Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
    x2.

    Só um ch já me faz urticária.
    Num patamar muito acima, conheço um individuo que já deve ter aí uma dúzia de anos a mais que eu, e que contraiu à pouco um crédito de 1.8 M de euros. Eu sinceramente acho que não dormia.
    E os bancos andam a arriscar novamente muito...andam andam.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
      Num patamar muito acima, conheço um individuo que já deve ter aí uma dúzia de anos a mais que eu, e que contraiu à pouco um crédito de 1.8 M de euros. Eu sinceramente acho que não dormia.
      E os bancos andam a arriscar novamente muito...andam andam.
      Os bancos é que arriscam e esse conhecido é que não dorme?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        Os bancos é que arriscam e esse conhecido é que não dorme?
        Quem não dorme é o conhecido lol

        Comentário


          Repetido....
          Editado pela última vez por oscarcc; 28 April 2018, 17:08.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
            Podes fazer aí um bom negócio com o imobiliário e aproveitar essa loucura como dizes.

            Eu nunca tive coragem de me meter muito em créditos...que pode não parecer mas aquilo somando todas as despesas envolvidas, come bem um gajo em euros.

            Ter muito património imobiliário, mas ter uma divida muito grande à banca não é para mim.
            Essa divida iria obrigar-me a ter que estar sempre no batente e com aquela necessidade de ter de ganhar bem e durante muitos anos...e para ser sincero eu gostaria era muito de abandonar o work cedo!
            Entendo
            Das 3 casas tinha capital próprio para acabar com 2 CH e abater a uns 20% o terceiro, que é o último e que ainda devo uns 200k

            As outras 2 pagam-se há anos, uma desde que comprei em 2003 nunca lá vivi, tem spread 0,25 só se fosse doido em acabar com CH, a outra - que talvez venda- paga-se desde fim 2015.
            Ambas rendem metade da renda que recebo, a outra metade paga o CH, que hoje é apenas amortização capital.
            Se vender invisto 100% capitais próprios noutro imóvel, esse com maior capacidade de gerar receita anual, mas sem financiamento, ainda que em short renting e com mais trabalho (Aluguer a semana). Pelas minhas contas e estudo de mercado, poderá gerar 20/25k ano bruto sendo conservador, alugando apenas 8 semanas
            Parece-me interessante

            Comentário


              Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
              No caso dos casados é normalmente patrimonio dos 2.

              Comeca logo pela casa, comprada na maior parte das vezes a 2.

              Mas é normal, se falarmos dos famosos 6 digitos a solo em PT, sem ajudas (pais), entao mais difícil se torna.

              Com ordenados portugueses a comprar casa e carro quanto tempo é que uma pessoa sozinha demora a juntar 100k?
              Com os nossos ordenados comprando casa e carro acho que duvido que alguma vez juntasse os 100k
              Mesmo no meu caso que somos 2 acho quase impossível talvez sem grandes despesas uns 20 anos

              Comentário


                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Os bancos é que arriscam e esse conhecido é que não dorme?
                Eu é que não dormia...se tive já ~54 anos e 1.8M de divida só naquele crédito.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                  Mas os valores que dizem são a dividir por 2????!

                  Pensei que está conversa toda até agora fosse apenas pra pessoa singular.
                  Qdo disse dividir por 2, não era a pensar em casamentos.

                  6 digitos = 100000€/2 = 50000€.

                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post

                  Acho que o gmigas daqui aa dez anos continua na mesma, só que com um carro acima dos 400cv! Eheh

                  Aquilo é uma força sobrenatural.
                  Nos próximos dois anos quero ver se começo mas é a pensar em algo imóvel para gastar uns trocos, mas tou a ver primeiro o que acontece com as taxas e se a bolha abranda uma beca.

                  Carros é só o M140i depois deste e depois volto aos carros de empresa, fdx. Isto se continuar com rendimentos semelhantes aos que tenho tido nos últimos tempos, porque isto do dia para a noite abranda e convém não abusar. É das coisas que mais me preocupa... E por isso tento manter um estilo de vida homogéneo e independente do rendimento.

                  Neste momento, se fosse na loucura de ter um estilo de vida coincidente com os meus rendimentos atuais (estou a fazer um projecto "extra" fora de PT... €), já tinha uma casa da "cena" e um carro muito mais da cena e vá de gastar, mas eu faço exactamente o contrário, tenho sempre o mesmo estilo de vida, não é por estar a ganhar X ou Y que me vês em noitadas de 200€ ou 300€ com direito a abrir garrafas em discotecas (como vi em Madrid) e cenas dessas, isso não é para mim. Mas esse projecto "extra" mais mês menos mês acaba e depois? Importante é ter pé no travão e mesmo assim já às vezes me sinto eu mal de certas mrdas que compro.
                  Editado pela última vez por Gmigas; 28 April 2018, 10:50.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                    Entendo
                    Das 3 casas tinha capital próprio para acabar com 2 CH e abater a uns 20% o terceiro, que é o último e que ainda devo uns 200k

                    As outras 2 pagam-se há anos, uma desde que comprei em 2003 nunca lá vivi, tem spread 0,25 só se fosse doido em acabar com CH, a outra - que talvez venda- paga-se desde fim 2015.
                    Ambas rendem metade da renda que recebo, a outra metade paga o CH, que hoje é apenas amortização capital.
                    Se vender invisto 100% capitais próprios noutro imóvel, esse com maior capacidade de gerar receita anual, mas sem financiamento, ainda que em short renting e com mais trabalho (Aluguer a semana). Pelas minhas contas e estudo de mercado, poderá gerar 20/25k ano bruto sendo conservador, alugando apenas 8 semanas
                    Parece-me interessante

                    Em 2003 não davam 0,25% de spread. Conseguiste baixar à posterior?
                    Em 2007, talvez na altura da tua 2ª casa, aí sim davam os 0,25%.

                    O seguro de vida total para os 3 CH ainda não tem muita expressão?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                      Em 2003 não davam 0,25% de spread. Conseguiste baixar à posterior?
                      Em 2007, talvez na altura da tua 2ª casa, aí sim davam os 0,25%.

                      O seguro de vida total para os 3 CH ainda não tem muita expressão?
                      Comprei outra em 2005 em planta e baixaram , no Barclays, para 0,25.
                      Na nova tive 24m com spread 0%

                      Comentário


                        Aí o 140i

                        Acho que fazes muito bem, talvez o teu problema seja mesmo definir o "poiso" para o tal imóvel.

                        Sobre o endividamento para compra de imóvel, é como tudo, temos de arriscar. Às vezes corre bem, outras mal. Há é que tentar ter sempre rendimentos para cobre
                        Ir os CH.

                        Para mim, o imobiliário não dá. Acho mais atractivo a bolsa de valores, por exemplo.

                        Eu tenho a "sorte" de vir a herdar alguns imóveis, dos meus pais são duas casas e dos meus sogros uma já é nossa, embora com usufruto deles.

                        Uma das dos meus pais estou tentado a criar projecto para turismo rural, na expectativa de criar alguns recursos para que eles possam ter uma melhor reforma.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                          Aí o 140i

                          Acho que fazes muito bem, talvez o teu problema seja mesmo definir o "poiso" para o tal imóvel.

                          Sobre o endividamento para compra de imóvel, é como tudo, temos de arriscar. Às vezes corre bem, outras mal. Há é que tentar ter sempre rendimentos para cobre
                          Ir os CH.

                          Para mim, o imobiliário não dá. Acho mais atractivo a bolsa de valores, por exemplo.

                          Eu tenho a "sorte" de vir a herdar alguns imóveis, dos meus pais são duas casas e dos meus sogros uma já é nossa, embora com usufruto deles.

                          Uma das dos meus pais estou tentado a criar projecto para turismo rural, na expectativa de criar alguns recursos para que eles possam ter uma melhor reforma.
                          Estou agora em prospeção activamente.
                          Além das cenas online que estão públicas, estou usar rede forte de contactos locais ;)

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            Depende sempre do que ganha e do que gasta. Não se pode colocar uma meta indistintamente.
                            Mas ainda não à muito tempo aqui referi que conheço uma pessoa próxima que ainda não tem 40 anos vive sozinha, e os 100K já os tem a alguns anos.

                            Por exemplo eu sendo casado e com 2 filhas tenho como HPP um T4, que custou mais do dobro que o T2 dessa outra pessoa. E terá sempre mais encargos anuais.
                            Tenho de suportar toda a despesa associada a ter duas filhas, colégios, roupa, calçado, alimentação, seguros de saúde, consultas, medicamentos, actividades extras, passeios, festas de anos, etc, etc...Essa outra pessoa não tem filhos, paga zero.
                            Claro que a meta deve ser de acordo com o vencimento, mas eu estava a falar dos famosos 6 dígitos e por isso assumi o valor mais baixo dos 6 dígitos (100K).

                            Além disso, falei também em ordenados portugueses e aí não me parece descabido pensar em números redondos 1000 euros, como tal, os 100K são perfeitamente alcançáveis.

                            Pode é demorar umas décadas, se estivermos a falar de uma pessoa singular com carro e casa paga e sem ajudas (pais).

                            Contas redondas - T2 modesto/normal fora de Lisboa - 100K + Carro - 25K + poupança - 100K.

                            Quanto tempo? 30 a 40 anos com os tais 1000 euros.

                            Concluindo, é uma vida.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                              Claro que a meta deve ser de acordo com o vencimento, mas eu estava a falar dos famosos 6 dígitos e por isso assumi o valor mais baixo dos 6 dígitos (100K).

                              Além disso, falei também em ordenados portugueses e aí não me parece descabido pensar em números redondos 1000 euros, como tal, os 100K são perfeitamente alcançáveis.

                              Pode é demorar umas décadas, se estivermos a falar de uma pessoa singular com carro e casa paga e sem ajudas (pais).

                              Contas redondas - T2 modesto/normal fora de Lisboa - 100K + Carro - 25K + poupança - 100K.

                              Quanto tempo? 30 a 40 anos com os tais 1000 euros.

                              Concluindo, é uma vida.

                              Mas nem toda a gente ganha apenas 1000€.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                Num patamar muito acima, conheço um individuo que já deve ter aí uma dúzia de anos a mais que eu, e que contraiu à pouco um crédito de 1.8 M de euros. Eu sinceramente acho que não dormia.
                                E os bancos andam a arriscar novamente muito...andam andam.
                                Certo;

                                Mas a minha questão nem é essa.

                                Estou mais do q confortável com a minha prestação.

                                O q me incomoda é mesmo pagar juros. Lol

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                  Mas nem toda a gente ganha apenas 1000€.
                                  E ainda bem que há muita gente a ganhar (bem) mais do que 1000 euros.

                                  Mas já expliquei o porquê de ter utilizado os valores que utilizei.

                                  Já agora, para quem ganhe, por exemplo, 2000 líquidos, provavelmente os 100k serão muito mais fáceis de alcançar e talvez seja mais adequado falar de poupar 200k e não 100k.

                                  E assim sucessivamente.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                    Certo;

                                    Mas a minha questão nem é essa.

                                    Estou mais do q confortável com a minha prestação.

                                    O q me incomoda é mesmo pagar juros. Lol
                                    A malta agora tem tido sorte nos últimos anos. Mas por exemplo de 2005-2008 pagava-se bem e já antes 2000-2003 também não eram baixos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                      A malta agora tem tido sorte nos últimos anos. Mas por exemplo de 2005-2008 pagava-se bem e já antes 2000-2003 também não eram baixos.
                                      Chegamos a ver a Euribor a 5% e picos, certo?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        Chegamos a ver a Euribor a 5% e picos, certo?
                                        Euribor 6 meses chegou aos 5,4% em Outubro de 2008.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                          Euribor 6 meses chegou aos 5,4% em Outubro de 2008.
                                          Se esse cenário se voltar a verificar muitas familias ficam sem soluções.

                                          Neste momento até tenho folga para fazer um upgrade na casa etc, mas ... vale mais dormir a noite toda.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                            Se esse cenário se voltar a verificar muitas familias ficam sem soluções.

                                            Neste momento até tenho folga para fazer um upgrade na casa etc, mas ... vale mais dormir a noite toda.
                                            Esse período foi manhoso. Não sei se as pessoas fazem as contas...
                                            Tive um pouco de azar com as taxas no período de 2003 a 2010, altura em que tive um credito a habitação de um T3.
                                            Comprei em 2003 e vendi (com permuta para o T4) em 2010. Apesar de ter conseguido vender um pouco acima do que comprei, se for somar os juros todos que paguei e o seguro de vida, comissões de gestão de crédito, imposto selo sobre crédito, comissão de avaliação,etc, etc (resumindo todos as despesas com o crédito), estas foram superiores ao delta da mais valia.
                                            A coisa positiva é que com o negócio em permuta, poupei os milhares do IMT e chatices zero em vender a outra casa. Mas se analisar a venda isolada do T3 perdi dinheiro devido ao crédito em relação a se tivesse sido feita uma compra a PP.
                                            Mas eu acho que as pessoas não fazem contas que compram uma casa de 200K, pedem 180K e podem vir a pagar + de 300K....

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                              Esse período foi manhoso. Não sei se as pessoas fazem as contas...
                                              Tive um pouco de azar com as taxas no período de 2003 a 2010, altura em que tive um credito a habitação de um T3.
                                              Comprei em 2003 e vendi (com permuta para o T4) em 2010. Apesar de ter conseguido vender um pouco acima do que comprei, se for somar os juros todos que paguei e o seguro de vida, comissões de gestão de crédito, imposto selo sobre crédito, comissão de avaliação,etc, etc (resumindo todos as despesas com o crédito), estas foram superiores ao delta da mais valia.
                                              A coisa positiva é que com o negócio em permuta, poupei os milhares do IMT e chatices zero em vender a outra casa. Mas se analisar a venda isolada do T3 perdi dinheiro devido ao crédito em relação a se tivesse sido feita uma compra a PP.
                                              Mas eu acho que as pessoas não fazem contas que compram uma casa de 200K, pedem 180K e podem vir a pagar + de 300K....
                                              É para não entrar em depressão.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                Eu é que não dormia...se tive já ~54 anos e 1.8M de divida só naquele crédito.
                                                Eu durmo perfeitamente tranquilo com um crédito de 2 milhões. Se correr mal não sou eu que fico a arder.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Eu durmo perfeitamente tranquilo com um crédito de 2 milhões. Se correr mal não sou eu que fico a arder.
                                                  Fernando, é tu?

                                                  Uma vez o Fernando disse-me:

                                                  Quando uma pessoa deve 100k euros ao banco e não consegue pagar, a pessoa tem um grande problema. Quando uma pessoa deve 1kk euros ao banco, aí quem tem o problema é o Banco!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                    Fernando, é tu?

                                                    Uma vez o Fernando disse-me:

                                                    Quando uma pessoa deve 100k euros ao banco e não consegue pagar, a pessoa tem um grande problema. Quando uma pessoa deve 1kk euros ao banco, aí quem tem o problema é o Banco!
                                                    Depende; Se o crédito do milhão for na casa que está hipotecada e está em nome dele, quero ver se dorme ou não se deixar de haver $ para a prestação.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                      Fernando, é tu?

                                                      Uma vez o Fernando disse-me:

                                                      Quando uma pessoa deve 100k euros ao banco e não consegue pagar, a pessoa tem um grande problema. Quando uma pessoa deve 1kk euros ao banco, aí quem tem o problema é o Banco!
                                                      Não conheço esse Fernando mas parece ser boa pessoa.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                        Euribor 6 meses chegou aos 5,4% em Outubro de 2008.
                                                        A renda do T3 que tenho alugado chegou aos 1000€, hoje pago abaixo dos 500...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                          A renda do T3 que tenho alugado chegou aos 1000€, hoje pago abaixo dos 500...
                                                          Imagina o acumular de juros pagos nesses anos...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                            Imagina o acumular de juros pagos nesses anos...
                                                            Yes por outro lado há anos que amortizo apenas capital, como tu

                                                            Há uns tempos propus pagar tudo com desconto, acho que já falamos sobre isso, não fizeram o desconto que queria

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                              Yes por outro lado há anos que amortizo apenas capital, como tu

                                                              Há uns tempos propus pagar tudo com desconto, acho que já falamos sobre isso, não fizeram o desconto que queria
                                                              Sim, já se abordou esse tema do desconto.
                                                              No meu caso, crédito já em 2010 os spreads já não eram tão baixos, não dá para estar a fazer só amortização. Mas sim os juros estão mínimos.
                                                              Também não me está a chatear(o capital em divida já não é muito significativo) e para já vou deixar andar...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X