Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regalias de um País à beira do abismo...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
    A ADSE não paga tudo. Isso é uma grande mentira e os FP's descontam para ajudar nos custos de saude que podem vir a ter.
    Para ajudar os outros que não têm direito à ADSE a pagar pelos custos de saúde que os funcionários públicos vão ter, queres tu dizer.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
      Mesmo com a contribuição de 1 ou 1,5%, a ADSE não é neste momento um subsistema sustentável.
      Por isso, e por exemplo, muitos dos utilizadores de subsistemas privados, se dirigirem ao SNS para partos e outras intervenções mais onerosas,
      porque no privado é pago, e bem pago!!!

      Comentário


        #63
        "Ainda sou do tempo" em que os subsistemas públicos, umas vezes só alguns e outras vezes todos, pagavam aos seus beneficiários directos e indirectos:

        - aumentos mamários com próteses puramente estéticos;
        - correcções via laser à acuidade visual;
        - abdominoplastias, porque as pessoas em causa pura e simplesmente recusam a fechar a boca.
        - lipos
        - etc.

        Felizmente, esta ramboia tem vindo a acabar e só não acaba mais depressa, porque há demasiados sectores com telhados de vidros.
        Editado pela última vez por DocJRA; 30 September 2011, 12:21.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
          Pego só naquela parte da noticia para acrescentar que não são as empresas que pagam, são os funcionários que para além da SS obrigatória descontavam 1,5% a mais do seu ordenado para na aposentação equipararem o seu ordenado no activo à aposentação. Além disso este complemento de reforma nos ordenados deixou de ser descontado à mais de 15 anos.(...)
          O valor que cada funcionário pagava era suficiente para cobrir a diferença entre reforma e último ordenado? Ou a empresa entrava na dotação dos fundos?

          15 anos? Ainda em 2009 o TC alertou para isto nos STCP...

          Não comento o resto do teu post, porque tens uns sapatos bonitos demais para dar importância a isso.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
            Por isso, e por exemplo, muitos dos utilizadores de subsistemas privados, se dirigirem ao SNS para partos e outras intervenções mais onerosas,
            porque no privado é pago, e bem pago!!!
            Exactamente, no privado não há borlas para ninguém!

            Esta questão das regalias dos FP's sempre foi muito controversa porque infelizmente criaram-se muitos maus hábitos ao longo das últimas décadas o que leva a que muita gente tome estas regalias como direitos adquiridos!

            Pessoalmente não me faz comichão haver regalias na FP desde que sejam atribuídas com peso e medida e infelizmente não é isso que acontece.
            O caso aqui exposto é flagrante e é um dos muitos exemplos de empresas públicas que estão praticamente falidas mas cuja gestão é feita à imagem de uma empresa economicamente estável. Para mim é inconcebível atribuir este tipo de regalias a empresas tecnicamente falidas e penso que estamos na altura de corrigir este tipo de problemas de gestão.
            Eu sei que se cortarem estas regalias vai cair o carmo e a trindade (greves, sindicatos ao barulho, etc) mas meus amigos isto tem que mudar, não podemos continuar com o mesmo estilo de vida e esperar que seja o FMI ou outra entidade externa a dizer o que temos que fazer no nosso país...

            Comentário


              #66
              Parece a do Hospital de Atenas que tinha mais de 20 jardineiros nos quadros e... não tinha jardim.

              Ora, noves fora nada... pois.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                Parece a do Hospital de Atenas que tinha mais de 20 jardineiros nos quadros e... não tinha jardim.

                Ora, noves fora nada... pois.
                Ou o salário anual médio de 40.000€ na RTP...

                Comentário


                  #68
                  Mas o pessoal que critica esquece-se que estão a ser retirados desde 2011 uma % do salário a cada funcionário, seja ele FP ou pertencente ao Sector Empresarial do Estado. E não é assim tão pequena.

                  No caso da noticia e sobre o facto de existir uma barbearia na Carris, já por acaso pensaram que poderá exisitir (e tenho quase a certeza que existe) uma obrigação dos funcionários, principalmente os motoristas, em se apresentarem ao público devidamente barbeados e apresentáveis? Não compesará mais à Carris ter um barbeiro nas instalações que faça isto do que pagar uma verba adicional a cada trabalhador?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                    "Ainda sou do tempo" em que os subsistemas públicos, umas vezes só alguns e outras vezes todos, pagavam aos seus beneficiários directos e indirectos:

                    - aumentos mamários com próteses puramente estéticos;
                    - correcções via laser à acuidade visual;
                    - abdominoplastias, porque as pessoas em causa pura e simplesmente recusam a fechar a boca.
                    - lipos
                    - etc.

                    Felizmente, esta ramboia tem vindo a acabar e só não acaba mais depressa, porque há demasiados sectores com telhados de vidros.
                    A obesidade pode ter causas genéticas ou hormonais, por isso não vejo porque é que um FP não há de ser operado. Se um fp precisar de corrigir uma mipoia não pode fazer a cirurgia?
                    Ou há regalias para todos ou não há para ninguém e já agora os fp's descontam 1,5% do vencimento para terem direito à ADSE e quem entre agora (contratados) nem a isso tem direito.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                      A obesidade pode ter causas genéticas ou hormonais, por isso não vejo porque é que um FP não há de ser operado. Se um fp precisar de corrigir uma mipoia não pode fazer a cirurgia?
                      Ou há regalias para todos ou não há para ninguém e já agora os fp's descontam 1,5% do vencimento para terem direito à ADSE e quem entre agora (contratados) nem a isso tem direito.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                        Mas o pessoal que critica esquece-se que estão a ser retirados desde 2011 uma % do salário a cada funcionário, seja ele FP ou pertencente ao Sector Empresarial do Estado. E não é assim tão pequena.

                        No caso da noticia e sobre o facto de existir uma barbearia na Carris, já por acaso pensaram que poderá exisitir (e tenho quase a certeza que existe) uma obrigação dos funcionários, principalmente os motoristas, em se apresentarem ao público devidamente barbeados e apresentáveis? Não compesará mais à Carris ter um barbeiro nas instalações que faça isto do que pagar uma verba adicional a cada trabalhador?
                        Não me parece que faça sentido pagar qualquer tipo de "ajuda de custo" para se andar apresentável.

                        Não faço ideia se ainda existem regras para a apresentação dos funcionários da empresa mas existiam. Era mais ou menos como a PSP (não tão restritivo) mas até a farda tinha regras próprias.

                        Comentário


                          #72
                          Eu cá por acaso tenho ADSE e se pudesse abdicava disso. As contribuições são de 25 euros por consulta, no máximo, mesmo que ela custe 200 euros. Pago quase 200 euros mensais. Preferia pagar um seguro privado.

                          Em relação às regalias referidas no inicio do tópico, são imorais, especialemnte os complementos de reforma para o trabalhador ter uma reforma igual ao salário e contrornar as medidas do estado. Acho que coisas como estas são ainda mais grave que o buraco da Madeira.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                            A obesidade pode ter causas genéticas ou hormonais, por isso não vejo porque é que um FP não há de ser operado. Se um fp precisar de corrigir uma mipoia não pode fazer a cirurgia?
                            Ou há regalias para todos ou não há para ninguém e já agora os fp's descontam 1,5% do vencimento para terem direito à ADSE e quem entre agora (contratados) nem a isso tem direito.
                            Mentira.

                            Fazem o desconto opcional se assim o pretenderem e têm ADSE.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                              Eu cá por acaso tenho ADSE e se pudesse abdicava disso. As contribuições são de 25 euros por consulta, no máximo, mesmo que ela custe 200 euros. Pago quase 200 euros mensais. Preferia pagar um seguro privado.

                              Em relação às regalias referidas no inicio do tópico, são imorais, especialemnte os complementos de reforma para o trabalhador ter uma reforma igual ao salário e contrornar as medidas do estado. Acho que coisas como estas são ainda mais grave que o buraco da Madeira.

                              São de quanto? É que na tabela que conheço a comparticipação é de 80% no máximo de 20,45 euros.

                              Edit: 200 euros mensais de desconto ADSE ou de consulta?
                              Editado pela última vez por aquicas; 30 September 2011, 14:06.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Mas o pessoal que critica esquece-se que estão a ser retirados desde 2011 uma % do salário a cada funcionário, seja ele FP ou pertencente ao Sector Empresarial do Estado. E não é assim tão pequena.

                                No caso da noticia e sobre o facto de existir uma barbearia na Carris, já por acaso pensaram que poderá exisitir (e tenho quase a certeza que existe) uma obrigação dos funcionários, principalmente os motoristas, em se apresentarem ao público devidamente barbeados e apresentáveis? Não compesará mais à Carris ter um barbeiro nas instalações que faça isto do que pagar uma verba adicional a cada trabalhador?
                                Já agora contrata um alfaite, um sapateiro, etc...

                                Eu também tenho que estar apresentável no meu trabalho mas isso não me dá o direito de apresentar a conta do barbeiro, do alfaite e do sapateiro à minha entidade patronal.

                                Comentário


                                  #76
                                  Inacreditável!

                                  E o governo, não acaba com etsa pouca vergonha? Vai-se continuar com o choradinho que cortar na despesa demora a produzir resultados? Se nunca se fizer nada, jamais veremos resultados, para além da imoralidade que é existirem este tipo de regalias, estas e a de muitos políticos e administradores de empresas públicas deste País. Corte-se JÁ, nem que o impacto seja de 0,000000000000000000000000000000000000000000000000 00000000000000000000000000000001% na despesa.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                    São de quanto? É que na tabela que conheço a comparticipação é de 80% no máximo de 20,45 euros.
                                    Pois é por aí. Já deve ter baixado outra vez. Mais uma razão para não ser vantajoso.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                      ...

                                      No caso da noticia e sobre o facto de existir uma barbearia na Carris, já por acaso pensaram que poderá exisitir (e tenho quase a certeza que existe) uma obrigação dos funcionários, principalmente os motoristas, em se apresentarem ao público devidamente barbeados e apresentáveis? Não compesará mais à Carris ter um barbeiro nas instalações que faça isto do que pagar uma verba adicional a cada trabalhador?
                                      Mesmo havendo essa regra, não achas que é obrigação do funcionário apresentar-se ao serviço de acordo com as regras? Numa entidade à seria ou aparecia ou ia para casa "descansar" esse dia. Assim parece a tropa, apesar desses ter a contingência de não saírem quando querem para cortar cabelo.

                                      Mas eu não critico os FP, critico sim os dirigentes destes organismos que negociaram e aceitaram estas regras junto dos sindicatos. Estes sim são os culpados, que passam a factura para os restantes. Ninguém aqui aceitaria com bom grado a perda de regalias e como os sindicatos ainda menos, vamos sempre ver a defesa destas coisas. Mas não culpem quem entra para uma empresa e apenas segue as normas que existem.

                                      No Telejornal vi os gregos a "fecharem a porta" aos observadores da troika. Seria simples, não há mais €€ e o Estado não pagar ordenados 2 meses (que é o risco que correm) e depois perguntar: a Troika já é bem-vinda ou não?
                                      A única coisa que crítico aos FP e seus representantes é não perceberem que apesar de não serem culpados, são uma parte grande da despesa do Estado e que há coisas que não são fundamentais e preferíveis a "perder" que percentagem do ordenado, digo eu.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                        Pois é por aí. Já deve ter baixado outra vez. Mais uma razão para não ser vantajoso.
                                        Não baixou nada. Se não estou em erro a última actualização da tabela é de 2006 e foi para cima não para baixo.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Não vejo o problema na questão do barbeiro. Numa empresa daquele tamanho onde a esmagadora maioria são homens até acho bem que haja um barbeiro para que todos os funcionários tenham uma imagem cuidada. E não deve ser um custo do outro mundo.
                                          Já outras são mesmo abusar...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por THESEXPISTOL Ver Post
                                            Não vejo o problema na questão do barbeiro. Numa empresa daquele tamanho onde a esmagadora maioria são homens até acho bem que haja um barbeiro para que todos os funcionários tenham uma imagem cuidada. E não deve ser um custo do outro mundo.
                                            Já outras são mesmo abusar...
                                            É como na tropa... Se bem que esse é um privilegio que eu preferia não ter tido.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Uma amiga minha é casada com um revisor da CP.

                                              Têm (ambos) direito a viagens gratuitas para toda a Europa.

                                              Ele recebe uma farda nova por ano (EDIT: Rectificação são 3 fardas novas por ano), independentemente do estado da anterior (até eles acham isto inconcebível). Convém não esquecer que um agente da PSP tem de pagar do seu bolso todos os arranjos ao material (farda, carro, etc). Como é possível quem garante a nossa segurança ter condições inferiores a um funcionário de uma empresa de transportes?!
                                              Editado pela última vez por RAD; 01 October 2011, 15:15.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                Parece a do Hospital de Atenas que tinha mais de 20 jardineiros nos quadros e... não tinha jardim.

                                                Ora, noves fora nada... pois.
                                                Creio ter lido que eram 40 jardineiros (e não 20) para 40 canteiros. E no fim ainda devia haver um concurso para os mais bonitos, com prémios.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
                                                  Pago quase 200 euros mensais. Preferia pagar um seguro privado.
                                                  200 euros mensais para a ADSE ? Não estás a fazer confusão?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    200 euros mensais para a ADSE ? Não estás a fazer confusão?
                                                    E não é pouca...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Patuleia Ver Post
                                                      Claro!

                                                      O meu puto anda num colégio privado. Nós os 3 lá de casa não usamos o SNS, temos todos seguro de saúde. Quer dizer que estou a lesar o estado, exactamente por pagar os meus impostos e não utilizar os serviços a que teria direito...

                                                      Cada acto médico custa ao estado 180€. Ora se eu não utilizar, quer dizer que o Estado perdeu 180€?

                                                      Think McFly think...
                                                      Não se deve falar dessa maneira, ninguém sabe qual é o seu futuro e, quando a doença é complicada, só o SNS responde. O ensino é a mesma coisa, ainda agora quando muitos ficaram sem capacidade para pagar p privado lá foram os filhos para ao público.

                                                      Sejamos realista, houve uma revolução, ricos e pobres trataram de aproveitar as oportunidades que então surgiram. Alguns perderam, alguns ganharam e outros ficaram mais ou menos na mesma. Esta nova moda de se estar sempre a bater nos funcionários públicos já cansa, sempre que vejo alguém batar nos FP lembro-me dos tempos em que a moda era bater nos ricos e nacionalizar tudo, agora é ao contrário... Já vai sendo tempo de se encontrar um meio termo.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                        Não se deve falar dessa maneira, ninguém sabe qual é o seu futuro e, quando a doença é complicada, só o SNS responde. O ensino é a mesma coisa, ainda agora quando muitos ficaram sem capacidade para pagar p privado lá foram os filhos para ao público.

                                                        Sejamos realista, houve uma revolução, ricos e pobres trataram de aproveitar as oportunidades que então surgiram. Alguns perderam, alguns ganharam e outros ficaram mais ou menos na mesma. Esta nova moda de se estar sempre a bater nos funcionários públicos já cansa, sempre que vejo alguém batar nos FP lembro-me dos tempos em que a moda era bater nos ricos e nacionalizar tudo, agora é ao contrário... Já vai sendo tempo de se encontrar um meio termo.
                                                        Entendo que o tenhas percebido assim, mas o meu post não tinha esse contexto.

                                                        Eu defendo o SNS e quando digo que é dos melhores do mundo, geralmente a risada é geral. Pois bem, quando ficarem sem ele, talvez lhe dêem o devido valor.

                                                        Não me viste dizer que se não utilizo, não pago.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                          Mas o pessoal que critica esquece-se que estão a ser retirados desde 2011 uma % do salário a cada funcionário, seja ele FP ou pertencente ao Sector Empresarial do Estado. E não é assim tão pequena.

                                                          No caso da noticia e sobre o facto de existir uma barbearia na Carris, já por acaso pensaram que poderá exisitir (e tenho quase a certeza que existe) uma obrigação dos funcionários, principalmente os motoristas, em se apresentarem ao público devidamente barbeados e apresentáveis? Não compesará mais à Carris ter um barbeiro nas instalações que faça isto do que pagar uma verba adicional a cada trabalhador?
                                                          Pagar ao trabalhador???

                                                          Diria que qualquer pessoa se deve apresentar limpa, apresentável e, se for caso disso, barbeada!

                                                          Muito mais o deve fazer quando lida diariamente com publico/cli8entes!

                                                          Se o trabalhador não o fizer é muito simples, processo disciplinar em cima! Ponto final!

                                                          Mas já que falas, quando comprar umas lâminas, hei-de pedir factura e apresentar á minha entidade patronal...

                                                          Um gajo ouve cada uma...

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            lol pagar ao trabalhador para fazer a barba e tomar banho. Realmente a mentalidade é mesmo diferente.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                              Pagar ao trabalhador???

                                                              Diria que qualquer pessoa se deve apresentar limpa, apresentável e, se for caso disso, barbeada!

                                                              Muito mais o deve fazer quando lida diariamente com publico/cli8entes!

                                                              Se o trabalhador não o fizer é muito simples, processo disciplinar em cima! Ponto final!

                                                              Mas já que falas, quando comprar umas lâminas, hei-de pedir factura e apresentar á minha entidade patronal...

                                                              Um gajo ouve cada uma...
                                                              Realmente!

                                                              Já agora, a Carris devia fornecer shampoo, gel de banho e desodorizante aos seus funcionários, para que eles estejam sempre asseados.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X