Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    É realmente difícil. Espero lá chegar, estou a trabalhar para isso.

    Chegar aos 5 dígitos foi relativamente fácil. Os 6 dígitos já só vieram depois dos 30 anos. Chegar aos 7 dígitos....ui a distância ainda é alguma e temos de somar muitas vezes os 6 dígitos. A manter o ritmo actual não será antes dos 60 anos, mas se chegar à reforma com 1 milhão líquido (cash) para gozar já ficarei feliz. E é preciso não ter nenhum azar na vida e não perder ritmo de poupança ao mesmo tempo que se vive alguma coisa pelo caminho.
    Diria que 100 mil em cash antes dos 30 é mesmo muito muito difícil, mas é possível se não se viver.
    Quando falam em poupanças, contabilizam só o vosso dinheiro, ou dinheiro do casal?

    Comentário


      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
      Só cash portanto?
      Eu vejo as poupanças apenas como cash líquido e facilmente disponível.

      A casa pode valer por exemplo 200k e teres crédito de 100k, em teoria terias ali 100k líquidos, mas não conto com património imobiliário, hoje em dia só olho mesmo para cash líquido.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
        É um pouco por aí sim. Tenho ficheiros excel com as minhas projecções e a curva de capacidade de poupança cresce vertiginosamente consoante o valor aumenta.

        Qualquer coisa deste género, onde conforme se avança no tempo e se aumentam as poupanças, com acumulação de rendimentos de capitais, elas aumentam vertiginosamente. A questão é mesmo "descolar" da fase inicial onde as poupanças crescem pouco.

        [ATTACH=CONFIG]144009[/ATTACH]
        É o que me dá a mim.

        O que mais me custou, e digo porque comecei com zero poupança, foi passar os 10.000€.
        Porque até aí, ainda não há aquele gosto de ter dinheiro, de dormir sossegado com o inesperado.
        Depois há um certo gosto nisso e até interesse.

        Contudo, e como depois veio a compra de casa, mobília, carro, férias e acima de tudo vai se gastando aqui e ali mal gasto, levou diversos hair cut, o que não a deixou progredir muito nos ultimos 3/4 anos.

        Agora já está de novo no sentido para norte, aoesar de quê, vem aí o estoira poupanças a caminho e já levou algum

        Espero, até aos 35/40 anos chegar aos 6 digitos.

        Se for pelo líquido, ou seja, vender tudo e mais um par de botas e pagar os passivos, já o ultrapassei tibha uns 26/27 anos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
          Só cash portanto?
          Precisely

          Comentário


            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
            Precisely
            Já estás no target dos 7 e olha, boa sorte. Eheh

            Pode se saber com que idades chegaste lá?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
              Velhos e poupados..
              Como não sei se chego a velho, preocupo-me com a poupança, mas não exageradamente.

              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              Não comprasse muitos cavalos.
              A vida é para ser vivida.

              Atingir altos níveis de poupança é alcançável, mas há que estar disposto a certos esforços.

              Este mês poupei mais ou menos o dobro da cifra do Gavela, mesmo com muitos cavalos para alimentar, mas ando todo rebentado... Preferia estar ao lado de casa, a poupar metade.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                Como não sei se chego a velho, preocupo-me com a poupança, mas não exageradamente.


                A vida é para ser vivida.

                Atingir altos níveis de poupança é alcançável, mas há que estar disposto a certos esforços.

                Este mês poupei mais ou menos o dobro da cifra do Gavela, mesmo com muitos cavalos para alimentar, mas ando todo rebentado... Preferia estar ao lado de casa, a poupar metade.
                A mim, interessa—me chegar aos 6 digitos. Depois, é levantar um bocadinho o pé.

                Contudo não deixo de fazer nada em prol da poupança.
                Ou seja, vou de férias, tento aproveitar o que me faz feliz.

                Claro, que com um estábulo era muito mais feliz.

                Porra ganhas bem mas não digas valores, senão és pendurado na cruz.

                Comentário


                  Tenham cuidado em não bater as botas antes do gastar

                  No domingo passado dizia à minha mulher que temos de gastar algum dinheiro ( parece parvo mas não tenho problemas em dizer isso). É preciso tb saber tirar proveito do dinheiro... Sei que para quem não o tem, isso é conversa de mrd e mete nojo mas para quem o tem o assunto é muito pertinente.
                  Tem de haver equilíbrio entre o nível de vida e o dinheiro pois a vida são 2 dias...
                  Acho que já escrevi isto neste tópico...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                    Já estás no target dos 7 e olha, boa sorte. Eheh

                    Pode se saber com que idades chegaste lá?
                    Dos 7 só cash é para esquecer.

                    Não te sei dizer..

                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    Como não sei se chego a velho, preocupo-me com a poupança, mas não exageradamente.


                    A vida é para ser vivida.

                    Atingir altos níveis de poupança é alcançável, mas há que estar disposto a certos esforços.

                    Este mês poupei mais ou menos o dobro da cifra do Gavela, mesmo com muitos cavalos para alimentar, mas ando todo rebentado... Preferia estar ao lado de casa, a poupar metade.

                    À cerca de ~15 anos também tive na Bélgica, por um curto período de tempo, tinha casa paga, viagens, carro e combustível e ganhava sensivelmente o dobro limpo do que cá.
                    Mas foi de longe o dinheiro que mais me custou ganhar e contava os dias para me vir embora.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                      A mim, interessa—me chegar aos 6 digitos. Depois, é levantar um bocadinho o pé.

                      Contudo não deixo de fazer nada em prol da poupança.
                      Ou seja, vou de férias, tento aproveitar o que me faz feliz.

                      Claro, que com um estábulo era muito mais feliz.

                      Porra ganhas bem mas não digas valores, senão és pendurado na cruz.
                      Eu se chegar aos 6 dígitos a dividir por dois aos 30 anos ja me ficava contente, independentemente de ter casa/carro e estarem ou não pagos.

                      Ainda tenho 5 anos para brincar, se mantivesse o ritmo de agora era na maior das tranquilidade...

                      Comentário


                        O dinheiro é a moeda de troca de alguma qualidade de vida.

                        Seja por se dormir sossegado e estar minimamente preparado para um imprevisto, seja porque pode ser trocado por algo que nos faça bem.

                        Há algo, que em 2015 me fez poupar uns milhares de euros, e que, na minha perspectiva é um bom investimento, ou melhor, é uma poupança que não se vê.

                        Que é um bom seguro de saúde.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                          Eu se chegar aos 6 dígitos a dividir por dois aos 30 anos ja me ficava contente, independentemente de ter casa/carro e estarem ou não pagos.

                          Ainda tenho 5 anos para brincar, se mantivesse o ritmo de agora era na maior das tranquilidade...
                          Estás bem lançado.

                          Aproveita antes de dares um rumo mais certo à coisa.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                            Tenham cuidado em não bater as botas antes do gastar

                            No domingo passado dizia à minha mulher que temos de gastar algum dinheiro ( parece parvo mas não tenho problemas em dizer isso). É preciso tb saber tirar proveito do dinheiro... Sei que para quem não o tem, isso é conversa de mrd e mete nojo mas para quem o tem o assunto é muito pertinente.
                            Tem de haver equilíbrio entre o nível de vida e o dinheiro pois a vida são 2 dias...
                            Acho que já escrevi isto neste tópico...
                            Sabes que mais, ultimamente quando tenho ido de férias de praia para o Algarve até temos ido para Hotel 5*... mas já disse à Maria que quando a pequena mais velha ultrapassar os 12 anos..."tire daí o cavalinho da chuva".

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                              Sabes que mais, ultimamente quando tenho ido de férias de praia para o Algarve até temos ido para Hotel 5*... mas já disse à Maria que quando a pequena mais velha ultrapassar os 12 anos..."tire daí o cavalinho da chuva".
                              O truque é nunca as habituar a 5*.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                O truque é nunca as habituar a 5*.
                                Não as deixo lá estar muito tempo não.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                  Sabes que mais, ultimamente quando tenho ido de férias de praia para o Algarve até temos ido para Hotel 5*... mas já disse à Maria que quando a pequena mais velha ultrapassar os 12 anos..."tire daí o cavalinho da chuva".
                                  E é o problema de habituamos os filhos a frequentarem locais que quando forem adultos podem não conseguir suportar.

                                  Eu tento variar as experiências, tanto faço campismo como vou para um 5*.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                    Só cash portanto?

                                    Vocês sao lixados..... assim ainda só estou nos quatro digitos......


                                    Engraçado constatar que a malta nova, os que têm juizo, preocupam-se com a poupança, os séniores com a forma de o gastar antes que o tempo esgote. Eu a caminho da meia idade para ainda me preocupo com a poupança mas já com a ideia domeio termo num futuro proximo.

                                    Comentário


                                      uma pessoa está com x mas pode deixar de estar de um dia para o outro( claro se for mesmo muito isso nao acontece).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                        uma pessoa está com x mas pode deixar de estar de um dia para o outro( claro se for mesmo muito isso nao acontece).
                                        Quando morre?

                                        Comentário


                                          despesas inesperadas

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                            Obrigado pelos conselhos, não duvido e em parte concordo que o pessoal da minha idade quer ter a sua empresa, principalmente o sexo masculino, já não noto tanto isto, não se importam de ser assalariadas desde que trabalhem para uma empresa xpto com muito nome no mercado. O pessoal quer montar empresa, não sabe é de quê. Eu sei de quê, sei como, e já tenho os primeiros passos dados para tudo acontecer, preciso de dinheiro e mesmo esta parte não considero difícil, já sei dos diferentes projetos em que me posso financiar, e sendo jovem, há inúmeras hipóteses para conseguir financiamento, principalmente na area da agricultura.
                                            Saliento que nunca irei para a minha entrevista de emprego dizer que quero ter a minha empresa, acho que é relevante e prejudicaria em certa parte.
                                            Eu já pensei em começar já (dentro de 2-3 anos) , e trabalhar fora paralelamente, é algo vejo ser possível fazer e saltar para minha empresa quando esta começar a dar dinheiro e estiver minimamente estabilizada, mas por um lado sinto que não é bom criar a empresa sem alguma vez ter passado pelo mercado de trabalho, tenho uma personalidade um tanto quanto indomável e não ser até que ponto é que isso me faria bem, digamos que não sou subordinado, para fazer algo, eu acho que esse algo tem de fazer sentido.

                                            Aos quarenta sei de antemão que terei suporte financeiro para começar do 0, mesmo que posso correr mal durante 5 anos, daí a minha ideia de ficar os 15 anos a trabalhar, aprender, etc etc



                                            nheaaa, isto não é para mim, embora seja nestas posições que o pessoal que conheço está, é chefe do departamento tal tal e tal, mas atrás dele tem mais 3 ou 4.

                                            O que é que fazes exatamente? És recrutador? Porque envergaste pelos RH quando tens engenharia de tras? (eu estou a supor isto porque consigo deduzir que tens base de engenharia pelo pensamento lógico que demonstras ao escrever..)
                                            Aos 40 terás casa (possivelmente com crédito associado) casamento, filhos, etc ou seja terás uma dependência de rendimentos fixos, q poderão complicar o arriscar um bom emprego, para abrir um negócio.

                                            É esse comodismo q o Pastis fala, a juntar claro, à possibilidade de teres nesse momento um trabalho gerível, q te permita cumprir com empenho e profissionalismo, mas q consigas controlar e desse modo mitigar o stress.... Coisa q numa empresa tua, não será tão fácil, especialmente na agricultura, onde um excelente ano podem num ápice passar a um ano péssimo, basta um fenómeno meteorológico, praga ou assim.

                                            Por isso sou mais um q diz, arrisca agora e tenta manter o investimento controlado usando capitais próprios ou crédito q consigas facilmente pagar com um QQ emprego...e se correr mal, então é só fechar portas controlando as perdas, e sabendo q no conforto de casa dos pais, o essencial está assegurado.


                                            Atenção aos apoios a q recorres (subsídios) seja como jovem agricultor, etc, pq muitas vezes são compromissos plurianuais o q significa q mesmo q corra mal, vais ter de manter tudo a funcionar até ao fim do compromisso, sob pena de teres de devolver o q recebeste se não o fizeres.
                                            Editado pela última vez por Mach3; 28 April 2018, 00:05.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                              Eu se chegar aos 6 dígitos a dividir por dois aos 30 anos ja me ficava contente, independentemente de ter casa/carro e estarem ou não pagos.

                                              Ainda tenho 5 anos para brincar, se mantivesse o ritmo de agora era na maior das tranquilidade...
                                              Mas os valores que dizem são a dividir por 2????!

                                              Pensei que está conversa toda até agora fosse apenas pra pessoa singular.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                                                Mas os valores que dizem são a dividir por 2????!

                                                Pensei que está conversa toda até agora fosse apenas pra pessoa singular.
                                                No caso dos casados é normalmente patrimonio dos 2.

                                                Comeca logo pela casa, comprada na maior parte das vezes a 2.

                                                Mas é normal, se falarmos dos famosos 6 digitos a solo em PT, sem ajudas (pais), entao mais difícil se torna.

                                                Com ordenados portugueses a comprar casa e carro quanto tempo é que uma pessoa sozinha demora a juntar 100k?

                                                Comentário


                                                  Olha eu é a dividir por 0,5! A minha mulher infelizmente os últimos anos tem passado um mau bocado de saúde pelo que não tem trabalho.

                                                  Mas eu vejo o casamento como algo a dois.

                                                  Acho que o gmigas daqui aa dez anos continua na mesma, só que com um carro acima dos 400cv! Eheh

                                                  Aquilo é uma força sobrenatural.

                                                  Comentário


                                                    Casamento é um contracto a dois, uma das partes fica sempre a perder na maioria dos casos.

                                                    E quando se mete casas e carros ao barulho

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                      No caso dos casados é normalmente patrimonio dos 2.

                                                      Comeca logo pela casa, comprada na maior parte das vezes a 2.

                                                      Mas é normal, se falarmos dos famosos 6 digitos a solo em PT, sem ajudas (pais), entao mais difícil se torna.

                                                      Com ordenados portugueses a comprar casa e carro quanto tempo é que uma pessoa sozinha demora a juntar 100k?
                                                      Depende sempre do que ganha e do que gasta. Não se pode colocar uma meta indistintamente.
                                                      Mas ainda não à muito tempo aqui referi que conheço uma pessoa próxima que ainda não tem 40 anos vive sozinha, e os 100K já os tem a alguns anos.

                                                      Por exemplo eu sendo casado e com 2 filhas tenho como HPP um T4, que custou mais do dobro que o T2 dessa outra pessoa. E terá sempre mais encargos anuais.
                                                      Tenho de suportar toda a despesa associada a ter duas filhas, colégios, roupa, calçado, alimentação, seguros de saúde, consultas, medicamentos, actividades extras, passeios, festas de anos, etc, etc...Essa outra pessoa não tem filhos, paga zero.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                        Depende sempre do que ganha e do que gasta. Não se pode colocar uma meta indistintamente.
                                                        Mas ainda não à muito tempo aqui referi que conheço uma pessoa próxima que ainda não tem 40 anos vive sozinha, e os 100K já os tem a alguns anos.

                                                        Por exemplo eu sendo casado e com 2 filhas tenho como HPP um T4, que custou mais do dobro que o T2 dessa outra pessoa. E terá sempre mais encargos anuais.
                                                        Tenho de suportar toda a despesa associada a ter duas filhas, colégios, roupa, calçado, alimentação, seguros de saúde, consultas, medicamentos, actividades extras, passeios, festas de anos, etc, etc...Essa outra pessoa não tem filhos, paga zero.
                                                        Neste momento estou na pior fase de poupança dos últimos 15 anos.
                                                        3 colégios privados, empregada a tempo inteiro, depois decidimos aproveitar, viagens é mato com bons hotéis e restaurantes, mais voos.
                                                        Tenho-me mimado bem etc

                                                        Agora onde estou, e vou dar o salto, é em imobiliário, a boa poupança dos últimos 15 anos permitiu ter 3 casas, e pensar como maximizar a loucura do imobiliário

                                                        estou num registo de alguns meses chapa ganha e chapa gasta, mas sem privações e sem grandes contas

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                                          Casamento é um contracto a dois, uma das partes fica sempre a perder na maioria dos casos.

                                                          E quando se mete casas e carros ao barulho
                                                          Não se casem, ora essa.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                            Neste momento estou na pior fase de poupança dos últimos 15 anos.
                                                            3 colégios privados, empregada a tempo inteiro, depois decidimos aproveitar, viagens é mato com bons hotéis e restaurantes, mais voos.
                                                            Tenho-me mimado bem etc

                                                            Agora onde estou, e vou dar o salto, é em imobiliário, a boa poupança dos últimos 15 anos permitiu ter 3 casas, e pensar como maximizar a loucura do imobiliário

                                                            estou num registo de alguns meses chapa ganha e chapa gasta, mas sem privações e sem grandes contas
                                                            Podes fazer aí um bom negócio com o imobiliário e aproveitar essa loucura como dizes.

                                                            Eu nunca tive coragem de me meter muito em créditos...que pode não parecer mas aquilo somando todas as despesas envolvidas, come bem um gajo em euros.

                                                            Ter muito património imobiliário, mas ter uma divida muito grande à banca não é para mim.
                                                            Essa divida iria obrigar-me a ter que estar sempre no batente e com aquela necessidade de ter de ganhar bem e durante muitos anos...e para ser sincero eu gostaria era muito de abandonar o work cedo!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                              Podes fazer aí um bom negócio com o imobiliário e aproveitar essa loucura como dizes.

                                                              Eu nunca tive coragem de me meter muito em créditos...que pode não parecer mas aquilo somando todas as despesas envolvidas, come bem um gajo em euros.

                                                              Ter muito património imobiliário, mas ter uma divida muito grande à banca não é para mim.
                                                              Essa divida iria obrigar-me a ter que estar sempre no batente e com aquela necessidade de ter de ganhar bem e durante muitos anos...e para ser sincero eu gostaria era muito de abandonar o work cedo!
                                                              x2.

                                                              Só um ch já me faz urticária.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X