Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fado é Património Imaterial da Humanidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
    Para um estrangeiro o Fado é tão português como Vira. Mas não é de estrangeiros que estamos a falar.

    Se agora o Porto quisesse eleger as tripas a comida "nacional" e estivesse a marimbar para o resto da gastronomia portuguesa, achavas correto?
    O porto não tem de eleger nada, as francesinhas são gastronomia nacional.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por BSG75 Ver Post
      [flame mode] Talvez porque o Vira do Minho é irritante e a Francesinha não é elegível a património mundial?? [/flame mode]

      Canudo, que o "inferiorismo" bairrista tem de vir sempre ao de cima...
      O vira é tão irritante como o fado.

      Sim porque apelidar o fado de "canção nacional" não envolve bairrismo nenhum, nenhum mesmo.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        O porto não tem de eleger nada, as francesinhas são gastronomia nacional.
        Eu não devo falar português.

        Já expliquei o nacional de ser originário de Portugal e a "canção nacional" de ser representativa de todo o pais.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
          Só alguém muito inferiorizado ia chatear-se com isso...
          Alguns portugueses já descobriram a muito tempo que são inferiores uns são só paisagem, outros apenas camelos no deserto.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
            Alguns portugueses já descobriram a muito tempo que são inferiores uns são só paisagem, outros apenas camelos no deserto.
            Há 15 anos, quando o centro histórico do Porto foi considerado pela mesma UNESCO como "património mundial", estavas onde? Ou o centro de Guimarães? Ou o Alto Douro Vinhateiro? Ou as gravuras de Foz Coa? Viste alguém chateado com isso? Por favor, tem dó de ti e de todos nós e revê esse teu discurso inflamado sem qualquer ponta de cabimento pois apenas insultas a tua própria inteligência...

            Comentário


              #66
              Não querendo ser o advogado do diabo, penso que o que o jb007 está a tentar dizer é que há várias "canções nacionais" (ou que poderiam simbolizar a nossa cultura)). Não é só o fado. Portanto, elevar o fado a esse estatuto fará com que as outras "canções nacionais" sejam relegadas para um nível inferior, o que é supostamente injusto.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                Não querendo ser o advogado do diabo, penso que o que o jb007 está a tentar dizer é que há várias "canções nacionais" (ou que poderiam simbolizar a nossa cultura)). Não é só o fado. Portanto, elevar o fado a esse estatuto fará com que as outras "canções nacionais" sejam relegadas para um nível inferior, o que é supostamente injusto.
                Essa coisa de "património imaterial" é uma figura relativamente recente. Calhou o fado de Lisboa ser o primeiro, até podia ser os tapetes de Arraiolos, o fado de Coimbra ou o artesanato das Caldas... calhou, só isso, outros se seguirão.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                  Não querendo ser o advogado do diabo, penso que o que o jb007 está a tentar dizer é que há várias "canções nacionais" (ou que poderiam simbolizar a nossa cultura)). Não é só o fado. Portanto, elevar o fado a esse estatuto fará com que as outras "canções nacionais" sejam relegadas para um nível inferior, o que é supostamente injusto.
                  Mas o Fado não é só uma canção, God damn it! É assim tão difícil de entender que o Fado enquanto todo, enquanto noção cultural é muito anterior inclusive às fadistas de faca e alguidar?
                  Há Fado na literatura do séc. XV. Há Fado em pintores portugueses. Há Fado em dramaturgos portugueses. O Fado enquanto género musical é apenas uma das dimensões do Fado.
                  Não lêem? Não vêem televisão? Não apreciam arte?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                    Há 15 anos, quando o centro histórico do Porto foi considerado pela mesma UNESCO como "património mundial", estavas onde? Ou o centro de Guimarães? Ou o Alto Douro Vinhateiro? Ou as gravuras de Foz Coa? Viste alguém chateado com isso? Por favor, tem dó de ti e de todos nós e revê esse teu discurso inflamado sem qualquer ponta de cabimento pois apenas insultas a tua própria inteligência...
                    Match point!

                    Game Mr Mobster!

                    Comentário


                      #70
                      Temos vários "fados", a inveja é um deles, o complexo de inferioridade é outro, o extravasar de ódios em situações que nada têm a ver é ainda outro.

                      Felizmente venceu o único fado que importa.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                        Temos vários "fados", a inveja é um deles, o complexo de inferioridade é outro, o extravasar de ódios em situações que nada têm a ver é ainda outro.

                        Felizmente venceu o único fado que importa.
                        Caro,
                        Não imagina como é verdade o que escreve. O complexo de superioridade sem razões para tal também (aliás, um e outro sempre que aparecem andam, por norma, ligados entre si).
                        Cumprimentos.

                        Comentário


                          #72
                          E foi apenas uma gota de água no muito porque merecemos ser reconhecidos. Pena que haja sempre mentes pequenas, alguns até a escrever em fóruns, que vão nos puxando cada vez mais para baixo.

                          Comentário


                            #73

                            Comentário


                              #74
                              Apesar de ter em casa uma grande grande apreciadora de fado (a minha mãe), não gosto.

                              Não gosto das letras, não gosto do espírito, não gosto da cultura associada à música e acima e tudo acho uma música intragável de se ouvir.

                              O mais parecido que consigo gostar é das músicas dos Madredeus na era "Teresa Salgueiro".. E digo isto porque há quem diga que é uma mistura de vários estilos, fado incluído mas eu nem concordo. Isso nota-se em algumas músicas mas de resto nada a ver.

                              Por outro lado, não me revejo nada nesse "património da humanidade", isto é, é-me completamente indiferente.

                              Mas... É incontornável que esta música faz parte da matriz cultural Portuguesa, principalmente na Mouraria e por isso acho e se há quem goste, ainda bem que foi reconhecido e que isso possa trazer desenvolvimento, quer à música quer ao país.

                              É sempre bom o nome de Portugal ser reconhecido no estrangeiro, acho que isto é mesmo o mais importante.

                              Conclusão.. Acho muito bem, que os turistas consumam muito fado que nós agradecemos mas por favor, não me façam levar com a Amália e com a Mariza em todos os telejornais dos próximos dias.. Isso não!

                              A quantidade de vezes que já ouvi hoje este excerto: "Oh gente da minha terra".. Dá-me logo vontade de desligar as TVs todas.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Apesar de ter em casa uma grande grande apreciadora de fado (a minha mãe), não gosto.

                                Não gosto das letras, não gosto do espírito, não gosto da cultura associada à música e acima e tudo acho uma música intragável de se ouvir.

                                O mais parecido que consigo gostar é das músicas dos Madredeus na era "Teresa Salgueiro".. E digo isto porque há quem diga que é uma mistura de vários estilos, fado incluído mas eu nem concordo. Isso nota-se em algumas músicas mas de resto nada a ver.

                                Por outro lado, não me revejo nada nesse "património da humanidade", isto é, é-me completamente indiferente.

                                Mas... É incontornável que esta música faz parte da matriz cultural Portuguesa, principalmente na Mouraria e por isso acho e se há quem goste, ainda bem que foi reconhecido e que isso possa trazer desenvolvimento, quer à música quer ao país.

                                É sempre bom o nome de Portugal ser reconhecido no estrangeiro, acho que isto é mesmo o mais importante.

                                Conclusão.. Acho muito bem, que os turistas consumam muito fado que nós agradecemos mas por favor, não me façam levar com a Amália e com a Mariza em todos os telejornais dos próximos dias.. Isso não!

                                A quantidade de vezes que já ouvi hoje este excerto: "Oh gente da minha terra".. Dá-me logo vontade de desligar as TVs todas.
                                Caro,

                                Você não tem amor ao país, não queremos aqui gente como você.

                                O fado é tão bonito... mesmo que só se diga tal coisa para parecer bonito.
                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu acho que nem é isso que está em causa.

                                  Eu não gosto mas fico satisfeito por ver o nome de Portugal ser reconhecido por alguma coisa que não seja a dívida e a TROIKA.

                                  É o Fado? Paciência.... Eu não vou começar a ouvir por causa disto mas também não como Tripas à Moda do Porto porque foi eleita uma maravilha gastronómica (foi?).

                                  Venhas mais coisas como esta que chamem mais turistas, mais dinheiro a trocar de mãos e por mim está tudo bem. (capitalista de um raio.. )

                                  Comentário


                                    #77
                                    Concordo em absoluto com esta atribuição.

                                    O Fado é realmente um tipo de música que caracteriza mais do que qualquer outro a essência do povo português.

                                    Fiquei satisfeito e espero que contribua positivamente para uma procura crescente no turismo.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Eu acho que nem é isso que está em causa.

                                      Eu não gosto mas fico satisfeito por ver o nome de Portugal ser reconhecido por alguma coisa que não seja a dívida e a TROIKA.

                                      É o Fado? Paciência.... Eu não vou começar a ouvir por causa disto mas também não como Tripas à Moda do Porto porque foi eleita uma maravilha gastronómica (foi?).

                                      Venhas mais coisas como esta que chamem mais turistas, mais dinheiro a trocar de mãos e por mim está tudo bem. (capitalista de um raio.. )
                                      Caro,
                                      É o que vejo acontecer, +/- como todo e qualquer portuga ter a sala cheia de livros que nunca leu para parecer mais culto que o que é aos olhos dos outros.
                                      De resto, concordo com os dois post's na integra.
                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #79
                                        ..........

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                          Há 15 anos, quando o centro histórico do Porto foi considerado pela mesma UNESCO como "património mundial", estavas onde? Ou o centro de Guimarães? Ou o Alto Douro Vinhateiro? Ou as gravuras de Foz Coa? Viste alguém chateado com isso? Por favor, tem dó de ti e de todos nós e revê esse teu discurso inflamado sem qualquer ponta de cabimento pois apenas insultas a tua própria inteligência...
                                          Julgava-o suficientemente inteligente para não vir para aqui com comparações parvas e sem nexo.

                                          Vou ver se finalmente me consigo explicar.

                                          Se o Fado merece o titulo que lhe foi atribuído? Acho que merece, veja lá que eu até aprecio alguns fados e principalmente aprecio as interessantes melodias da guitarra portuguesa. Agora pelo amor da santa não apresentem o o fado como "a canção nacional" com se ela fosse representativa de todo o pais e da cultura portuguesa.
                                          Se um dia destes o Vira do Minho for apresentado como "o folclore nacional" a minha opinião será a mesma.
                                          Será que é assim tão difícil de perceber.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                                            Caro,

                                            Você não tem amor ao país, não queremos aqui gente como você.

                                            O fado é tão bonito... mesmo que só se diga tal coisa para parecer bonito.
                                            Cumprimentos.
                                            E este tipo de opinião bacoca que me irrita, lá por um gajo não gostar de fado já não tem amor ao pais, mas o mais interessante é que este tipo de gente que depois vem acusar os outros de inferiores e de bairristas.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Soube desta noticia pela tvi.
                                              A Ana Guedes Rodrigues abriu o Jornal da Tarde dizendo, "Portugal hoje tem uma grande noticia", e já a pensar que nos tinham perdoado a dívida...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                E este tipo de opinião bacoca que me irrita, lá por um gajo não gostar de fado já não tem amor ao pais, mas o mais interessante é que este tipo de gente que depois vem acusar os outros de inferiores e de bairristas.
                                                Caro,
                                                Foi uma crítica irónica não-dirigida ao Bj40 e feita em tom de brincadeira.
                                                Cumprimentos.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                                                  Caro,
                                                  Foi uma crítica irónica não-dirigida ao Bj40 e feita em tom de brincadeira.
                                                  Cumprimentos.
                                                  Eu acho que ele percebeu e estava a concordar contigo.

                                                  Mas não trates toda a gente por caro porque aqui somos todos igua.. baratos.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                    Julgava-o suficientemente inteligente para não vir para aqui com comparações parvas e sem nexo.

                                                    Vou ver se finalmente me consigo explicar.

                                                    Se o Fado merece o titulo que lhe foi atribuído? Acho que merece, veja lá que eu até aprecio alguns fados e principalmente aprecio as interessantes melodias da guitarra portuguesa. Agora pelo amor da santa não apresentem o o fado como "a canção nacional" com se ela fosse representativa de todo o pais e da cultura portuguesa.
                                                    Se um dia destes o Vira do Minho for apresentado como "o folclore nacional" a minha opinião será a mesma.
                                                    Será que é assim tão difícil de perceber.
                                                    Ninguém, a título oficial, apresentou o fado como "a canção nacional", nem sequer todo o fado foi incluído nesta candidatura, portanto muito menos compreendo tal indignação...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por NMello Ver Post
                                                      Caro,
                                                      Foi uma crítica irónica não-dirigida ao Bj40 e feita em tom de brincadeira.
                                                      Cumprimentos.
                                                      Peço desculpa por interpretado mal o seu post.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                        Eu acho que ele percebeu e estava a concordar contigo.

                                                        Mas não trates toda a gente por caro porque aqui somos todos igua.. baratos.
                                                        Caro,
                                                        Não li os post's dele para trás por isso não percebi se concordou comigo ou não, por esse motivo, deixei o esclarecimento para o caso de não ter acontecido (sem espinhas).

                                                        Eh eh, como já disse neste fórum, faço-o por ser um forte hábito que tenho enraizado à muitos anos, devido à minha profissão e, em particular, ao "país" em que vivo.
                                                        Cumprimentos.
                                                        Editado pela última vez por NMello; 28 November 2011, 03:05.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                          Peço desculpa por interpretado mal o seu post.
                                                          Caro,
                                                          Sem problemas, acontece a todos, da próxima serei eu.
                                                          Cumprimentos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                            Ninguém, a título oficial, apresentou o fado como "a canção nacional", nem sequer todo o fado foi incluído nesta candidatura, portanto muito menos compreendo tal indignação...
                                                            A historia da "canção nacional" é um sentimento que já vem de longe e inevitavelmente agora que o Fado recebeu este titulo logo alguém trouxe a baila o fado como canção nacional, limitei-me a discordar e para não variar quando se discorda com alguma coisa originaria da capital vem logo as teorias parvas do costume.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por jb007 Ver Post
                                                              A historia da "canção nacional" é um sentimento que já vem de longe e inevitavelmente agora que o Fado recebeu este titulo logo alguém trouxe a baila o fado como canção nacional, limitei-me a discordar e para não variar quando se discorda com alguma coisa originaria da capital vem logo as teorias parvas do costume.
                                                              Quais teorias parvas? Tu é que implicaste que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem, basta ver o mapa de património da humanidade da Unicef em Portugal para perceber que não é assim, e isso são factos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X