Originalmente Colocado por Akagi
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Cidadãos que morreram na estrada «não quiseram manter-se vivos»!
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por air Ver PostÓbvio! Acho que a prevenção é bem maior quando estamos sempre a pensar que pode estar um radar escondido, do que num local com radar fixo, em que ao aproximar travamos e logo após é pé no fundo de novo.
Mas isso é porque - como em muitos outros assuntos - falas de cor, sem saber bem do que se trata.
Compara os números de acidentes/mortos/feridos graves na VCI nas zonas onde foram montados os radares, antes e depois dessa montagem.
Ou outras zonas menos famosas onde foram montados semáforos de controlo de velocidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Akagi Ver PostNão é uma questão de respeito, pois respeito tanto merece um Ten Coronel, General ou soldado. Foi somente uma correcção quanto ao posto do senhor.
Concordo que a frase não tera sido a mais feliz, mas no fundo tem alguma razão naquilo que quis transmitir.
Eu também percebi o que ele quis dizer e concordo, mas a prevenção faz-se antes. Não é quando as pessoas estão a enterrar os seus familiares e amigos vir alguém dizer que eles é que quiseram morrer. Sou totalmente a favor de publicidade chocante, pois é um assunto muito sério. Mas depois de feita a asneira as pessoas precisam é de uma palavra amiga, o puxão de orelhas tem de vir antes.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostAchas mas achas mal.
Mas isso é porque - como em muitos outros assuntos - falas de cor, sem saber bem do que se trata.
Compara os números de acidentes/mortos/feridos graves na VCI nas zonas onde foram montados os radares, antes e depois dessa montagem.
Ou outras zonas menos famosas onde foram montados semáforos de controlo de velocidade.
Comentário
-
Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostNão percebo o problema dos radares escondidos, toda a gente fala mal deles... Se andares no limite de velocidade, pode haver 1 de 100 em 100metros que é igual... queres ir a 200 e depois vês um aviso de radar, reduzes pra 120, passas o radar e 200 de novo?
Inútil é o teu ponto de vista e os teus posts, quem não deve não teme, portanto metem radares escondidos façam o que quiser pois quem vai a cumprir a lei nada de mal acontece.
Mas digo-te já, tanto moralismo vindo de alguém que depois diz que andou num carro sem inspecção e em excesso de velocidade.. Enfim... Só falta dizeres que também não tinhas seguro para ser em grande. E isto sim, é um perigo..
Quanto à lógica da batata que tu descobriste - se ninguém infringir ninguém é multado - eu só posso concordar, é daquelas verdade universais... Se não houver floresta também não há incêndios florestais e por aí fora. Certo? É sempre um raciocínio muito à frente.
A questão é só uma e é incrível como pouca gente percebe isto: Se tu colocares 40 casotas sinalizadas como radar ao longo da A1 nos locais realmente perigosos e souberes à partida que dessas 30 há 15 que têm mesmo radar (que todos os dias são mudados entre os 30 postos) garanto-te que resulta muito mais ao nível da prevenção e diminuição da sinistralidade.
Quem não perceber isto ou é polícia, ou não anda de carro ou então é um caso perdido nesta matéria.
Mas aqui vamos directos a dois pontos. Porque é que eu disse que em 40 casotas colocava-se apenas 15 radares simultâneos?? Ora porque as nossas autoridades e o nosso governo todos os dias se queixam de falta de €€ e sabemos como estes equipamentos são extremamente caros e portanto introduz-se a questão da racionalização de custos. Mas como em 40 casotas ter 15 radares representa uma probabilidade de 38% de ser caço a cada casota, probabilidade que aumenta com o número de casotas que se passa, a maioria da malta ia abrandar nelas todas.
E com a contenção de custos chego a outro ponto importante: Será que as autoridades não investiriam muito melhor o dinheiro em prevenção visivel e eficaz ao invés da caça à multa?
É que eu não entendo.. Esse imbecis andam todos os dias na TV a ameaçarem com greves porque têm falta de dinheiro e de meios, todos os dias andam a chorar como bebés porque não podem cumprir a sua missão e depois utilizam os poucos meios disponíveis para multar gratuitamente mas permitir que esses infractores continuem em infracção.
E agora vamos chegar ao ponto principal.. Vamos deixar-nos de tretas porque o que está aqui em causa nem é prevenção. A policia quando quer fazer prevenção sabe bem como fazê-lo como na Queima das Fitas em que houve um dia que anunciaram antecipadamente que nessa noite seria impossível sair da zona do Queimódromo sem se parar numa operação STOP, como nos dias em que à saída têm uma banca onde se pode fazer teste do álcool gratuitamente. Isto é que é prevenção mas a verdade é que as forças policiais precisam de €€ como de pão para a boca e portanto a única maneira é multar. E radares visíveis previnem acidentes mas não dão sustento a ninguém, só dão prejuízo.
Por último queria chegar a um ponto fundamental que tenho visto nos últimos anos quando convivo com GNRs em provas de automobilismo em que vou ajudar e é simples: A maioria deles não tem formação nenhuma para a função que desempenha, não têm formação psicológica, não têm formação especifica para algumas tarefas (como vigiar as tais provas), não têm formação para lidar com o público, nada de nada. E a GNR deve estar mesmo entregue à bicharada, é que eu conheço dois rapazes que hoje são GNRs e que valha-me Deus, tipos que na adolescência fumavam charros, partiam vidros na escola, insultavam os professores, etc, etc e agora andam com uma arma na mão e uma farda de GNR...
Pelo que não me admira nada que depois estes capitães da treta venham para a TV dizer que os que morreram só morreram porque quiseram... Anormais completos, nem quero pensar no que sentem as famílias dos mortos quando ouvem estas coisas.
Comentário
-
Originalmente Colocado por air Ver PostA questão é que respeito não é tratá-lo pela patente, respeitar uma pessoa é bem mais do que isso. Conheço pessoas que respeitam muito os outros e não precisam de os tratar por Eng. ou Dr., mas isso é outro assunto.
Eu também percebi o que ele quis dizer e concordo, mas a prevenção faz-se antes. Não é quando as pessoas estão a enterrar os seus familiares e amigos vir alguém dizer que eles é que quiseram morrer. Sou totalmente a favor de publicidade chocante, pois é um assunto muito sério. Mas depois de feita a asneira as pessoas precisam é de uma palavra amiga, o puxão de orelhas tem de vir antes.
Comentário
-
Originalmente Colocado por air Ver PostÓbvio, se há ali um radar fixo as pessoas desaceleram.
Então se para ti é óbvio como é que depois defendes que resulta melhor a caça à multa do que prevenção visível?
Atenção que eu não defendo apenas e só radares visíveis, isto tem que ser tudo complementado.
O caso das casotas é uma alternativa, a identificação de zonas extensas (20-30 Km) como zona de controlo de velocidade é outra, radares fixos outra, presença policial nas estradas (sim, na antiga IP5 por vezes eram 2 ou 3 Km de fila atrás de carros patrulha) e claro a manutenção de carros descaracterizados em alguns pontos.
Mas o que é feito em Portugal é o contrário de tudo isto, é a verdadeira caça à multa, os radares escondidos são montados em zonas onde não há grande perigo e nas zonas mais perigosas (normalmente mais lentas) ninguém liga porque aí passa quase tudo devagar e claro, não dá dinheiro.
Tudo se resume a dinheiro, eu sei que há quem acredite nas autoridades, sei que há gente muito inocente que acha que eles se preocupam com a segurança dos automobilistas e até pode ser verdade mas o plano de actuação deles é apenas pensado para ter lucro e os mortos que se lixem.
E atenção, apesar da GNR estar transformada numa casa dos segredos não quer dizer que não haja bons profissionais mas na generalidade.. Uii.. Então os mais novos pensam que são cowboys dos tempos modernos. E já me cruzei com alguns bons profissionais, com bom senso, simpáticos mas acima de tudo com muito bom senso. (para a situação que foi que um ranhoso me podia ter apreendido logo o carro e eu nem multado fui mas levei na cabeça).
Comentário
-
Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostCada vez te percebo menos, sinceramente.
Então se para ti é óbvio como é que depois defendes que resulta melhor a caça à multa do que prevenção visível?
Atenção que eu não defendo apenas e só radares visíveis, isto tem que ser tudo complementado.
O caso das casotas é uma alternativa, a identificação de zonas extensas (20-30 Km) como zona de controlo de velocidade é outra, radares fixos outra, presença policial nas estradas (sim, na antiga IP5 por vezes eram 2 ou 3 Km de fila atrás de carros patrulha) e claro a manutenção de carros descaracterizados em alguns pontos.
Mas o que é feito em Portugal é o contrário de tudo isto, é a verdadeira caça à multa, os radares escondidos são montados em zonas onde não há grande perigo e nas zonas mais perigosas (normalmente mais lentas) ninguém liga porque aí passa quase tudo devagar e claro, não dá dinheiro.
Tudo se resume a dinheiro, eu sei que há quem acredite nas autoridades, sei que há gente muito inocente que acha que eles se preocupam com a segurança dos automobilistas e até pode ser verdade mas o plano de actuação deles é apenas pensado para ter lucro e os mortos que se lixem.
E atenção, apesar da GNR estar transformada numa casa dos segredos não quer dizer que não haja bons profissionais mas na generalidade.. Uii.. Então os mais novos pensam que são cowboys dos tempos modernos. E já me cruzei com alguns bons profissionais, com bom senso, simpáticos mas acima de tudo com muito bom senso. (para a situação que foi que um ranhoso me podia ter apreendido logo o carro e eu nem multado fui mas levei na cabeça).
Nas circunstâncias que temos, um radar escondido na A1 é bem mais eficaz do que um carro da polícia parado na berma. Alternativa a isso, as casotas que falas (que também existem na Suíça), já mostrei que concordo contigo.
No momento, a polícia mal deve ter dinheiro para colocar gasóleo nos carros, daí este método. Mas tenho feito o IP4 bastantes vezes e vejo, sem exagerar, 10/20 carros da polícia por lá. Muito devido às obras.
Por fim, o que digo, é que quem vai a transgredir tem de assumir que vai a infringir a lei e se for apanhado tem de assumir a responsabilidade e não dizer que os polícias são uns FDP porque estavam na caça à multa. Caça à multa é multar alguém por algo que não fez, agora se fez algo de mal, o primeiro responsável é quem está a infringir.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Akagi Ver PostParece-me extranho que num país onde as pessoas dão tanto valor a serem tratados por Drº, Engº etc, e quando se chega a area militar para alguns a patente não têm valor nenhum.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MrsX Ver PostDefendes o título do gajo com tanta garra que com certeza, se ele soubesse, te dava uma palmadinha nas costas.
Comentário
-
Epah pronto. Vamos passar entao ao darwinismo automobilistico. No inicio vai morrer muita gente, outros ficam traumatizados para a vida, e no futuro, quiçá, todos os que andam na estrada serão apenas exímios condutores que sabem que no verão podem andar a 160km\h em rectas nas AEs e não andarão a mais de 90km\h em temporal no inverno(va, nao vamos chegar ao ponto da do acidente da A25 que disse que travou porque deixou de ver com o nevoeiro, e depois foi o que foi..)
Comentário
-
Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostJá agora... Pergunto eu, é preciso algum tipo de curso superior para se ser Tenente-Coronel ou é só esperar uns anitos e fica-se com o titulo?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Akagi Ver PostEu não defendo nada, somente corregi inicialmente uma informação que estava errada, o que foi sificiente para que eu fosse "atacado" por alguns de vocês.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MrsX Ver PostO pessoal com certeza achou piada ao preciosismo (sim, não passa disso). Ser tenente, tenente coronel, soldado raso, alferes, ou outra coisa qualquer é indiferente para o caso.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Akagi Ver PostÉ Tenente-Coronel (Oficial Superior)
Estou-me bem nas tintas para o que ele é, o titulo não define uma pessoa. O tenente (sim, só tenente e com letra minúscula) que venha falar comigo se se sentir ofendido.
Comentário
-
quimbeto
-
Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostEntão andamos por locais diferentes, só pode.
É que eu fiz Porto - Óbidos - Peniche por Auto-Estradas e depois Peniche - Figueira - Aveiro - Porto com muitos Km em Nacionais e tudo o que vi foi o que relatei em cima.
(já não me recordo de quando foi a última vez que vi um radar identificado para acalmar o pessoal)
Minto... ontem na A1 sentido Coimbra-Mealhada passou uma... mota da BT a dar gás a toda a velocidade e depois já para os lados de Aveiro no sentido N/S aquilo que me pareceu um Jetta da BT.
De e até Coimbra zero brigadas (Que me lembre só os vi uma ou duas vezes e estavam a dar postais
Coimbra Braga 0 Braga Coimbra
Comentário
-
Originalmente Colocado por Bj40 Ver PostEu não vou seguir o teu caminho e não te vou chamar nada porque já percebi que a educação que me deram é diferente da tua e portanto ficamos por aqui. É o mal dos fóruns online, não podemos escolher as pessoas com quem falamos e temos que levar com este tipo de coisas.
Mas digo-te já, tanto moralismo vindo de alguém que depois diz que andou num carro sem inspecção e em excesso de velocidade.. Enfim... Só falta dizeres que também não tinhas seguro para ser em grande. E isto sim, é um perigo..
Das duas uma, ou andas a ler coisas a mais, ou a menos.
Sim, andei com o carro sei inspecção como referi, e COMO REFERI fui autuado e não estrebuchei, paguei e ponto final.
Agora, como já foi dito, quem anda à chuva molha-se.
Queres falar em educação? Simples, a minha é a simples e directa, cumpre-se tá tudo bem, não se cumpre, paga-se as consequências. A que te deram foi qual? Os policias são sempre maus? Se não comeres a sopa vem o policia e leva-te?
Se andares no limite de velocidade, pode haver um radar escondido a cada 100metros que nada te irá acontecer, qual é a duvida?
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário