Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

    Ja simulei mas vocês depois disseram-me que faltava analisar outros dados....ja foi ha algum tempo.
    Mas vou simular de novo.
    Penso que na altura ficaste um pouco desmoralizado com a quantia que era necessário abater para ser um valor que considerasses substancial na diminuição da prestação.


    Comentário


      é o chamado lifestyle creep.

      Comentário


        Também temos de ver que há um ano 100k de empréstimo andava à volta de 300€ de prestação .

        Agora com a subida esses mesmo 100k ficam por muito mais dinheiro.

        Ora se falarmos em prestações de 10 a 15% do orçamento mensal só temos 3 hipóteses:

        1 - Ou a casa é antiga e num sítio pouco valorizado e por isso é mais acessivel e por consequência a prestação é baixa
        Ex - casa de 100k entrada de 10k e empréstimo de 90k

        2 - Ou a casa é mais recente e está localizada num sítio mais apelativo e entramos com uma entrada substancial
        Ex - casa de 200k e entrada de 100k

        3 - Ganhamos muito bem e aí os nossos (casal) 10 a 15% permitem aceder a casas de maior valor sem grande impacto no orçamento.

        Para mim com as devidas seguranças uma prestação de 1/3 do orçamento familiar de CH é perfeitamente gerível e aceitável.

        Comentário


          Alguma coisa vão começar a cortar! E quando começarem a cortar o consumo é que isto vai ficar pior...se o desemprego sobe, vai ser um grande problema

          Comentário


            Originalmente Colocado por sat Ver Post
            Alguma coisa vão começar a cortar! E quando começarem a cortar o consumo é que isto vai ficar pior...se o desemprego sobe, vai ser um grande problema
            Já disse isso várias vezes aqui, aliás a maioria aqui sabe, mas também finge que tal não vai acontecer.

            Aguardemos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por edununo Ver Post

              Exacto.
              Em vez de uma casa de luxo têm uma prisão de luxo.
              Se se sobreendividarem tb vão acabar em " prisão ".

              Não podem ir gastar 50 euros num almoço a 300 KM, gastem 10 num peq almoço a 100 km.

              O mais importante é ir vivendo, a economia mexendo mas sem ficar preso em casa, eu acho.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Sim, Lisboa está muito descaracterizada, eu gostava mais de como ela era. Mas o meu filho mais novo, com 25 anos de idade, aprecia Lisboa como eu apreciava quando tinha a idade dele. Portanto isto deve de continuar porreiro.

                Mas tenho amigos que sempre foram exatamente como tu e sempre desatestaram a confusão da cidade. Alguns deles estão hoje a viver no interior do país e em zonas bastante isoladas. Imagina que um deles, o mais radical nesse horror à confusão, vive há décadas lá no meio do Geres, rodeado apenas por lobos e cavalos.

                edit: E raramente vêm à cidade, temos de ser nós os citadinos a ir ter com eles.
                Compreendo-o.
                Mas por mim o point ideal seria ter 1 casa assim encostada a uma aldeia ou vila, no Alentejo, com algum espaço para animais e tal, mas nd de mt exagerado.
                Mesmo que fosse só 1 pequeno jardim já era fixe.
                Talvez 1 dia.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                  Mais importante do que aquilo que uma pessoa recebe, é aquilo que a mesma gasta...
                  Precisamente, aliás já o dizia o Herman.

                  É nesse sentido que pa mim está fora de questão comprar casas acima de 90K.
                  Só se ganhasse mm muita bem,
                  Ou tivesse 500K no banco e pudesse pagar 200K a pronto.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post


                    Adorava ser afoito como vocês e falar tão abertamente de taxas de esforço de 50%.

                    Como disse aqui há poucos dias, eu e a minha chavala ganhamos ligeiramente mais que isso em conjunto, e eu continuo a sonhar com uma prestação que ande entre os 10 e os 15% disso.

                    Andar com a casa ao colo a partir do dia 15 de cada mês não é para mim.
                    Sabes que isso é praticamente impossível na AML para ter uma casa com as caracteristicas que queres.

                    Neste momento 15% (vou pela percentagem superior) sao 450€ de prestaçao ao banco, com vistas a subir, isso deve dar um financiamento a 40 anos de uns 120 mil €, com uma entrada de uns 40k, ou seja, a bitola teria de ser pelos 160k.
                    Há uns anos atrás, era um valor exequível para um T2 na Margem Sul, agora também acho que se consegue, mas deve ter de ser em coisas tipo Pinhal Novo, Quinta do Conde ou zonas que sao zero sexy. Exemplo: https://www.idealista.pt/imovel/32366792/

                    Infelizmente é o que um casal jovem pode aspirar se nao quer andar com a casa ao colo, e ainda tem de ter 40k para o passo inicial. É a realidade que temos. 😒​

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por sat Ver Post

                      Eu sei que sim, o dinheiro desaparece..mas pequenas mudanças e o saldo ao fim do mês cresce imenso..basta ficar em casa ao fim de semana que esses casais aumentam o rendimento em 300\400 eur, coisa que quem ganha pouco não tem onde cortar
                      Precisamente. Ou dito de outro modo, sem grande preocupação com rigor na linguagem económica: a utilidade marginal do rendimento não é sempre a mesma. Nem sequer é linear. Começa por ser crescente no início e a partir de um certo nível começa a ser decrescente. Ou seja, as primeiras unidades de rendimento servem para suprir necessidades básicas e essenciais. A partir de um certo nível começam a suprir necessidades mais "inúteis". Daí que, por muita habituação ou propensão ao consumo que exista, é sempre muito mais fácil encaixar um gasto adicional 300 euros num orçamento de 3000 do que um de 150 euros num orçamento de 1500.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post

                        Precisamente, aliás já o dizia o Herman.

                        É nesse sentido que pa mim está fora de questão comprar casas acima de 90K.
                        Só se ganhasse mm muita bem,
                        Ou tivesse 500K no banco e pudesse pagar 200K a pronto.
                        Casas a 90K? Isso ainda existe?
                        Fui ao idealista ver, a até 90k, temos 8 700 "casas".

                        Vi algumas e muitas delas não se podem sequer chamar de casas.
                        E depois quase todas perdidas no meio de nenhures.

                        Como já disseram aqui, para as casas, é location, location, location

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                          Sim, Lisboa está muito descaracterizada, eu gostava mais de como ela era. Mas o meu filho mais novo, com 25 anos de idade, aprecia Lisboa como eu apreciava quando tinha a idade dele. Portanto isto deve de continuar porreiro.

                          Mas tenho amigos que sempre foram exatamente como tu e sempre desatestaram a confusão da cidade. Alguns deles estão hoje a viver no interior do país e em zonas bastante isoladas. Imagina que um deles, o mais radical nesse horror à confusão, vive há décadas lá no meio do Geres, rodeado apenas por lobos e cavalos.

                          edit: E raramente vêm à cidade, temos de ser nós os citadinos a ir ter com eles.
                          Eu percebo isso num contexto de romantização do passado, algo a que todos somos sensíveis em maior ou menor grau.
                          Mas objetivamente Lisboa está muito melhor agora. A todos os níveis, desde a re-habilitação de numerosos espaços urbanos (começando pela baixa), à qualidade dos espaços verdes, oferta cultural, até na qualidade do ar!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Celsius Ver Post

                            CA.

                            Em fevereiro até vai ser de 2,45%.
                            Por "CA" queres dizer Caixa Agrícola? Ainda ontem fiz um depósito no CCAM e perguntei sobre depósitos a prazo porreiros.

                            Ele disse que para já nada de atrativo, para ir aos CTT 😂

                            Podes partilhar se essa taxa liquida de 2,45% doi-te dito de boca ou estará a informação disponível para todos?

                            Capital mínimo será de quanto?

                            Obrigado.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Darius Ver Post

                              Por "CA" queres dizer Caixa Agrícola? Ainda ontem fiz um depósito no CCAM e perguntei sobre depósitos a prazo porreiros.

                              Ele disse que para já nada de atrativo, para ir aos CTT 😂

                              Podes partilhar se essa taxa liquida de 2,45% doi-te dito de boca ou estará a informação disponível para todos?

                              Capital mínimo será de quanto?

                              Obrigado.
                              Está disponível para todos. São produtos do Estado de acesso universal.

                              Não é preciso ter cartão de nenhum partido.

                              Vai ao tópico da poupança.

                              Mínimo é €100.

                              Comentário


                                quem quiser pode reter menos de IRS se tiver CH


                                https://eco.sapo.pt/2023/01/27/reduc...o-pouco-usada/

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post


                                  Adorava ser afoito como vocês e falar tão abertamente de taxas de esforço de 50%.

                                  Como disse aqui há poucos dias, eu e a minha chavala ganhamos ligeiramente mais que isso em conjunto, e eu continuo a sonhar com uma prestação que ande entre os 10 e os 15% disso.

                                  Andar com a casa ao colo a partir do dia 15 de cada mês não é para mim.
                                  Nesse caso será porque ter casa é muito pouco prioritário para ti.

                                  Ter como objectivo apenas 10% do rendimento ser para a casa e 90% ser para outras coisas, é porque realmente valorizas muito as outras coisas.

                                  Não sei a tua situação, mas se estiveres a arrendar provavelmente estás a alocar mais do que esses 10/15% para a habitação, não?

                                  Comentário


                                    fónix

                                    a Euribor a 6 meses já está praticamente em 3%

                                    e a de 12 meses já ultrapassou


                                    https://executivedigest.sapo.pt/taxa...renova-maximo/

                                    Comentário


                                      Mais um a partilhar da opinião, etcetera 25% do rendimento mensal disponível para comprar uma habitação no teu caso são 800€.

                                      Ja da para algo a gosto, para além disso estás a comprar um bem que à partida é duradouro estamos a falar de uma casa.

                                      Se consideras que não vale a pena gastar 25% do rendimento na compra de uma casa é porque realmente tens outras prioridades.

                                      Ja eu por exemplo iria coçar- me todo era se gastasse esses 800€ num arrendamento.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post

                                        Nesse caso será porque ter casa é muito pouco prioritário para ti.

                                        Ter como objectivo apenas 10% do rendimento ser para a casa e 90% ser para outras coisas, é porque realmente valorizas muito as outras coisas.

                                        Não sei a tua situação, mas se estiveres a arrendar provavelmente estás a alocar mais do que esses 10/15% para a habitação, não?
                                        Em casa dos Pais não se paga renda.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jotaeme5450 Ver Post

                                          Casas a 90K? Isso ainda existe?
                                          Fui ao idealista ver, a até 90k, temos 8 700 "casas".

                                          Vi algumas e muitas delas não se podem sequer chamar de casas.
                                          E depois quase todas perdidas no meio de nenhures.

                                          Como já disseram aqui, para as casas, é location, location, location
                                          Bem, estou 1 pouco desactualizado em termos de preços, admito.

                                          Se me disserem que na zona de Castanheira do Ribatejo ( ainda VFX ), Alenquer, Carregado, VNR, Azambuja ( que ficam ao lado da linha do norte com comboios suburbanos e regionais directos pa lisboa ) não há apartamentos a 90K com 20 / 25 anos em bom estado geral ( não novos, obviamente, mas tb não a precisar de chão novo, etc ) então cum catano !! mudou e bem!

                                          Em 2021 comprei o meu nessa zona.
                                          Nem a 90K chegou, e havia mais uns quantos assim.
                                          65 / 75K ja precisavam de obras tipo 10 / 15K.

                                          Tudo isto ja com elevadores, etc, zonas cheia de serviços mas calmas e ao lado dos campos do tejo.

                                          Mas o Gmigas tem razão. Isto já n é AML, tirando a castanheira.

                                          Mas a titulo de curiosidade, o passe dos 40 euros é até ao carregado, e por 40 euros e 50 centimos dá até azambuja.
                                          Tem lá bons predios btw.

                                          Depois ja dou um check em idealista.

                                          Comentário


                                            Ya ja vi o que voces dizem.
                                            O que antes era 85 / 95 hoje é 105 / 120 ......

                                            damn !!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por BFCM Ver Post

                                              Se consideras que não vale a pena gastar 25% do rendimento na compra de uma casa é porque realmente tens outras prioridades.
                                              se tiver taxa fixa e tiver sempre essa taxa de esforço, aguenta-se, não se tem uma vida de luxo, mas aguenta-se

                                              mas por exemplo agora, quem tem essa taxa de esforço de 25% com uma taxa variável, e subirem mais as taxas de juro.....já é complicadíssimo ! porque pouca margem tem

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                Para mim com as devidas seguranças uma prestação de 1/3 do orçamento familiar de CH é perfeitamente gerível e aceitável.
                                                Eu até concordo, mas pegando no exemplo que dei atrás em que em 6 meses a prestação passou de 900 para 1.450.

                                                Se no momento inicial a prestação fosse 1/3 ou seja rendimentos 2.700, actualmente já passa os 50%

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                  Eu percebo isso num contexto de romantização do passado, algo a que todos somos sensíveis em maior ou menor grau.
                                                  Mas objetivamente Lisboa está muito melhor agora. A todos os níveis, desde a re-habilitação de numerosos espaços urbanos (começando pela baixa), à qualidade dos espaços verdes, oferta cultural, até na qualidade do ar!
                                                  Só por curiosidade, onde é que tu tens morado nestes últimos 50 anos para teres essa opinião? Eu morei em Alvalade, e depois de sair de casa dos pais, na Rua das Amoreiras.

                                                  E trabalhei na Baixa, na Av. da Liberdade, na zona da Praça de Estanha e nas Amoreiras.

                                                  A minha visão não tem nada de "romântico", ela decorre da minha experiencia de cá viver, estudar e trabalhar há muitas décadas.

                                                  E eu gosto da cidade, mas já gostei mais.

                                                  Antigamente Lisboa era mais de quem cá morava, agora já não é assim e isso torna a cidade menos interessante para morar. Para além do óbvio aumento de automóveis que todos os dias entram na cidade, temos também as trotinetes e as bicicletas, garanto-te que um passeio a pé tornou-se bem menos sossegado do que o era há 40 anos.

                                                  Imagina tu que quando vim morar para as Amoreiras, em 1987, havia nas imediações um hotel, hoje em dia já lhes perdi a conta de tantos que são. Ir a um restaurante jantar também se tornou um desafio, uma competição para arranjar mesa. Antigamente era só aparecer.

                                                  No bairro das moradias em Alvalade hoje há parquímetros, algo de absolutamente inimaginável no final do seculo passado.

                                                  As ruas eram lavadas todas as semanas, etc, etc, etc. Podia estar aqui o dia todo a dar exemplos destes.

                                                  Mas, como antes disse, os meus filhos gostam, até porque não vivenciaram a Lisboa algo provinciana do seculo passado, eram então muito pequenitos. No início deste século um tinha 3 anos e o outro 5, o mais que podem é vê-la em fotografias, o que não é a mesma coisa.
                                                  Editado pela última vez por Jbranco; 27 January 2023, 11:39.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post

                                                    Eu até concordo, mas pegando no exemplo que dei atrás em que em 6 meses a prestação passou de 900 para 1.450.

                                                    Se no momento inicial a prestação fosse 1/3 ou seja rendimentos 2.700, actualmente já passa os 50%
                                                    O que é que interessa os 50%? Interessa é quanto sobra depois de pagar a prestação!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post

                                                      Só por curiosidade, onde é que tu tens morado nestes últimos 50 anos para teres essa opinião? Eu morei em Alvalade, e depois de sair de casa dos pais, na Rua das Amoreiras.

                                                      E trabalhei na Baixa, na Av. da Liberdade, na zona da Praça de Estanha e nas Amoreiras.

                                                      A minha visão não tem nada de "romântico", ela decorre da minha experiencia de cá viver, estudar e trabalhar há muitas décadas.

                                                      E eu gosto da cidade, mas já gostei mais.
                                                      Eu nasci no final dos anos 80 e a Lisboa que conheci nos anos 90 e mesmo ainda nos 00 era muito mais degradada, fechava tudo cedo e não tinha nem perto da dinâmica que tem agora para um jovem.

                                                      ainda me lembro do que era ir à baixa e o ambiente velho e decrépito ao final do dia

                                                      ainda me lembro como não havia nada de jeito para sair que não fosse os locais do costume onde os nossos pais também foram. A Lisboa das docas e da 24 de julho. Ui. Que oferta diversificada.

                                                      ainda me lembro que muita gente até em segmentos altos de poder de compra…preferia sair para viver em periferias melhores, ver a fuga massiva da estrela/lapa/Restelo para a linha de Cascais que aconteceu no pos-guerra

                                                      quem me dera que na minha juventude eu tivesse a oferta que tenho agora, muito mais cosmopolita, contacto com gente de todo o mundo.

                                                      aqui diz-se que não se gosta de estrangeiros, que é um problema ouvir um português diferente, que Lisboa perdeu a essência mas eu só posso discordar disso tendo em conta a história de lisboa.

                                                      esquecemo-nos -ou não sabemos- que Lisboa já foi uma das cidades mais cosmopolitas do mundo (aliás a nível europeu já foi a 5a ou 6a cidade com mais população do mundo no pico do nosso melhor trading colonial), centro de um pequeno império, onde muita gente diferente e diversa se cruzava.

                                                      o que tivemos desde o final do século XIX e boa parte do xx foi uma cidade a diminuir em pujança e a fechar-se para dentro. Reflectindo aliás o país progressivamente pequeno que foi ficando.

                                                      ainda bem que os últimos anos têm permitido mais ar. Mesmo que isso traga outros problemas e outros desafios.

                                                      esta é a minha perspectiva e percebo o ponto de vista do outro user quando fala que romantizas um passado. Mas nota que eu compreendo que o faças, é natural.
                                                      Editado pela última vez por Andre; 27 January 2023, 11:39.

                                                      Comentário


                                                        Fiquem lá com a LX de agora, de bom proveito.

                                                        Quando eu lá andava de carro ainda conseguia várias vezes chegar aos 50 km/h quando o alctrão n tinha buracos :P

                                                        Agora a sério, já n temos casal ventoso nem 1 pilha de bairros degradados colados ao centro da capital, nem predios tão velhos nem nd disso.

                                                        Mas eu gostava mais da lisboa antiga.
                                                        nao tenho paciencia pa ambientes cosmopolitas etc etc.
                                                        Bom, n gosto de cidades, né.

                                                        Já o Porto, prefiro o actual que o antigo, haha.

                                                        Consta que a rua de santa catarina tb era morta a partir das 8 da noite.

                                                        Comentário


                                                          André, o teu post não podia ser menos certeiro.

                                                          A diferença é que quando tu nasceste eu já era adulto. A abertura, a que te referes em abstrato, foi por mim vivenciada a 25 de abril de 1974. Uma coisa é viver os acontecimentos, outra muito diferente é ler nos livros.

                                                          E digo-te isto com toda a cordialidade, não me leves a mal. Pensa que eu vivia a noite de Lisboa ainda tu não eras nascido.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                            quem quiser pode reter menos de IRS se tiver CH


                                                            https://eco.sapo.pt/2023/01/27/reduc...o-pouco-usada/
                                                            Para quê?
                                                            Para teres o prazer de dizer que o estado não ficou com o teu dinheiro antecipadamente? Vais pagá-lo no final do ano.

                                                            Comentário


                                                              E o teu argumento é qual? é que não o percebemos que não seja que és mais velho.

                                                              Lisboa até há muito pouco tempo tinha uma zona ribeirinha mal cuidada (ainda tem em várias zonas), os espaços verdes estavam em fim de linha, não tinhas metade da oferta cultural que tens agora e a quantidade de prédios devolutos era incomparavelmente superior.

                                                              basta pensar no que eram as avenidas novas, o terreiro do paço, até a zona dos bairros populares junto ao castelo

                                                              basta pensar como estavam os poucos jardins da cidade

                                                              isto são factos objectiváveis. Hoje em 2023 tens mais eventos culturais, tens muito maior oferta de restauração para todos os gostos e bolsas, tens várias zonas públicas que estao muito melhor conservadas, outras que sofreram uma transformação urbana enorme, nomeadamente a oriente.

                                                              É uma diferença substancial para a cidade decrépita que o incêndio do chiado foi o pináculo, até psicológico, da degradação que se encontrava.



                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X