Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Espanhol ou Francês

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Pitest Ver Post
    O pior que já ouvi foi chamarem de rua "ruela"
    Rua/Calle
    Beco/Callegon

    Ruela, possivelmente sera em galego para designarem o nosso "Beco", uma vez que em galego "Rua" é igual ao portugues.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
      Sim, "taller" também, mas não é o mesmo que "cartão" e "talher".
      "Taller" é oficina se não me enganor e cartão de crédito é "tarjeta"
      Editado pela última vez por RBR; 23 June 2011, 16:37.

      Comentário


        #63
        O pessoal também torca muito o "bocadillo"

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por RBR Ver Post
          O pessoal também torca muito o "bocadillo"
          Bocadillo/sandes

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
            Bocadillo/sandes
            No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.

            Comentário


              #66
              Um que eu estava sempre a dar (pelo sector de actividade onde trabalho) era Orçamento!! Punha sempre os Espanhóis a rir com o meu "orçamiento" E já nem a desculpa do Galego funcionava!

              Para que não tenham que ir procurar, é "Pressupuesto"!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por RBR Ver Post
                No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.
                Os "falsos amigos" é mesmo praticamente a única dificuldade. A gramática é extremamente semelhante. Seguramente mais de 60% das palavras são semelhantes. E mesmo no campo dos falsos amigos, há muitos que nem o são de verdade, porque por vezes são palavras que até existem em português com aquele sentido dado pelos espanhóis, mas que nós já não usamos há muito tempo.

                Indo à questão, o Castelhano é indubiavelmente mais útil do que o Francês.

                Comentário


                  #68
                  Ao ler este tópico, até me está a dar uma coisinha má só de pensar que vou passar os próximos três meses num país onde só se fala espanhol.

                  Há falta de melhor, vou passar amanhã pelo Cervantes, pode ser que tenham lá um livro ou assim de espanhol para principiante, para me ir entretendo na próxima semana.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Um que eu estava sempre a dar (pelo sector de actividade onde trabalho) era Orçamento!! Punha sempre os Espanhóis a rir com o meu "orçamiento" E já nem a desculpa do Galego funcionava!

                    Para que não tenham que ir procurar, é "Pressupuesto"!
                    Ora aqui está um bom exemplo. "Presupuesto" é um false friend, mas uma vez aprendido nunca mais se esquece, e isso acontece com a maioria dos false friends. É que as palavras têm sempre alguma lógica, ou seja, nunca caiem do céu. Orçamento é uma avaliação prévia de uma coisa, i.e., um pressuposto.

                    Comentário


                      #70
                      ----duplicado----

                      Comentário


                        #71
                        há mtos palavras que enganam
                        é como inversion e nao investimiento
                        acho piada ao cien por cien e nao cien por ciento
                        tb em vez de juro dizem interes
                        o custo da vivienda para preço de habitacao, pq habitacion é divisao da casa
                        etc e tal

                        Comentário


                          #72
                          Tenho visto muito mais propostas de emprego no estrangeiro a pedir fluência em francês do que em espanhol!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            Tenho visto muito mais propostas de emprego no estrangeiro a pedir fluência em francês do que em espanhol!
                            Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.

                            E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.

                            *EDIT
                            E depois tens ainda o pormenor de num mundo cada vez mais globalizado o castelhano ser a Segunda língua mais falada, logo a seguir ao mandarim. (Português em 6º e Francês em 15º)
                            Editado pela última vez por pacxito; 23 June 2011, 21:23.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por RBR Ver Post
                              No castelhano mais complicado na minha opinião são os falsos amigos "bragas", "falda", "habitacion", "granadas", "pegamento", etc.
                              Para quem tenha alguma dificuldade:

                              Bragas/Cuecas

                              Falda/Saia

                              Habitacion/Quarto

                              Granadas/Romans

                              Pegamento/Cola

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.

                                E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.
                                Esqueceste-te de uma parte da Belgica

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                  Esqueceste-te de uma parte da Belgica
                                  E do Luxemburgo, mas não me parecem ter tanta representatividade quanto isso, até mesmo no mercado europeu...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                    tb em vez de juro dizem interes
                                    Vem do ingês

                                    Comentário


                                      #78
                                      Também gosto do par presunto/jamón! ()

                                      Comentário


                                        #79
                                        Isto fez-me lembrar um engenheiro lisboeta que foi a Espanha e pediu em português "queria uns bocadinhos de jamón". Trouxeram-lhe bocadillos no pão...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                          Isso é muito relativo, depende da área (geográfica) de trabalho, do sector, etc... Francês falarás em França, parte da Suiça, nas ex-colónias magrebinas e pouco mais. Em relação à indústria e à economia a França tem vindo progressivamente a perder o poderio que teve em tempos, se reparares todas (ou quase todas) as grandes empresas francesas já se fundiram em grandes grupos internacionais.

                                          E depois tens ainda outro pormenor, é que a Ibéria é cada vez mais uma realidade em termos económicos. Somos cada vez mais um mercado único e comum dentro da UE, pena é que Portugal só tenha perdido com essa estratégia (muitas empresas e bancos inclusivamente já nem têm aqui os centros de decisão e temos tanta representatividade para eles como umas canárias), mas isso são outros quinhentos.

                                          *EDIT
                                          E depois tens ainda o pormenor de num mundo cada vez mais globalizado o castelhano ser a Segunda língua mais falada, logo a seguir ao mandarim. (Português em 6º e Francês em 15º)
                                          Ser uma das línguas mais faladas não vale de muito só por isso, veja-se o caso do português. Com francês (tendo já inglês) dá para correr quase toda África, que será o nosso meio de escape no futuro.

                                          Mas tens razão, na minha área o francês é muito forte!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Ser uma das línguas mais faladas não vale de muito só por isso, veja-se o caso do português. Com francês (tendo já inglês) dá para correr quase toda África, que será o nosso meio de escape no futuro.

                                            Mas tens razão, na minha área o francês é muito forte!
                                            O Português é muito importante, mais do que a maioria do pessoal imagina... Principalmente nesta altura em que tens várias economias emergentes cuja língua oficial é o Português como o Brasil, Angola e Moçambique (para além de outros PALOPs economicamente menos relevantes ).

                                            Com o Espanhol passa-se o mesmo, percorres a América desde a fronteira do México com os USA até Ushuaia a falar (relativamente) sempre a mesma língua. E tens por lá algumas economias relativamente relevantes e algumas que no futuro poderão vir a ter grandes potencialidades.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por caramba Ver Post
                                              O meu filho vai passar para o 7º ano. Como lingua estrangeira tem o Inglês. No proximo ano, além do Inglês vai ter de obtar pelo Espanhol ou Francês. Qual das duas linguas deverá escolher?
                                              Deutsche!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                Deutsche!
                                                - "Estou indeciso entre o Passat CC e um A5... qual sugerem?"
                                                - "Compra um Kia!"

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Espanhol sem dúvida.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Acho que o Francês é uma lingua bem mais fácil e mais apelativa. Acho divertido ter que falar espanhol, mas francês, nem vontade me dá de aprender. Nem na escola conseguia aprender o quer que seja, talvez por não querer mesmo aprender, dificultou muito esse aspecto. Mas a verdade é que tentei aprender quando conheci umas francesas nas férias no Campimeco e aprendi poucas palavras. Essas que hoje já não me lembro. Se fosse espanhol sem duvida que ficava na memoria. Aliás um dia destes vou-me dedicar a aprender mais espanhol, é sempre bom saber.

                                                    Mas respondendo ao tópico, se tiveres mesmo que ser uma influencia de escolha para o teu filho, vai pelo espanhol, se não deixa-o escolher o que mais lhe atrai.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                      - "Estou indeciso entre o Passat CC e um A5... qual sugerem?"
                                                      - "Compra um Kia!"
                                                      O Kia é um bocado mau exemplo para comparar com Alemão!

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                        O Kia é um bocado mau exemplo para comparar com Alemão!
                                                        A comparação não foi feita nessa perspectiva.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Uma palavra espanhola bonita é a seguinte: "Trampa"

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                            Deutsche!
                                                            Acho o Alemão tão "inútil" como o Francês, por um simples motivo, tive 3 anos de Alemão, mas depois como é uma língua que não tens contacto em lado nenhum (não há filmes, series, novelas, nada alemão) facilmente te esqueces. Espanhol mal ou bem sempre vais ouvindo, e como é parecido ao português fica mais facilmente retido.

                                                            Do meu alemão, apenas sobra o "Ich bin Bruno" e lembro-me vagamente que uma pessoa importante era tratada no feminino do plural, e que tinham o modo neutro, bastante util para não ter de dar feminino e masculino a tudo o que existe. Resumi em duas linhas todo o meu alemão.

                                                            As únicas pessoas que conheço que falam alemão, ou nasceram lá, ou frequentaram cursos intensivos antes de partirem para erasmus na Alemanha.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                              Uma palavra espanhola bonita é a seguinte: "Trampa"
                                                              Olha que uma armadilha é mesmo uma trampa!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X