Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
    Voado para onde/para o quê?

    Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
    Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

    Comprar um carro porreiro e tê-lo à "mão" na garagem?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      É melhor pagar a pronto desde que a alternativa seja ter o dinheiro em aplicações de baixo risco. Desde o risco inferior, os custos com banco, juros etc , escrituras e complicações inúmeras relacionadas com crédito o pagamento a pronto é sempre uma melhor opção.

      Obviamente quem não tem o dinheiro, propõe sempre melhores soluções e aplicações mais vantajosas com rendimentos Xpto etc e tal.

      Quem não tem o dinheiro pensa sempre que sabe geri-lo melhor do que quem o tem... Por isso é que se ouve muitas vezes que é um erro comprar imóveis a pronto.

      Deixo só uma pequena dica: em caso de falência do sistema bancário, no final o dinheiro dos depositantes passa a zeros ( pois que a unidade monetária perde valor) mas as hipotecas continuam validas pois q são activos do banco que tem lá o nome preto no branco no registo.

      O dinheiro dos depositantes: esfumou.

      É só um pormenor.
      Não faz sentido os euros de um depósito passarem a zeros e uma hipoteca não. No extracto bancário tenho lá activos e passivos e se não têm competência para tudo, não podem alegar incompetência só no que lhes dá jeito.

      Comentário


        ........
        Editado pela última vez por beterraba; 04 April 2018, 15:34.

        Comentário


          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
          Sem sabermos se consegues manter os gastos (ou seja, se já tens casa e carro pagos, se não planeias ter filhos, se consegues poupar uma boa parte do salário todos os meses) esse valor não quer dizer absolutamente nada.
          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
          Os rendimentos não interessam, mas sem as despesas (correntes e futuras), esses 70 mil € não significam nada na medida em que podem ser pouco ou muito
          Eu não diria que esse valor 'não quer dizer nada'.

          É que a questão das despesas, não determina só a facilidade ou dificuldade que ele teve em juntar aquela poupança, determina também a liberdade monetária que ele terá no caso de dificuldades.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
            É melhor pagar a pronto desde que a alternativa seja ter o dinheiro em aplicações de baixo risco. Desde o risco inferior, os custos com banco, juros etc , escrituras e complicações inúmeras relacionadas com crédito o pagamento a pronto é sempre uma melhor opção.

            Obviamente quem não tem o dinheiro, propõe sempre melhores soluções e aplicações mais vantajosas com rendimentos Xpto etc e tal.

            Quem não tem o dinheiro pensa sempre que sabe geri-lo melhor do que quem o tem... Por isso é que se ouve muitas vezes que é um erro comprar imóveis a pronto.

            Deixo só uma pequena dica: em caso de falência do sistema bancário, no final o dinheiro dos depositantes passa a zeros ( pois que a unidade monetária perde valor) mas as hipotecas continuam validas pois q são activos do banco que tem lá o nome preto no branco no registo.

            O dinheiro dos depositantes: esfumou.

            É só um pormenor.
            Tenho dinheiro para comprar a próxima casa a pronto e muito dificilmente o vou fazer. Exactamente por ter rendimentos de capitais bem superiores ao custo de um crédito habitação.

            Até já andei com ideias de hipotecar uma casa (100% minha) só para ter liquidez para investimentos. Mas vou vender...

            Comentário


              Originalmente Colocado por beterraba Ver Post
              mete 40000 no best,
              2,25% (TANB). Juros creditados antecipadamente, no dia útil seguinte à constituição do depósito.
              Já sou cliente Best também.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Não faz sentido os euros de um depósito passarem a zeros e uma hipoteca não. No extracto bancário tenho lá activos e passivos e se não têm competência para tudo, não podem alegar incompetência só no que lhes dá jeito.
                O que faz sentido é que se uma moeda dá o peido ou um banco fica insolvente , o que conta são os títulos de propriedade (é o activo real) . O resto: não vale um crl, é vapor são "direitos" sobre algo que não existe e dores de cabeça.

                O único activo real e transaccional depois dum cataclismo bancário são imóveis, desde que sejam teus ( obviamente). Estando hipotecado, ficas sempre entalado. Nessa fase do campeonato, obviamente que o dinheiro aplicado já desapareceu. Isto num cenário de crise muito negra.
                Editado pela última vez por ; 04 April 2018, 15:03.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por matroska Ver Post
                  Não está a render peanuts.
                  O dinheiro está quase todo aplicado a render um valor razoável numa lógica risco-rentabilidade

                  Ok, tudo bem.

                  Normalmente quando se fala em "cash", das duas uma, ou está á ordem/prazo ou está debaixo do colchão....

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    O que faz sentido é que se uma moeda dá o peido ou um banco fica insolvente , o que conta são os títulos de propriedade (é o activo real) . O resto: não vale um crl, é vapor são "direitos" sobre algo que não existe e dores de cabeça.

                    O único activo real e transaccional depois dum cataclismo bancário são imóveis, desde que sejam teus ( obviamente). Estando hipotecado, ficas sempre entalado. Nessa fase do campeonato, obviamente que o dinheiro aplicado já desapareceu. Isto num cenário de crise muito negra.
                    Só que estás a esquecer que os imóveis têm o valor indexado à moeda, e que por isso mesmo podem também não valer nada. Se tens o crédito em euros, não te podem exigir dólares.

                    E desde que devas mais ao banco do que o banco te deve a ti, é sempre o banco que fica a arder. Nem que fique com os imóveis todos e os tente vender em dólares.

                    Comentário


                      O que há no IGCP para subscrever de momento ?

                      Eu já nem percebo nada, Aforro série A, B, C etc. que acabaram, depois CT, CTPM etc...


                      Para alguém com poucos conhecimentos mas vontade de arriscar parcialmente uma parte das poupanças, o que fariam destas opções ?








                      Originalmente Colocado por beterraba Ver Post
                      mete 40000 no best,
                      2,25% (TANB). Juros creditados antecipadamente, no dia útil seguinte à constituição do depósito.
                      A 3 meses (portanto só recebes 1/4 disso, embora seja só ao fim de 3 meses claro) ou seja, ao fim de 3 meses tens lá conta aberta (com alguns custos) e depois tens de fazer outra coisa com o dinheiro. A não ser que sejas um "pica taxa" que ao fim de 3 meses tira de lá o guito para abrir noutro sítio e isto quase nem vale o trabalho de andar sempre nestas andanças...

                      PS: https://www.financaspessoais.pt/depo...ositos-a-prazo


                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      O que faz sentido é que se uma moeda dá o peido ou um banco fica insolvente , o que conta são os títulos de propriedade (é o activo real) . O resto: não vale um crl, é vapor são "direitos" sobre algo que não existe e dores de cabeça.

                      O único activo real e transaccional depois dum cataclismo bancário são imóveis, desde que sejam teus ( obviamente). Estando hipotecado, ficas sempre entalado. Nessa fase do campeonato, obviamente que o dinheiro aplicado já desapareceu. Isto num cenário de crise muito negra.
                      O problema é naquele intervalo de guito entre, vamos supor, €5k a €50k... Nesse caso é complicado comprar um imóvel e o arrendamento dá mais trabalho que ter um o dinheiro no banco e pode haver chatices (falta de pagamento, não querem sair, estragarem coisas etc.).
                      Editado pela última vez por ClioIIIRS; 04 April 2018, 15:26.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                        Voado para onde/para o quê?

                        Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
                        Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?



                        Gavela, penso que já tivemos essa conversa e não te sei dizer onde aplicares o teu dinheiro.

                        Já tive esse montante e como forma de diversificação apliquei-o em tijolo.
                        Como sou do Algarve conheço bem o potêncial de rendimento daquela zona, muito antes desta loucura atual, por isso para mim foi fácil decidir onde aplicá-lo.

                        Faz agora em Abril 1 ano que dei inicio á compra da minha casa aqui no UK, depois em Maio vi um Ap no Algarve a um preço espetacular, não podia deixar escapar aquela oportunidade, e mesmo sem ter 100% certeza que iria ter os 20% necessários para a entrada e sem ter CH garantido (e sem ter visto a casa...), assinei o CPCV.........
                        Não tive medo e arrisquei, afinal, se corre-se mal o pior que poderia acontecer era ficar sem o dinheiro de sinal..

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                          O que há no IGCP para subscrever de momento ?

                          Eu já nem percebo nada, Aforro série A, B, C etc. que acabaram, depois CT, CTPM etc...
                          Agora o que há:

                          - Certificados de Aforro Série E
                          - Certificados do Tesouro Poupança Crescimento
                          Editado pela última vez por Gavela; 04 April 2018, 15:41.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            Voado para onde/para o quê?

                            Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
                            Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

                            Mete-os na minha conta!



                            jk

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por gavela Ver Post
                              voado para onde/para o quê?

                              Tenho ali 77.5k numa conta a "apanhar pó".
                              Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

                              bx, glen, nesn, jnj, dge, mc

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                Gavela, penso que já tivemos essa conversa e não te sei dizer onde aplicares o teu dinheiro.

                                Já tive esse montante e como forma de diversificação apliquei-o em tijolo.
                                Como sou do Algarve conheço bem o potêncial de rendimento daquela zona, muito antes desta loucura atual, por isso para mim foi fácil decidir onde aplicá-lo.

                                Faz agora em Abril 1 ano que dei inicio á compra da minha casa aqui no UK, depois em Maio vi um Ap no Algarve a um preço espetacular, não podia deixar escapar aquela oportunidade, e mesmo sem ter 100% certeza que iria ter os 20% necessários para a entrada e sem ter CH garantido (e sem ter visto a casa...), assinei o CPCV.........
                                Não tive medo e arrisquei, afinal, se corre-se mal o pior que poderia acontecer era ficar sem o dinheiro de sinal..
                                Eu sei que já falámos disto.
                                E eu disse que não não queria mais créditos...
                                Casas boas (com qualidade) e bem localizadas, seja junto da praia(locais turísticos) ou em cidades "importantes", nem com um "1" atrás daquele montante se compram.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  O que faz sentido é que se uma moeda dá o peido ou um banco fica insolvente , o que conta são os títulos de propriedade (é o activo real) . O resto: não vale um crl, é vapor são "direitos" sobre algo que não existe e dores de cabeça.

                                  O único activo real e transaccional depois dum cataclismo bancário são imóveis, desde que sejam teus ( obviamente). Estando hipotecado, ficas sempre entalado. Nessa fase do campeonato, obviamente que o dinheiro aplicado já desapareceu. Isto num cenário de crise muito negra.

                                  São os imóveis e é aquilo que não enferruja......

                                  Comentário


                                    Não ponhas tudo no mesmo cesto.
                                    Eu tenho o meu € em depósitos, certificados de aforro e um portfólio de acções divididas entre bluechips e penny stocks.
                                    Opções e outros instrumentos são meio caminho andado para a asneira para quem, como eu, tem um conhecimento limitado da coisa (remember subprime!)
                                    Os fundos de acções têm pouca lógica para mim (porque é que vou pagar a alguém para fazer uma gestão de acções que posso comprar directamente?).
                                    As Bluechips têm solavancos mas regra geral têm uma estratégia de crescimento sustentado.
                                    As penny stocks devem ser encaradas como dinheiro para queimar mas só depois de entenderes como funciona a coisa:: high risk, high profit
                                    Acima de tudo, informa-te e lê muito.

                                    Os imóveis estão muito caros, a menos que queiras fazer negócio disso...até te rebentar nas mãos
                                    Tenho um amigo que comprou um apartamento T1 por 40k no Porto no auge da crise e o tem alugado ao mesmo casal de franceses desde que o comprou há 3 anos. Desgaste quase igual a zero (passaram cá 1 semana, se tanto) e retorno do investimento em menos de 10 anos.

                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                    Para alguém com poucos conhecimentos mas vontade de arriscar parcialmente uma parte das poupanças, o que fariam destas opções ?







                                    ...

                                    O problema é naquele intervalo de guito entre, vamos supor, €5k a €50k... Nesse caso é complicado comprar um imóvel e o arrendamento dá mais trabalho que ter um o dinheiro no banco e pode haver chatices (falta de pagamento, não querem sair, estragarem coisas etc.).
                                    Editado pela última vez por cuica; 04 April 2018, 16:03.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      Voado para onde/para o quê?

                                      Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
                                      Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

                                      Percebo a tua dor.

                                      Não por ter semelhante problema mas pela politica de remuneração miserável das poupanças que esse banco apresenta.

                                      De resto tudo depende do grau de risco, se é que algum, queres assumir.

                                      Numa nota diferente, estando nós num forum de automoveis, o excedente de liquidez poderia para um Macan Tech Edition.

                                      Está a 70k já com razoável equipamento.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                        Eu sei que já falámos disto.
                                        E eu disse que não não queria mais créditos...
                                        Casas boas (com qualidade) e bem localizadas, seja junto da praia(locais turísticos) ou em cidades "importantes", nem com um "1" atrás daquele montante se compram.


                                        As oportunidades não caem do céu, temos que procurar e ser persistentes..
                                        Com um montante um pouco maior que o teu (muito pouco..), ou seja, com um CH irrisório para cobrir o restante, tinhas acesso a um T1 + garagem e box a 500 metros da praia... isto há menos de 1 ano..
                                        Neste preciso momento está um no andar de baixo á venda 30% mais caro.
                                        Valia bem o risco de fazer crédito..

                                        Comentário


                                          gostava era de saber como é que uma família com 2 ou mais filhos consegue poupar

                                          eu tenho 2, é tudo a quadruplicar, um balúrdio na comida, luz, água, propinas, saúde, actividades, etc...etc....se se conseguir poupar 2 subsídios por ano já é muito bom

                                          Comentário


                                            Gavela, usas a plataforma da CGD para aplicares nos certificados?

                                            É que as restantes soluções de poupança são miseráveis.

                                            É o meu banco de dia a dia, mas serve de plataforma apenas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                              gostava era de saber como é que uma família com 2 ou mais filhos consegue poupar

                                              eu tenho 2, é tudo a quadruplicar, um balúrdio na comida, luz, água, propinas, saúde, actividades, etc...etc....se se conseguir poupar 2 subsídios por ano já é muito bom
                                              Agora faz as contas para chegares aos 70k

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                Gavela, usas a plataforma da CGD para aplicares nos certificados?

                                                É que as restantes soluções de poupança são miseráveis.

                                                É o meu banco de dia a dia, mas serve de plataforma apenas.
                                                Uso, sim.

                                                Comentário


                                                  pois é, mas gastam-se fácil. mas juntar custa.

                                                  Comentário


                                                    se tivesse assim 100k comprava casas velhas , compunha e arrendava por bagatelas.
                                                    aliás é o que uma pessoa faz. Algumas por 10k, uma por 5k...
                                                    easy $$$.

                                                    estava uma "vende-se" pensava que era o tipico 50k, afinal foi por 7.5k
                                                    lol omg como nao comprei aquilo.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                      Voado para onde/para o quê?

                                                      Tenho ali 77.5K numa conta a "apanhar pó".
                                                      Que lhe uso dar de forma inteligente sem os perder e mantendo-os à mão? Conselhos bons?

                                                      Comprava uma gaiola para renovar e fazia obras até aos 75k, partindo do princípio que és bem remunerado, alugava isso a brasileiros que estão a vir para Portugal, que pagam 6 meses de caução, e rentablizava isso na casa dos 5-7% líquidos, somando ainda o valor da casa adquirida que cresce do dia para a noite

                                                      Comentário


                                                        Eu também dizia, quando tiver x,y,z compro e faço x,y,z... olha, está quase como o do Gavela.

                                                        Tenho uns 25% de momento em acções, alguns 70% a prazo com taxa a rondar os 4 e tal, e cresce 0.25% ao ano(conta CR 10 anos ultimo ano 5.25%), e o resto a prazo mas a render zero na cgd.

                                                        Esta poupança especial acaba em 2022, até lá tenho um saco onde meter a poupança, depois, logo se vê.

                                                        A correr normalmente devo ter acima do necessário para liquidar o CH nessa altura, se compensar dou—lhe um tiro.

                                                        Este é o meu grande Target, aos 35 ter tudo pago ou então arriscar tudo numa treta qualquer.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                          Eu também dizia, quando tiver x,y,z compro e faço x,y,z... olha, está quase como o do Gavela.

                                                          Tenho uns 25% de momento em acções, alguns 70% a prazo com taxa a rondar os 4 e tal, e cresce 0.25% ao ano(conta CR 10 anos ultimo ano 5.25%), e o resto a prazo mas a render zero na cgd.

                                                          Esta poupança especial acaba em 2022, até lá tenho um saco onde meter a poupança, depois, logo se vê.

                                                          A correr normalmente devo ter acima do necessário para liquidar o CH nessa altura, se compensar dou—lhe um tiro.

                                                          Este é o meu grande Target, aos 35 ter tudo pago ou então arriscar tudo numa treta qualquer.
                                                          Esse caso não se aplica a mim, embora perceba que tens razão na grande maioria dos casos

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                            Esse caso não se aplica a mim, embora perceba que tens razão na grande maioria dos casos
                                                            Não estava a tentar acertar em alguém, todos os pontos de vista são válidos.

                                                            Nestas coisas não há uma verdade absoluta.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por matroska Ver Post

                                                              Meu caro, isto não é um fórum para debater assuntos?!
                                                              Queres comentar com os dados que eu forneci comentas, não queres deixa os outros participar.



                                                              "aí se não estás aqui para dizer bem então não comentes"

                                                              Já deixaste cair a máscara...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X