Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
    Se calhar já...
    Tirando simulação o que posso ver?

    Comentário


      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
      Começa já.
      Excelente conselho. Face à incerteza do futuro não há nada como sermos nós a tomarmos as rédeas do nosso futuro.

      Comentário


        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
        Tirando simulação o que posso ver?
        Por exemplo o histórico dos montantes anuais que entraram para descontos na SS.
        Os montantes mensais do último ano e actual.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
          Por exemplo o histórico dos montantes anuais que entraram para descontos na SS.
          Os montantes mensais do último ano e actual.
          Isso tenho, peço declarações anuais a empresa. Sempre pedi

          Comentário


            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
            Isso tenho, peço declarações anuais a empresa. Sempre pedi
            Em relação ao simulador, como o proprio nome não deixa de ser uma simulação/previsão. Daqui a 20-25 anos ninguém sabe bem ao certo como irá estar.
            Como disse ontem o que reparei que está grave, não é tanto o facto do valor da pensão se fores mesmo até ao fim...ou seja carreira altamente longa e idade muita avançada. Até dava bom valor "sem corte".
            O problema é a tal pequena antecipação ser tão penalizante. Então apenas 2 anos antes cortam 26%!!!

            Comentário


              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
              Em relação ao simulador, como o proprio nome não deixa de ser uma simulação/previsão. Daqui a 20-25 anos ninguém sabe bem ao certo como irá estar.
              Como disse ontem o que reparei que está grave, não é tanto o facto do valor da pensão se fores mesmo até ao fim...ou seja carreira altamente longa e idade muita avançada. Até dava bom valor "sem corte".
              O problema é a tal pequena antecipação ser tão penalizante. Então apenas 2 anos antes cortam 26%!!!
              obviamente que o governo jogou com isso porque penaliza duplamente pela antecipação da reforma e pelo fator de sustentabilidade.

              o governo sabe perfeitamente que existem milhares e milhares de pessoas que não se reformam aos 66 anos.

              agora imagina que se vieres 4 anos antes, aos 62 anos, tens uma penalização de 38%.

              edit- isto significa que, por exemplo, uma reforma potencial de 3000 euros, com o corte dos 38% mais os descontos, passa a ser cerca de 1600 euros.
              Editado pela última vez por BFCM; 10 July 2018, 10:35.

              Comentário


                Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                obviamente que o governo jogou com isso porque penaliza duplamente pela antecipação da reforma e pelo fator de sustentabilidade.

                o governo sabe perfeitamente que existem milhares e milhares de pessoas que não se reformam aos 66 anos.

                agora imagina que se vieres 4 anos antes, aos 62 anos, tens uma penalização de 38%.
                Mas estás a esquecer-te que daqui a 25 anos não é 66.... já falámos disto ontem.
                A mim o calculo já me dá para ser preciso "67 anos e 10 meses" (quase 68 anos). Isto é uma butalidade.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                  Mas estás a esquecer-te que daqui a 25 anos não é 66.... já falámos disto ontem.
                  A mim o calculo já me dá para ser preciso "67 anos e 10 meses" (quase 68 anos). Isto é uma butalidade.
                  Sim, tens razão, estou a falar atualmente, a tendência é aumentar 1 mês por cada ano.

                  se faltar 20 anos, acrescenta 20 meses, ou seja 68 anos para quem tiver agora 46 anos.
                  Editado pela última vez por BFCM; 10 July 2018, 10:40. Razão: engano

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                    Parece que é a média de 12 meses:

                    "Somam-se todas as remunerações brutas declaradas dos primeiros 12 meses dos últimos 14, a contar do mês anterior ao da data do desemprego. Nas contas só podem entrar um subsídio de férias e um subsídio de Natal. Finalmente, divide-se o total da soma por 12. O resultado é a remuneração de referência, que vai servir de base para calcular o subsídio de desemprego."
                    Certo, dos 6 meses é para o subsídio parentalidade...
                    Tive filhos mais vezes do que as que fiquei no desemprego :p

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                      Na segurança social directa.

                      https://app.seg-social.pt/sso/login?...tss%2Fcaslogin

                      Tens já registo?
                      fdx, só me posso reformar aos 68 anos, em 2051... o valor mensal é que não me parece nada mal.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                        fdx, só me posso reformar aos 68 anos, em 2051... o valor mensal é que não me parece nada mal.
                        É lindo não é.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                          É lindo não é.
                          sim... nessa altura estou todo fanado.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            Começa já.
                            É o que pretendo fazer. A partir de 2019 vou tentar meter de lado, no mínimo, 200/300€ mensalmente.

                            E vou ter de falar com o Obstuso, a ver se ele me dá umas dicas
                            Editado pela última vez por CoelhoImprudent; 10 July 2018, 10:58.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                              É o que pretendo fazer. A partir de 2019 vou tentar meter de lado, no mínimo, 200/300€ mensalmente.

                              E vou ter de falar com o Obstuso, a ver se ele me dá umas dicas
                              Faz um PPR, hoje se possível. Há ofertas a começar com 50€ por mês e abates um bom valor em IRS, que podes depois reinvestir.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                É o que pretendo fazer. A partir de 2019 vou tentar meter de lado, no mínimo, 200/300€ mensalmente.

                                E vou ter de falar com o Obstuso, a ver se ele me dá umas dicas
                                Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                Faz um PPR, hoje se possível. Há ofertas a começar com 50€ por mês e abates um bom valor em IRS, que podes depois reinvestir.
                                É a minha poupança de "fundo". Coloco sempre anualmente o valor máximo de optimização fiscal, pois não compensa colocar mais. Até aos 35 anos é de 2.000€, para recuperar 400€ em IRS. Mas para colocar este valor em PPR, convém ter outro montante igual em poupança mais acessível. Se a poupança anual for de 1.000 euros, por exemplo, já só colocaria 500 euros em PPR no máximo.

                                Tenho na Fidelidade, o duo penso, que tem risco de rentabilidade consoantes os resultados, mas penso que tem andado acima dos 4%.

                                Comentário


                                  Neste caso eu recebo a minha reforma as 120 anos ou algo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                    Neste caso eu recebo a minha reforma as 120 anos ou algo.
                                    Não tens 23 ou 24 anos?

                                    Significa que aumentas 42 meses, na prática será aos 71 anos, não é aos 120.

                                    Comentário


                                      Agora façam outro exercício, reparem quantos colegas vossos aguentaram na empresa até à idade da reforma?

                                      Normalmente vão por acordo antes e é aí que entram os cortes.

                                      6% ano + 14%.

                                      Ou seja, 1 ano - 20%
                                      Anos seguintes - + 6% cada ano.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        É a minha poupança de "fundo". Coloco sempre anualmente o valor máximo de optimização fiscal, pois não compensa colocar mais. Até aos 35 anos é de 2.000€, para recuperar 400€ em IRS. Mas para colocar este valor em PPR, convém ter outro montante igual em poupança mais acessível. Se a poupança anual for de 1.000 euros, por exemplo, já só colocaria 500 euros em PPR no máximo.

                                        Tenho na Fidelidade, o duo penso, que tem risco de rentabilidade consoantes os resultados, mas penso que tem andado acima dos 4%.
                                        Para mim, uma das maiores vantagens do PPR é justamente não estar acessível, e por isso, não suceptível a impulsos e más decisões.
                                        Eu tenho colocado cerca de 1000€/ano num plano de pensões desde 2013.
                                        Também tenho algumas aplicações em acções à longo prazo, daquelas que só pretendo mexer daqui uns 20 anos... Os rendimentos disso depois de impostos são para esquecer, faço sempre reinvestimento (recebo dividendos em acções).

                                        De resto tenho só algum dinheiro para emergências, nessa fase da vida e com dois putos pequenos não sobra muito para guardar. Mas o que é realmente importante é fazer sempre algum investimento, nem que seja umas dezenas de euros por mês. Obriga-te a manter-te minimamente atento ao mercado, a criar o hábito e o gosto pela coisa e pode ser uma boa safa numa altura de aperto.

                                        Comentário


                                          Quais os PPR que sugerem?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                            Não tens 23 ou 24 anos?

                                            Significa que aumentas 42 meses, na prática será aos 71 anos, não é aos 120.
                                            Faço 25 este mês. Está ruim, não aguento acordar cedo até aos 71 anos!
                                            Acredito que essa legislação vai ter de sofrer alterações, senão vai ser um walking dead na terra!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                              Para mim, uma das maiores vantagens do PPR é justamente não estar acessível, e por isso, não suceptível a impulsos e más decisões.
                                              Eu tenho colocado cerca de 1000€/ano num plano de pensões desde 2013.
                                              Também tenho algumas aplicações em acções à longo prazo, daquelas que só pretendo mexer daqui uns 20 anos... Os rendimentos disso depois de impostos são para esquecer, faço sempre reinvestimento (recebo dividendos em acções).

                                              De resto tenho só algum dinheiro para emergências, nessa fase da vida e com dois putos pequenos não sobra muito para guardar. Mas o que é realmente importante é fazer sempre algum investimento, nem que seja umas dezenas de euros por mês. Obriga-te a manter-te minimamente atento ao mercado, a criar o hábito e o gosto pela coisa e pode ser uma boa safa numa altura de aperto.
                                              Isso é sempre a parte mais crítica. Mas sou financeiramente bastante disciplinado. Poderia ter o dinheiro todo em conta à ordem e/ou na carteira que não seria por aí que gastaria mais ou teria impulsos consumistas.

                                              Apenas gosto de optimizar todos os produtos, e se no PPR existe um limite de optimização fiscal, então é esse que uso. Não coloco lá mais dinheiro só para ficar "preso" porque na prática, se não fosse o benefício fiscal, nem colocaria nada, pois tiro mais rendimentos com outros produtos financeiros.

                                              Mas para já todo o rendimento também é para reinvestimento, como fazes. É a melhor estratégia a longo prazo.

                                              Comentário


                                                Estou a pensar seriamente nesse PPR da Fidelidade, mas acho que só vou entrar para o próximo ano. Assim fico com os anos completos e não caio em tentações

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
                                                  Estou a pensar seriamente nesse PPR da Fidelidade, mas acho que só vou entrar para o próximo ano. Assim fico com os anos completos e não caio em tentações
                                                  Podes entrar até ao final deste anos com o montante que quiseres, e assim ainda entra em IRS de 2018.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    Podes entrar até ao final deste anos com o montante que quiseres, e assim ainda entra em IRS de 2018.
                                                    Pois, mas acho que este ano não vou poupar quase nada (despesas inesperadas do foro familiar) e tenho de ver se compensa em termos de IRS (2018 vai ser um ano com baixos rendimentos). Se calhar compensa poupar à mesma e não fazer o PPR este ano. Depois iniciava-o no próximo ano para chegar aos 2000€ com menos esforço mensal.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                      Em relação ao simulador, como o proprio nome não deixa de ser uma simulação/previsão. Daqui a 20-25 anos ninguém sabe bem ao certo como irá estar.
                                                      Como disse ontem o que reparei que está grave, não é tanto o facto do valor da pensão se fores mesmo até ao fim...ou seja carreira altamente longa e idade muita avançada. Até dava bom valor "sem corte".
                                                      O problema é a tal pequena antecipação ser tão penalizante. Então apenas 2 anos antes cortam 26%!!!
                                                      Mas não da para comprar anos reforma? No passado dava...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                        Mas não da para comprar anos reforma? No passado dava...
                                                        Actualmente não tenho conhecimento que isso exista.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                          Agora façam outro exercício, reparem quantos colegas vossos aguentaram na empresa até à idade da reforma?

                                                          Normalmente vão por acordo antes e é aí que entram os cortes.

                                                          6% ano + 14%.

                                                          Ou seja, 1 ano - 20%
                                                          Anos seguintes - + 6% cada ano.
                                                          Mais grave ainda:
                                                          Este ano de 2018 o FS (Factor de sustentabilidade) até já é de 14,5%

                                                          "fator de sustentabilidade a aplicar às pensões antecipadas atribuídas este ano: 14,5%."

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                            Mais grave ainda:
                                                            Este ano de 2018 o FS (Factor de sustentabilidade) até já é de 14,5%

                                                            "fator de sustentabilidade a aplicar às pensões antecipadas atribuídas este ano: 14,5%."
                                                            E com a agravante de ser atualizado (aumentado) todos os anos.

                                                            Parecemos os profetas das desgraças.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                              Isso é sempre a parte mais crítica. Mas sou financeiramente bastante disciplinado. Poderia ter o dinheiro todo em conta à ordem e/ou na carteira que não seria por aí que gastaria mais ou teria impulsos consumistas.

                                                              Apenas gosto de optimizar todos os produtos, e se no PPR existe um limite de optimização fiscal, então é esse que uso. Não coloco lá mais dinheiro só para ficar "preso" porque na prática, se não fosse o benefício fiscal, nem colocaria nada, pois tiro mais rendimentos com outros produtos financeiros.

                                                              Mas para já todo o rendimento também é para reinvestimento, como fazes. É a melhor estratégia a longo prazo.

                                                              Se houvesse sempre beneficio fiscal (houve anos é que tal não sucedeu), fazendo um PPR (de capital garantido) usando essa forma de optimização fiscal, podemos ter uma poupança de longo prazo para a reforma com um excelente rendimento (20% do beneficio fiscal + a respectiva % anual do rendimento do produto em si).

                                                              Fazendo um exemplo de contribuições anuais dos 30 anos aos 60, poderíamos ter:

                                                              Dos 30 aos 34 anos, 5 anos a 2000€/cada -> 10000€
                                                              Dos 35 aos 50 anos, 16 anos a 1750€/cada -> 28000€
                                                              Dos 51 aos 60 anos, 10 anos a 1500€/cada -> 15000€

                                                              Soma de 53000€.
                                                              Sendo o rendimento de 2x%/ano e onde esse rendimento é taxado a apenas 8,6%, desde que o contrato já leve uma maturidade superior a 8 anos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X