O que se vê é que muito do nosso material circulante é da década de 60 e 70, por isso obsoleto.
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Alta velocidade em Portugal ? E porque não meter os comboios a andar mais devagar ?
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Hoje de manhã vim no Intercidades a partir do porto.
Já aqui tinha avançado com a ideia do " E porque não meter os comboios a andar mais devagar" .
Agora lanço uma outra ideia: E porque não meter o Intercidades a parar em mais sitios ?
A carruagem que que viajei hoje de manhã nem a 1/3 da sua capacidade vinha.
Ora, sendo a CP uma empresa deficitária, medidas que visem torna-la mais rentavel devem ser discutidas, não ?
Equanto utente regular do IC da linha do norte, não me importava que a minha viagem demorasse mais uns 10% , se isto provocasse um aumento da rentabilidade, e sobretudo benificiasse uma maior fatia da população.
Claro que estou apenas a levantar hipoteses, não sei se mais paragens do IC levariam a um aumento significativo de passageiros, até porque há custos que não podem ser esquecidos, tais como o maior tempo de ocupação da linha, o aumento de energia provocado pelo para - arranca, etc.
Sou um utilizador relativamente recente desta linha. Será que há 10 , 20 , 30 anos tinha o mesmo numero de paragens, ou têm havido alterações ?
Uma exemplo: Na Alemanha a maioria das auto estradas não são portajadas, logo há entradas e saidas em todo o lado, pois não são necessários porticos ou outros sistemas de cobrança.
Assim sendo, andei em AE´s na alemanha em que haviam entradas a pouquissimos Kms, tipo 2 em 2 ou 4 em 4, quase como se de uma circular urbana se tratasse.
Em portugal temos autoestradas que chegam a ter entradas/saidas que distam em alguns casos 50 km da proxima. O que isto provoca é que a população benificiada acaba por ser muito menos que a população potencial.
E provavelmente com o Intercidades passa-se o mesmo. Claro que o Intercidades não pode substituir os regionais, mas ainda assim talvez houvessem benificios em haver mais paragens.
E para acabar, um desabafo: Porque é que de coimbra até ao entroncamento, há imensas zonas em que a banda larga da vodafone não tem cobertura ? Será que a TMN e Optimus têm o mesmo defice de cobertura ?
Lembro-me de um anuncio que passava na tv ha uns 2 ou 3 anos , com o nuno marlk, em que a banda larga movel ate nos tuneis trabalhava... yeah, right :P
E para quando Wi-Fi gratis no comboio? (a semelhança do que ja acontece em muitods autocarros ) Provavelmente pagava-se a si mesmo, pois chamaria mais clientela
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A CP já tem planeado o sistema Wifi, provavelmente ainda não foi instalado porque como eles dizem andam a estudar a maneira de sair mais barato e com qualidade, vamos ver.
E além disso as empresas de autocarros são privadas, e a CP não, logo, todo o investimento tem que ser feito com cuidado porque são os contribuintes que a pagam.
IC a parar em mais estações não faz sentido, bem como andar mais devagar.
Era deitar para o lixo os milhões investidos na ferrovia, material , etc.
A viagem quer-se é com rapidez e conforto, de outra forma o espírito ferroviário desaparece.
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Eu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.
Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
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Originalmente Colocado por efcm Ver PostEu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.
Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
Isto acreditando nos posts de malta que descreve comboios cuja lotação está longe de estar totalmente ocupada.
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Originalmente Colocado por efcm Ver PostEu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.
Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
As maiores lotações nesses comboios costumam ser ao início da semana (Domingo à noite/Segunda de manhã) e ao fim (sexta à tarde/sábado de manhã) devido ao movimento oscilante de estudantes e trabalhadores. Muitas vezes há desdrobamentos (i.e., 2 composições separadas por minutos a fazer o mesmo serviço).
Domingo à noite costuma ser facílimo comprar o bilhete on-line para a manhã seguinte, com os lugares quase todos disponíveis. Julgo que a esmagadora maioria das pessoas compra o bilhete no dia, ao balcão.
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Originalmente Colocado por Civismo Ver PostHoje de manhã vim no Intercidades a partir do porto.
Já aqui tinha avançado com a ideia do " E porque não meter os comboios a andar mais devagar" .
Agora lanço uma outra ideia: E porque não meter o Intercidades a parar em mais sitios ?
A carruagem que que viajei hoje de manhã nem a 1/3 da sua capacidade vinha.
Ora, sendo a CP uma empresa deficitária, medidas que visem torna-la mais rentavel devem ser discutidas, não ?
Equanto utente regular do IC da linha do norte, não me importava que a minha viagem demorasse mais uns 10% , se isto provocasse um aumento da rentabilidade, e sobretudo benificiasse uma maior fatia da população.
Claro que estou apenas a levantar hipoteses, não sei se mais paragens do IC levariam a um aumento significativo de passageiros, até porque há custos que não podem ser esquecidos, tais como o maior tempo de ocupação da linha, o aumento de energia provocado pelo para - arranca, etc.
Sou um utilizador relativamente recente desta linha. Será que há 10 , 20 , 30 anos tinha o mesmo numero de paragens, ou têm havido alterações ?
Uma exemplo: Na Alemanha a maioria das auto estradas não são portajadas, logo há entradas e saidas em todo o lado, pois não são necessários porticos ou outros sistemas de cobrança.
Assim sendo, andei em AE´s na alemanha em que haviam entradas a pouquissimos Kms, tipo 2 em 2 ou 4 em 4, quase como se de uma circular urbana se tratasse.
Em portugal temos autoestradas que chegam a ter entradas/saidas que distam em alguns casos 50 km da proxima. O que isto provoca é que a população benificiada acaba por ser muito menos que a população potencial.
E provavelmente com o Intercidades passa-se o mesmo. Claro que o Intercidades não pode substituir os regionais, mas ainda assim talvez houvessem benificios em haver mais paragens.
E para acabar, um desabafo: Porque é que de coimbra até ao entroncamento, há imensas zonas em que a banda larga da vodafone não tem cobertura ? Será que a TMN e Optimus têm o mesmo defice de cobertura ?
Lembro-me de um anuncio que passava na tv ha uns 2 ou 3 anos , com o nuno marlk, em que a banda larga movel ate nos tuneis trabalhava... yeah, right :P
E para quando Wi-Fi gratis no comboio? (a semelhança do que ja acontece em muitods autocarros ) Provavelmente pagava-se a si mesmo, pois chamaria mais clientela
Tens com cada ideia...
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Originalmente Colocado por efcm Ver PostEu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.
Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
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Para quem quer ir mais devagar, regional nisso.
Para muitos tempo é dinheiro. Bem, pior é na Polónia, no mês passado para fazer esta distancia foram 6 horas de comboio
Wrocław, Poland to Kraków, Poland - Google Maps
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Ontem à noite estava a ver as cheias e passaram uns quantos comboios enormes com contentores e cisternas, lá para a 1AM
Eram puxados por locomoticas vermelhas da Takargo, e um deles tinha uma Takargo e duas CP Laranjas coladas.
Acho que foram dos maiores comboios que ja vi em portugal.
Quais são os maiores que por cá já andaram ?
E o que transportam ?
De onde vêm ? Leixoes para lisboa ? (eu vi-os a passar perto de santarem).
Entretanto tenho partilho alguns trens longos que tenho estado aqui a ver:
Mauritania train - YouTube
Take a Ride on the World's Longest Train - YouTube
Só não percebo é porque é que locomotivas quase sempre estão na frente.
No caso deste há algumas espalhadas pelo meio : Heaviest_freight_train-Guinness World Record Holder - YouTube
E como é que sincronizam as locomotivas entre si ?
Coitados dos que tiveram que esperar na passagem de nivel por este:
Worlds Longest Train EVER!!!! - YouTube
Será que vale mais a pena ter trens tão longos ou mais valeria partir em varios pequenos ? Interessante este com uma locomotiva a empurrar por trás : Longest train OFFICIALLY in the world - YouTube
ou Longest train OFFICIALLY in the world - YouTube
Ca em portugal há destes que levam 2 contentores de altura ??
Two BNSF Monster Freight Trains Meeting In Flagstaff, Arizona!!!!! - YouTube
Para acabar um trem pequenino a romper a neve na linha:
Spectacular footage Train plowing through deep snow Arthurs Pass - YouTube
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostO maior comboio em termos de comprimento que circula cá acho que é ou era ( nos tempos áureos de produção) o da Auto-Europa.
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Originalmente Colocado por XXLPACK Ver PostNop, Era os do carvão, actualmente tambem já são mais curtinhos (será efeitos da crise ) já ouvi dizer que a central vai passar a funcionar com outro combustivel.
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Originalmente Colocado por Civismo Ver PostHoje de manhã vim no Intercidades a partir do porto.
Já aqui tinha avançado com a ideia do " E porque não meter os comboios a andar mais devagar" .
Agora lanço uma outra ideia: E porque não meter o Intercidades a parar em mais sitios ?
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostEm termos de comprimento eram os Auto-Europa com 560m. Os de carvão são é os mais pesados.
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Originalmente Colocado por XXLPACK Ver PostTal como eram os do carvão e até alguns mercadorias "normais" tambem ultrapassavam os 500 metros, mas para isso tinham que ter uma autorização própria para o efeito
Os Vagões Uaoos tem neste momento um comprimento a rondar os 17,20m e só podem andar até 23 nos Carvoeiros que é o limite que as Locomotivas aguentam no trajecto do Porto de Sines para a Central do Pego. As 5600 que faziam estes comboios antigamente tem um comprimento de 20.45m e as 4700 que são as que o fazem agora tem menos 1m de comprimento.
Fazendo as contas a 2 locos que é o que andam sempre e a 23vagões, dá 435m+-, ainda longe dos mais de 500 que um Auto-Europa fazia nos belos tempos da Fábrica.Editado pela última vez por nmyguel; 07 April 2013, 18:40.
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Originalmente Colocado por nmyguel Ver PostAcho que me referia às UTE 2240 e essas em termos de segurança viu-se que são uma sucata e um perigo.
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Originalmente Colocado por tgrego Ver PostNa minha opinião o preço é mesmo o motivo principal. A cp tens uns preços ridiculamente altos...
De lisboa é mais barato apanhar um avião para madrid que um comboio para o porto
E ainda me hão-de dizer onde é que a CP é cara.....24 euros para o Porto, 20 euros para o Algarve, 14 euros para Castelo Branco....
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostEngraçado que para o Porto são 24 euros ou bem menos, dependendo dos descontos e para madrid não são menos de 33 euros mas devo ser eu que ando a ver mal.
E ainda me hão-de dizer onde é que a CP é cara.....24 euros para o Porto, 20 euros para o Algarve, 14 euros para Castelo Branco....
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