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    #61
    A tua quê? Moto 125?

    E ali "em cima", qual é mesmo o problema de uma 125 com carenagens?
    Editado pela última vez por Macavenco; 23 October 2010, 09:36.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Two Ver Post
      A questão das rodas é de facto importante nestas motas.

      A DTR faz 140 a 150 de ponteiro, e penso que pode ser homolgada com os tais 11CV. Aliás já tive uma, e ela vinha estrangulada. Só no fim da rodagem é que fica normal. Trazia um estrangulador ou um travão ou qualquer coisa do género na válvula de escape.

      O problema na DTR é o cheiro (que até é bom ) mas um gaijo entrar no emprego a cheirar a oleo 2T não é muito recomendável.

      A nível de andamento uma 125 2T é outro campeonato diferente destes motores de tirar água, não só pela entrega, pela facilidade pela ausência do travão-motor e até pela pica que dão a conduzir. É sempre a alimentar o motor com embraiagem para mantê-lo na zona boa.

      Agora que eu saiba a polícia não tem bancos de potência para ver se a mota tem 11 CV ou 27CV. E é uma operação de 5 minutos.

      Explica lá isso da "Operação de 5 min"

      Isso aplica se a todas as 125 cc??

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por dammfast Ver Post
        Explica lá isso da "Operação de 5 min"

        Isso aplica se a todas as 125 cc??
        Não, as CBF´s e scooters que se vê por aí são uns pastelões de uns motores 4T que pouco mais darão que 15 CV. Os motores 2T de há 15 anos já rondavam os 30 CV e eram limitados em potência para a rodagem e nalguns países para homolgação. A limitação não era mais do que um estrangulador entre o cilindo e o escape oo na válvula de escape. A operação é desapertar duas porcas do colector tirar o estrabulador e voltar a apertar as duas porcas. Voilá!!! Nas motas a 2 tempos o formato da panela de escape a válvula de escape tem uma influência brutal no comportamento do motor.

        Entretanto também já vi que a DTR já não consta do site da Yamaha nem na lista de preços da MJ.

        É capaz de haver outras motas do género (que serão sempre 2T) que poderão estar homolgadas. Sei que a Aprillia tem a 125 de estrada que deve ser um animal interessante, talvez a Husqvarana, Gasgas ou Beta tenham qualquer coisa...

        Comentário


          #64
          Pensava que as 2T (novas) já estavam proibidas na UE...

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por spotmint Ver Post
            Pensava que as 2T (novas) já estavam proibidas na UE...
            Porquê?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
              Porquê?

              sao um bocado badalhocas

              oleo queimado a sair do escape

              o co2 deve ser o dobro...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                sao um bocado badalhocas

                oleo queimado a sair do escape

                o co2 deve ser o dobro...


                Obrigado, não tinha pensado nas emissões, de facto devem ser elevadas. Mas se cortarem aí vão ter de cortar em muitas outras primeiro.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  Não que considere relevante, mas a Honda anuncia 2,1

                  Tens ideia de como funcionará esse sistema start/stop? Será com o enrolar do punho?
                  Tenho uma PCX e sim, é apenas com o enrolar do punho. Ela arranca como se estivesse a trabalhar.

                  Os consumos reais não posso dizer que andam nos 2,1, mas para já andam à volta dos 2,7 sempre em cidade, o que é abaixo de qualquer uma da concorrência.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                    sao um bocado badalhocas

                    oleo queimado a sair do escape

                    o co2 deve ser o dobro...
                    Badalhocas ou não, ainda há-de vir cá para casa uma 2T de três cilindros. Não sei se 500 ou 750.
                    Aí é que vai ser queimar óleo...

                    De qualquer forma, o motor da DTR não é nada tecnológico.
                    Os últimos motores a 2T, principalmente os de injecção, já tinham emissões bastante reduzidas.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                      Tenho uma PCX e sim, é apenas com o enrolar do punho. Ela arranca como se estivesse a trabalhar.

                      Os consumos reais não posso dizer que andam nos 2,1, mas para já andam à volta dos 2,7 sempre em cidade, o que é abaixo de qualquer uma da concorrência.
                      Lembro-me de outro tópico que disseste que ías comprar uma mota. Acabaste por comprar a pcx, tal como eu.

                      Para já só acho desconfortável a andar em paralelo...

                      Abri um diário de bordo no fórum 125cc.

                      De que cor é a tua?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                        Lembro-me de outro tópico que disseste que ías comprar uma mota. Acabaste por comprar a pcx, tal como eu.

                        Para já só acho desconfortável a andar em paralelo...

                        Abri um diário de bordo no fórum 125cc.

                        De que cor é a tua?
                        Comprei cinza, mas parece que o branco é que está com uma saída brutal (se escolhesse branco tinha de ficar em lista de espera).

                        Realmente o único "defeito" que vejo nela são as rodas um pouco estreitas, o que se ressente mais nos paralelos e nas irregularidades do piso em geral...

                        Mas de resto 5*, estou totalmente satisfeito até à data (só a tenho à menos de um mês).

                        Comentário


                          #72
                          A única 2T que eu gosto...

                          Editado pela última vez por Citrodependente; 24 October 2010, 11:34.

                          Comentário


                            #73
                            Aproveito o tópico para "chatear" um bocadinho o pessoal que já fez exame de condução de mota (A1):

                            Ainda não tenho carta de carro, por isso a mota foi o meu primeiro contacto com a estrada e as suas regras, daí achar que as 12 aulas que tive foram poucas, até porque apenas as 6 últimas (3 de 2h ao Porto) foram realmente na estrada, com situações de trânsito.

                            Tenho exame marcado para dia 4 do próximo mês e já gastei todas as 12 aulas (por lei). Agora estou na dúvida se compro mais (20 euros cada hora) ou sigo já para exame.

                            Em termos de controlo da mota em estrada acho que consigo razoavelmente, excepto os 8's em que (raramente) lá ponho o pé no chão ou me atrapalho mais um bocado. Na estrada, às vezes engano-me na posição a ocupar (ex: faixas de vários sentidos; vias de sentido único) e prioridade em cruzamentos.

                            O instrutor já tem uma certa idade e ao perguntar-lhe se achava que estava preparado não me deu uma resposta concreta, não sei o que fazer

                            O que acham?

                            Cump's

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                              Comprei cinza, mas parece que o branco é que está com uma saída brutal (se escolhesse branco tinha de ficar em lista de espera).

                              Realmente o único "defeito" que vejo nela são as rodas um pouco estreitas, o que se ressente mais nos paralelos e nas irregularidades do piso em geral...

                              Mas de resto 5*, estou totalmente satisfeito até à data (só a tenho à menos de um mês).
                              A minha é branca, tem uma semana e dois dias e tem 130km .

                              A dureza em paralelo não sei se será da espessura das rodas se da suspensão que é dura. Quando for à revisão dos 1000 vou perguntar se é possível tornar a suspensão mais macia.

                              O som do trabalhar dela também é se estabilizar nos 30km/h o som é aborrecido mas em aceleração... e então se estiver parado e der um bocadinho de gás (a travar)

                              Boa sorte com a "menina"

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                Aproveito o tópico para "chatear" um bocadinho o pessoal que já fez exame de condução de mota (A1):

                                Ainda não tenho carta de carro, por isso a mota foi o meu primeiro contacto com a estrada e as suas regras, daí achar que as 12 aulas que tive foram poucas, até porque apenas as 6 últimas (3 de 2h ao Porto) foram realmente na estrada, com situações de trânsito.

                                Tenho exame marcado para dia 4 do próximo mês e já gastei todas as 12 aulas (por lei). Agora estou na dúvida se compro mais (20 euros cada hora) ou sigo já para exame.

                                Em termos de controlo da mota em estrada acho que consigo razoavelmente, excepto os 8's em que (raramente) lá ponho o pé no chão ou me atrapalho mais um bocado. Na estrada, às vezes engano-me na posição a ocupar (ex: faixas de vários sentidos; vias de sentido único) e prioridade em cruzamentos.

                                O instrutor já tem uma certa idade e ao perguntar-lhe se achava que estava preparado não me deu uma resposta concreta, não sei o que fazer

                                O que acham?

                                Cump's
                                Não fizeste o código?

                                Coloca-te sempre na via mais à direita, seja sentido único ou não. Se for em cidade põe-te atento às setas no chão tendo em conta os sítios para onde queres ir. Nos cruzamentos vê se tens stop ou perda de prioridade (vê os sinais e a forma deles), se não houver sinais quem está pela direita tem prioridade.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                  Aproveito o tópico para "chatear" um bocadinho o pessoal que já fez exame de condução de mota (A1):

                                  Ainda não tenho carta de carro, por isso a mota foi o meu primeiro contacto com a estrada e as suas regras, daí achar que as 12 aulas que tive foram poucas, até porque apenas as 6 últimas (3 de 2h ao Porto) foram realmente na estrada, com situações de trânsito.

                                  Tenho exame marcado para dia 4 do próximo mês e já gastei todas as 12 aulas (por lei). Agora estou na dúvida se compro mais (20 euros cada hora) ou sigo já para exame.

                                  Em termos de controlo da mota em estrada acho que consigo razoavelmente, excepto os 8's em que (raramente) lá ponho o pé no chão ou me atrapalho mais um bocado. Na estrada, às vezes engano-me na posição a ocupar (ex: faixas de vários sentidos; vias de sentido único) e prioridade em cruzamentos.

                                  O instrutor já tem uma certa idade e ao perguntar-lhe se achava que estava preparado não me deu uma resposta concreta, não sei o que fazer

                                  O que acham?

                                  Cump's
                                  Não tens uma motita para experimentar?

                                  Eu tive a minha antes de ir a exame, e ia treinando

                                  No meu exame, apenas fiz um 8 e foi num local bem largo. A posição a ocupar na via é que tens que ter cuidado.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                    A minha é branca, tem uma semana e dois dias e tem 130km .

                                    A dureza em paralelo não sei se será da espessura das rodas se da suspensão que é dura. Quando for à revisão dos 1000 vou perguntar se é possível tornar a suspensão mais macia.

                                    O som do trabalhar dela também é se estabilizar nos 30km/h o som é aborrecido mas em aceleração... e então se estiver parado e der um bocadinho de gás (a travar)

                                    Boa sorte com a "menina"
                                    Bons kms com ela.

                                    Quanto à suspensão já é um facto relatado por muitos, mas acho-a adequada, principalmente com pendura, para estradas boas, não sei se amaciando ela ficará muito mole (mas também decidirei isso na 1ª revisão).

                                    Realmente tem um som muito à mota mesmo, apesar de ser apenas 125. Isso agradou-me logo nela.

                                    A minha já tem uns 470 kms.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                      Aproveito o tópico para "chatear" um bocadinho o pessoal que já fez exame de condução de mota (A1):

                                      Ainda não tenho carta de carro, por isso a mota foi o meu primeiro contacto com a estrada e as suas regras, daí achar que as 12 aulas que tive foram poucas, até porque apenas as 6 últimas (3 de 2h ao Porto) foram realmente na estrada, com situações de trânsito.

                                      Tenho exame marcado para dia 4 do próximo mês e já gastei todas as 12 aulas (por lei). Agora estou na dúvida se compro mais (20 euros cada hora) ou sigo já para exame.

                                      Em termos de controlo da mota em estrada acho que consigo razoavelmente, excepto os 8's em que (raramente) lá ponho o pé no chão ou me atrapalho mais um bocado.Se tiveres oportunidade pratica ainda mais 8s, se te atrapalhas é porque ainda não dominas a mota a 100%.

                                      Na estrada, às vezes engano-me na posição a ocupar (ex: faixas de vários sentidos; vias de sentido único)A posição a ocupar é a mesma nos carros, posicionas-te mais a direita seja dois sentidos ou sentido unico...quando mudas de direcção a direita encostas a direita em ambos os casos, para a esquerda em ruas de dois sentidos é ao eixo da via para virar a esquerda e em vias de sentido unico encostas tudo a esquerda.
                                      Em faixas com várias vias para vários sentidos, vais para aquela que segue o teu destino, olha para as setas, se forem mais que uma para o mesmo sentido, usas sempre a que ficar a direita
                                      .

                                      e prioridade em cruzamentos.É igual aos carros, por ser moto não perdes prioridade, usas a regra de cedencia de passagem, se existir sinalização, segues os sinais.

                                      O instrutor já tem uma certa idade e ao perguntar-lhe se achava que estava preparado não me deu uma resposta concreta, não sei o que fazer

                                      O que acham?

                                      Cump's
                                      Se o teu instrutor não te conseguiu dar uma resposta concreta, eu como instrutor e vendo que tens duvidas, aconselho-te a dar mais aulas e insistir naquilo em que tens mais dificuldade, nomeadamente nos 8 e esclarecer bem as duvidas que tens, se existir alguma situação em duvida fala com o teu instrutor, ou se ele não esclarecer fala com outro se for preciso.
                                      Editado pela última vez por paulo27; 24 October 2010, 12:05.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                        Não tens uma motita para experimentar?

                                        Eu tive a minha antes de ir a exame, e ia treinando

                                        No meu exame, apenas fiz um 8 e foi num local bem largo. A posição a ocupar na via é que tens que ter cuidado.
                                        O problema é mesmo esse, não tenho nenhuma. Tenho apenas uma 600 em casa mas fazer os 8's nessa ia ser muito diferente.

                                        Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                        Não fizeste o código?

                                        Coloca-te sempre na via mais à direita, seja sentido único ou não. Se for em cidade põe-te atento às setas no chão tendo em conta os sítios para onde queres ir. Nos cruzamentos vê se tens stop ou perda de prioridade (vê os sinais e a forma deles), se não houver sinais quem está pela direita tem prioridade.
                                        Sim, fiz. Sei o código perfeitamente e como actuar nessas situações. O problema é que na prática tudo é mais complicado. À coisas que só os livros não conseguem ensinar

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                          Se o teu instrutor não te conseguiu dar uma resposta concreta, eu como instrutor e vendo que tens duvidas, aconselho-te a dar mais aulas e insistir naquilo em que tens mais dificuldade, nomeadamente nos 8 e esclarecer bem as duvidas que tens, se existir alguma situação em duvida fala com o teu instrutor, ou se ele não esclarecer fala com outro se for preciso.
                                          Obrigado

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                                            #81
                                            Se tens uma moto em casa, porque não experimentar nessa? É melhor do que não praticar de todo.
                                            Tens algum terreno largo ao lado da tua casa onde possas andar sem te cruzares com outros veículos? Se não, tenta ir para um parque de estacionamento (supermercado, etc) num dia sem muita afluência (preferencialmente de manhã) e praticavas. Se tens essa moto é porque alguém da família tem carta A, logo levava-te a moto para o local.
                                            Era o que eu faria.

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                              O problema é mesmo esse, não tenho nenhuma. Tenho apenas uma 600 em casa mas fazer os 8's nessa ia ser muito diferente.



                                              Sim, fiz. Sei o código perfeitamente e como actuar nessas situações. O problema é que na prática tudo é mais complicado. À coisas que só os livros não conseguem ensinar
                                              A conduzir de carro ganhei alguns "vicios" que acho que só facilitam e com a prática é que se melhoram. Quando preciso desviar o olhar, como para os espelhos ou para o que se passa à volta, evito virar a cabeça para olhar tento desviar apenas os olhos isto porque se virar a cabeça demoro mais a recentrar a cabeça e estabilizar o olhar o que desviando apenas o olhar é rapidíssimo em situações de muito trânsito é muito útil. Em casos de dúvida se o outro que esteja num cruzamento tem prioridade ou não, olha para o sinal que ele tem, tu vês-lo de trás mas pela forma consegues reconhecer, se houver dúvidas se tens prioridade ou não mais vale ceder e deixar passar ou deixar que o outro diga para avançar.

                                              Claro que só com o tempo é que vais apurando tudo isso no início parece muita informação e difícil de controlar tudo ao mesmo tempo, mas é como qualquer formação quando se está no estudo tem-se dúvidas se na prática seremos capazes de pôr em prática, geralmente consegue-se apesar das dúvidas.

                                              Como ainda estás a tirar a carta deixo um conselho. Lembra-te sempre que mais vale deixar os outros terem razão mesmo quando és tu que a tens, se forçares a tua razão podes continuar com ela mas com sequelas para toda a vida.

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                                                #83
                                                Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                                A conduzir de carro ganhei alguns "vicios" que acho que só facilitam e com a prática é que se melhoram. Quando preciso desviar o olhar, como para os espelhos ou para o que se passa à volta, evito virar a cabeça para olhar tento desviar apenas os olhos isto porque se virar a cabeça demoro mais a recentrar a cabeça e estabilizar o olhar o que desviando apenas o olhar é rapidíssimo em situações de muito trânsito é muito útil. Em casos de dúvida se o outro que esteja num cruzamento tem prioridade ou não, olha para o sinal que ele tem, tu vês-lo de trás mas pela forma consegues reconhecer, se houver dúvidas se tens prioridade ou não mais vale ceder e deixar passar ou deixar que o outro diga para avançar.

                                                Claro que só com o tempo é que vais apurando tudo isso no início parece muita informação e difícil de controlar tudo ao mesmo tempo, mas é como qualquer formação quando se está no estudo tem-se dúvidas se na prática seremos capazes de pôr em prática, geralmente consegue-se apesar das dúvidas.

                                                Como ainda estás a tirar a carta deixo um conselho. Lembra-te sempre que mais vale deixar os outros terem razão mesmo quando és tu que a tens, se forçares a tua razão podes continuar com ela mas com sequelas para toda a vida.
                                                Obrigado, vou esperar que corra tudo bem.

                                                Amanhã vou tentar falar novamente com o instrutor e ver o que ele diz.

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                  O problema é mesmo esse, não tenho nenhuma. Tenho apenas uma 600 em casa mas fazer os 8's nessa ia ser muito diferente.
                                                  Eu tirei numa cb500 e fazia 8's na minha (hornet) que são semelhantes.

                                                  No entanto, também treinava numa gsx-r de pista que não tem nada a ver (muito menos brecagem).

                                                  Fazes 8's na 600, quando fores para a 125cc parece uma bicicleta

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                    Eu tirei numa cb500 e fazia 8's na minha (hornet) que são semelhantes.

                                                    No entanto, também treinava numa gsx-r de pista que não tem nada a ver (muito menos brecagem).

                                                    Fazes 8's na 600, quando fores para a 125cc parece uma bicicleta
                                                    Tudo dito!

                                                    Se for ao contrário...a história é outra...

                                                    Eu quando tirei a carta de mota lembro-me que a fazer 8's batia com os joelhos no guiador... uma daquelas Honda, acho que TM, que parecia um ferro da estrada, mas não andava a ponta...

                                                    A primeira vez que peguei numa mota a sério...uma R1...quase me caía tudo ao chão (não estou a falar da mota)...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                      Tudo dito!

                                                      Se for ao contrário...a história é outra...

                                                      Eu quando tirei a carta de mota lembro-me que a fazer 8's batia com os joelhos no guiador... uma daquelas Honda, acho que TM, que parecia um ferro da estrada, mas não andava a ponta...

                                                      A primeira vez que peguei numa mota a sério...uma R1...quase me caía tudo ao chão (não estou a falar da mota)...


                                                      É mesmo abismal...aquilo não vira .. Enfim, mota de pista é outra cantiga

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                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                        Tudo dito!

                                                        Se for ao contrário...a história é outra...

                                                        Eu quando tirei a carta de mota lembro-me que a fazer 8's batia com os joelhos no guiador... uma daquelas Honda, acho que TM, que parecia um ferro da estrada, mas não andava a ponta...

                                                        A primeira vez que peguei numa mota a sério...uma R1...quase me caía tudo ao chão (não estou a falar da mota)...
                                                        A que está na garagem é uma CBR600, talvez (se o dono deixar ) vá experimentar como é aquilo.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                          A que está na garagem é uma CBR600, talvez (se o dono deixar ) vá experimentar como é aquilo.
                                                          Experimenta num lugar "controlado"...3 dias antes do exame de carro apanhei uma brigada da GNR numa estrada completamente deserta, a 250m de casa.

                                                          Como já tinha carta de mota (tinha tirado dias antes, 250cc), 500€ de multa pagos no momento. Fui ao exame daí a 3 dias e tirei a carta, só para, daí a uns meses, ter que a entregar, como estava previsto no código - conduzir veículo sem habilitação para tal: muito grave!
                                                          1 mês de suspensão...e depois tirei de novo as duas cartas em duas semanas...
                                                          Não me ficou barata a brincadeira, por isso não arrisques.

                                                          Ah...e no meu caso, o dono deixou também...mas eu admito as culpas do que aconteceu como minhas.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            O pessoal fala de R1 e CBR600, mas convém dizer de que ano, para se saber de que moto se fala.

                                                            É que uma R1 de ´98 é diferente de uma R1 de ´08.

                                                            Uma CBR600 F1/F2/F3, etc é diferente de uma RR de ´08.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                              Experimenta num lugar "controlado"...3 dias antes do exame de carro apanhei uma brigada da GNR numa estrada completamente deserta, a 250m de casa.

                                                              Como já tinha carta de mota (tinha tirado dias antes, 250cc), 500€ de multa pagos no momento. Fui ao exame daí a 3 dias e tirei a carta, só para, daí a uns meses, ter que a entregar, como estava previsto no código - conduzir veículo sem habilitação para tal: muito grave!
                                                              1 mês de suspensão...e depois tirei de novo as duas cartas em duas semanas...
                                                              Não me ficou barata a brincadeira, por isso não arrisques.

                                                              Ah...e no meu caso, o dono deixou também...mas eu admito as culpas do que aconteceu como minhas.
                                                              É sempre assim...à medida que o meu exame se aproximava ia andando mais vezes na minha num ambiente mais ou menos restrito embora a polícia tenha passado por mim duas vezes

                                                              Durante tanto tempo não andava, a faltar meia dúzia de dias é que se arrisca...é crónico

                                                              Comentário

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