Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Isso dos pais pagarem curso, 1º carro e sobretudo ajuda para a compra da casa e pagamento do casamento é uma coisa muito latina.

    Faz-me particularmente confusão o casamento, mas já de sabe que as pessoas adoram mostrar aos outros que é aquilo que um casamento é, nomeadamente os paizinhos mostrarem a toda a gente que estão muito bem.

    Claro que há quem pague o seu próprio casamento, mas em PT dos exemplos que vejo é uma clara minoria.




    Sem querer mandar grandes bitaites acho que é um bocado por aqui, depende do feitio da criança, além de outros fatores intrínsecos à família em questão.

    O problema é quando há mais que um filho ao barulho e por um lado são diferentes e requerem abordagens diferentes, mas por outro lado um dos filhos pode achar que está a ser desconsiderado e ou prejudicado mesmo que possa não ser essa a intenção dos pais.
    Discordo que seja uma coisa latina.
    Então no casamento não concordo nada, em diversas culturas desde orientais a anglo-saxónicas o casamento é pago pela família.
    Para mim todas as abordagens são boas desde que o resultado seja satisfatório.

    Comentário


      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
      Gavela,

      Aqui uma simulação com cerca de 5/10% rentabilidade anual, reforços de 50€ mensais.

      Interessante



      Não aparece na imagem, mas é a 18 anos.
      Boas
      Que produto é esse?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Jacc Ver Post
        Boas
        Que produto é esse?
        É apenas uma simulação a 18 anos, no site todos contam...

        Comentário


          Ok pensei que era um produto de poupança

          Comentário


            Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

            Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

            O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
            Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...

            Comentário


              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
              Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...
              Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..

              Comentário


                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

                Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

                O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
                Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...
                Pagar um curso superior? Tendo em conta que a propina máxima está nos 1063€, todos os meus sobrinhos vao chegar aos 18 com dinheiro para pagar o curso todo sem problemas. 1063€ x 3 anos = 3189€ / 18 anos = 177€/ano para poupar o valor do curso.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  Pagar um curso superior? Tendo em conta que a propina máxima está nos 1063€, todos os meus sobrinhos vao chegar aos 18 com dinheiro para pagar o curso todo sem problemas. 1063€ x 3 anos = 3189€ / 18 anos = 177€/ano para poupar o valor do curso.
                  Isso é contas para quem fica na terra Natal, e não tem de andar a pagar quarto/refeições/viagens/etc, nem a comprar material (dependerá do curso).

                  Comentário


                    Fora de casa é aos 30k. Falo de 5 anos no superior.
                    E a esticar pouco... que o dinheiro desaparece.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                      Isso é contas para quem fica na terra Natal, e não tem de andar a pagar quarto/refeições/viagens/etc, nem a comprar material (dependerá do curso).
                      Sim, como é óbvio. Mas para quem mora na zona de Lisboa essa é a realidade na maior parte das vezes. Eu pagava passe, almocava na cantina, comprava uma sebentas e estavam os gastos académicos feitos. Um L123 custa 50€, a cantina deve ser uns 60€ por mes a almocar lá todos os dias e as sebentas sao uns 20€/mes (se tanto), isto dá 160€/mes. Se fizermos a 12 meses (e há meses em que nao se vai para a faculdade tao frequentemente ou que dá para almocar em casa) dá 1920€/ano. Dá uma despesa de 5760€ ao fim dos 3 anos da licenciatura. A somar aos 3189€ das propinas, dá 8949€, cerca de 9000€.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                        Fora de casa é aos 30k. Falo de 5 anos no superior.
                        E a esticar pouco... que o dinheiro desaparece.
                        Sim, tenho ideia que é bem mais caro do que morar na casa dos pais. As casas podem ser caras em Lisboa mas depos há essas benesses.

                        Comentário


                          ...claro.
                          Depende dos cursos e sítios. Vivia numa residência(50) e gastava 600 x10 x 6 =36.

                          Para LX é impossível... só para ricos provavelmente.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por mok Ver Post
                            Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
                            Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...
                            Imagino a frustração (a sério, não estou a ser irónico).

                            Também andei 3 anos e meio a pagar renda, olha agr azar...


                            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                            Discordo que seja uma coisa latina.
                            Então no casamento não concordo nada, em diversas culturas desde orientais a anglo-saxónicas o casamento é pago pela família.
                            Para mim todas as abordagens são boas desde que o resultado seja satisfatório.
                            Por acaso não pensei muito no assunto e agr que dizes isso realmente na cultura americana não é de facto incomum os pais pagarem o casamento.

                            Mas será que é tão comum como em PT ? Tenho as minhas dúvidas.

                            Já sobre cursos superiores, até pelo seu custo e "normalidd" de se fazer um crédito para estudar, é/era comum os pais não pagarem e o pessoal fazer créditos.

                            Claro que pais com posses acredito que mm lá tb paguem os cursos os filhos, e nada contra! Até pq lá é a doer e fica despesa para uns 20 anos...

                            Só que lá isto está ao alcance de menos gente (%), quer pelo seu custo em si quer pela facto de, em média, os americanos terem mais um filho que em PT.

                            É mt comum casais com 3 filhos por lá, como é 2 filhos por cá. Aliás até aposto que 3 ou mais filhos nos states é tão ou mais comum que casais com 1 filho em PT.


                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                            Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

                            Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

                            O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
                            Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...
                            Claro que um puto de 18 anos não tem guito próprio para ir estudar (há exceções mas serão 1 em 100 ou assim).

                            Portanto acho perfeitamente normal os pais pagarem estudos superiores, seja via poupança desde putos (como já se discutiu aqui) seja dado à medida.

                            E quanto ao casamento, tb não me choca os pais pagarem, mas não é bem comparável, uma coisa é uma ferramenta muito importante na vida, outra na minha opinião é um luxo e grande parte das vezes é um misto de familia a quererem mostrar e as mulheres que sonham com o casamento e querem tudo e mais alguma coisa. Mas como é óbvio com os outros smp a pagarem pq do bolso delas normalmente saí zero...

                            A % de homens que querem casar (alta festa, gastar bué guito* etc.) de vontade própria nos dias de hoje deve ser mt baixa, mas a maioria finge que quer para não dar parte fraca e dizer que a mulher é que quer.

                            Vaidade é ter um casamento principesco para mostrar, mas certamente ng de apontou uma pistola à cabeça para te casares mal entraste no mercado de trabalho.


                            * se for do próprio bolso então...


                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                            Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..
                            Quais sábios ? É que o título do tópico ao lado andou anos a fio "não comprem casa, esperem!" e já nesta altura da loucura mudaram o título para "agora é que é para comprar"

                            Claro que depois alguém comentou a ironia da coisa e mudaram o título para apenas "mercado ao rubo", o que é verdade.


                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            Pagar um curso superior? Tendo em conta que a propina máxima está nos 1063€, todos os meus sobrinhos vao chegar aos 18 com dinheiro para pagar o curso todo sem problemas. 1063€ x 3 anos = 3189€ / 18 anos = 177€/ano para poupar o valor do curso.
                            Claro que estudar fora tem um custo tipicamente superior, mas o grosso dessa despesa extra é o aluguer do quarto e, talvez, as deslocações ao fds, ms isso depende da frequência e se por um lado gasta-se nos fds (ou de 15 em 15 dias), por outro poupa-se no dia a dia pois tipicamente o pessoal aluga ao lado das faculdades.

                            Já quem mora com os pais das duas uma, ou paga só um passe de metro ou assim (ok isso é acessível), ou se ando de moto, ou pior, de carro, tb gasta bastante e acredita que há quem faça todos os dias 50, 60 e 70km ir e vir para ir e voltar da faculdade.

                            Portanto o quarto é a principal razão do custo extra.


                            E já agora, quem estuda em casa dos pais não come ? E não gasta electricidade, nem água, nem gás ? Ok os termos fixos já estão pagos, mas tipicamente numa casa com 3 ou 4 quartos as contas não mt pesam mais que 1/3 ou 1/4 (dependendo do número de pessoas que lá morem) do consumo de eletricdd/água/gás em casa dos pais

                            Já esmiucei aqui este tema neste ou noutro tópico, mas continua muito enviesado a diferença real entre custos de estudar em casa dos pais ou fora.

                            Claro que se for estudar em Lx a pagar e andar a pagar loucuras estilo €400 p um quarto, ok, aí sou o 1º a dizer que fica mt mais caro estudar fora, mas falo de casos em que seja do género 150 quarto mais 20/25 das contas ou assim que foi a experiência que passei.

                            Se eu vos disser que o meu irmão em casa dos meus pais custava o mm que eu fora se calhar não acreditam, ms é verídico (claro há uma razão, ter uma mesada mt acima da média para gastar à toa, mas não deixa de ser verídico).

                            E isto comigo a ir a casa (270km ir e vir com €10 de portagens, tb ir e vir) aí umas 2/3 vezes por mês na altura.
                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 20 August 2018, 16:29.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                              Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

                              Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

                              O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
                              Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...
                              Não podia ter sido de outra forma...? Isso faz zero sentido. Casar custa 150-200€? Não sei ao certo quanto custa a certidão.
                              Era só poupares uns trocos do primeiro salário.

                              Isto para dizer que acho essa afirmação absurda. O problema é que tu e a tua esposa quiseram festa para a família e quiseram casar quando ainda não tinham estabilidade financeira para tal.

                              Eu paguei o meu casamento todo do meu bolso. Fizemos tudo o que queríamos. Mas se calhar não fizemos com o luxo que todos vêem no Instagram.

                              Comentário


                                Aliás, os filhos casam com grandes festas, porque é à conta das poupanças dos papás...

                                Nunca me irei meter em tal despesa.

                                Comentário


                                  O que é uma boa poupança?

                                  2018 e casar lol

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por CO2 Ver Post
                                    2018 e casar lol
                                    E gastar 10/20/30k numa festa.

                                    Comentário


                                      Quando o casamento é pago pelos pais, costuma ser possível juntar uma bela quantia tendo em conta as prendas.

                                      Conheço quem tenha comprado carro ou dado entrada para uma casa com a importância arrecadada com o casamento.

                                      Comentário


                                        mas qual o problema de alguns pais, se assim puderem, pagarem o casamento aos filhos?


                                        edit: eu nao sou casado e sou filho de gente de classe média sem possibilidades de tal mas se alguns podem força. seja casamento, carro, viagens etc. é proporcionar coisas boas à familia.

                                        mas isso é em tudo nesta vida. como ninguém fica rico a trabalhar as heranças sao o maior factor de estrato economico. por sinal pouquissimo taxado.
                                        Editado pela última vez por carloseduardo; 20 August 2018, 18:39.

                                        Comentário


                                          antes juntava-se dinheiro e ficavam heranças boas
                                          agora junta-se nada
                                          tempos sao outros

                                          Comentário


                                            Fazer créditos para casamentos

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                              Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..
                                              foi? olha que no titulo do topico da compra de casa, aparecia, "ainda não espere"... quando já estavam ao dobro do preço aparecia "compre agora mercado ao rubro" lol

                                              se fosse a ouvir a este forum...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                Não podia ter sido de outra forma...? Isso faz zero sentido. Casar custa 150-200€? Não sei ao certo quanto custa a certidão.
                                                Era só poupares uns trocos do primeiro salário.

                                                Isto para dizer que acho essa afirmação absurda. O problema é que tu e a tua esposa quiseram festa para a família e quiseram casar quando ainda não tinham estabilidade financeira para tal.

                                                Eu paguei o meu casamento todo do meu bolso. Fizemos tudo o que queríamos. Mas se calhar não fizemos com o luxo que todos vêem no Instagram.
                                                Casar pela igreja , com direiro a copo de água não fica por 200€...
                                                Em relação ao casamento.....fui obrigado a casar já que ninguem me mandou brincar com o que não devia....
                                                Era um sonho da Maria casar pêla igreja e fazer copo de água, bem modesto por sinal, a mim não me custou nada satisfazer esse gosto pessoal e nunca me arrependi.
                                                Gostava que todas as minhas filhas casassem pêla igreja, mas isso cabe a elas decidirem.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                  foi? olha que no titulo do topico da compra de casa, aparecia, "ainda não espere"... quando já estavam ao dobro do preço aparecia "compre agora mercado ao rubro" lol

                                                  se fosse a ouvir a este forum...
                                                  Enquanto no título do tópico dizia " ainda não espere " andava eu a comprar bom e barato...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                    E gastar 10/20/30k numa festa.
                                                    Ainda hás de engolir esse sapo..

                                                    Comentário


                                                      No nosso caso foram os meus pais que pagaram o casamento mais também porque a minha mãe queria algo especial numa quinta xpto e assim que se fossemos nós a pagar era tudo para uma churrasqueira e tava feito

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                                        Não sei que estratégia vou adoptar com os meus. Mas esta parece-me demasiado cínica.
                                                        Concordo com as recompensas pela execução de tarefas, mas no fundo não fazem mais do que a sua obrigação. Quanto a recompensas, merece uma reflexão e controlo importantes. Com a tua estratégia, basicamente "ilibas-te" desse controlo, ele que gira o seu dinheiro e pronto. Se aceito isso a partir da adolescência, não sei até que ponto será benéfico em idade tão jovem.

                                                        Atenção que não estou a censurar, nem tão pouco li sobre o assunto ou tenho opinião formada. Ainda tenho algum tempo!


                                                        Edit, não sei se ficou claro mas esta minha reflexão é sobre a infância. Sobre a adolescência e adultos jovens já sou completamente a favor da tua postura!

                                                        Não lhe dou sempre moedas por cumprir os trabalhos dele, a ideia não é tanto a recompensa pelo trabalho, mas o facto dos gastos virem do mealheiro dele, que o fazem pensar duas vezes. Quando ele diz que quer um bolo e um gelado, eu dou-lhe uma moeda "do mealheiro" e digo-lhe que tem de escolher 1, porque não há dinheiro para os 2. E ele lá entende o paradigma da escolha. (Nem sempre corre bem ).


                                                        O mais giro é quando ele quer um carrinho que custa 5 moedas (ele não entendo o valor das moedas, é unidades individuais) e o mealheiro só tem 3, então ele sabe que tem de esperar mais uns dias pelo carrinho.


                                                        Não digo que é um modelo perfeito, eventualmente deixará de funcionar um dia, mas tem evitado algumas birras.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                          Ainda estou para perceber como é que um miúdo de 18/19 anos tem dinheiro do próprio bolso para pagar um curso superior ...

                                                          Quanto ao casamento, não vêjo problema em serem os pais a pagarem até porque é uma forma de aliviarem os filhos a uma grande despesa que será certamente importante para o início de vida de um jovem casal.

                                                          O meu foi pago pelos pais e nem poderia ter sido de outra forma, já que tinha acabado de entrar no mercado de trabalho e não havia guito para uma despesa dessa grandeza.
                                                          Vaidade é quando se faz um casamento principesco só para mostar...


                                                          É questão de perguntar aos milhões de americanos como é que conseguem.... com cursos superiores a custar 30x mais que os cursos em Portugal... Se calhar porque a mentalidade é trabalhar no verão desde tenra idade, trabalhar durante o curso, poupar desde cedo, etc.


                                                          Tenho pena que o meu pai não me tenha obrigado a trabalhar desde os 16 anos, em vez de ter passado verões inteiros a beber cervejas e a fumar coisas que fazem rir (a gastar dinheiro que não era meu!!!) e a achar que o ativismo da esquerda festiva é que era bom .

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                            É questão de perguntar aos milhões de americanos como é que conseguem.... com cursos superiores a custar 30x mais que os cursos em Portugal... Se calhar porque a mentalidade é trabalhar no verão desde tenra idade, trabalhar durante o curso, poupar desde cedo, etc.


                                                            Tenho pena que o meu pai não me tenha obrigado a trabalhar desde os 16 anos, em vez de ter passado verões inteiros a beber cervejas e a fumar coisas que fazem rir (a gastar dinheiro que não era meu!!!) e a achar que o ativismo da esquerda festiva é que era bom .
                                                            Conseguem tal como conseguem tudo nos EUA: com recurso a crédito, claro!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                              É questão de perguntar aos milhões de americanos como é que conseguem.... com cursos superiores a custar 30x mais que os cursos em Portugal... Se calhar porque a mentalidade é trabalhar no verão desde tenra idade, trabalhar durante o curso, poupar desde cedo, etc.


                                                              Tenho pena que o meu pai não me tenha obrigado a trabalhar desde os 16 anos, em vez de ter passado verões inteiros a beber cervejas e a fumar coisas que fazem rir (a gastar dinheiro que não era meu!!!) e a achar que o ativismo da esquerda festiva é que era bom .
                                                              Não te conheço pessoalmente, só do a relatas aqui no fórum... Mas eu diria q não correu tão mal assim.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X