Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alta velocidade em Portugal ? E porque não meter os comboios a andar mais devagar ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que se vê é que muito do nosso material circulante é da década de 60 e 70, por isso obsoleto.

    Comentário


      Porque é que os autocarros já têm wireless, e o Intercidade / alfa não ?

      Ja pensei em levar uma sharing dock e corrigir esta situação

      Editado pela última vez por Civismo; 27 January 2013, 20:34.

      Comentário


        Não faço ideia do porque, mas por exemplo na linha para o Algarve há algumas zonas e a serra quase toda que a rede não existe ou é muito fraca.

        Comentário


          Hoje de manhã vim no Intercidades a partir do porto.

          Já aqui tinha avançado com a ideia do " E porque não meter os comboios a andar mais devagar" .

          Agora lanço uma outra ideia: E porque não meter o Intercidades a parar em mais sitios ?

          A carruagem que que viajei hoje de manhã nem a 1/3 da sua capacidade vinha.
          Ora, sendo a CP uma empresa deficitária, medidas que visem torna-la mais rentavel devem ser discutidas, não ?

          Equanto utente regular do IC da linha do norte, não me importava que a minha viagem demorasse mais uns 10% , se isto provocasse um aumento da rentabilidade, e sobretudo benificiasse uma maior fatia da população.

          Claro que estou apenas a levantar hipoteses, não sei se mais paragens do IC levariam a um aumento significativo de passageiros, até porque há custos que não podem ser esquecidos, tais como o maior tempo de ocupação da linha, o aumento de energia provocado pelo para - arranca, etc.

          Sou um utilizador relativamente recente desta linha. Será que há 10 , 20 , 30 anos tinha o mesmo numero de paragens, ou têm havido alterações ?

          Uma exemplo: Na Alemanha a maioria das auto estradas não são portajadas, logo há entradas e saidas em todo o lado, pois não são necessários porticos ou outros sistemas de cobrança.
          Assim sendo, andei em AE´s na alemanha em que haviam entradas a pouquissimos Kms, tipo 2 em 2 ou 4 em 4, quase como se de uma circular urbana se tratasse.
          Em portugal temos autoestradas que chegam a ter entradas/saidas que distam em alguns casos 50 km da proxima. O que isto provoca é que a população benificiada acaba por ser muito menos que a população potencial.
          E provavelmente com o Intercidades passa-se o mesmo. Claro que o Intercidades não pode substituir os regionais, mas ainda assim talvez houvessem benificios em haver mais paragens.


          E para acabar, um desabafo: Porque é que de coimbra até ao entroncamento, há imensas zonas em que a banda larga da vodafone não tem cobertura ? Será que a TMN e Optimus têm o mesmo defice de cobertura ?
          Lembro-me de um anuncio que passava na tv ha uns 2 ou 3 anos , com o nuno marlk, em que a banda larga movel ate nos tuneis trabalhava... yeah, right :P
          E para quando Wi-Fi gratis no comboio? (a semelhança do que ja acontece em muitods autocarros ) Provavelmente pagava-se a si mesmo, pois chamaria mais clientela

          Comentário


            A CP já tem planeado o sistema Wifi, provavelmente ainda não foi instalado porque como eles dizem andam a estudar a maneira de sair mais barato e com qualidade, vamos ver.

            E além disso as empresas de autocarros são privadas, e a CP não, logo, todo o investimento tem que ser feito com cuidado porque são os contribuintes que a pagam.

            IC a parar em mais estações não faz sentido, bem como andar mais devagar.
            Era deitar para o lixo os milhões investidos na ferrovia, material , etc.

            A viagem quer-se é com rapidez e conforto, de outra forma o espírito ferroviário desaparece.

            Comentário


              Tópico. Errado. Apagar.

              Comentário


                Eu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.

                Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por efcm Ver Post
                  Eu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.

                  Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
                  Se calhar não andam. O mais provável é haver um lote de lugares disponíveis para venda online e os restantes na bilheteira ou por outras vias.

                  Isto acreditando nos posts de malta que descreve comboios cuja lotação está longe de estar totalmente ocupada.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por efcm Ver Post
                    Eu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.

                    Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
                    Muito estranho!

                    As maiores lotações nesses comboios costumam ser ao início da semana (Domingo à noite/Segunda de manhã) e ao fim (sexta à tarde/sábado de manhã) devido ao movimento oscilante de estudantes e trabalhadores. Muitas vezes há desdrobamentos (i.e., 2 composições separadas por minutos a fazer o mesmo serviço).

                    Domingo à noite costuma ser facílimo comprar o bilhete on-line para a manhã seguinte, com os lugares quase todos disponíveis. Julgo que a esmagadora maioria das pessoas compra o bilhete no dia, ao balcão.

                    Comentário


                      Em caso de acidente as carruagens mais perigosas são a primeira e a ultima. 200 é bué, vê lá isso

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                        Hoje de manhã vim no Intercidades a partir do porto.

                        Já aqui tinha avançado com a ideia do " E porque não meter os comboios a andar mais devagar" .

                        Agora lanço uma outra ideia: E porque não meter o Intercidades a parar em mais sitios ?

                        A carruagem que que viajei hoje de manhã nem a 1/3 da sua capacidade vinha.
                        Ora, sendo a CP uma empresa deficitária, medidas que visem torna-la mais rentavel devem ser discutidas, não ?

                        Equanto utente regular do IC da linha do norte, não me importava que a minha viagem demorasse mais uns 10% , se isto provocasse um aumento da rentabilidade, e sobretudo benificiasse uma maior fatia da população.

                        Claro que estou apenas a levantar hipoteses, não sei se mais paragens do IC levariam a um aumento significativo de passageiros, até porque há custos que não podem ser esquecidos, tais como o maior tempo de ocupação da linha, o aumento de energia provocado pelo para - arranca, etc.

                        Sou um utilizador relativamente recente desta linha. Será que há 10 , 20 , 30 anos tinha o mesmo numero de paragens, ou têm havido alterações ?

                        Uma exemplo: Na Alemanha a maioria das auto estradas não são portajadas, logo há entradas e saidas em todo o lado, pois não são necessários porticos ou outros sistemas de cobrança.
                        Assim sendo, andei em AE´s na alemanha em que haviam entradas a pouquissimos Kms, tipo 2 em 2 ou 4 em 4, quase como se de uma circular urbana se tratasse.
                        Em portugal temos autoestradas que chegam a ter entradas/saidas que distam em alguns casos 50 km da proxima. O que isto provoca é que a população benificiada acaba por ser muito menos que a população potencial.
                        E provavelmente com o Intercidades passa-se o mesmo. Claro que o Intercidades não pode substituir os regionais, mas ainda assim talvez houvessem benificios em haver mais paragens.


                        E para acabar, um desabafo: Porque é que de coimbra até ao entroncamento, há imensas zonas em que a banda larga da vodafone não tem cobertura ? Será que a TMN e Optimus têm o mesmo defice de cobertura ?
                        Lembro-me de um anuncio que passava na tv ha uns 2 ou 3 anos , com o nuno marlk, em que a banda larga movel ate nos tuneis trabalhava... yeah, right :P
                        E para quando Wi-Fi gratis no comboio? (a semelhança do que ja acontece em muitods autocarros ) Provavelmente pagava-se a si mesmo, pois chamaria mais clientela

                        E porque não voltar atrás 50 anos no tempo e acabar com o IC e AP e meter tudo comboios regionais?
                        Tens com cada ideia...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por efcm Ver Post
                          Eu estava a tentar reservar um bilhete do porto para Lisboa no dia 4 de Abril ou seja daqui a 3 dias e segundo o site da CP só existem 2 comboios disponiveis e já só em 1ª classe as 05h47 e as 15h47... estive a ver os horarios e nesse dia existem 19 comboios Porto Lisboa.

                          Confesso que não fazia a minima ideia que os comboios andavam tão cheios.
                          Semana da páscoa, e de posterior regresso às aulas/trabalho..

                          Comentário


                            Para quem quer ir mais devagar, regional nisso.

                            Para muitos tempo é dinheiro. Bem, pior é na Polónia, no mês passado para fazer esta distancia foram 6 horas de comboio

                            Wrocław, Poland to Kraków, Poland - Google Maps

                            Comentário


                              Ontem à noite estava a ver as cheias e passaram uns quantos comboios enormes com contentores e cisternas, lá para a 1AM

                              Eram puxados por locomoticas vermelhas da Takargo, e um deles tinha uma Takargo e duas CP Laranjas coladas.
                              Acho que foram dos maiores comboios que ja vi em portugal.

                              Quais são os maiores que por cá já andaram ?

                              E o que transportam ?
                              De onde vêm ? Leixoes para lisboa ? (eu vi-os a passar perto de santarem).


                              Entretanto tenho partilho alguns trens longos que tenho estado aqui a ver:

                              Mauritania train - YouTube

                              Take a Ride on the World's Longest Train - YouTube

                              Só não percebo é porque é que locomotivas quase sempre estão na frente.
                              No caso deste há algumas espalhadas pelo meio : Heaviest_freight_train-Guinness World Record Holder - YouTube


                              E como é que sincronizam as locomotivas entre si ?



                              Coitados dos que tiveram que esperar na passagem de nivel por este:
                              Worlds Longest Train EVER!!!! - YouTube


                              Será que vale mais a pena ter trens tão longos ou mais valeria partir em varios pequenos ? Interessante este com uma locomotiva a empurrar por trás : Longest train OFFICIALLY in the world - YouTube
                              ou Longest train OFFICIALLY in the world - YouTube


                              Ca em portugal há destes que levam 2 contentores de altura ??
                              Two BNSF Monster Freight Trains Meeting In Flagstaff, Arizona!!!!! - YouTube

                              Para acabar um trem pequenino a romper a neve na linha:
                              Spectacular footage Train plowing through deep snow Arthurs Pass - YouTube

                              Comentário


                                Então e estes

                                Comentário


                                  O maior comboio em termos de comprimento que circula cá acho que é ou era ( nos tempos áureos de produção) o da Auto-Europa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                    O maior comboio em termos de comprimento que circula cá acho que é ou era ( nos tempos áureos de produção) o da Auto-Europa.
                                    Nop, Era os do carvão, actualmente tambem já são mais curtinhos (será efeitos da crise ) já ouvi dizer que a central vai passar a funcionar com outro combustivel.

                                    Comentário


                                      E qual o comprimento ?

                                      Comentário


                                        Comprimento máximo de 500 metros, tal como muitos mercadorias que dantes circulavam no nosso País agora é que é tudo mais pequeno.

                                        Editado pela última vez por XXLPACK; 05 April 2013, 16:53.

                                        Comentário


                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                            O que se vê é que muito do nosso material circulante é da década de 60 e 70, por isso obsoleto.
                                            Mas já foi renovado, muito dele está perfeitamente actual.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por XXLPACK Ver Post
                                              Nop, Era os do carvão, actualmente tambem já são mais curtinhos (será efeitos da crise ) já ouvi dizer que a central vai passar a funcionar com outro combustivel.
                                              Em termos de comprimento eram os Auto-Europa com 560m. Os de carvão são é os mais pesados.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Mas já foi renovado, muito dele está perfeitamente actual.
                                                Acho que me referia às UTE 2240 e essas em termos de segurança viu-se que são uma sucata e um perigo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                  Hoje de manhã vim no Intercidades a partir do porto.

                                                  Já aqui tinha avançado com a ideia do " E porque não meter os comboios a andar mais devagar" .

                                                  Agora lanço uma outra ideia: E porque não meter o Intercidades a parar em mais sitios ?
                                                  Eu tenho uma melhor: e porque não meter o Intercidades mais barato? Eu só não uso o Intercidades mais vezes devido ao preço. Se fosse mais acessível, certamente que optaria pelo IC em vez de ir para o Regional, mesmo que tivesse de me deslocar do apeadeiro normal para uma estação maiorzita.

                                                  Comentário


                                                    123456
                                                    Editado pela última vez por tgrego; 03 June 2013, 09:46.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                      Em termos de comprimento eram os Auto-Europa com 560m. Os de carvão são é os mais pesados.
                                                      Tal como eram os do carvão e até alguns mercadorias "normais" tambem ultrapassavam os 500 metros, mas para isso tinham que ter uma autorização própria para o efeito

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por XXLPACK Ver Post
                                                        Tal como eram os do carvão e até alguns mercadorias "normais" tambem ultrapassavam os 500 metros, mas para isso tinham que ter uma autorização própria para o efeito
                                                        Carvão não pode nem sequer chegar perto dos 500m de comprimento.

                                                        Os Vagões Uaoos tem neste momento um comprimento a rondar os 17,20m e só podem andar até 23 nos Carvoeiros que é o limite que as Locomotivas aguentam no trajecto do Porto de Sines para a Central do Pego. As 5600 que faziam estes comboios antigamente tem um comprimento de 20.45m e as 4700 que são as que o fazem agora tem menos 1m de comprimento.

                                                        Fazendo as contas a 2 locos que é o que andam sempre e a 23vagões, dá 435m+-, ainda longe dos mais de 500 que um Auto-Europa fazia nos belos tempos da Fábrica.
                                                        Editado pela última vez por nmyguel; 07 April 2013, 18:40.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                          Acho que me referia às UTE 2240 e essas em termos de segurança viu-se que são uma sucata e um perigo.
                                                          A ferrovia prende-se com a segurança activa e não passiva pois a partir de uma determinada velocidade não adianta nada ter mais segurança passiva, digo eu

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por tgrego Ver Post
                                                            Na minha opinião o preço é mesmo o motivo principal. A cp tens uns preços ridiculamente altos...
                                                            De lisboa é mais barato apanhar um avião para madrid que um comboio para o porto
                                                            Engraçado que para o Porto são 24 euros ou bem menos, dependendo dos descontos e para madrid não são menos de 33 euros mas devo ser eu que ando a ver mal.

                                                            E ainda me hão-de dizer onde é que a CP é cara.....24 euros para o Porto, 20 euros para o Algarve, 14 euros para Castelo Branco....

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                              Engraçado que para o Porto são 24 euros ou bem menos, dependendo dos descontos e para madrid não são menos de 33 euros mas devo ser eu que ando a ver mal.

                                                              E ainda me hão-de dizer onde é que a CP é cara.....24 euros para o Porto, 20 euros para o Algarve, 14 euros para Castelo Branco....
                                                              Hmm, ida e volta Porto Madrid consegue-se facilmente por 40 €. Com um bocadinho de sorte, 30 €.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X