Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsolescência programada - Fabricados para não durar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por semnome Ver Post
    a situação de 'obsolescência' mais caricata que tive foi com a bateria de um carro que durou exatamente 5 anos, nem mais nem menos dia
    Sorte ter durado 5 anos que a primeira bateria que substituí no meu carro foi a um dia 23 de Dezembro e durou exactamente dois anos e 8 dias, morreu no último dia do ano. Daí ter-me ficado a data gravada na memória

    Já tive pelo menos 2 ou 3 aparelhos que duraram exactamente o período de vigência da garantia, um deles (leitor mp3 Sony) avariou um dia antes de acabar, ainda consegui que me devolvessem o dinheiro pois já não existia o modelo nem reparação possível para ele. Não passam de coincidências, até porque face ao que relata o Stormskaer, tenho igualmente dois portáteis Toshiba com 7 e 9 anos respectivamente, sem problemas, entre variados outros electrodomésticos que duram há anos sem problemas. Nota-se sim, face aos aparelhos mais antigos, menor durabilidade nos materiais com plásticos mais fracos, botões que começam a apresentar fissuras, etc.

    Ainda tenho na garagem uma arca frigorífica que foi oferecida à minha mãe pelos meus avós na década de 80, já passou por duas mudanças de casa, já esteve mais de um ano desligada e quando necessitei de a usar não se negou a funcionar perfeitamente. Claro que não antes de ter tirado os carros da garagem no primeiro dia, não fosse aquilo fazer curto-circuito e pegar fogo a tudo
    Editado pela última vez por Edge; 02 October 2019, 15:05.

    Comentário


      Exame Informática | PCP quer dez anos de garantia para dispositivos eletrónicos, electrodomésticos e veículos

      O Partido Comunista Português (PCP) quer dez anos de garantia para dispositivos eletrónicos, electrodomésticos e veículos até 2025. Num projeto de lei apresentado nesta segunda-feira no Parlamento, como revela o Jornal Económico, o PCP propõe um aumento do tempo de garantia de forma faseada: quatro anos de garantia mínima já em 2020, cinco anos a partir de 2022 e dez anos em 2025.

      O objetivo do PCP é acabar com aquilo que é conhecido como obsolescência planeada, que acontece quando as empresas criam, por meio de hardware ou software, um produto que fica obsoleto ou deixa de funcionar num período de tempo inferior ao que a tecnologia permite, para forçar os consumidores a comprarem novas gerações desse produto.

      «Em vários produtos utilizados comummente estão a ser introduzidas pelo produtor – os grandes grupos económicos – características que provocam a obsolescência do produto em data anterior àquela que a tecnologia e os materiais atualmente disponíveis permitem. (...) Estima-se que os custos da obsolescência programada ou da pequena durabilidade de alguns utensílios e dispositivos são sensíveis não apenas no consumo exacerbado de recursos naturais e de serviços de reciclagem e tratamento de resíduos, como também no plano da emissão de gases com efeito estufa», escreve o PCP no projeto de lei nº 37/XIV/1.ª.


      O partido cita um estudo do Gabinete Europeu do Meio Ambiente, uma rede de organizações não governamentais de ambiente, que diz que o aumento de um ano no prazo de vida de telefones portáteis, aspiradores, máquinas de lavar roupa e computadores portáteis pode representar uma diminuição de quatro milhões de toneladas em emissões de dióxido de carbono. «Atualmente, o tempo de vida útil de um smartphone é de três anos. Os custos ambientais e económicos desta discrepância são gigantescos e incomportáveis», escreve ainda o PCP.

      Na proposta que faz, o partido defende ainda que «os produtos cuja vida útil pode coincidir com a durabilidade total do produto devem ser projetados e construídos de forma a possibilitar a sua desmontagem e a substituição de componentes, devendo ser assegurada a disponibilidade de peças de substituição e acesso a manuais de utilização». Recentemente a Comissão Europeia anunciou um conjunto de medidas que obriga os fabricantes a garantir a existência de peças sobressalentes para reparações para máquinas de lavar roupa durante 10 anos.

      O PCP quer também evitar a obsolescência através de software. «São proibidas linhas de código introduzidas na programação de qualquer aplicação que visem diminuir o tempo de vida útil ou a eficácia de um dispositivo, salvo nos casos em que tal funcionalidade seja referida e seja um objetivo publicitado da aplicação.»

      Comentário


        Boa sorte.

        Comentário


          Se o PCP fizesse um comunicado sem as palavras "grandes grupos económicos" ou "grande capital" é que era de estranhar

          Comentário


            E é logo aos 10 anos, era mesmo assim

            Estes sonham...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Real Ver Post
              Se o PCP fizesse um comunicado sem as palavras "grandes grupos económicos" ou "grande capital" é que era de estranhar
              Têm sempre que colocar uma grande carga ideológica nas suas propostas.

              Até nas poucas que fazem realmente sentido, como esta.

              Comentário


                Se não estou em erro a garantia da Kia é 5 anos geral +2 para componentes vitais.

                Os 10 anos são realisticamente um exagero, nem tanto ao mar nem tanto à terra. E não haver referência a número de quilómetros também.

                Mas o que importa é o povo ficar contente, populismo fácil.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Os 10 anos são realisticamente um exagero
                  Porquê?

                  Comentário


                    10 anos só, porque não garantia vitalícia, isso sim é que era...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Têm sempre que colocar uma grande carga ideológica nas suas propostas.

                      Até nas poucas que fazem realmente sentido, como esta.

                      Comentário


                        Não disse vergonha nem uma vez que fosse...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                          10 anos só, porque não garantia vitalícia, isso sim é que era...
                          as minhas coisas duram todas mais que isso...nem assim ia chatear

                          Comentário


                            As coisas são projectadas para um determinado tempo de vida, de flexões, de torsões, etc... no mínimo são feitas para esses ciclos. Até esse valor podemos garantir... desde que utilizadas normalmente, para as funções que foram desenhadas e vendidas.

                            Um carro normal não pode ser utilizado em competições ou em fora de estrada, para condições para as quais não foi projectado nem vendido... Parece do senso comum mas está escrito nas garantias!


                            Para eu garantir o produto que a minha fábrica vende e assembla (porque estamos a falar de milhares de componentes que a minha fábrica adquire a centenas de fornecedores, e sobre os quais eu exijo uma determinada qualidade de fabrico, para além de entregas atempadas ou just-in-time) eu tenho que ter a certeza que esse equipamento/carro/qq coisa é vista por mim, ou em quem eu delegue competências para tal, num prazo temporal ou de uso que eu considere adequado para continuar a poder garantir tal prazo de garantia.

                            10 anos? Porque não? Eu dou 5 anos de garantia! Os senhores do Partido pagam os outros 5 anos? Até podemos falar em garantia vitalícia! A minha fábrica paga os 1os 5 anos ou 7! Somos uns mãos largas! Vocês pagam o resto! Contrato escrito, assinado no notário!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                              10 anos? Porque não? Eu dou 5 anos de garantia! Os senhores do Partido pagam os outros 5 anos?
                              Estão a criar obstáculos onde eles não existem. Obviamente que o custo da garantia adicional terá que ser refletido no preço final.

                              As marcas com mais qualidade de conceção e fabrico têm mais confiança no seu produto e podem acrescentar apenas um pequeno valor ao custo, o que seria uma mais valia adicional para os produtos de qualidade.

                              Comentário


                                Claro que é sempre possível obrigar a dar 10 anos de garantia! Quando o mínimo legal hoje são 2 anos...

                                Mas também é natural que as marcas exijam que todas as revisões e intervenções, menores ou maiores, sejam efectuadas nas instalações de quem os representa.

                                Depois alguém vai ter de pagar o acréscimo temporal de garantia!

                                3º ano são 350€
                                4º ano são 550€

                                5º ano são 650€
                                6º ano são 850€

                                7º ano são 950€
                                8º ano são 1.150€

                                9º ano são 1.250€
                                10º ano são 1.450€

                                Ora o meu carro que custava novo, com garantia de 2 anos, 20 mil euros... admitamos! Vai passar a custar ... deixa lá fazer contas a ver quanto me vai sair do bolso!

                                Uns 27 mil euros e logo pagos à cabeça! Não esquecendo que a garantia não cobre peças de desgaste... e agora arranjem-me lá peças que não se desgastem...

                                Comentário


                                  Ontem recebi a nova máquina de lavar roupa que comprei há 1 semana, marca Bosch. Veio substituir a nossa velhinha Becken que, em 12 anos, apenas trocou 1 bomba de água, de resto sempre a andar.

                                  O rapaz que veio instalar a nova vai assim: "Ui, se essa Becken durou 12 anos, esta nova nem ao fim da garantia chega sem dar problemas..."

                                  Apeteceu-me desancar o chavalo, mas lembrei-me logo deste tópico...

                                  Comentário


                                    E tu aceitaste a Becken mudar a bomba de água em 12 anos de trabalho? Certamente mudaste a bomba ainda antes dos 10 anos...

                                    Que porcaria de materiais e de máquina!



                                    Como o Engº da Cacia explicou ao eblase (que nenhum deles tem culpa da porcaria de máquina de lavar que compraste!), chama-se .... oh c'um carago... obstipação intestinal? Obsolescência programada? É uma coisa assim!

                                    As fábricas têm empregados... só são lucrativas quando há um fluxo de material! Portanto alguém tem que comprar novo e deitar fora o velho!

                                    Viva 2020 e fora o 2019!

                                    Comentário


                                      A minha da loiça voltou a avariar. Mas agora só arranjo para o ano. Este ano é muito em cima e não tenho agenda.

                                      Antes foi o condensador. Agora deve ter sido a bomba que está a consumir muito [emoji2959]

                                      Comentário


                                        Tem ali uma coisa preta... cheira a queimado?

                                        Deve ser da EGR...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Tem ali uma coisa preta... cheira a queimado?

                                          Deve ser da EGR...
                                          Condensador mais precisamente. Durou 1 mês e agora pifou outra trampa qualquer [emoji849]

                                          Comentário


                                            Não deve ser do condensador... olha! Alguma coisa lá dentro!

                                            Já me faz lembrar as caixas de velocidades... Pá... se não é dos retentores, então será um rolamento ou serão 2 ou outra coisa qualquer lá dentro...

                                            É regar com gasolina...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                              Condensador mais precisamente. Durou 1 mês e agora pifou outra trampa qualquer [emoji849]
                                              Remember N47

                                              Comentário


                                                Pá... Bom ano novo para todos nós!

                                                Estão todos convidados para Cacilhas a ver a Ana Bacalhau e o Boss AC.

                                                Tragam o espumante que eu levo o casqueiro e os queijos!

                                                Bora!

                                                E bom ano mesmo para quem não vier cá, que está um briol do caraças... se soubesse tinha ido para o Funchal...

                                                Comentário


                                                  acredito,aqui no norte interior também está mesmo frio
                                                  estou a lareira e por cá fico
                                                  estou ja velho para sair

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Ontem recebi a nova máquina de lavar roupa que comprei há 1 semana, marca Bosch. Veio substituir a nossa velhinha Becken que, em 12 anos, apenas trocou 1 bomba de água, de resto sempre a andar.

                                                    O rapaz que veio instalar a nova vai assim: "Ui, se essa Becken durou 12 anos, esta nova nem ao fim da garantia chega sem dar problemas..."

                                                    Apeteceu-me desancar o chavalo, mas lembrei-me logo deste tópico...
                                                    Ainda estes dias estive numa habitação que possui a cozinha com todos os eletrodomesticos da marca Bosch e funcionam impecavelmente há 15 anos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                      Claro que é sempre possível obrigar a dar 10 anos de garantia! Quando o mínimo legal hoje são 2 anos...

                                                      Mas também é natural que as marcas exijam que todas as revisões e intervenções, menores ou maiores, sejam efectuadas nas instalações de quem os representa.
                                                      Não, apenas tem que ser garantido que as intervenções seguem o procedimento estipulado pelas marcas. Já é assim agora!

                                                      Depois alguém vai ter de pagar o acréscimo temporal de garantia!

                                                      3º ano são 350€
                                                      4º ano são 550€

                                                      5º ano são 650€
                                                      6º ano são 850€

                                                      7º ano são 950€
                                                      8º ano são 1.150€

                                                      9º ano são 1.250€
                                                      10º ano são 1.450€
                                                      Se as marcas conceberem os veículos para durar 10 anos, se calhar esses valores seriam muito mais baixos. E o objetivo é mesmo esse: conceber e fabricar para durar!

                                                      Não esquecendo que a garantia não cobre peças de desgaste... e agora arranjem-me lá peças que não se desgastem...
                                                      É óbvio que as peças de desgaste não podem ser garantidas.

                                                      Comentário


                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X