Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alta velocidade em Portugal ? E porque não meter os comboios a andar mais devagar ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    Tens a certeza que foram provocados por comboios??

    quem ler o que ele escreveu pensa, sacana do comboio saltou da linha e foi ter com o carro ou camião

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
      Não mistures aqui os acidentes nas passagens de nível pois aí estás a misturar outras variáveis que não os comboios e suas infraestruturas.

      Qual o rácio de acidentes em comboios regionais/mercadorias vs inter-cidades e alfas (acidentes em que apenas estejam envolvidos meios ferroviários)?
      Boas!

      Não sei qual esse rácio, mas pelo que li o tal comboio de mercadoria que descarrilou neste verão , parece que não foi numa passagem de nivel.
      Será que os carris cederam com o calor, de alguma forma ?

      Comentário


        #63
        Se os comboios começarem a ser mais lentos menos pessoas os usam, é tão simples quanto isso...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
          Boas!

          Não sei qual esse rácio, mas pelo que li o tal comboio de mercadoria que descarrilou neste verão , parece que não foi numa passagem de nivel.
          Será que os carris cederam com o calor, de alguma forma ?
          Acidentes só com comboios de passageiros em Portugal acho que neste sec não houve nenhum. Houve aqueles no Tua e no Douro mas isso é por pedras na via ou problemas na linha. Falou-se de um suposto problema grave que poderia afectar os Alfa´s mas como não disseram mais nada, deve ter sido resolvido ou então anda a ser monotorizado.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
            Acidentes só com comboios de passageiros em Portugal acho que neste sec não houve nenhum. Houve aqueles no Tua e no Douro mas isso é por pedras na via ou problemas na linha. Falou-se de um suposto problema grave que poderia afectar os Alfa´s mas como não disseram mais nada, deve ter sido resolvido ou então anda a ser monotorizado.
            Infelizmente há muitos colhimentos de pessoas, nós é que nunca ouvimos falar deles.

            Acontecem sobretudo nas passagens de peões "de nível" por onde passam o Alfa Pendular. Aquilo é tão rápido que quando o vês... já foste.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
              Só sei que:

              Intercidades Porto - Coimbra: cerca de 14 euros. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.
              Ir de carro a gasolina que gaste 7L/100: cerca de 10 euros de gasolina, e cerca de 5 euros de portagens. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.

              Compensa o comboio ESPEREM LÁ... e para chegar à estação, a viagem é grátis? Não... e ao chegar ao destino é preciso transportes a partir da estação, né? Pois... Ou seja é mais barato ir de carro (A GASOLINA E COM PORTAGENS), e ainda por cima no destino temos carro "à borla" para andar pela cidade?

              Digam-me sinceramente para que serve o comboio mesmo? Talvez só para estudantes e eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. Ou, também, para viagens urbanas diárias de ida e volta para o trabalho (poupa-se no stress e no estacionamento). E mesmo assim só para quem viaja sozinho.
              Queres ver que não tiveste o custo de comprar o carro, seguros, revisões...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                Só sei que:

                Intercidades Porto - Coimbra: cerca de 14 euros. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.
                Ir de carro a gasolina que gaste 7L/100: cerca de 10 euros de gasolina, e cerca de 5 euros de portagens. Tempo do percurso: 1 hora e pouco.

                Compensa o comboio ESPEREM LÁ... e para chegar à estação, a viagem é grátis? Não... e ao chegar ao destino é preciso transportes a partir da estação, né? Pois... Ou seja é mais barato ir de carro (A GASOLINA E COM PORTAGENS), e ainda por cima no destino temos carro "à borla" para andar pela cidade?

                Digam-me sinceramente para que serve o comboio mesmo? Talvez só para estudantes e eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. Ou, também, para viagens urbanas diárias de ida e volta para o trabalho (poupa-se no stress e no estacionamento). E mesmo assim só para quem viaja sozinho.
                Lisboa / Gaia em alfa pendular, ida e volta com desconto ACP 49€ em 2:30. De carro a mesma viagem ficava-me num deposito de diesel, cerca de 80€ fora portagens e desgaste do automóvel.
                Desde que não tenha de viajar com mercadoria, este é o meu meio favorito de viajar.


                Sent from my iPhone using Tapatalk

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                  Infelizmente há muitos colhimentos de pessoas, nós é que nunca ouvimos falar deles.

                  Acontecem sobretudo nas passagens de peões "de nível" por onde passam o Alfa Pendular. Aquilo é tão rápido que quando o vês... já foste.

                  no outro dia tinha 1 obra em vila franca de xira, pintar la umas coisas para a refer

                  passei a passagem de nivel para o outro lado, para ver se era por la que entrava, como não era vinha a sair e a passagem de nivel estava a fechar, parei e ela fechou

                  nisto vem um carro detras de mim, para ao pe da passagem de nivel em sentido contrario, o passageiro sai do carro, mete-se no meio da linha e faz sinal e o carro passa


                  a culpa é dos comboios???

                  Comentário


                    #69
                    em Vila Franca de Xira existe um outro fenómeno,apesar de existir uma passagem superior,certas pessoas continuam a passar pela linha para apanhar o suburbano

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por wizardvfx Ver Post
                      em Vila Franca de Xira existe um outro fenómeno,apesar de existir uma passagem superior,certas pessoas continuam a passar pela linha para apanhar o suburbano
                      Não é só em VFX. Vejo disso em muito lado. Há quem goste do perigo (ou seja simplesmente parvo).

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
                        Lisboa / Gaia em alfa pendular, ida e volta com desconto ACP 49€ em 2:30. De carro a mesma viagem ficava-me num deposito de diesel, cerca de 80€ fora portagens e desgaste do automóvel.
                        Desde que não tenha de viajar com mercadoria, este é o meu meio favorito de viajar.


                        Sent from my iPhone using Tapatalk
                        O teu carro gasta UM DEPÓSITO DE GASÓLEO para fazer 600 km?!?!?! Experimenta andar a 110-120 e vais ver que isso muda drasticamente de figura!

                        Esqueceste de: transporte até à estação e da estação de destino para onde vais...

                        Mas de qualquer maneira eu já tina dito que "(...) eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. " por isso não se percebe qual o interesse da tua intervenção.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                          Queres ver que não tiveste o custo de comprar o carro, seguros, revisões...
                          Esses custos que referes, numa viagem como a que referi, são insignificantes. Basta beberes um café no destino que ultrapassa largamente esse "custo".

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                            no outro dia tinha 1 obra em vila franca de xira, pintar la umas coisas para a refer

                            passei a passagem de nivel para o outro lado, para ver se era por la que entrava, como não era vinha a sair e a passagem de nivel estava a fechar, parei e ela fechou

                            nisto vem um carro detras de mim, para ao pe da passagem de nivel em sentido contrario, o passageiro sai do carro, mete-se no meio da linha e faz sinal e o carro passa


                            a culpa é dos comboios???

                            Costuma-se dizer que (tirando os descarrilamentos, claro) "os comboios não saem das linhas para irem embater contra os automóveis..."

                            Comentário


                              #74
                              eu pessoalmente creio que o comboio compensa se for só 1 pessoa, a partir de 2 ou 3 pessoas deixa de compensar

                              por exemplo agora tenho 1 obra em coimbra, tenho la 1 pessoa, e vai e vem de comboio, que fica mais barato, quando la chegar tem 1 carrinha da firma para andar por la

                              quando a obra acabar traz a carrinha

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                O teu carro gasta UM DEPÓSITO DE GASÓLEO para fazer 600 km?!?!?! Experimenta andar a 110-120 e vais ver que isso muda drasticamente de figura!

                                Esqueceste de: transporte até à estação e da estação de destino para onde vais...

                                Mas de qualquer maneira eu já tina dito que "(...) eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. " por isso não se percebe qual o interesse da tua intervenção.
                                Mesmo que conseguisse uma média de 6l, tinha um custo de gasóleo de cerca de 51€ ao preço normal. Só aqui ficava já a perder 2€ para o preço do comboio, quanto ao resto, creio que os 39,90€ de portagem ainda dão para umas quantas viagens de taxi ou outro transporte publico, coisa que no meu caso nem sequer é necessário, pois tenho carro à disposição à chegada.
                                A juntar à economia, temos o conforto da viagem.


                                Sent from my iPhone using Tapatalk

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
                                  Mesmo que conseguisse uma média de 6l
                                  Ou esta gente anda toda sempre acima dos 120 ou não sabe manter velocidade constante. Um 2000cc diesel faz perfeitamente menos de 6L\100km a velocidades constantes de 120km\h. Agora se se quiser comparar o tempo da viagem vs preço aí já pode ser outra coisa.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                    Ou esta gente anda toda sempre acima dos 120 ou não sabe manter velocidade constante. Um 2000cc diesel faz perfeitamente menos de 6L\100km a velocidades constantes de 120km\h. Agora se se quiser comparar o tempo da viagem vs preço aí já pode ser outra coisa.
                                    É engraçado como nos fóruns toda a gente consegue boas médias, mas isso é outra história para além que é off-topic. Pronto, mesmo com consumos de 5 litros dáva um custo de gasóleo de 43€ ao que se deve acrescer um custo de portagens de 39,80€,isto para um custo de bilhete de 49€ ida e volta.

                                    PS: Já agora, quem vem daí dizer que se fazem consumos de 4 l, ou alguém com um Lupo 3L??? É que se for preciso também posso colocar aqui as contas, para além de que o tempo de viagem também deve ser considerado.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por taz76 Ver Post
                                      É engraçado como nos fóruns toda a gente consegue boas médias, mas isso é outra história para além que é off-topic. Pronto, mesmo com consumos de 5 litros dáva um custo de gasóleo de 43€ ao que se deve acrescer um custo de portagens de 39,80€,isto para um custo de bilhete de 49€ ida e volta.

                                      PS: Já agora, quem vem daí dizer que se fazem consumos de 4 l, ou alguém com um Lupo 3L??? É que se for preciso também posso colocar aqui as contas, para além de que o tempo de viagem também deve ser considerado.
                                      Para viagens muito grandes, mau era se o comboio não compensasse... porém basta ir uma segunda pessoa e lá se vai a poupança.

                                      Eu se pudesse andava de comboio mais vezes, mas para a grande maioria dos percursos, simplesmente não (me) compensa. Neste quadro naturalmente que é preciso fechar linhas. A ferrovia foi planeada há mais de 100 anos e estar a pensar que nada mudou neste tempo é ignorar a realidade.

                                      Ao menos que façam ciclovias nas ex-linhas. Adoraria ter um país com ciclovias onde passavam comboios para que as vistas de outros tempos não se percam.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                        Ao menos que façam ciclovias nas ex-linhas. Adoraria ter um país com ciclovias onde passavam comboios para que as vistas de outros tempos não se percam.
                                        Uma linha velha não sei se está transformada em ciclo via, ou está tipo percurso em terra batida, é o da linha de comboio que passava depois de Sernada do Vouga: Carvoeiro, Foz, acho que até Pessegueiro do Vouga. Faziam até à nova barragem e até ficava um sitio agradavel pra umas voltas.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                          Uma linha velha não sei se está transformada em ciclo via, ou está tipo percurso em terra batida, é o da linha de comboio que passava depois de Sernada do Vouga: Carvoeiro, Foz, acho que até Pessegueiro do Vouga. Faziam até à nova barragem e até ficava um sitio agradavel pra umas voltas.
                                          Essa zona está em ciclovia até Viseu, pelo menos já houve um passeio pela linha do Vouga:

                                          Albergas BTT: Viseu 170K - Linha do Vouga 12 Julho 2008

                                          Comentário


                                            #81
                                            Uns esclarecimentos.

                                            Existem 2 serviços (até 3) Lisboa-Porto. Um é o Alfa pendular que permite velocidades até 220Km/h. O Outro serviço é o Intercidades, que usa uma locomotiva eléctrica e carruagens Conrail. A velocidade máxima deste comboio teve uma subida de 20Km/h, passando dos 160 para 180. Atenção que a limitação é devido ás carruagens. A locomotiva que puxa o intercidades constuma ser agora uma Siemens 5600 que tem velocidade máxima 200Km/h.

                                            Por outro lado existe uma limitação de velocidade imposta pela via ou por outro factores como sinalização, entrada em estações, pontes, túneis, etc, etc. ISto é, se num determinado troço de via a velocidade máxima imposta pelo via, ou traçado ou sinalização for de 60 ou 80 Km/h por exemplo, os comboios só podem circular a essa velocidade. E depois existe um sistema eléctrónico a bordo que controla essa velocidade e actua caso o maquinista ultrapasse esse valor.

                                            E tirando o Alfa que tem o mostrador com a velocidade, só usando um relógio com cronografo e estando atento às placas kilométricas existentes na linha é que consegue saber a velocidade do comboio.
                                            Editado pela última vez por asjesus; 04 December 2011, 10:51.

                                            Comentário


                                              #82
                                              neste momento ja existe conrail que foram testadas ate aos 220, e ja podem andar a 200

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                Esqueceste de: transporte até à estação e da estação de destino para onde vais...

                                                Mas de qualquer maneira eu já tina dito que "(...) eventualmente viagens de longo curso para poupar no stress de fazer a viagem seguida. " por isso não se percebe qual o interesse da tua intervenção.
                                                O utilizador estava a defender a utilziação do comboio.

                                                Quanto ao transporte até ao comboio, eu vou pé até um apeadeiro que existe perto da minha casa (5min a pé) e vou até Campanhã para apanhar um outro comboio. Não tenho que ir de carro.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                  neste momento ja existe conrail que foram testadas ate aos 220, e ja podem andar a 200
                                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                  O utilizador estava a defender a utilziação do comboio.

                                                  Quanto ao transporte até ao comboio, eu vou pé até um apeadeiro que existe perto da minha casa (5min a pé) e vou até Campanhã para apanhar um outro comboio. Não tenho que ir de carro.
                                                  O serviço IC com carruagens Corail, já há muitos anos que tem como velocidade máxima os 200. São as que se usam no serviço Porto-Lisboa.

                                                  As Sorefames que tavam limitadas aos 160km/h foram agora remodeladas e passaram a permitir os 200km/h.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Boas,

                                                    Segundo uma conversa que ouvi com pessoal da CP os alfa's podem andar um bocado mais sujeitando algumas zona da linha LX/PT a pequenas alterações, podendo ganhar 15 a 20 minutos por trajeto,
                                                    perante isto dispensava o TGV.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                                      Boas,

                                                      Segundo uma conversa que ouvi com pessoal da CP os alfa's podem andar um bocado mais sujeitando algumas zona da linha LX/PT a pequenas alterações, podendo ganhar 15 a 20 minutos por trajeto,
                                                      perante isto dispensava o TGV.

                                                      Chiu!
                                                      Caluda!
                                                      Não digas isso senão as construtoras financiad... ahammm... amigas dos partidos deixam de ter que fazer...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por lmanuel Ver Post
                                                        Boas,

                                                        Segundo uma conversa que ouvi com pessoal da CP os alfa's podem andar um bocado mais sujeitando algumas zona da linha LX/PT a pequenas alterações, podendo ganhar 15 a 20 minutos por trajeto,
                                                        perante isto dispensava o TGV.
                                                        Só se essa pequena alteração for a nova variante de Santarém, que de outra maneira não tou a ver onde irem buscar 20min.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                          Só se essa pequena alteração for a nova variante de Santarém, que de outra maneira não tou a ver onde irem buscar 20min.
                                                          eu ja não ano no alfa ai ha 2 anos, mas a verdade é que em muitos sitios ele andou a simples 80kmh

                                                          alias a mais de 200, devem ter sido ai 10 kms

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                            eu ja não ano no alfa ai ha 2 anos, mas a verdade é que em muitos sitios ele andou a simples 80kmh

                                                            alias a mais de 200, devem ter sido ai 10 kms
                                                            Havia obras entre Santarém e o Entroncamento que diminui as velocidades praticas e agora tá tudo resolvido. Mas mesmo assim 20 min é muito.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              entre Azambuja e Castanheira do Ribatejo,tanto o alfa como o regional por exemplo andam devagar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X