                                        Agora até as fracas capacidades de gestão das finanças pessoais são exclusivas da FP...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                                          O autor desse blog certamente não deverá pagar salários.

                                                          Sou só eu que acho que as entidades patronais não deveriam suportar esta despesa??
                                                          Mas não são as entidades patronais que suportam, são os clientes...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                                                            14 salários salvo seja, quem trabalha a recibos verdes não recebe nem subsidio de ferias nem de natal
                                                            Pois... trabalho precário é a triste verdade.
                                                            (ou em alguns casos trabalho extra)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                              Então o 13º mês não é um direito do trabalhador face ao contrato que assina? Será então uma benesse? Essa é boa.

                                                              E já agora, as férias provavelmente também são um docinho que os empregadores oferecem aos funcionários? qualquer dia temos os empregados a serem despedidos por justa causa, porque decidem não comparecer ao trabalho e terem a lata de gozar férias!

                                                              António Saraiva, anda a este fórum que isto é um manancial de ideias, pá!

                                                              E já agora porque não metemos no mesmo saco os suplementos de horas nocturnas e de fins de semana? Afinal, é tudo igual, a diferença é só nao haver sol no céu e uns malucos andarem a alimentar leões em Roma há uns anos atrás, e com a mania do dia do Senhor e descanso e coisa e tal...

                                                              Mas, por outro lado, se o contrato define 35 horas semanais e se eu faço, em alguns meses mais q essas horas pelo numero de dias do mês, perto de 50 horas a mais (e logo têm que ser pagas em horario extraordinario, claro), deixa-me fazer umas contas rápidas...

                                                              50 X 8,5 = 425 euros
                                                              sendo que serão ainda acrescidas de um valor entre 25-100%,
                                                              425 X 0,5 (média assim por alto) = 212,5 euros

                                                              425 euros + 212,5 euros = 637,5 euros

                                                              Logo, cerca de um acréscimo de 44% mensal ao meu salário...

                                                              Onde é que eu assino?
                                                              Acho que aqui ninguém disse que o 13º mês não é um direito. O que dizia de início era que o 13º mês é efectivamente trabalhado, que não é, e o que algumas pessoas defendem é que aquilo que hoje recebemos em 14 vezes seja dividido na proporcionalidade e pago em 12.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X