Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Diminuis o valor de dívida. Para diminuir a proporção tens de negociar as taxas a pagar.
    Para negociar as taxas convém ter simulações de outros bancos, certo? Há algum limite mínimo de permanência no atual banco para poder transferir o crédito?

    Sou um bocado aselha nestas coisas mas não quero ser comido se houver possibilidade de pagar menos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
      Para negociar as taxas convém ter simulações de outros bancos, certo? Há algum limite mínimo de permanência no atual banco para poder transferir o crédito?

      Sou um bocado aselha nestas coisas mas não quero ser comido se houver possibilidade de pagar menos.
      Não sei se tens alguma clausula no contrato a esse respeito! Não tenho conhecimento.

      Qual é o spread que tens neste momento?

      Se arranjares outro banco que te pague os custos totais de transferência de crédito e te fizer um spread mais baixo (já baixas na taxa de juro) e depois nesse novo contrato podes pedir a menos anos (ex: 30 anos), aqui já baixas no prazo e sairás com uma relação Juros/amortização melhor.

      Sinceramente há aqui outro ponto, que não sei se é possível nas transferências de pedir menos Capital do que se tinha em divida (fazendo logo um abatimento à cabeça)! Não sei se alguém sabe se dá ?

      Comentário


        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
        Não sei se tens alguma clausula no contrato a esse respeito! Não tenho conhecimento.

        Qual é o spread que tens neste momento?

        Se arranjares outro banco que te pague os custos totais de transferência de crédito e te fizer um spread mais baixo (já baixas na taxa de juro) e depois nesse novo contrato podes pedir a menos anos (ex: 30 anos), aqui já baixas no prazo e sairás com uma relação Juros/amortização melhor.

        Sinceramente há aqui outro ponto, que não sei se é possível nas transferências de pedir menos Capital do que se tinha em divida (fazendo logo um abatimento à cabeça)! Não sei se alguém sabe se dá ?
        Que me lembre, não há referência a prazos de permanência no contrato, vou confirmar. Quanto ao spread, tenho 1,7xx%. Não deve ser difícil arranjar mais baixo.

        A minha ideia seria procurar melhores condições na concorrência e a partir daí negociar com o meu banco. Claro que uma possível transferência de crédito teria que ficar a cargo do novo banco.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
          Não sei se tens alguma clausula no contrato a esse respeito! Não tenho conhecimento.

          Qual é o spread que tens neste momento?

          Se arranjares outro banco que te pague os custos totais de transferência de crédito e te fizer um spread mais baixo (já baixas na taxa de juro) e depois nesse novo contrato podes pedir a menos anos (ex: 30 anos), aqui já baixas no prazo e sairás com uma relação Juros/amortização melhor.

          Sinceramente há aqui outro ponto, que não sei se é possível nas transferências de pedir menos Capital do que se tinha em divida (fazendo logo um abatimento à cabeça)! Não sei se alguém sabe se dá ?
          Bom post, ia precisamente sugerir isso.

          Aliás o exemplo do BrunoTRF é um abre olhos, a malta deixa se enganar pelas taxas de juro baixas , e quando vai ver , um crédito a longo prazo leva muito dinheiro só em juros..

          Se puderes pagar uma prestação mais elevada nem hesites em contratar crédito noutro banco mas com um prazo muito menor.
          Se não puderes pedir menos capital noutro banco, abates primeiro uma parte no ch em vigor e depois transferes para outro banco.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
            A rentabilizar, nunca fiz bem as contas, porque nunca se sabe bem quanto se pode fazer... mas se fosse uma coisa que tivesse procura e desse para rentabilizar bem, talvez pudesse equilibrar mais as coisas. Mas sendo longe fisicamente e não tendo ninguém de confiança perto é meio caminho para não correr bem!
            Tinha um AP alugado ao ano mas o inquilino resolveu ir embora em Maio, aproveitei para o arrendar para férias no verão e só neates últimos 16 dias rendeu 1600 eurecos... já paga o IMI, o condominio e ainda sobra para umas mini's...

            Comentário


              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
              Tinha um AP alugado ao ano mas o inquilino resolveu ir embora em Maio, aproveitei para o arrendar para férias no verão e só neates últimos 16 dias rendeu 1600 eurecos... já paga o IMI, o condominio e ainda sobra para umas mini's...
              Não sei se queres dizer.
              Mas tens alguém de família que te trata dos algures cá? Chaves, limpeza etc?
              Ou metes numa agência?

              Recibos ou sem recibos?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                Não sei se queres dizer.
                Mas tens alguém de família que te trata dos algures cá? Chaves, limpeza etc?
                Ou metes numa agência?

                Recibos ou sem recibos?
                Claro que digo, nao tenho qualquer problema com isso.

                Eu trato de tudo apartir do estrangeiro, angariação de clientes/ inquilinos, e pagamentos, depois tenho uma pessoa de confiança para fazer as limpezas e outra para entregar/ receber as chaves. Como em agosto estou cá, trato eu de tudo.
                No aluguer de longa duração entrego a uma agência.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                  Claro que digo, nao tenho qualquer problema com isso.

                  Eu trato de tudo apartir do estrangeiro, angariação de clientes/ inquilinos, e pagamentos, depois tenho uma pessoa de confiança para fazer as limpezas e outra para entregar/ receber as chaves. Como em agosto estou cá, trato eu de tudo.
                  No aluguer de longa duração entrego a uma agência.
                  Pois, isto é muito bom.

                  Comentário


                    A minha prestação do CH é basicamente 92% amortização de capital e 8% de juros, pelo que não tenho qualquer incentivo a amortizar.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por dvck Ver Post
                      A minha prestação do CH é basicamente 92% amortização de capital e 8% de juros, pelo que não tenho qualquer incentivo a amortizar.
                      Nesse caso não, mas convém não esquecer os seguros! Ás vezes vale a pena amortizar o CH só por causa dos seguros.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                        Para negociar as taxas convém ter simulações de outros bancos, certo? Há algum limite mínimo de permanência no atual banco para poder transferir o crédito?

                        Sou um bocado aselha nestas coisas mas não quero ser comido se houver possibilidade de pagar menos.
                        Basicamente é similares noutros bancos para ver se compensa mudar. E se algum compensar podes usar isso para negociar com o actual.

                        Mas nem sempre resulta. Eu estou no mesmo banco desde o inicio porque ainda não encontrei melhor.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                          Que me lembre, não há referência a prazos de permanência no contrato, vou confirmar. Quanto ao spread, tenho 1,7xx%. Não deve ser difícil arranjar mais baixo.

                          A minha ideia seria procurar melhores condições na concorrência e a partir daí negociar com o meu banco. Claro que uma possível transferência de crédito teria que ficar a cargo do novo banco.
                          Ui, esse spread é um abuso. Ainda este mês tive proposta de spread de 1%.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                            Tinha um AP alugado ao ano mas o inquilino resolveu ir embora em Maio, aproveitei para o arrendar para férias no verão e só neates últimos 16 dias rendeu 1600 eurecos... já paga o IMI, o condominio e ainda sobra para umas mini's...
                            100 euros líquidos por noite?

                            Já vi hotéis 5 estrelas mais baratos. Bom negócio para ti.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                              100 euros líquidos por noite?

                              Já vi hotéis 5 estrelas mais baratos. Bom negócio para ti.
                              Nesta altura? Onde?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                Que me lembre, não há referência a prazos de permanência no contrato, vou confirmar. Quanto ao spread, tenho 1,7xx%. Não deve ser difícil arranjar mais baixo.

                                A minha ideia seria procurar melhores condições na concorrência e a partir daí negociar com o meu banco. Claro que uma possível transferência de crédito teria que ficar a cargo do novo banco.
                                Esse é o primeiro passo então.

                                E no teu caso não amortizaria antes de resolver essa questão.

                                Para os bancos, qto maior o capital em dívida, melhor.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                  100 euros líquidos por noite?

                                  Já vi hotéis 5 estrelas mais baratos. Bom negócio para ti.
                                  Metes uma familia de 5 pessoas num hotel 5* a 100€ noite no algarve e no mês de agosto?
                                  Onde??

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                    Nesta altura? Onde?
                                    Em todo o lado. Basta uma pesquisa no booking para amanhã e dois terços dos resultados ficam abaixo dos 100 euros, sendo que tens cerca de 140 hotéis 4 estrelas abaixo desse valor e um cinco estrelas na madeira por 70 euros. Tudo para duas pessoas.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                      Metes uma familia de 5 pessoas num hotel 5* a 100€ noite no algarve e no mês de agosto?
                                      Onde??
                                      Quantos adultos e crianças?

                                      Ps: se é mesmo só Algarve fica limitado mas eu prefiro um 4 estrelas porreiro a 55 euros noutro lado do que 150 por um no Algarve.

                                      Mas nesse caso Espanha é ali ao lado e por 100 euros há muitas opções para famílias.
                                      Editado pela última vez por Obtuso; 21 August 2018, 23:42.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Não sei se reparaste mas o tópico é mesmo sobre poupança. OT é tudo o resto que estão a falar.

                                        Diz lá qual a forma de poupar no casamento?

                                        Eu não casei e poupei 100% das despesas, mas poderá haver melhor.
                                        Peço desculpa pelo TLDR e pelo OT, ms isto acontece e algumas coisas tem +/- a ver com poupança

                                        A forma de poupar com certeza absoluta só com copo de água pago pelos papás, de outra forma tb é possível com um misto de sorte (no que não controlas, as prendas) e "esperteza" na forma como organizas a festa. Ms chega de OT.


                                        Originalmente Colocado por Mach3 Ver Post
                                        Off-Toppic

                                        @ClioIIIRS não me leves a mal PF, longe de mim querer ofender, mas devias trabalhar mais o teu poder de síntese ...é com cada post rapaz....
                                        Não só não levo a mal cmo te dou toda a razão

                                        Mas se conseguisse resumir, ao menos estou a escrever algo de jeito ? É que se não estiver digam lgo que assim poupo tempo e teclado

                                        Um tipo não pode ser só qualidds

                                        Seja como for se for TLDR passa à frente, amigo não empata amigo.


                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                        Por acaso este assunto às vezes vem à baila cá em casa, a minha mulher até gostava de ter algo desse género no Algarve...eu até já trouxe esse tema, penso que para o outro tópico das casas. Ela gostava de ter mas para uso exclusivo da família. E tal como dizes e bem seria um alto passivo dessa forma e não concordo com isso.

                                        Ainda tens de acrescentar aí de despesas que me lembrei agora, o seguro para a casa, o seguro de vida caso aja empréstimo a vigorar (nesse caso os juros pagos também são um custo), pinturas de tantos em tantos anos... uma ou outra avaria que possa ocorrer num electrodoméstico... etc, etc.*
                                        Chego à conclusão que o custo fixo anual pode ser superior a ir passar 2 semanas de férias (em apartamentos)! E como disseste fica-se refém do local.

                                        *Nem estou a contar com o custo do recheio da casa.
                                        E eu nem contei com juros/seguros (de vida) pq este apt foi comprado a pronto (um T2 modesto e usado atenção, bem inferior à vivenda deles, que além da dimensão, nº de quartos (4), cave, garagem, quintal etc. foi construída nova de raiz). Daí (da compra a pronto) eu ter referido a questão dos € empatados que podiam ter ficado investidos (sejam DPs, mercado etc.) e usados (os juros) precisamente para fazer férias.

                                        Parece-me estares na posição do meu pai há ~15 anos. Apesar de ele tb gostar mt de praia e da ideia de ter casa na praia, a compra de casa de férias e sobretudo aquele apt especifico (e por aquele valor...) foi mt insistência da minha mãe (ui a vista mar...). As mulheres qdo querem bater o pé é complicado

                                        Eles tb não gostam da ideia de arrendar semanas a desconhecidos (nem a família ). E verdd seja dita, apesar de ser um bom €xtra, isto até percebo e aceito (por várias razões).

                                        Falas de pinturas interiores não ? Agora que falas nisso, o apt é do fim dos anos 80 pelo que essa é outra, um dia precisará de obras (aliás na minha opinião já precisa agr). É certo que isso irá smp valorizar o imóvel, ms é smp mais despesa e acho que teria de ser portas novas, janelas novas, wc e cozinha tudo novo. Se for para fazer as coisas como deve ser é coisa para uns 20k.

                                        Seja como for só daqui a uns ~10 anos isso poderá/deverá acontecer (qdo eles se reformarem) pq a morar e trabalhar a ~220km não dá para fazer isso como deve ser. E mm assim irá requerer viagens frequentes. Ou isso ou ter alguém de confiança (nem que receba algo, claro) lá em baixo para não ir todas as semanas ao algarve.

                                        Do que leio aqui és um tipo bastante racional (até mais que eu parece-me, embora eu me considere um tipo tb já um pouco talvez racional demais) pelo que já percebeste que financeiramente é algo um bocado desastroso, chato e, quiçá, aborrecido (aquilo de ir smp para o mm local).

                                        Mas quem sou eu para demover as pessoas do que querem. Estou só a relatar um caso em 1ª mão, lê quem quer, leva em conta quem quer.


                                        PS: Como dizia um user aí atrás, claro que se for trocar de casa e ir viver para o algarve (reforma), isso é outra história e isso sim acho bem interessante. A mãe de uns amigos dos meus pais (uma sr com mais de 80 anos viuva e bem saída da casca, ainda conduz e dá-lhe forte no vinho, ms não ao mm tempo acho ) trocou a casa onde vivia no alentejo por um apt no algarve e está super feliz da vida. Poupa em deslocações e apts alugados no verão, tem um imóvel que tem mais potencial de valorizar que uma casita no meio do nada, o inverno passa-se bem melhor lá em baixo, a filha (recém reformada divorciada) passou a ter casa no algarve à borla. E deixou de viver no meio do nada, o que apesar de ter desvantagens tb tem vantagens.

                                        Assim sim vale a pena!


                                        Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                        Metes uma familia de 5 pessoas num hotel 5* a 100€ noite no algarve e no mês de agosto?
                                        Onde??
                                        Pois... É que não metes mesmo. Em julho/agosto fica até mais barato ir para o sul de espanha que é o que já fiz mais que uma vez.

                                        Tiveste uma enorme sorte oscarcc, o melhor de dois mundos, arrendamento de "longa duração" durante o "inverno" e agora AL no verão. Assim vale a pena

                                        Sei que escrevi demais, ms já agora, tens algo a acrescentar ao meu post lá atrás (pág. anterior, só para terminar) ? É que a ideia que se calhar dei no passado sobre o arrendamento vs compra não era a que tinhas, smp achei que comprar ou arrendar podem ser ambas boas opções. Tudo depende de n fatores.
                                        Editado pela última vez por ClioIIIRS; 21 August 2018, 23:52.

                                        Comentário


                                          Tenho evitado responder a alguns posts porque nao tenho paciencia para escrever no telemóvel...

                                          Tinha a ideia que eras contra a compra e a favor do arrendamento, mesmo havendo possibilidade de partir para a compra. Aliás uma ideia muito partilhada pêla malta mais nova.
                                          Sou e sempre fui a favor da compra, obviamente que nem sempre é possível e eu próprio vivi muitos anos em casas arrendadas , mas porque não tinha outra alternativa.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                            E eu nem contei com juros/seguros (de vida) pq este apt foi comprado a pronto (um T2 modesto e usado atenção, bem inferior à vivenda deles, que além da dimensão, nº de quartos (4), cave, garagem, quintal etc. foi construída nova de raiz). Daí (da compra a pronto) eu ter referido a questão dos € empatados que podiam ter ficado investidos (sejam DPs, mercado etc.) e usados (os juros) precisamente para fazer férias.

                                            Parece-me estares na posição do meu pai há ~15 anos. Apesar de ele tb gostar mt de praia e da ideia de ter casa na praia, a compra de casa de férias e sobretudo aquele apt especifico (e por aquele valor...) foi mt insistência da minha mãe (ui a vista mar...). As mulheres qdo querem bater o pé é complicado


                                            Falas de pinturas interiores não ?

                                            Do que leio aqui és um tipo bastante racional (até mais que eu parece-me, embora eu me considere um tipo tb já um pouco talvez racional demais) pelo que já percebeste que financeiramente é algo um bocado desastroso, chato e, quiçá, aborrecido (aquilo de ir smp para o mm local).

                                            Se calhar o teu pai é mais velho que eu ~15 anos.

                                            Sim, referia-me a pinturas interiores.

                                            Pode-se dizer que sou uma pessoal racional sim...tenho de equilibrar as coisas cá em casa.( 3 mulheres)

                                            Comentário


                                              Eu sou contra a compra pela lógica da mobilidade , como alguêm disse no post da crise , se arranjares um emprego no início de carreira no qual ficas o resto da vida a contar os dias que faltam para a reforma , fixe... compra casa!!!
                                              Hoje em dia numa lógica de mobilidade ainda mais alargada ( união europeia) tem de se ponderar muito bem a compra de habitação própria .

                                              Eu entendo que num país como Portugal, com salários miseráveis , se encare a compra de habitação própria como uma forma de poupar , ou seja , se gasto uma grande parte do meu rendimento em habitação e não tenho como fazer uma poupança após esses gastos, invisto essa parte na compra de habitação própria e desse modo faço uma "poupança" .

                                              O busílis da questão é que antes de nada essa compra implica recurso a crédito e se há momentos em que a taxa de juro é nula outros haverá e ja houveram nos quais as taxas disparam , depois o momento da compra que pode ser favorável ou não...

                                              Se ponderarmos os custos financeiros totais do crédito mais custos de impostos ( imi) , mais custos de manutenção do imóvel ( condomínio em comunidades) ,seguros de crédito ( vida) , seguros de lar . É um esforço tremendo.
                                              O arrendamento é um custo fixo , permite a mobilidade laboral e mobilidade por vizinhança insuportável .

                                              Comentário


                                                pode comprar, arrendas e andas a passear pela europa
                                                nada impede

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                  pode comprar, arrendas e andas a passear pela europa
                                                  nada impede
                                                  Cada um pode fazer o que quiser .
                                                  A mim é que não me apanham "preso" a créditos de 30 anos , a IMI nem a Euribor .
                                                  Poupo e no dia em que entender "assentar" de vez , faço as continhas e logo vejo.

                                                  Comentário


                                                    arrendas e sao as pessoas que lá estao que te pagam a casa!
                                                    um amigo meu ja tem o pagamento bem adiantado
                                                    é a estudantada que a está a pagar
                                                    no fim é dele e meteu lá nada.
                                                    é assim o capitalismo, uns a xularem os outros

                                                    Comentário


                                                      já pensei como tu
                                                      mas é errado
                                                      renda = dinheiro ao lixo

                                                      Comentário


                                                        Aproveitando que a discussao está entre arrendar e comprar, o que acham que é preferível:
                                                        - arrendar
                                                        - comprar sobrevalorizado com possibilidade de desvalorizacao no futuro?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Aproveitando que a discussao está entre arrendar e comprar, o que acham que é preferível:
                                                          - arrendar
                                                          - comprar sobrevalorizado com possibilidade de desvalorizacao no futuro?
                                                          Arrendar agora, comprar daqui a algum tempo.

                                                          Comentário


                                                            E pergunta ainda mais interessante.

                                                            Imaginando que moram em Castelo Branco e o vosso filho vai para a universidade em Lisboa. O que fazem: alugam ou compram?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por jktfah Ver Post
                                                              arrendas e sao as pessoas que lá estao que te pagam a casa!
                                                              um amigo meu ja tem o pagamento bem adiantado
                                                              é a estudantada que a está a pagar
                                                              no fim é dele e meteu lá nada.
                                                              é assim o capitalismo, uns a xularem os outros
                                                              Entre o que as pessoas te contam e a realidade vai uma grande distância ...

                                                              Eu falo por experiência familiar directa , de quem como eu emigrou sendo que tinha um crédito á habitação no valor de 600 eur mês , claro que arrendou , demorou 3 meses mas lá arrendou , foram 1800 paus para uma casa mais 3 meses de condomínio , mais 3 meses de contador de água e luz ...
                                                              Depois aquilo lá esteve alugado.2 anos até que deixaram de pagar ( pelo meio atrasos , etc) e finalmente foram embora , para alugar outra vez teve de voltar a pintar os interiores , e mudar tudo o que estragaram mais repor o que levaram quando foram embora ... enfim mais uns milhares de euros , mais umas contas de água e luz por pagar , e pelo meio condomínios , IMI ,etc...
                                                              Ainda pensou em contratar um.advogado para recuperar as perdas...lol.
                                                              Depois fez contrato com uma agência que trata de tudo e garante que nada corra mal , alugam por 600 euros mas cobram 150 de comissão por mês... 450 paus que sobram , 5400 eur ao ano ... tira 700 eur de IMI , 4700 ,tira 1000 para condomínio , 3700 , declara a renda ás finanças do país onde reside , pimba mais 300 eur de imposto ... sobram 3400 limpos e o crédito ao banco são 7200 eur , tem de meter 3800 eur ano para compensar a diferença ,318 eur mês ...
                                                              É um exemplo.

                                                              Se vires bem o meu post inicial ,digo que quem tiver um emprego para a vida... que compre.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X