Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Galp com lucros de 441 milhões de euros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    isso é a teoria peregrina do sebastião da acd e do homem da super bock

    Ia jurar que a refinaria de Sines, «uma das maiores da Europa», era em Portugal

    Comentário


      #62
      O povo gosta tanto de fazer greves e manifestações e petições por tudo e por nada, mas fazer boicote à Galp até que baixem os preços para valores justos, 'tá quieto.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ARDav Ver Post
        Ia jurar que a refinaria de Sines, «uma das maiores da Europa», era em Portugal

        e é.

        mas os barcos de crude saem do brasil, vão a roterdão beber um cafézinho e depois vêm para sines

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
          O povo gosta tanto de fazer greves e manifestações e petições por tudo e por nada, mas fazer boicote à Galp até que baixem os preços para valores justos, 'tá quieto.
          Concordo. Mas as pessoas precisam do carro para trabalhar, e em muitas empresas com frotas têm acordo com a Galp para abastecer, portanto queres que os funcionários paguem o combustível do bolso deles para abastecer noutro lado?

          Por outro lado, vejo todos os dias milhares de azeiteiros a passarem 50x na mesma rua com a música alta, e para esses nem que o gasóleo estivesse a 5€ o litro, tenho a certeza que nem assim paravam com as voltinhas estúpidas.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Concordo. Mas as pessoas precisam do carro para trabalhar, e em muitas empresas com frotas têm acordo com a Galp para abastecer, portanto queres que os funcionários paguem o combustível do bolso deles para abastecer noutro lado?

            Por outro lado, vejo todos os dias milhares de azeiteiros a passarem 50x na mesma rua com a música alta, e para esses nem que o gasóleo estivesse a 5€ o litro, tenho a certeza que nem assim paravam com as voltinhas estúpidas.
            Uma vez estava numa esplanada e um azeiteiro desses deve ter passado umas 10x sempre com cara de mau e musica ao máximo, já se ouvia o "pum pum pum" ao longe já adivinhava-mos que era ele outra vez

            Sorry o OT

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
              e é.

              mas os barcos de crude saem do brasil, vão a roterdão beber um cafézinho e depois vêm para sines


              Existe muitos casos de mercadorias vindas de Paises fora da UE, que vão desalfandegar a Paises Europeus com um menor IVA, a 17%, o que faz muita diferença em montantes elevados e depois é que voltam para Portugal.

              Atenção não sei se é isso que se passa com os combustiveis, mas é o que se passa com muitas mercadorias vindas dos States que podiam ser descarregadas nos Portos Portugueses mas não são devido aos impostos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                Errado porquê? É natural que os preços em Portugal e Espanha sejam ligeiramente superiores à média europeia porque as cotações dos produtos refinados têm como referência Roterdão. E Portugal está um pouco afastado da Holanda o que faz com que haja essa diferença de alguns cêntimos face à média europeia.
                Como é possível que alguém inteligente engula este argumento tão ridículo ?

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                  Existe muitos casos de mercadorias vindas de Paises fora da UE, que vão desalfandegar a Paises Europeus com um menor IVA, a 17%, o que faz muita diferença em montantes elevados e depois é que voltam para Portugal.

                  Atenção não sei se é isso que se passa com os combustiveis, mas é o que se passa com muitas mercadorias vindas dos States que podiam ser descarregadas nos Portos Portugueses mas não são devido aos impostos.

                  mas isso é material que depois vem de camião

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                    Já alguém se deu ao trabalho de tentar perceber o funcionamento do mercado de combustíveis e a respectiva formação de preços? A Autoridade da Concorrência tem relatórios periódicos detalhados sobre a formação dos preços. Verifiquem as cotações internacionais dos produtos refinados que estão disponíveis para toda a gente nos mais variados sites.

                    Ah, pois é, dá trabalho ler essa "papelada". Dizer mal é bem mais fácil. Independentemente de se perceber ou não do assunto que se está a falar. Típico do português. Nada de novo, portanto.

                    Será que as pessoas não têm noção do peso dos impostos nos preços? Que os preços sem impostos são praticamente iguais em Portugal e Espanha?

                    Ninguém fala do Estado que leva mais de 50% em cada litro de combustível.

                    Lição a retirar: ter lucros é mau, ter prejuízos é bom.
                    Caro dvck o que acontece aqui é que eu por acaso nem percebo nada disso e de maneiras que citei apenas entrevista na SIC notícias onde foi visível para quem quis ver que o homem da alta autoridade ficou como os tintins bem entaladinhos à medida que era encostado à parede pelo jornalista.

                    Além disso, quem viu, tb terá observado a forma firme como ele defendeu a Galp qd confrontado por factos que suponho serem verdadeiros até porque foram lançados pelo mesmo jornalista.

                    Por fim: é um facto ter lucros é bom... qd se quer vender o porco.

                    De maneiras que na vez de vir para aqui armado em know-it-all pensa 2 x antes de disparar.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                      Já expliquei isto várias vezes, e numa delas com números e gráficos, por isso não o vou fazer outra vez, a razão do preço elevado dos combustíveis em Portugal é a carga fiscal.

                      Em preço antes de impostos os combustíveis em Portugal são bastante competitivos.

                      E mais, não sei porque continuam a apontar armas às petrolíferas, quando num litro de combustível vai mais dinheiro para o Estado do que para toda a cadeia de valor de produção e venda de combustíveis (Pesquisa, Extracção, Refinação, Distribuição e Comercialização).

                      Os dados estão disponíveis, pesquisem-nos e não tirem conclusões erradas.

                      E depois há o raio da mentalidade mesquinha de que uma empresa não pode ter lucros...mas isso é assunto para outro tópico.
                      Ou estás mal informado ou se calhar trabalhas para a Galp! Só isso pode explicar a tua posição:http://www.eugeniorosa.com/Sites/eug...os-UE27-2F.pdf

                      lê o que está nesse link!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                        Existe muitos casos de mercadorias vindas de Paises fora da UE, que vão desalfandegar a Paises Europeus com um menor IVA, a 17%, o que faz muita diferença em montantes elevados e depois é que voltam para Portugal.
                        Explica lá isso que essa é nova para mim. Se um camion TIR te custa no mínimo 1500€ para vir dum qq país para PT, consegues recuperar esse valor no desalfandegamento? Explica-me lá como? De que mercadorias estás a falar?

                        Comentário


                          #72
                          Eu por acaso até tenho aqui no disco a audição do Ferreira de Oliveira no Parlamento...agora partilhar tanto mega...mas clarifica-me suficientemente um ponto: acho que podia pagar menos uns centimos hoje, mais uns amanhã, mas sinceramente fiquei esclarecido que no meio de um dos mercados mais transparentes do mundo (isso mesmo!) o estado é que me lixa todinho e ninguém lhe aponta o dedo.

                          Aqui o ponto que eu toco e acho que o mais interessante sem qualquer dúvida neste tema na minha opinião é do foro sociológico. Uma EDP que tem um gajo que ganha 3M€ de bonus, vem arrogante para os media dizer há dias que é mal pago face ao que se paga lá fora, e gere uma empresa que quando não dá os tais lucros, é compensada pelo Estado...isto não fazer comichão a ninguém, só podemos (e isso eu já sei que sim) sermos um povinho muita especial

                          A iberdrola não vos serve, comprem velas...atenção que a parafina vem das refinarias da Galp!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                            Eu por acaso até tenho aqui no disco a audição do Ferreira de Oliveira no Parlamento...agora partilhar tanto mega...mas clarifica-me suficientemente um ponto: acho que podia pagar menos uns centimos hoje, mais uns amanhã, mas sinceramente fiquei esclarecido que no meio de um dos mercados mais transparentes do mundo (isso mesmo!) o estado é que me lixa todinho e ninguém lhe aponta o dedo.

                            Aqui o ponto que eu toco e acho que o mais interessante sem qualquer dúvida neste tema na minha opinião é do foro sociológico. Uma EDP que tem um gajo que ganha 3M€ de bonus, vem arrogante para os media dizer há dias que é mal pago face ao que se paga lá fora, e gere uma empresa que quando não dá os tais lucros, é compensada pelo Estado...isto não fazer comichão a ninguém, só podemos (e isso eu já sei que sim) sermos um povinho muita especial

                            A iberdrola não vos serve, comprem velas...atenção que a parafina vem das refinarias da Galp!
                            Mercado dos combustiveis mais transparente? É isso que queres dizer?!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Explica lá isso que essa é nova para mim. Se um camion TIR te custa no mínimo 1500€ para vir dum qq país para PT, consegues recuperar esse valor no desalfandegamento? Explica-me lá como? De que mercadorias estás a falar?

                              Para mim também na altura foi nova mas foi-me dita por um funcionario do Porto da Figueira da Foz, e basta fazeres as contas que para uma diferença de 6% no IVA basta o camion TIR trazer mercadoria de valor superior a 25.000Euros, o que é extremamente fácil. Na altura um colega que quer importar um Corvette perguntava porque não eram desalfandegados em Portugal, se pensares em 4 Corvettes(um TIR até pode trazer mais) e no preço deles percebes rapidamente que não compensa os Portos Portugueses.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                Voar na Ryanair também é mais barato que voar na TAP, so what?

                                Os modelos de negócio "low-cost" (seja combustíveis, viagens, whatever) não são comparáveis com modelos de negócio tradicionais.
                                Quando vou a um posto de abastecimento, quero abastecer de... combustível. Não vou lá fazer o avio de mercearia, até pq os produtos são bastante mais caros (talvez para n destoar do preço dos combustívei...).

                                Portanto, prefiro pagar menos pelos combustíveis em postos que restrinjam a sua actividade apenas à venda destes produtos, do que pagar mais para sustentar supermercados onde não os devia haver. Isso é uma grande treta!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                  Lembro-me bem que na altura da liberalização dos preços toda a gente estava de acordo.

                                  Era a fé na concorrência
                                  Eu não estava. Pq o que estava fixado, era o preço máximo. E como se vendia sempre no máximo, depreenderia-se logo por aí que a tendência seria para subir quando esse tecto fosse retirado. E foi o que aconteceu com os combustíveis a subiram logo 20cents, ainda antes do petróleo começar a subir.

                                  O anuncio feito pelo Cherne de que iria existir uma AdC, fez-me rir!!!

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Hipolito Ver Post
                                    Mercado dos combustiveis mais transparente? É isso que queres dizer?!
                                    Para quem conhece bem o negócio desde o up ao downstream, deve ter esta opinião.

                                    A formação de preço cá está estabelecida...a Galp tem tidos anos com algumas dezenas de milhões de euros de perdas devido à forma como actualiza os preços cá...

                                    À saída das refinarias funciona a lei limpa da procura e da oferta. A partir daí...

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Como é possível que alguém inteligente engula este argumento tão ridículo ?
                                      É por haver quem engula com esta facilidade, que fantoches como o da AdC tenham a lata de dizerem o que dizem, sem qq vergonha na cara.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                        Para quem conhece bem o negócio desde o up ao downstream, deve ter esta opinião.

                                        A formação de preço cá está estabelecida...a Galp tem tidos anos com algumas dezenas de milhões de euros de perdas devido à forma como actualiza os preços cá...

                                        À saída das refinarias funciona a lei limpa da procura e da oferta. A partir daí...
                                        O problema é que cá não temos refinaria de fulano A e refinaria de fulano B. pertencem ambas ao mesmo. A partir daí...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                          O problema é que cá não temos refinaria de fulano A e refinaria de fulano B. pertencem ambas ao mesmo. A partir daí...
                                          Há aqui uma questão óbvia mas que também acontece em outros sectores. Alguem impede a construção de uma refinaria mais no nosso país? Não. É um investimento rentável hoje em dia? Dos mais ruinosos como se vê por essa Europa fora...A Galp simplesmente tem a vantagem de no passado em devida altura, ter assumido o seu risco e ter desenvolvido o sector refinatório "sozinha" em Portugal. É um factor histórico. Hoje goza dessa situação como em outros sectores em que as barreiras à entrada são fortíssimas.

                                          É evidente que o preço à porta das nossas refinarias é jogado depois também com a logística de distribuição. Para abastecer no litoral, era o que faltava ir buscar produto às refinarias espanholas...
                                          Editado pela última vez por AMGfan; 11 February 2011, 21:07.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                                            A ver é se patrocinam o Armindo Araújo e se deixam de armar em esquisitos...
                                            Tb me podiam patrocinar a mim.

                                            http://forum.autohoje.com/off-topic/...ossa-zona.html



                                            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                            O povo gosta tanto de fazer greves e manifestações e petições por tudo e por nada, mas fazer boicote à Galp até que baixem os preços para valores justos, 'tá quieto.

                                            Não te esqueças que todos(?) os veículos do estado, que não são assim tão poucos quanto isso, abastecem GALP.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                              Há aqui uma questão óbvia mas que também acontece em outros sectores. Alguem impede a construção de uma refinaria mais no nosso país? Não. É um investimento rentável hoje em dia? Dos mais ruinosos como se vê por essa Europa fora...
                                              Se é ruinoso eu não sei. A verdade é que eles estão remodelar as refinarias. De maneiras que não há-se de ser assim tão desinteressante quanto isso.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Amanhã é dia de atestar, lá vão 80€ para esses chulos

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                  À quantos anos o Durão abandonou o governo? O teu incompetente Socrates nestes anos todos não alterou nada porquê? Porque é um incompetente corrupto 100x pior que o Durão.
                                                  Neste caso específico o tópico refere-se aos lucros astronómicos da Galp, para os quais Durão Barroso e o seu partido, o Psd contribuíram sobremaneira com a liberalização dos combustíveis. O tópico de contestação ao actual governo do Sr 1º Ministro José Sócrates, é um pouco mais abaixo.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por allstarfabio Ver Post
                                                    Amanhã é dia de atestar, lá vão 80€ para esses chulos
                                                    Por acaso também vou atestar amanhã...



























                                                    A Espanha.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Sabeis o que é bom ( ou menos mau, vá)?

                                                      É ter acções da Galp; ao menos sempre se ganha algum nos dividendos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                        Há aqui uma questão óbvia mas que também acontece em outros sectores. Alguem impede a construção de uma refinaria mais no nosso país? Não. É um investimento rentável hoje em dia? Dos mais ruinosos como se vê por essa Europa fora...A Galp simplesmente tem a vantagem de no passado em devida altura, ter assumido o seu risco e ter desenvolvido o sector refinatório "sozinha" em Portugal. É um factor histórico. Hoje goza dessa situação como em outros sectores em que as barreiras à entrada são fortíssimas.

                                                        É evidente que o preço à porta das nossas refinarias é jogado depois também com a logística de distribuição. Para abastecer no litoral, era o que faltava ir buscar produto às refinarias espanholas...
                                                        Se alguém impede, é perguntar ao Estado, pq ele é que determina se pode ou não. Mas tendo em conta que Portugal faz parte da Península Ibérica, é pequenino, e temos já duas refinarias de uma empresa controlada pelo Estado, acontece como por exemplo os armazéns de peças dos fabricantes de automóveis, que ficam em Espanha.

                                                        Dizes que a Galp assumiu o risco?? De quem era Galp?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                          Eu por acaso até tenho aqui no disco a audição do Ferreira de Oliveira no Parlamento...agora partilhar tanto mega...mas clarifica-me suficientemente um ponto: acho que podia pagar menos uns centimos hoje, mais uns amanhã, mas sinceramente fiquei esclarecido que no meio de um dos mercados mais transparentes do mundo (isso mesmo!) o estado é que me lixa todinho e ninguém lhe aponta o dedo.

                                                          Aqui o ponto que eu toco e acho que o mais interessante sem qualquer dúvida neste tema na minha opinião é do foro sociológico. Uma EDP que tem um gajo que ganha 3M€ de bonus, vem arrogante para os media dizer há dias que é mal pago face ao que se paga lá fora, e gere uma empresa que quando não dá os tais lucros, é compensada pelo Estado...isto não fazer comichão a ninguém, só podemos (e isso eu já sei que sim) sermos um povinho muita especial

                                                          A iberdrola não vos serve, comprem velas...atenção que a parafina vem das refinarias da Galp!

                                                          isso é como comparar o irão com a arábia saudita.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                            e é.

                                                            mas os barcos de crude saem do brasil, vão a roterdão beber um cafézinho e depois vêm para sines

                                                            Podem achar estranho mas são as regras do mercado internacional. Independentemente da proveniência do crude (pode até vir da China ou do Pólo Sul) os preços à saída das refinarias na Europa têm sempre como base a cotação dos produtos refinados em Roterdão. É esta a referência e base dos preços.

                                                            E estes "preços à saída das refinarias" seriam iguais com 10 refinarias em Portugal ou só com uma porque a base são cotações do mercado internacional. É completamente indiferente para a formação dos preços haver 1 refinaria ou 50 no nosso país.

                                                            Este facto "força" as refinarias a serem competitivas. E porquê? Porque se não o forem fica mais barato aos outros players do mercado importarem os combustíveis do que os comprar à saída das refinarias no nosso país.

                                                            Por exemplo a Repsol tem várias refinarias em Espanha mas compra boa parte dos combustíveis nas refinarias da Galp. Será por serem refinarias pouco competitivas e venderem caro? Óbvio que não. Porque os preços são competitivos face à alternativas de importarem.

                                                            Podem discordar das regras mas isso já é outra conversa. Outra coisa também é desconhecer por completo como se formam os preços e mandar "bitaites" só porque o senso comum nos convence que temos razão.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                              Se alguém impede, é perguntar ao Estado, pq ele é que determina se pode ou não. Mas tendo em conta que Portugal faz parte da Península Ibérica, é pequenino, e temos já duas refinarias de uma empresa controlada pelo Estado, acontece como por exemplo os armazéns de peças dos fabricantes de automóveis, que ficam em Espanha.

                                                              Dizes que a Galp assumiu o risco?? De quem era Galp?

                                                              o estado não proíbe novas refinarias.

                                                              mas para o mercado nacional não são precisas.

                                                              e são caríssimas de construir.
                                                              ou seja, o negócio é rentável, mas as barreiras à entrada são altas.


                                                              no entanto, antes da liberalização a galp não abriu falência, portanto a questão das refinarias não é assim tão importante.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X