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Galp com lucros de 441 milhões de euros
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Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostO povo gosta tanto de fazer greves e manifestações e petições por tudo e por nada, mas fazer boicote à Galp até que baixem os preços para valores justos, 'tá quieto.
Por outro lado, vejo todos os dias milhares de azeiteiros a passarem 50x na mesma rua com a música alta, e para esses nem que o gasóleo estivesse a 5€ o litro, tenho a certeza que nem assim paravam com as voltinhas estúpidas.
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Originalmente Colocado por Maraki Ver PostConcordo. Mas as pessoas precisam do carro para trabalhar, e em muitas empresas com frotas têm acordo com a Galp para abastecer, portanto queres que os funcionários paguem o combustível do bolso deles para abastecer noutro lado?
Por outro lado, vejo todos os dias milhares de azeiteiros a passarem 50x na mesma rua com a música alta, e para esses nem que o gasóleo estivesse a 5€ o litro, tenho a certeza que nem assim paravam com as voltinhas estúpidas.
Sorry o OT
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Poste é.
mas os barcos de crude saem do brasil, vão a roterdão beber um cafézinho e depois vêm para sines
Existe muitos casos de mercadorias vindas de Paises fora da UE, que vão desalfandegar a Paises Europeus com um menor IVA, a 17%, o que faz muita diferença em montantes elevados e depois é que voltam para Portugal.
Atenção não sei se é isso que se passa com os combustiveis, mas é o que se passa com muitas mercadorias vindas dos States que podiam ser descarregadas nos Portos Portugueses mas não são devido aos impostos.
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Originalmente Colocado por dvck Ver PostErrado porquê? É natural que os preços em Portugal e Espanha sejam ligeiramente superiores à média europeia porque as cotações dos produtos refinados têm como referência Roterdão. E Portugal está um pouco afastado da Holanda o que faz com que haja essa diferença de alguns cêntimos face à média europeia.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostExiste muitos casos de mercadorias vindas de Paises fora da UE, que vão desalfandegar a Paises Europeus com um menor IVA, a 17%, o que faz muita diferença em montantes elevados e depois é que voltam para Portugal.
Atenção não sei se é isso que se passa com os combustiveis, mas é o que se passa com muitas mercadorias vindas dos States que podiam ser descarregadas nos Portos Portugueses mas não são devido aos impostos.
mas isso é material que depois vem de camião
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Pastis
Originalmente Colocado por dvck Ver PostJá alguém se deu ao trabalho de tentar perceber o funcionamento do mercado de combustíveis e a respectiva formação de preços? A Autoridade da Concorrência tem relatórios periódicos detalhados sobre a formação dos preços. Verifiquem as cotações internacionais dos produtos refinados que estão disponíveis para toda a gente nos mais variados sites.
Ah, pois é, dá trabalho ler essa "papelada". Dizer mal é bem mais fácil. Independentemente de se perceber ou não do assunto que se está a falar. Típico do português. Nada de novo, portanto.
Será que as pessoas não têm noção do peso dos impostos nos preços? Que os preços sem impostos são praticamente iguais em Portugal e Espanha?
Ninguém fala do Estado que leva mais de 50% em cada litro de combustível.
Lição a retirar: ter lucros é mau, ter prejuízos é bom.
Além disso, quem viu, tb terá observado a forma firme como ele defendeu a Galp qd confrontado por factos que suponho serem verdadeiros até porque foram lançados pelo mesmo jornalista.
Por fim: é um facto ter lucros é bom... qd se quer vender o porco.
De maneiras que na vez de vir para aqui armado em know-it-all pensa 2 x antes de disparar.
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Originalmente Colocado por hpventura Ver PostJá expliquei isto várias vezes, e numa delas com números e gráficos, por isso não o vou fazer outra vez, a razão do preço elevado dos combustíveis em Portugal é a carga fiscal.
Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.
E mais, não sei porque continuam a apontar armas às petrolíferas, quando num litro de combustível vai mais dinheiro para o Estado do que para toda a cadeia de valor de produção e venda de combustíveis (Pesquisa, Extracção, Refinação, Distribuição e Comercialização).
Os dados estão disponíveis, pesquisem-nos e não tirem conclusões erradas.
E depois há o raio da mentalidade mesquinha de que uma empresa não pode ter lucros...mas isso é assunto para outro tópico.
lê o que está nesse link!
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Pastis
Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostExiste muitos casos de mercadorias vindas de Paises fora da UE, que vão desalfandegar a Paises Europeus com um menor IVA, a 17%, o que faz muita diferença em montantes elevados e depois é que voltam para Portugal.
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Eu por acaso até tenho aqui no disco a audição do Ferreira de Oliveira no Parlamento...agora partilhar tanto mega...mas clarifica-me suficientemente um ponto: acho que podia pagar menos uns centimos hoje, mais uns amanhã, mas sinceramente fiquei esclarecido que no meio de um dos mercados mais transparentes do mundo (isso mesmo!) o estado é que me lixa todinho e ninguém lhe aponta o dedo.
Aqui o ponto que eu toco e acho que o mais interessante sem qualquer dúvida neste tema na minha opinião é do foro sociológico. Uma EDP que tem um gajo que ganha 3M€ de bonus, vem arrogante para os media dizer há dias que é mal pago face ao que se paga lá fora, e gere uma empresa que quando não dá os tais lucros, é compensada pelo Estado...isto não fazer comichão a ninguém, só podemos (e isso eu já sei que sim) sermos um povinho muita especial
A iberdrola não vos serve, comprem velas...atenção que a parafina vem das refinarias da Galp!
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostEu por acaso até tenho aqui no disco a audição do Ferreira de Oliveira no Parlamento...agora partilhar tanto mega...mas clarifica-me suficientemente um ponto: acho que podia pagar menos uns centimos hoje, mais uns amanhã, mas sinceramente fiquei esclarecido que no meio de um dos mercados mais transparentes do mundo (isso mesmo!) o estado é que me lixa todinho e ninguém lhe aponta o dedo.
Aqui o ponto que eu toco e acho que o mais interessante sem qualquer dúvida neste tema na minha opinião é do foro sociológico. Uma EDP que tem um gajo que ganha 3M€ de bonus, vem arrogante para os media dizer há dias que é mal pago face ao que se paga lá fora, e gere uma empresa que quando não dá os tais lucros, é compensada pelo Estado...isto não fazer comichão a ninguém, só podemos (e isso eu já sei que sim) sermos um povinho muita especial
A iberdrola não vos serve, comprem velas...atenção que a parafina vem das refinarias da Galp!
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Originalmente Colocado por Pastis Ver PostExplica lá isso que essa é nova para mim. Se um camion TIR te custa no mínimo 1500€ para vir dum qq país para PT, consegues recuperar esse valor no desalfandegamento? Explica-me lá como? De que mercadorias estás a falar?
Para mim também na altura foi nova mas foi-me dita por um funcionario do Porto da Figueira da Foz, e basta fazeres as contas que para uma diferença de 6% no IVA basta o camion TIR trazer mercadoria de valor superior a 25.000Euros, o que é extremamente fácil. Na altura um colega que quer importar um Corvette perguntava porque não eram desalfandegados em Portugal, se pensares em 4 Corvettes(um TIR até pode trazer mais) e no preço deles percebes rapidamente que não compensa os Portos Portugueses.
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Originalmente Colocado por hpventura Ver PostVoar na Ryanair também é mais barato que voar na TAP, so what?
Os modelos de negócio "low-cost" (seja combustíveis, viagens, whatever) não são comparáveis com modelos de negócio tradicionais.
Portanto, prefiro pagar menos pelos combustíveis em postos que restrinjam a sua actividade apenas à venda destes produtos, do que pagar mais para sustentar supermercados onde não os devia haver. Isso é uma grande treta!
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Originalmente Colocado por quimbeto Ver PostLembro-me bem que na altura da liberalização dos preços toda a gente estava de acordo.
Era a fé na concorrência
O anuncio feito pelo Cherne de que iria existir uma AdC, fez-me rir!!!
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Originalmente Colocado por Hipolito Ver PostMercado dos combustiveis mais transparente? É isso que queres dizer?!
A formação de preço cá está estabelecida...a Galp tem tidos anos com algumas dezenas de milhões de euros de perdas devido à forma como actualiza os preços cá...
À saída das refinarias funciona a lei limpa da procura e da oferta. A partir daí...
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostPara quem conhece bem o negócio desde o up ao downstream, deve ter esta opinião.
A formação de preço cá está estabelecida...a Galp tem tidos anos com algumas dezenas de milhões de euros de perdas devido à forma como actualiza os preços cá...
À saída das refinarias funciona a lei limpa da procura e da oferta. A partir daí...
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Originalmente Colocado por AMR Ver PostO problema é que cá não temos refinaria de fulano A e refinaria de fulano B. pertencem ambas ao mesmo. A partir daí...
É evidente que o preço à porta das nossas refinarias é jogado depois também com a logística de distribuição. Para abastecer no litoral, era o que faltava ir buscar produto às refinarias espanholas...Editado pela última vez por AMGfan; 11 February 2011, 21:07.
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Originalmente Colocado por JFernandes Ver PostA ver é se patrocinam o Armindo Araújo e se deixam de armar em esquisitos...
http://forum.autohoje.com/off-topic/...ossa-zona.html
Originalmente Colocado por Lagarto Ver PostO povo gosta tanto de fazer greves e manifestações e petições por tudo e por nada, mas fazer boicote à Galp até que baixem os preços para valores justos, 'tá quieto.
Não te esqueças que todos(?) os veículos do estado, que não são assim tão poucos quanto isso, abastecem GALP.
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Pastis
Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostHá aqui uma questão óbvia mas que também acontece em outros sectores. Alguem impede a construção de uma refinaria mais no nosso país? Não. É um investimento rentável hoje em dia? Dos mais ruinosos como se vê por essa Europa fora...
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostÀ quantos anos o Durão abandonou o governo? O teu incompetente Socrates nestes anos todos não alterou nada porquê? Porque é um incompetente corrupto 100x pior que o Durão.
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quimbeto
Sabeis o que é bom ( ou menos mau, vá)?
É ter acções da Galp; ao menos sempre se ganha algum nos dividendos.
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostHá aqui uma questão óbvia mas que também acontece em outros sectores. Alguem impede a construção de uma refinaria mais no nosso país? Não. É um investimento rentável hoje em dia? Dos mais ruinosos como se vê por essa Europa fora...A Galp simplesmente tem a vantagem de no passado em devida altura, ter assumido o seu risco e ter desenvolvido o sector refinatório "sozinha" em Portugal. É um factor histórico. Hoje goza dessa situação como em outros sectores em que as barreiras à entrada são fortíssimas.
É evidente que o preço à porta das nossas refinarias é jogado depois também com a logística de distribuição. Para abastecer no litoral, era o que faltava ir buscar produto às refinarias espanholas...
Dizes que a Galp assumiu o risco?? De quem era Galp?
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Originalmente Colocado por AMGfan Ver PostEu por acaso até tenho aqui no disco a audição do Ferreira de Oliveira no Parlamento...agora partilhar tanto mega...mas clarifica-me suficientemente um ponto: acho que podia pagar menos uns centimos hoje, mais uns amanhã, mas sinceramente fiquei esclarecido que no meio de um dos mercados mais transparentes do mundo (isso mesmo!) o estado é que me lixa todinho e ninguém lhe aponta o dedo.
Aqui o ponto que eu toco e acho que o mais interessante sem qualquer dúvida neste tema na minha opinião é do foro sociológico. Uma EDP que tem um gajo que ganha 3M€ de bonus, vem arrogante para os media dizer há dias que é mal pago face ao que se paga lá fora, e gere uma empresa que quando não dá os tais lucros, é compensada pelo Estado...isto não fazer comichão a ninguém, só podemos (e isso eu já sei que sim) sermos um povinho muita especial
A iberdrola não vos serve, comprem velas...atenção que a parafina vem das refinarias da Galp!
isso é como comparar o irão com a arábia saudita.
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Originalmente Colocado por bg2 Ver Poste é.
mas os barcos de crude saem do brasil, vão a roterdão beber um cafézinho e depois vêm para sines
E estes "preços à saída das refinarias" seriam iguais com 10 refinarias em Portugal ou só com uma porque a base são cotações do mercado internacional. É completamente indiferente para a formação dos preços haver 1 refinaria ou 50 no nosso país.
Este facto "força" as refinarias a serem competitivas. E porquê? Porque se não o forem fica mais barato aos outros players do mercado importarem os combustíveis do que os comprar à saída das refinarias no nosso país.
Por exemplo a Repsol tem várias refinarias em Espanha mas compra boa parte dos combustíveis nas refinarias da Galp. Será por serem refinarias pouco competitivas e venderem caro? Óbvio que não. Porque os preços são competitivos face à alternativas de importarem.
Podem discordar das regras mas isso já é outra conversa. Outra coisa também é desconhecer por completo como se formam os preços e mandar "bitaites" só porque o senso comum nos convence que temos razão.
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Originalmente Colocado por AMR Ver PostSe alguém impede, é perguntar ao Estado, pq ele é que determina se pode ou não. Mas tendo em conta que Portugal faz parte da Península Ibérica, é pequenino, e temos já duas refinarias de uma empresa controlada pelo Estado, acontece como por exemplo os armazéns de peças dos fabricantes de automóveis, que ficam em Espanha.
Dizes que a Galp assumiu o risco?? De quem era Galp?
o estado não proíbe novas refinarias.
mas para o mercado nacional não são precisas.
e são caríssimas de construir.
ou seja, o negócio é rentável, mas as barreiras à entrada são altas.
no entanto, antes da liberalização a galp não abriu falência, portanto a questão das refinarias não é assim tão importante.
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