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Mais alunos por turma terá como consequência menos qualidade
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Originalmente Colocado por Israel Ver PostUma familia endividada, em vez de deixar de comprar bolachas, vende o carro e menos uma dívida, pega e muda para uma casa mais barata em que mensalmente saia mais em conta, e pode continuar a comprar as bolachas, é mania de grandezas?
"Mania das grandezas! Está tudo a espera de mega-cortes?!?" - Falha minha, deveria ter ficado numa linha a parte. Aquilo que quis dizer, é que estão todos a espera de grandes cortes, mas os cortes no estado quase de certeza vão passar por muitos pequenos cortes. E um exemplo é o do tópico.
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Originalmente Colocado por Texuga Ver PostSabes porque é que agora a taxa de sucesso é melhor do que há uns anos? Eu explico: por isto: Estado da Educação - YouTube
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Originalmente Colocado por smi1e Ver PostE o estado vai vender o que? O exemplo das bolachas só atrapalha.
"Mania das grandezas! Está tudo a espera de mega-cortes?!?" - Falha minha, deveria ter ficado numa linha a parte. Aquilo que quis dizer, é que estão todos a espera de grandes cortes, mas os cortes no estado quase de certeza vão passar por muitos pequenos cortes. E um exemplo é o do tópico.
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Originalmente Colocado por Texuga Ver PostSabes porque é que agora a taxa de sucesso é melhor do que há uns anos? Eu explico: por isto: Estado da Educação - YouTube
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Originalmente Colocado por Texuga Ver PostSabes porque é que agora a taxa de sucesso é melhor do que há uns anos? Eu explico: por isto: Estado da Educação - YouTube
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostIsto a mim pouco me espanta! Tive um colega no 9º que transitou de ano com 8 negativas. Sim, leram bem, 8 negativas. Todos os professores prontos a chumbá-lo, quando chega lá a doida da psicóloga (sim a psicóloga da minha escola era mesmo avariada dos neurónios), e decido passa-lo de ano. Tudo isto porque ele tinha 18 anos e era inadmissível ainda estar no 9º ano. Bem, pelo menos sabia ler e escrever...
Nada de novo, na minha escola acontecia o mesmo. Lembro-me de um colega meu, com 17 anos e no 9 tambem, e passaram para o secundario e ''obrigaram'' o rapaz a ir para a noite (acabou por andar no liceu nem 1 mes e foi trabalhar).
Nao concordo nem discordo, ao mesmo tempo que o rapaz esta ali a passear os livros, desgastar os professores e gastar o dinheiro dos contribuentes, tambem demonstra que nao esta minimamente preparado para seguir o seu percurso academico. Geralmente estes casos vao trabalhar.
É uma situaçao complicada, entre o passar injustamente um aluno ou o mesmo estar ali a moer os professores e gastar recursos...
Quanto a esta situaçao do aumento do numero dos alunos, sou totalmente de acordo, mas devia de incidir mais no secundario. No meu ex-liceu as turmas a partir do 10 ano raramente passavam dos 15 alunos, chegou a haver 5 turmas de 10º ano so para humanidades por causa desta brincadeira. Acabei o 12º numa turma com o total de 11 alunos. Se esta turma, mais outra com 15 anos, nao matava ninguem.
Ja na Primaria e Basico discordo devido a idade dos alunos e da sua ''rebeldia''.Editado pela última vez por Drifter; 15 August 2011, 00:48.
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostMesmo que isso coloque as pessoas mais pobres, sem qualquer rumo na vida, no fundo do poço?
EDIT:Sim, de facto dois alunos a mais, não me parece grande diferença, e sim, acho que devemos tomar devidos esforços pessoais para ajudar o país, mas obrigar as crianças a ficarem em escolas a 20km de casa, como vai acontece na terra do meu pai, parece-me criminoso.
aqui o privilegiado tinha a escola a 2 km de casa. ia a pé fizesse chuva ou sol, quando chovia muito chegava à escola e tinha que mudar de roupa, aquecimento havia quando os pais financiavam a lenha para o fogão de cada uma das salas. ar condicionado eram as janelas abertas, no verão os 2 km eram feitos debaixo de 30 ou mais graus e uma subida que se faria em 20 minutos passava a demorar 1 hora. cantina era uma coisa que não existia, o espaço para educação física era um recreio enlameado no inverno e poeirento no verão.
deixem-se de tretas "99%" dos alunos que passaram para novos centros escolares ficaram infinitamente mais bem servidos do que o quer eram anteriormente.
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Originalmente Colocado por Omega Ver PostA s s u s t a d o r . . . . . . .
O que adiantaria àquele miúdo ficar retido tantos anos, consecutivamente? Acham que sairia um génio? Essa estorinha de que toda a gente consegue ter as melhores notas de sempre, pois são todos muito inteligentes, já não pega...
Aquele rapaz não nasceu para estudar, não consegue, e ponto final. É um caso perdido, não há nada fazer.
Se o chumbassem mais anos, só daria despesa (inclusive aos pais) e destabilizaria por completo toda a turma. E vocês sabem muito bem que 1 só gajo consegue alterar uma turma completa.
Além disso, passava a ser a concentração de todos os professores para tentarem fazer um milagre ao puto, esquecendo-se dos outros alunos, que até ficam vêem as suas notas diminuir por causa de um puto sem futuro na escola...
O problema é que muitas pessoas não pensam nisto...
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Originalmente Colocado por Texuga Ver PostSabes porque é que agora a taxa de sucesso é melhor do que há uns anos? Eu explico: por isto: Estado da Educação - YouTube
cumps!
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Originalmente Colocado por nipnip Ver Postcoitadinhas das crianças que ficam a 20 km de casa, vão em bons autocarros, são acompanhados todo o percurso, têm aquecimento, ar condicionado, condições para fazerem educação física...
(...)
deixem-se de tretas "99%" dos alunos que passaram para novos centros escolares ficaram infinitamente mais bem servidos do que o quer eram anteriormente.
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostNão me espanta, e a meu ver, acho muito bem que os professores o tenham passado - não me atirem já pedras, deixem-me explicar:
O que adiantaria àquele miúdo ficar retido tantos anos, consecutivamente? Acham que sairia um génio? Essa estorinha de que toda a gente consegue ter as melhores notas de sempre, pois são todos muito inteligentes, já não pega...
Aquele rapaz não nasceu para estudar, não consegue, e ponto final. É um caso perdido, não há nada fazer.
Se o chumbassem mais anos, só daria despesa (inclusive aos pais) e destabilizaria por completo toda a turma. E vocês sabem muito bem que 1 só gajo consegue alterar uma turma completa.
Além disso, passava a ser a concentração de todos os professores para tentarem fazer um milagre ao puto, esquecendo-se dos outros alunos, que até ficam vêem as suas notas diminuir por causa de um puto sem futuro na escola...
O problema é que muitas pessoas não pensam nisto...
que achas de se dar um diploma de licenciatura a todo os que tenham 30 anos? aos 40 talvez se deva dar um mestrado e aos 50 um doutoramento. que te parece?
Originalmente Colocado por Texuga Ver PostSe garantirem isso tudo.... O problema é que ponho sérias dúvidas que isto venha a ser uma realidade
conheço, ainda que não tão a fundo, casos de concelhos vizinhos em que o cenário é o mesmo.
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Originalmente Colocado por nipnip Ver Postse não tem capacidade para aquele tipo de ensino ou é encaminhado para um ensino mais apropriado (profissional) ou simplesmente sai da escola, agora passar um aluno porque já tem 18 anos é descredibilizar todo o sistema.
que achas de se dar um diploma de licenciatura a todo os que tenham 30 anos? aos 40 talvez se deva dar um mestrado e aos 50 um doutoramento. que te parece?
Sai da escola, assim sem mais nem menos? Ensino obrigatório...
E o que é que isso tem a ver? Estas a falar das Novas Oportunidades? Que confusão...não misturem alhos com bugalhos
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
Sai da escola, assim sem mais nem menos? Ensino obrigatório...
E o que é que isso tem a ver? Estas a falar das Novas Oportunidades? Que confusão...não misturem alhos com bugalhos
um aluno com 18 anos e que está no 9º ano está fora da escolaridade obrigatória.
tu defendeste que os alunos devem ser passados independentemente de terem ou não cumprido os objectivos, e isso é descredibilizar o sistema.
um aluno que não aprendeu o que era suposto não pode simplesmente passar, muito menos quando se trata da conclusão de um ciclo. se tu defendes que um aluno que não sabe o que era suposto deve passar de ano então um aluno que entre num curso superior e ande lá até aos 30, mesmo que não saiba deve ser-lhe dado o diploma, afinal de contas já lá anda há muito tempo.
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Originalmente Colocado por nipnip Ver Postnão estou a misturar alhos com bugalhos tu sim.
um aluno com 18 anos e que está no 9º ano está fora da escolaridade obrigatória.
tu defendeste que os alunos devem ser passados independentemente de terem ou não cumprido os objectivos, e isso é descredibilizar o sistema.
um aluno que não aprendeu o que era suposto não pode simplesmente passar, muito menos quando se trata da conclusão de um ciclo. se tu defendes que um aluno que não sabe o que era suposto deve passar de ano então um aluno que entre num curso superior e ande lá até aos 30, mesmo que não saiba deve ser-lhe dado o diploma, afinal de contas já lá anda há muito tempo.
Eu não estou necessariamente a defender o fim das reprovações, apenas acho que é uma atitude mais sensata passar um puto que não tem futuro, tentando fazer um milagre e prejudicando todos os outros, além de causar despesas aos pais, que já não devem ter grandes condições...
Para mim o importante é investir nos que conseguem... Agora miúdos como esse não conseguem, mas certamente serão úteis na sociedade - afinal, profissões como canalizador, agricultor, trolha, etc, são igualmente dignas de respeito e importantíssimas.
O rapaz disse que não sabia para que servia a escola, e que a detestava - então para quê insistir?
Achas que ele alguma vez conseguia cumprir os tais "objectivos"?
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostÉ totalmente diferente... O puto em questão estava lá porque era obrigado, e ninguém entra do Ensino Superior por obrigação.
Eu não estou necessariamente a defender o fim das reprovações, apenas acho que é uma atitude mais sensata passar um puto que não tem futuro, tentando fazer um milagre e prejudicando todos os outros, além de causar despesas aos pais, que já não devem ter grandes condições...
Para mim o importante é investir nos que conseguem... Agora miúdos como esse não conseguem, mas certamente serão úteis na sociedade - afinal, profissões como canalizador, agricultor, trolha, etc, são igualmente dignas de respeito e importantíssimas.
O rapaz disse que não sabia para que servia a escola, e que a detestava - então para quê insistir?
Achas que ele alguma vez conseguia cumprir os tais "objectivos"?
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Originalmente Colocado por nipnip Ver Postaos 18 anos não está lá obrigado, está lá porque quer. será certamente útil por isso é que eu falei em ser encaminhado para o ensino profissional. agora passá-lo no 9º ano, permitir que termine um ciclo escolar sem que cumpra os mínimos é ridículo e idiota.
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostÉ totalmente diferente... O puto em questão estava lá porque era obrigado, e ninguém entra do Ensino Superior por obrigação.
Eu não estou necessariamente a defender o fim das reprovações, apenas acho que é uma atitude mais sensata passar um puto que não tem futuro, tentando fazer um milagre e prejudicando todos os outros, além de causar despesas aos pais, que já não devem ter grandes condições...
Para mim o importante é investir nos que conseguem... Agora miúdos como esse não conseguem, mas certamente serão úteis na sociedade - afinal, profissões como canalizador, agricultor, trolha, etc, são igualmente dignas de respeito e importantíssimas.
O rapaz disse que não sabia para que servia a escola, e que a detestava - então para quê insistir?
Achas que ele alguma vez conseguia cumprir os tais "objectivos"?
Penso que aí o importante é a aprendizagem prática, e aí até dás razão ao nipnip, para isso envias o miúdo para uma escola profissional ou uma "coisa" vocacionada para isso, não passando-o de ano no ensino normal apenas descredibilizando-o.
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostMas ele tem 15 anos (ou tinha, na altura da entrevista)
no entanto passar alguém com 15 anos só porque sim continua a ser igualmente ridículo e idiota. se aquele ensino não é adequado para ele então vai para outro tipo de ensino.
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Originalmente Colocado por Israel Ver PostNesse tipo de profissões que diferença faz ter o 9º ou o 12º?
Penso que aí o importante é a aprendizagem prática, e aí até dás razão ao nipnip, para isso envias o miúdo para uma escola profissional ou uma "coisa" vocacionada para isso, não passando-o de ano no ensino normal apenas descredibilizando-o.
Originalmente Colocado por nipnip Ver Posteu estava a comentar o caso exposto pelo HMartinho. não o caso da entrevista.
no entanto passar alguém com 15 anos só porque sim continua a ser igualmente ridículo e idiota. se aquele ensino não é adequado para ele então vai para outro tipo de ensino.
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostExactamente, nesse aspecto dou-lhe razão sim, não disse o contrário
Mas então porque razão achas que seria melhor reprová-lo?
o aluno que termine o 3º ciclo (ou qualquer outro) deve ter um conjunto mínimo de capacidades adquiridas.
se tu passas um aluno, permites que ele termine o ciclo escolar, sem que tenha atingido o mínimo então estás a descredibilizar todo o sistema. estás a prejudicar e a gerar desconfiança sobre todos os restantes alunos.
para mim esse tipo de "passagens" não são mais que meras fraudes.
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Originalmente Colocado por nipnip Ver Postporque o ensino "regular" tem objectivos mínimo a serem cumpridos.
o aluno que termine o 3º ciclo (ou qualquer outro) deve ter um conjunto mínimo de capacidades adquiridas.
se tu passas um aluno, permites que ele termine o ciclo escolar, sem que tenha atingido o mínimo então estás a descredibilizar todo o sistema. estás a prejudicar e a gerar desconfiança sobre todos os restantes alunos.
para mim esse tipo de "passagens" não são mais que meras fraudes.
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostE se ele não conseguir de modo nenhum essas capacidades? Transferi-lo para outro tipo de ensino? Ok, aí concordo. Agora insistir no impossível é que não...
insistir no impossível é o que dá essas passagens porque o aluno vai andado, vai passando, não vai aprendendo nada, não aprende uma profissão...
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Originalmente Colocado por Psittacus Ver PostE se ele não conseguir de modo nenhum essas capacidades? Transferi-lo para outro tipo de ensino? Ok, aí concordo. Agora insistir no impossível é que não...
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Originalmente Colocado por nipnip Ver Postse não conseguir então não deve ter um atestado, conferido pela conclusão do ciclo escolar, a dizer que o conseguiu. e só existem duas alternativas, ou deixa de estudar ou passa a frequentar outro tipo de ensino.
insistir no impossível é o que dá essas passagens porque o aluno vai andado, vai passando, não vai aprendendo nada, não aprende uma profissão...
"frequentar outro tipo de ensino" - apesar de concordar que é a decisão mais sensata, o mais provável é continuar a baldar-se para aquilo, pois um miúdo analfabeto pouco mais poderá fazer.
Nestas situações, ensino obrigatório = bullshit.
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Originalmente Colocado por HMartinho Ver PostO problema é que se os professores chumbam esses alunos, chega lá a psicóloga escolar e diz para o passarem de ano. Pronto, se a doutora psicóloga diz, temos de obedecer...
isso é pura e simplesmente errado sobre vários pontos de vista para além de não ser verdade. quem dá as notas são os professores e não é a psicóloga que as vai alterar.
agora se disseres que a generalidade dos professores prefere seguir o caminho mais simples então aí estou de acordo.
Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post"deixa de estudar" - impossível até aos 18 anos.
"frequentar outro tipo de ensino" - apesar de concordar que é a decisão mais sensata, o mais provável é continuar a baldar-se para aquilo, pois um miúdo analfabeto pouco mais poderá fazer.
Nestas situações, ensino obrigatório = bullshit.
seja como for já aqui deixei claro a minha opinião, independentemente das soluções que se possam encontrar passar um aluno que não tem os requisitos necessários é para mim uma fraude, e fraude em Portugal é crime.
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